Sie sind auf Seite 1von 13

www.advir.com.

br - Seu Site Adventista na Internet

Pg: 1

Lio 7

5 a 12 de novembro

VERSO PARA MEMORIZAR: A Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a f em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que creem (Gl 3:22). Leituras da semana: Gl 3:21-25; Lv 18:5; Rm 3:9-19; 1Co 9:20; Rm 3:1, 2; 8:1-4

Caminho para a f
Os pombos-correios por muito tempo tm sido conhecidos por sua habilidade de voar centenas de quilmetros por dia e chegar ao seu destino com preciso incrvel. No entanto, mesmo os melhores pombos-correios s vezes ficam desorientados, nunca mais retornando ao ponto de partida. O pior incidente ocorreu na Inglaterra, quando cerca de vinte mil aves (avaliadas em mais de seiscentos mil dlares) nunca mais voltaram aos seus pombais. At hoje a razo permanece desconhecida. De uma forma ou de outra, sabemos por experincia que estar desorientado ou perdido no agradvel. Isso nos enche de medo e ansiedade, e tambm pode nos levar a momentos de pnico. O mesmo verdade no reino espiritual. Mesmo depois de aceitarmos a Cristo, podemos ficar perdidos ou desorientados, a ponto de nunca mais voltarmos para o Senhor. No entanto, a boa notcia que Deus no nos deixou sozinhos. Ele traou o caminho para a f, conforme revelado no evangelho, e esse caminho inclui a lei. Muitas pessoas tentam separar a lei do evangelho. Alguns at mesmo
1 Resumo das lies em vdeo: novotempo.com/licoesdabiblia e novotempo.com/codigoaberto

Sbado tarde

Ano Bblico: Jo 1921

www.advir.com.br - Seu Site Adventista na Internet

Pg: 2

os veem como contraditrios. Essa viso no apenas est errada, mas pode ter consequncias trgicas. Sem a lei, no teramos evangelho. Realmente, difcil compreender o evangelho sem a lei.

1. Que conceitos errados os adversrios de Paulo tinham sobre o papel da lei? Compare Gl 3:21; Lv 18:5; Dt 6:24

Domingo

Ano Bblico: At 13

A lei e a promessa

, porventura, a lei contrria s promessas de Deus? (Gl 3:21)

Essas pessoas acreditavam que a lei era capaz de lhes dar vida espiritual. Suas ideias provavelmente tenham surgido de uma interpretao errada de passagens do Antigo Testamento como Levtico 18:5 e Deuteronmio 6:24, em que a lei prescreve como devem viver os que permanecem na aliana de Deus. A lei regulava a vida dos que participavam da aliana, mas eles concluram que a lei era a fonte do relacionamento da pessoa com Deus. A Bblia clara, porm, ao declarar que a capacidade de dar vida uma faculdade exercida unicamente por Deus e Seu Esprito (2Rs 5:7; Ne 9:6; Jo 5:21; Rm 4:17). A lei no pode dar vida espiritual a ningum. Contudo, isso no significa que a lei seja contrria promessa de Deus. Buscando provar a incapacidade da lei para dar vida, Paulo escreveu em Glatas 3:22: A Escritura encerrou tudo sob o pecado. Em Romanos 3:919, Paulo se estendeu por uma srie de versos extrados do Antigo Testamento para mostrar o quanto somos maus. As passagens no esto conectadas por acaso. Ele comea com a essncia do problema do pecado, a atitude egosta que assola o corao humano e, em seguida, avana para versos que descrevem a difuso do pecado e, finalmente, a sua universalidade. Qual seu raciocnio? Devido extenso do pecado e s limitaes da lei, a promessa da vida eterna pode ocorrer apenas pela fidelidade de Cristo em nosso favor.

