Sie sind auf Seite 1von 27

Oracle Database 11g com Alta Disponibilidade

Um artigo tcnico da Oracle Junho de 2007

Oracle Database 11g com Alta Disponibilidade

Introduo .......................................................................................................... 2 Causas do Tempo Inativo............................................................................ 2 Proteo contra Falha do Computador.......................................................... 3 Real Application Clusters............................................................................. 4 Tempo de Recuperao de Quebras de Banco de Dados em vinculao ............................ Error! Bookmark not defined. Proteo Contra Falhas nos Dados ................................................................ 5 Falha de Proteo no Armazenamento ..................................................... 6 Reparo de Blocos na ASM ...................................................................... 6 Atualizaes Contnuas da ASM ............................................................ 7 Proteo Contra Falhas no Local ............................................................... 7 Data Guard................................................................................................ 7 Proteo contra Erro Humano ................................................................. 11 Proteo Contra Erros Humanos ........................................................ 11 Tecnologia Flashback da Oracle .......................................................... 11 Proteo Contra Corrupo de Dados ...................................................... 0 Dados Resilientes Assistidos pelo Hardware (HARD) da Oracle .. 15 Backup e Recuperao ........................................................................... 16 Proteo de Tempo Inativo Planejado ......................................................... 18 Reconfigurao On-line do Sistema ......................................................... 19 Correes e Atualizaes On-line ............................................................ 19 Dados On-line e Reorganizao de Esquemas....................................... 23 Arquitetura de Mxima Disponibilidade Melhores Prticas .................. 24 Concluso ......................................................................................................... 25

Oracle Database 11g com Alta Disponibilidade

Pgina 1

Oracle Database 11g com Alta Disponibilidade

INTRODUO
A crescente demanda de TI na empresa estabeleceu um relacionamento crtico entre o sucesso dos negcios e a disponibilidade da infraestrutura de TI.

As empresas aproveitam a tecnologia de informao (TI) para obter maior vantagem competitiva, reduzir os custos operacionais, ampliar a comunicao com os clientes e aumentar a visibilidade do gerenciamento para os principais processos de negcios. Conforme o uso de TI e de Servios Viabilizados por TI (ITeS) tornam-se cada vez mais difundidos em todos os aspectos das operaes de negcios, as empresas modernas ficam altamente dependentes de sua infraestrutura de TI para ter sucesso. A indisponibilidade de um aplicativo ou de dados crticos pode ter um custo significativo para as empresas em termos de perda de produtividade e receita, clientes insatisfeitos e danos imagem corporativa. Logo, uma infraestrutura de TI altamente disponvel um fator crtico para o sucesso dos negcios na atual economia em rpida evoluo e sempre ativa. A abordagem tradicional para construir uma infraestrutura de alta disponibilidade exige o uso amplo de recursos de hardware e software redundantes e de reserva, de diversos fornecedores. Tal abordagem no s muito cara para implementar, mas tambm no atende ao nvel de servio esperado pelos clientes, devido fraca integrao dos componentes, limitaes tecnolgicas e complexidades administrativas. Em resposta a esses desafios, a Oracle vem trabalhando intensamente para fornecer aos clientes um conjunto abrangente de tecnologias de alta disponibilidade, lderes no setor, que sejam pr-integradas e possam ser implementadas com custo mnimo. Neste artigo, revisaremos as causas comuns do tempo inativo de aplicativos e discutiremos como as tecnologias disponveis no banco de dados da Oracle podem ajudar a evitar um caro tempo inativo e a ativar uma rpida recuperao das falhas inevitveis. Tambm destacamos algumas das novas tecnologias introduzidas no Oracle Database 11g que permitem s empresas tornar sua infraestrutura de TI ainda mais robusta e tolerante a falhas, maximizar seu retorno do investimento na infraestrutura de alta disponibilidade e proporcionar uma melhor qualidade de servio aos usurios.

crtico compreender as diversas causas de tempo inativo de aplicativos para poder criar uma arquitetura eficaz com alta disponibilidade.

Causas do Tempo Inativo

Ao criar uma infraestrutura de TI altamente disponvel, importante primeiro compreender as diversas causas de falhas de aplicativos. Como mostrado na Figura 1 abaixo, o tempo inativo pode ser categorizado inicialmente como planejado ou no planejado. As falhas no planejadas geralmente so provocadas por falhas em

Oracle Database 11g com Alta Disponibilidade

Pgina 2

computadores, ou por outras falhas que podem provocar indisponibilidade dos dados (como danos de armazenamento, falha no local etc.). Atividades de manuteno do sistema como hardware, software, aplicativo e/ou alteraes nos dados so causas tpicas de tempo inativo planejado.

Figura 1: Causas de Tempo Inativo


Tempo Inativo do Sistema

Tempo Inativo No Planejado

Tempo Inativo Planejado

Falhas de Computador

Falhas nos Dados

Alteraes no Sistema

Alteraes nos Dados

As organizaes de TI que compreendem os diferentes fatores responsveis pela interrupo dos servios esto melhor equipadas para prevenir falhas. Com esse entendimento, possvel implementar arquiteturas robustas de alta disponibilidade projetadas para proteger contra todas as causas de tempo inativo do sistema. Nas prximas sees descreveremos as diversas tecnologias de banco de dados da Oracle que podem proporcionar uma proteo abrangente contra cada uma das falhas mencionadas acima.
PROTEO CONTRA FALHA DO COMPUTADOR

Uma falha do computador ocorre quando a mquina que executa o servidor do banco de dados falha inesperadamente, mais provavelmente devido a um defeito de hardware. Esse um dos tipos mais comuns de falhas. Os Oracle Real Application Clusters, a base da arquitetura da Computao em Grid da Oracle, podem proporcionar a proteo mais eficaz contra tais falhas.

Figura 2: Falhas de Hardware


Tempo Inativo do Sistema

Tempo Inativo No Planejado

Tempo Inativo Planejado

Falhas de Computador

Falhas nos Dados

Alteraes no Sistema

Alteraes nos Dados

Oracle Database 11g com Alta Disponibilidade

Pgina 3

Real Application Clusters

Os Oracle Real Application Clusters (RAC) so a melhor tecnologia de Computao em Grade para maximizar a disponibilidade, o desempenho e a escalabilidade dos aplicativos da empresa.

Os Oracle Real Application Clusters (RAC) e a melhor tecnologia de agregao de banco de dados que permitem que dois ou mais computadores (tambm chamados de ns) em um cluster acessem simultaneamente um mesmo banco de dados compartilhado. Isso cria efetivamente um s sistema de banco de dados que abrange vrios sistemas de hardware mas visto pelo aplicativo como um s banco de dados unificado. Isso estende imensamente os benefcios da disponibilidade e da escalabilidade a todos os seus aplicativos, como: Tolerncia a falhas no cluster, especialmente falhas de computador. Flexibilidade e eficcia de custos no planejamento de capacidades, de modo que um sistema possa ser dimensionado para qualquer capacidade desejada conforme a demanda e as necessidades dos negcios evoluam.

Os Real Application Clusters habilita Grids empresariais. Os Grids Empresariais so formadas por grandes configuraes de componentes padronizados, com preos acessveis: processadores, servidores, rede e armazenamento. A RAC a nica tecnologia que pode reunir esses componentes em teis sistemas de processamento para a empresa. Os Real Application Clusters e a Grid reduzem imensamente os custos operacionais e proporcionam novos nveis de flexibilidade de forma que os sistemas tornam-se mais adaptativos, proativos e geis. A proviso dinmica de ns, armazenamento, CPUs e memria permite que os nveis de servio sejam fcil e eficientemente mantidos, reduzindo o custo ainda mais, por meio de uma utilizao aprimorada. Alm disso, os Real Application Clusters e completamente transparente para o aplicativo que acessa o banco de dados do RAC, permitindo assim que os aplicativos existentes sejam disponibilizados no RAC sem exigir modificaes.

No h melhor maneira de proteger seu aplicativo contra falhas do servidor. Os aplicativos executando no banco de dados do Real Application Clusters continuaro a executar mesmo quando todas as mquinas no cluster, exceto uma, tiverem parado.

