Sie sind auf Seite 1von 7

A Medicina Nuclear

uma especialidade mdica relacionada Imagiologia que se ocupa das tcnicas de imagem, diagnstico e teraputica utilizando partculas ou nucldeos radioativos. A Medicina Nuclear permite observar o estado fisiolgico dos tecidos de forma no invasiva, atravs da marcao de molculas participantes nesses processos fisiolgicos com istopos radioativos. Estes, denunciam sua localizao por emitirem radiao nuclear (onda eletromagntica de comprimento de 0,01nm a 1nm = espectro dos raios gama). A deteco localizada de muitos ftons gama com uma cmara gama permite formar imagens ou filmes que informem acerca do estado funcional dos rgos. A maioria das tcnicas usa ligaes covalentes ou inicas entre os elementos radioativos e as substncias alvo, mas hoje j existem marcadores mais sofisticados, como o uso de anticorpos especficos para determinada protena, marcados radioativamente. A emisso de partculas beta ou alfa, que possuem alta energia, pode ser til do ponto de vista teraputico, para destruir clulas ou estruturas indesejveis mas no formam imagem.

Tipos de Radiao Utilizados


Partcula Beta: consiste num Eltron, podendo portanto ser utilizado em terapia como por exemplo no tratamento de hipertiroidismo e do cancro da tiroideia, doena de Plummer, atravs do uso do Iodo-131 (teraputica com Iodo radioactivo). Postron: a antipartcula do eltron. Consiste num "eltron" de carga positiva. o tipo de radiao utilizada nos exames de PET (Positron Emission Tomography Tomografia por Emisso de Postrons). O principal radiofrmaco utilizado nesse tipo de exame o FDG (Glicose marcada com Fluor-18). Radiao Gama: um fton, ou seja, energia (onda eletromagntica). Os raios gama tm origem nos ncleos atmicos, e so utilizados na grande maioria dos exames em medicina nuclear. Os raios gama so detectados por um equipamento apropriado, a Cmara Gama. O principal radionucldeo emissor de radiao gama utilizado em medicina nuclear o Tecncio.

Tipos de Radiofrmacos Utilizados


Um radiofrmaco incorpora dois componentes. Um radionucldeo, ou seja, uma substncia com propriedades fsicas adequadas ao procedimento desejado (partcula emissora de radiao beta, para teraputica; ou partcula emissora de radiao gama, para diagnstico) e uma vector fisiolgico, isto , uma molcula orgnica com fixao preferencial em determinado tecido ou rgo. Essencialmente, os radionucldeos so a parte radioactiva dos radiofrmacos. Mas estes tambm possuem uma molcula (no radioativa) que se liga ao radionucldeo (marcao radioativa) e o conduz para esse rgo ou estrutura que se pretende estudar. Tecncio-99: um radionucldeo artificial, criado pelo homem e ideal para a Cmara Gama. muito reativo quimicamente, reagindo com muitos tipos de molculas orgnicas. Iodo-123 ou Iodo-131: importantes no estudo da Tiroideia. Tm emisso de radiao gama e beta, respectivamente Tlio-201: tem propriedades qumicas semelhantes ao Potssio, tendo sido utilizado durante muitos anos para imagiologia cardaca (integrava a bomba de sdio-potssio)

Glio-67: tem propriedades semelhantes ao Ferro. utilizado em estudos de Infeco e em Oncologia. ndio-111: um emissor de radiao gama de mdia energia. Xnon-133 e Crpton-81m: gases nobres radioativos que podem ser usados na cintigrafia de ventilao pulmonar. No entanto, a maior parte dos estudos de ventilao pulmonar so feitos com um aerossol marcado com Tc-99m. Flor-18: emite positron. usado no exame PET.

Utilidade e Risco
A importncia deste tipo de exames tem merecido cada vez mais reconhecimento. A principal limitao maior utilizao da medicina nuclear o custo. No entanto impossvel observar muitos processos fisiolgicos de forma no invasiva sem a Medicina Nuclear. A quantidade de radiao que o paciente recebe num exame de medicina nuclear menor que a radiao recebida numa radiografia ou uma Tomografia Axial Computadorizada que visualize as mesmas estruturas. A quantidade de substncia estranha normalmente to baixa que no h perigo de interferir significativamente com os processos fisiolgicos normais. Os casos mais graves so muitas vezes os casos de hipersensibilidade (alergia) com choque anafiltico do doente em reao ao agente qumico estranho.

