Sie sind auf Seite 1von 17

AVALIAO E CONTROLE DA EXPOSIO AO CALOR 1 Introduo A exposio ao calor ocorre em muitos tipos de indstria.

Prevalecem aquelas que implicam alta carga radiante sobre o trabalhador, e essa a parcela frequentemente dominante na sobrecarga trmica que vem a se instalar; todavia, muitas atividades com carga radiante moderada, porm acompanhadas de altas taxas metablicas (trabalhos extenuantes ao ar livre), tambm podem oferecer sobrecargas inadequadas. Deve-se lembrar de ainda que possa haver situaes crticas em ambientes em que predomina o calor mido, praticamente sem fontes radiantes importantes, como nas lavanderias e tinturarias. Em suma, deve-se tomar cuidado em no tipificar categoricamente as situaes ocupacionais quanto ao calor; o melhor analisar criteriosamente cada uma delas. O tcnico em segurana do trabalho experiente poder, com o tempo, adquirir uma razovel sensibilidade quanto a esses riscos potenciais nas situaes de trabalho. 2 Conceituao e Antecedentes Tcnico-Legais 2.1 Mecanismos de Trocas Trmicas A sobrecarga trmica no organismo humano resultante de duas parcelas de carga trmica: uma carga externa (ambiental) e outra interna (metablica). A carga externa resultante das trocas trmicas com o ambiente e a carga metablica resultante da atividade fsica que exerce. Tipos de trocas trmicas CONDUO: Troca trmica entre dois corpos em contato, de temperaturas diferentes, ou que ocorre dentro de um corpo cujas extremidades encontram-se a temperaturas diferentes. Para o trabalhador, essas trocas so muito pequenas, geralmente por contato do corpo com ferramentas e superfcies. CONVECO: Troca trmica realizada geralmente entre um corpo e um fluido, ocorrendo movimentao do ltimo por diferena de densidade provocada pelo aumento da temperatura. Portanto, junto com a troca de calor existe uma movimentao do fluido, chamada de corrente natural convectiva. Se o fluido se movimenta por impulso externo, diz-se que se tem uma conveco forada. Para o trabalhador, essa troca ocorre com o ar sua volta.

ANDERSON LACERDA

Pgina 1

RADIAO: Todos os corpos aquecidos emitem radiao infravermelha, que o chamado calor radiantes. Assim como emitem, tambm recebem, havendo o que se chama de troca lquida radiante. O infravermelho, sendo uma radiao eletromagntica no ionizante, no necessita de um meio fsico para se propagar. O ar praticamente transparente radiao infravermelha. As trocas por radiao entre o trabalhador e seu entorno, quando h fontes radiantes severas, sero as preponderantes no balano trmico e podem corresponder a 60% ou mais das trocas totais. EVAPORAO: Evaporao a mudana de fase de um lquido para vapor, ao receber calor. a troca de calor produzida pela evaporao do suor, por meio da pele. O suor recebe calor da pele, evaporando e aliviando o trabalhador. Grandes trocas de calor podem estar envolvidas (a entalpia de vaporizao da gua de 590 cal/grama). O mecanismo da evaporao pode ser o nico meio de perda de calor para o ambiente, na indstria. Porm, a quantidade de gua que j est no ar um limitante para a evaporao do suor; ou seja, quando a umidade relativa do ambiente de 100%, no possvel evaporar o suor, e a situao pode ficar crtica. 2.2 Equilbrio Trmico ou homeotrmico O organismo ganha ou perde calor para o meio ambiente segundo a equao do equilbrio trmico: MCRE=Q Em que: M - Calor produzido pelo metabolismo, sendo um calor sempre ganho (+) C - Calor ganho ou perdido por conduo/conveco R - Calor ganho ou perdido por radiao (+/-) E - Calor sempre perdido por evaporao (-) Q - Calor acumulado no organismo (sobrecarga) Q>0 acmulo de calor (sobrecarga trmica) Q<0 perda de calor (hipotermia) Medicina do Trabalho. 2.3 Reaes do Organismo ao Calor medida que ocorre a sobrecarga trmica, o organismo dispara certos mecanismos para manter a temperatura interna constante, sendo os principais a vasodilatao perifrica e a sudorese.