A principal vantagem da arquitetura RAC sua tolerncia inerente falhas, proporcionada pelos mltiplos ns. Como os ns fsicos executam independentemente, a falha de um ou mais ns no afetar outros ns no cluster. O failover pode ocorrer a qualquer no Grid. No caso mais extremo, um sistema dos Real Application Clusters ainda fornecer um servio de banco de dados, mesmo quando todos os ns, menos um, estiverem interrompidos. Essa arquitetura permite que um grupo de ns seja colocado on-line ou off-line de forma transparente, para manuteno, enquanto que o restante do cluster continua a fornecer o servio do banco de dados. O RAC proporciona uma integrao incorporada com o Oracle Fusion Middleware para falhas em pools de conexes. Com esse recurso, um aplicativo notificado imediatamente de qualquer falha em vez de ter de aguardar dezenas de minutos at ocorrer um tempo de espera de TCP. O aplicativo pode agir imediatamente para uma recuperao apropriada. E o balancerador de carga do Grid vai redistribuir a carga ao longo do tempo.

Oracle Database 11g com Alta Disponibilidade

Pgina 4

Os RAC proporcionam uma escalabilidade flexvel por meio da alocao dinmica de recursos de hardware. A capacidade de adicionar recursos de hardware por demanda reduz drasticamente os custos de TI, permitindo que a infraestrutura de TI cresa com base na demanda dos negcios.

Os Real Application Clusters tambm do aos usurios a flexibilidade de adicionar ns ao cluster quando as demandas por capacidade aumentam, escalonando o sistema incrementalmente para reduzir custos e eliminar a necessidade de substituir sistemas de um n por sistemas maiores. Isso torna muito mais fcil e rpido o processo de atualizao, pois um ou mais ns podem ser adicionados de forma incremental ao cluster, em comparao com substituir sistemas existentes por novos e maiores ns para atualizar os sistemas. A tecnologia Cache Fusion implementada nos Real Application Clusters e o suporte por redes InfiniBand permite escalar a capacidade de forma quase linear, sem fazer alteraes em seu aplicativo.

O Oracle Database 11g otimiza ainda mais o desempenho, a escalabilidade e mecanismos contra falhas dos Real Application Clusters, para aprimorar mais sua escalabilidade e seus benefcios de alta disponibilidade.
Para mais informaes sobre os Real Application Clusters, visite http://www.oracle.com/technology/products/database/clustering/index.html.
Minimize o Tempo de Recuperao de Quedas de Banco de Dados

Uma das causas mais comuns de tempo inativo imprevisto uma falha ou quebra do sistema. As falhas do sistema resultam de falhas de hardware, falhas de alimentao e quebras do sistema operacional ou servidor. O alcance de interrupo causado por essas falhas depende do nmero de usurios afetados e de quo rapidamente o servio restaurado. Os sistemas de alta disponibilidade so projetados para recuperar-se rpida e automaticamente das falhas, se ocorrerem. Os usurios de sistemas crticos esperam da organizao de TI um compromisso de que a recuperao de uma falha ser rpida e ir demorar um perodo previsvel. Perodos inativos superiores a esse compromisso podem afetar diretamente as operaes, e provocar perda de receita e produtividade. O banco de dados da Oracle proporciona uma recuperao muito rpida de falhas e quebras do sistema. Mas, alm da rapidez, igualmente importante ser previsvel. A tecnologia Fast-Start Fault Recovery, includa no banco de dados da Oracle, vincula automaticamente o tempo do banco de dados para recuperar-se de uma quebra e exclusiva do banco de dados Oracle. O banco de dados ir ajustar automaticamente o processamento de pontos de verificao para salvaguardar o objetivo do tempo de recuperao desejado. Isso torna o tempo de recuperao rpido e previsvel e aumenta a capacidade de atender aos objetivos do nvel de servio. A Fast-Start Fault Recovery da Oracle pode reduzir o tempo de recuperao em um banco de dados muito carregado, de dezenas de minutos para menos de 10 segundos.
PROTEO CONTRA FALHAS NOS DADOS

A falha nos dados a perda, dano ou corrupo de dados crticos para os negcios. As causas da falha nos dados so multifacetadas e, em muitos casos as falhas nos dados podem ser enganadoras e difceis de identificar. Geralmente, a falha nos dados devido a uma ou mais das seguintes causas: falha no sistema de armazenamento, falha no local, erro humano e/ou corrupo de dados.

Oracle Database 11g com Alta Disponibilidade

Pgina 5

Figura 3: Falhas nos Dados


Tempo Inativo do Sistema

Tempo Inativo No Planejado

Tempo Inativo Planejado

Falhas de Hardware

Falhas nos Dados

Alteraes no Sistema

Alteraes nos Dados

Falha no Armazenamento

Erro no Local

Erro Humano

Corrupo

Falha de Proteo no Armazenamento

O Oracle Database 10g introduziu o Automatic Storage Management(ASM), uma inovadora tecnologia de armazenamento que integra o sistema de arquivos e recursos do gerenciador de volume, criadas especificamente para arquivos de banco de dados da Oracle. Por suas caractersticas de baixo custo, facilidade de administrao e alto desempenho, o ASM rapidamente tornou-se a tecnologia de armazenamento escolhida para os administradores de TI que gerenciam bancos de dados autnomos ou RAC. Com o desempenho e a alta disponibilidade como os principais objetivos, a ASM baseia-se no princpio de dividir e espelhar tudo. Recursos de espelhamento inteligente permitem aos administradores definirem espelhos de 2 ou 3 vias para a proteo total de dados crticos de negcios. Quando ocorrem falhas de disco, o tempo inativo do sistema evitado utilizando os dados disponveis nos discos espelhados. Se o disco com falhas for removido permanentemente da ASM, os dados subjacentes so divididos e/ou rebalanceados pelos discos restantes para continuar a proporcionar um alto desempenho.
Reparo de Blocos no ASM

O Oracle Database 11g introduz um novo recurso para aumentar a confiabilidade e a disponibilidade da ASM. O primeiro desses recursos a capacidade de recuperar blocos corrompidos em um disco, usando os blocos vlidos disponveis no(s) disco(s) espelhado(s). Quando uma operao de leitura identifica que existe um bloco corrompido no disco, a ASM automaticamente realoca o bloco ruim para uma parte no corrompida do disco. Alm disso, agora os administradores podem utilizar o utilitrio ASMCMD para realocar manualmente blocos especficos, devido a uma corrupo subjacente do disco.

Oracle Database 11g com Alta Disponibilidade

Pgina 6

Atualizaes Contnuas ASM


Com o Oracle Database 11g, os bancos de dados que utilizam ASM tm aumentos na disponibilidade com a capacidade de realizar atualizaes contnuas de suas instncias da ASM.

A ASM no Oracle Database 11g aprimora a disponibilidade de todo o ambiente do cluster com a capacidade de realizar Atualizaes Contnuas do Software ASM. As Atualizaes Contnuas ASM permitem aos administradores manterem seus aplicativos on-line enquanto atualizam a ASM em ns individuais, mantendo os outros ns no cluster disponveis durante a migrao. As instncias ASM podem ser executadas em diferentes verses do software at todos os ns no cluster serem atualizados. Qualquer funcionalidade introduzida na nova verso do Software ASM no ser ativada at que todos os ns no cluster sejam atualizados.
Proteo Contra Falhas no Local

As empresas necessitam proteger seus dados e aplicativos crticos contra eventos catastrficos que possam colocar off-line todo o data center. Eventos como desastres naturais e falta de energia ou comunicao so alguns exemplos de cenrios que podem ter efeitos prejudiciais ao data center. O banco de dados da Oracle oferece diversas solues de proteo de dados que podem uma empresa contra caros perodos inativos provocados por falhas completas no local. A forma mais bsica de proteo o armazenamento de backups do banco de dados fora do local. Embora seja parte integral de uma estratgia geral de alta disponibilidade, o processo de restaurar backups em um desastre que afete todo o local pode ser mais demorado do que a empresa possa suportar e os backups podero no conter as verses mais atualizadas dos dados. Uma soluo mais rpida e abrangente administrar uma ou mais cpias do banco de dados de produo em data center fisicamente separados.
Data Guard

