Sie sind auf Seite 1von 8

ANAMNESE ANLISE DO COMPORTAMENTO

ROTEIRO DE ENTREVISTA PSICOLGICA ANAMNESE1 I- IDENTIFICAO Pronturio n. Nome: Sexo: Data de nascimento: Idade: Escolaridade: Escola: Filiao: . Pai: . Idade: . Profisso: . Me: . Idade: . Profisso: Data: Informante: II - MOTIVO DA CONSULTA Queixa principal (DESCRIO DETALHADA) 1) Tipo de sintomatologia 1.a) Sintomas neuro-vegetativo Dificuldades de comer: falta de apetite, bulimia, voracidade, engolir com dificuldade, nuseas, etc... Perturbao digestivas: priso de ventre, diarrias, defecar na cama ou na roupa, etc... Enurese: noturna, diurna. Motricidade: inquietao motriz, convulso, tiques, etc... Perturbao cardiovasculares. Perturbao respiratrias: asma, bronquites, etc ... 1.b) Sintomas psicolgicos e pedaggicos. Pesadelos, pavor noturno, sonambulismo, etc... Medo de animais, ladres, etc... Peculiaridades psquicas: compulses, ritualismo, idias de perseguio, alucinao, sinais de despersonalizao, etc... Distrbios de conduta: agresso, roubos, mentiras, etc... Dificuldades de aprendizagem . Dificuldades de adaptao a escola, etc... OBSERVAO: Os sintomas, descritos pelos pais, podem ser de vrias ordens. Acima, apresentamos alguns exemplos que no so representativos de toda gama sintomatolgica que
1

Elaborada pela Prof. Soraia Dojas

pode nos apresentar a clnica. Neste item sobre a queixa principal, devemos pedir uma descrio detalhada da queixa ou das queixas dos pais e/ou responsvel em relao criana (ou paciente) e ficar atentos ao discurso dos mesmos ao nomear o sintoma. 2) Incio e desenvolvimento da sintomalogia 2.a) Como se manifestaram os sintomas pela primeira vez? 2.b) Em que situao apareceram? OBS:A) Situaes em que o problema no ocorre? B) Como e quando se iniciou e como se desenvolveu at apresentar-se na forma atual? C) O que ocorre imediatamente antes e imediatamente depois da ocorrncia do problema? D) Pensamentos e sentimentos durante e depois da ocorrncia do problema? 2.c) Como eram naquela poca, as relaes do paciente para com a sua famlia e vice-versa. Com a me, o pai, os irmos, outras pessoas da casa? Companheiros de jogos infantis, professores, patres, etc...? 2.d) Fatores desencadeantes Nascimento de um irmo, falecimento de parente prximo, mudana sbita do lar, matrimnio conflitivo dos pais, doenas prolongadas em pessoas da famlia, etc... 2.e) Como veio o desenvolvimento posterior da sintomatologia at hoje? (Prestar ateno aos fatores facilitadores ou inibidores da sintomatologia.) 3) Atitudes frente as queixas 3.a) Pai 3.b) Me 3.c) Parentes III- ANTECEDENTES PESSOAIS 1Concepo Criana desejada? Sim( ) No( ) pelo marido( ) ou esposa( ) Sexo desejado. Masculino( ) Feminino( ) Posio da criana na ordem das gestaes. ( ) Posio da criana na ordem dos nascimentos. ( ) Aborto naturais ( ) Por que? Aborto provocados ( ) Por que? Filhos natimortos ( ) Filhos vivos ( ) Filhos mortos: Causa mortis: Idade: 2Gestao Quanto tempo aps o casamento? Idade da me: Idade do pai: Vivncias e reaes da me durante a gravidez.

Reaes fsicas da me durante a gravidez: enjoou? Quanto tempo? Vomitou? Quanto tempo? Quando sentiu a criana mexer? Como reagiu a essa sensao? Fez tratamento pr-natal? Doenas durante a gestao: Tempo de gestao:

3-

Condies do nascimento Local: em casa. na maternidade. Desenvolvimento do parto: natural foceps cesariana Primeiras reaes: a criana chorou logo ao nascer? ficou roxo? Quanto tempo? ficou vermelho demais? Quanto tempo? ficou preto? Quanto tempo? precisou de oxignio? Quanto tempo? Reaes aps o primeiro dia de vida: teve ictercia? (amarelo ou esverdeado) quanto tempo? Tratamento? apresentou boa suco?.... rejeitou o leite? - apresentou choro constante? Atitudes dos familiares: como reagiu o pai? como reagiu os irmos? como reagiu a me? Relacionamento dos pais poca do nascimento? Quem cuidava da criana Quais os cuidados que a me dispensava criana? Contato me-criana: transmitia tenso, rejeio, ansiedade, insegurana, etc... poca do nascimento a me apresentava alguma sintomatologia? Qual? E o pai? Desenvolvimento Sono Como foi o sono da criana no 1ano de vida? (descrio pormenorizada das horas de sono, regularidade no hbito de dormir, da necessidade de ajuda para dormir, tranqilidade ou no do sono, dormia a noite inteira ou no, etc...) Dorme bem? Quanto tempo por noite? Que horas deita? Que horas levanta? Pula quando dorme? Baba noite? Range os dentes? Sudorese durante a o sono? . Acorda vrias vezes durante a noite e torna a dormir facilmente?

44.1-

Fala dormindo? Grita durante o sono? Dorme do lado da cabeceira e acorda nos ps da cama? Levanta as pernas? Mexe os braos? Faz outros movimentos, sem acordar e sem se lembrar no dia seguinte? Esbugalha os olhos sem acordar? sonmbulo? Acorda, quando tem algum sonho noite e torna a dormir facilmente? Dorme em quanto separado dos pais? Quando foi separado? Qual atitude tomada para separ-lo? Tem cama individual? Dorme sozinho ou com algum no quarto? A criana acorda e vai para a cama dos pais? Posio para dormir. Tem algum ritual antes de dormir?

4.2-

Alimentao Como o paciente foi amamentado: Quando foi a 1 alimentao? Mamou direito? Tinha boa suco? Amamentao materna at quando? Sensaes da me ao amamentar. Quando foi introduzida a mamadeira? De que jeito a me passou do seio mamadeira? At quando a criana fez uso de mamadeira? Alimentao noturna: at que idade? Com que freqncia? como foi retirada? Como a me tirou a mamadeira da criana? Comida de sal: Com que idade iniciou o uso de comida de sal? Consistncia? Rejeitou alimentao alguma vez? Atitude tomada. Houve dificuldades de nutrio? Houve perturbao digestiva? Com que idade comeou a comer sozinha? Vomitou alguma vez? Atitude tomada. Qual o hbito alimentar da criana: do que se alimenta regularidade ou no nos horrios quantidade forada ou no a comer. recebe ou recebeu ajuda na alimentao

4.3

- Desenvolvimento Psicomotor Com que idade: sorriu?

firmou a cabea? sentou? engatinhou? ficou de p? andou? Linguagem: com que idade falou? com que idade falou corretamente? trocou de letras ao falar? Quais? falou muito errado? gaguejou? Lateralidade: destro? Sinistro? Forou a mudar de mo? come com que mo? escreve com que mo? escova os dentes com que mo? Controle esfincteriano: controle dos esfncteres: vesical diurno e noturno, anal diurno e noturno teve ou tem enurese? quando isso aconteceu, qual a atitude da famlia?

4.4-

Manipulao Uso da chupeta? At quando? Como parou? Roeu ou ri unhas? Arranca cabelos? Morde os lbios Quais as atitudes tomadas diante desses hbitos? Tiques? Atitudes tomadas diante dos tiques. 4.5- Hbitos da vida diria Se veste sozinho? Desde quando? ordeiro? Com suas roupas? Com seus brinquedos? Possui horrios (para comer, para dormir, para os deveres?) Come sozinho? Hbitos de higiene? Rotina da criana.

4.6-

Escolaridade Fase do pr-escolar e 1 grau? Freqentou sempre a mesma escola ou mudou de escola? Quais freqentou? Freqentou berrio? Com que idade? Freqentou jardim de infncia? Com que idade? Como viveu e elaborou a entrada para a escola?