Cmara gama
A cmara gama um equipamento usado na Medicina nuclear e no PET (exame mdico), que usado para detectar e localizar a origem espacial de raios gama emitidos pelos radiofrmacos ingeridos pelo paciente. Ela produz uma imagem dos rgos do paciente com zonas frias que emitem poucos raios gama e zonas quentes que emitem muitos comparativamente. Funcionamento Ela constituda por um detector de raios gama, como um cristal de cintilao (de Oxiortosilicato de Lutcio, germanato de bismuto ou mais frequentemente de iodeto de sdio) ativado com Tlio contido numa caixa escura, que transforma a energia de cada raio gama em muitos fotons de luz e infravermelhos (fenmeno de fluorescncia). Estes so detectados com vrios tubos fotomultiplicadores em redor do cristal e eletrnica associada que computa as diferentes intensidades medidas. Um colimador (grelha) de chumbo usado entre o paciente e o detector para eliminar raios gama que no tenham direo perpendicular a ele (o que torna a imagem mais ntida). As imagens so produzidas com a ajuda de um computador integrado no equipamento.

Imagem
Uma cmera gama tpica tem uma resoluo de cerca de 4 milmetros, captando vrias centenas de milhares de fotons por segundo. Para cada um destes ela mede a posio do emissor. Estes dados so ento organizados pelo computador numa imagem ou filme. Na tomografia computadorizada de imagens gama ou SPECT, vrias (duas ou trs) cmeras gama rodam em torno do alvo, o que proporciona a terceira dimenso a dar s suas imagens bidimensionais, que com a ajuda de um computador so transformadas em trs dimenses.

Histria
A cmera gama foi desenvolvida por Hal Anger na dcada de 1960. No seu design original, a Anger camera ainda utilizada hoje. Ela composta de arranjos hexagonais de tubos fotodetectores de vcuo, cada um com 8 cm de dimetro em volta do cristal cintilante. O circuito eltrico detecta coincidncia de deteco entre os tubos e calcula a sua direo e posio de acordo com a posio dos tubos ativados, correlacionando a voltagem produzida em cada um deles. No fim da dcada de 1990, a introduo do cintilador rpido de Crio ativado com Oxiortosilicato de Lutcio (LSO:Ce), o qual tinha apenas 40 nanosegundos de fluorescncia em espectro visvel aps recepo de raio gama (contra 230 ns para Iodeto de Sdio ativados com Tlio ou 300 ns para cristais de Germanato de Bismuto usados nos anos 1980), reduziu grandemente o tempo de renovao da capacidade de deteco de raios gama aps cada evento, o que aumentou o nmero de eventos detectveis em cada segundo. Esta inovao permitiu diminuir o tempo de exame do doente at cerca de metade.

Tomografia por emisso de psitrons

A tomografia por emisso de psitrons, tambm conhecida pela sigla PET, um exame imagiolgico da medicina nuclear que utiliza radionucldeos que emitem um positron a quando da sua desintegrao, o qual detectado para formar as imagens do exame. Utiliza-se glicose ligada a um elemento radioativo (normalmente Fluor radioativo) e injeta-se no paciente. As regies que esto metabolizando essa glicose em excesso, tais como tumores ou regies do crebro em intensa atividade aparecero em vermelho na imagem criada pelo computador. Um exemplo de um grande utilizador de glicose o msculo cardaco - miocrdio. Um computador produz uma imagem tridimensional da rea, revelando quo ativamente as diferentes regies do miocrdio esto utilizando o nutriente marcado. A tomografia por emisso de psitrons produz imagens mais ntidas que os demais estudos de medicina nuclear.

A PET um mtodo de obter imagens que informam acerca do estado funcional dos rgos e no tanto do seu estado morfolgico como as tcnicas da radiologia propriamente dita. A PET pode gerar imagens em 3D ou imagens de "fatia" semelhantes Tomografia computadorizada. Equipamento

