Sie sind auf Seite 1von 2

V MOSTRA ACADMICA DO CURSO DE SERVIO SOCIAL

PARDIO, Lindoneide*. ACADMICOS**.


6. CONSIDERAES FINAIS Como a poluio de nossos Igaraps apresentam-se em diferentes nveis, preciso que apresentemos projetos para ajudar na conscientizao da populao viabilizando encontros como palestras educativas que envolvam tambm as crianas para que estas venham a ser verdadeiras guardis de nossos Igaraps.

Poluio dos Igaraps de Manaus


H pouco mais de duas dcadas era possvel tomar banho nos igaraps que cortam a cidade de Manaus. Hoje, com o aumento da quantidade de dejetos despejados, torna-se arriscado utilizar essas guas pelos prejuzos que podem causar para a sade. Um estudo, desenvolvido entre abril/2004 e setembro/2006, pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amaznia (INPA), teve como finalidade conhecer as caractersticas ambientais das guas das bacias da rea urbana de Manaus; selecionar organismos que fossem representativos para serem indicadores ou no de poluio, entre eles, as macro-algas e os insetos; alm de estabelecer ndices de substncias que determinam a qualidade da gua na Amaznia, de verificar o ndice de poluio dos mananciais estudados e socializar e conscientizar moradores que possuem residncias prximas a igaraps sobre a importncia da conservao dos recursos hdricos.

7. REFERENCIAL PEDROSO, Cleidimar. Igaraps de Manaus Apresentam Risco para a Sade Humana. Instituto Nacional de Pesquisa da Amaznia (INPA). Disponvel em: <http:// www.inpa.gov.br/>. Acesso em 02 nov. 2011.

________________________________________________
*

Ps-Graduada em Sociedade e Cultura na Amaznia pela UFAM Universidade Federal do Amazonas , Docente do curso de Servio Social na FAMETRO.

ManausAM

Poluio dos Igaraps de Manaus


2. DAS AMOSTRAS As amostras estudadas foram submetidas a bioensaios com diferentes porcentagens de diluies, usando gua e sedimento tanto de ambiente natural quanto poludo. Entre os organismos usados como indicadores biolgicos para a qualidade de guas esto as macro-algas, que indicam gua limpa ou fracamente poluda, e os insetos, que esto presentes especificamente em ambientes poludos. Trs bacias urbanas com diferentes nveis de poluio foram analisadas pelo grupo de trabalho. A do Tarum, a do Educandos, representada pelo igarap do Quarenta, e a bacia do So Raimundo. O campo amostral corresponde ao total de 15 igaraps, trs lagos e o trecho do rio Negro, orla de Manaus. O projeto prope, tambm, a elaborao de um ndice de qualidade de gua especfico para a regio Amaznica. Haja vista que a existente caracterstica para a regio sul do pas. A resoluo diz que o pH (que indica a acidez) da gua deve estar em torno de 6 a 9, mas o pH da nossa regio, em sua maioria com guas negras, gira em torno de 4 e no mximo de 5,5, destacou. Os parmetros qumicos considerados para elaborao deste ndice so

coliformes fecais, nitrito, amnia, fosfato, sdio total suspenso, dentre outros, explicou o pesquisador. 3. DOS RESULTADOS Segundo pesquisas, em torno de 80% das guas superficiais do permetro urbano de Manaus esto comprometidas. Os outros 20% representam algumas das nascentes dos igaraps das trs bacias, que ainda encontram-se preservadas. Das bacias estudadas, somente a do Tarum mostrou-se composta por guas naturais, ou seja, com caractersticas de ambiente de guas pretas. Porm, na medida em que os igaraps vo correndo para zona urbana, j h sinais de poluio. Os igaraps da bacia do So Raimundo e Educandos j esto bastante comprometidos, apresentando pH entre 6 e 7, com nveis de coliformes altssimos e altos teores de metais e ons dissolvidos. A pesquisa alerta para o risco de residncias que possuem poo. Em algumas, onde o poo foi construdo com profundidade menor que 60 metros e prximo fossa (banheiro), pode comprometer a qualidade da gua usada para o consumo. Mesmo que a gua seja lmpida, pode estar contaminada principalmente por coliformes fecais e amnia, destacou o pesquisador, afirmando que perigoso indicar visualmente se a gua est ou no poluda. Podese tomar uma gua lmpida e ela estar totalmente comprometida. Este tipo de anlise pode ser feito apenas em laboratrio, explica. 4. RETORNO SOCIEDADE Para informar a populao sobre os riscos vindos com a gua de m qualidade, o projeto realizou diversas atividades de extenso, como: palestras educativas em colgios; palestras informativas na balsa que faz o percurso

Manaus - Cacau Pirera; cursos para professores; oficinas de reciclagem de lixo; visitas aos moradores e diversos workshops dentro das comunidades da rea de abrangncia do projeto. Destaca-se tambm a formao e incluso de alunos da periferia de Manaus em programas de iniciao cientfica na participao dos pesquisadores nos projetos Conscincia Limpa e Comunidade no Bosque. 5. PROSAMIM A equipe do projeto, que reuniu profissionais de vrias reas do conhecimento, foi consultada pelo Ministrio Pblico (MP), numa audincia pblica, para dar um parecer a respeito da qualidade das guas onde o Programa Social e Ambiental de Revitalizao dos Igaraps de Manaus (Prosamim) est sendo realizado, mais especificamente em relao rea dos igaraps Mestre Chico, Bittencourt e Manaus, que fazem parte da bacia do Educandos. Os resultados obtidos nos permitiram sugerir ao MP que, para a rea ambiental do programa Prosamim, o projeto teria que instalar sistemas de tratamento de esgotos ao longo da bacia, observou. Apesar do alto ndice de diluio do rio Negro, os pesquisadores destacam que necessrio instalar estes sistemas antes de lanar os dejetos no principal rio da cidade, onde a gua para abastecimento captada.

Das könnte Ihnen auch gefallen