Sie sind auf Seite 1von 6

Cultura da regio Nordeste do Brasil

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa A cultura nordestina bastante diversificada, uma vez que foi influenciada por indgenas, africanos e europeus. Os costumes e tradies muitas vezes variam de estado para estado. Tendo sido a primeira regio efetivamente colonizada por portugueses, ainda no sculo XVI, que a encontraram as populaes nativas e foram acompanhados por africanos trazidos como escravos, a cultura nordestina bastante particular e tpica, apesar de extremamente variada. Sua base luso-brasileira, com grandes influncias africanas, em especial na costa de Pernambuco Bahia e no Maranho, e amerndias, em especial no serto semi-rido.

O maracatu, parte da cultura e folclore nordestino, reflete a miscigenao tnico-cultural entre africanos, indgenas e portugueses. Na foto, Maracatu Nao em Olinda, Pernambuco. A riqueza cultural dessa regio visvel para alm de suas manifestaes folclricas e populares. A literatura nordestina tem dado contribuies para o cenrio literrio brasileiro, destacando-se nomes como Jorge Amado, Jos de Alencar, Joo Cabral de Melo Neto, Rachel de Queiroz, Gregrio de Matos, Clarice Lispector, Graciliano Ramos e Manuel Bandeira, dentre muitos outros. O Maranho o estado nordestino que mais se destacou e ainda se destaca no campo da Literatura Nacional, tais com os escritores: Gonalves Dias, Alusio Azevedo, Arthur Azevedo, Coelho Neto, Sousndrade, Viriato Correia, Ferreira Gullar, Jos Louzeiro, Jos Sarney, Raimundo Correia, Josu Montello e muitos outros. O pernambucano Gilberto Freyre representa um marco na histria do Brasil devido ao seu livro Casa-Grande & Senzala, que demonstra a importncia dos escravos para a formao do pas e que brancos e negros so absolutamente iguais. No Cear, o movimento da Padaria Espiritual, no fim do sculo XIX, antecipou algumas das renovaes trazidas com o modernismo, no anos 1920 do sculo seguinte.

Afox Filhos de Gandhy, em Salvador, Bahia. Na literatura pode-se citar a literatura popular de cordel que remonta ao perodo colonial (a literatura de cordel veio com os portugueses e tem origem na Idade mdia europeia) e numerosas manifestaes artsticas de cunho popular que se manifestam oralmente, tais como os cantadores de repentes e de embolada. Na msica erudita, destacaram-se como compositores Alberto Nepomuceno e Paurillo Barroso, assim como o cearense Liduno Pitombeira na atualidade, e Eleazar de Carvalho como maestro. Ritmos e melodias nordestinas tambm inspiraram compositores como Heitor Villa-Lobos (cuja Bachiana brasileira n 5, por exemplo, em sua segunda parte - Dana do Martelo - alude ao serto do Cariri). Na msica popular, destacam-se ritmos tais como coco, xaxado, martelo agalopado, samba de roda, baio, xote, forr, Ax e frevo, dentre outros ritmos. O movimento armorial do Recife, inspirado por Ariano Suassuna, fez um trabalho erudito de valorizao desta herana rtmica popular nordestina (um de seus expoentes mais conhecidos o cantor Antnio Nbrega). Na dana, destacam-se o maracatu, praticado em diversas partes do Nordeste, o frevo (caracterstico de Pernambuco) o bumba-meu-boi, o xaxado, diversas variantes do forr, o tambor-de-crioula (caracterstico do Maranho), etc. As msicas folclricas quase sempre so acompanhadas de danas.

Caboclinho de lana do Maracatu Rural. O caboclo de lana um dos smbolos da cultura pernambucana. O artesanato tambm uma parte relevante da produo cultural do Nordeste, sendo inclusive o ganha-po de milhares de pessoas por toda a regio. Devido variedade regional de tradies de artesanato, difcil caracteriz-los todos, mas destacam-se as redes tecidas e, s vezes, bordadas com muitos detalhes; os produtos feitos em argila,

