Sie sind auf Seite 1von 51

Manual de boas prticas de

Implementar o desenvolvimento sustentvel nas empresas

ISR Dep. de Eng. Electrotcnica e de Computadores Universidade de Coimbra

Nota prvia
A gesto dos recursos de energia hoje um dos principais desafios que, a nvel mundial, a sociedade moderna enfrenta. O desenvolvimento econmico prevalecente nas ltimas dcadas, caracterizou-se pela utilizao muito intensa de energia produzida a partir de recursos de origem fssil. A natureza finita desses recursos naturais, e o impacto ambiental da sua produo e consumo, alertaram o mundo para a necessidade de mudana dessas premissas de suporte ao modelo de desenvolvimento. Aliada a esta realidade surgiram ainda as evidncias da globalizao que hoje nos demonstram a interdependncia de factores at h pouco olhados como independentes, tais como o acesso e a utilizao de energia e o desenvolvimento econmico, o combate pobreza e as preocupaes ambientais e climticas, entre outros. Novos caminhos tm que ser encontrados para viabilizar a manuteno dos padres de vida das sociedades desenvolvidas e as justas aspiraes dos pases em desenvolvimento, sem contudo comprometer o futuro das geraes vindouras. O desafio enorme e a soluo de longo prazo est longe de ser conhecida mas, no curto e mdio prazo, a aco tem de passar pela procura de fontes alternativas de energia, com nfase especial para as renovveis, e pelo aumento da eficincia na utilizao das energias disponveis. O BCSD Portugal promoveu a iniciativa de publicao deste manual, em parceria com a Universidade de Coimbra e com o apoio de 10 empresas particularmente interessadas nesta temtica, com o objectivo de divulgar o estado da arte das tcnicas disponveis de eficincia energtica, permitindo, pela sua enunciao e pela exemplificao atravs de casos de estudo, que as empresas possam identificar onde e como podem melhorar a sua performance energtica. Esperamos que esta publicao contribua para alavancar de forma vigorosa a adopo generalizada pelas empresas nacionais do conjunto de medidas de eficincia energtica j disponveis, trilhando de forma pragmtica o caminho do desenvolvimento sustentvel, isto , produzindo mais com menos impacto, numa cultura de eco-eficincia, com os consequentes resultados positivos a nvel econmico, social e
Francisco de la Fuente Snchez Presidente do BCSD Portugal

O desafio que se coloca aos governos, s instituies e s empresas no se pode limitar identificao de uma necessidade de mudana de rumo no paradigma energtico. Ele tem necessariamente de passar pela definio do modo como essa mudana pode e deve ser realizada, garantindo o progresso social, o equilbrio ambiental e o sucesso econmico. A maneira como utilizamos a energia de que dispomos uma questo chave neste processo e por isso o aumento da eficincia energtica das operaes nas empresas imprescindvel para se atingirem os objectivos do novo modelo de desenvolvimento, tanto pela diminuio da intensidade energtica global, como pelo aumento dos correspondentes resultados econmicos. A eficincia energtica constitui-se como uma valiosa oportunidade para as empresas, mais uma vez, se afirmarem como parte da soluo, com criao de valor real para o negcio e simultaneamente para a sociedade e para o ambiente.

ambiental.

ndice
2 4 O conceito de sustentabilidade Energia: Um desafio global 1 Dependncia energtica e segurana de abastecimento 2 Benefcios econmicos e ambientais 7 O caminho a seguir 1 Intensificao da eficincia energtica e da cogerao 2 Aumento das energias renovveis 3 Fixao de CO2 10 Eficincia energtica - Estratgias e barreiras 1 Vantagens e impactos da utilizao racional de energia (URE) 2 Barreiras de mercado 3 Promoo da eficincia energtica atravs de servios de energia 4 Polticas de incentivo realizao de aces de URE 5 Certificados brancos 14 Utilizao eficiente de energia elctrica e trmica 1 Tecnologias de utilizao eficiente de electricidade 2 Tecnologias de utilizao eficiente de energia trmica 3 Factor de potncia 4 Edifcios sustentveis 34 Produo descentralizada de electricidade e de calor 1 Cogerao 2 Trigerao 3 Biomassa 4 Microturbinas 5 Clulas de combustvel 6 Integrao de energia fotovoltaica e solar trmica em edifcios de servios e em edifcios industriais 7 Sistemas com elevada qualidade de energia 42 Sustentabilidade nos transportes

O conceito de

sustentabilidade
O conceito de desenvolvimento sustentvel surgiu no final do sculo XX, pela constatao de que o desenvolvimento econmico tambm tem que levar em conta o equilbrio ecolgico e a preservao da qualidade de vida das populaes humanas a nvel global. A ideia de desenvolvimento sustentvel tem por base o princpio de que o Homem deve gastar os recursos naturais de acordo com a capacidade de renovao desses recursos, de modo a evitar o seu esgotamento (fig. 1.1). Assim, entende-se por desenvolvimento sustentvel aquele que atende s necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as geraes futuras fazerem o mesmo.

O conceito de sustentabilidade

A sustentabilidade assenta nos seguintes princpios ou regras de gesto de recursos:


A explorao dos recursos renovveis no deve exceder ritmos de regenerao; As emisses de resduos poluentes devem ser reduzidas ao mnimo e no devem exceder a capacidade de absoro e de regenerao dos ecossistemas; Os recursos no renovveis devem ser explorados de um modo quase sustentvel limitando o seu ritmo de esgotamento ao ritmo de criao de substitutos renovveis. Sempre que possvel dever ser feita a reutilizao e a reciclagem dos resduos resultantes da utilizao de recursos no renovveis. Os resduos de algumas actividades econmicas podem em muitos casos servir como matrias-primas de outras actividades. A actividade econmica, o meio ambiente e o bem-estar global da sociedade formam o trip bsico no qual se apoia a ideia de desenvolvimento sustentvel. O desenvolvimento sustentvel s pode ser alcanado se estes trs eixos evolurem de forma harmoniosa. Assim, o conceito de desenvolvimento sustentvel pode ser representado pela fig. 1.2 em que os trs crculos representam as dimenses ambiental, econmica e social associadas, sendo de salientar os seguintes aspectos:
Figura 1.2 - Dimenso ambiental, econmica e social do desenvolvimento sustentvel
Progresso social Scio ambiental Equilbrio ambiental Sustentabilidade Scioeconmico Ecoeficincia Crescimento econmico

Reutilizao Reciclagem

Economia Transportes Edifcios

Figura 1.1 - Utilizao dos recursos naturais.

Os processos econmicos, sociais e ambientais esto fortemente interligados;

garantir a satisfao global das necessidades das geraes futuras; O desenvolvimento sustentvel

O desenvolvimento sustentvel vai para alm da conservao ambiental; As actividades desenvolvidas no presente e no mdio prazo devem

apela a mudanas estruturais a longo prazo na economia e no sistema social, com o objectivo de reduzir o consumo dos recursos naturais mantendo o potencial econmico e a coeso social.

Energia

um desafio global
O desenvolvimento sustentvel foi colocado no mapa poltico mundial pela Cimeira da Terra realizada no Rio de Janeiro em 1992, na sequncia do relatrio da Comisso Mundial para o Ambiente e o Desenvolvimento (relatrio Brundtland) em 1987. A Unio Europeia definiu uma estratgia de desenvolvimento sustentvel COM(2001)264 para a Cimeira Mundial Rio + 10, que teve lugar na frica do Sul em 2002, documento que se encontra actualmente em reviso.

A nvel nacional, os primeiros passos foram dados em 1998, com o Plano Nacional para o Desenvolvimento Econmico e Social (2000-2006). Neste documento, o Governo define os vrios objectivos ambientais a serem alcanados para o perodo em questo. No seguimento dos compromissos internacionais assumidos por Portugal no mbito da Agenda 21, Portugal apresentou um documento intitulado "Estratgia Nacional de Desenvolvimento Sustentvel" (ENDS 2002), na preparao da Cimeira Mundial de Joanesburgo. Com base nas recomendaes feitas durante o perodo de discusso pblica, foi apresentada uma nova proposta da Estratgia Nacional de Desenvolvimento Sustentvel (ENDS 2005-2015), em Julho de 2004, completando a verso da ENDS de 2002.
4

Enquadramento nacional e internacional

Dependncia energtica e segurana de abastecimento


Ao longo da histria, as necessidades das sociedades em energia tm vindo a aumentar, particularmente aps a Revoluo Industrial. O consumo crescente de energia tem sido satisfeito pela utilizao do carvo, do petrleo e, mais recentemente, do gs natural. Estes combustveis fsseis so recursos naturais no renovveis, devido sua taxa de formao ser muito lenta em relao escala temporal do homem. A figura 2.1 mostra bem a dependncia energtica de Portugal, cerca de 85% do consumo total, uma vez que os combustveis fsseis so totalmente importados. De acordo com o actual ritmo de explorao, estima-se que as reservas petrolferas conhecidas estejam na sua maioria esgotadas at ao ano de 2050. O horizonte temporal do gs natural um pouco mais dilatado e a utilizao em larga escala do carvo, cujas reservas so de alguns sculos, A segurana de abastecimento visa no s maximizar a autonomia energtica, mas tambm reduzir os riscos que lhe estejam associados, o que implica designadamente o equilbrio e a diversificao das vrias fontes de abastecimento. A dependncia actual de Portugal e da maioria dos pases ocidentais, relativa a uma pequena quantidade de fontes de abastecimento que esto maioritariamente ligadas ao petrleo, conduz a um incremento da insegurana de abastecimento. Este facto agravado quando existe uma
Figura 2.3 Rcio entre a importao de petrleo e o PIB para Portugal e a UE 15 (Fonte: IEA).

a mais gravosa em termos ambientais. Os combustveis fsseis, ao serem queimados, produzem grandes quantidades de poluentes, tais como dixido de carbono, xidos de azoto e poeiras, com impactos negativos sobre a qualidade do ar, o efeito de estufa e a sade humana. Na figura 2.2 pode ver-se a desagregao dos consumos finais da energia em Portugal por sectores.

grande dependncia do exterior e pelas constantes subidas do preo do petrleo. A evoluo do sistema energtico nacional caracteriza-se nomeadamente, por uma forte dependncia externa e consequente crescimento da factura energtica e por uma elevada intensidade energtica do produto interno bruto (PIB). Na fig. 2.3 encontra-se representado o rcio entre as importaes de petrleo e o PIB, tanto de Portugal como da UE 15.

Figura 2.1 Desagregao do consumo de energia primria em Portugal no perodo 1972-2002 [Fonte: IEA].

Figura 2.2 Desagregao do consumo de energia em Portugal, por sector em 2002 (Fonte: DGGE).

Benefcios econmicos e ambientais


Nos ltimos 150 anos o clima tem-se tornado progressivamente mais instvel e mais quente. Se nada for feito, estas alteraes tm tendncia para se acentuar e para afectar negativamente o clima, com efeitos a nvel dos recursos hdricos, das zonas costeiras, da agricultura, da sade humana, da energia, e da biodiversidade. A ocorrncia destas alteraes climticas
Figura 2.4 Alterao na temperatura mdia na terra desde o ano 1000 e projeces das variaes at ao ano 2100 (Fonte: IPPC).

o ambiente, mas tambm a nvel econmico e social. Com a ratificao do Protocolo de Quioto foram impostos os nveis de reduo de Gases de Efeito de Estufa (GEE) aos pases que o ratificaram. A Unio Europeia constitui uma das signatrias do protocolo, comprometendo-se a reduzir, como um todo, em 8% as suas emisses de GEE, no perodo de 2008 a 2012, em relao aos nveis existentes no ano de referncia (1990). Dadas as condies econmicas, ambientais e sociais, a UE estabeleceu que Portugal poderia aumentar as suas emisses de GEE em 27%, durante o perodo mencionado, objectivo esse cujo cumprimento se afigura muito problemtico (fig. 2.5). No seu todo a Unio Europeia-15 apresentava no ano 2000 um excesso de 2% relativamente trajectria de evoluo linear das emisses de GEE no perodo 1990-2010 para o compromisso de Quioto, enquanto Portugal apresentava um excesso superior a 20%. Embora o desenvolvimento sustentvel exija a alterao de opes tecnolgicas e de comportamentos para evitar consequncias negativas para a sociedade no seu todo, tambm oferece grandes oportunidades. Cada vez mais se reconhece que uma poltica ambiental rigorosa no tem que travar o crescimento econmico, mesmo que medido de forma convencional. So conhecidos exemplos de pases e de empresas que tm conseguido conciliar esses objectivos com elevado sucesso.

est directamente relacionada com o crescimento das emisses dos Gases de Efeito de Estufa (GEE), em que o dixido de carbono (CO2) assume um papel

Esta situao est essencialmente associada a trs motivos: Ausncia de capacidade interna de produo de petrleo e gs natural. Portugal produz apenas cerca de 15% da energia de que necessita;

preponderante. Outros gases relevantes para o efeito de estufa incluem o metano (CH4), os xidos de azoto (NOx) e os compostos fluorados. As emisses de CO2 e de NOx produzidas pelo Homem so maioritariamente atribudas ao sector energtico e aos transportes. A alterao rpida da temperatura (fig.