O Oracle Data Guard deve ser a base de cada implementao de recuperao de desastres na infraestrutura de TI. O Data Guard proporciona a tecnologia para disponibilizar e administrar uma ou mais cpias de stand-by de um banco de dados de produo, seja no data center local ou em um centro de dados remoto, que pode estar localizado em qualquer parte do mundo. H diversas opes configurveis disponveis no Data Guard que permitem aos administradores definirem o nvel de proteo desejado para seus negcios. O Data Guard tambm atua de forma transparente nos clusters da Grid quando possvel adicionar servidores dinamicamente ao banco de dados de stand-by no caso de ser necessrio um failover. O Data Guard suporta dois tipos de bancos de dados de stand-by: bancos de dados de stand-by fsicos que utilizam a tecnologia Redo Apply e bancos de dados de stand-by lgicos que utilizam a tecnologia SQL Apply.
Redo Apply do Data Guard (Stand-by Fsico)

Um banco de dados de stand-by fsico mantido e sincronizado com o banco de dados de produo por meio da tecnologia Redo Apply. Os dados de redo do banco de dados de produo so enviados ao Stand-by Fsico, que utiliza a recuperao de mdia que aplica as alteraes dos dados de redo ao banco de dados de stand-by. Utilizando Redo Apply, o banco de dados de stand-by permanece

Oracle Database 11g com Alta Disponibilidade

Pgina 7

fisicamente idntico ao banco de dados de produo. Os bancos de dados de standby fsicos so ideais para proporcionar proteo contra desastres e corrupo de dados. No caso de um erro ou desastre, o Stand-by Fsico pode ser aberto e utilizado para proporcionar servios de dados aos aplicativos e usurios finais. Como o eficiente mecanismo de recuperao de mdia utilizado para aplicar alteraes no banco de dados de stand-by, ele suportado por cada aplicativo, e pode trabalhar de forma fcil e eficiente mesmo com as maiores cargas de trabalho de transaes. Um dos seus recursos mais distintos da estratgia de Alta Disponibilidade da Oracle nosso incansvel foco em tornar a infraestrutura de alta disponibilidade plenamente utilizvel de uma perspectiva do dia a dia. Isso permite aos clientes fazer uso produtivo de seu investimento na recuperao de desastres para uma ampla gama de operaes, como atividades de backup ou trabalho de relatrios no banco de dados de stand-by ou utilizar o banco de dados de stand-by para atividades de teste.
Os bancos de dados de stand-by fsicos podem ser abertos no modo de somente leitura, mesmo quando os dados de redo so aplicados continuamente.

Os bancos de dados de stand-by fsicos sempre tiveram a capacidade de ser abertos no modo de somente leitura, proporcionando um meio de transferir para o banco de dados stand-by as cargas de trabalho de produo que s exigem acesso de leitura. Historicamente, a desvantagem dessa abordagem era a exigncia de que a recuperao de mdia ficasse inativa enquanto o banco de dados de stand-by fsico era aberto em modo de somente leitura; fazendo com que o banco de dados de stand-by fsico perdesse a sincronizao com o banco de dados de produo. Avanos inovadores no Oracle Database 11g permitem que a recuperao de mdia continue enquanto o banco de dados de stand-by fsico aberto em modo de somente leitura. Essa impressionante nova capacidade, chamada de Stand-by Fsico com Consulta em Tempo Real (Real Time Query), remove as desvantagens mencionadas antes de abrir o stand-by para a atividade de somente leitura, pois agora o banco de dados de stand-by fsico permanece sincronizado com o banco de dados de produo mesmo quando atende a aplicativos de somente leitura. Um benefcio chave de manter um banco de dados de stand-by fisicamente idntico ao banco de dados de produo poder utilizar esse banco de dados de stand-by como origem para atividades de backup. O Oracle Database 10g introduziu a tecnologia de Rastreamento de Blocos (Block Tracking) que mantm um log dos blocos alterados desde a realizao do ltimo backup incremental e que reduz drasticamente o tempo necessrio para backups incrementais. Antes do Oracle Database 11g, s era possvel realizar backups incrementais rpidos usando a tecnologia de rastreamento de blocos, no banco de dados principal. Essa restrio foi eliminada no Oracle Database 11g que permite aos clientes transferir todas as suas atividades de backup para o banco de dados de stand-by. O Oracle Database 11g tambm introduz um novo recurso chamado Snapshot Standby que permite que um stand-by fsico seja aberto temporariamente para atividades de leitura/gravao, para atividades de teste, sem perda da proteo contra desastres. Usando esse recurso, um banco de dados stand-by fsico

Oracle Database 11g com Alta Disponibilidade

Pgina 8

temporariamente convertido em um banco de dados Snapshot Standby que pode ser aberto para leitura/gravao para processar transaes independentes do banco de dados principal, para testes ou outras finalidades. Um banco de dados de standby snapshot continuar recebendo e arquivando atualizaes do banco de dados principal, mas os dados de redo recebidos do principal no sero aplicados at o Snapshot Standby ser reconvertido para um banco de dados stand-by fsico e todas as atualizaes que foram realizadas enquanto estava como um Snapshot Standby serem descartadas. Isso permite que os dados de produo permaneam sempre em um estado protegido. Finalmente, o Oracle Database 11g pode aplicar alteraes no banco de dados de stand-by em paralelo, aprimorando assim drasticamente o desempenho.
SQL Apply do Data Guard (Logical Standby)

Um banco de dados de stand-by lgico mantido e sincronizado com o banco de dados de produo por meio da tecnologia SQL Apply. Em vez de utilizar a recuperao de mdia para aplicar alteraes do banco de dados de produo, o SQL Apply transforma os dados de redo em transaes SQL e as aplica a um banco de dados que aberto para operaes de leitura/gravao. A capacidade de ter o banco de dados aberto permite ao banco de dados de stand-by lgico ser utilizado simultaneamente para descarregar determinadas cargas de trabalho do banco de dados de produo. Muitas organizaes aproveitam o Standby Lgico para os Sistemas de Suporte de Relatrios e Decises que podem ser otimizados adicionando ndices e/ou Materialized Views no stand-by. O processo de SQL Apply mantm a integridade dos dados entre o banco de dados de produo e o stand-by lgico ao comparar os valores antes da alterao dos dados de redo principais com os valores antes da alterao no stand-by, para evitar corrupes lgicas. O banco de dados de stand-by lgico ento o recurso mais importante de proteo de dados, que garante alta disponibilidade com capacidades estendidas, ampliando a escalabilidade da infraestrutura de TI. Os aprimoramentos no Oracle Database 11g ampliam os recursos dos bancos de dados de stand-by lgicos, aumentando drasticamente o desempenho de aplicao e facilitando seu uso. No Oracle Database 11g, o SQL Apply continua a adicionar suporte a mais tipos de dados, a outros recursos da Oracle e a PL/SQL, incluindo:

Oracle Database 11g com Alta Disponibilidade

Pgina 9

Tipo de dados XML (quando armazenados como CLOB) Capacidade de executar DDLs em paralelo em um banco de dados de standby lgico Criptografia Transparente de Dados (TDE) DBMS_FGA (Fine Grained Auditing, Auditoria Aprimorada) DBMS_RLS (Virtual private database)

Data Guard Broker

Os bancos de dados principal e de stand-by, alm de suas diversas interaes, podem ser administrados usando SQL*Plus. Para facilitar sua administrao, o Data Guard tambm oferece uma estrutura de gerenciamento distribudo chamada Data Guard Broker, que automatiza e centraliza a criao, manuteno e monitoramento de uma configurao do Data Guard. Os administradores podem usar o Oracle Enterprise Manager ou a prpria interface especializada de linha de comando do Broker (DGMGRL) para usufruir as vantagens dos recursos de gerenciamento do Broker. Da interface grfica fcil de usar no Oracle Enterprise Manager, um clique do mouse pode iniciar um processamento de failover do banco de dados principal para qualquer tipo de banco de dados de stand-by. O Broker e o Enterprise Manager facilitam para o administrador de banco de dados gerenciar e operar o banco de dados de stand-by. Ao facilitar atividades como failover e chaveamento, a possibilidade de erros muito reduzida. O Oracle Database 11g amplia ainda mais o Data Guard Broker para proporcionar um suporte ampliado opo de transporte na rede, eliminar o tempo inativo enquanto altera a configurao de proteo (de mxima disponibilidade e mximo desempenho) e adicionar suporte para bancos de dados de uma instncia configurados para alta disponibilidade usando o Oracle Clusterware como um cluster de failover a frio.
Fast-Start Failover
A Oracle automatiza o processo de failover pelo uso do recurso de Fast-Start Failover (Failover de Incio Rpido). O Fast-Start Failover reduz a dependncia de disponibilidade do administrador para ativar o stand-by em caso de desastre.