ANDERSON LACERDA

Pgina 2

VASODILATAO PERIFRICA: A vasodilatao perifrica permite o aumento de circulao de sangue na superfcie do corpo, aumentando a troca de calor para o meio ambiente. O fluxo sanguneo transporta calor do ncleo do corpo para a periferia. Como a rede de vasos aumenta, pode haver queda de presso (hidrulica aplicada). SUDORESE: A sudorese permite a perda de calor por meio da evaporao do suor. O nmero de glndulas ativadas pelo mecanismo termorregulador proporcional ao desequilbrio trmico existente. A quantidade de suor produzido pode, em alguns instantes, atingir o valor de at dois litros por hora. A evaporao de um litro por hora permite uma perda de 590 kcal nesse perodo. 2.4 Principais Efeitos do Calor O calor pode produzir efeitos que vo desde a desidratao progressiva e s cibras at ocorrncias bem mais srias, como a exausto por calor e o choque trmico. Os grandes candidatos a incidentes mais srios so as pessoas no aclimatadas, ou seja, os novatos no ambiente termicamente severo. Mais adiante, isso ser discutido com maiores detalhes. Golpe de Calor (Hipertermia ou Choque Trmico) Quando o sistema termorregulador afetado pela sobrecarga trmica, a temperatura interna aumenta continuamente, produzindo alterao da funo cerebral, com perturbao do mecanismo de dissipao do calor, cessando a sudorese. O golpe de calor produz sintomas como: confuso mental, colapsos, convulses, delrios, alucinaes e coma, sem aviso prvio, parecendo-se o quadro com uma convulso epilptica. Os sinais externos do golpe de calor so: pele quente, seca e arroxeada. A temperatura interna sobe a 40,5C ou mais, podendo atingir 42C a 45C no caso de convulses ou coma. O golpe de calor frequentemente fatal e, no caso de sobrevivncia, podem ocorrer sequelas devido aos danos causados ao crebro, rins e outros rgos. O golpe de calor pode ocorrer durante a realizao de tarefas fsicas pesadas em condies de calor extremo, quando no h a aclimatao e quando existem certas enfermidades, como o diabetes mellitus, enfermidades cardiovasculares e cutneas ou obesidade. O mdico deve ser chamado imediatamente e o socorrismo prev que o corpo do trabalhador deve ser resfriado imediatamente. Exausto pelo Calor A sncope pelo calor resulta da tenso excessiva do sistema circulatrio, com perda de presso e sintomas como enjoo, palidez, pele coberta pelo suor e dores de cabea. Quando a temperatura corprea tende a subir, o organismo sofre uma vasodilatao perifrica, na tentativa de aumentar a quantidade de sangue nas reas de troca. Com isso, h uma diminuio de fluxo sanguneo nos rgos vitais, podendo ocorrer uma deficincia de oxignio nessas reas, comprometendo particularmente o crebro e o corao. ANDERSON LACERDA Pgina 3

Essa situao pode ser agravada quando h a necessidade de um fluxo maior de sangue nos msculos devido ao trabalho fsico intenso. A recuperao rpida e ocorre naturalmente se o trabalhador deitarse durante a crise ou sentar-se com a cabea baixa. A recuperao total complementada por repouso em ambiente frio. Prostrao Trmica por Desidratao A desidratao ocorre quando a quantidade de gua ingerida insuficiente para compensar a perda pela urina ou sudao e pelo ar exalado. Com a perda de 5% a 8% do peso corpreo ocorre a diminuio da eficincia do trabalho, sinais de desconforto, sede, irritabilidade e sonolncia, alm de pulso acelerado e temperatura elevada. Uma perda de 10% do peso corpreo incompatvel com qualquer atividade, e com uma perda de 15% pode ocorrer o choque trmico ou golpe pelo calor. O tratamento consiste em colocar o trabalhador em local frio e fazer a reposio hdrica e salina. Prostrao Trmica pelo Decrscimo do Teor Salino Se o sal ingerido for insuficiente para compensar as perdas por sudorese, podemos sofrer uma prostrao trmica. As pessoas mais suscetveis so as no aclimatizadas. A prostrao trmica caracterizada pelos sintomas: fadiga, tonturas, falta de apetite, nuseas, vmitos e cibras musculares. Cibras de Calor Apresentam-se na forma de dores agudas nos msculos, em particular os abdominais, coxas e aqueles sobre os quais a demanda fsica foi intensa. Elas ocorrem por falta de cloreto de sdio, perdido pela sudorese intensa sem a devida reposio e/ou aclimatao. O tratamento consiste no descanso em local fresco, com a reposio salina por meio de soro fisiolgico (soluo a 1%). A reposio hdrica e salina deve ser feita com orientao e acompanhamento mdico. Enfermidades das Glndulas Sudorparas A exposio ao calor por um perodo prolongado e, particularmente, em clima muito mido pode produzir alteraes das glndulas sudorparas, que deixam de produzir o suor, agravando o sistema de trocas trmicas e levando os trabalhadores intolerncia ao calor. Esses trabalhadores devem receber tratamento dermatolgico e em alguns casos devem ser transferidos para tarefas em que no haja a necessidade de sudorese para a manuteno do equilbrio trmico.