Esquema do processo do exame PET A imagem da PET formada pela localizao da emisso dos psitrons pelos radionucldeos fixados nos rgos do paciente. Contudo como o positron a partcula de antimatria do eletron, ele rapidamente se aniquila com um dos inmeros eletrons das molculas do paciente imediatamente adjacentes emisso, no chegando a percorrer nenhuma distncia significativa. assim impossvel detectar os psitrons diretamente com o equipamento. Contudo, a aniquilao psitron-eletron gera dois raios gama com direes opostas e cuja direo e comprimento de onda podem ser convertidos na posio, direo e energia do psitron que os originou, de acordo com as leis da Fsica. No exame PET detectores de raios gama (cmera gama) so colocados em redor do paciente. Os clculos so efetuados com um computador, e com a ajuda de algoritmos semelhantes aos da TAC, o computador reconstroi os locais de emisso de positrons a partir das energias e direes de cada par de raios gama, gerando imagens tridimensionais (que normalmente so observadas pelo mdico enquanto srie de fotos de fatias do rgo, cada uma separada por 5mm da seguinte). Os PETs e TACs da mesma rea so frequentemente lidos em simultneo para correlacionar informaes fisiolgicas com alteraes morfolgicas. O teste PET minimamente invasivo e as doses de radioatividade absorvidas por cada paciente (7 mSv) so semelhantes s dos outros estudos como a TAC (8 mSv).

Radionucldeos
Os radionucldeos usados na PET so necessariamente diferentes dos usados nos restantes exames da medicina nuclear, j que para esta ltima importante a emisso de fotons gama, enquanto a PET se baseia no decaimento daqueles ncleos que emitem positrons. Flor-18: marca a Florodeoxiglicose (FDG) radioativa que um anlogo da Glicose. usado para estudar o metabolismo dos rgos e tecidos. Semi-vida de 2 horas. Nitrognio-13: usado para marcar amnia radioativa que injetada no sangue para estudar a perfuso sangunea de um rgo (deteco de isquemia e fibrose por exemplo).

Carbono-11 Oxignio-15: usado em estudos do crebro. Rubdio-82: usado em estudos de perfuso cardacos. Aplicaes do exame PET

Imagem de corpo inteiro obtida atravs do exame PET

Histria
O PET foi desenvolvido por Edward Hoffman e Michael E.Phelps em 1973 na Universidade de Washington em St. Louis, EUA. O exame PET ficou limitado a usos de investigao mdica at cerca de 1990. Hoje em dia frequente a combinao dos exames PET e TAC do mesmo rgo. Existem equipamentos que permitem efetuar ambos os exames simultaneamente, inventados por David Townsend e Ron Nutt. O exame de PET uma tcnica intensiva apenas practicada nos hospitais centrais. necessrio um ciclotron para produzir continuamente o Flor-18, que tem uma semi-vida curta de apenas algumas horas. Estudos realizados nos EUA, em 1994, demostraram que, mesmo sendo um exame caro, o exame PET vantajoso quando includo nos protocolos para diagnsticos de diversas enfermidades, principalmente em oncologia. Como pode substituir vrios outros exames, o PET ao final se torna mais barato. Alm de ser uma das mais modernas e eficazes tcnicas de diagnstico por imagem, seu custo-benefcio pode ser tambm ressaltado quando evita processos invasivos, como bipsias, eliminando assim os riscos inerentes a estes procedimentos.

Tomografia computadorizada por emisso de fton nico

A tomografia computadorizada por emisso de fton nico, mais conhecida pelo acrnimo SPECT (em ingls: Single photon emission computed tomography) uma tcnica tomogrfica de imagem mdica da medicina nuclear que utiliza a radiao ionizante de raios gama. muito semelhante imagem "planar" da medicina nuclear convencional pelo fato que usa uma cmara gama. Contudo, ela capaz de fornecer verdadeiro dado biotopolgico em 3D. Esta informao tipicamente apresentada como cortes transversais do paciente, mas a potente elaborao da imagem computadorizada pode facilmente ser reformatada em cortes sagitais ou manipulada quando necessrio. No exame, injetado no paciente o radiofrmaco medicamento que contm radionucldeos, cuja utilizao tambm pode ser teraputica. Esse medicamento far com que, contrrio ao exame de raios-x, o paciente emita a radiao necessria para a aquisio da imagem. A cmara gama gira ao redor do paciente e gera imagens a partir de vrios ngulos diferentes.

