Sie sind auf Seite 1von 6

Aula 7 Embargos Infringentes

Recurso cabvel contra acrdos no unnimes, direcionados normalmente a um rgo hierarquicamente superior (TJGO Seo Cvel), visando uma maior segurana e acerto das decises que encontram opinies discordantes dentro do seio do rgo colegiado do tribunal que julga a apelao ou a ao rescisria.

J se argumentou que a sua existncia se deve ao empate criado no resultado final do julgamento, eis que, havendo um voto vencido no tribunal, este se somaria opinio do juiz de primeiro grau, fato que geraria o empate com os outros 2 votos vencedores (Turma). Porm, como ressalta Vicente Greco Filho, este argumento no prevalece uma vez que no possvel a comparao de votos entre rgos jurisdicionais de hierarquia diferente.

O projeto do CPC de 1973 havia retirado o recurso, mas na reviso ele foi reincorporado, voltando-se o sistema de 1939, herdado do direito portugus. recurso existente unicamente no sistema brasileiro, no encontrando similares no direito comparado atualmente (nem em Portugal foi mantido).

Muitos doutrinadores hoje pugnam pela extino deste recurso (Alexandre Freitas Cmara, Luis Guilherme Marinoni). B. Moreira j foi pela extino do recurso, mas na ltima reviso do CPC, 2001, opinou apenas pela restrio das hipteses de cabimento, o que foi acolhido pelo Congresso Nacional. A sugesto de incabimento quando a ao seguir o rito sumrio no foi acolhida. (acompanha-o Ricardo de Carvalho Aprigliano)

So fatores negativos dos embargos inf: procrastinao; distncia dos fatos (a apelao j teria o condo de reapreciar os fatos, quaisquer outros recursos a ela posteriores deveriam se limitar matria exclusivamente de direito).

Art. 530 cabimento contra ACRDOS NO UNNIMES proferidos em grau de Apelao ou Ao Rescisria (incluindo-se de consequncia, os acrdos proferidos nos Agravos contra a inadmissibilidade da apelao e nos embargos de declarao respectivos, exceto quando no forem recebidos, pois a se tratar de matria estranha ao voto vencido o acrdo dos EDcl se incorpora ao acrdo anterior)

O acrdo vencedor (o que teve a maioria) deve:

REFORMAR a sentena de MRITO (art. 269) atravs da apelao (error in judicando); no possvel quando no for conhecida a apelao ou quando o TJ anular (error in procedendo) a sentena; o cabe tambm nos casos em que o Tribunal d aplicao ao art. 515, 3, pois faltar parmetro da deciso anterior (B. Moreira, Luiz Rodrigues Wambier, Ricardo de Carvalho Aprigiliano, Arruda Alvim a reforma visou restringir o cabimento); Humberto Theodoro e Srgio Shimura defendem a possibilidade de interposio dos Embar Infr mesmo quando houver aplicao deste artigo na apelao, pois o legislador queria o cabimento quando houvesse soluo do mrito.

ou julgar PROCEDENTE a ao rescisria (tanto o juzo rescidente desconstituio da sentena - quanto o juzo rescisrio julgamento pelo tribunal da causa diretamente).

Sumula 293 STF veda o recurso quando o acrdo no unnime for do plenrio dos tribunais em que se houver decidido questo constitucional, para estes casos no se poderia submeter ao julgamento pelo mesmo rgo.

Caber os Embar. Inf quando o acrdo for NO UNNIME, ou seja , quando houver um voto diferente (no necessariamente oposto) do voto vencedor. Apura-se o desacordo do colegiado pela concluso do voto de cada desembargador, e no por suas argumentaes.

Quando no for possvel atingir maioria em um dos posicionamentos se adotar as formas de desempate contidas nos regimentos {Ex.: divergncia quantitativa (v.g no valor das condenaes) faz-se a mdia aritmtica, quando no houver convergncia de valores (TJSP, TJGO art. 198, 1, II), sistema de continncia (tambm para divergncia de valores), prevalece o entendimento que est contido na maioria dos votos (TJRJ); divergncia qualitativa no se refere a valores, mas a outros tipos soluo v.g. sentena declaratria quando os votantes opinam por solues diferentes, denominada disperso de votos mais adotado o sistema que submete a uma votao duas teses, e a vencedora concorre com a terceira em nova votao, da se retirando a tese vencedora TJGO, 198, 1, I)

No cabe contra a deciso que julga o Agravo Retido, eis que se trata de recurso

independente e diverso (B. Moreira e Outros). A Sm. 255 do STJ, acompanhando STF, permite Embargos Inf. contra esta deciso quando ela decidir matria de mrito (prescrio, decadncia). pacificamente aceitvel os Embar. Inf. no julgamento no unnime da Remessa Obrigatria do art. 475.

Nos procedimentos especiais cabvel quando do julgamento da apelao (Ex. Falncia Sm. 88 STJ). No mandado de segurana a jurisprudncia no aceita Embar. Inf quando do julgamento da apelao ou do recurso ordinrio (Sumulas 597, STF, 169 STJ). A doutrina dividida. Nery e B. Moreira contra, no admitindo apenas no caso de MS de competncia originria do tribunal.

S a matria no unnime pode ser objeto do recurso. Serve apenas para se tentar fazer prevalecer o voto vencido. O mbito de conhecimento do tribunal somente este, podendo adequar o pedido em caso de a parte extrapolar estes limites. O recurso se limitar a pedir o que o voto vencido lhe houver concedido, que no o foi pelo voto vencedor.