ANDERSON LACERDA

Pgina 4

Edema pelo Calor Consiste no inchao das extremidades, em particular os ps e os tornozelos. Ocorre comumente em pessoas no aclimatizadas, sendo muito importante a manuteno do equilbrio hdrico-salino. 2.5 Aclimatao A aclimatao a adaptao do organismo a um ambiente quente. Quando um trabalhador se expe ao calor intenso pela primeira vez, tem sua temperatura interna significativamente elevada, com um aumento do ritmo cardaco e baixa sudorese. Alm de suar pouco, pode perder muito cloreto de sdio nesse suor. O indivduo aclimatizado sua mais, consegue manter a temperatura do ncleo do corpo em valores mais baixos e perde menos sal no suor, mantendo tambm os batimentos cardacos. A aclimatao ocorre por intermdio de trs fenmenos: Aumento da sudorese. Diminuio da concentrao de sdio no suor (4,0 g/l para 1,0 g/l), sendo que a quantidade de sdio perdido por dia passa de 15 a 25 gramas para 3 a 5 gramas. Diminuio da frequncia cardaca, por meio do aumento do volume sistlico, devido ao aumento da eficincia do corao no bombeamento em valores mais aceitveis. A aclimatao iniciada aps quatro a seis dias e tende a ser satisfatria aps uma a duas semanas. o mdico que deve avaliar se a aclimatao est satisfatria O afastamento do trabalho por vrios dias pode fazer com que o trabalhador perca parte da aclimatao; aps trs semanas a perda ser praticamente total. 2.6 Correlacionando as Trocas Trmicas do Trabalhador com as Variveis Fsicas do Ambiente e da Tarefa Para saber a respeito da sobrecarga trmica que pode estar ocorrendo numa exposio ocupacional, temos que conhecer as trocas trmicas envolvidas. Entretanto, essa medida direta difcil ou pouco prtico na maioria dos casos. A soluo ser correlacionar tais trocas com as variveis mensurveis no ambiente e com o conhecimento da tarefa realizada. Observe no quadro a seguir como cada troca se correlaciona com as variveis do ambiente e com a tarefa. 2.7 Parmetros do Ambiente e da Tarefa que Devem Ser Obtidos Como vimos, devemos obter: Temperatura do ar Velocidade do ar Carga radiante do ambiente Umidade relativa do ar

ANDERSON LACERDA

Pgina 5

Metabolismo, por meio da atividade fsica da tarefa Finalmente, para chegarmos a um ndice de sobrecarga trmica, necessitou de sensores que sejam capazes de sentir os parmetros acima, pois vimos que eles se relacionam com as trocas trmicas que influem na sobrecarga trmica do trabalhador. Os sensores que veremos no ndice que nos interessa IBUTG, so: Termmetro de Bulbo Seco um termmetro comum, cujo bulbo fica em contato com o ar. Teremos, dele, portanto, a temperatura do ar. Note que podem ser utilizados outros sensores similares aos termmetros de bulbo, como os termopares. Termmetro de Bulbo mido Natural um termmetro cujo bulbo recoberto por um pavio hidrfilo, o qual tem sua extremidade imersa em gua destilada. Outros arranjos de sensores, pavios e reservatrios so possveis, desde que se preserve uma boa aerao do bulbo e pelo menos 25 mm de pavio livre de qualquer obstculo, a partir do incio da parte sensvel do termmetro. Figura 1 Termmetro de Bulbo mido Natural

Fonte: Fundacentro. Termmetro de Globo um aparato que possui um termmetro (ou sensor equivalente) posicionado no centro de uma esfera oca de cobre de dimetro de seis polegadas. A esfera preenchida naturalmente com ar e a abertura fechada pela rolha do termmetro. A esfera pintado externamente de preto fosco, um acabamento altamente absorvedor da radiao infravermelha.

