Sie sind auf Seite 1von 3

PLANO PARA UMA EDITORA DE LIVROS

Este talvez seja o momento certo para criar uma editora de livros: o mercado, os livreiros, os distribuidores, os autores, todos esto a habituar-se a novas maneiras de fazer as coisas. De algum modo, todos so estreantes. Preparmos um pequeno plano de negcios para ajudar a montar uma editora de livros. EDITORA-TIPO Literatura geral Edio inicial: 10 livros no 1 ano Trs empregados Oramento total: 23 mil contos (114.7 mil euros)

O mercado A pgina da APEL (http://www.apel.pt) um excelente recurso com inmeras informaes teis para quem pretende trabalhar no meio editorial e livreiro. Olhando para os seus ltimos estudos de 1998 sobre a edio e de 2000 sobre os hbitos de leitura dos portugueses, podemos aperceber-nos do mercado e dos seus segmentos. Vamos considerar que existem trs segmentos primrios: aqueles que compram livros por gosto (84%), aqueles que compram por dever escolar (26%) e os que compram por dever profissional (10%). preciso notar ainda que o ndice de leitura superior mdia nacional nos segmentos seguintes: reas Nielsen I (54%), II (57%) e V (54%). Localidades com mais de 2000 habitantes (54%) Nveis socio-econmicos alto (80%) e mdio alto (59%). Sexo feminino (53%). Idades at aos 40 anos com um mximo de 78% no grupo etrio dos 15 aos 19 anos Nveis de instruo mdio superior (72%) e superior (85%). Depois, olhando para as estatsticas de vendas, podemos ver que, dos 58 milhes de contos (289 milhes de euros) que representa o mercado, a maior fatia, 15 milhes (74.8 milhes), se refere literatura geral, para alm dos sete milhes de contos (34 milhes de euros) de literatura infanto-juvenil. Num total de 22 milhes de contos (109 milhes de contos). Um segundo segmento poderia surgir do conjunto dos livros escolares, tcnicos e de cincias humanas, num total de quase 20 milhes de contos (99.7 milhes). Ambos os segmentos so apetecveis, mas, para a nossa editora-tipo, vamos escolher o primeiro segmento e formaremos uma editora dedicada literatura geral com uma componente importante de literatura infanto-juvenil.

Editora de Livros CS-GEI-03

O Produto O nosso produto tem de ser escolhido com cuidado e aqui a experincia do editor vital. Mas ainda assim, as estatsticas da APEL mostram que os autores portugueses so os mais editados e no por acaso. As tradues so caras e nem por isso se vendem mais. Mais vale importar ttulos certos, no correr demasiados riscos. Por outro lado, o design essencial. Um dos componentes mais importantes para a deciso de compra de um livro , sem dvida, a capa. A capa que pode chamar ou no a ateno de um potencial leitor e a imagem certa ir atrair o consumidor certo para o livro em questo. E depois, h que ver o tamanho e o tipo de livro. Os romances, normalmente, vendem mais do que os contos ou que a poesia. Por outro lado, dentro dos romances, haver aqueles que atraem as massas mas passam de moda, e aqueles que atraem os leitores habituais e que sero comprados atravs das dcadas. preciso tomar isto em conta. Para minimizar os riscos, mais vale comear com uns e continuar com os outros. Vamos planear editar 10 livros no primeiro ano. Um nmero redondo, mas que facilitar as contas. Ao fim de seis meses, estamos a contar rever a nossa posio e fazer estimativas mais correctas.

O Preo Quanto ao preo, no h muito a fazer. A Lei do Preo nico veio determinar peremptoriamente os preos que se podem praticar para cada livro. Ainda assim, aconselhamos a que se leia a Lei com cuidado. Quem sabe...? possvel ter acesso lei pelo site da APEL.

A Distribuio A distribuio essencial e no nos podemos esquecer que a edio uma actividade industrial. Sem os distribuidores e os livreiros, no chegamos ao consumidor. O modo como lidamos com ambos determinante. Os distribuidores consomem uma fatia importante do preo de capa entre 50% e 60% - e no h muito a fazer quanto a isso, apesar de, com alguma negociao... Por outro lado, os livreiros tm a capacidade de colocar os livros na montra ou na arrecadao dos fundos e isso marca a diferena entre o sucesso e o fracasso. Apesar de as estatsticas apontarem para as livrarias como local essencial de venda, na verdade, e dependendo do tipo de livros, os hipermercados j arrecadam uma boa parte do mercado e devem ser considerados. E, depois, h livrarias mais importantes que outras, como a FNAC e a Bertrand. Ainda assim, a venda por correspondncia pode ser uma boa hiptese, pois uma modalidade em franco crescimento e que, com a Internet, dever crescer ainda mais. Para alm disso, pode poupar os custos de distribuio.

Editora de Livros CS-GEI-03

A Promoo A promoo dos livros est a crescer a olhos vistos e esta tendncia ter de ser acompanhada por qualquer nova empresa. Grande parte da promoo das editoras concentra-se em publicidade directa, nomeadamente, os mailings, mas s dever ser eficiente se tivermos uma boa listagem de clientes. Por outro lado, a imprensa escrita o meio tradicional de publicitar os livros. Em 1998, apenas sete editoras fizeram publicidade na televiso. Atendendo s promoes que vemos no mercado nacional, temos um conselho bsico: usar a imaginao. Qualquer publicidade engenhosa tem boas possibilidades de ser bem sucedida as pessoas simplesmente no esto habituadas a ver publicidade de livros. De resto, um bom lanamento e o contacto inteligente com os crticos literrios (que no so muitos) podem levar um livro bem longe.

As Operaes Existem vrias operaes complexas especializadas no processo de edio, que passam pela edio, pela distribuio e pela promoo. Vamos aceitar dois conselhos dos editores da Oficina do Livro: fazer outsourcing e just-in-time o mais possvel. Quase todas a operaes escritrio de apenas trs rever os textos, paginar, acabamentos, prospeco promoo, etc. podem ser feitas em outsourcing e vamos manter um pessoas. Ainda assim, preciso: angariar os autores, desenhar a capa, fazer a pr-impresso, a impresso, do mercado, promoo, lanamento, manuteno da

A gesto dos stocks tem de ser cuidada. Vamos tentar manter as tiragens baixas e bem trabalhadas de modo a no acumular exemplares e despesas de armazenagem. O ritmo essencial.

O Oramento Precisamos de um escritrio pequeno e no necessariamente vistoso. Atendendo a uma ou duas hipteses que pesquismos, vamos pensar numa renda de 100 contos por ms (498). Como pessoal temos: um editor, um comercial e um elemento administrativo. Como estamos a comear, daremos um ordenado de 150 contos (748) ao editor e ao comercial e 120 (598) contos ao administrativo. Imaginando que vamos editar 10 livros com 200 pginas e vender 2000 exemplares de cada um, e que vamos contratar fora os revisores, os grficos, os autores, os paginadores, os tradutores, os distribuidores, os designers e os livreiros, o oramento total ficar em 22 960 contos. Com 2000 exemplares vendidos a 2000$00 (10), com o desconto de 59% para autores e distribuio, ficamos com um prejuzo de 2 960 contos (14.7 mil euros), o que, para o primeiro ano, no mau. Boa sorte!

Editora de Livros CS-GEI-03

Das könnte Ihnen auch gefallen