Portugal o pas com maior intensidade energtica na Unio Europeia dos Quinze, ou seja, o pas que incorpora maior consumo de energia final para produzir uma unidade de produto interno; Maior dependncia energtica do petrleo. O petrleo satisfaz cerca de 64% do consumo de energia primria em Portugal. A segurana de abastecimento est tambm estreitamente ligada evoluo da procura energtica, pois o constante crescimento da procura implica um risco acrescido para a segurana energtica. Urge assim diversificar as fontes de energia, nomeadamente atravs da aposta nas energias renovveis e atenuar a intensidade energtica atravs da promoo de medidas de eficincia energtica.

2.4) da Terra pode originar ocorrncias meteorolgicas mais extremas (furaces, inundaes, secas) com graves consequncias para a segurana das populaes, para o desenrolar das actividades econmicas, para as infra-estruturas, para o patrimnio, e para os eco-sistemas. As mudanas nos padres agrcolas, na utilizao do solo, nos recursos hdricos e na migrao da mo-de-obra podero ter repercusses enormes na economia e na sociedade. Estes impactos teriam consequncias econmicas e sociais enormes. Ao promover a sustentabilidade de forma a travar as alteraes climticas procuramos no apenas benefcios para

Fig. 2.5 Variao das emisses de GEE em Portugal e comparao entre a meta de Quioto e vrios cenrios de evoluo (Fonte: PNAC)

O caminho

a seguir
Intensificao da eficincia energtica e da cogerao
As crises energticas dos anos setenta motivaram a economia mundial para aumentar a eficincia energtica, tendo sido obtidos nas ltimas dcadas ganhos elevados de eficincia, particularmente na Europa Ocidental e no Japo. Portugal, com consumos de energia per capita que representam cerca de metade da mdia europeia, tem experimentado o agravamento da intensidade energtica na sua economia (rcio do consumo de energia pelo

Para alcanar o desenvolvimento sustentvel a nvel energtico existem trs estratgias complementares (fig. 3.1): Intensificao da eficincia energtica e da cogerao; Aumento das energias renovveis; Fixao de CO2. Enquanto a primeira estratgia procura atenuar o crescimento da procura de energia, a segunda tem como objectivo dar resposta satisfao da procura, utilizando de forma crescente recursos renovveis. As duas estratgias anteriores tm como objectivo principal minimizar os impactos ambientais da produo de energia. Durante o sculo XXI os combustveis fsseis ainda tero um papel relevante para viabilizar uma transio suave para as energias renovveis. Como estratgia complementar s anteriores, a fixao de CO2 permitir a utilizao de combustveis fsseis sem os impactos negativos associados s emisses de CO2.

Emisso de gases de efeito de estufa

Cenrio de ausncias de medidas

Intensificao da eficincia energtica e da cogerao

Aumento das energias renovveis

Fixao de CO2

Figura 3.1 Estratgias para o desenvolvimento sustentvel.

Figura 3.2 Variao da intensidade energtica primria e da energia final na U.E. entre (1990 - 2002). Fonte [Odyssee].

O caminho a seguir

produto interno bruto), contrariamente generalidade dos pases da Unio Europeia (fig. 3.2). Portugal, para criar a mesma quantidade de riqueza, necessita de maior quantidade de energia que os seus parceiros comunitrios. Esta situao preocupante dada a nossa elevada dependncia externa em energia primria. O consumo final total de energia na Unio Europeia aproximadamente 20% superior ao justificvel com base em consideraes puramente econmicas, conforme explicitado no Livro Verde da Comisso "Para uma estratgia europeia de segurana do aprovisionamento energtico". Isto significa que a seleco dos equipamentos mais apropriados, associado a boas prticas da sua utilizao, reduziria os consumos em 20%, traria benefcios econmicos aos utilizadores, e produziria uma reduo substancial de emisses. Perante este cenrio est actualmente em fase final uma proposta de Directiva Comunitria, Directiva dos Servios de Energia, que tem como objectivos a poupana de uma quantidade de energia que, aps a aplicao da directiva, seja igual, nos primeiros trs anos, a pelo menos 3%, nos trs anos seguintes a pelo menos 4% e nos trs anos subsequentes a pelo menos 4,5% da quantidade de energia distribuda e/ou vendida a clientes finais. Como complemento ao incremento da eficincia energtica, surge a produo de energia com base na cogerao, uma tcnica que permite utilizar um processo nico para produo de energia trmica e de electricidade. A energia trmica pode ser utilizada em processos industriais ou no aquecimento e arrefecimento de edifcios. As novas centrais de cogerao permitem uma economia de combustvel substancial em relao produo separada de calor e electricidade. A Comisso Europeia tambm preparou uma Directiva Comunitria que tem como objectivo o aumento da percentagem da cogerao de 9%, em 1994, para 18% em 2010, o que permitir economizar na ordem dos trs a quatro por cento no total do consumo bruto de energia na UE.

Os consumos de energia na Europa com origem em fontes de energia renovvel correspondiam em 1999 a apenas cerca de 6%. A Unio Europeia definiu como objectivo para 2010 atingir uma quota de 12% de contributo das energias renovveis em relao ao consumo final de energia primria (Directiva 2001/77/CE). A contribuio da energia elctrica para este propsito global traduz-se no facto de 22% da energia elctrica consumida em 2010 ser de origem renovvel. Para Portugal este objectivo de 39% e est actualmente em curso um ambicioso programa tendo em vista a instalao de cerca de 4.000 MW de potncia elica. Por razes de fiabilidade no abastecimento de electricidade tambm desejvel um forte incremento das centrais de biomassa, cuja produo previsvel, e que poderiam utilizar os cerca de 6 milhes de toneladas de resduos florestais gerados anualmente na floresta em Portugal com externalidades muito positivas (reduo acentuada do risco de incndios com a limpeza das florestas e a dinamizao da economia do interior). Numa poltica de expanso equilibrada das energias renovveis, os aproveitamentos hdricos reversveis de fins mltiplos tambm merecem ser considerados devido ao potencial existente, sua capacidade de integrar fontes intermitentes e ao seu impacto em diversas actividades econmicas. A mais longo prazo, a energia solar e a energia das ondas, com a previsvel reduo dos custos das tecnologias de converso, tero um papel relevante no abastecimento de energia em Portugal.

Fixao de C02
Complementarmente promoo da eficincia energtica e das energias renovveis importante que sejam desenvolvidas outras opes tecnolgicas para dar inevitvel continuidade ao uso dos combustveis fsseis sem emisses de CO2 para a atmosfera, o que pode ser conseguido atravs da captura e armazenagem de CO2. Depois do combustvel fssil ser utilizado para produzir energia elctrica ou outra forma de energia, o CO2 separado dos gases de sada nas condutas, sendo armazenado a longo prazo. Encontram-se em estudo diversas tecnologias para a concretizao deste processo. Para a armazenagem de CO2 so requeridos grandes reservatrios por exemplo, depsitos de sal-gema, minas de carvo, campos de petrleo ou de gs abandonados, aquferos profundos, ou no fundo do oceano (fig. 3.3). Os campos de petrleo ou de gs j explorados tornam-se

Aumento das energias renovveis


A energia elctrica gerada pelas fontes de energia renovveis resulta do aproveitamento de recursos naturais tais como as energias hdrica, elica, solar, e das ondas. Estas fontes so abundantes, embora necessitem de investimentos considerveis para o seu aproveitamento em larga escala. O seu aproveitamento, se realizado de acordo com prticas adequadas, ter um impacto reduzido no meio ambiente, aumentando a diversidade da oferta de energia a longo prazo, e reduzindo a poluio e a emisso de gases de efeito de estufa.

O caminho a seguir

Figura 3.3 Alguns potenciais mtodos de fixao de CO2.

particularmente atractivos uma vez que a sua geologia conhecida, assegurando, em princpio, uma armazenagem a longo prazo, com a possibilidade de permitir uma extraco adicional dos recursos explorados. Uma alternativa remoo, transporte e armazenagem de CO2 consiste na libertao deste gs para a atmosfera, aumentando os sorvedouros naturais tipicamente conseguido com o aumento do crescimento de rvores. Neste caso as opes globais so:

A florestao, incluindo a reflorestao de zonas ardidas, permite criar sumidouros de CO2, para alm de gerar recursos endgenos para um conjunto diversificado de actividades econmicas. Em Portugal cerca de 2 milhes de hectares de terrenos improdutivos podem ser florestados, com importantes benefcios econmicos e ambientais.

Reduo da desflorestao; Florestao de zonas que no tenham sido previamente florestadas; Reflorestao de reas que j tenham sido florestadas.

Eficincia energtica
- Estratgias e barreiras

Vantagens e impactos da utilizao racional de energia (URE)


A utilizao racional de energia (URE) visa proporcionar o mesmo nvel de produo de bens, servios e de conforto atravs de tecnologias que reduzem os consumos face a solues convencionais. A URE pode conduzir a redues substanciais do consumo de energia e das emisses de poluentes associadas sua converso. Em muitas situaes a URE pode tambm conduzir a uma elevada economia nos custos do ciclo de vida dos equipamentos utilizadores de energia (custo inicial mais custo de funcionamento ao longo da vida til). Embora geralmente sejam mais dispendiosos, em termos de custo inicial, os equipamentos mais eficientes consomem menos energia, conduzindo a custos de funcionamento mais reduzidos e apresentando outras vantagens adicionais.
10

Introduo das metodologias de utilizao eficiente de energia (URE)

Impactos das aces de URE


Um dos impactos mais significativos da utilizao de energia primria atravs da URE, para alm da reduo dos custos associados factura energtica, contribuir para a mitigao das emisses de poluentes associadas converso de energia. As tecnologias de eficincia energtica oferecem frequentemente outros benefcios no energticos que no so oferecidos pelas alternativas do lado da oferta. Na perspectiva de muitos consumidores so os benefcios no energticos que esto maioritariamente na origem da deciso da utilizao de tecnologias mais eficientes. Exemplos de benefcios no energticos:

Os principais impactos das aces de URE so:

Aumento do conforto e da segurana; Reduo do rudo;

1. Reforo da competitividade das empresas; 2. Reduo da factura energtica do Pas; 3. Reduo da intensidade energtica da economia; 4. Reduo da dependncia energtica; 5. Reduo das emisses de poluentes, incluindo os gases de efeito de estufa.

Aumento da produtividade do trabalho; Melhoria do controlo dos processos; Poupana de gua; Reduo dos resduos; Aumento do emprego associado ao fabrico, instalao, funcionamento e manuteno de equipamentos eficientes.

11

Barreiras de mercado
Estudos diversos demonstram que a utilizao racional de energia (URE) tem custos inferiores expanso da oferta de energia, mesmo sem contabilizar a mitigao dos impactos ambientais e outras externalidades. Embora a utilizao racional de energia possa produzir mltiplos benefcios para os utilizadores de energia e para a sociedade em geral, existe um conjunto de barreiras que dificultam a penetrao das tecnologias mais eficientes. Entre essas barreiras podem salientar-se as seguintes: Desconhecimento, por parte dos consumidores, das tecnologias mais eficientes e dos seus potenciais benefcios; Averso ao risco associado introduo de novas tecnologias; As tecnologias mais eficientes so normalmente mais dispendiosas em termos de investimento inicial, embora os custos totais ao longo da vida dos equipamentos sejam menores, em virtude da reduo dos custos de funcionamento; Escassez de capital para realizar os investimentos e limitaes no acesso a crdito em condies to vantajosas como as obtidas pelas empresas responsveis pela oferta de energia; Ausncia de incentivos para os agentes envolvidos na seleco dos equipamentos e na gesto de energia das instalaes; Para ultrapassar estas barreiras tm sido implementadas aces de grande envergadura para a promoo da URE na UE, USA e Japo. Em particular no sector elctrico, tm sido desenvolvidos programas pelas empresas distribuidoras que visam a promoo em larga escala de tecnologias que possibilitam a utilizao eficiente da electricidade. Estes programas proporcionam diversos tipos de instrumentos, dos quais se destacam: Retorno de investimento relativamente longo (superior nalguns casos a 2-3 anos), devido aos preos elevados das tecnologias mais eficientes.

Programas de informao tcnica e de formao; Auditorias e aces de diagnstico; Programas de demonstrao de novas tecnologias; Incentivos financeiros a fundo perdido, tipicamente em percentagem dos investimentos feitos; Emprstimos sem juros ou com taxas reduzidas.

12

Barreiras e estratgias para promoo da eficincia energtica

Promoo da eficincia energtica atravs de servios de energia


Os servios de energia consistem na gesto da energia do cliente atravs de uma abordagem integrada de todos os aspectos relacionados com a energia, incluindo no s a oferta, mas tambm os aspectos relacionados com a utilizao.