Captao da Imagem
Conceitos Gerais O radiofrmaco injetado no paciente, interage com os tecidos do corpo, e ento a radiao emitida. Ela captada pelos detectores da mquina e transformada em energia eltrica. O computador traduz essa energia em forma de uma imagem 2D que mostrada num monitor. Sistema de Deteco O SPECT usa a gama cmara para adquirir as imagens. Os componentes do sistema de deteco da gama cmara so: Colimador: Os raios gama no esto unicamente se dirigindo em direo a mquina. Por isso, o colimador usado para permitir que apenas aqueles raios, que viagem numa certa direo, atinjam o detector. Existem trs principais tipos de furos de colimador: de furos paralelos, de furos divergentes e o de furos convergentes. Cristal: o receptor da radiao. A radiao, depois de colimada, atinge o cristal e interage com ele. Essa interao pode ser dada de quatro maneiras: A. O Evento Vlido: O raio gama emitido paralelamente aos buracos do colimador, atravessa um deles e interage fotoeletricamente com o cristal, depositando toda a sua energia em apenas um local. Essa interao seria a ideal, pois todo fton incidido seria convertido totalmente em energia eltrica. B. A Deteco de Espalhamento: O raio gama emitido paralelamente aos buracos do colimador, atravessa um deles e interage por espalhamento Compton com o cristal. O raio espalhado pode interagir uma segunda vez com o detector. Para a imagem, essa segunda interao malfica, pois pode causar perda da nitidez. C. O Espalhamento do Objeto: O raio no emitido na direo dos buracos do colimador, mas espalhado pelo corpo e passa pelos buracos do colimador, sendo detectado. O raio perde energia durante o espalhamento e produzir um sinal menor detector. D. A Penetrao Septal: O raio gama emitido em direo do colimador, mas no paralelamente a ele. Por conta da atenuao incompleta, causada pelas paredes finas do colimador, h certa chance do raio atingir o cristal e interagir com ele.

Fotomultiplicadores: Multiplicam o sinal produzido pela luz incidente mais ou menos 100 milhes de vezes possibilitando um nico fton ser detectado quando a luz incidente fraca. Amplificam o sinal e transformam em energia eltrica para ser processado pelo computador.

Formao da Imagem
O sinal ampliado pelos fotomultiplicadores enviado a um circuito de posicionamento. Quando a energia chega a esse circuito, ele envia a informao ao computador da posio dela nos eixos X e Y. O valor da energia no posicionamento (X e Y) indicar a tonalidade do pixel para a formao final da imagem. Os programas de reconstruo de imagem tm corretor de linearidade e uniformidade. Esses programas tentam evitar o borramento e o aparecimento de artefatos.

Imagem
Para capturar a imagem de SPECT a cmara gama rotacionada em volta do paciente. So capturadas mltiplas imagens bidimensionais (2D) do corpo do paciente. A radiao captada em pontos definidos durante a rotao, normalmente a cada 36 graus. Na maioria dos casos dada uma rotao com a gama cmara de 360 graus para conseguir a otimizao na reconstruo. O tempo de captao, em cada ponto, varivel, mas normalmente de 15 a 20 segundos. O que d um tempo total de exame entre 15 e 20 minutos. Mas as mquinas mais modernas tm mais de uma cabea (parte da mquina que contm todo o sistema de deteco). Quanto mais cabeas a mquina tiver, uma maior rea ela captar a radiao simultaneamente. O que resultar num menor tempo total de exame. As imagens podem ser preto e branco ou coloridas, dependendo do exame. As imagens coloridas so mais comuns em exames que mostram o crebro e o corao. A resoluo pode ser de 64x64 ou 128x128 pixels, cada pixel representando uma parte de 3-6 milmetros do corpo do paciente. A resoluo da imagem depende: Da Energia: Se a energia for muito baixa, h uma maior probabilidade de acontecer os outros eventos de deteco que no o ideal (Deteco de Espalhamento, Espalhamento do Objeto e Penetrao Septal). Da Espessura do cristal: O cristal no pode ser muito grosso. Tem que ter uma espessura ideal, pois se no h uma maior probabilidade de acontecer, principalmente o evento de Deteco de Espalhamento. Da Eficincia de Coleta: Se a coleta no for muito eficiente, haver prejuzo para a imagem. Conseqentemente, o mdico que analisar o exame poder no ver um cncer, por exemplo, que o paciente possa ter, mas, devido a baixa eficincia de coleta, a imagem no ficou a melhor possvel. Da Distncia: A distncia est ligada diretamente eficincia de coleta. Quanto menor a distncia, maior a eficincia de coleta. por isso que, no momento do exame, as cabeas da mquina so aproximadas do paciente. Do Tipo de Buraco do Colimador: Cada tipo de buraco tem o seu campo de captao. O colimador de furos paralelos capta radiao de uma rea exatamente do tamanho da sua. O colimador de furos convergentes capta radiao de uma rea menor do que a dele; ele tem uma forma de funil. E o colimador divergente capta radiao de uma rea maior do que a dele; ele tem a forma de um leque.

Das könnte Ihnen auch gefallen