Sie sind auf Seite 1von 5

Processador - Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Processador

Processador
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

O processador um circuito integrado que realiza as funes de clculo e tomada de deciso de um computador, por isso considerado o crebro do mesmo. Ele tambm pode ser chamado de Unidade Central de Processamento (em ingls CPU: Central Processing Unit). Nos computadores de mesa (desktop) encontra-se alocado dentro do gabinete juntamente com a placa-me e outros elementos de hardware. No passado, os processadores eram constitudos de elementos discretos e ocupavam grandes espaos fsicos. Com o advento da microeletrnica, a vlvula foi substituda pelo transistor, e este por sua vez, permitiu integrao em alta escala, originando os microprocessadores. Os processadores trabalham apenas com linguagem de mquina (lgica booleana). Realizam as seguintes tarefas:
Processador Pentium III, da Intel.

- Busca e execuo de instrues existentes na memria. Os programas e os dados que ficam gravados no disco (disco rgido ou disquetes), so transferidos para a memria. Uma vez estando na memria, o processador pode executar os programas e processar os dados; - Controle de todos os chips do computador.

Vista inferior de um Athlon XP 1800+ ncleo Palomino.

ndice
1 Componentes 1.1 Unidade lgica e aritmtica 1.2 Unidade de Controle 1.3 Registradores 1.4 Memory Management Unit 2 Frequncia de Operao

1 de 5

01-04-2009 16:04

Processador - Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Processador

3 4 5 6 7

Arquitetura Modelos de Computao Exemplos de processadores Processadores da atualidade Ver tambm

Componentes
O processador composto basicamente de quatro partes:

Unidade lgica e aritmtica


O componente principal, a Unidade lgica e aritmtica (ULA) realiza todas as operaes lgicas e de clculo que sero usadas para executar uma tarefa.

Unidade de Controle
A Unidade de controle (UC) responsvel pela tarefa de controle das aes a serem realizadas pelo computador, comandando todos os outros componentes.

Registradores
Os registradores so pequenas memrias velozes que armazenam comandos ou valores que utilizados no controle e processamento de cada instruo. Os registradores mais importantes so: - Contador de Programa (PC) Sinaliza para a prxima instruo a ser executada; - Registrador de Instruo (IR) Registra a instruo da execuo; Os outros realizam o armazenamento de resultados intermedirios.

Memory Management Unit


A MMU (em ingls: Memory Management Unit) um dispositivo de hardware que transforma endereos virtuais em endereos fsicos e administra a memria principal do computador.

Frequncia de Operao
O relgio do sistema (Clock) um circuito oscilador a cristal (efeito piezoeltrico) que tem a funo de sincronizar e ditar a medida de tempo de transferncia de dados no computador. Esta freqncia medida em ciclos por segundo, ou Hertz. A capacidade de processamento no est relacionada

2 de 5

01-04-2009 16:04

Processador - Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Processador

exclusivamente frequncia do relgio, mas tambm a outros fatores como: largura dos barramentos, quantidade de memria cach, arquitetura do processador, tecnologia de co-processamento, tecnologia de previso de saltos (branch prediction), tecnologia de pipeline, conjunto de instrues etc. O aumento da frequncia de operao nominal do processador denominado Overclocking.

Arquitetura
Existem duas principais arquiteturas usadas em processadores: A arquitetura de Von Newmann. Esta arquitetura caracteriza-se por apresentar um barramento externo compartilhado entre dados e endereos. Embora apresente baixo custo, esta arquitetura apresenta desempenho limitado pelo gargalo do barramento. A arquitetura de Harvard. Nesta arquitetura existem dois barramentos externos independentes (e normalmente tambm memrias independentes) para dados e endereos. Isto reduz de forma sensvel o gargalo de barramento, que uma das principais barreiras de desempenho, em detrimento do encarecimento do sistema como um todo.

Modelos de Computao
Existem dois modelos de computao usados em processadores: CISC (em ingls: Complex Instruction Set Computing, Computador com um Conjunto Complexo de Instrues), usada em processadores Intel e AMD; possui um grande conjunto de instrues (tipicamente centenas) que so armazenadas em uma pequena memria no-voltil interna ao processador. Cada posio desta memria contm as microinstrues, ou seja, os passos a serem realizados para a execuo de cada instruo. Quanto mais complexa a instruo, mais microinstrues ela possuir e mais tempo levar para ser executada. Ao conjunto de todas as microinstrues contidas no processador denominamos microcdigo. Esta tcnica de computao baseada em microcdigo denominada microprogramao. RISC (em ingls: Reduced Instruction Set Computing, Computador com um Conjunto Reduzido de Instrues) usada em processadores PowerPC (da Apple, Motorola e IBM) e SPARC (SUN); possui um conjunto pequeno de instrues (tipicamente algumas dezenas) implementadas diretamente em hardware. Nesta tcnica no necessrio realizar a leitura em uma memria e, por isso, a execuo das instrues muito rpida (normalmente um ciclo de clock por instruo). Por outro lado, as instrues so muito simples e para a realizao de certas tarefas so necessrias mais instrues que no
3 de 5 01-04-2009 16:04

Processador - Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Processador

modelo CISC.

Exemplos de processadores
Microprocessadores So utilizados nos computadores pessoais, onde so chamadas de Unidade Central de Processamento (CPU), workstations e mainframes. Podem ser programados para executar as mais variadas tarefas. Processadores Digitais de Sinal (DSP do ingls Digital Signal Processor) so microprocessadores especializados em processamento digital de sinal usados para processar sinais de udio, vdeo, etc., quer em tempo real quer em off-line. Esto presentes, por exemplo, em aparelhos de CD, DVD e televisores digitais. Em geral, realizam sempre uma mesma tarefas simples. Microcontroladores Processadores relativamente flexveis, de relativo baixo custo, que podem ser utilizados em projetos de pequeno tamanho. Podem trazer facilidades como conversores A/D embutidos, ou um conjunto de instrues prprias para comunicao digital atravs de algum protocolo especfico. GPU ou Unidade de Processamento Grfico), um microprocessador especializado em processar grficos. So utilizadas em placas de vdeo para fazer computao grfica.

Processadores da atualidade
At os dias de hoje usou-se microprocessadores para atividades domsticas ou de negcios com simples ncleo. Atualmente esto sendo utilizados microprocessadores de mltiplos ncleos para melhorar a capacidade de processamento sem aumentar diretamente o clock, como vinha-se fazendo. Assim, aumentando a capacidade sem aumentar excessivamente o consumo de energia e superaquecer a CPU. Espera-se que no futuro os Sistemas Operacionais domsticos sejam compilados para trabalhar com processadores de mltiplos ncleos corretamente, realizando assim inmeras tarefas ao mesmo tempo (como j acontece com os supercomputadores).

Ver tambm
Anexo:Lista de arquiteturas de processadores Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Processador" Categorias: Hardware | Arquitetura de computadores Esta pgina foi modificada pela ltima vez s 15h44min de 18 de maro de 2009.

4 de 5

01-04-2009 16:04

Processador - Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Processador

Contedo textual disponvel sob a GNU Free Documentation License. (Veja direitos autorais para detalhes). Wikipdia uma marca comercial da Wikimedia Foundation, Inc., uma entidade beneficente, dedutvel de impostos e sem fins-lucrativos.

5 de 5

01-04-2009 16:04

Das könnte Ihnen auch gefallen