Certificados brancos
O desenvolvimento de programas de Certificados Brancos (certificados de eficincia energtica) motivado pelos insuficientes incentivos existentes para que os consumidores de electricidade (ou outras energias), adoptem aces com vista a uma utilizao da energia de forma mais eficiente (fig. 4.1). Criando um mercado de troca de Certificados Brancos (cada um representando uma unidade de poupana de energia), fornece-se um mecanismo para a reduo dos custos ajustado poltica pblica. O desenvolvimento de um mercado para a eficincia energtica complexo devido a diversos factores, tais como a necessidade de definir poupana de energia como uma (comoditie) e a necessidade de comparar

Os servios de energia integram actividades como auditorias energticas, implementao de medidas de utilizao racional de energia, projecto e dimensionamento de sistemas de produo local de energia mais eficientes (sistemas de cogerao e de energias renovveis), manuteno de sistemas energticos, leasing de equipamentos e financiamento de projectos. Numa das modalidades de financiamento designada por financiamento por terceiros utilizada para grandes investimentos, o utilizador pode no participar no investimento inicial, pagando ao longo do tempo com as poupanas obtidas.

Polticas de incentivo realizao de aces de URE


O ambiente de desregulao e liberalizao do mercado veio condicionar a tendncia de promoo de algum tipo de iniciativas por parte das empresas, pois numa ptica concorrencial, sero certamente resistentes a medidas que possam afectar as vendas. O enquadramento regulatrio ter de incluir medidas de estmulo e de apoio para o desenvolvimento de programas de aces de URE, mas tambm estabelecer obrigaes e eventualmente penalizaes face a maus desempenhos ao nvel da ecoeficincia. A reduo dos impactos ambientais devido a aces de URE dever merecer o mesmo tipo de incentivos legislativos que a expanso da oferta com energias renovveis, pois os impactos so semelhantes, com a vantagem do impacto no diagrama de carga ser mais previsvel do que a gerao com fontes intermitentes.

as poupanas com um determinado nvel de base (baseline). Vrios pases europeus esto a desenvolver uma metodologia de medida e certificao dos impactos de aces de eficincia energtica.

Figura 4.1 Esquema do mercado de certificados brancos.

13

Utilizao eficiente de energia

elctrica e trmica
Tecnologias de utilizao eficiente de electricidade
Os motores elctricos so de longe as cargas mais importantes na indstria e no sector tercirio. A fig. 5.1 mostra a importncia relativa da fora motriz nesses sectores. A iluminao aparece como a carga mais importante no sector tercirio, sendo na indstria a segunda carga mais relevante. Os motores elctricos so utilizados numa vasta gama de aplicaes, principalmente na movimentao de fluidos em bombas, compressores e ventiladores. A fig. 5.2 apresenta a desagregao do consumo de electricidade dos motores, pelas principais utilizaes finais na indstria e no sector tercirio.

Indstria
Iluminao: 12% Outras cargas: 11%

Sector tercirio
Outras cargas: 31% Foras motriz: 34%

Sector tercirio
Outros motores: 18% Bombas: 16%

Indstria
Outros motores: 38% Bombas: 21%

Foras motriz: 77%

Iluminao: 35%

Ar condicionado: 24% Ventiladores: 24%

Refrigerao: 25%

Ventiladores: 16%

Compressores: 25%

Fig. 5.1 Desagregao dos consumos de electricidade pelas principais cargas na indstria e no sector tercirio [Fonte: ECCP 2001].

Fig. 5.2 Desagregao dos consumos de electricidade tipos de equipamentos de fora motriz [Fonte: ECCP 2001].

14

As tecnologias eficientes de utilizao de energia elctrica e trmica

Motores de alto rendimento


A grande importncia dos motores elctricos no consumo de electricidade verificado nas empresas e o aumento dos custos de energia, levou ao desenvolvimento dos designados "motores de alto rendimento". Estes motores, como o prprio nome indica, apresentam um rendimento e um factor de potncia mais elevados que os motores tradicionais (standard). Este acrscimo na eficincia dos motores, est associado a uma reduo das suas perdas (menos 30% a 50%), a qual conseguida custa, quer da utilizao de materiais construtivos de melhor qualidade, quer por alterao das suas caractersticas dimensionais (aumento da seco dos condutores, aumento do comprimento do circuito magntico, etc.), associados a um melhor projecto e qualidade fabrico. Os ganhos de eficincia com os motores de alto rendimento, vo desde 1% a 8%, de acordo com a potncia do motor, o que se pode traduzir por importantes redues do seu consumo elctrico. Contudo, so motores que exigem um A fig. 5.4 mostra as caractersticas tpicas do binrio em funo da velocidade dos motores de induo trifsicos standard e de alto rendimento, acoplados a um ventilador centrfugo. A velocidade de ambos os motores na zona de interseco com a carga praticamente constante, sendo no entanto um pouco superior para os motores de alto rendimento. O dimensionamento da carga (neste caso o ventilador e a transmisso mecnica para o motor) deve ter em ateno esse aumento de velocidade, para que haja uma reduo do consumo quando o motor standard substitudo pelo motor de alto rendimento. Atravs da regulao da velocidade de rotao dos motores, os VEVs proporcionam uma melhoria das condies de funcionamento dos processos, um menor desgaste dos componentes mecnicos, um menor rudo de funcionamento e, fundamentalmente, uma substancial poupana de electricidade. Existem diversos tipos de configuraes do circuito electrnico dos VEVs, consoante o tipo de motor e a gama de potncia. A maioria dos VEVs baseada em conversores AC-DC-AC (fig. 5.5). Na fig. 5.3 pode ver-se a curva CEMEP (European Committee of Manufactures of Electrical Machines and Power Electronics), que classifica os motores elctricos de acordo com o seu rendimento. Esta curva estipula os valores mnimos do rendimento de motores de 1,1 at 90kW, para os trs nveis de eficincia de motores: EFF3,EFF2 e EFF1.
Fig. 5.4 Curvas tpicas do binrio em funo da velocidade dos motores de induo trifsicos standard e de alto rendimento e dos ventiladores centrfugos.

investimento inicial superior ao dos motores standard (tipicamente de 25% a 30%).

Variadores electrnicos de velocidade


Uma grande parte das aplicaes em que se utiliza fora motriz beneficiaria, em termos de consumo de energia elctrica e de desempenho global, se a velocidade do motor se ajustasse s necessidades do processo. A utilizao de variadores electrnicos de velocidade (VEVs) permite responder a alteraes nas condies de carga do motor atravs da variao da sua velocidade. Por exemplo os VEVs podem substituir com larga vantagem dispositivos de estrangulamento de caudais utilizados em muitas aplicaes na Indstria.

Fig. 5.3 Curvas relativas classificao do rendimento de motores elctricos acordada pela CEMEP.

Fig. 5.5 Diagrama de um variador electrnico de velocidade

15

Potncia elctrica absorvida (%)

Controlo de velocidade

Potncia elctrica absorvida (%)

Estrangulamento

Estrangulamento

Controlo de velocidade

(a) caudal (%)

(b) caudal (%)

Figura 5.6 Potncia elctrica absorvida por uma bomba com controlo de caudais por vlvula de estrangulamento e por controlo de velocidade (a) sem elevao (b) com elevao.

Os VEVs, para alm de permitirem efectuar arranques suaves, proporcionando um menor desgaste mecnico e elctrico do equipamento, implementam uma srie de proteces ao motor, como proteco contra curtocircuitos, sobreintensidades, sobretenses e

falta de fase, que deste modo no precisam ser adquiridas separadamente. A fig. 5.6 mostra a potncia elctrica absorvida por uma bomba com controlo de caudais por vlvula de estrangulamento e por controlo de velocidade. Pode observar-se uma

diferena considervel da potncia entre os dois mtodos, medida que o caudal decresce. Outros tipos de cargas (ventiladores, compressores) apresentam um comportamento semelhante.

CASO DE ESTUDO
A Soporcel tem vindo a adoptar h longa data, desde o arranque da primeira fbrica de papel em 1991, a utilizao generalizada de motores com variadores electrnicos de velocidade (VEVs) em substituio de tecnologias como por exemplo o controlo de caudal e/ou de presso de fluidos atravs de motores com velocidade fixa e controlado atravs do estrangulamento de uma vlvula de controlo. Muitas so as utilizaes extensivas de VEVs, algumas so-no quase incontornveis, mas vrias so de facto substituies, energeticamente mais eficientes, de mtodos de controlo clssicos que ainda se mantm em muitas instalaes industriais. RESULTADOS: A utilizao de VEVs pode atingir redues de consumos de energia elctrica na ordem dos 10 a 20%, em funo do regime de trabalho de cada aplicao e naturalmente do tempo de funcionamento. Com regimes de funcionamento superiores a 8.400 horas/ano as poupanas podem ser muito significativas.

16

As tecnologias eficientes de utilizao de energia elctrica e trmica

(a)

Sistemas de bombagem
So vrias as medidas de economia de energia que so possveis de implementar em sistemas de bombagem, reduzindo consideravelmente os consumos: A nvel do motor e do seu controlo: 1. Utilizao de motores de alto rendimento; 2. Utilizao de VEVs com automatismos para regulao do caudal e/ou da presso. A nvel da seleco da(s) bomba(s) e das condutas: 3. Seleco de bombas de alto rendimento (para o mesmo caudal e presso, as diferenas podem atingir 10-15%); 4. Substituio de bombas sobredimensionadas, para poderem trabalhar na zona de maior rendimento; 5. As condutas devem ser dimensionadas de forma apropriada, pois as perdas por atrito crescem muito rapidamente com a diminuio do dimetro (uma duplicao do dimetro conduz a uma reduo das perdas por um factor de 20). A nvel da manuteno: 6. Conservao ou modificao de impulsores. Uma bomba com um rotor erodido por desgaste tem um rendimento fortemente erodido. A instalao de um sensor de presso na sada da bomba permite fazer a sua manuteno preventiva; 7. Limpeza das condutas de forma a manter a seco recta e as paredes sem rugosidades. A optimizao do rendimento de um sistema de bombagem depende pois de um conjunto de aces na seleco dos diversos componentes do sistema, situao exemplificada na fig. 5.7. A nvel da transmisso: 4. Mudana de correias trapezoidais (V-belts) para correias dentadas, planas, ou se possvel, para accionamento directo. Redues na gama de 2-10% da potncia absorvida podem ser possveis, assim como a reduo das necessidades de manuteno e das paragens imprevistas.
Fig. 5.8 Potncia elctrica absorvida por diversos sistemas de controlo de um ventilador. Fig. 5.7 Tecnologias eficientes para sistemas de bombagem: (a) Sistema eficiente (Rendimento do sistema = 72%); (b) Sistema convencional (Rendimento do sistema = 31%).

(b)

Sistemas de ventilao
Medidas de economia de energia em sistemas de ventilao: A nvel do motor e do sistema de controlo: 1. Utilizao de motores de alto rendimento com a potncia apropriada; 2. Optimizao do perodo de funcionamento do sistema de ventilao (por exemplo, atravs da instalao de um temporizador programvel); 3. Controlo do caudal em funo das necessidades (atravs de um VEV e de um automatismo com sensores apropriados). Por exemplo num grande edifcio a renovao do ar pode ser feita em funo de indicadores da qualidade do ar interior. A fig. 5.8 ilustra as poupanas associadas ao controlo de velocidade para o controlo de caudal de um ventilador.

A nvel das condutas: 5. Escolha de condutas tubulares em vez de condutas com seces rectangulares; 6. Tal como nos sistemas de bombagem, as seces das condutas afectam a potncia absorvida de forma crtica. A nvel da seleco do ventilador e da manuteno: 7. Escolha de um ventilador de alto rendimento (os ventiladores com lminas do tipo airfoil tm um rendimento cerca de 10% superior aos convencionais); 8. Manuteno frequente e cuidada de todo o sistema.

17

Ar comprimido
O ar comprimido um dos consumos mais importantes em muitas instalaes industriais, sendo possvel propor um conjunto de medidas de economia de energia: A nvel da produo de ar comprimido: 1. Optimizao da presso do ar comprimido do sistema, em funo dos dispositivos de utilizao final; O consumo de electricidade dum compressor aumenta com o valor da presso a que o ar produzido; por outras palavras, produzir 1 m3 de ar, a 7 bar, consome bastante mais energia elctrica, do que produzi-lo a 4 ou 5 bar. O grfico seguinte (fig. 5.9) onde se apresenta a variao da energia elctrica absorvida para a produo de 1 m3 de ar (kWh/m3), ou seja, a variao do consumo especfico elctrico, dum compressor tpico, para diferentes presses de regulao, permite visualizar a relao entre os dois factores. 2. Reduo da temperatura do ar de admisso por alterao local da captao do ar (garantindo uma ptima filtragem na tomada de ar); de perdas do compressor;

4. Instalao de um variador electrnico de velocidade (VEV), que como mostra a figura 5.10 pode reduzir substancialmente a potncia absorvida para presses inferiores presso nominal; 5. No caso de instalaes com mais de 10 anos, considerar a substituio do compressor por uma mquina nova ou melhor adaptada, com menor consumo especfico de energia e ajustado s necessidades do sistema. A nvel da rede de distribuio de ar comprimido: 6. Instituio de um programa regular de verificao de fugas de ar comprimido. Reduo das fugas atravs de adaptadores de fugas reduzidas, unies rpidas de elevada qualidade, etc.; A reduo de fugas tem um potencial mdio de poupana de 15% da electricidade usada nos sistemas de ar comprimido; 7. Utilizao de purgas de condensados do tipo sem perdas de ar; 8. Melhoramento da rede de distribuio, em termos de layout, dimetro da tubagem, etc.