O Fast-Start Failover do Data Guard permite criar um ambiente de banco de dados de stand-by tolerante a falhas ao permitir automatizar totalmente o processamento de failover do banco de dados de produo para o banco de dados de stand-by sem interveno humana. No caso de uma falha, o Fast-Start Failover executa um failover de modo automtico, rpido e confivel, para um banco de dados de standby designado, sincronizado, sem exigir que os administradores realizem complexas etapas manuais para chamar e implementar a operao de failover. Isso reduz muito a durao de uma parada. Aps ocorrer um Fast-Start Failover, o banco de dados principal antigo, aps reconectar configurao, ser recolocado automaticamente como o novo banco de dados de stand-by pelo Broker. Isso permite que a configurao do Data Guard restaure a proteo contra desastres na configurao de forma fcil e rpida, aumentando a resistncia da configurao do Data Guard. Graas a esse recurso, o Data Guard no somente ajuda a manter a continuidade

Oracle Database 11g com Alta Disponibilidade

Pgina 10

transparente dos negcios, como tambm reduz os custos de gerenciamento da configurao do DR. Os novos aprimoramentos no mecanismo de Fast-Start Failover no Oracle Database 11g reduzem ainda mais o tempo para o failover e do mais controle aos administradores sobre os cenrios e o comportamento de failover. Por exemplo, agora os administradores podem definir eventos especficos, como erros de banco de dados (ORA-xxxx), que iro disparar um Fast-Start Failover. De modo semelhante, os administradores podem configurar seu ambiente de Data Guard para desligar o banco de dados principal quando o Fast-Start Failover iniciado, para impedir atualizaes acidentais.
Proteo contra Erro Humano

Praticamente todas as pesquisas sobre as causas de tempo inativo identificam o erro humano como a principal causa isolada de tempo inativo. Os erros humanos como: a excluso inadvertida de dados importantes; ou quando uma clusula WHERE incorreta em uma declarao UPDATE atualiza muito mais linhas que o pretendido; devem ser evitadas sempre que possvel, e desfeitas quando as precaues contra isso falhem. O banco de dados da Oracle proporciona facilidade de uso e poderosas ferramentas que auxiliam os administradores a rapidamente diagnosticar e recuperar-se desses erros, se ocorrerem. Ele tambm inclui recursos que permitem aos usurios recuperar-se de problemas sem envolver o administrador, reduzindo o trabalho de suporte do administrador de banco de dados e acelerando a recuperao de dados perdidos ou danificados.
Proteo Contra Erros Humanos

A melhor maneira de impedir erros restringir o acesso dos usurios apenas aos dados e servios de que realmente necessitam para realizar seus negcios. O banco de dados da Oracle proporciona uma ampla variedade de ferramentas de segurana para controlar o acesso do usurio aos dados dos aplicativos, autenticando os usurios e permitindo aos administradores que concedam aos usurios somente os privilgios necessrios para realizarem suas tarefa. Alm disso o modelo de segurana do banco de dados da Oracle permite restringir o acesso aos dados em nvel de linha, usando o recurso de Virtual Private Database (VPD), isolando ainda mais os usurios dos dados que no necessitam acessar.
Tecnologia Flashback da Oracle

Quando pessoas com autorizao cometem erros, voc necessita de ferramentas para corrigir esses erros. O Oracle Database 11g proporciona uma famlia de tecnologias de correo de erro humano chamada Flashback. A Flashback revoluciona a recuperao de dados. Antigamente, poderia demorar alguns minutos para danificar um banco de dados e horas para recuper-lo. Com a Flashback, o tempo para corrigir os erros igual ao tempo para cometer o erro. Ela tambm muito fcil de usar e pode-se utilizar um s comando curto para recuperar todo o banco de dados, em vez de seguir algum procedimento complexo. O Flashback fornece uma interface SQL para rapidamente analisar e corrigir erros humanos. O

Oracle Database 11g com Alta Disponibilidade

Pgina 11

Flashback proporciona uma anlise cirrgica detalhada e reparos de danos localizados, quando como o pedido errado do cliente excludo. O Flashback tambm permite a correo de danos mais difundidos, e faz isso rapidamente para evitar um longo tempo inativo, como ocorreria se todos os pedidos do cliente nesse ms tivessem sido apagados. O Flashback exclusivo do banco de dados da Oracle e suporta a recuperao em todos os nveis, incluindo linha, transao, tabela, tablespace e banco de dados.
Flashback Query

Usando o Flashback Query da Oracle, os administradores podem consultar quaisquer dados em algum momento no passado. Esse poderoso recurso pode serve para exibir e reconstruir dados corrompidos logicamente que podem ter sido excludos ou alterados inadvertidamente.
SELECT * FROM emp AS OF TIMESTAMP TO_TIMESTAMP(01-APR-07 14:00:00,DD-MON-YY HH:MI:SS PM) WHERE

Essa consulta simples exibe as linhas da tabela emp na timestamp especificada. Esse recurso uma ferramenta poderosa que os administradores podem utilizar para identificar e resolver rapidamente a corrupo lgica de dados. Mas fcil incorporar esse recurso em um aplicativo para que os usurios do aplicativo tenham um mecanismo fcil e rpido de voltar ou desfazer alteraes nos dados sem contato com o administrador.
Flashback Versions Query

O Flashback Versions Query, semelhante ao Flashback Query, um recurso que permite aos administradores consultar quaisquer dados no passado. A diferena e o poder do Flashback Versions Query sua capacidade de recuperar diferentes verses de uma linha, em um intervalo de tempo especificado.
SELECT * FROM emp VERSIONS BETWEEN TIMESTAMP TO_TIMESTAMP(01-APR-07 02:00:00 PM,DD-MON-YY HH:MI:SS PM) AND TO_TIMESTAMP(01-APR-07 03:00:00 PM,DD-MON-YY HH:MI:SS PM) WHERE

Essa consulta exibe cada verso da linha entre as timestamps especificadas. O administrador ter visibilidade dos valores quando foram modificados pelas diferentes transaes durante esse perodo. Esse mecanismo permite ao administrador saber exatamente quando e como os dados foram alterados, proporcionando um imenso valor tanto no reparo de dados quanto na depurao do aplicativo.

Oracle Database 11g com Alta Disponibilidade

Pgina 12

Flashback Transaction

Frequentemente, uma corrupo lgica pode ocorrer durante uma transao, que pode alterar os dados em vrias linhas ou tabelas. O Flashback Transaction Query permite ao administrador ver todas as alteraes feitas por determinada transao.
SELECT * FROM FLASHBACK_TRANSACTION_QUERY WHERE XID = 000200030000002D

Esta consulta no s mostra as alteraes realizadas por essa transao, mas tambm produz as declaraes SQL necessrias para um flashback ou para desfazer a transao. Uma ferramenta poderosa como essa permite ao administrador diagnosticar com preciso e eficincia, e resolver corrupes lgicas no banco de dados. O Flashback Transaction, uma novidade no Oracle Database 11g, um conjunto integrado e poderoso de interfaces PL/SQL que simplificam a recuperao de dados no nvel de transao. Apoiado no poder do Flashback Transaction Query, esse novo recurso permite uma abordagem mais robusta e protegida contra falhas para reparar corrupes lgicas de dados. Muitas vezes, pode ser demorado identificar as falhas de dados. Quando isso ocorre, possvel que tenham sido executadas transaes adicionais baseadas em dados logicamente corrompidos. O Flashback Transaction identifica e resolve no somente a transao inicial mas tambm todas as transaes dependentes
Flashback Data Archive
Flashback Data Archive, outra novidade no Oracle Database 11g, um mecanismo para armazenar verses histricas dos dados por longos perodos.