ANDERSON LACERDA

Pgina 6

3 Avaliao Ambiental e Exerccios Prticos 3.1 ndice de Bulbo mido Termmetro de Globo (IBUTG) A sobrecarga trmica pode ser avaliada, entre outros, pelo ndice chamado IBUTG (ndice de Bulbo mido Termmetro de Globo), que tambm o ndice legal, conforme previsto na NR-15. Esse ndice deve ser medido pelos sensores que discutimos. Tbs - Termmetro de bulbo seco. Tbn - Termmetro de bulbo mido natural. Tg - Termmetro de globo. O IBUTG para ambientes internos sem carga solar calculado a partir da medio de duas temperaturas: Tbn e Tg. IBUTG = 0,7 Tbn + 0,3 Tg Para ambientes externos com carga solar, o IBUTG calculado a partir de trs medies: Tbs, Tbn e Tg. IBUTG = 0,7 Tbn + 0,2 Tg + 0,1 Tbs O IBUTG leva ainda em considerao o tipo de atividade desenvolvida (LEVE, MODERADA e PESADA), que pode ser avaliada por classe ou por tarefa (quantificando a tarefa em kcal/h), como veremos. A legislao prev um regime de trabalho (Trabalho/Descanso) em funo do valor do IBUTG e do tipo de atividade para duas situaes: regime de trabalho intermitente com perodos de descanso no prprio local e regime de trabalho intermitente com descanso em outro local. Os tempos de descanso so perodos trabalhados para todos os fins legais. A determinao dos tipos de atividade por classes ou a quantificao de calor metablico so dadas pela NR15 anexo3. Quadro 3 da NR 15 Classificao do Tipo de Atividade em Regime de Trabalho Intermitente, com Descanso no Prprio Local. Neste caso, faz-se uma avaliao do ponto de trabalho, que o mesmo local fsico do ponto de descanso. Com os valores de Tbn e Tg, calculamos o IBUTG e, considerando o tipo de atividade, verificamos como nos situamos no Quadro 3. Pode ser possvel trabalho contnuo, ou um regime de trabalho descanso, ou no ser permitido trabalho sem medidas de controle. importante esclarecer que, utilizando-se a Tabela I do Anexo III da NR-15, temos: A aplicabilidade para descanso no prprio local deve ser entendida como esse descanso ocorre no MESMO PONTO FSICO EM QUE OCORRE O TRABALHO, e no no mesmo recinto. Significa que o trabalhador estar submetido ao mesmo IBUTG de ANDERSON LACERDA Pgina 7

quando trabalha. Quando h fontes radiantes, diferenas pequenas de posio (0,5 m a 1,0 m) podem mudar dramaticamente a temperatura de globo e o IBUTG. Se houver alterao do IBUTG, por alterao da posio fsica do trabalhador, a Tabela I no se aplica. So poucos os casos em que realmente seria aplicvel a Tabela I. Regime de Trabalho Intermitente com Descanso em Outro Local Nesse caso, calculamos o IBUTG do ambiente de trabalho e o IBUTG do ambiente de descanso e, com esses valores, calculamos o IBUTG mdio da atividade analisada, ponderado no tempo. Os tempos de trabalho e de descanso devem sempre somar 60 minutos, isto , todas as consideraes do ndice se referem a anlises sobre perodos de uma hora corrida, devendo ser essa hora a mais crtica da jornada. Calculasse tambm o metabolismo mdio e usa-se a Tabela II, que nos fornece o mximo valor do IBUTG mdio ponderado admissvel correspondente ao metabolismo mdio ponderado da situao. Taxas de Metabolismo por Tipo de Atividade (NR-15) IBUTG Mdio Ponderado Mximo Permissvel, Segundo o Metabolismo Mdio Ponderado (NR-15). Sendo que: _ M = Taxa de metabolismo mdio ponderado para uma hora IBUTG = IBUTG mdio ponderado para uma hora. T = Trabalho D = Descanso M = Metabolismo Esta tabela foi complementada pela NHT de Calor da Fundacentro, de 1985, e tambm na sua atualizao recente, com mais pontos, sendo baseada na mesma equao (curva) de correlao oriunda dos TLVs da ACGIH, que so a base do Anexo 3. Quadro Tabela Detalhada do Limite de Tolerncia do Calor 4 Roteiro para Abordagem de Campo CALOR FOLHA DE CAMPO CALOR 5 Aspectos de Controle 5.1 Raciocnios Gerais A Sobrecarga Trmica: ocorre porque o organismo acumula mais calor do que tem chance de dissipar h um ganho lquido excessivo de calor (sobrecarga trmica inaceitvel) ANDERSON LACERDA Pgina 8

O ganho de calor pelo organismo em qualquer situao composto de duas parcelas, como vimos: Calor ambiental (estimado pelo IBUTG) Calor metablico (gerado pela atividade fsica), portanto, COMO ADEQUAR A EXPOSIO? So dois os caminhos: Tornando o ambiente mais ameno Tornando a tarefa menos crtica Os principais aspectos dessas aes sero revisados a seguir.