A nvel dos dispositivos de utilizao final: 9. Eliminao de utilizaes no apropriadas de ar comprimido; 10. Reparao ou substituio de equipamentos que tenham fugas de ar comprimido.

Elevadores e movimentao de cargas


O consumo de energia em elevadores e monta-cargas pode ser drasticamente diminudo com a conjugao de diversas tecnologias. Existem novas topologias de VEVs que permitem que a energia resultante da travagem seja injectada na fonte, VEV regenerativos. Esta caracterstica permite poupanas significativas em aplicaes com um nmero de travagens frequentes, como por exemplo os elevadores (fig. 5.11). Este modo de funcionamento s possvel se a transmisso mecnica do motor o permitir. Quando o elevador est a descer e o peso da carga maior do que o contrapeso, ento o binrio do motor est em direco contrria velocidade, isto , o motor est a travar. Do mesmo modo, quando o motor est a subir sem carga, podem

kWh / m3

Potncia de entrada(%) (%) Potncia de entrada

3. Recuperao e utilizao de calor

Presso (% da capacidade nominal) Presso (% da capacidade nominal) Presso (bar)

Fig. 5.9 Consumo especfico elctrico VS presso do ar.

Fig. 5.10 Potncia de entrada de acordo com a presso do ar sada, para diversas tecnologias, a implementar em compressores.

18

As tecnologias eficientes de utilizao de energia elctrica e trmica

obter-se poupanas de energia significativas, se o motor for controlado por um VEV regenerativo. A utilizao de VEVs com regenerao e engrenagens especiais permite uma reduo no consumo de energia em cerca de 80%, relativamente situao convencional. Motores de manes permanentes com acoplamento directo e travagem regenerativa esto tambm a ser utilizados em novos elevadores eficientes. Deve ser salientado que este tipo de tecnologia est tambm a ser aplicado em veculos elctricos de ltima gerao.

Travagem Acelerao Acelerao Travagem (peso pessoas>contra peso) (peso pessoas>contra peso) (peso pessoas>contra peso) (peso pessoas>contra peso)

Fig. 5.11 Recuperao de energia num elevador eficiente.

Reduzir as infiltraes ou renovaes

equipamentos de climatizao o COP (Coefficent of Performance) definido como: COP = Potncia Trmica / Potncia Elctrica Existem hoje equipamentos de ar condicionado que para mdias e grandes instalaes tm valores elevados do COP (superior a 5). Os equipamentos mais eficientes tm VEVs para controlar os compressores, para melhorar o rendimento em regime de carga parcial. Alguns equipamentos so reversveis podendo produzir frio ou calor de acordo com as necessidades. A instalao destes aparelhos, dever ser alvo de ateno, nomeadamente em relao ao isolamento de condutas e tubagens;

Sistemas de climatizao
A primeira medida de conservao de energia em sistemas de climatizao, diz respeito concepo do prprio edifcio a climatizar e s suas caractersticas trmicas. Os aspectos relacionados com a orientao do edifcio, a qualidade trmica da envolvente do edifcio, a localizao apropriada e o tipo dos envidraados e a inrcia trmica, iro reflectir-se na carga trmica a fornecer aos locais, quer de Inverno quer de Vero. Assim, ao nvel do projecto devero ser tidos em conta os seguintes aspectos: Reduzir as trocas de calor pela envolvente do edifcio, isolando paredes e coberturas, utilizando vidro duplo com filmes selectivos; Orientar a localizao das reas maiores de envidraados preferencialmente no quadrante Sul e utilizar adequadas proteces solares (palas, persianas, vegetao, etc.) reduzindo os ganhos de calor excessivos durante o Vero;

mecnicas de ar aos mnimos necessrios para assegurar a qualidade de ar no interior. A carga poluente gerada no interior das instalaes depende de: - Nvel de ocupao; - Processo de fabrico ou tipo de servio desenvolvido; - Materiais de revestimento no interior do edifcio. Reduzir a absoro de calor nas coberturas atravs da utilizao de revestimentos apropriados (por exemplo tinta branca de dixido de titnio). A aplicao destes revestimentos pode diminuir a temperatura da cobertura de um edifcio em vrias dezenas de graus centgrados. A seleco apropriada dos equipamentos de ar condicionado outro aspecto muito importante. Dever ter-se em conta: Correcto dimensionamento dos aparelhos de ar condicionado; Escolher aqueles com melhor eficincia energtica, considerando o custo do ciclo de vida dos equipamentos; Um parmetro particularmente importante para os

19

Armazenamento de frio: O armazenamento de frio (por exemplo em tanques de gelo)


Potncia solicitada (Kw)

Cargas sem arrefecimento Cargas de arrefecimento


Potncia solicitada (Kw)

Cargas sem arrefecimento Armazenamento de frio

durante a noite pode ser vantajoso, particularmente em novas instalaes, pelas seguintes razes: Reduo dos custos de energia com as transferncias dos consumos para horas de vazio; Reduo da potncia mdia tomada nas horas de ponta. A fig. 5.12 mostra os diagramas de carga de uma instalao sem e com armazenamento de frio nas horas de vazio. Arrefecimento por evaporao: As empresas que necessitem sempre de 100% de ar exterior na climatizao (por exemplo instalaes industriais que geram uma carga poluente elevada) so bons alvos para a utilizao desta tecnologia devido s poupanas que esta proporciona em ambientes com temperaturas elevadas. O processo de arrefecimento por evaporao consiste em remover calor do ar ambiente atravs da evaporao de gua. Os sistemas de arrefecimento por evaporao requerem um sistema de admisso de ar exterior, devendo ser montados com um controlo incorporando um economizador. Existem trs tipos de sistemas de arrefecimento por evaporao: Directo: O caudal de ar injectado est em contacto directo com superfcies humedecidas com gua, atravs de vaporizadores ou pela sua passagem por meio hmido.

Horas do dia

Horas do dia

Fig. 5.12 Diagramas de carga de uma instalao sem e com armazenamento de frio, nas horas de vazio.

medida que o fluxo de ar usa o seu calor para evaporar a gua, a temperatura diminui e a humidade do ar aumenta. Este tipo de arrefecimento directo por evaporao requer uma pequena bomba e um filtro para o fornecimento de gua de modo a evitar o incrustamento e o aparecimento de fungos nos componentes do sistema. O modelo mais comum do sistema de arrefecimento por evaporao directo utiliza uma almofada de fibra de algodo de celulose permevel gua e ao ar. A bomba de gua mantm a almofada permanentemente hmida, enquanto que um ventilador sopra ar exterior relativamente seco atravs da almofada; a gua evapora-se, removendo calor do ar ambiente.

Este tipo de equipamento tem um desempenho particularmente eficiente em climas quentes e secos, podendo o COP ter valores de 25 a 30. A figura seguinte (fig. 5.13) apresenta um esquema de arrefecimento directo por evaporao.

Iluminao natural
A janela, o principal elemento do sistema de iluminao natural, tem como funo permitir a interaco entre os meios exterior e interior na envolvente dos edifcios. As janelas, nalguns casos, alm de permitirem a iluminao natural nos perodos diurnos, permitem o contacto visual com o exterior e a ventilao dos espaos interiores. Desempenham tambm um papel importante na esttica do edifcio, nas operaes

Filtro Ar climatizado

Ar quente exterior

Ventilador de alimentao

Bomba

Reservatrio

Fig. 5.13 Arrefecimento directo por evaporao.

20

As tecnologias eficientes de utilizao de energia elctrica e trmica

CASO DE ESTUDO
A ANA Aeroportos de Portugal, SA procedeu instalao de um sistema de produo de gua fria, atravs de chillers de nova gerao associados a bancos de gelo. Face elevada capacidade instalada (29,48 MWh), a energia frigorfica armazenada suficiente para garantir, nas estaes intermdias, as necessidades de arrefecimento durante todo o dia, evitando o recurso aos chillers fora das horas de vazio.
Fig. 5.14 Sistema de bancos de gelo.

de salvamento no caso de incndio e na salvaguarda contra o efeito de claustrofobia dos ocupantes. No entanto, a sua principal funo a admisso de luz natural no interior do edifcio. Por outro lado, as janelas so os elementos mais vulnerveis da envolvente dos edifcios, sendo responsveis por uma larga fatia da energia trmica trocada com o interior. Para aumentar a eficincia energtica da fenestrao, outro elemento fundamental o caixilho. importante que o material de constituio dos caixilhos tenha baixa condutividade trmica. Para isso devem ser favorecidos materiais com baixa condutividade trmica tais como o policloreto de vinil ou o alumnio com corte trmico. Devem manter-se desimpedidas janelas e outras superfcies vidradas, procedendo sua limpeza regular. Neste caso assumem especial relevncia as placas translcidas existentes em muitos tipos de cobertura de naves industriais que, ao longo dos anos, sob a aco das condies climatricas, tm tendncia para ficar cada vez mais opacas. Desta forma, neste tipo de placas translcidas, para alm das limpezas regulares (1 a 2 vezes por ano), conveniente proceder sua substituio,

logo que a sua capacidade de deixar passar a luz solar, se degrade consideravelmente. Em novos edifcios pratica comum a utilizao de uma nova tecnologia de aproveitamento da luz solar, os Skylite (fig. 5.15), que so clarabias sofisticadas. As verses mais recentes tm bom isolamento trmico atravs da utilizao de vidro duplo ou triplo, e tm uma persiana motorizada para regular o fluxo luminoso. So de fcil aplicao e conseguem reduzir totalmente a necessidade de iluminao artificial durante as horas de exposio solar, se correctamente instalados em locais estratgicos. Existem Skylites para aplicao em centros comerciais, armazns e em instalaes industriais, sendo possvel a sua aplicao em edifcios j construdos.

Sistemas de iluminao artificial


A iluminao utiliza cerca de 10 a 20% do total dos consumos de electricidade nos pases industrializados, pelo que deve ser um dos alvos prioritrios na racionalizao energtica. O uso de equipamento eficiente de iluminao conduz a um aumento do nvel de iluminao produzido, e em muitos casos a uma reduo de potncia, conseguindo-se poupanas substanciais de energia elctrica e qualidade de luz superior. Como se pode verificar na fig. 5.17, os custos associados a um sistema de iluminao, podem dividir-se durante a sua vida til, em custos iniciais de investimento e custos operacionais (manuteno e energia). O consumo de energia elctrica a fraco largamente dominante do custo do ciclo de vida numa instalao industrial ou num edifcio de servios com elevado nmero de horas de funcionamento. O uso eficiente de iluminao requer um projecto que integre de forma ptima a iluminao natural e o sistema de iluminao artificial. A instalao de equipamento eficiente inclui: lmpadas de alto rendimento, balastros electrnicos, armaduras com refleco elevada e equipamento de controlo.

Fig. 5.15 Exemplos de aplicao dos Skylite (www.dayliteco.com).

21

CASO DE ESTUDO
A ANA Aeroportos de Portugal, SA procedeu instalao de sombreamento artificial automtico (proteco solar de lamelas) na nova sala de check-in, para minimizao da entrada de carga trmica solar directa no edifcio, sem prejudicar no entanto a entrada de radiao difusa.

Fig. 5.16 Cobertura do terminal de passageiros do Aeroporto de Lisboa, com sombreamento controlvel por sistema motorizado.

O desenvolvimento dos balastros electrnicos veio no s melhorar o rendimento luminoso das lmpadas de descarga em cerca de 25%, mas tambm facilitar a aplicao do controlo do fluxo luminoso, nomeadamente nas armaduras fluorescentes, com resultados muito positivos, ao nvel do consumo de electricidade nas situaes em que se pretende variar o nvel de iluminao artificial, em funo da luz natural disponvel ou das necessidades existentes. Para ilustrar esta situao, apresenta-se no grfico da pgina seguinte (fig. 5.18), a variao da potncia absorvida (%) com o fluxo emitido (%), para uma armadura com lmpadas fluorescentes e balastros electrnicos.
Tabela 1 - Tipos de lmpadas e principais aplicaes.

Fig. 5.17. Diagrama de custos tpico durante a vida til de um sistema de iluminao.

Tabela 2 - Tipos de lmpadas e principais caractersticas.

22

As tecnologias eficientes de utilizao de energia elctrica e trmica

Fluxo (%) 100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 0 10 20 30 40 50 60 70 Potncia absorvida (%) 80 90 100


Tabela 3 - Avaliao econmica das tecnologias eficientes de iluminao.

Fig. 5.18 Variao do fluxo luminoso VS potncia absorvida.

