Sie sind auf Seite 1von 25

Concreto Armado I

Lajes de Concreto Marcus e Dimensionamento

Processo de Marcus Para as lajes macias, o processo das grelhas apresenta resultados conservadores quando comparados com o clculo exato, ou seja, quando se determinam os esforos das lajes calculando-as como placas propriamente ditas, por no levar em considerao a ao favorvel da unio entre as faixas e a existncia de momentos torsores. O processo de Marcus resultou do confronto entre esses resultados e a posterior correo dos valores obtidos atravs do processo da grelhas, de modo a aproxim-los mais dos valores reais das placas.

Clculo dos momentos finais das lajes ou compensao dos esforos Sobre as vigas de apoio entre duas lajes, tem-se dois momentos diferentes, um de cada uma das lajes, uma vez que elas foram calculadas individualmente. Portanto, necessrio efetuar a correo desses momentos negativos e, conseqentemente, o ajuste dos momentos positivos. Essa correo baseada no equilbrio entre os dois momentos existentes.

Momento negativo final De acordo com a norma, temos:

De forma geral, o momento negativo final de clculo ser:

Momento positivo final Aps o equilbrio dos momentos negativos, necessrio se fazer a correo dos momentos positivos nos vos onde ocorrem a reduo do valor no engaste. Quando ocorre a diminuio do momento fletor no apoio, h um acrscimo do momento fletor no meio do vo. Por outro lado, quando h um aumento do momento de engaste, h uma reduo do momento no meio do vo. Vo externo:

Vo interno:

Estados limites So estados a partir dos quais a estrutura apresenta desempenho inadequado s finalidades da construo. Na anlise das estruturas de concreto devem ser verificados os estados limites ltimos e os estados limites de servio.

Estado limite ltimo So estados que pela sua simples ocorrncia determinam a paralisao, no todo ou em parte, do uso da construo. Esto relacionados ao colapso, ou a qualquer outra forma de runa estrutural, que determine a paralisao do uso da estrutura. Estado limite de servio Conhecidos tambm como estados limites de utilizao, so estados que pela sua ocorrncia, repetio ou durao causam efeitos estruturais que no respeitam as condies especificadas para o uso normal da construo, ou que so indcios de comprometimento da durabilidade da estrutura.

Esto relacionados durabilidade e aparncia das estruturas, ao conforto do usurio e boa utilizao funcional das mesmas, seja em relao aos usurrios, seja em relao s mquinas e aos equipamentos utilizados. Aes Na anlise estrutural deve ser considerada a influncia de todas as aes que possam produzir efeitos significativos para a segurana da estrutura em exame, levando-se em conta os possveis estados limites ltimos e os de servio. De acordo com a NBR-8681 (Aes e segurana nas estruturas), as foras so designadas por aes diretas e as deformaes impostas por aes indiretas.

Em funo de sua variabilidade no tempo, as aes a considerar classificam-se em: Aes permanentes. Aes variveis. Aes excepcionais. Coeficientes de ponderao Os coeficientes de ponderao so agentes modificadores dos valores caractersticos, ou representativos, das aes ou solicitaes e das resistncias dos materiais. Eles representam, de certo modo, uma medida das incertezas existentes na anlise estrutural e no comportamento dos materiais. Valores caractersticos so grandezas que apresentam uma probabilidade pr-definida de serem ultrapassados em seu sentido desfavorvel.

Coeficientes de ponderao das aes As majoraes devem ser aplicadas sobre as aes caractersticas. Dessa forma, a obteno de uma solicitao de clculo se d pela aplicao de um coeficiente de ponderao sobre as aes que produzem essa solicitao, para o estado limite ltimo, temos:

Coeficientes de ponderao das resistncias O coeficiente de minorao aplicado sobre as resistncias dos materiais no sentido de reduzi-las, tem por objetivo levar em considerao diferentes aspectos relacionados aos materiais e processos construtivos. Para o concreto, esse coeficiente assume a nomenclatura de c e para o ao s. Para a verificao das estruturas no estado limite ltimo, temos:

Resistncia de clculo A resistncia de clculo do concreto compresso, fcd, a resistncia caracterstica fck afetada pelo coeficiente c. Quando a verificao se faz aos 28 dias ou mais, temos:

A resistncia de clculo do ao, fyd, a resistncia caracterstica fyk afetada pelo coeficiente s.

Diante do comportamento varivel dos materiais, o estado limite ltimo convencional e admite-se alcanado quando: Fibra mais comprimida do concreto: 2 c 3,5 Alongamento mximo no ao: s = 10. O diagrama de clculo do ao para tenso e deformao ser:

Armaduras de flexo Para as armaduras principais de flexo, o dimetro mximo das barras no deve ultrapassar o valor de h/8 da laje e o espaamento (s) entre as barras deve atender ao seguinte:

Nas lajes armadas em uma direo, o valor e o espaamento das armaduras secundrias, ou de distribuio, deve atender:

Taxa de armadura Os valores mnimos das armaduras das lajes devem respeitar:

O valor de min definido de acordo com a norma. A armadura mnima de trao em elementos de concreto deve ser determinada em funo do momento fletor mnimo Mdmin, respeitando-se a taxa de 0,15% em relao rea de concreto.

Onde: W0 = Mdulo de resistncia da seo transversal bruta de concreto, relativa fibra mais tracionada.

fctk,sup = Resistncia caracterstica superior do concreto trao. O mdulo de resistncia flexo a relao entre o momento de inrcia da seo em relao um eixo e a distncia do ponto mais afastado da seo quele eixo.

Com relao a resistncia superior do concreto trao, temos: Com fck e fctm em Mpa.

O dimensionamento para Mdmin deve ser considerado atendido se forem respeitadas as taxas mnimas de armadura a seguir, onde:

Onde:

A soma das armaduras de trao e de compresso (As + As) no deve ter valor maior que 4% de Ac, calculada na regio fora da zona de emendas. O valor da armao dado por:

Para o dimensionamento para o estado limite ltimo, precisa-se determinar qual a altura til d da laje. A prtica recomenda que o dimetro mnimo a ser usado nas armaduras para os momentos negativos seja de: mn 6,3 mm

A prtica recomenda que o espaamento das barras esteja dentro dos seguintes limites: 10cm s 20cm Porm, permite-se utilizar espaamentos de at 7cm.

Posicionamento das armaduras de flexo Uma vez determinados os valores dos momentos fletores dos painis e procedidas as correes necessrias, vem a fase de clculo e distribuio das armaduras de flexo. Essas armaduras so dimensionadas para uma seo retangular de altura (h) igual da laje e largura de 1 metro. Sendo assim, obtm-se no final um valor de armadura por metro de laje (As/m).

Armadura positiva: Lajes apoiadas em vigas

Armadura negativa: Bordas apoiadas

Armadura negativa: Bordas engastadas

Armadura negativa: Lajes em balano

Das könnte Ihnen auch gefallen