Sie sind auf Seite 1von 8

prximo artigo

93 4

Anais XIV Simpsio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Natal, Brasil, 25-30 abril 2009, INPE, p. 5185-5192.

O Ncleo de Desertificao de Gilbus observado pelo Sensoriamento Remoto e pelo Geoprocessamento


1

Edison Crepani 1 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE

Caixa Postal 515 - 12245-970 - So Jos dos Campos - SP, Brasil crepani@ltid.inpe.br
Abstract. According to the UN program for the environment the phenomenon of desertification is responsible for the yearly loss of about 6 million hectares of productive land, affecting directly or indirectly millions of people all around the world. The desertification regions consist of areas where the soil and vegetal cover degradation effects have reached irreversible level. From studies produced by the Ministry of Environment, considering the activities of the National Conference and Latin American Desertification Seminar (CONSLAD) in the 90s, and also by the Federal University of Piau (UFPI), four Desertification Nucleus were identified and named as follows: Gilbus (Piau State), Irauuba (Cear State), Serid (Rio Grande do Norte State) and Cabrob (Pernambuco State). The municipality of Gilbus is affected by the soil degradation process due to strong erosion rate and intense sediment transportation by the drainage system, so that, the traditional regional land use becomes impracticable. On the other hand, this municipality presents high agricultural activity, mainly for Soya beans plantations. This work is a result of a use of a Geographical Data Base developed to IICA/DNOCS agreement and shows that the degradation effects obeys a process with a determined phases and the observation of satellite images of a period of thirty years shows that the degradation effects are restricted only to an area occupied by the shale of Areado Group, sedimentary unity of Sanfranciscana Basin. These observations allow a new configuration to Gilbus Desertification Nucleus. Palavras-chave: desertificao, banco de dados geogrficos, sensoriamento remoto, degradao de solos, geologia.

1. Introduo Desertificao, como definido pela Conveno de Combate a Desertificao das Naes Unidas, um processo de degradao de terras que ocorre em regies de clima rido, semi-rido ou sub-mido seco, resultante de vrios fatores, incluindo as variaes climticas e as atividades humanas, sendo que a degradao de terras por sua vez, definida pela reduo ou perda da fertilidade e da produtividade biolgica ou econmica das terras ridas. O conceito de Ncleo de Desertificao foi aplicado por Vasconcelos Sobrinho (1982) a seis reas do Nordeste. Novos estudos sobre essas seis e outras reas foram realizados pelo MMA, nos anos 90, no contexto das atividades da Conferncia Nacional e do Seminrio LatinoAmericano da Desertificao a Conslad e dos trabalhos do Ncleo Desert, da Universidade Federal do Piau-UFPI. A partir desses estudos, o MMA oficializou a identificao, em 1998/1999, de quatro Ncleos de Desertificao, que passaram a ser conhecidos como Ncleos de Gilbus-PI, de Irauuba-CE, do Serid-RN e de Cabrob-PE. O Ncleo de Gilbus-PI composto pelos municpios de Barreiras do Piau, Bom Jesus, Corrente, Curimat, Gilbus, Monte Alegre do Piau, Redeno do Gurguia e So Gonalo do Gurguia. Os efeitos desse processo de degradao de solos so particularmente severos em grande rea do Municpio de Gilbus, que por esse motivo conhecido internacionalmente. A Figura 1 mostra a localizao do Ncleo de Desertificao de Gilbus no Estado do Piau. O processo de degradao dos solos no sul do Estado do Piau assumiu especial importncia no incio desta dcada em funo do desenvolvimento acelerado do agronegcio (crescimento de 580% na produo de soja, segundo a CONAB) que se instalou sobre as chapadas substituindo as coberturas de Savana Florestada dos latossolos por culturas mecanizadas de sequeiro (soja, algodo, etc.) que apresentam elevada produtividade.

5185

Anais XIV Simpsio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Natal, Brasil, 25-30 abril 2009, INPE, p. 5185-5192.