EFEITOS devolutivo o CPC no expresso, mas se aplica subsidiariamente o art. 515, caput . extenso s devolver ao rgo ad quem at (pode ser parcial) aquilo que foi decidido pelo voto vencido. Se o voto vencido (que no obrigatrio constar dos autos CPC omisso pode-se interpor embargos de declarao) no claro em seus termos, o efeito devolutivo amplo (STF); Porm, a adoo de alguma causa de pedir no voto vencido limitar o conhecimento. Pelo efeito translativo, entende-se que as questes de ordem pblica tambm sero devolvidas ao rgo (Nery); profundidade ampla, as razes e fundamentaes do voto vencido no limita o conhecimento do rgo ad quem que julgar os embar infr.

Suspensivo - possui mesmo sendo omisso o CPC; aplicao do art. 497; mas limitado to somente ao objeto dos embargos infringentes (somente a parte no unnime; se houver parte unnime esta transitar em julgado, exceto para os fins de recurso especial e extraordinrio art. 498) Theotnio Negro, acompanhando jurisprudncia majoritria do STJ e STF, diz

que, quando incabveis ou manifestamente intempestivos, os embargos infringentes no suspendem ou interrompem o prazo para outros recursos h divergncia doutrinria. Art. 531 Requisitos formais iguais aos outros recursos (petio, razes, tempestividade, legitimidade e interesse (parte sucumbente), cabimento etc) Petio dirigida ao Relator (ou redator do acrdo vencedor - 556) Corre nos prprios autos (e no em autos independentes como o agravo de instrumento) PREPARO depende da exigncia do Regimento Interno de cada tribunal, j que o CPC omisso. Segue o 511 do CPC caso haja a exigncia juntada com a interposio. Prazo art. 508. Aplica-se o art. 188 e 191 e as hipteses de suspenso do art. 507. possvel a interposio de Embar. Infringentes ADESIVOS (art. 500)

Art. 532 A intimao para as contra-razes independe de despacho do relator, ato ordinatrio feito pela prpria secretaria da cmara. aps as contra-razes, far-se- o juzo de admissibilidade pelo relator (redator do voto vencedor). Admitindo o recurso, devolver os autos para serem distribudos, preferencialmente a um desembargador que no participou do julgamento anterior da apelao ou da ao rescisria (art. 534). O julgamento ser feito pela Seo Cvel (soma de duas cmaras RI TJGO). Havendo divergncia jurisprudencial entre as sees cveis caber incidente de uniformizao de jurisprudncia, a ser julgado pelo rgo especial. havendo juzo de admissibilidade negativo, caber agravo interno, para o rgo que julgaria definitivamente os embargos infringentes, no prazo de 5 dias, que no pode ser inadmitido de plano. No cabe recurso contra o recebimento dos embar. Infr.

Art. 533 e 534 o regimento interno s regular o procedimento do Embar Inf quando no houver disposio expressa no captulo que lhe regula no CPC (B. Moreira, Humberto Theodoro). Jos Rogrio Lauria Tucci, isoladamente, defende que o RI poder regular em desacordo com o CPC frente a autorizao do art. 533, mesmo relativamente a normas gerais de processamento dos recursos (art. 557, 551 revisor, 552 etc)

o art. 534 s faz uma recomendao segundo Wambier (Ernane Fidlis fala que norma cogente) Humberto Theodoro defende que o art. 557 no aplicvel aos Embargos Infringentes, pois o exame colegiado da natureza do recurso. B. Moreira e Alexandre Freitas Cmara so contra.

Apesar da Lei n. 8950/94 no ter sido expressa, a doutrina divergente quanto revogao do antigo 2 do art. 532 (O relator por o recurso em mesa para julgamento, na primeira sesso seguinte, no participando da votao). O 1 contrrio nova regra do caput do art. 532 (prazo de 48hs para o agravo interno) revogao tcita. B. Moreira e Theotnio Negro defendem a vigncia do 2.

PROCESSAMENTO Publicao de acrdo no unnime 15 dias para interposio de embargos infringentes art. 508 dirigido ao relator do voto vencedor Interposto nos mesmos autos, a prpria secretaria intima o embargado para apresentar contra-razes 531 O processo, com ou sem as contra-razes, subir ao relator para o juzo de admissibilidade (recebimento ou no) Em juzo negativo, cabe agravo interno, nos prprios autos, ao rgo julgador dos embargos infringentes, em 5 dias 532 Admitidos os embargos, o mesmo distribudo, preferencialmente a um desembargador que no participou do julgamento do acrdo embargado art. 534. O Relator recebe o processo e faz o relatrio (discute-se se nesta oportunidade cabvel a aplicao do art. 557, com julgamento monocrtico pelo relator B. Moreira defende Theodoro contra - a doutrina geral no pacfica). Deste ponto em diante o Regimento Interno teria ampla liberdade de regular o procedimento, pela autorizao do art. 533 Jos Rogri Lauria Tucci. No TJGO, o RI adotou todas normas expressas sobre o processamento dos Embar Infr expressas no CPC, conforme est abaixo. Com o relatrio, o processo vai ao Revisor 551 CPC para apor seu visto e pedir dia para julgamento Marcado o dia, publicao da pauta rgo julgador (seo cvel no TJGO) Sesso de julgamento cabe sustentao oral Julgamento no cabe novos embargos, mesmo no sendo unnime o julgamento art. 530 Publicao da deciso dos embargos infringentes - Comea a contagem do prazo para o

recurso especial e extraordinrio da parte unnime do acrdo da apelao primitiva ou ao rescisria, e ainda para interposio dos mesmos recursos contra o acrdo que julgou os prprios embargos infringentes (art. 497)

Das könnte Ihnen auch gefallen