As declaraes de consultas da Flashback discutidas acima dependem da disponibilidade de dados histricos na tablespace UNDO. O intervalo de tempo que os dados histricos permanecem na tablespace UNDO depende do tamanho da tablespace, da taxa de alteraes de dados e das configuraes do banco de dados. Geralmente, os administradores configuram seus bancos de dados para manter dados de UNDO no mximo alguns dias ou semanas certamente no durante anos ou dcadas. Para superar essa limitao, o Oracle Database 11g introduz novos e pioneiros recursos disponveis por meio do Flashback Data Archive. O Flashback Data Archive mantm verses histricas dos dados como dados regulares no banco de dados, que podem ser mantidos pelo tempo necessrio para a empresa. O Flashback Data Archive revoluciona as estratgias de reteno de dados para auxiliar as empresas nesse cenrio de regulamentaes sempre em mudana, como a Sarbanes-Oxley e HIPPA. Para garantir a integridade dos dados retidos, o Flashback Data Archive permite aceso de somente leitura s verses histricas dos dados.

Oracle Database 11g com Alta Disponibilidade

Pgina 13

Administrado automaticamente pelo Oracle, cada vez que os dados so alterados, uma cpia de somente leitura da verso original dos dados fica disponvel no Flashback Data Archive.

O Flashback Data Archive um resistente conjunto de ferramentas que d s empresas uma impressionante flexibilidade no gerenciamento de seus dados crticos de negcios. Claramente, as vantagens do Flashback Data Archive superam muito os simples benefcios implcitos de reparar falhas de dados. Usando essa tecnologia, desenvolvedores de aplicativos e administradores podem ativar usurios para rastrear e exibir a evoluo das informaes. Devido natureza imutvel do Flashback Data Archive, as empresas ganham uma vantagem estratgica e financeira em termos de preservao de dados para fins como auditoria. Os desenvolvedores de aplicativos podem usufruir do Flashback Data Archive ao introduzir recursos sofisticados em seus aplicativos, que permitam aos usurios exibir verses anteriores dos dados, como extratos bancrios. Finalmente, os desenvolvedores de aplicativos e administradores no sofrero mais com a criao e manuteno de lgica personalizada para rastrear alteraes em dados crticos de negcios.
Flashback Database

Para restaurar todo o banco de dados para um momento anterior, o mtodo tradicional restaurar o banco de dados de um backup RMAN e recuperar o momento anterior ao erro. Com o crescente tamanho dos bancos de dados, pode demorar horas ou at dias para restaurar todo um banco de dados. Flashback Database uma nova estratgia para restaurar todo o banco de dados para um momento especfico. O Flashback Database usa logs de flashback para essencialmente voltar o banco de dados at o momento desejado. O Flashback Database, usando os logs de flashback, extremamente rpido e s restaura os blocos que foram alterados. Fcil de usar e eficiente, o Flashback Database pode literalmente restaurar um banco de dados em alguns minutos, e no em vrias horas.
FLASHBACK DATABASE TO TIMESTAMP TO_TIMESTAMP(01-APR-07 02:00:00 PM,DD-MON-YY HH:MI:SS PM)

Como se v, no so necessrios procedimentos complicados de recuperao e no h necessidade de restaurar backups de fita. O Flashback Database reduz drasticamente o tempo inativo necessrio para cenrios que exijam restaurar um banco de dados.
Flashback Table

Frequentemente a corrupo lgica fica em quarentena em uma tabela ou em um conjunto de tabelas, no exigindo assim uma restaurao de todo o banco de dados. O Flashback Table o recurso que permite ao administrador recuperar uma tabela, ou um conjunto de tabelas, para um momento especfico, rpida e facilmente.
FLASHBACK TABLE orders, order_itmes TIMESTAMP TO_TIMESTAMP(01-APR-07 02:00:00 PM,DD-MON-YY HH:MI:SS PM)

Oracle Database 11g com Alta Disponibilidade

Pgina 14

Essa consulta retorna as tabelas de pedidos e order_item, desfazendo quaisquer atualizaes realizadas nessas tabelas entre a hora atual e a timestamp especificada. Se uma tabela for apagada acidentalmente, os administradores podem usar o recurso de Flashback Table para restaurar a tabela apagada, e todos os seus ndices, restries e gatilhos, a partir da Lixeira. Os objetos colocados permanecem na Lixeira at o administrador esvazi-la explicitamente ou se a tablespace do objeto for pressionada para liberar espao.
Pontos de Restaurao de Flashback

Caminho de E/S
ORACLE

Nas descries e exemplos acima de Flashback Database e Flashback Tables, utilizamos o tempo como o critrio de nossas operaes de restaurao ou flashback. No Oracle Database 10g Release 2, foram fornecidos Pontos de Restaurao de Flashback como um meio de simplificar e acelerar a soluo de falha nos dados. Um ponto de restaurao um rtulo definido pelo usurio que faz uma marcao de uma hora especfica na qual o administrador acredita que o banco de dados esteja em bom estado. Os Pontos de Restaurao de Flashback permitem aos administradores corrigir de forma mais fcil e eficaz seus bancos de dados de atividades inadequadas e danosas.
Proteo Contra Corrupo de Dados

Sistema Operacional Sistema de Arquivos Gerenciador do Volume Driver de Dispositivo Adaptador Host-Bus Controlador de Armazenamento

Unidade de Disco

A corrupo de dados fsicos criada por falhas em qualquer um dos diversos componentes que formam a Pilha de I/O. No alto nvel, quando o Oracle emite uma operao de gravao a operao de I/O do banco de dados enviada ao cdigo de I/O do sistema operacional. Isso inicia o processo de passar a I/O pela pilha de I/O onde ela passa pelos diversos componentes, do sistema de arquivos, ao gerenciador de volume, ao driver de dispositivos, ao Adaptador do Barramento do Host, ao controlador de armazenamento e finalmente unidade de disco onde os dados so gravados. Falhas de hardware ou bugs em qualquer um desses componentes pode provocar dados invlidos ou corrompidos sendo gravados no disco. A corrupo resultante poder danificar as informaes de controle internas do Oracle ou dados do aplicativo/usurio dados, e qualquer uma delas seria catastrfica para o funcionamento ou disponibilidade do banco de dados.
Dados Resilientes Assistidos pelo Hardware (HARD) da Oracle

Por meio do programa HARD, exclusivo da Oracle, os principais fornecedores de equipamentos de armazenamento implementam algoritmos de validao de dados da Oracle diretamente nos dispositivos de armazenamento.

Os Dados Resilientes Assistidos pelo Hardware da Oracle so um programa abrangente que facilita medidas preventivas para reduzir as ocorrncias de corrupo fsica provocada por falhas na pilha de I/O. Esse programa exclusivo um esforo de colaborao entre a Oracle e os principais fornecedores de equipamentos de armazenamento. Especificamente, os fornecedores de equipamentos de armazenamento participantes implementam algoritmos de validao de dados da Oracle em seus dispositivos de armazenamento. Uma exclusividade do banco de dados Oracle, os HARD detectam corrupes introduzidas em qualquer parte no caminho de I/O entre o banco de dados e o dispositivo de armazenamento e essa validao de dados de ponta a ponta impede dispositivo de armazenamento e essa validao de dados de ponta a ponta impede

Oracle Database 11g com Alta Disponibilidade

Pgina 15

que dados corrompidos sejam gravados no armazenamento persistente. Os HARD foram aprimorados para proporcionar algoritmos de validao mais abrangentes e suporte para todos os tipos de arquivos. Arquivos de dados, logs on-line, logs de arquivamento e backups so suportados pelo programa HARD. O Automatic Storage Management (ASM) utilizes os recursos dos HARD sem exigir o uso de dispositivos brutos.
Backup e Recuperao

Apesar do poder de numerosas tecnologias preventivas e de recuperao discutidas at agora neste artigo, cada organizao de TI deve disponibilizar um procedimento abrangente de backup de dados. Cenrios nos quais ocorrem vrias falhas ao mesmo tempo, embora sejam raros, podem existir, e o administrador dever poder recuperar os dados crticos para os negcios a partir do backup. A Oracle proporciona ferramentas padro no setor para um backup eficiente e adequado dos dados, restaurao de dados de backups anteriores e recuperao de dados at o momento anterior ocorrncia de uma falha.
Recovery Manager (RMAN)

