Sie sind auf Seite 1von 6

Delegao Regional do Norte Centro de Formao Profissional de Rio Meo

PUBLICIDADE Publicidade - Publicidade s.f. (...) 3. Actividade ou arte que consiste em exercer, por meio de anncios, de cartazes..., uma aco psicolgica sobre o pblico em geral, com fins essencialmente comerciais. (in Dicionrio da Lngua Portuguesa Contempornea, Academia das Cincias de Lisboa). Qualquer que seja o meio de comunicao de massas por que veiculado (jornais, revistas, rdio, televiso, internet), o texto publicitrio tem como objectivo principal provocar o leitor/espectador, despertando-o da sua rotina quotidiana para algo que lhe pode captar a ateno, seja no domnio da publicidade comercial seja na esfera da publicidade no comercial. Conseguida a ateno do receptor (com uma imagem ou frase, por exemplo), a publicidade cumpriu a sua primeira funo. O receptor mostrar interesse e desejo em adquirir um produto ou aderir a uma causa. Memorizar o anncio e passar aco (aquisio). A frmula AIDMA A sigla AIDMA sintetiza as vrias etapas do processo publicitrio: A Ateno (captar a ateno do receptor) I Interesse (despertar o interesse pelo produto/servio publicitado) D Desejo (desencadear a necessidade de possuir o produto ou beneficiar do servio publicitado) M Memorizao (potenciar a reteno da mensagem na memria atravs de determinados processos: slogans curtos e originais, recurso rima, etc.) A Aco (mobilizar o pblico destinatrio para a aquisio do produto/servio publicitado) Instintos profundos Para provocar o desejo de compra, a linguagem publicitria apela aos instintos profundos do pblico destinatrio: instinto maternal epaternal (amor, ternura, carinho, etc.); instinto de conservao (desejo de economizar, desejo de juventude, aspirao ao conforto, sade e felicidade); instinto de domnio (desejo de aquisio de bens ou xito, necessidade de prestgio); instinto de diverso (necessidade de viajar, de evaso, de mudar, de sonhar e de distraco); instinto sexual (desejo de criar, construir, agradar, etc.). Direito contra a publicidade enganosa e abusiva Publicidade enganosa aquela que mente sobre produtos ou servios ou deixa de dar informaes bsicas ao consumidor, levando-o ao erro. Pode ser encontrada na televiso, no rdio, nos jornais, em revistas, na internet, etc. Publicidade abusiva a que pode provocar o medo, a discriminao, a violncia ou prejudicar a sua sade ou segurana.

Delegao Regional do Norte Centro de Formao Profissional de Rio Meo

1.

Estrutura do anncio publicitrio

Para que um anncio funcione, activando o desejo de aquisio, dever conter, bem combinados, diversos elementos: Ttulo - suporta 50 a 70% da eficcia da mensagem; utiliza vocabulrio de conotao positiva; atrai a ateno, cria interesse e permite que o consumidor se reveja no anncio. Slogan - curto, original, sugestivo e de fcil memorizao; mantm-se ao longo de vrias campanhas publicitrias. Texto de argumentao: - apresenta o produto; - expe as suas vantagens; - apela ao consumo, utilizando as funes apelativa e potica da linguagem e um discurso sedutor e persuasivo, rico em recursos estilsticos. Marca - identificao do produto/servio; aparece geralmente associada ao logtipo). Imagem - a imagem publicitria cuidadosamente preparada para nos prender o olhar. Atravs da cor, da originalidade, da associao inesperada, daquilo que nos mostra e sobretudo daquilo que nos sugere. 2. Caractersticas da linguagem publicitria A linguagem publicitria utiliza um conjunto de recursos para dotar o texto de expressividade, expor as vantagens do produto/servio e implicar o consumidor no processo publicitrio. Recursos para implicar o receptor: - diferentes tipos de frases: . frases imperativas (Ex.: No saia de casa.; Descubra a diferena.); . frases interrogativas (Ex.: Foi voc que pediu?; a tua primeira vez?); . frases exclamativas (Ex.: Pelos vistos, no bastou dizer no!); - marcas da segunda pessoa: pronomes pessoais e possessivos; verbos (Ex.: Faa uma pausa.; Para ti e para a tua famlia.); - marcas da primeira pessoa do plural, que implica o receptor (Ex.: O automvel com que todos sonhamos.; A nossa cerveja.). Recursos para elogiar a qualidade dos produtos: - gradao de adjectivos e advrbios (Ex.: O melhor bife da cidade.; Mele, sempre melhor); - outras formas de exprimir o superlativo: . prefixos (Ex.: extrafino; superconcentrado; ultra-suave); . repetio da mesma palavra (Ex.: Branco mais branco no h.).

Delegao Regional do Norte Centro de Formao Profissional de Rio Meo

Outros recursos expressivos: - rima (Ex.: H mar e mar, / h ir e voltar); - aliteraes (Ex.: Quem tem Philips tem tudo); - hiprboles (Ex.: IPSTM. O sistema de segurana que reage mais depressa que o perigo); - repeties (Ex.: Viva bem, viva com Becel); - antteses (V para fora c dentro.); - metforas e comparaes; - adjectivaes (Ex.: Dercos. Um tratamento verdadeiramente completo que torna por mais tempo os cabelos saudveis, limpos e sedosos); - jogos de palavras (Ex.: Prova nas mais duras provas. Tintas Hempel, prova do tempo); - expresses populares e provrbios transformados (Ex.: Po, po, queijo, queijo ZECA.; No melhor sangue cai o HIV.; Quem sabe, sabe e o BES sabe.; Mais molhos que barriga.). Exerccio 1

1. Identifique o slogan utilizado.

2. Para alm do slogan, que outros elementos formam este anncio?

3. Que argumentos so utilizados para convencer o pblico a adquirir este produto?

Delegao Regional do Norte Centro de Formao Profissional de Rio Meo

Exerccio 2

1. Identifique o slogan na primeira pgina do anncio e relacione-o com as fotografias utilizadas.

2. Apresente uma razo para a escolha da cor utilizada no anncio.

Delegao Regional do Norte Centro de Formao Profissional de Rio Meo


3. Concentrando-se no texto includo ao lado da imagem do produto, indique trs argumentos a apresentados para a aquisio do mesmo.

Exerccio 3

1. Neste anncio, a imagem fotogrfica associa-se mais directamente palavra sorria e expresso a) mais de 300 salas VIP. b) acumular e utilizar pontos. c) Mais espao entre as poltronas. d) aeroportos no mundo todo. e) programa de milhagens. 2. No mesmo anncio, a relao entre o texto e a imagem fotogrfica caracteriza-se, principalmente, a) pelo sarcasmo. b) pelo sentimentalismo. c) pela incoerncia. d) pelo humor. e) pelo sensacionalismo. 3. Entre os recursos de persuaso usados no texto do anncio, s NO ocorre o uso de a) termos tcnicos. b) trocadilhos (jogo de palavras, dito ambguo ou de duplo significado). c) apelo directo ao leitor. d) enumerao acumulativa de vantagens. e) expresses em ingls. Exerccio 6 Elabore um anncio publicitrio sobre um produto sua escolha (real ou imaginrio), conjugando de forma apelativa os seguintes aspectos: Ttulo Slogan Texto de argumentao

Marca Imagem

Delegao Regional do Norte Centro de Formao Profissional de Rio Meo


Bom trabalho! A formadora, Daniela Adrgo

Das könnte Ihnen auch gefallen