Sentindo que seus comentrios poderiam levar seus oponentes a concluir que ele tinha uma viso depreciativa da lei ou que seus comentrios sobre a superioridade das promessas de Deus eram apenas uma forma disfarada de desprezar Moiss e a lei (a Torah), Paulo fez a mesma pergunta que eles estavam fazendo: Vocs esto dizendo que a lei contradiz as promessas de Deus? Paulo respondeu a essa pergunta com um enftico No! Semelhante concluso impossvel, porque Deus no Se ope a Si mesmo. Deus deu tanto a promessa quanto a lei. A lei no est em contradio com a promessa. Os dois apenas tm diferentes papis e funes no plano maior de Deus para a salvao.
2 Resumo das lies em vdeo: novotempo.com/licoesdabiblia e novotempo.com/codigoaberto

www.advir.com.br - Seu Site Adventista na Internet

Pg: 3

Embora a lei no possa nos salvar, que grandes benefcios recebemos pela nossa fidelidade a ela? Ou seja, que benefcio prtico voc tem experimentado por meio da obedincia lei de Deus?

2. Paulo disse que os judeus estavam guardados debaixo da lei, antes da vinda de Cristo. O que ele quis dizer com debaixo da lei? Compare Gl 3:22, 23 com Rm 6:14, 15; 1Co 9:20; Gl 4:4, 5, 21; 5:18

Paulo usou a frase debaixo a lei doze vezes em suas cartas. Dependendo do contexto, ela pode ter conotaes diferentes: Segunda Ano Bblico: At 46 1. Debaixo da lei como forma alternativa de salvao (Gl 4:21). Os adversrios na Galcia estavam tentando obter, por meio da obedincia, a justia doadora de vida. No entanto, como Paulo j havia deixado claro, isso impossvel (Gl 3:21, 22). Mais tarde, Paulo at mesmo indicaria que, desejando ficar debaixo da lei, os glatas estavam realmente rejeitando a Cristo (Gl 5:2-4). 2. Debaixo da lei no sentido de estar sob sua condenao (Rm 6:14, 15). Pelo fato de que a lei no pode expiar o pecado, a violao de suas demandas, em ltima anlise, resulta em condenao. Esta a condio em que todos os seres humanos se encontram. A lei funciona como um carcereiro, prendendo todos os que a transgrediram e trouxeram sobre si mesmos a sentena de morte. Como veremos na lio de amanh, o uso da palavra tutela ou custdia (Gl 3:23, RA, NVI) indica que foi nesse sentido que Paulo usou a expresso debaixo da lei nessa passagem. A palavra grega relacionada, ennomos, normalmente traduzida como debaixo da lei, significa literalmente dentro da lei e se refere a viver

Prisioneiros da lei

Em Glatas 3:23, Paulo escreveu que, antes que chegasse o tempo da f, ns ramos prisioneiros da lei (NTLH). Ao usar o termo ns, Paulo se referiu aos cristos judeus das igrejas da Galcia. Eles estavam familiarizados com a lei, e desde Glatas 2:15 Paulo havia falado especialmente para eles. Isso pode ser visto no contraste entre o termo ns, em Glatas 3:23, e vocs, em Glatas 3:26. Glatas 3:23 diz: antes que viesse a f. Visto que Paulo estava contrastando a posio da lei, antes e depois de Cristo (Gl 3:24), a f provavelmente seja uma referncia ao prprio Jesus e no f crist em geral.
3 Resumo das lies em vdeo: novotempo.com/licoesdabiblia e novotempo.com/codigoaberto

www.advir.com.br - Seu Site Adventista na Internet

Pg: 4

dentro das exigncias da lei pela unio com Cristo (1Co 9:21). Pelas obras da lei, ou seja, tentando guardar a lei parte de Cristo, impossvel ser justificado, porque somente aqueles que se tornam justos mediante a f vivero (Gl 3:11). Esta verdade no anula a lei; ela apenas mostra que a lei no pode nos dar a vida eterna. Seria tarde demais para isso. Afinal, a salvao j havia ocorrido na cruz.