5.2 Aes Sobre o Ambiente Atuando nas Fontes de Calor: BLINDANDO AS FONTES RADIANTES as fontes radiantes podem ser blindadas (encerradas), cuidando-se para que os revestimentos sejam de baixa re-radincia. A superfcie final que faz fronteira com o ambiente deveria ser de um material de baixa emissividade infravermelha. Os metais polidos fazem esse papel, sendo o mais prtico o alumnio polido. Dessa forma, as fontes emitem menos calor, e, portanto, perdem menos calor para o ambiente; melhor ainda, se gasta menos energia nos processos. uma economia para a empresa e um benefcio para o trabalhador. REDUZINDO A REA EXPOSTA DA FONTE quanto menor a rea exposta da fonte radiante, menor a emisso para o ambiente. REDUZINDO TEMPERATURAS DE TRABALHO quanto menor a temperatura da fonte, menor a emisso. Esta uma tarefa de difcil realizao prtica, mas deve ser lembrada para os poucos casos em que possvel. ELIMINANDO TODA PERDA OU GERAO DESNECESSRIA DE CALOR PARA O AMBIENTE. Em muitos ambientes industriais h perdas de calor desnecessrias, que iro aumentar a carga trmica existente. Vazamentos de vapor, processos no atendidos por pessoas que poderiam ser deslocados para o exterior e outras situaes semelhantes.

ANDERSON LACERDA

Pgina 9

Atuando no Meio de Propagao: Com barreiras refletivas entre a fonte e o trabalhador, sendo a melhor opo o alumnio polido. A refletncia bastante alta (maior que 95%) e os resultados so muito bons. Maximizando a distncia fontetrabalhador, pois quanto maior distncia at a fonte, menor a irradiao infravermelha. Poucos metros podem fazer muita diferena. Afastando todas as rotinas possveis das fontes mais intensas muitas tarefas so feitas prximas de fontes desnecessariamente. Aumentando a velocidade do ar sobre o trabalhador (idealmente, enquanto a temperatura de bulbo seco do ambiente for menor que 35C). Reduzindo, por trocas de ar, a umidade relativa do ambiente, nos locais com alta umidade, permitindo a evaporao do suor. 5.3 Tornando a Tarefa Menos Crtica Reduzindo a Carga Metablica Envolvida Evitando trabalho braal direto Mecanizando a tarefa Realizando tarefas em duplas Evitando o subir e descer de escadas Reduzindo o peso unitrio das cargas Ajustando os tempos de exposio nas fases crticas Introduzindo pausas de descanso trmico Seguindo os estudos de tempo do IBUTG. 5.4 Consideraes alm do IBUTG A ACGIH vem enfatizando nos ltimos anos o monitoramento da sobrecarga orgnica ou fisiolgica, que a consequncia da sobrecarga trmica. A NR-15 prev apenas o IBUTG, mas o higienista deve atuar em conjunto com a rea mdica na implementao das recomendaes gerais da ACGIH. recomendvel prever a implantao de uma rotina administrativa de controle dos incidentes de calor nas empresas com sobrecarga trmica severa. Exemplos de consideraes da ACGIH e de outras diretrizes quanto ao calor: Condies que Exigem Avaliao do Higienista, Superviso Mdica e Prticas Especiais de Gesto. Intensa atividade fsica e carga radiante Trabalho extenuante onde o ritmo ditado pelo processo Trajes que impedem a evaporao do suor Histrico pessoal de doenas do calor ANDERSON LACERDA Pgina 10

Reposio de Lquidos Encorajar consumo mesmo sem sede >> pequenas quantidades a cada 15/20 minutos Bebe-se mais (maior quantidade) se as bebidas tiverem sabor do que gua pura Evitar caf e bebidas gaseificadas Busca de Auxlio Mdico Aos primeiros sintomas, descansar e tomar lquidos. Persistindo por mais de 15 minutos, buscar ajuda mdica. Ningum deve ser impedido de buscar ajuda mdica se desejar. Condies Limitantes e Alerta de Emergncia Se o limite de exposio estiver ultrapassado ou estiverem em uso trajes impermeveis, interromper a exposio se: Fc > 160 para menores de 35 anos (Fc frequncia cardaca) Fc > 140 para maiores de 35 anos Excreo de sdio urinrio menor que 50 m moles em 24 horas Quando o grupo tem queixas de sudorese e fadiga severas, nuseas, vertigem ou tontura. Alerta de Emergncia Mdica A pessoa aparenta estar desorientada e confusa Irritabilidade, mal-estar Se a sudorese parar e a pele se tornarem seca e quente Acionar o Servio Mdico, adotar primeiros socorros e providenciar hospitalizao. 6 Calor em Perguntas e Respostas 1. Devemos considerar insalubre a situao quando o IBUTG ultrapassar o limite de tolerncia, devido exposio a cu aberto, no havendo nenhuma outra fonte de calor? Resposta: Sim. Se for excedido o limite de tolerncia, caracteriza-se a insalubridade. No h nenhuma excluso na legislao trabalhista quanto a fontes de calor naturais ou artificiais. 2. Para fins de PPRA existe nvel de ao para calor? Se sim, qual? Resposta: Prezado Cleber, o nico agente fsico que possui nvel de ao definido o rudo. Na comunidade europeia, h agentes fsicos, alm do rudo, com nvel de ao demarcado, mas no conheo nada com relao ao calor, nem me parece fcil que se consiga, pelas caractersticas do ndice e da exposio. ANDERSON LACERDA Pgina 11