Grandes bancos de dados podem ser compostos por centenas de arquivos dispersos por vrios pontos de montagem, tornando as atividades de backup extremamente desafiadoras. Negligenciar ou ignorar at mesmo um arquivo crtico em um backup pode inutilizar todo o backup do banco de dados. Como costuma acontecer com frequncia, backups incompletos permanecem indetectados at serem necessrios em um cenrio de emergncia. O Oracle Recovery Manager (RMAN) a ferramenta composta que administra os processos de backup, restaurao e recuperao do banco de dados. O RMAN mantm as polticas de backup e recuperao configurveis e registros histricos de todas as atividades de backup e recuperao do banco de dados. Com seu abrangente conjunto de recursos, o RMAN garante que todos os arquivos necessrios para restaurar e recuperar com sucesso um banco de dados estejam includos nos backups completos dos bancos de dados. Alm disso, nas operaes de backup do RMAN, todos os blocos de dados so analisados para garantir que blocos corrompidos no sejam propagados pelos arquivos de backup.
A tecnologia de Rastreamento de Blocos (Block Tracking) da Oracle, que aumenta muito a velocidade de backups incrementais, agora est disponvel para bancos de dados de stand-by gerenciados.

Os aprimoramentos na RMAN tornaram o backup de grandes bancos de dados um processo eficiente e direto. O RMAN aproveita os recursos do Rastreamento de Blocos para aumentar o desempenho de backups incrementais. Somente fazer backup de blocos que foram alterados desde o ltimo backup reduz imensamente o tempo e o overhead do backup com RMAN. No Oracle Database 11g, os recursos de Rastreamento de Blocos agora so ativados em bancos de dados de stand-by gerenciados. Com o tamanho dos bancos de dados empresariais cada vez maiores, ficou mais vantajoso aproveitar os Tablespaces Bigfile. Um Tablespace Bigfile formado por um s arquivo grande, em vez de vrios arquivos menores, permitindo que os bancos de dados Oracle alcance at 8 exabytes de tamanho. Para aumentar o desempenho de operaes de backup e recuperao de Tablespaces

Oracle Database 11g com Alta Disponibilidade

Pgina 16

Bigfile, o RMAN no Oracle Database 11g pode realizar operaes de backup e recuperao em paralelo no interior do arquivo. Muitas empresas criam clones ou cpias de seus bancos de dados de produo a utilizar para testes, controle de qualidade e para gerar um banco de dados de standby. O RMAN h muito tempo permite clonar um banco de dados usando os backups RMAN existentes, com o recurso DUPLICATE DATABASE. Antes do Oracle Database 11g, os arquivos de backup necessrios deviam estar acessveis no host do banco de dados clonado. A duplicao baseada na rede, do Oracle Database 11g, duplica o banco de dados de origem para o banco de dados clonado sem exigir que o banco de dados de origem j tenha backups. Em vez disso, a duplicao baseada na rede ir clonar de forma transparente os arquivos necessrios, diretamente da origem para o clone. O Oracle Database 11g suporta uma integrao rgida com o servio Cpias de Sombra Virtuais da Microsoft (VSS) da Microsoft. Resumidamente, o servio Cpias de Sombra Virtuais da Microsoft uma estrutura de tecnologia que permite aos aplicativos continuarem gravando nos volumes de disco enquanto backups pontuais consistentes desses volumes so realizados. O VSS Writer da Oracle, um executvel separado executado como um servio em sistemas Windows, atuar como um coordenador entre o banco de dados da Oracle e outros componentes VSS. Por exemplo, o VSS Writer da Oracle colocar arquivos de banco de dados em modo de backup a quente para permitir que os componentes VSS faam uma cpia recupervel dos arquivos de dados em um snapshot do VSS. O VSS Writer da Oracle utilizar o RMAN como uma ferramenta para realizar a recuperao nos arquivos restaurados de um snapshot VSS. Alm disso, o RMAN foi aprimorado para utilizar snapshots VSS como origem para backups incrementais armazenados na rea de Recuperao de Flash.
Consultor de Recuperao de Dados

Tempo para Reparar to Repair Tempo para Reparar

Tempo

Time

Quando a situao impensvel ocorre e dados crticos de negcios so afetados, todas as opes de recuperao e reparo devem ser avaliadas para garantir uma recuperao rpida e segura. Essas situaes podem ser muito estressantes e costumam ocorrer no meio da noite. Pesquisas mostram que os administradores gastam a maior parte do Tempo de Reparo investigando o que, porque e como os dados foram comprometidos. Os administradores necessitam analisar grandes volumes de informaes para identificar os erros, alertas e arquivos de rastreamento relevantes. O Consultor de Recuperao de Dados do Oracle Database 11g, do criado para minimizar o tempo gasto nas fases de investigao e planejamento da recuperao, reduz a incerteza e a confuso durante uma parada. Plenamente integrado com outros recursos de alta disponibilidade da Oracle, como o Data Guard e o RMAN, o Consultor de Recuperao de Dados analisa todos os cenrios de recuperao rpida e precisamente. Com essa integrao, o consultor consegue identificar quais opes de recuperao so viveis, em funo das condies especficas. As

Investigao Recuperao

Planejamento

Oracle Database 11g com Alta Disponibilidade

Pgina 17

possveis opes de recuperao so apresentadas ao administrador, classificadas pelo tempo de recuperao e pela perda de dados. O Consultor de Recuperao de Dados pode ser configurado para implementar automaticamente as melhores opes de recuperao, reduzindo assim quaisquer dependncias do administrador. Muitos cenrios de desastre podem ser amenizados com base em uma anlise precisa dos erros e arquivos de rastreamento que so apresentados antes de uma parada. Logo, o Consultor de Recuperao de Dados analisa de forma automtica e contnua as condies do banco de dados por meio de diversas verificaes de integridade. Quando o consultor identifica sintomas que podem indicar uma parada de um banco de dados, o administrador pode optar por obter conselhos de recuperao e realizar as aes necessrias para corrigir o problema associado e evitar mais tempo inativo do sistema.
Oracle Secure Backup
O Oracle Secure Backup, um sistema de gerenciamento centralizado em fita, faz backup de bancos de dados at 25% mais rapidamente que o lder na concorrncia.

Oracle Secure Backup, um novo produto oferecido pela Oracle, proporciona um gerenciamento centralizado de backup em fita para ambientes Oracle completos, incluindo bancos de dados e sistemas de arquivos. O Oracle Secure Backup oferece aos clientes uma soluo de backup em fita altamente protegida, acessvel e de alto desempenho. Graas a sua rgida integrao com o banco de dados Oracle, o Oracle Secure Backup realiza o backup de um banco de dados da Oracle at 25% mais rapidamente que o lder na concorrncia. Isso realizado utilizando chamadas diretas para o mecanismo do banco de dados e por meio de algoritmos eficientes que ignoram blocos de dados no utilizados. Essa vantagem no desempenho continuar sendo ampliada no futuro, quando o Oracle Secure Backup for ainda melhor integrado com o mecanismo do banco de dados, criando assim otimizaes especiais para aprimorar ainda mais o desempenho do backup. O Oracle Secure Backup tambm integrado com o Oracle Enterprise Manager, nossa ferramenta administrativa com interface grfica na Web, permitindo aos administradores uma facilidade de uso sem precedentes para configurar backups em fita ou restaurar/recuperar dados de fita.
PROTEO DE TEMPO INATIVO PLANEJADO

O tempo inativo planejado geralmente programado para dar aos administradores uma janela para realizar manuteno do sistema e/ou aplicativo. Por meio dessas janelas de manuteno, os administradores realizam backups, reparam ou adicionam componentes de hardware, atualizam ou corrigem os pacotes de software e modificam componentes dos aplicativos, incluindo dados, cdigo e estruturas de banco de dados. Na atual economia global em rede, os aplicativos e bancos de dados da empresa devem estar acessveis 24 horas por dia. Embora avanos nas tecnologias de rede e Internet tenham tido um impacto profundo na produtividade dos negcios, esses avanos introduziram desafios e requisitos para arquiteturas altamente disponveis.