3. Leia Glatas 3:19-24 com orao e ateno. O que Paulo disse sobre a lei?

Tera

Ano Bblico: At 7-9

A lei como nosso vigilante

A maioria das tradues modernas interpreta os comentrios de Paulo sobre a lei em Glatas 3:19 em termos totalmente negativos. Mas o original grego no to unilateral. A palavra grega traduzida como sob tutela (v. 23) significa literalmente guardar. Embora possa ser usada no sentido negativo, como manter em sujeio ou vigiar (2Co 11:32), no Novo Testamento, em geral, ela tem o sentido mais positivo de guardar ou proteger (Fp 4:7; 1Pe 1:5). O mesmo verdade em relao palavra traduzida como encerrados (Gl 3:23). Ela pode ser traduzida como fechar totalmente (Gn 20:18), encerrar (x 14:3; Js 6:1; Jr 13:19), pegar (Lc 5:6) ou colocar (Rm 11:32). Como esses exemplos mostram, dependendo do contexto, essa palavra pode ter conotaes positivas ou negativas.

Paulo apresentou duas concluses bsicas sobre a lei: (1) a lei no anula nem revoga a promessa de Deus feita a Abrao (Gl 3:15-20); (2) a lei no se ope promessa (Gl 3:21, 22). Que papel a lei realmente desempenha, ento? Paulo escreve que ela foi acrescentada por causa das transgresses (Gl 3:19), e ele se aprofunda nessa ideia usando trs diferentes palavras ou frases em relao lei: sob tutela (v. 23), encerrados (v. 23) e tutor (v. 24).

4. Que benefcios a lei (moral e cerimonial) ofereceu aos filhos de Israel? Rm 3:1, 2; Dt 7:12-24; Lv 18:20-30

Embora Paulo pudesse falar sobre a lei em termos negativos (Rm 7:6; Gl 2:19), ele tambm tinha muitas coisas positivas a dizer sobre ela (Rm 7:12, 14; 8:3, 4; 13:8). A lei no foi uma espcie de maldio que Deus colocou sobre Israel; ao contrrio, foi concebida para ser uma bno. Embora, em ltima anlise, o sistema sacrifical judaico no pudesse remover o pecado, apontava para o Messias prometido, que poderia fazer isso. Suas leis, guiando o comportamento humano, protegiam Israel de muitos dos vcios

Resumo das lies em vdeo: novotempo.com/licoesdabiblia e novotempo.com/codigoaberto

www.advir.com.br - Seu Site Adventista na Internet

Pg: 5

que assolavam outras civilizaes antigas. luz dos comentrios positivos de Paulo sobre a lei em outra passagem, seria um equvoco entender seus comentrios aqui de maneira completamente negativa.

Pense em algo bom que mal utilizado. Por exemplo, um medicamento criado para tratar uma doena poderia ser usado por algumas pessoas como estimulante. Que exemplos desse princpio voc j viu em sua vida? O fato de que as coisas boas podem ser mal utilizadas pode nos ajudar a entender o que Paulo enfrentou naquela ocasio?

mas nenhuma palavra sozinha abrange totalmente seu significado. Na sociedade romana, o paidagogos era um escravo colocado numa posio de autoridade sobre os filhos de seu senhor, a partir dos seis ou sete anos, at que atingissem a maturidade. Alm de suprir as necessidades fsicas de seu aluno, tais como preparar sua banheira, prover alimento e roupas e proteg-los de todo perigo, o paidagogos tambm era o responsvel por garantir que os filhos de seu senhor fossem para a escola e fizessem sua lio de casa. Alm disso, era esperado no apenas que ele ensinasse e praticasse as virtudes morais, mas tambm que assegurasse que os meninos aprendessem e praticassem essas virtudes. Embora alguns pedagogos certamente devem ter sido bondosos e amados por seus discpulos, normalmente eles so descritos na literatura antiga como disciplinadores rigorosos. Eles garantiam a obedincia, no somente atravs de ameaas e repreenses severas, mas tambm por meio de chicotadas e chibatadas.

Quarta

Ano Bblico: At 1012

A lei como nosso tutor

5. Em Glatas 3:23, Paulo descreve a lei como uma fora de vigilncia e proteo. Com o que ele a compara no verso 24, e o que isso significa?