CASOS DE ESTUDO
1 - Recentemente foram atribudos os prmios GreenLight Awards 2005, que distinguem as empresas que alcanaram melhores resultados com instalao de tecnologias mais eficientes na rea da iluminao. Uma das empresas portuguesas distinguida com este prmio foi a EDP Energias de Portugal, que no edifcio sede em Coimbra procedeu substituio das lmpadas fluorescentes convencionais (26mm) por lmpadas T5 equipadas com balastro electrnico, adquiriu um sistema inteligente de gesto da iluminao e instalou lmpadas T8 com balastro electrnico no parque de estacionamento. RESULTADOS: Com estas medidas implementadas, e aps efectuadas algumas medies de consumos, o edifcio poupa 108.179 kWh/ano em consumos de electricidade relativos a iluminao e reduz na sua factura 10.439 euros/ano. 2 - O Projecto GreenLight da SONAE Sierra no Centro Colombo, consistiu na substituio de balastros ferromagnticos convencionais por balastros electrnicos de alta frequncia no parque de estacionamento. O projecto, cujo investimento se cifrou na ordem dos 125.000 euros, levou substituio de 8.770 balastros e a sua execuo prolongou-se por 16 semanas. RESULTADOS: Economia de energia elctrica em 400.830 kWh/ano; Reduo de 200 toneladas CO2/ano; Reduo na factura de energia elctrica de 23.810 euros/ano; Taxa Interna de Rentabilidade do projecto, de 20%. 3 - A empresa CTT Correios de Portugal, SA, implementou vrias medidas de racionalizao energtica das quais se destacam: A mudana de lmpadas ineficientes (halogneo e incandescentes) por lmpadas de alto rendimento (fluorescentes); O ajuste da quantidade de Luz recomendada para cada zona de trabalho especfica permitiu em alguns casos desligar parte das lmpadas instaladas;

RESULTADOS: Foi apurada uma reduo de consumos energticos de aproximadamente 50%. 4 - A Diviso Fabril de Ovar da Salvador Caetano candidatou-se como parceiro do GreenLight em Abril de 2004, procedendo substituio de balastros magnticos por electrnicos e das lmpadas de descarga de 400W por 4 fluorescentes de 80W com balastro electrnico. RESULTADOS: O tempo de amortizao previsto foi de 5,1 anos, mas com o aumento do preo da electricidade, o tempo de amortizao previsto para 2006 baixou para cerca de 4 anos, para uma reduo de consumos de 142.300 kWh por ano. 5 - Inserida tambm no Programa GreenLight, a empresa Jernimo Martins procedeu a uma remodelao dos sistemas de iluminao, que consistiu na substituio de balastros magnticos por electrnicos, instalao de sensores de movimento e luminosidade. RESULTADOS: Os resultados obtidos com o projecto foram os seguintes:

* A reduo indicada relativa ao consumo de electricidade do sistema de iluminao. ** t CO2 eq. (toneladas de dixido de carbono equivalentes) unidade de contabilizao do impacto a nvel das emisses com efeito de estufa.

23

Lminas

Fludo Quente Fludo Frio

Trocas de calor

Fig. 6.1 - Diagrama interno de um permutador multi-lminas em srie.

Tecnologias de utilizao eficiente de energia trmica


Recuperao de energia trmica
Nalguns processos industriais com efluentes a temperaturas elevadas desejvel recuperar o calor com vantagens energticas e ambientais. A recuperao de calor em sistemas de ventilao envolve a transferncia da parte da energia calorfica do ar de exausto para o ar que entra no edifcio. Esta tcnica de recuperao de calor poder tambm ser utilizada no arrefecimento do ambiente atravs da transferncia da energia calorfica do ar que entra nos edifcios para o ar de exausto. Reduz-se assim a carga de arrefecimento, a potncia e o nmero de horas de funcionamento do sistema de climatizao.
24
Serpentina de condicionamento Serpentina de recuperao Exterior Ventilador Ar novo do exterior Bomba Filtro Serpentina de recuperao de energia trmica Para o edifcio Para o exterior

Os quatro dispositivos mais utilizados no processo de recuperao de frio/calor so: Permutadores de lminas; Serpentinas; Permutadores rotativos; Tubos de calor (heat-pipes). O permutador de serpentina (fig. 6.2) um dispositivo de transferncia

de calor relativamente simples. O ar de exausto passa atravs de uma serpentina de recuperao do calor do ar quente e um circuito de gua transfere o calor recuperado para uma serpentina de condicionamento do fluxo de ar externo que entra na instalao.

Edifcio Ar de exausto

Fig. 6.2 - Permutador de serpentina.

As tecnologias eficientes de utilizao de energia elctrica e trmica

O permutador rotativo de calor um cilindro giratrio rodando a baixa velocidade com uma rede metlica de malha larga ou por um material impregnado por um desidratante. medida que o cilindro gira, os fluxos de ar de exausto e de ar externo passam atravs do cilindro trocando calor entre si. O tubo de calor (heat-pipe) (fig. 6.3) um dispositivo simples e eficiente. O tubo carregado com um fludo com um baixo ponto de ebulio e fechado nas suas extremidades. Quando uma extremidade do tubo aquecida, o fluido evapora-se e desloca-se para a extremidade mais fria, onde condensado. Desta forma o fluido migra por aco capilar de volta para a extremidade quente. O tubo de calor funciona assim como um ciclo fechado de refrigerao. O tubo de calor no tem partes mveis, no requer nenhuma fonte de energia externa, de menores dimenses quando comparado com as outras unidades de recuperao de calor e necessita que as condutas de admisso de ar externo e de ar de exausto sejam adjacentes. A sua grande desvantagem o seu custo relativamente elevado.

O potencial de poupana das unidades de recuperao de calor em funo dos seguintes factores: Rendimento do equipamento de arrefecimento ou de aquecimento que j se encontra instalado; Rendimento da unidade de recuperao de calor (tipicamente 60 a 80%); Localizao geogrfica do edifcio, devido s condies climticas; Volume mdio de ar de exausto proveniente da ventilao do edifcio. A recuperao de calor particularmente relevante em instalaes com grandes necessidades de renovao do ar em espaos climatizados. A renovao do ar do interior de um edifcio feita em funo da carga poluente no seu interior e essencial para assegurar a qualidade do ar e o bem-estar dos ocupantes.

CASO DE ESTUDO
A ABN AMRO encontra-se neste momento a implementar um sistema de recuperao de energia trmica, que estar concludo em 2006. O sistema consiste na utilizao da temperatura da gua de um lago, que se encontra, a uma temperatura de 6 a 8 graus centgrados, perto do edifcio. Depois de bombeada para um permutador de calor a gua novamente restituda ao lago. Esta gua servir para efectuar transferncia de energia trmica para o sistema de ar condicionado, diminuindo assim o consumo de energia do edifcio.

Isolamento trmico
O adequado isolamento trmico dos edifcios um dos principais meios para minimizar as perdas de energia e aumentar o conforto no interior dos espaos climatizados.

Fig. 6.4 - Sistema de climatizao no edifcio da ABN AMRO.

RESULTADOS: A implementao deste sistema ir contribuir para a reduo das emisses de CO2 associadas climatizao em 75%, e para a reduo dos consumos de energia do edifcio em cerca de 15%.

Sada de calor

Entrada de calor

Zona preenchida com fluido

Vapor

Condensao

Evaporao

Fig. 6.3 - Tubo de calor (heat - pipe).

25

Radiao de calor - 100%

Calor reflectido - 97%

Bolhas de material que oferece resistncia condutividade do calor

Emissividade 99% Folha de alumnio puro

Fig. 6.5 Isolamento por material constitudo por folha de alumnio e bolhas de ar ou algodo, muito utilizado no melhoramento de isolamento trmico de coberturas [www.radiantbarrier.com].

A utilizao de materiais isolantes na construo civil essencial para corresponder aos altos padres de qualidade exigidos pelos utilizadores e s normas actualmente em vigor. Para alm da economia de energia, o conforto trmico e acstico, juntamente com a qualidade do ar, so factores importantes para assegurar um ambiente com produtividade. A escolha das caractersticas (reflectividade e emissividade) e do tipo de material de revestimento dos telhados, assim como o tipo de material, tem uma importncia fulcral. Na reduo dos consumos de um determinado edifcio, no que diz respeito climatizao. Um telhado com cor clara (branca se possvel) pode diminuir a absoro da radiao solar, reduzindo assim a temperatura e a transmisso de calor para o interior de, por exemplo, uma nave industrial. Principais grupos de materiais para isolamento trmico: Os principais factores de avaliao dos diversos materiais usados para isolamento trmico so: propriedades O grfico (fig. 6.10) da pgina seguinte apresenta uma das principais propriedades fsicas dos materiais para isolamento trmico: o coeficiente de condutividade trmica.
Telhados Tectos falsos Tubagens e condutas de ar Portes Paredes Cho

Fig. 6.6 - Telhados metlicos.

A aplicao de coberturas de baixa temperatura (cool roofs) conduz a uma reduo nos consumos de energia elctrica para refrigerao dos espaos, at cerca de 50%, de acordo com o material que existia antes da implementao da nova cobertura.

fsicas, propriedades qumicas, o preo e a facilidade de aplicao. Alguns dos materiais mais utilizados so os seguintes: EPS Poliestireno Expandido; XPS Poliestireno Extrudido; MW L mineral (Rocha, Vidro); PUR Poliuretano; ICB Aglomerado Negro de Cortia.

Fig. 6.7 Possveis locais de aplicao de isolamento trmico [www.radiantbarrier.com].

Fig. 6.8 - A transferncia de calor num telhado proporcional diferena de temperatura entre a superfcie do telhado e o interior.

26

As tecnologias eficientes de utilizao de energia elctrica e trmica

onde interessa reduzir os ganhos trmicos, existem vidros com pelculas selectivas que deixam entrar a luz visvel, mas que bloqueiam parte significante da radiao solar na banda do infravermelho. Um novo tipo de envidraados, tambm designados como janelas
Fig. 6.9 - Elevao da temperatura para alguns dos materiais mais comuns para revestimento de telhados (Fonte: Lawrence Barkeley National Laboratory). Fig. 6.10 Coeficiente de condutividade trmica de diversos materiais para isolamento trmico.

inteligentes, podem adaptar-se s frequentes alteraes nas necessidades de luz, aquecimento ou arrefecimento dos edifcios. Estas janelas inteligentes podem ser classificadas em duas categorias: Envidraados passivos, de tipo fotocrmico capazes de variar as suas caractersticas de transmisso de luz de acordo com alteraes na luz solar CORTAR (photochromic) e as suas caractersticas de transmisso de calor de acordo com as alteraes da temperatura ambiental.

A comparao do custo dos diversos materiais para isolamento trmico, apenas se torna pertinente se os parmetros de utilizao forem semelhantes. A forma directa de comparar o custo do desempenho trmico dos diferentes tipos de isolamento feita atravs do Custo do efeito isolante (Cei): Cei = Preo do isolante [ /m ] / R (R = Resistncia trmica = Espessura / ( * Seco) y
3

trmica (rgon ou crpton), e usando espaadores isolantes nos caixilhos (fig. 6.11). Adicionalmente, as propriedades pticas tais como a transmisso de calor solar podero ser adaptadas a zonas climatricas especficas onde o calor mesmo em pequena quantidade proveniente do sol de Inverno ir transformar estas super janelas em fornecedoras de energia. Nas fachadas

Vidros e janelas
Existem janelas que podem apresentar uma elevada resistncia trmica pela combinao de vidros duplos com mltiplas camadas de baixa emissividade, com o preenchimento da cmara-de-ar com gs de baixa conductividade
Tabela 4 - Custo do efeito isolante (Cei) de diversos materiais de isolamento. (Fonte: ACEP).

vidro camada de ar

camada de baixa emissividade

espaador vidro simples vidro duplo


Fig. 6.11 Diversas estruturas de vidros.

27

Envidraados activos do tipo electrocrmico usam um controlo elctrico para alterar as suas propriedades de transmisso de luz.

Impactos positivos dos vidros duplos de baixa emissividade:


No nvel de conforto trmico, na reduo das perdas trmicas; Na reduo da capacidade do sistema de climatizao requerido; Na reduo do rudo.

Sistemas de gesto de energia


Os sistemas de gesto de energia permitem, com maior ou menor grau de sofisticao monitorizar e controlar de forma automtica os vrios equipamentos do sistema energtico de um edifcio, com vista a conseguir efectuar uma utilizao racional de energia e proporcionar nveis adequados de conforto. A percentagem de calor reflectido depende do tipo de filme que o vidro possui, Um grande edifcio de servios engloba geralmente:
Factor U = 0,29 (vidro duplo com alta transmissividade)
Fig. 6.12 Principais caractersticas de um vidro duplo com pelculas de baixa emissividade.

1 O calor solar directo que passa o vidro reduzido, e controlvel de acordo com a tecnologia utilizada no fabrico do vidro;

2 No exterior, o calor radiado pelos objectos quentes reflectido; 3 No interior, o calor radiado reflectido.

como se pode ver pela figura seguinte:


Factor U = 0,25 (vidro duplo com transmissividade moderada)

Rede de distribuio de energia elctrica constituda por postos de transformao, rede de mdia e baixa tenso, quadros elctricos de distribuio e, os diferentes circuitos da utilizao; Grupo(s) gerador(es) de emergncia; Sistemas AVAC (aquecimento, ventilao e ar condicionado); Elevadores e monta-cargas; Iluminao interior e exterior; Sistemas de deteco e extino de incndio; Sistemas de deteco de intruso.
28 75% de luz visvel transmitida 71% de infravermelho solar transmitido

45% de infravermelho solar transmitido

81% de luz visvel transmitida

Fig. 6.13 Radiao infra-vermelha e visvel trasmitida de acordo com as pelculas selectivas aplicadas na parede interior do vidro duplo.

sobre estes sistemas e equipamentos ou instalaes que se exerce o controlo do sistema de gesto centralizada e automao de grandes edifcios. As principais funes dos sistemas de gesto de energia (SGE) esto sumariadas na tabela seguinte.

