Sie sind auf Seite 1von 2

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS Departamento de Arquitetura e Urbanismo - Profa.

Giselle Moraes Teoria das Estruturas II TUTORIA 2sem./2011


OBJETIVOS DO CURSO Fornecer o embasamento terico para a compreenso e concepo dos principais sistemas estruturais. Compreender o funcionalmente dos elementos mais comuns que compem uma estrutura quando submetidos a carregamentos, fazendo a anlise dos esforos solicitantes e das deformaes. Pr-dimensionar os elementos bsicos que compe uma estrutura: lajes, vigas e pilares.

EMENTA DO CURSO Corpos elsticos. Estruturas contnuas e reticuladas. Vnculos e graus de liberdade. Apoios. Carregamentos. Reaes de apoio. Esforos solicitantes. Estruturas hipostticas, isostticas e hiperestticas. Vigas isostticas. Vigas Gerber. Prticos isostticos. Trelias isostticas. Trelias compostas e complexas. Grelhas isostticas. Vigas Balco. Cargas mveis. Linhas de influncia. Deformaes em estruturas isostticas. Variao de temperatura, recalques de apoio e defeitos de fabricao (pr-esforo).

PROGRAMA DO CURSO A tutoria se dar em encontros conforme cronograma:

17/10/11 Entrega do programa e orientao da disciplina: objetivos, bibliografia, avaliaes (sala 311, prdio Arquitetura, s 11h30) 31/10/11 Prova Conceitos Fsicos (sala 311, prdio Arquitetura, de 8h s 11h) 21/11/11 Entrega do Trabalho Isostaticidade das Estruturas (sala 311, prdio Arquitetura, de 8h s 10h)

AVALIAO Prova Conceitos fsicos - (valor 50 pontos) em 31/10/2011 Fonte de estudo: Captulo 1 do livro A Concepo Estrutural e a Arquitetura Yopannan Rebello Trabalho Sistemas Estruturais Isostaticidade das estruturas (valor 50 pontos) Conforme enunciado anexo.

BIBLIOGRAFIA BSICA REBELLO, Yopanan C. P. A Concepo Estrutural e a Arquitetura. So Paulo: Zigurate Editora, 2000. ENGEL, Heino. Sistemas de Estruturas. Hemus Livraria e Editora Ltda. So Paulo, 1981.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR HIBBELER, R. C. Resistncia dos Materiais. Gam Editora. BOTELHO, M. Resistncia dos Materiais, para entender e gostar: um texto curricular. Studio Nobel. AMARAL, O. C. Estruturas Isostticas. Edies Engenharia e Arquitetura, 1982. NBR 6120: Cargas para clculo de estruturas de edificaes.

[Escolha a data]

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS Departamento de Arquitetura e Urbanismo - Profa. Giselle Moraes Teoria das Estruturas II TUTORIA 2sem./2011
TRABALHO: ISOSTATICIDADE Data entrega: 21-11-2011 Valor: 50 pontos

Aluno: Bibliografia bsica: REBELLO, Yopanan C. P. A Concepo Estrutural e a Arquitetura. So Paulo: Zigurate Editora, 2000, Captulo 1. Com base na leitura do captulo 1 do livro em referncia e de pesquisas em bibliografias complementares, elabore um relatrio contendo as respostas Estudo Conceitual (item 1) e desenvolva o modelo tridimensional, conforme as orientaes. I) ESTUDO CONCEITUAL: 1) Considerando a engenharia de estruturas, conceitue de forma clara e objetiva, os seguintes temas: a) Estruturas b) Equilbrio c) Resistncia d) Vnculos e liberdades nas estruturas e) Tipos de apoio das estruturas f) Reaes de apoio

2) Compare as estruturas isostticas e hiperestticas, descrevendo as vantagens e desvantagens de cada uma. 3) Descreva os mtodos de clculo de reaes de apoio para estruturas isostticas e hiperestticas e justifique. 4) Apresente uma obra construda, que tenha elementos de apoio articulados, e responda: a) Dados da obra (nome, data de incio e fim da construo, responsveis pela arquitetura e engenharia). b) Caractersticas da obra (dimenses, sistema estrutural, material estrutural, etc) c) Elementos de apoio (destacar os elementos de apoio da obra e classific-los segundo o grau de isostaticidade). 5) Faa um croqui de seu modelo tridimensional (conforme orientao seguinte), representando as reaes de apoio que surgem em funo das vinculaes impostas pelos apoios. II) MODELO TRIDIMENSIONAL: Desenvolva um sistema estrutural sua escolha que represente uma estrutura isosttica, obedecendo aos seguintes critrios: Ter em quaisquer de suas dimenses o valor aproximado de 50 cm, ou possa ser reduzido a este tamanho, isto , deve ser porttil. b) Os materiais utilizados na confeco do modelo devem ser compatveis com as solicitaes a que sero submetidos. c) O modelo deve manter sua integridade fsica aps vrias demonstraes de seu funcionamento, isto , deve ser durvel. a) III) AVALIAO: Sero avaliadas: (i) A adequao do modelo ao tema, alm da criatividade e originalidade em sua elaborao. (ii) A qualidade do relatrio, considerando objetividade, clareza e qualidade da apresentao.

Das könnte Ihnen auch gefallen