Ao descrever a lei como pedagogo, Paulo tornou mais clara sua compreenso acerca do papel dela. A lei foi adicionada para apontar o pecado e prover instrues. A prpria natureza dessa tarefa significa que a lei tambm tem um aspecto negativo, e isso ocorre porque ela nos reprova e condena como pecadores. No entanto, mesmo esse aspecto negativo usado por Deus para nosso benefcio, porque a condenao que a lei traz o que nos impele a Cristo. Assim, a lei e o evangelho no so contraditrios. Deus os designou para trabalharem juntos em favor da nossa salvao. Nesta passagem [Gl 3:24], o Esprito Santo, pelo apstolo, Se refere especialmente lei moral. A lei nos revela o pecado, levando-nos a sentir

A palavra traduzida como aio (tutor) vem do termo grego paidagogos. Algumas verses a traduzem como aio, tutor, ou mesmo pedagogo,
5 Resumo das lies em vdeo: novotempo.com/licoesdabiblia e novotempo.com/codigoaberto

www.advir.com.br - Seu Site Adventista na Internet

Pg: 6

nossa necessidade de Cristo e a fugir para Ele em busca de perdo e paz mediante o arrependimento para com Deus e a f em nosso Senhor Jesus Cristo (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1 , p. 234).

Qual foi a ltima vez em que voc comparou suas aes, palavras e pensamentos com a lei? Faa isso agora, comparando-os no apenas letra da lei, mas tambm ao esprito da lei (Mt 5:28; Rm 7:6). Voc se saiu bem? O que sua resposta diz sobre os conceitos de Paulo nesta epstola?

Em primeiro lugar, no mais estamos sob a condenao da lei (Rm 8:3). Como cristos, estamos em Cristo e desfrutamos o privilgio de estar debaixo da graa (Rm 6:14, 15). Isso nos d a liberdade de servir a Cristo sem reservas, sem medo de ser condenados por erros que possamos cometer. No evangelho, a verdadeira liberdade e independncia algo radicalmente diferente de ser dispensado da obedincia lei, como algumas pessoas alegam, ao falar sobre a liberdade em Cristo. Mas a desobedincia lei, ao contrrio, pecado, e o pecado pode ser qualquer coisa, exceto liberdade (Jo 8:34).

6. Leia Romanos 8:1-3. O que significa no mais ser condenados pela lei? Como essa verdade maravilhosa deve afetar nossa maneira de viver? Quinta Ano Bblico: At 13-15

A lei e o cristo (Gl 3:25)

Muitos tm interpretado o comentrio de Paulo em Glatas 3:25 como uma completa rejeio da lei. No entanto, isso faz pouco sentido luz dos comentrios positivos de Paulo sobre a lei em outros lugares na Bblia. Ento, o que ele quis dizer?

Como resultado de termos sido perdoados por meio de Cristo, nosso relacionamento com a lei passa a ser diferente. Agora somos chamados a viver uma vida agradvel a Ele (1Ts 4:1.); Paulo se refere a isso como andar no Esprito (Gl 5:16-18). Isso no significa que a lei moral no mais seja aplicvel; a questo nunca foi essa. Como poderia ser assim, quando vimos to claramente que a lei que define o pecado? Em vez disso, visto que a lei uma cpia do carter de Deus, pela obedincia lei simplesmente refletimos Seu carter. Mais do que isso, entretanto, no seguimos apenas um conjunto de regras, mas o exemplo de Jesus, que faz por ns o que a lei nunca poderia fazer: Ele escreve a lei em nosso corao (Hb 8:10) e torna possvel que o preceito da lei se cumpra

Resumo das lies em vdeo: novotempo.com/licoesdabiblia e novotempo.com/codigoaberto

www.advir.com.br - Seu Site Adventista na Internet

Pg: 7

em ns (Rm 8:4). Ou seja, atravs de nosso relacionamento com Jesus, temos o poder para obedecer lei como nunca antes.