3. Para medir a temperatura de bulbo mido natural com instrumento digital, existe algum cuidado adicional em relao circulao/ velocidade do ar (fazendo uma analogia ao termmetro de mercrio? distncia entre base do bulbo e boca do recipiente = 25 mm)? Resposta: Os instrumentos digitais em geral atendem ao requisito de se ter o bulbo do Tbn com boa circulao de ar, embora no se possa dizer que a distncia de 25 mm seja sempre respeitada. 4. Na tabela da NR-15, anexo 3, no quadro do tipo de atividade versus kcal/h, caso eu obtenha uma taxa de metabolismo mdia de 370 kcal/ h, devo considerar uma atividade moderada ou pesada? Resposta: Se for usado o quadro 1, deveria ser considerada pesada, pois o maior valor moderado de 300 kcal/h. Usando o quadro 2, o valor exato seria usado, obtendo-se uma melhor avaliao da situao de exposio. A propsito, de onde foi obtido o valor de 370 kcal/h? Se foi de uma tabela mais completa, use a metodologia do quadro 2. 5. Quais os critrios adotados para a definio dos pesos de 10%, 20%, 30% e 70% utilizados nas frmulas de avaliao ocupacional ao calor com e sem carga solar? Resposta: O ndice foi definido assim e os critrios devem ser pesquisados na bibliografia de sua criao, no ano de 1957. Para obter essa referncia, pesquise na biblioteca do Centro Tcnico Nacional da Fundacentro. Existem critrios diferentes para ambientes insalubres em relao ao calor para o Ministrio do Trabalho e INSS. Resposta: Sim, h diferenas. Em certo perodo, o INSS s aceita exposio ao calor como atividade especial para fins de aposentadoria quando for fonte artificial. a regra da Previdncia. 6. As medies efetuadas com o termmetro digital TD-200 da Instrutherm so vlidas? Resposta: Eu no conheo em detalhes o equipamento, mas se possuir globo negro de seis polegadas e as demais caractersticas atenderem ao exposto quanto aos sensores, no h por que no considerar tecnicamente vlidas as medies.

ANDERSON LACERDA

Pgina 12

Em sua explanao, o Senhor citou que o IBUTG um ndice. Perguntamos: ndice de qu? E qual a temperatura ambiente? Resposta: IBUTG o ndice de bulbo mido termmetro de globo. A chamada temperatura ambiente dada pelo termmetro de bulbo seco, ou seja, um termmetro de mercrio comum, que um dos componentes do IBUTG, quando h carga solar direta. Veja a NR-5, anexo 3. 7. Como posso desconsiderar o Quadro I (como o senhor recomendou) se o exemplo que o senhor forneceu caracteriza trabalho contnuo e a maioria dos trabalhos e fbricas se enquadram nessa modalidade? Resposta: Prezada Vera, a resposta j foi dada ao vivo. No se trata de desconsiderar, mas evitar o uso, pois desfavorvel ao trabalhador e empresa. O uso do Quadro II permite otimizao dos tempos de trabalho e descanso, e o trabalhador descansa em ambiente mais ameno. Nesse sentido, devo discordar de que na maioria das fbricas existe a modalidade do Quadro I, pois este trata o descanso no mesmo local fsico (mesmo ponto fsico onde se permanece imvel). Ainda que o trabalhador no deixe o recinto, o fato de se mover pelo ambiente, pelo menos um metro, j desabilita o Quadro I e permite o uso do Quadro II, pois o IBUTG variar. Este o ponto que se deve enfatizar. 8. Em outro momento, tive oportunidade de ver a taxa de metabolismo sendo definida a partir de grfico e batimento cardaco. O que dizer desse mtodo? Resposta: Pode haver outros mtodos, como, por exemplo, o consumo de oxignio, e o seu uso em princpio no proibido ou invlido, mas no so prticos no uso industrial. 9. Na avaliao de um ambiente (casa de mquinas) de uma empresa, aps serem adotadas vrias medidas de melhoria, como sistema de exausto, obteve-se um ndice de 43C. Qual sugesto voc daria para solucionar esse problema, tendo em vista que j foram adotadas todas as possibilidades (conhecidas) de reduo e, mesmo assim, continua com um ndice muito elevado? Resposta: Este caso ser usado como modelo de discusso para a parte do controle de calor. Por favor, procure providenciar o mximo de informaes sobre esse local para que se possa discutir em aula. Uma foto pode ajudar. Obrigado.