A preocupao gerada pela convivncia entre os dois fenmenos (degradao e agronegcio) resultou em trabalhos que buscam o desenvolvimento sustentado da regio. Entre esses trabalhos se coloca a iniciativa do IICA (Instituto Interamericano de Cooperao para Agricultura) juntamente com o DNOCS (Departamento Nacional de Obras contra a Seca), materializada no Banco de Dados Geogrficos de Parte do Ncleo de Desertificao de Gilbus que contemplou os municpios de Gilbus e Monte Alegre do Piau (Crepani et al., 2007). A Figura 2 ilustra espacialmente o desafio do desenvolvimento sustentado que se estabelece no sul do Estado do Piau.

Figura 1. Localizao do Ncleo de Figura 2. O desafio do desenvolvimento Desertificao de Gilbus no Estado do sustentado: desertificao e agronegcio. Imagem Piau. No destaque os municpios de de fundo: SRTM + GeoCover Landsat 7. Gilbus (4) e Monte Alegre do Piau (5). Outros municpios: 1- Corrente; 2- So Gonalo do Gurguia; 3- Barreiras do Piau; 6- Bom Jesus; 7- Redeno do Gurguia e 8- Curimat. Imagem de fundo: SRTM. 2. Caracterizao da degradao A degradao de solos no Municpio de Gilbus caracteriza-se pela intensa e extensa exposio do substrato rochoso sedimentar incapaz de sustentar a biodiversidade, causada pelo agudo processo de perda das camadas superiores do solo, ricas em nutrientes, que se inicia pela eroso laminar e passa a forma de estreitos sulcos que se transformam nas ravinas que dominam a paisagem. O incio do processo se d pela retirada da cobertura vegetal nativa, correspondente Savana Estpica Arborizada, por conta de alguma atividade de uso da terra (pecuria, agricultura de subsistncia, lenha e carvo, garimpo de diamantes, etc.). Deve ser notado que o Piau contava

5186

Anais XIV Simpsio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Natal, Brasil, 25-30 abril 2009, INPE, p. 5185-5192.

com os maiores e melhores rebanhos bovinos do Norte a partir de meados do sculo XVIII, quando dominou o mercado colonial de carne seca at ser suplantado, no final deste sculo, pelo charque riograndense (Alves, 2005). A Figura 3 ilustra as diversas fases do processo de degradao dos solos de Gilbus. A Figura 4 mostra o resultado deste processo em imagem de alta resoluo.

Figura 3. Diversas fases do processo de degradao dos solos de Gilbus: a- superfcie coberta pela Savana Estpica Arborizada; b- superfcie coberta por gramneas; c- voorocas; d- substrato rochoso constitudo de resduos pelticos de sedimentao lacustre.

Figura 4. Fases do processo de degradao em imagem de alta resoluo: 1 rea coberta por vegetao nativa. 2 rea coberta por gramneas (malhada). 3 voorocas. Imagem CBERS/HRC de 25/08/2008. Resoluo 2,5 metros. A cobertura vegetal nativa sucedida por uma cobertura de gramneas, conhecida regionalmente como malhada, incapaz de realizar com eficincia a tarefa de proteo da superfcie do solo contra os elevados ndices de intensidade pluviomtrica (Crepani et al., 2004), caracterizados pelas chuvas intensas e de curta durao, com ndices superiores a 525 mm/ms que se abatem anualmente sobre a regio, e aos sulcos, primeiramente desenvolvidos na superfcie coberta por gramneas, sucedem as voorocas que destroem todos os horizontes do solo expondo, finalmente, os pelitos que constituem o substrato rochoso. 3. Caracterizao temporal da degradao nas imagens de satlite As imagens de satlite presentes em Crepani et al. (2007), que cobrem um perodo de 30 anos (1976 a 2006), permitem observar que a extenso em rea da degradao do solo no Municpio de Gilbus manteve-se a mesma no perodo, independentemente da poca do ano observada,

5187

Anais XIV Simpsio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Natal, Brasil, 25-30 abril 2009, INPE, p. 5185-5192.