Oracle Database 11g com Alta Disponibilidade

Pgina 18

FIGURA 5: ALTERAES NO SISTEMA Tempo Inativo do


Sistema

Tempo Inativo No Planejado

Tempo Inativo Planejado

Falhas de Hardware

Falhas nos Dados

Alteraes no Sistema

Alteraes nos Dados

A Oracle reconheceu a necessidade do administrador de continuar as atividades tradicionais de sistema e manuteno, evitando o tempo inativo de aplicativos e do sistema. Aprimoramentos no Oracle Database 11g promovem ainda mais esse objetivo de agilizao.
Reconfigurao On-line do Sistema

A Oracle suporta a reconfigurao on-line dinmica do sistema para todos os componentes de sua pilha de hardware Oracle. O Gerenciamento de Armazenamento Automtico (ASM) da Oracle tem recursos incorporados que permitem adicionar ou remover discos ASM on-line. Ao adicionar ou remover discos de um Grupo de Discos ASM, o Oracle reequilibra automaticamente os dados na nova configurao de armazenamento, enquanto o armazenamento, o banco de dados e o aplicativo permanecem on-line. Como j comentado antes neste artigo, os Real Application Clusters proporcionam recursos extraordinrios de reconfigurao on-line. Os administradores podem adicionar e remover dinamicamente os ns em clusters sem qualquer interrupo no banco de dados ou no aplicativo. O Oracle suporta a adio ou remoo dinmica de CPUs em servidores SMP que tenham essa capacidade on-line. Finalmente, os recursos de ajuste dinmico de memria compartilhada do Oracle permitem aos administradores aumentar e diminuir a memria compartilhada e de cache de banco de dados on-line. Com recursos de ajuste automtico de memria, os administradores podem permitir que o Oracle automatize o dimensionamento e a distribuio de memria compartilhada conforma anlise do Oracle das caractersticas de uso de memria. Os amplos recursos de reconfigurao on-line da Oracle suportam a capacidade dos administradores de no somente minimizar o tempo inativo do sistema em funo de atividades de manuteno, mas tambm permite s empresas dimensionarem sua capacidade sob demanda.
Correes e Atualizaes On-line

As empresas com demandas de alta disponibilidade podem aproveitar a tecnologia Oracle para corrigir e atualizar seus sistemas sem interrupo para o usurio final. Com o uso estratgico dos Real Application Clusters e do Oracle Data Guard, os administradores podem ter um suporte mais adequado para as demandas dos negcios.

Oracle Database 11g com Alta Disponibilidade

Pgina 19

Atualizaes e Correes Contnuas


Os recursos RAC e Data Guard da Oracle permitem recursos estratgicos de manuteno da disponibilidade de aplicativos mesmo durante a instalao de correes, manuteno de hardware e atualizao de software.

A Oracle suporta a instalao de correes nos ns de um sistema de Real Application Clusters (RAC) de modo contnuo, mantendo a disponibilidade do banco de dados durante todo o processo da correo. O processo de correo online ilustrado na Figura 6 abaixo. A primeira caixa mostra um cluster de dois ns RAC. Para realizar a atualizao contnua, uma das instncias inativada enquanto a(s) outra(s) instncia(s) no cluster continua(m) a atender os usurios finais. Na segunda caixa do exemplo, a instncia B inativada e corrigida; enquanto que todo o trfego do cliente direcionado instncia A. Aps aplicar a correo com sucesso instncia, ela pode voltar ao cluster e ser colocada novamente on-line. Observe que a(s) instncia(s) agora (so) executada(s) em diferentes nveis de manuteno e pode(m) continuar a fazer isso por um perodo arbitrrio. Isso permite aos administradores testar e verificar a instncia recm corrigida antes de aplicar a correo s demais instncias no cluster. Quando a correo for validada, a(s) outra(s) instncia(s) no cluster pode(m) ser inativada(s) e corrigida(s) usando a mesma metodologia de atualizao contnua. A terceira caixa no exemplo ilustra a instncia A sendo inativada e corrigida e a instncia B novamente aceitando o trfego dos clientes. Finalmente, todas as instncias no cluster foram corrigidas, esto no mesmo nvel de correo de manuteno, e esto novamente on-line equilibrando as solicitaes dos clientes no cluster. A metodologia de atualizao contnua pode ser utilizada para desativar um banco de dados em caso de emergncia e diagnosticar correes usando o OPATCH, atualizaes de sistema operacional e atualizaes de hardware.

Oracle Database 11g com Alta Disponibilidade

Pgina 20

Figura 6: Atualizao e Correo On-line

Corre
Clientes

Clientes

Configurao Inicial do RAC

Clientes em A Correo B

Correo
Clientes

B
Clientes

Atualizao Concluda

Correo A Clientes em B

Atualizaes On-line de Software

Utilizando a tecnologia SQL Apply Data Guard da Oracle, os administradores podem aplicar conjuntos de correes a banco de dados, atualizaes de novas verses e atualizaes de cluster com praticamente nenhum tempo inativo para os usurios finais. O processo comea com a instanciao de um banco de dados de stand-by lgico e a configurao do Data Guard para manter o stand-by sincronizado com o banco de dados de produo. Ao concluir a Configurao do Data Guard, o administrador ir pausar a sincronizao e todos os dados de redo sero enfileirados. O banco de dados de stand-by atualizado, recolocado on-line e o Data Guard ativado. Todos os dados de redo enfileirados sero propagados e aplicados ao stand-by para garantir que no ocorra perda de dados entre os dois bancos de dados. Os bancos de dados de stand-by e de produo podero permanecer em modo misto at os testes confirmarem que a atualizao foi concluda com sucesso. Nesse ponto, o chaveamento pode ocorrer, resultando em uma inverso de papis dos bancos de dados, o banco de dados de stand-by agora atende carga de trabalho de produo e o banco de dados de produo est pronto para ser atualizado. Enquanto o banco de dados de produo atualizado, o

Oracle Database 11g com Alta Disponibilidade

Pgina 21

banco de dados de stand-by (convertido em principal durante o chaveamento) est enfileirando os dados de redo. Quando o banco de dados de produo for atualizado e os dados de redo forem aplicados, um segundo chaveamento ocorre e o sistema original de produo assume novamente o trfego de produo. A Figura 7 abaixo ilustra o processo de atualizar um banco de dados com praticamente nenhum tempo inativo.

Figura 7: Atualizao Contnua de Software

Atualizar
SQL Apply
Clientes

Clientes

Logs Fila

Verso X

Verso X

Verso X

Verso X+1

Configurao do SQL Apply

Atualizar N B para a Verso X+1

Atualizar
SQL Apply
Clientes

SQL Apply B
Clientes

Verso X+1

Verso X+1

Verso X

Verso X+1

Chaveamento para B Atualizar A

Executar in modo misto para testes

O Oracle Database 11g aprimora ainda mais o apelo do processo contnuo de atualizao, introduzindo um recurso chamado Transient Logical Standby. Esse recurso permite aos usurios converterem temporariamente um stand-by fsico para um banco de dados de stand-by lgico, para realizar uma atualizao contnua do banco de dados, e depois reverter a um stand-by fsico ao concluir a atualizao (usando a clusula KEEP IDENTITY). Isso beneficia os usurios do stand-by fsico que desejem executar uma atualizao contnua do banco de dados sem investir em um armazenamento redundante que seria necessrio para criar um banco de dados de stand-by lgico.