ANDERSON LACERDA

Pgina 13

10. O que conforto e calor, de acordo com a NR-17? Resposta: Prezada Mirian, a NR-17 trata do conforto trmico com outro ndice, chamado temperatura efetiva. No existe correlao universal desse ndice com o IBUTG, sendo que cada um deve ser usado no seu contexto e com o seu critrio e aceitabilidade. No caso da temperatura efetiva, o valor aceito para conforto que se situe na faixa de 20 graus Celsius a 23 graus Celsius. 11. Calor e alta velocidade do ar, termmetro de Globo dimetro IBUTG 30, uma situao sria? Resposta: Prezado Antnio, o nico dado que foi citado o IBUTG, que resulta de todos os parmetros do ambiente, incluindo temperatura do ar, velocidade do ar, umidade relativa do ar e calor radiante. J est tudo considerado no ndice. Mas, para saber se srio, devemos tambm saber qual a atividade fsica do trabalhador, ou seja, o metabolismo. Com esse dado, usando o Quadro I ou o Quadro II, pode-se saber se a sobrecarga trmica causada pela exposio aceitvel. 12. Eu posso montar o termmetro e esperar a estabilizao do aparelho conforme pedido no manual e ir at a fonte com os termmetros e fazer a medio? Resposta: No. Voc deve esperar a estabilizao no ponto de medio. 13. Gostaramos de sugestes para o devido controle da exposio ao agente calor, nas diversas situaes como caldeiras, padarias, cermicas, digestores e etc. Resposta: Prezados amigos do DR/AC, analisem as sugestes da aula de controle de calor, vendo onde e em que circunstncias se aplicariam as atividades que vocs citaram. No existe receita de bolo para o controle, necessrio analisar as fontes e os ambientes e verificar quais as medidas de controle que se aplicam. tarefa do tcnico analisar as situaes de trabalho e aplicar os conhecimentos. Faam suas sugestes e elas sero comentadas. 14. Gostaria que me respondesse s seguintes dvidas: em relao ao agente calor, eu posso montar o termmetro, esperar a estabilizao do aparelho conforme pedido no manual e ir at a fonte com os termmetros e fazer a medio? Resposta: Pergunta j respondida, necessrio que o instrumento estabilize no ponto de medio. ANDERSON LACERDA Pgina 14

15. Gostaria de saber tambm se o TG 200 pode ser colocado prximo da fonte de calor. Existe o risco de danificar o visor do aparelho? Ele suporta at quantos graus? Eu poderia medir dentro de um forno de cermica em que o trabalhador fica em mdia oito minutos? Resposta: Como foi alertado em aula, o instrumento (parte de eletrnica e de leitura) deve ficar afastado de fontes intensas de calor radiante. Para isso devem ser adquiridos cabos de extenso, que so disponveis pelos fabricantes como acessrios. Somente os sensores devem ficar no ponto de medio. Em ambientes moderados e sem carga radiante excessiva, o equipamento poderia suportar, mas ainda assim estaramos aquecendo a parte eletrnica, podendo haver erros. Se for necessrio proteger o leitor, envolva-o em papel alumnio, abrindo o embrulho para fazer as leituras. 16. Perdoe-me caso a pergunta no se aplique disciplina. Eu compreenderei. Entretanto, essa dvida persegue-me constantemente quando vou realizar as medies de calor em uma empresa que no possui fontes artificiais e os resultados encontrados excedem o LT estabelecido pela NR-15. Nesse caso, a empresa deve pagar a insalubridade, o que implica o pagamento adicional de 6%, 9% ou 12% (INSS, por meio da informao que a empresa obrigada a fornecer GFIP/GPS), adicionais esses que serviriam para custear a possvel aposentadoria precoce. Entretanto, quando o empregado exposto condio descrita for pleitear a aposentadoria especial, o INSS no considerar esse direito, pois ele no estava exposto a fontes artificiais. Essa descrio longa foi necessria para que o senhor compreendesse a real situao e, se possvel, indicasse bibliografia que esclarea a questo. Resposta: Analise voc mesma, usando o Quadro II. Determine a taxa metablica dessa atividade. Como no h outra tarefa (pelo exposto), ento j ser o metabolismo mdio ponderado. Para esse valor, veja o mximo IBUTG mdio permitido (Quadro II) e compare com o seu valor medido. Para melhorar essa situao de sobrecarga trmica, se excessiva, seria necessrio adotar uma ou mais das medidas de controle dadas na aula. O que voc sugeriria? Faa suas consideraes e elas sero comentadas. 17. Existem muitos fatores que influem no clculo do IBUTG. O ciclo de trabalho e a taxa de metabolismo so dois exemplos: o ciclo geralmente estimado, podendo oscilar para mais ou para menos. O tipo de atividade escolhido pelo avaliador, mas a atividade que eu considero como Moderada, pode ser Pesada para outro avaliador. O local de posicionamento do equipamento, como foi dito, deve ficar prximo, sem atrapalhar ou correr o risco de ser danificado, gerando, portanto, erro. ANDERSON LACERDA Pgina 15