Perguntam-me acerca da lei em Glatas. Que lei o aio que nos leva a Cristo? Respondo: Tanto o cdigo cerimonial como o moral, dos Dez Mandamentos. Cristo foi a base de todo o sistema judaico. A morte de Abel foi consequncia de Caim se haver recusado a aceitar o plano de Deus na escola da obedincia, isto , ser salvo pelo sangue de Jesus Cristo, simbolizado pelas ofertas sacrificais que apontavam para Cristo. Caim se recusou a derramar o sangue que tipificava o sangue de Cristo, que seria derramado pelo mundo. Toda essa cerimnia foi preparada por Deus, e Cristo Se tornou o fundamento de todo o sistema. Esse o princpio da obra da lei, como tutor a levar pecaminosos instrumentos humanos considerao de Cristo o fundamento de toda a organizao judaica. Todos os que prestavam servio em relao ao santurio eram constantemente educados acerca da interveno de Cristo em favor da humanidade. Esse servio se destinava a criar em todo corao humano o amor lei de Deus, que a lei de Seu reino (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 233). A lei dos Dez Mandamentos no deve ser considerada tanto do lado proibitivo, como do lado da misericrdia. Suas proibies so a segura garantia de felicidade na obedincia. Recebida em Cristo, ela opera em ns a purificao do carter que nos trar alegria atravs dos sculos da eternidade. Para os obedientes, ela um muro de proteo (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 235).

7. Leia Romanos 8:4 e marque a frase mais prxima do pensamento de Paulo: a) Devemos andar segundo o Esprito, porque no conseguimos andar na lei () b) Tentar obedecer lei andar segundo a carne ( ) c) Jesus j obedeceu a lei por ns. No mais precisamos da lei ( ) d) Pelo poder do Esprito, podemos obedecer a lei e evitar as paixes da carne ( )

Voc tem sido vitorioso na obedincia lei? As mudanas j alcanadas o levaram a esquecer que a salvao deve sempre ter base no que Cristo fez por ns e em nada mais?

Sexta

Ano Bblico: At 1618

Estudo adicional

Resumo das lies em vdeo: novotempo.com/licoesdabiblia e novotempo.com/codigoaberto

www.advir.com.br - Seu Site Adventista na Internet

Pg: 8

Perguntas para reflexo 1. Muitas vezes lutamos com a questo de como podemos vencer o pecado em nossa vida. Que promessas temos na Bblia acerca da vitria sobre o pecado? Como podemos nos posicionar melhor para ajudar a tornar reais essas promessas? Por que devemos ser to cuidadosos e ter certeza de que colocamos nossa esperana de salvao no nas vitrias obtidas, mas na vitria de Cristo por ns? 2. Muitas vezes ouvimos cristos afirmando que a lei foi abolida. Logicamente, esses mesmos cristos falam contra o pecado, o que significa, claro, que eles realmente no querem dizer que a lei foi abolida. O que, na verdade, eles realmente querem dizer com essa afirmao? (Dica: No contexto de qual dos Dez Mandamentos geralmente surge essa alegao?)

Resumo: A lei foi dada para apontar aos pecadores sua necessidade de Cristo. Como um tutor, ela prov instrues acerca de Deus e proteo contra o mal. Mas, como um disciplinador, ela tambm aponta nossa pecaminosidade e traz condenao. Cristo nos liberta da condenao da lei e escreve Sua lei em nosso corao.

Resumo das lies em vdeo: novotempo.com/licoesdabiblia e novotempo.com/codigoaberto

www.advir.com.br - Seu Site Adventista na Internet

Pg: 9

Resumo da Lio
Texto-chave: Glatas 3:22

III. Fazer: Escrita em nosso corao A. Quando vemos o preo que Cristo pagou para cumprir os requisitos da lei em nosso favor, como respondemos? B. Como podemos cooperar enquanto Deus escreve Sua lei em nosso corao? C. Qual o papel da f no cumprimento da lei em nossa vida?