As tecnologias eficientes de utilizao de energia elctrica e trmica

Fig. 6.14 - Exemplos de vantagens da integrao de um sistema de gesto de energia numa unidade industrial (Fonte: http//www.geindustrial.com).

CASO DE ESTUDO
Tabela 5 - Principais funes de um SGE.

A Experincia Piloto de Monitorizao de Consumos Energticos da SONAE Sierra no centro comercial Via Catarina (Porto-Portugal), centrou-se na instalao de uma rede de mais de 100 sensores de medio de consumos energticos, temperaturas, caudais, etc., e principalmente no tratamento integrado da informao fornecida por estes sensores (tratada hora a hora durante os 365 dias do ano) de forma a calcular os indicadores de desempenho adequados a cada sistema energtico monitorizado. A monitorizao de consumos permitiu conhecer a eficincia real dos sistemas de arrefecimento para um vasto conjunto de condies de funcionamento distintas (carga, temperatura ambiente, etc.) e optimizar a estratgia de controlo dos sistemas de arrefecimento do edifcio, conseguindo sem qualquer investimento, uma economia anual de cerca de 20.000 euros. Os principais resultados desta iniciativa no so mensurveis e imediatos.

Em Portugal ainda no frequente a utilizao de sistemas de gesto de energia, seno em grandes edifcios. No entanto, algumas destas funes no apresentam grande dificuldade de implementao. Na tabela seguinte indica-se um conjunto de funes vantajosas, bem como a respectiva economia tpica de energia proporcionada, em diferentes tipos de edifcios de servio.

Tabela 6 - Potencial de poupana de energia por tipo de edifcio.

No entanto como resultado associado surge a optimizao da estratgia de controlo dos equipamentos de arrefecimento do edifcio. Assim: Reduo de consumos de energia final: 300 MWh/ano; Reduo de emisses de CO2: 150 ton./ano; Reduo de custos associados ao consumo de energia final: 20.000 euros/ano;

29

Factor de potncia
Todo o sistema elctrico que utilize corrente alternada pode consumir dois tipos de potncia: Potncia Activa (P) e Potncia Reactiva (Q). Enquanto a potncia activa realiza o trabalho desejado, a potncia reactiva no. Esta ltima serve apenas para alimentar os circuitos magnticos dos dispositivos elctricos. A relao entre as referidas potncias facilmente definida pelo tringulo rectngulo apresentado na fig. 6.15. A Potncia Aparente (S) a soma vectorial de P e Q:
S n
Fig. 6.16 - Compensao do factor de potncia.
S - Potncia aparente P - Potncia activa Q - Potncia reactiva

Fig. 6.15 - Tringulos das potncias.

Q condensadores
Q motores

P
ad ns o

30

P=S compensado

o co m pe

As tecnologias eficientes de utilizao de energia elctrica e trmica

A Potncia Aparente (S) representa a carga efectiva do sistema de produo e transporte de energia elctrica. A Potncia Activa (P) pode ser expressa por:

por um grupo de condensadores, o que conduz situao desejada: A potncia activa, P, igual potncia aparente, S. No melhoramento do factor de potncia h dois tipos de solues a considerar, embora o ideal seja a adopo das duas: Aco directa sobre as causas Reduo do tempo de funcionamento em baixa carga ou vazio, dos motores elctricos atravs de:

relao P/S d-se o nome de factor de potncia (cos ), que expressa o peso da potncia reactiva face potncia activa. Alguns dos inconvenientes de uma instalao com um factor de potncia reduzido so: Aumento da factura de electricidade, devido ao facto da EDP cobrar toda a energia reactiva superior a 40% (cos <0,93) da energia activa consumida. Adicionalmente ocorre um aumento das perdas de energia na instalao do consumidor; Diminuio da capacidade de fornecimento de potncia activa nos cabos e transformadores; Sobrecarga da rede do consumidor ou, para tal ser evitado, sobredimensionamento da rede. Anular a potncia reactiva, Q, no possvel, dado que muitos equipamentos elctricos no funcionariam. Criar na instalao elctrica uma fonte de potncia reactiva a soluo. A figura 6.16 ilustra o exposto. A potncia reactiva consumida por um grupo de motores compensada pela potncia reactiva fornecida (a) Compensao global logo aps o transformador; (b) Compensao local junto s principais cargas consumidoras de energia reactiva. (a) Dimensionamento correcto dos motores; (b) Acoplamento de um equipamento de comando das mquinas; (c) Ligao dos motores em estrela se funcionarem sempre abaixo de 1/3 da potncia nominal. Compensao da energia reactiva Recurso a baterias de condensadores, que geram uma potncia reactiva oposta consumida pelos motores, iluminao fluorescente, transformadores, etc. Os locais de instalao dos condensadores podem ser classificados em 2 grupos distintos:

Retorno (meses)

Factor de potncia antes da compensao


Fig. 6.17 - Retorno do investimento na compensao do factor de potncia, para vrios nveis de potncia da instalao.

31

Edifcios sustentveis
Na concepo de um edifcio, a adopo de algumas estratgias poder influenciar significativamente o seu desempenho em termos do conforto trmico no seu interior e, consequentemente, dos seus ocupantes. Como o consumo energtico depende das condies de conforto que os ocupantes querem atingir, se o edifcio estiver pouco adaptado ao clima local ser necessrio maior consumo de energia para atingir as condies de conforto trmico pretendido. Contudo, se na concepo de um edifcio so utilizadas as estratgias bioclimticas correctas, o edifcio fica mais prximo de atingir as condies de conforto trmico e de diminuir os respectivos consumos energticos para atingir esses fins. As estratgias a adoptar para a criao de edifcios sustentveis, so um conjunto de regras ou medidas de carcter geral, destinadas a influenciar
Isolamento trmico Massa trmica Raios solares no Inverno Isolamento trmico Massa trmica Raios solares no Inverno Sombreador Clarabias Beiral da cobertura Raios solares no Vero

a forma do edifcio, bem como os seus processos, sistemas e componentes construtivos. As estratgias a adoptar num determinado edifcio ou projecto, devero ser seleccionadas tendo em ateno a especificidade climtica do local, a funo do edifcio e, consequentemente, o modo de ocupao e operao do mesmo, com o objectivo de promover um

bom desempenho em termos de adaptao ao clima. Deve-se fazer o aproveitamento da massa trmica, atravs da utilizao de sistemas solares passivos, tirando partido da capacidade do beto em termos de armazenagem de calor/energia.

Fig. 6.18 Aspectos essenciais para um edifcio sustentvel com a fachada principal virada a sul.

32

As tecnologias eficientes de utilizao de energia elctrica e trmica

G D

B A C

Fig. 6.19 Vrios aspectos relevantes de construo de um edifcio sustentvel.

A Bons acessos para pees, bicicletas e automveis; B As rvores providenciam proteco em dias de vento forte e sombra o sombreamento particularmente til nas fachadas poente e nascente; C Usar um bom material de isolamento no envelope exterior; D Coberturas com um revestimento de baixa absoro de radiao solar; E Utilizar iluminao natural (clarabias) e janelas com sombreadores; F Ventilao natural; G Uso de equipamentos centralizados de alto rendimento.

33

Produo descentralizada de

electricidade e de calor
Cogerao
Os processos de produo de energia elctrica a partir de combustveis fsseis criam uma grande quantidade de energia trmica residual. Em mdia, cerca de 2/3 da energia contida no combustvel, libertada sob a forma de energia trmica. Se o processo de gerao se realizar no local de consumo, ou prximo deste, a energia trmica que normalmente desperdiada pode ser aproveitada para produo de vapor, aquecimento de gua ou de ar, ou para satisfao de outras necessidades de ndole trmica. A cogerao uma tecnologia que aumenta significativamente a eficincia de converso dos recursos energticos, ao mesmo tempo que reduz as emisses globais e os custos de operao em mais de 40% (fig. 7.1 e fig. 7.2).
34

Fig. 7.1 Produo de calor e electricidade por tecnologia convencional.

Fig. 7.2 Produo de calor e electricidade por cogerao.

Produo descentralizada de electricidade e de calor

A cogerao particularmente apropriada em instalaes com elevados nveis de consumo de energia trmica ao longo do ano. A cogerao geralmente utilizada por consumidores industriais, principalmente nas indstrias qumicas, cermica e do papel, existindo tambm algumas instalaes no sector tercirio (hospitais, hotis, centros comerciais). Trata-se duma central de produo combinada de calor e electricidade, com turbina a gs do tipo GTX 100, acoplada a um alternador com uma potncia elctrica de cerca de 44 MW e uma caldeira de recuperao da energia dos gases de exausto da turbina, equipada com sistema de queima suplementar de gs natural, para a produo de um mximo de 120 t/h de vapor sobreaquecido Dentro dos combustveis fsseis, o gs natural a energia primria mais frequentemente utilizada para fazer funcionar as centrais de cogerao. Estas podem todavia recorrer igualmente s fontes de energias renovveis (biomassa) e aos resduos industriais. O processo de cogerao a gs mais ecolgico, na medida em que o gs natural liberta, por ocasio da sua combusto, uma menor quantidade de dixido de carbono (CO2), de xido de azoto (NOX) e de outros resduos, do que o petrleo ou o carvo. As principais vantagens da cogerao podem ser avaliadas pelos seguintes factores: Com a Central de Cogerao deixa de haver a emisso de SO2 e partculas, correspondentes queima de 57 kt de fuel (170 t de partculas e 1500 ton. de SO2, por ano). H tambm uma forte reduo na emisso de NOx (alm da turbina estar equipada com queimadores de baixo teor de NOx, h a reduo correspondente economia de 22% na queima de combustvel). Como a produo de electricidade est junto dos centros de consumo, Menor custo de energia (elctrica e trmica); Melhor qualidade da energia elctrica no caso de ser mantida a ligao rede; Evitar custos de transmisso e de distribuio de electricidade; Maior eficincia energtica; Menor emisso de poluentes (vantagens ambientais); a central de cogerao permite tambm poupar custos e reduzir perdas nas redes de transporte e de distribuio. 2 - A Powercer uma sociedade detentora de uma central de cogerao cuja actividade se encontra intimamente relacionada com o processo produtivo da fbrica da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, em Vialonga, sendo a responsvel pela gesto da produo de todo o vapor necessrio ao processo fabril. So accionistas da Powercer a Galp Power SGPS, SA e a Finerge, SA, duas entidades de referncia no mercado energtico portugus, as quais participam separadamente j em vrios outras instalaes de cogerao. Em termos de emisso de CO2, a situao actual emite 213000 ton. , enquanto a situao anterior emitiria 323.000 ton. o que corresponde a uma reduo de 110.000 ton. CO2 emitidas. RESULTADOS: (33 bar, 350C). A Central de Cogerao, em funcionamento normal, produz anualmente 360 GWh, de energia elctrica, integralmente vendidos Rede Elctrica e 790000 t de vapor, utilizados no processo fabril da Solvay. O consumo anual de gs natural da ordem dos 100 milhes de metros cbicos. O investimento na construo da Central foi da ordem de 35 M. euros.

CASOS DE ESTUDO
1 - Como o complexo industrial (figura da pgina anterior) instalado na Pvoa de Santa Iria simultaneamente um grande consumidor de energia elctrica (electrlises) e de energia trmica, sob a forma de vapor (produo de carbonato de sdio), a Solvay Portugal decidiu proceder construo duma central de cogerao.

35

A promoo da cogerao poderia Os equipamentos principais da central de cogerao da Powercer (fig. 7.3) so uma turbina a gs alimentada a gs natural com uma potncia de 7.300 kW e uma caldeira de recuperao para a produo de vapor saturado a 12bar (g). A turbina a gs produz electricidade atravs da queima de gs natural nas suas cmaras de combusto de baixo teor de NOx. Toda a energia elctrica produzida, exceptuando-se a que consumida nos auxiliares da central, exportada para a rede pblica. A caldeira de recuperao consegue uma produo de 14 toneladas por hora de vapor (t/h), apenas por recuperao dos gases da turbina, sendo capaz de modular a sua produo at a um valor mximo de 30 ton./h com o sistema de queima suplementar. evitar a libertao de 127 milhes de toneladas de CO2 na EU, em 2010, e de 258 milhes de toneladas em 2020, se for duplicada a penetrao desta tecnologia.

Trigerao
De forma complementar cogerao existe ainda a possibilidade de utilizar a energia trmica recuperada (vapor a baixa presso, gua quente at 95C) para a produo de frio industrial ou para climatizao por recurso a sistemas de absoro, aproveitando os excedentes energticos sob a forma de vapor, gua quente ou aproveitando directamente os gases de escape. O termo normalmente utilizado para definir esta aplicao Trigerao, produo combinada de energia elctrica, calor e frio. Estes sistemas de trigerao tm vindo a ser utilizados sobretudo no sector tercirio, em processos de climatizao. A utilizao dos chillers de absoro pode constituir uma maneira de equilibrar o aumento das necessidades de frio com a diminuio das necessidades de calor no perodo estvel. Contudo, em empresas industriais que tenham grandes necessidades de frio esta ser tambm uma hiptese a considerar, sobretudo no caso das actuais unidades que recorrem ao arrefecimento por gua (por exemplo bancos de gelo) utilizando sistemas tradicionais de refrigerao.

