Sie sind auf Seite 1von 4

Ballet Clssico

criana e do Jovem, permitindo-lhe o alargamento da sua cultura. O

2010/2011

Introduo A formao artstica, fundamental no desenvolvimento intelectual da


Ballet Clssico faz parte
desta formao artstica que desenvolve do intelecto, as capacidades fsicas, motoras, criativas e a prtica do movimento. Esta formao artstica engloba a prtica do Ballet Clssico, atravs de tcnicas com metodologias e didcticas das escolas Royal Academy, Imperial Society e Barbara fewster (metodologia da Escola de Dana do Conservatrio Nacional), proporcionando criana e ao jovem um desenvolvimento fsico e harmonioso, assim como, um conhecimento consciente de todas as partes do corpo e suas possibilidades e potencialidades. Esta Arte desenvolve tambm o conhecimento das vrias reas como a expresso musical, que engloba a melodia e o ritmo e a expresso dramtica que engloba a mmica e o movimento expressivo e criativo.

Objectivos Genricos do Ballet Clssico


As Aulas de Ballet Clssico tm a funo de desenvolver potencialidades tcnicas atravs de exerccios tcnicos que permitem o desenvolvimento das capacidades fsicas das crianas e dos jovens, tais como: Postura, coordenao, equilbrio, flexibilidade, respirao e memria corporal.

Objectivos especficos do Ballet Clssico


Aquisio de vocabulrio tcnico corporal Consciencializao do corpo, anlise e desenvolvimento da sua coordenao Desenvolvimento das capacidades motoras e de percepo Compreenso das qualidades do corpo no que diz respeito s dinmicas Compreenso da relao entre o corpo e o espao Integrao no grupo pela sociabilidade e comunicabilidade atravs do movimento Desenvolvimento do sentido crtico e de anlise Graus de aprendizagem e seus objectivos Alargamento da cultura artstica ao nvel da msica e da dana como forma de Arte

Clssico Plano da aula de Ballet Clssico


Cada grau da Tcnica do Ballet Clssico tem um programa elaborado, analisado e objectivado, consoante o vocabulrio tcnico especfico de cada grau de aprendizagem. Barra de cho Barra Centro Diagonais Criatividade Trabalhos coreogrficos Visionamento de vdeos de espectculos, aulas de tcnica, estilos ou livros de Dana

Ballet Clssico
Contedos programticos Contedos programticos do Ballet Clssico

2010/2011

En dehor e en dedans Postura, alongamento e elasticidade Colocao de frente para a barra, na direco da barra e no centro Posio dos ps e dos braos da 1 6 posies Passos elementares: andar, correr, trotes, galopes, skips, polka e balletik polk Port de Brs elementares Plis e grand plis em todas as posies, de frente para a barra na direco da barra e no centro Battement tendus devant, la seconde e derrire de frente para a barra, na direco da barra e no centro Battement fondus devant, la seconde e derrire de frente para a barra, na direco da barra e no centro Battement jets devant, la seconde e derrire de frente para a barra, na direco da barra e no centro Grand battement devant, la seconde e derrire no cho, de frente para a barra, na direco da barra e no centro Demi- ronde jambe terre e en lair de frente para a barra, na direco da barra e no centro Ronde jambe terre e en lair de frente para a barra, na direco da barra e no centro Retirs na barra e no centro Relev lent Sauts em todas as posies de frente para a barra e no centro Soubresaut e changement na barra e no centro Echapps sautes enm 2 e 4 posio de frente para a barra e no centro Petit jtes devant e derrire Rises em todas as posies de frente para a barra, na direco da barra e no centro Chass, temp li e temp leve Arabesque de frente para a barra, na direco da barra e no centro Developp de frente para a barra, na direco da barra e no centro Ballanc Assembl de frente para a barra, na direco da barra e no centro Pas de bourr de frente para a barra e no centro Pas de chat de frente para a barra e no centro Glissades de frente para a barra e no centro Sissones no centro Reverence

Ballet Clssico
aprendizagem Graus de aprendizagem

2010/2011

Os graus de aprendizagem, segundo os contedos programticos das metodologias aplicadas, organizam-se da seguinte forma:

Graus
Iniciao Grau I

Idades
2/ 5 anos 6/ 7 anos

Grau II Grau III


Grau IV Grau V

8/ 9 anos 10/ 12 anos


12/ 14 anos mais de 14 anos

grupos Os grupos de Ballet Clssico


Os diferentes graus de aprendizagem podem coincidir na mesma aula em funo do nmero de alunos inscritos, tendo assim dois grupos: Iniciao e grau I, que inclui crianas que esto no grau I, II e III. As aulas funcionam s 15h Sexta - feira e s 18h30 de Sexta - feira respectivamente, tendo a durao de uma hora.

Indumentria no Ballet Clssico


O Ballet Clssico tem uma indumentria prpria que varia consoante os vrios graus de aprendizagem. Uma indumentria inadequada pode dificultar o trabalho do aluno e do professor, tem de proporcionar o maior visionamento possvel do corpo permitindo ao professor a percepo de todos os movimentos do aluno. Proporciona uma atitude sria do aluno em relao ao trabalho. Maillot sem mangas e de Lycra em que a sua cor varia consoante o grau de aprendizagem (iniciao cor de rosa, grau I azul claro, grau II e III - roxo e preto a partir do grau IV) Collants de cor Ballet pink, cor -de -rosa, sem risca em redor da coxa sem brilho e com p. No vero soquetes de cor branca ou rosa. Sapatilhas de meia ponta cor -de -rosa com um nico elstico na zona do peito do p Saia cor -de -rosa para os graus de iniciao Casaco de l traado e perneiras da cor do fato Os cabelos devem ser presos em forma de carrapito na linha da zona dos olhos, quando curtos so presos com uma fita da cor do fato.

Ballet Clssico

2010/2011

Historial O Ballet Clssico no Pequeno Polegar existe desde 2005, inicialmente com
um s grau de iniciao ao Ballet. O nmero de pequenos bailarinos foi crescendo significativamente assim como a evoluo dos graus de aprendizagem, formando assim dois grupos: iniciao e grau I. A iniciao composta por pequenos bailarinos dos 2 aos 5/6 anos e o Grau I dos 5/6 anos aos 14. Actualmente o Grau I inclui os graus de aprendizagem I, II e III, segundo a metodologia aplicada.

O Ballet Clssico no projecto pedaggico


A disciplina de Ballet Clssico para o ano lectivo 2010/2011 vai centrar-se na continuidade do teme do projecto educativo do Colgio poca Medieval / Histria de Portugal, atravs de coreografias com o uso da tcnica do ballet Clssico. Ter relevncia para alm da tcnica o uso da msica medieval. Ser tambm abordada a Histria da Dana desde os seus primrdios, assim como pontos - chave da sua intemporalidade.

Seixal, Outubro 2010 Sara Alexandra Mouzinho Pacheco Vilaa L e Serra

Das könnte Ihnen auch gefallen