O aluno dever... Conhecer: Como a lei, apesar de no nos dar a vida, nos protege e conduz para Cristo. Sentir: Amor pela lei, conforme refletida no sistema sacrifical, sendo o fundamento do reino de Deus. Fazer: Submeter-se disciplina da lei, medida que ela nos leva quele que escreve Sua lei em nosso corao. Esboo I. Saber: Submeter-se disciplina A. De que forma a lei uma bno, uma vez que serve como guardi e disciplinadora? B. Que relao os que creem em Cristo tm com a lei? C. Como os requisitos da lei so cumpridos em ns? II. Sentir: Amar a lei A. Ao refletirmos sobre as profundezas s quais o Pai e o Filho desceram para garantir nossa salvao, por que somos levados a amar a lei? B. Como o sacrifcio de Cristo ilustra o grande valor conferido por Deus Sua bela, santa e eterna lei?

Resumo: Embora a lei funcione como guardi e disciplinadora, ela nos conduz a Cristo. Ao Se submeter vontade do Pai, Cristo cumpriu as exigncias da lei. Seguindo Seu exemplo de vida, permitimos que Deus escreva a lei em nosso corao.

Ciclo do aprendizado

Motivao Conceito-chave para o crescimento espiritual: Sem a lei de Deus, os seres humanos no saberiam o que o pecado nem o que Deus espera deles. No entanto, cumprir a lei exige mais do que mero conhecimento; necessrio o poder que vem unicamente do Legislador, comunicado por meio de Cristo. S para o professor: Partilhe o que vem a seguir com suas prprias palavras. Alguns alunos podem se lembrar desse famoso comercial e seu slogan inesquecvel.

Resumo das lies em vdeo: novotempo.com/licoesdabiblia e novotempo.com/codigoaberto

www.advir.com.br - Seu Site Adventista na Internet

Pg: 10

Muitos anos atrs, um comercial de automvel conquistou a simpatia do pblico nacional, sem dvida por causa da mensagem simples, mas profunda, que foi comunicada. O comercial mostrava uma mulher dirigindo um veculo e pensando como seria cruzar as pistas da estrada e arriscar tudo. Ela se lembra dos dias de sua infncia, quando ela pintava fora das linhas as figuras em seu livro de colorir. A fantasia teve um fim abrupto, quando ela foi sacudida pela voz de seu professor do jardim de infncia, que a trouxe de volta realidade. O que o professor disse? Fique dentro das linhas. As linhas so nossas amigas. Pense nisto: Por que algumas pessoas so fascinadas pela vida fora das linhas, enquanto outros ficam obcecados em permanecer dentro delas? Como podemos cumprir a lei de Deus sem nos tornarmos legalistas? Compreenso S para o professor: Os hebreus foram escolhidos por Deus para ser Seus representantes na Terra, levando outros a Ele pelo exemplo de f e comunho com Deus que eles viviam. No entanto, isso nem sempre se cumpriu como havia sido planejado.

A lei dada por Deus a Moiss era muito detalhada. Bnos especficas estavam vinculadas ao cumprimento da mesma, como esta: Se vocs obedecerem fielmente ao Senhor, o seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os Seus mandamentos que hoje lhes dou, o Senhor, o seu Deus, os colocar muito acima de todas as naes da Terra. Todas estas bnos viro sobre vocs e os acompanharo, se vocs obedecerem ao Senhor, o seu Deus (Dt 28:1, 2, NVI). Quem no gostaria de receber uma beno como essa? Mas Deus no parou no pronunciamento das bnos que acompanhariam a obedincia a Suas leis; Ele tambm listou uma srie de maldies para a desobedincia, como esta: Vocs sero amaldioados na cidade e sero amaldioados no campo (v. 16, NVI). Visto que o afastamento da lei poderia ocasionar a maldio de Deus, os israelitas se esforavam para cumprir a lei. Fazendo isso, eles cumpriam seus requisitos legais. Os guardadores da lei possuam uma justia legal. Finalmente, o povo de Deus acrescentou mais leis do que as que Deus tinha dado; fizeram isso para garantir o cumprimento das leis que Deus havia dado, ou pelo menos essa era a ideia deles. Os israelitas tinham a misso de ser mestres das ordens e proibies de Deus. Pense nisto: Como Jesus respondeu espcie de tradio combinada com religio difundida e praticada por alguns dos lderes religiosos de Seus dias? (Mc 7:5-8). Por que esse tipo de religio era to detestvel para o Filho de Deus? O que faltava nele?