mostrando ser limitada em rea. Este fato leva a crer que se circunscreva a uma determinada situao correspondente a uma determinada unidade de paisagem e no se desenvolva fora dessa unidade. A Figura 5 mostra a rea degradada em Gilbus em imagens do perodo de 30 anos. A unidade de paisagem em questo corresponde a rampas extremamente dissecadas na forma de ravinas e voorocas por processos de escoamento concentrado, em cotas altimtricas ao redor de 400 metros, esculpidas em arenitos, siltitos e argilitos do Grupo Areado, cobertos por uma associao de solos podzlicos eutrficos (PE5). A cobertura vegetal corresponde a resqucios de vegetao de Savana Estpica Arborizada com floresta de galeria, e a pluviometria, sob domnio de clima sub-mido, de 1000 a 1100 mm/ano, est concentrada de outubro a abril, apresentando deficincia hdrica durante 5 meses. A dinmica dos processos morfogenticos muito forte.

a - Imagem MSS Landsat-1 de 27/06/1976.

b - Imagem TM Landsat-5 de 27/09/1986

c - Mosaico GeoCover TM Landsat-5. Data das imagens: 1987 a 1993.

d - Imagem ETM+ Landsat-7 de 10/07/1999.

5188

Anais XIV Simpsio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Natal, Brasil, 25-30 abril 2009, INPE, p. 5185-5192.

e - Mosaico GeoCover ETM+ Landsat-7. Data das imagens: 1999 a 2000.

f - Imagem TM Landsat-5 de 17/06/2006.

Figura 5. Extenso da rea de solo degradado no Municpio de Gilbus em imagens de satlite: a - Resoluo espacial: 80 metros. Composio R5G4B6. b - Resoluo espacial: 30 metros. Composio R3G4B5. c - Resoluo espacial de 28,50 metros. Composio SWIR (ShortWavelength Infrared) B2G4R7 (ou 5). d - Resoluo espacial: 30 metros. Composio R3G4B5. e - Resoluo espacial de 14,25 metros. Composio RGB-IHS e IHS-RGB com bandas 7, 4, 2 e 8. f - Resoluo espacial: 30 metros. Composio R3G4B5. 4. Possibilidade de ocorrncia da mesma situao em outras reas do Estado do Piau A possibilidade de ocorrncia da mesma situao de degradao de solos encontrada no Municpio de Gilbus em outras reas do Estado do Piau est ligada ocorrncia de unidades de paisagem com as mesmas caractersticas daquelas encontradas naquele municpio. Quando se procuram as ocorrncias do Grupo Areado, unidade da Bacia Sanfranciscana, mapeadas na Bacia Hidrogrfica do Rio Parnaba somente se encontram aquelas localizadas no extremo sul do estado, na regio de Gilbus. O mesmo acontece quando se procura a associao de solos podzlicos PE5, que novamente se restringe apenas ao extremo sul do estado, na regio de Gilbus. A Figura 6 ilustra estas consultas. Portanto, a caracterstica bsica da degradao de solos no Municpio de Gilbus acontecer em rea ocupada por rochas do Grupo Areado e coberta por solos da associao PE5, e essa deve ser a caracterstica procurada para que sejam encontradas outras reas sujeitas ao mesmo tipo de degradao. 4.1. Associao de solos PE5 A associao de solos podzlicos eutrficos PE5 corresponde a uma associao de trs componentes na proporo 60%, 20% e 20%. O 1 componente da associao o PODZLICO VERMELHO-AMARELO Ta EUTRFICO raso e no raso A fraco e moderado textura mdia e textura mdia argilosa fase pedregosa II e no pedregosa erodida caatinga hipoxerfila e caatinga/cerrado caduciflio relevo suave ondulado e suave ondulado e ondulado. O 2 componente da associao o PODZLICO VERMELHO-AMARELO Tb EUTRFICO e DISTRFICO plntico e no plntico A fraco e moderado textura arenosa e

5189

Anais XIV Simpsio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Natal, Brasil, 25-30 abril 2009, INPE, p. 5185-5192.

mdia/mdia e argilosa fase erodida caatinga hipoxerfila e caatinga/cerrado caduciflio relevo suave ondulado ou suave ondulado e ondulado.

a Mapa Geolgico.

b Mapa Exploratrio de Solos.

