Sie sind auf Seite 1von 4

1 Unifor-CE Considere o esquema acima, que representa a formao de quatro indivduos nascidos no mesmo parto.

Sabendo-se que o indivduo I do sexo masculino, pode-se afirmar que: a) II do sexo feminino e III e IV so do sexo masculino. b) II do sexo masculino e III e IV so do sexo feminino. c) II e III so do sexo masculino e IV do sexo feminino. d) II, III e IV so do sexo feminino. e) II, III e IV tambm so do sexo masculino. 2 UEPI Durante a gametognese feminina, uma ovognia d origem a: a) 8 vulos. b) 4 vulos. c) 2 vulos. d) 1 vulo. e) Nmero varivel de vulos. 3 Unirio A reproduo da maioria dos seres vivos envolve um processo sexual onde se alternam os fenmenos de meiose e fecundao. No homem, a meiose gamtica, e a fecundao reconstitui a diploidia. Qual dos pares de gametas representados abaixo poder originar um zigoto que desenvolver um embrio normal do sexo masculino?

4 Unioeste-PR Com relao embriognese animal e anexos embrionrios, correto afirmar que (01)na espcie humana, o ovo do tipo oligolcito, com segmentao holobstica igual. (02)animais diblsticos possuem somente mesoderma e ectoderma. (04)celoma a cavidade localizada entre a somatopleura e a esplancnopleura. (08)o blastporo d origem boca nos equinodermos. (16)nos mamferos, o alantide fica incorporado ao cordo umbilical. (32)somatopleura o conjunto do folheto mesodrmico parietal mais a ectoderme. (64)os anexos embrionrios crion e alantide no esto presentes na espcie humana. D, como resposta, a soma das alternativas corretas. 5 UFRS Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto abaixo: A menina, ao nascer, j realizou as fases de multiplicao e crescimento do processo denominado gametognese, possuindo um grande nmero de em processo interrompido de . Essas ltimas clulas so . a) vulos meiose haplides; b) ovcitos I mitose haplides; c) ovcitos II meiose haplides; d) ovcitos I meiose diplides; e) corpsculos polares mitose diplides. 6 UFMS Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) em relao ao tema Reproduo na Espcie Humana. (01) A suspenso das menstruaes pode ser um sinal de incio de gravidez, uma vez que o hormnio estrgeno inibe a secreo do FSH (Folculo Estimulante) responsvel pelo despreendimento do endomtrio. (02) Na ovognese ou oognese, tanto na meiose I quanto na II, formam-se clulas de tamanhos diferentes, o que no acontece na espermatognese. (04) O capuz acrossmico, presente no espermatozide, o local onde esto situadas as enzimas que iro digerir a membrana do gameta feminino na fecundao. (08) Na cauda do espermatozide esto dispostas as mitocndrias, responsveis pela liberao

da energia necessria para que os espermatozides possam movimentar-se. (16) Assim que o espermatozide finaliza a penetrao no gameta feminino, a meiose II inicia-se, formando um corpsculo polar e o vulo. (32) No homem, uma elevada concentrao do hormnio testosterona no plasma sanguneo inibe a secreo dos hormnios FSH (Folculo Estimulante) e LH (Luteinizante), tambm chamado ICSH (Estimulador das Clulas Intersticiais) na hipfise. 7 UFRN Marque a opo em que o mtodo contraceptivo est corretamente associado a seu mecanismo de ao. a) A laqueadura tubria (ligadura das trompas) interrompe a ovulao. b) A vasectomia impede que os espermatozides sejam expelidos na ejaculao. c) O uso de plulas evita a penetrao do espermatozide no ovcito. d) O mtodo da tabelinha inibe a secreo ovariana. 8 U. F. Viosa-MG Observe o esquema do embrio de um cordado, em corte transversal, e analise as afirmativas seguintes.

I. A letra D representa a endoderme. II. Os pulmes originam-se a partir do folheto C. III. O folheto indicado por B d origem ao crebro. IV. O corao forma-se a partir do folheto indicado pela letra A. V. Alteraes no folheto D no podem afetar as glndulas do tubo digestivo. Assinale a alternativa que contm apenas afirmativas VERDADEIRAS. a) I, II e III. b) I, III e IV. c) III, IV e V. d) II e III. e) IV e V. 9 UFR-RJ O esquema abaixo ilustra o processo de segmentao e clivagem em: a) mamferos. b) anfbios. c) anfioxo. d) aves.

e) rpteis. 10 PUC-PR Associe a segunda coluna de acordo com a primeira: Fases de desenvolvimento: 1) Fertilizao 4) Segmentao 2) Gstrula 5) Nurula 3) Blstula Caractersticas: ( ) Fase caracterizada pela formao do tubo neural. ( ) Fase em que o ovo se divide, sucessivamente, at as clulas atingirem as dimenses normais da espcie. ( ) Fase durante a qual os gametas se unem. ( ) Fase durante a qual um grupo de clulas envolve uma pequena cavidade central. ( ) Fase na qual se origina o intestino primitivo. Assinale a seqncia correta: a) 5 4 1 3 2 d) 3 4 1 2 5 b) 1 2 3 4 5 e) 5 1 4 3 2 c) 5 4 1 2 3

Das könnte Ihnen auch gefallen