Comentrio Bblico

I. Justia legal (Recapitule com a classe Gl 3:8-10, 15; Mc 7:1-7.)


10 Resumo das lies em vdeo: novotempo.com/licoesdabiblia e novotempo.com/codigoaberto

www.advir.com.br - Seu Site Adventista na Internet

Pg: 11

II. F na prtica (Recapitule com a classe Gl 3:19-23; Gn 12:1-4.) O estudo de tera-feira analisa as declaraes aparentemente negativas de Paulo sobre a lei moral e suas correspondentes leis civis e cerimoniais. No entanto, Paulo afirma claramente que a lei no anula a promessa de Deus para Abrao e sua descendncia. Na verdade ela traz essa descendncia ao p da cruz de Jesus, onde ocorre a verdadeira justificao (Gl 3:24, 25). Vale a pena lembrar que Paulo estava discutindo com os judeus, em um esforo para compartilhar o evangelho com os cristos gentios, que necessitavam dele desesperadamente. O esforo de Paulo estava de acordo com o propsito original de Deus ao chamar um povo, Abrao e seus herdeiros (Gn 12:1-4), por meio de quem todas as naes da Terra seriam abenoadas. O objetivo da aliana de Deus com Abrao era a vinda do Messias e a salvao da humanidade (The SDA Bible Commentary, v. 6, p. 957). O povo escolhido de Deus nem sempre O seguiu nessa tarefa. Eles imitaram o mundo em sua busca de prazeres. Em outras palavras, a f que eles praticavam apresentava pouca semelhana com a santidade do Deus que alegavam servir. Pense nisto: Como a prtica da nossa f afeta os que nos rodeiam? Que verdades essenciais somos chamados a partilhar com um mundo que est morrendo? Muitos no antigo Israel acreditavam que a bno de Abrao era deles e de ningum mais. De que formas, s vezes, alimentamos nossa
11 Resumo das lies em vdeo: novotempo.com/licoesdabiblia e novotempo.com/codigoaberto

exclusividade, em detrimento dos que anseiam pela boa notcia da salvao? III. Uma breve histria (Recapitule com a classe Gl 3:19; Rm 7:7-13.) A propenso humana para o autoengano grande. Por isso, Deus faz tudo ao Seu alcance para abrir nossos olhos para a santidade de Suas leis, Seus caminhos e Sua vida. Este foi o objetivo de Deus ao dar a lei moral no Monte Sinai e em seguida as leis civil e cerimonial. Os seres humanos necessitam da lei porque precisam conhecer o que certo e o que errado. Por exemplo, o Senhor reiterou a lei no Sinai porque, depois de muitos anos no Egito, os hebreus haviam perdido de vista os caminhos de Deus. Durante o longo e sombrio cativeiro no Egito, onde eles habitavam em meio ao mais obscuro paganismo e mais depravada imoralidade, eles quase perderam sua compreenso ou conscincia dos padres morais de Deus, e at mesmo das noes mais rudimentares dos sacrifcios. E quando os homens chegam a esse estado, tornam-se insensveis ao pecado, pois pela lei que temos o conhecimento do pecado. Como Paulo declara em outro texto, Eu no teria conhecido o pecado, seno por intermdio da lei (Rm 7:7; The SDA Bible Commentary, v. 6, p. 959). Pense nisto: As leis de Deus funcionam da mesma forma hoje. Elas nos ajudam a entender claramente a viso divina acerca do pecado e nos conduz para Cristo, Aquele que fez expiao pelo pecado. Existe um ponto