Figura 6. Consulta a Mapa Geolgico (CPRM, 2004) e a Mapa de Solos (EMBRAPA, 1986) da Bacia Hidrogrfica do Rio Parnaba. Hachuras vermelhas Municpio de Gilbus. Linha vermelha: Estado do Piau. Consulta realizada no Banco de Dados Geogrficos da CODEVASF (2006). O 3 componente corresponde a SOLOS LITLICOS LICOS, DISTRFICOS E EUTRFICOS A fraco e moderado textura arenosa e mdia fase erodida pedregosa e rochosa caatinga hipoxerfila e caatinga/cerrado caduciflio relevo suave ondulado ou suave ondulado e ondulado substrato arenito, siltito e folhelho. 4.2. Grupo Areado As coberturas fanerozicas da Bacia Sanfranciscana (Campos e Dardenne, 1997) se estendem na forma de uma faixa estreita e longa com extenso de cerca de 1100 km, de direo norte-sul, desde o sul do Estado de Minas Gerais at o sul do Estado do Piau. A Bacia Sanfranciscana dividida em duas sub-bacias: a Sub-Bacia Abaet, localizada inteiramente no Estado de Minas Gerais e a Sub-Bacia Urucuia, que se estende pelos estados de Minas Gerais, Bahia, Tocantins e Piau. A Figura 7 mostra a localizao da Bacia Sanfranciscana. No Estado do Piau afloram as rochas eocretceas do Grupo Areado e as neocretceas do Grupo Urucuia, alm de coberturas arenosas inconsolidadas recentes de carter eluvio-coluvionar da Formao Chapado. O embasamento da Bacia Sanfranciscana no Piau (Sub-Bacia Urucuia) representado por rochas paleozicas da Bacia do Parnaba. As rochas do Grupo Urucuia sustentam os latossolos da Chapada das Mangabeiras, rea de intensa atuao do agronegcio, e apresentam comportamento totalmente diferente daquele apresentado pelas rochas do Grupo Areado frente ao uso e ocupao da terra sob as severas condies da intensidade pluviomtrica regional, no sofrendo a ao dos mesmos processos erosivos descritos para estas rochas.

5190

Anais XIV Simpsio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Natal, Brasil, 25-30 abril 2009, INPE, p. 5185-5192.

Figura 7.- Bacia Sanfranciscana. Municpios com rochas do Grupo Areado no Piau: 1 Gilbus; 2 Monte Alegre do Piau; 3 Riacho Frio; 4 Corrente; 5 So Gonalo do Gurguia e 6 Barreiras do Piau. Imagens de fundo: Mosaico GeoCover Landsat. Os sedimentos do Grupo Areado atribudos ao Eocretceo da Bacia Sanfranciscana, inicialmente estudados na regio do Alto Paranaba, foram tratados como grupo por alguns autores e como formao por outros. A evoluo dos estudos, principalmente atravs de trabalhos de superfcie, levou ao reconhecimento da mapeabilidade das subunidades desta sucesso em escalas maiores que l:25.000, o que levou Campos e Dardenne (1997) a proporem a volta da denominao de Grupo Areado para designao das rochas eocretceas da Bacia Sanfranciscana. Em mapeamento na escala de 1:25.000 realizado na regio de Gilbus, Silva et al. (1972) estabelecem que os mudstones e sua fcie basal conglomertica no apresentam semelhanas litolgicas com unidades da Bacia do Parnaba, e sim com a Formao Areado da Bacia Sanfranciscana. Esta unidade est distribuda por toda a extenso da bacia, sendo de forma contnua na SubBacia Abaet e descontnua na Sub-Bacia Urucuia. No depocentro da Sub-Bacia Abaet o Grupo Areado apresenta espessuras superiores a 200 metros e rpido adelgaamento lateral, enquanto que na Sub-Bacia Urucuia as espessuras desta unidade no ultrapassam algumas dezenas de metros. O Grupo Areado composto por trs formaes fortemente interdigitadas. A Formao Abaet constitui a unidade basal composta de conglomerados depositados em leques aluviais e sistemas fluviais entrelaados; a Formao Quiric composta predominantemente por sedimentos pelticos, com folhelhos e siltitos de sedimentao lacustre localmente caracterizada por lagos estratificados, e a Formao Trs Barras onde predominam trs fcies distintas de arenitos depositados em ambientes fluviais, flvio-delticos e elicos. 5. Concluses O Ncleo de Desertificao de Gilbus constitui-se em caso especial de degradao do solo relacionado diretamente a um determinado substrato rochoso: o Grupo Areado da Bacia

5191

Anais XIV Simpsio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Natal, Brasil, 25-30 abril 2009, INPE, p. 5185-5192.