Fig. 7.3 - Diagrama simplificado do sistema de cogerao da Powercer.

RESULTADOS: A instalao da central de cogerao da Powercer permitiu no s um importante desconto na factura do vapor como ainda importantes melhorias nos custos de operao e manuteno da fbrica. Do ponto de vista tcnico, a nova central permitiu ainda ver incrementada a fiabilidade de produo, uma vez que as anteriores unidades de produo de vapor podem trabalhar como complemento e reserva, e ainda ver incrementada, atravs de um sistema tecnologicamente avanado, a capacidade de produo de vapor da fbrica, o que permitir encarar de forma sustentada futuras expanses do processo industrial. As economias geradas pelo projecto provm maioritariamente da superior eficincia energtica da central e do seu impacto na estrutura do tarifrio de venda de energia elctrica rede pblica, sendo assim possvel conjugar eficincia energtica e rentabilidade financeira. Reduo anual dos consumos de energia (*) - >15% Reduo anual das emisses (*) - 24000 t/ano Perodo de recuperao do investimento - 6 anos
(*) redues globais no sistema, ou seja, quanto se poupa em energia primria e em emisses pela produo combinada de vapor e electricidade da central de cogerao em comparao com a produo convencional de vapor nas caldeiras convencionais e com a produo de uma quantidade idntica de energia elctrica numa central trmica convencional.

36

Produo descentralizada de electricidade e de calor

Biomassa
A biomassa designa, em geral, a quantidade de matria orgnica que se forma num determinado espao associada ao metabolismo de plantas e animais. Pertencem biomassa num sentido mais amplo, as matrias orgnicas tais como plantas (troncos, ramos, cascas) e matrias transformadas tais como resduos de indstria transformadora da madeira, da indstria alimentar e da agro-pecuria. Estes elementos primrios de biomassa podem ser transformados pelas diferentes tecnologias de converso em biocombustveis slidos, lquidos ou gasosos e, finalmente, nos produtos energticos finais energia trmica, mecnica e elctrica.

a possibilidade de utilizao de ciclo combinado, para obter maior rendimento. A utilizao dos resduos florestais para a produo de energia reflecte-se de forma positiva em aspectos econmicos, sociais, regionais e ambientais, pelo facto de contribuir para a criao de emprego, e de permitir a melhoria de qualidade de vida das populaes rurais e o consequente desenvolvimento das regies do interior mais desfavorecidas. Os projectos neste tipo de tecnologia contribuem assim para a economia local e para a fixao da populao, na medida em que so criados postos de trabalho directos e indirectos. Estima-se que a floresta portuguesa
Gerador Arrefecimento do gerador

Sada de exausto Recuperador Cmara de combusto

Compressor Enrolamentos de ar Revestimento do recuperador Turbina

Fig. 7.5 - Desenho tcnico de uma Microturbina.

biomassa proporcionam uma capacidade firme e previsvel para satisfazer os consumos, o que refora o seu valor estratgico numa expanso equilibrada da produo renovvel da electricidade.

Microturbinas
As microturbinas podem constituir uma opo vantajosa para produo distribuda de electricidade e de calor, devido sua simplicidade, ao facto de serem uma tecnologia j amadurecida e devido s suas reduzidas emisses. Comparando com as turbinas convencionais, apresentam uma potncia mais reduzida (normalmente at 200 kW), um ciclo de combusto simplificado, uma menor taxa de compresso e um eixo do rotor de reduzidas dimenses, com o gerador montado numa das extremidades (fig. 7.5). Estes grupos podem adaptar-se para funcionarem com diferentes tipos de combustveis, sem quaisquer modificaes significativas a realizar nos seus dispositivos mecnicos. Os combustveis que podem ser utilizados vo desde os que apresentam elevado contedo energtico, como o propano at aos gases provenientes das estaes de compostagem, passando pelo gs natural. Podem tambm ser utilizados

A biomassa pode ser convertida em energia elctrica atravs de vrios processos. A maioria das centrais de biomassa, so geradas usando um ciclo de vapor (fig. 7.4). A biomassa queimada numa caldeira de forma a produzir vapor, que vai accionar uma turbina. A biomassa tambm pode ser queimada em conjunto com carvo (combusto conjunta) diminuindo assim as suas emisses. Outro processo a converso da biomassa slida em gs atravs de um gaseificador. Este biogs pode ser queimado atravs do acondicionamento de uma turbina a gs, existindo tambm

gere por ano cerca de 6 milhes de toneladas de resduos, cuja recolha permitiria reduzir significativamente o risco de incndios, e produzir o equivalente a 3,5 TWh de electricidade renovvel. Este tipo de electricidade renovvel, representa cerca de 8% do consumo de electricidade em 2005, tendo com as tarifas actuais um valor de cerca de 370 milhes de euros. Deste valor cerca de metade seria utilizado para remunerar os resduos florestais, injectando nas zonas rurais um poderoso estmulo sua dinamizao. Contrariamente s centrais elicas e solares, as centrais de

Fig. 7.4 - Produo de energia atravs da queima directa da biomassa.

combustveis lquidos como o diesel,

37

Existem cinco tipos principais de clulas de combustvel, os quais se encontram em diferentes estgios de desenvolvimento tcnico e comercial: clula de combustvel alcalina (AFCs), de carbonatos fundidos (MCFCs), cido fosfrico (PAFCs), membrana de protes (PEMFCs) e de xidos slidos (SOFCs). Os combustveis mais utilizados em sistemas de pilhas de combustvel incluem o gs natural, o hidrognio e o metanol. Adicionalmente, outros combustveis tm-se revelado candidatos viveis para o uso em pilhas de combustvel, como o biogs, a gasolina, o gasleo e outros destilados do petrleo, o ter dimetlico, o etanol, assim como produtos resultantes da gaseificao de carvo e a nafta. O combustvel utilizado no ncleo das clulas de combustvel o hidrognio embora, este gs no se encontre
Fig. 7.6 - Microturbina.

facilmente disponvel. Por outro lado as infra-estruturas de extraco, transporte e distribuio, refinao e/ou purificao de

a gasolina ou o querosene, sendo necessrio apenas realizar-se pequenas modificaes no sistema de alimentao de combustvel. As microturbinas ainda so uma tecnologia relativamente cara face a tecnologias convencionais, embora se possa tornar mais competitiva sobretudo se a sua procura permitir a produo destes equipamentos em grande escala.

de produo de energia mais promissoras. Produzem electricidade com eficincias entre 40 e 60%, com emisses reduzidas e de forma to silenciosa que podem facilmente ser utilizadas em ambiente urbano. So particularmente bem adaptadas ao mercado da produo distribuda devido a essas caractersticas, a que se junta ainda a sua modularidade e a possibilidade de se construrem unidades com qualquer potncia.

hidrocarbonetos j so parte integrante da nossa sociedade. Consequentemente, tm sido concebidos sistemas de pilhas de combustvel para aplicaes prticas utilizando hidrocarbonetos. Estes sistemas requerem, habitualmente, a presena de um conversor, o qual transforma os hidrocarbonetos num gs rico em hidrognio, procede remoo de contaminantes, e fornece hidrognio puro clula. As clulas de combustvel libertam

Clulas de combustvel
As clulas de combustvel so dispositivos electroqumicos que convertem directamente a energia qumica contida num combustvel rico em hidrognio em energia utilizvel (electricidade e calor) sem combusto (fig. 7.7), tendo-se afirmado como uma das tecnologias

Uma clula de combustvel produz apenas uma tenso de cerca de 1 Volt, pelo que usual interligarem-se vrias destas unidades, formando uma pilha que poder fornecer uma tenso mais facilmente utilizvel. Uma pilha de combustvel pode ser configurada com vrios grupos de clulas interligadas em srie e paralelo, podendo-se obter a tenso, corrente e potncia pretendidas.

quantidades considerveis de calor durante o seu funcionamento, o qual pode ser utilizado para a produo de gua quente ou vapor. Quando as quantidades de calor e/ou as temperaturas dos gases de escape so reduzidas, estas podem ser aproveitadas para a produo de gua quente ou vapor de baixa presso. Pelo contrrio, para os casos das clulas de altas temperaturas, torna-se possvel o aproveitamento do calor libertado no

38

Produo descentralizada de electricidade e de calor

escape para produo de vapor a alta temperatura e presso, o que o torna adequado produo de electricidade em ciclo combinado, podendo ser conseguidos rendimentos mais elevados.

Fig. 7.7 - Diagrama de uma clula de combustvel com capacidade para separar o hidrognio do combustvel de entrada.

Fig. 7.8 - Rendimento comparativo entre as diversas tecnologias de clulas de combustvel e outras tecnologias convencionais.

As possveis aplicaes incluem: Produo de gua Quente Sanitria (AQS), para hospitais, hotis, etc.; Aquecimento de piscinas; Aquecimento ambiente; Arrefecimento ambiente: possvel produzir frio combinando energia solar com mquinas de absoro ou sistemas hbridos (solar-gs); Produo de gua a elevadas temperaturas destinada a uso industrial; Aplicaes de baixa ou intermdia temperatura, como estufas, secadores e desalinizadores.

A energia solar pode tambm ser convertida directamente em energia elctrica atravs de painis fotovoltaicos instalados em edifcios e ligados rede elctrica. A converso directa da energia solar em energia elctrica envolve a transferncia da energia dos fotes da radiao solar incidente para os electres da estrutura atmica desse material. Esta forma de energia uma das mais promissoras fontes de energia renovvel, tendo como vantagens a ausncia de poluio, a ausncia de partes mveis, a reduzida manuteno e o tempo de vida elevado (25 anos). Contudo apresenta como principais desvantagens o reduzido rendimento e o elevado custo, que no entanto tem decrescido acentuadamente. Uma possvel aplicao da energia

Integrao de energia fotovoltaica e solar trmica em edifcios industriais


Nos edifcios existem duas formas distintas de aproveitar a energia solar. Uma a forma activa, na qual os raios solares so convertidos directamente noutras formas de energia (trmica ou elctrica) por equipamentos especialmente instalados para o efeito. Outra a forma passiva, onde se faz o aproveitamento da energia para a climatizao dos edifcios atravs de concepes e estratgias construtivas apropriadas. A necessidade de aquecimento e de arrefecimento ambiente nos edifcios pode ser reduzida atravs de medidas de aproveitamento da energia do solar. A instalao de colectores solares em edifcios (fig. 7.9), pode reduzir em cerca de 80% o consumo de energia convencional (electricidade, gs natural, gs propano, etc.) para o aquecimento de gua.

fotovoltaica a sua integrao em edifcios, tanto em paredes como coberturas. Esta aplicao pode representar redues tanto dos custos construtivos como energticos. A energia gerada desta forma serve no s para satisfazer os consumos do edifcio, mas tambm para
Fig. 7.9 - Aplicaes de colectores solares para aquecimento de gua.

fornecer a energia produzida rede, beneficiando de incentivos tarifrios.

39

Sistemas com elevada qualidade de energia


A energia elctrica constitui hoje um elemento essencial para o funcionamento de praticamente todos os sectores de actividade. Trata-se de um factor de produo no convencional, pois requerido com fluxo contnuo. No vivel, por enquanto, armazen-la em grandes quantidades sendo apenas possvel assegurar a sua qualidade no instante em que consumida. A Qualidade da Energia Elctrica cada vez mais um factor determinante para a competitividade de numerosas actividades econmicas. O nmero de clientes com necessidade de energia elctrica com elevada qualidade tem vindo a aumentar nos ltimos anos e previsvel que com

as novas tendncias tecnolgicas se venha a acentuar ainda mais esta situao. A proliferao de tecnologias que utilizam dispositivos para o processamento de informao (os denominados Smart Chips, como os sistemas digitais, microprocessadores, memrias, etc.) e dispositivos para o controlo da potncia (os denominados Power Chips, como os tirstores, triacs, IGBT, fontes de alimentao comutadas, variadores electrnicos de velocidade, etc.) est hoje completamente disseminada, correspondendo em alguns sectores, totalidade das cargas consumidoras de energia elctrica. Pelo facto das redes de distribuio convencionais estarem limitadas na oferta de ndices de qualidade elevada, a resoluo dos problemas da energia nas instalaes com exigncias de alta fiabilidade deve envolver o distribuidor, o cliente e o fabricante/fornecedor dos equipamentos.

Tabela 7 - Problemas mais comuns da Qualidade de Energia, suas causas e consequncias.