www.advir.com.br - Seu Site Adventista na Internet

Pg: 12

em que a influncia sensibilizadora da lei de Deus deixa de nos sacudir para nos trazer de volta realidade? Explique. Aplicao S para o professor: Incentive seus alunos a refletir nas perguntas a seguir. O objetivo que cada pessoa faa uma sincera autoavaliao. Perguntas para reflexo 1. Contemplando a lei do Senhor, o rei Davi escreveu o seguinte: A lei do Senhor perfeita, e revigora a alma; os testemunhos do Senhor so dignos de confiana, e tornam sbios os inexperientes (Sl 19:7, NVI). O que voc acha que o salmista quis dizer com a palavra perfeita? O que perfeito acerca da lei de Deus? 2. Em Josu 1:8, Deus aconselhou Josu a no deixar de falar do livro da lei e meditar nele dia e noite. Por que era importante que o lder da nao conhecesse, falasse e vivesse a lei? Essa exortao se estende aos seguidores de Deus hoje? Por qu? Perguntas de aplicao 1. Jeremias 17:9 afirma: Enganoso o corao, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecer? Como as leis de Deus ajudam a envolver o corao humano? 2. Qual das leis de Deus voc tem mais dificuldade em obedecer? Por qu? Perguntas para testemunhar 1. Quando apropriado compartilhar os requisitos de Deus com pessoas a quem evangelizamos? Muitas pessoas que no frequentam a igreja muitas vezes se surpreendem com o que a Bblia diz sobre diferentes assuntos.
12 Resumo das lies em vdeo: novotempo.com/licoesdabiblia e novotempo.com/codigoaberto

Como podemos lidar com essa surpresa e, s vezes, com o desprezo inicial, a fim de compartilhar com as pessoas as bnos e alegrias da obedincia s ordens divinas? 2. Pense sobre a atuao de Jesus com relao mulher samaritana junto ao poo (Jo 4:1-42). O que havia em Jesus que atraiu essa mulher para Ele? Ao estender a graa para a mulher, Jesus encobriu as regras da lei sobre o casamento? Contraste essa experincia com a mulher flagrada em adultrio (Jo 8:1-11). Por que Jesus a envolveu com Seu perdo e amor, em lugar de conden-la por seu comportamento adltero? Como Jesus foi capaz de encontrar o justo equilbrio entre aplicar a lei e aplicar a graa? Criatividade S para o professor: Partilhe a seguinte histria verdica em suas prprias palavras. O objetivo ver claramente a incapacidade da lei para evitar que os seres humanos se comportem de forma antitica e at criminosa. Enfatize nossa necessidade de um profundo e duradouro relacionamento com Deus! Hoje vivemos na poca do furto de identidade. Recentemente uma mulher voltou para casa e encontrou uma srie de mensagens frenticas deixadas em seu correio de voz por uma diviso de fraude em crdito de uma grande loja de departamentos. Qual era o problema? Algum em outra cidade estava tentando comprar produtos no valor de 2.500 reais usando seu carto de crdito. O pretenso ladro ainda havia tentado mudar o endereo do titular do carto para sua cidade. Visto que a proprietria do carto nunca tinha vivido naquela cidade, nem havia estado l em mais de dois anos, todo o episdio foi um grande alerta. H grupos criminosos internacionais, cujo nico objetivo lucrar com o

www.advir.com.br - Seu Site Adventista na Internet

Pg: 13

furto de identidade. Mas como explicar que pessoas tentam progredir falsificando informaes sobre sua vida? Por exemplo, um estudante universitrio recentemente garantiu mais de 70.000 reais em dinheiro de bolsa de estudos sob falsos pretextos, R$ 20.000 dos quais vieram de uma universidade de prestgio. Embora tenha solicitado vrias bolsas de estudo, ele falsificou recomendaes, alegou nota mxima em um vestibular, plagiou o trabalho de professores, listou livros nos quais ele foi coautor, cursos em que ensinou e palestras que proferiu. Tudo isso era falso. O que leva as pessoas a cometer crimes, como os mencionados acima? Claro, h a evidente patologia criminosa, mas v alm do bvio. Como um relacionamento com Jesus poderia ter desempenhado um papel significativo na mudana de comportamento dos fraudadores de identidade mencionado acima? Como quantificar a diferena que Jesus faz na vida?

13

Resumo das lies em vdeo: novotempo.com/licoesdabiblia e novotempo.com/codigoaberto

Das könnte Ihnen auch gefallen