Apresentou algum problema de adaptao? Qual? Como superou o problema? Recusou ir aula? Atitude dos pais a isto? Como se comportava perante os companheiros da pr-escola? Perante meninos? Perante meninas? Com que idade freqentou o pr-primrio? Foi alfabetizada no pr-primrio? Qual o mtodo de alfabetizao? Apresentou dificuldades? Que tipo? Desenvolvimento dos conceitos:

cor tempo espao nmero letras, etc... Como viveu e elaborou a entrada na escola primria? Quais so as matrias prediletas? Que matrias lhe despertam averso/ Como hoje? Gosta da escola? Gosta da professora? Dificuldades: Linguagem? Leitura? Escrita? Salta palavras? Letra feia? Troca letras? Engole letras? Estudos sociais? Caderno organizado ou no? Matemtica? Comportamento na escola: muito parada? Tem lentido para aprender? irrequieta? ansiosa? Obstinada? Perturbadora? Turbulenta? Desatento? Vai bem na escola? J foi reprovado alguma vez? Quando? Por que? Gosta de estudar? Qual a atitude dos pais quando no tira boas notas? Quer ser o 1 aluno? Os pais estudam com a criana? Gosta da aula de ginstica? Participa de jogos? Brinca no recreio? Sozinho ou em grupo? Participa das festas escolares? Tem amigos na escola?

4.7-

Sociabilidade Tem amigos? Quem so os amigos? Faz amigos facilmente? Com relao aos amigos capaz de: pegar, aceitar, exigir, reter, esperar, dar, perder, dizer sim, dizer no, impor-se, manter seus direitos e seu lugar e defend-los for necessrio. capaz de sofrer derrotas e super-las? Tem capacidade legtima de contato com amigos uniforme ou com restries, dependente da idade, do sexo, ou da maneira de ser, do amigo? D-se bem com os amigos? Adapta-se facilmente ao meio? Brinquedos preferidos: ativos? passivos? bicicleta, futebol, corda, natao, pic, corrida, boneca, leitura, casinha, TV, jogos de mesa etc... Nas brincadeiras: cai muito, machuca, veloz, lder, passivo, o bobo, o desmancha - prazeres, o turbulento, perturbador, etc... Freqenta clubes, parques infantis, gosta de fazer visitas? Quando vai, como se comporta? O que faz l? Como ocupa suas horas de lazer? Trabalhou ou trabalha? Com que idade comeou? Por que?

4.9-

Doenas (com mincias) Idade: Como passou: Atitude da famlia: Febre nessas doenas: Quantos graus: Convulses com febre: Convulses a verminoses: Desmaios: Ficou roxo alguma vez: Ficou duro: Ficou mole: Sofreu alguma operao: Idade: Com ou sem anestesia: Vacinas: Acompanhadas de febre: Quantos graus: IV- ANTECEDENTES FAMILIARES Algum nervoso na famlia: Como esse nervosismo: Alguma doena mental na famlia: Algum internado: Algum bebe: Algum joga: Algum com ataques: OBSERVAO: As questes acima devem ser respondidas, considerando-se: pai, me, avs (maternos e paternos), tios e primos (maternos e paternos). V- AMBIENTE FAMILIAR E SOCIAL

1. Ambiente material
tipo de residncia; local para brinquedos; local para estudo; 2. Interrelaes: relaes entre os pais; relaes entre a me e a criana; relaes entre o pai e a criana; relaes entre os irmos; relaes entre os avs e pais da criana; relaes entre os avs e a criana; relaes entre os pais e demais filhos; Pais: casados legalmente, vivos, casados em segundas npcias, amasiados, desquitados: Pai: sade, carter, temperamento. O que pensa a respeito dele? Ou como se percebe?

VI- RETRATO DA CRIANA (PACIENTE) Dcil e paciente; ou teimosa e impaciente; taciturna ou tagarela, irritadia e irascvel, , impulsiva ou violenta, sujeita a crise de raiva. dada e socivel ou retrada e insocivel. Triste, chorona, ou alegre, sensvel ou insensvel ao prprio sofrimento ou ao sofrimento alheio. Vaidosa, orgulhosa, desconfiada, invejosa e ciumenta. Disputas: afetuosa para com os pais, irmo, mestres pessoas conhecidas ou animais. Tem simpatias especiais pelas pessoas com quem trata. dissimulada e mentirosa, ou franca e verdica. Tem vcios. Sua maneira de proceder sempre a mesma ou transforma-se em certos perodos ou locais.

VII- ASPIRAES E PRETENSES DA FAMLIA EM RELAO CRIANA O que pensam e esperam da criana. Acham-na inteligente, diferente das outras crianas, tem boa habilidade manual, etc... VIII - EXAMES J REALIZADOS Clnicos, visual, neurolgico, EEG, endcrino, psiquitricos (em qual servio), psicolgico (por que, em qual servio, fez tratamento, qual a orientao recebida, quais os resultados, quando). VIII- DESCREVA UM DIA COMUM DA CRIANA. Descreva um domingo, um aniversrio, feriado.

Das könnte Ihnen auch gefallen