Oracle Database 11g com Alta Disponibilidade

Pgina 22

Dados On-line e Reorganizao de Esquemas

Os Dados On-line e a Reorganizao de Esquemas aprimoram a disponibilidade geral do banco de dados e reduzem o tempo inativo planejado, dando aos usurios acesso pleno ao banco de dados durante o processo de reorganizao. Cada verso do Oracle introduziu recursos aprimorados de reorganizao on-line, como a criao e reconstruo de ndices, realocao e desfragmentao de tabelas e a adio, eliminao e renomeao de colunas. O suporte do recurso de reorganizao on-line continua a ser estendido para mais tipos de objetos, incluindo: tabelas de enfileiramento avanado (AQ), logs de visualizaes materializadas, tabelas com Tipos de Dados Abstratos (ADT) e Tabelas em Clusters. Um recurso excitante e novo de reorganizao on-line no Oracle 10g permitiu aos administradores recuperar o espao no utilizado por segmentos, reduzindo o espao ocupado pelo banco de dados sem interrupes para o usurio final. Aprimoramentos adicionais reorganizao de esquemas e dados on-line esto sendo introduzidos no Oracle Database 11g. Tradicionalmente, adicionar uma coluna com um valor padro a uma tabela com muitas linhas poderia demorar muito e essencialmente travar aquela tabela at a operao ser concluda, inibindo a disponibilidade do aplicativo durante esse processo. O mtodo como o Oracle adiciona colunas com valores padro sofreu avanos e ele foi significativamente aprimorado. Com essas inovaes, o overhead associado com a especificao de um valor padro foi removido e agora adicionar colunas com valores padro no afeta a disponibilidade nem o desempenho do banco de dados. Foram realizados aprimoramentos em muitas operaes de manuteno de idioma de definio de dados (DDL). Determinadas operaes com DDL no so mais foradas a adquirir bloqueios NO WAIT. Os administradores podem definir quanto tempo as operaes DDL podem aguardar em bloqueios antes de abortar a operao DDL. Muitas operaes DDL foram aprimoradas para adquirir bloqueios compartilhados, em vez de bloqueios exclusivos, pela durao da operao de manuteno. Esses avanos do mais poder ao administrador para manter um ambiente altamente disponvel sem prejudicar sua capacidade de realizar operaes de manuteno de rotina e atualizaes de esquema. O Oracle Database 11g introduz um novo atributo para ndices, para aumentar a disponibilidade durante a manuteno de esquemas e o processo de atualizao. Agora possvel criar ndices com o atributo Invisible, o que faz o Cost-Based Optimizer (CBO) ignorar a presena do ndice. Dicas nas declaraes SQL criaro um ndice invisvel que visvel pelo CBO, de modo que as declaraes SQL de manuteno e atualizao podem usar um ndice sem que o aplicativo SQL use erroneamente um ndice. Embora o ndice seja invisvel ao CBO, ndices invisveis ainda so mantidos por operaes de DML. Quando um ndice determinado como pronto para a disponibilidade de produo, uma simples declarao Alter Index tornar o ndice visvel para o CBO.

Oracle Database 11g com Alta Disponibilidade

Pgina 23

Atualizaes de Aplicaes

Quando os requisitos dos negcios evoluem, os aplicativos e bancos de dados que suportam os negcios tambm evoluem. Historicamente, as atualizaes de aplicativos necessitavam de tempo inativo planejado. Com o uso estratgico do pacote DBMS_REDEFINITION (tambm disponvel no Enterprise Manager), os administradores podem administrar atualizaes de aplicativos de forma transparente, enquanto continuam a suportar um sistema de produo on-line. Os administradores que utilizam essa API, permitem aos usurios finais acessarem a tabela original, incluindo operaes de inserir/atualizar/excluir, enquanto que o processo de atualizao modifica uma cpia temporria da tabela. A tabela temporria normalmente sincronizada com a tabela original e quando os procedimentos de atualizao so concludos, o administrador realiza a sincronizao final e ativa a tabela atualizada. Particionamento Quando os bancos de dados crescem, eles se tornam mais difceis de administrar. O particionamento uma tecnologia fundamental que permite aos administradores dividir grandes tabelas e ndices em partes menores e mais fceis de administrar. Embora a maioria das atividades de manuteno possam ser realizadas on-line, a manuteno de uma partio por vez proporciona benefcios de flexibilidade e desempenho maioria das operaes on-line. Alm disso, o particionamento aumenta a tolerncia a falhas do banco de dados Oracle. Os administradores podem localizar estrategicamente parties individuais em diferentes discos e assim uma falha em um disco s afetar as parties existentes nesse disco.
ARQUITETURA DE MXIMA DISPONIBILIDADE MELHORES PRTICAS
A Arquitetura de Mxima Disponibilidade da Oracle a integrao das melhores tecnologias existentes, proporcionando o conjunto mais abrangente e acessvel de tecnologias de alta disponibilidade.

As melhores prticas operacionais so essenciais para o sucesso de uma infraestrutura de TI. A Arquitetura de Mxima Disponibilidade (MAA) da Oracle uma estrutura das melhores prticas da Oracle baseada na sute integrada das melhores tecnologias de alta disponibilidade (HA) da Oracle. A MAA integra recursos do banco de dados da Oracle para alta disponibilidade, incluindo Real Application Clusters, Data Guard, Recovery Manager e Enterprise Manager. A MAA inclui as recomendaes de melhores prticas para componentes crticos da infraestrutura, incluindo servidores, sistemas de armazenamento, sistemas de rede e servidores de aplicativos. Alm da tecnologia, a estrutura da MAA abrange recomendaes especficas de design e configurao que foram testadas para garantir a disponibilidade e confiabilidade ideais do sistema. As empresas que usam MAA em sua infraestrutura de TI descobrem que podem implementar aplicativos de forma rpida e eficiente, para atender a seus requisitos dos negcios para alta disponibilidade. A Arquitetura de Mxima Disponibilidade da Oracle, por meio da combinao correta de melhores prticas tecnolgicas e operacionais, permite s empresas disponibilizarem slidas solues de TI. As melhores prticas de MAA esto

Oracle Database 11g com Alta Disponibilidade

Pgina 24

continuamente sendo ampliadas. Para informaes adicionais sobre a MAA, visite http://otn.oracle.com/deploy/availability/htdocs/maa.htm.
CONCLUSO

As empresas compreendem o valor crtico de manter infraestruturas de tecnologia altamente disponveis, para proteger dados crticos e sistemas de informaes. No ncleo de muitos sistemas de informaes de misso crtica est o banco de dados Oracle, responsvel pela disponibilidade, segurana e confiabilidade da infraestrutura de tecnologia. Baseado em dcadas de inovao, o Oracle Database 11g introduz novas e revolucionrias tecnologias de proteo de dados e disponibilidade que proporcionam aos clientes novas e mais eficazes maneiras de maximizar sua disponibilidade de dados e aplicativos. O abrangente conjunto de tecnologias da Oracle proporciona s empresas uma proteo sem paralelo contra qualquer tipo de parada, seja uma atividade de manuteno planejada ou uma falha inesperada. E os recursos de Grade fornecidos garantem que o custo de disponibilizar seu ambiente de banco de dados, e de adaptar-se s necessidades em evoluo dos negcios, ser significativamente menor do que voc gastaria no passado, para alcanar resultados equivalentes.

Oracle Database 11g com Alta Disponibilidade

Pgina 25

Oracle Database 11g com Alta Disponibilidade Outubro de 2007 Autor: William Hodak Autores colaboradores: Sushil Kumar, Ashish Ray Oracle do Brasil Ltda Sede no Brasil Av. Alfredo Egydio de Souza Aranha, 100 So Paulo, SP CEP 04726-170 Brasil Telefone: (55-11) 5189-1000 oracle.com Copyright 2007, Oracle. Todos os direitos reservados e de titularidade da Oracle Corporation, inclusive aqueles referentes traduo para o idioma portugus - Brasil. Proibida a reproduo total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio, eletrnico, mecnico ou de outra natureza, inclusive atravs de processos xerogrficos, de fotocpia e de gravao. Este documento fornecido apenas para fins informativos e seu contedo est sujeito a alterao sem aviso prvio. A Oracle Corporation e a Oracle do Brasil Sistemas Ltda. (ambas conjuntamente denominadas Oracle) no garantem que este documento esteja isento de erros. A Oracle no fornece qualquer outra garantia ou condio legal, expressa ou implcita, incluindo garantias ou condies de comercializao e uso para um propsito especfico. A Oracle isenta-se de qualquer responsabilidade em relao a este documento, sendo que ele no representa qualquer obrigao contratual direta ou indireta. Este documento no pode ser reproduzido ou transmitido de qualquer forma ou atravs de qualquer meio, seja eletrnico ou mecnico, para qualquer objetivo, sem a permisso expressa por escrito da Oracle. Oracle uma marca comercial da Oracle Corporation e/ou de suas empresas afiliadas. Outros nomes podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietrios.

Das könnte Ihnen auch gefallen