Descrio: Situao em que a tenso de alimentao no ponto de entrega inferior a 1% da tenso declarada. Uma interrupo da alimentao pode ser classificada como: prevista, quando os Clientes so informados com antecedncia, para permitir a execuo de trabalhos programados na rede; acidental, quando provocada por defeitos permanentes ou transitrios, na maior parte das vezes ligados a acontecimentos externos, a avarias ou interferncias. As interrupes acidentais podem ser classificadas como: Interrupes longas interrupo longa, (durao superior a 3 minutos) provocada por um defeito permanente; interrupo breve, (durao no superior a 3 minutos) provocada por um defeito transitrio. Valores indicativos: Em condies normais de explorao, a frequncia anual de interrupes longas pode ser de 10 a 50, de acordo com as regies. No se do valores indicativos para as interrupes previstas por serem anunciadas com antecedncia. O nmero anual de interrupes breves pode variar de algumas dezenas a algumas centenas. Interrupes breves Cerca de 70% das interrupes breves tm durao inferior a 1s. Causas: Estas perturbaes esto especialmente relacionadas com manobras de desligao e rearme automtico de disjuntores, para isolamento de defeitos. As principais causas de defeitos so as condies atmosfricas adversas, deteriorao dos materiais isolantes nos sistemas elctricos de distribuio e de utilizao final de energia, avarias de equipamento, contornamento de isoladores, contacto de rvores e animais com condutores elctricos, acidentes rodovirios, incidentes de construo civil e outros condicionalismos externos aos sistemas elctricos. Consequncias: Interrupo longa ou breve de funcionamento do equipamento. Descrio: Considera-se como cava de tenso a diminuio brusca da tenso de alimentao para valores situados entre 90% e 1% da tenso declarada, durante 10ms a 1min (por conveno). O valor de uma cava de tenso definido como sendo a diferena entre a tenso eficaz durante a cava de tenso e a tenso nominal. Valores indicativos: O nmero de cavas de tenso pode ir de algumas dezenas a um milhar por ano. A maioria dura Cavas de tenso menos de 1s e tem uma amplitude inferior a 60%. No entanto, podem ocorrer, embora raramente, cavas de tenso com amplitude e durao superiores. Causas: Defeitos nas redes de transporte e distribuio, defeitos nas instalaes dos Clientes, arranque de cargas de elevada potncia, em determinadas condies de explorao. Consequncias: Problemas em contactores, rels electromecnicos, variadores electrnicos de velocidade, diminuio de rendimento nas mquinas elctricas rotativas, paragem de sistemas de controlo industrial baseados em microprocessador (computadores e autmatos programveis).

40

Produo descentralizada de electricidade e de calor

Descrio: Variaes muito rpidas do valor da tenso, com durao entre alguns microssegundos e poucos Sobretenses transitrias milissegundos. A amplitude da tenso pode atingir valores da ordem das centenas de milhares de Volt. Causas: Descargas atmosfricas, descargas electrostticas, operaes de comutao de linhas ou de baterias de condensadores para correco do factor de potncia. Consequncias: Possvel destruio de componentes electrnicos, ruptura dos materiais isolantes, perda de dados ou erros no processamento de informao, interferncia electromagntica, etc. Descrio: Variao das tenses num sistema trifsico, em que a amplitude das tenses das trs fases e/ou o desfasamento entre elas no so iguais. Desequilbrios de tenses Causas: Distribuio desequilibrada de cargas monofsicas nos sistemas elctricos, em determinadas condies de explorao. Consequncias: Um sistema desequilibrado implica a existncia de uma componente de sequncia negativa que afecta sobretudo as cargas trifsicas. As cargas mais afectadas so os motores de induo trifsicos. Aumento da corrente no condutor de neutro e diminuio do rendimento global dos sistemas. Descrio: Considera-se que existe distoro harmnica de tenso em situaes cuja forma de onda da tenso no sinusoidal, sendo possvel decomp-la numa srie de sinais com diferentes amplitudes e fases, e com frequncias mltiplas da tenso fundamental (50Hz em Portugal). Distoro harmnica de tenso Causas: Cargas electrnicas, tais como variadores electrnicos de velocidade, equipamentos informticos e de telecomunicaes, fornos de induo, mquinas de soldar, lmpadas de descarga, mquinas elctricas a funcionar em regime de saturao do ncleo ferromagntico. Consequncias: Sobreaquecimento de equipamentos, degradao do factor de potncia, diminuio do rendimento de mquinas elctricas, possibilidade de ocorrncia de ressonncia, interferncias electromagnticas com sistemas de comunicao, erros de medida em aparelhos de medida convencionais (de leitura de valor mdio), aumento da corrente no neutro.

Fig. 7.10 - Custos tpicos de uma interrupo consoante a sua durao, para os sectores industrial e de servios (McGranaghan, 2002).

41

Sustentabilidade nos

transportes
O desenvolvimento econmico gerou um fenmeno de forte e rpida concentrao de pessoas e de actividades nos centros urbanos marcado pelo aparecimento de grandes metrpoles, com uma dinmica da evoluo muito prpria. O que surgiu no sculo XX no foi s a necessidade de mobilidade, foi o aparecimento, em massa, do transporte mecnico de estrada (o automvel) e o transporte por ar (avio). A fig. 8.1 representa a evoluo da mobilidade entre 1850 e 1990, quantificada em termos de movimento das populaes quilmetro por pessoa e por ano. Pode-se dizer que no s aumentou a mobilidade, mas tambm se processou uma acentuada transformao em direco mobilidade mecnica.

42

Sustentabilidade nos transportes

O crescimento populacional, o aumento de infra-estruturas e de instalaes urbanas, muitas vezes sem o planeamento adequado, tem como consequncia, a deteriorao do ambiente e da qualidade de vida. Os centros urbanos criam necessidades acrescidas de mobilidade que em muitos casos satisfeita recorrendo ao automvel, que oferece flexibilidade de utilizao mas com impactos ambientais preocupantes. Neste momento, algumas grandes cidades chegaram a uma fase da sua evoluo onde o barulho, a poluio atmosfrica, e os engarrafamentos, que condicionam a desejada mobilidade, se encontram associados ao urbanismo anrquico. Para combater as novas patologias urbanas, num perodo em que o desenvolvimento harmonioso aplicado cidade de enorme importncia para o seu equilbrio e para a qualidade de vida dos seus habitantes, preciso pensar no seu ordenamento tendo em conta uma poltica de transportes economicamente vivel, socialmente aceitvel e respeitadora do ambiente.
Ano

Fig. 8.1 - Padro de mobilidade pessoa-Km, por pessoa e por ano, de entre os anos 1850 e 1990.

Tabela 8 Polticas e medidas (PeM) de reduo de GEE na UE. Fonte: European Climate Change Program.

43

Em Portugal o transporte rodovirio abarca cerca de 80% das emisses de gases de efeito de estufa, sendo previsvel que esta proporo aumente at 2010, sendo de salientar a fraca percentagem (3%) de emisses imputveis ao modo ferrovirio. A tabela 8 apresenta algumas possveis estratgias para a sustentabilidade e para a reduo dos Gases Efeito de Estufa no sector dos Transportes na Unio Europeia. As redues possveis no sector dos Transportes representam um dos maiores potenciais disponveis para reduo das emisses. A implementao de polticas de gesto eficientes e a utilizao de novas tecnologias podem oferecer novas oportunidades para atingir um desenvolvimento mais equilibrado no sector dos transportes. No entanto, s a combinao de polticas ambientais ambiciosas e uma mudana nos hbitos da sociedade podero alcanar uma mobilidade sustentvel. A promoo de uma malha intermodal integrada de transportes pblicos seguros, pontuais, confortveis, a um preo acessvel, e relativamente rpidos, tem sido usada com sucesso nalguns centros urbanos para mitigar a utilizao do automvel.

Paralelamente, a utilizao de automveis tem vindo a ser condicionada e/ou penalizada nos grandes centros urbanos, nomeadamente nos ncleos histricos claramente desadequados para a utilizao massiva do automvel. Com a utilizao crescente das tecnologias da informao e da comunicao, o teletrabalho nalgumas actividades j constitui uma alternativa vivel ao movimento pendular dirio casa-trabalho. Encontram-se em desenvolvimento novas tecnologias de transporte que podero ter impactos positivos na reduo do consumo de energia primria, das emisses poluentes, do rudo e da congesto. Os motores de combusto interna, apesar de baratos, tm um rendimento muito modesto (25 a 35%), so poluentes e no tm capacidade regenerativa. Para alm destes problemas, estes motores usam na sua quase totalidade combustveis fsseis (derivados do petrleo e gs natural), com todos os problemas associados da disponibilidade e do preo a longo prazo. A utilizao crescente de biocombustveis uma estratgia interessante para minorar a dependncia nos combustveis fsseis.

Fig. 8.2 - Diagrama interno de um veculo hbrido (Fonte: Toyota Motor Corporation).

44

Sustentabilidade nos transportes

Os motores elctricos tm rendimentos superiores a 95% e capacidade regenerativa (quando o veculo trava a sua energia cintica recuperada), so tambm mais silenciosos e no so poluentes no local de utilizao. Assim, perspectiva-se uma revoluo nos transportes com a electricidade a servir cada vez mais como vector energtico, sendo de realar algumas tecnologias j disponveis ou emergentes: Automveis hbridos (com motor de combusto e motor elctrico), cujo desempenho traz economias muito significativas, nomeadamente em trfego urbano (fig. 8.2); Elctricos e mini-autocarros elctricos ultraleves com e sem condutor (fig. 8.3); Veculos (Autocarros, automveis e motas) elctricos com baterias ou com clulas de combustvel (fig. 8.4).

Fig. 8.3 - Fotografia de um Cybercar - veculo elctrico sem condutor para utilizao em centros histricos num projecto piloto em Coimbra (Fonte: Universidade de Coimbra; www. cybercars.org).

Fig. 8.4 - Autocarro com traco elctrica na cidade do Porto, com clulas de combustvel alimentadas a hidrognio puro (Fonte: www.fuel-cell-bus-club.com).

45

Sobre o BCSD Portugal


O BCSD Portugal Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentvel uma associao sem fins lucrativos, criada em Outubro de 2001 pela iniciativa das empresas Sonae, Cimpor e Soporcel, associadas ao WBCSD World Business Council for Sustainable Development, em conjunto com mais 33 empresas de primeira linha da economia nacional. Actualmente a organizao conta com 75 membros, representando cerca de 20 reas de negcio.

A misso
> A misso principal do BCSD Portugal fazer com que a liderana empresarial seja catalisadora de uma mudana rumo ao Desenvolvimento Sustentvel e promover nas empresas a eco-eficincia, a inovao e a responsabilidade social.

Os objectivos
> Divulgao e promoo do Desenvolvimento Sustentvel > Disponibilizao de servios e ferramentas de implementao aos membros > Acompanhar as polticas pblicas > Promoo da divulgao das boas prticas das empresas membro. Para comentrios ou mais informaes: info@bcsdportugal.org A publicao est disponvel em: www.bcsdportugal.org

46

Ficha tcnica:
ISR Dep. de Eng. Electrotcnica e de Computadores Universidade de Coimbra

Anbal Traa de Almeida Carlos Patro Paula Fonseca Pedro Moura

Professor Catedrtico Investigador do ISR-UC Investigadora do ISR-UC Investigador do ISR-UC

Comisso Tcnica:
Antnio Lereno Machado Antnio Neves de Carvalho Augusto Sardinha Eduardo Alves de S Joaquim Croca Jorge Sousa Marro Jos Bravo Ferreira Margarida Ferraz Paula Gonzalez Rui Campos UNICER EDP AMORIM ABB Vodafone Deloitte & Touche SECIL Caixa Geral de Depsitos GALP SONAE

Lus Rochartre lvares Susana Azevedo Joo Tavares Novembro de 2005

Agradecimentos:
Agradecemos ao Professor Anbal Traa de Almeida, ao Eng. Carlos Patro, Eng. Paula Fonseca e ao Eng. Pedro Moura da Universidade de Coimbra pelo estudo efectuado e pela colaborao ao longo de todo o processo. Gostaramos de agradecer ao Eng. Joo Soares e ao Eng. Ricardo Rodrigues do Grupo Portucel/Soporcel, Dr. Elsa Monteiro, ao Eng. Rui Campos e Eng. Cludia Beiro Lopes da SONAE, ao Eng. Antnio Castro e ao Eng. Fernando Gualter da Salvador Caetano IMVT, Dr. Margarida Martins Ramalho da Jernimo Martins, ao Dr. Jos Ortigo Sanches da ABN AMRO, ao Eng. Lus Saldanha da Gama e ao Eng. Baptista Pereira da Solvay Portugal, ao Dr. Alberto Pimenta e Dr. Leonor Pereira dos CTT, ao Eng. Leonel Horta Ribeiro da ANA, Arq.ta Paula Gonzalez e ao Dr. Joo Cancella de Abreu da GALP, ao Dr. Jos Manuel Oliveira Monteiro da CP e a todos os colaboradores destas empresas que participaram na recolha de informao para a elaborao dos case studies. Gostaramos ainda de agradecer Bactria pelo esforo e eficincia demonstrados na execuo deste trabalho, em particular ao Dr. Srgio Rosa pela sua dedicao e empenho em todo o processo.

47

Edio portuguesa com o patrocnio:

BCSD Portugal Av. Antnio Serpa N 23 - 2 Dt 1050 - 026 Lisboa

Tel: (+351) 21 781 9001 Fax: (+351) 21 781 9126

email: info@bcsdportugal.org web: www.bcsdportugal.org

Das könnte Ihnen auch gefallen