Sie sind auf Seite 1von 3

Primeiros Socorros II: Intoxicao e Envenenamento

Oii gentee!!! Como vcs tem passado de recesso escolar??? espero que muuuuito bem!!!! Sempre ouvimos falar de alguns acidentes que requerem informaes de como agir diante de um acidente. So os chamados primeiros socorros! pensando nisso, acho de extrema importncia, termos uma pequena noo de como nos comportar diante de tal situao. Devemos ter a informao para sabermos o que devemos e o que NO devemos fazer. No somos mdicos, mais podemos salvar uma vida!!! Leiam com ateno!!!

Intoxicaes e Envenenamentos
Veneno toda substncia que, se introduzida no organismo em quantidade suficiente, pode causar danos temporrios ou permanentes. As intoxicaes e o envenenamento so causados pela ingesto, aspirao e introduo no organismo, acidental ou no, de substncias txicas de naturezas diversas. Podem resultar em morte, poucas horas se a vtima no for socorrida em tempo.

Substncias comuns nas intoxicaes


Produtos qumicos utilizados em limpeza domstica e de laboratrio. Venenos utilizados no lar (como raticidas, por exemplo). Entorpecentes e medicamentos em geral. Alimentos deteriorados. Gases txicos. Medicamentos

Vias de penetrao
Boca Ingesto de qualquer tipo de substncia txica (qumica ou natural). Pele Contato direto com plantas ou substncias qumicas txicas.

Vias respiratrias Aspirao de vapores ou gases emanados de substncias txicas.

Sinais e sintomas Envenenamento por ingesto:


Queimaduras, leses ou manchas ao redor da boca. Odores incomuns da respirao, no corpo, nas roupas da vtima ou do ambiente. Hlito com odor estranho. Transpirao abundante. Queixa de dor ao engolir. Queixa de dor abdominal. Nuseas, vmito, diarria. Alteraes no nvel de conscincia, sonolncia. Convulses. Aumento ou diminuio do dimetro das pupilas. Alteraes no pulso, na respirao e da temperatura corporal.

Envenenamento por contato:


Manchas na pele. Coceira. Irritao nos olhos. Dor de cabea. Temperatura da pele aumentada.

Envenenamento por inalao:


Respirao rpida. Tosse. Frequentemente os olhos da vtima aparecero irritados. Obs.: estes so os sintomas gerais, podem variar de acordo com o veneno inalado

Orientaes gerais
Cuidados com a segurana do socorrista, evitando que este entre em contato com o produto intoxicante. Remover a vtima para local arejado. Afrouxar as vestes e, caso estejam contaminadas, retir-las, cortando-as. NUNCA deixar a vtima sozinha. Deixar a vitima falar, deixando-a o mais confortvel possvel. Transportar a vtima em posio lateral, a fim de evitar aspirao de vmito, se ocorrer. Transportar junto, restos da substncia, recipientes, embalagens e aplicadores.

O que fazer? Nos casos de intoxicao por contato (pele):


Lavar abundantemente o local afetado com gua corrente. Se os olhos forem afetados: lavar com gua corrente durante 15 minutos e cobri-los, sem presso, com pano limpo ou gaze; Encaminhar ao servio mdico (pronto socorro ou hospital).

Nos casos de intoxicao por inalao:


Remover a vtima para local arejado. Encaminhar ao servio mdico (pronto socorro ou hospital).

Nos casos de intoxicao por ingesto:


No provocar vmito. No oferecer gua, leite ou qualquer outro lquido. Encaminhar, com urgncia, para servio mdico (pronto socorro ou hospital).

Encaminhar o paciente o mais rpido possvel para Cuidados Mdicos e se possvel com as seguintes informaes: Idade do paciente Peso do paciente Como foi o contato com o produto H quanto tempo foi a exposio Informaes sobre o produto (tenha a embalagem em mos)
Retirado no dia 21/10/2011 do site: http://eejoseacacio.blogspot.com/2011_07_01_archive.html

Das könnte Ihnen auch gefallen