Sanfranciscana e, portanto, est circunscrito a uma determinada situao geolgica que ocorre apenas no extremo sul do Estado do Piau e no se repetir fora dessa circunscrio. A degradao com essas caractersticas ocorre nos municpios de Gilbus, Monte Alegre do Piau, Riacho Frio, Corrente, So Gonalo do Gurguia e Barreiras do Piau (Figura 7), que deveriam se constituir nos nicos integrantes do Ncleo de Desertificao de Gilbus, ao contrrio do estabelecido anteriormente (Figura 1). O Ncleo de Desertificao de Gilbus, com essa configurao proposta, no parece ter nenhuma relao com variaes climticas estando relacionado exclusivamente a atividades humanas, que vm acontecendo por centenas de anos, caracterizadas pela alterao da cobertura vegetal que expe um raro tipo de associao de solos (PE5), de alta fertilidade e pouca resistncia eroso, s severas condies regionais de concentrao pluviomtrica (alta intensidade pluviomtrica) o que implica na exposio do embasamento rochoso sedimentar que, por sua vez, responsvel pela reduo ou perda da fertilidade e da produtividade biolgica ou econmica, sintomtica da degradao de terras. 6. Citaes e Referncias
Alves, V. E. L. - A Mobilidade sulista e a expanso da fronteira agrcola brasileira. AGRRIA, So Paulo, N. 2, pp. 40-68, 2005. Campos, J. E. G. & Dardenne, M. A. - Estratigrafia e Sedimentao da Bacia Sanfranciscana: uma reviso. Revista Brasileira de Geocincias, 27(3):269-282, setembro de 1997. CODEVASF - Atlas da Bacia do Parnaba, (Plano de Ao para o Desenvolvimento Integrado da Bacia do Parnaba, PLANAP), Brasil. Companhia de Desenvolvimento dos Vales do So Francisco e do Parnaba CODEVASF. Braslia, DF: TDA Desenho & Arte Ltda., 2006. 126p: il. CPRM. Carta Geolgica do Brasil ao Milionsimo GIS Brasil, Servio Geolgico do Brasil 2004. EMBRAPA. Levantamento Exploratrio-Reconhecimento de Solos do Estado do Maranho Convnio de mapeamento de solos EMBRAPA-SNLCS/SUDENE-DRN. Rio de Janeiro, 1986. 964 p. Crepani, E.; Medeiros J.S. de; Palmeira, A.F. - Intensidade pluviomtrica: uma maneira de tratar dados pluviomtricos para anlise da vulnerabilidade de paisagens perda de solo. So Jos dos Campos: INPE, ago. 2004. 30 p. (INPE-11237-RPQ/760). Crepani, E.; Medeiros J.S. de; Palmeira, A.F.; Silva, E. F. da Relatrio do Banco de Dados Geogrficos de parte do Ncleo de Desertificao de Gilbus (Municpios de Gilbus e Monte Alegre do Piau). So Jos dos Campos: INPE, jan. 2008. 254 p. (INPE-15186-RPQ/814). Silva, G.A.N.P. da et al. Projeto Gilbus DNPM/CPRM 1972. 108 p. Anexos. Vasconcelos Sobrinho, J - Processos de desertificao ocorrentes no Nordeste do Brasil: sua gnese e sua conteno. Recife: SEMA/SUDENE, 1982. 101p. Referncias de Internet Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) <http://www.conab.gov.br/conabweb/index.php?PAG=131> Acesso em: 21.out.2008. Disponvel em

5192

Das könnte Ihnen auch gefallen