Assim, no muito preciosismo considerar inadequado o uso do aparelho automtico? Resposta: Os fatos que voc comenta tratam do que se chama julgamento profissional. Com a experincia, o tcnico pode fazer boas estimativas, deixando a margem de erro sempre a favor do trabalhador. Mas, no caso do equipamento, trata-se de um sensor fora de norma e que erra contra o trabalhador. Assegurar-se de uma medio correta, quando se sabe que o erro ser contra o trabalhador, no preciosismo, tica. 18. Com calor radiante e altas velocidades do ar, pode haver uma diferena de at 8C na leitura do Tg, que agravado por subestimar o IBUTG? Favor explicar a consequncia. Resposta: O erro do globo de duas polegadas para menos, subestimasse o Tg em at 8 graus, e, portanto, o IBUTG em at 2,4 graus. Se o ndice menor que o real, ento contra o trabalhador e pode registrar uma situao como aceitvel quando em realidade no . 19. Existe tabela de converso de termmetro de globo de duas polegadas para seis polegadas? Resposta: No existe, pois para fazer a correo preciso conhecer a velocidade do ar e o valor do globo de seis polegadas tambm (veja no material didtico). Sem chance. 20. Sendo o amianto bom absorvedor de calor, por que se utilizar dele para a proteo individual? Resposta: Prezada Ftima, o amianto usado como bom isolante trmico, ou seja, oferece proteo ao contato com objetos quentes. Mas ele um bom absorvedor de infravermelho, produzindo aquecimento e aumentando a sobrecarga trmica. Se voc no necessita de proteo ao contato, ento evite o amianto nos EPIs. 21. No havendo o termmetro, possvel usar o termmetro mido e seco para avaliao da temperatura efetiva? Resposta: No, pois a temperatura efetiva requer o termmetro de bulbo mido, que existe nos psicrmetros, no qual a velocidade do ar sobre o bulbo deve ter um valor mnimo. Um termmetro do IBUTG, de bulbo mido natural, tem a velocidade do ar no induzida, ou seja, natural, como o nome diz, e no serve para essa medio.

ANDERSON LACERDA

Pgina 16

22. Os medidores eletrnicos so fabricados dentro da Norma IS0 7243 de 1989 e na sua pgina vemos o seguinte: Qualquer dispositivo pode ser usado para medio de temperatura de globo, desde que seja feita a calibrao antes da medio e que a preciso seja de, no mximo, 0,5C.. Na legislao vigente (NR-15) no se especifica como equipamento a ser usado s o IBUTG. A NHO um critrio tcnico que no coincide com o legal. 1) correto? 2) Qual a consequncia? 3) Existe outro pas onde os equipamentos eletrnicos so usados com o Tg com seis polegadas? Resposta: No me recordo em detalhes da norma ISO, mas ela deve se ater apenas ao dimetro do globo, deixando em aberto o tipo de sensor interno. A ACGIH dizia em verses anteriores dos TLVs que qualquer sensor que responda similarmente a um termmetro de mercrio considerado aceitvel. Hoje, esta parte deve estar contemplada na documentao dos TLVs. Quanto ao tipo de sensor (termmetro, termopar), realmente tecnicamente indiferente. Quanto questo do dimetro no se pode admitir que a resposta fosse similar. O artigo tcnico citado no material da B&K Technical Review, de 1985, mostra claramente isso. Dessa forma, ser o equipamento eletrnico no invalida a medio, desde que o sensor se comporte como um termmetro de mercrio tpico (com as mesmas tolerncias). A preciso recomendada normalmente conseguida sem problemas. O termmetro de globo tem que ser de seis polegadas.

ANDERSON LACERDA

Pgina 17

Das könnte Ihnen auch gefallen