Sie sind auf Seite 1von 3

Equipamentos de Medio

1- Equipamentos Auxiliares Os equipamentos auxiliares mais importantes para a medio so os transformadores, para instrumentos que constituem parte essencial da maioria dos sistemas eltricos de medio, pois possibilitam que tenses ou correntes primrias, normalmente elevadas, sejam transformadas em valores secundrios, apropriados para uso de medidores ou de instrumentos de medidas eltricas, alm de permitir o isolamento do circuito primrio (alta tenso) do circuito secundrio (baixa tenso) ou de medio. So utilizados em consumidores do Grupo A e existem dois tipos: a) Transformadores de Potencial - TP O transformador de potencial - TP um equipamento destinado a transformar as tenses primrias, geralmente altas, para valores secundrios, apropriados para uso dos medidores de energia eltrica, ou em outros instrumentos de medida.

A Relao Nominal do Transformador de Potencial (RTP) igual ao valor que se obtm quando se divide a tenso primria (U1) pela tenso secundria (U2), ou igual ao valor da relao entre o nmero de espiras do enrolamento primrio (N1) e o nmero de espiras do enrolamento secundrio (N2) do TP.

Exemplo: um Transformador de Potencial para sistema primrio de 13,8 kV e tenso secundria de 115 V. Calcular RTP.

Notas: A tenso secundria dos Transformadores de Potencial utilizados para medio de energia padronizada pela norma NBR 6855 da ABNT em 115 V para as ligaes entre fase e fase e, aproximadamente 115 V para as ligaes entre fase e terra. Quando se utiliza transformador ligado entre fase e terra (medio com 3 TPs e 3 TCs), a relao de transformao arredondada na fabricao do equipamento, conforme a norma NBR 6855 da ABNT. Neste caso divide-se a tenso primria por 3 = 1,732.

b) Transformadores de Corrente - TC O transformador de Corrente - TC um equipamento destinado a transformar os valores de corrente primrias em valores secundrios, apropriados para uso dos medidores de energia eltrica, ou em outros instrumentos de medida.

A Relao Nominal do Transformador de Corrente (RTC) igual ao valor que se obtm quando se divide a corrente primria nominal (I1) com a corrente secundria (I2).

Em que: a corrente secundria dos Transformadores de Corrente para a medio padronizada em 5 A (Ampres) pela norma NBR 6856 da ABNT.

Exemplo: um Transformador de Corrente com I1 = 400 A e I2 = 5 A. Calcular RTC.

2 - Medidores A Celesc possui diversos modelos de medidores para o registro das demandas de potncia e consumos de energia eltrica ativa e reativas. Esses modelos de agrupam para as seguintes aplicaes: a) Medidor mecnico de kWh/kW Aplicado nos consumidores do Grupo A: 1- Optantes pelo faturamento com aplicao da tarifa do Grupo B (monmia) e; 2- nos enquadrados na modalidade tarifria convencional. Utilizado para apurao do consumo de energia eltrica ativa e demanda de potncia ativa. Requer a instalao do medidor mecnico de Qh, para a determinao do fator de potncia mdio mensal. b) Medidor mecnico de Qh Aplicado nos consumidores do Grupo A: 1- optantes pelo faturamento com aplicao da tarifa do Grupo B (monmia) e; 2- nos enquadrados na modalidade tarifria convencional. Utilizado para a apurao do Qh, utilizado no clculo do fator de potncia mdio mensal. instalado em conjunto com o medidor mecnico de kWh/kW. c) Medidor eletrnico de kWh/kW/kVArh Aplicado nos consumidores do Grupo A, enquadrados na modalidade tarifria convencional, para a apurao dos consumos de energia eltrica ativa e reativa excedente e da demanda de potncia ativa. d) Medidor eletrnico programvel (MEP) Aplicado nos consumidores do Grupo A, enquadrados nas modalidades tarifrias horo-sazonais, para a apurao de demandas de potncia e consumos de energia eltrica ativas e reativas excedentes. O medidor programado para registrar pulsos, que so convertidos em grandeza eltrica pela multiplicao com o FM (Fator de Multiplicao) .

Das könnte Ihnen auch gefallen