madeira (por exemplo, da carnaba, rvore tpica do serto) e couro, com traos bastante particulares; alm das rendas, que ganharam destaque no artesanato cearense. Outro destaque so as garrafas com imagens feitas manualmente em areia colorida, um artigo produzido para venda para turistas. No Maranho, destacam-se artesanatos feitos da fibra do buriti (palmeira), assim como artesanatos e produtos do babau (palmeira nativa do Maranho). A culinria nordestina variada, refletindo, quase sempre, as condies econmicas e produtivas das diversas paisagens geoeconmicas dessa regio. Frutos do mar e peixes so bastante utilizados na culinria do litoral, enquanto, no serto, predominam receitas que utilizam a carne e derivados do gado bovino, caprino e ovino. Ainda assim, h vrias diferenas regionais, tanto na variedade de pratos quanto em sua forma de preparo (por exemplo, no Cear, predomina o mugunz - tambm chamado macunz ou mucunz - salgado, enquanto, em Pernambuco, predomina o doce). Na Bahia os principais destaques so as comidas feitas com azeite de dend e com camaro, como as moquecas, o vatap, o acaraj e os bobs; porm no so menos apreciadas comidas acompanhadas de piro como mocot e rabada e doces como a cocada. No Maranho, destacam-se o cux, o arroz de cux, o bob, o peixe pedra e a torta de camaro, bem ao estilo maranhense. Tambm no Maranho se destaca o refrigerante Jesus ou Guaran Jesus que patrimnio maranhense. J o bolo-de-rolo patrimnio imaterial de Pernambuco. Algumas comidas tpicas da regio so: o baio-de-dois, a carne-de-sol, o queijo de coalho, o vatap, o acaraj, a panelada e a buchada, a canjica, o feijo e arroz de coco, o feijo verde e o sururu, assim como vrios doces feitos de mamo, abbora, laranja, etc. Algumas frutas regionais - no necessariamente nativas da regio - so a ciriguela, o caj, o buriti, a cajarana, o umbu, a macaba, as frutas maranhenses juara, bacuri, cupuau, buriti, murici e a pitomba, alm de outras tambm comuns em outras regies.

ndice
[esconder]

1 Festas populares o 1.1 Carnaval o 1.2 Cavalo Pianc o 1.3 Bumba-meu-boi o 1.4 Festas juninas 2 Humor 3 Literatura 4 Msica 5 Religio 6 Personalidades 7 Referncias

[editar] Festas populares


[editar] Carnaval

Bloco-Afro Il Aiy em Salvador. No Carnaval os destaques so as festas de Salvador e Recife-Olinda.[1] O primeiro a maior festa popular do planeta segundo o Guinness Book contando com cerca de 2,7 milhes folies em seis dias de festa (equivalente ao nmero de moradores da cidade), e internacionalmente conhecido pelos desfiles de artistas famosos nos trios eltricos; e o segundo considerado o carnaval mais democrtico do pas, j que os folies no precisam pagar para brincar, e conhecido por seus caractersticos Bonecos de Olinda, pelo ritmo do frevo e do maracatu, alm de possuir o maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada. As micaretas (carnavais fora de poca) de maior destaque so o "Carnatal" em Natal; o "Fortal" em Fortaleza; o "Pr-Caju" em Aracaju; a "Micareta de Feira" em Feira de Santana; e a "Micarande" em Campina Grande. H tambm o "bumba-meu-boi" em Macei e em So Lus do Maranho.

[editar] Cavalo Pianc

O Bumba meu boi a principal manifestao folclrica do Maranho. original do municpio de Amarante (PI). Os negros da beira do rio Canind, para afugentar o sono nas noites de luar, costumam danar imitando o trote de um cavalo manco. Cavalheiros e damas, aos pares, formam um crculo e vo trotando alegremente, ora bem compassado, batendo firme no cho, com o p esquerdo, ora apressado, sempre trocando os pares.

[editar] Bumba-meu-boi
Ocorre em todo o Brasil, sendo o Nordeste apontado como seu nascedouro. Com variaes significativas de nome, adereos, msicas, ritmo, dana... mas o enredo sempre o mesmo: "Catirina grvida deseja comer a lngua do boi do Capito". O Estado do Maranho quem se destaca nessa manifestao folclrica.Existem mais de 200 bumbas-meu-boi distribudos nos sotaques (tipos) de orquestra, matraca,

pandeiro, zabumba e costa de mo. O Estado do Maranho exportou essa brincadeira para o Estado do Amazonas que com o processo de aculturao transformo-se no boi bumb. Dessa forma,segundo pesquisas a origem do boi bumb do bumba-meu-boi do Maranho.

Fogueira de So Joo cenogrfica em Campina Grande, Paraba.

[editar] Festas juninas


O So Joo sem dvida o festejo mais comum na regio. Campina Grande e Caruaru disputam o ttulo de maior So Joo do mundo: em ambas as cidades os festejos duram o ms de junho inteiro. Outras cidades, como Aracaju, Juazeiro do Norte, Mossor, Teresina e Patos possuem comemoraes mais modestas (cerca de quinze dias), e disputam o ttulo de terceira maior festa. Os fogos so uma das principais atraes. Os mais conhecidos so a Estrelinha, o Marcianito e os fogos de Artifcio. Alm dos devrios fogos temos a dana, como a Quadrilha e o Forr.

[editar] Humor
Segundo Chico Ansio, o nordestino o povo mais bem-humorado do mundo, pois devido ao sofrimento causado pela seca, preciso rir para no chorar. O Cear se sobressai no humor, alm de Chico Ansio, nasceram no estado Tom Cavalcante, Renato Arago e Adamastor Pitaco, entre outros. Alm dos cearenses, destacam-se Shaolin e Z Lezin (PB), Muo e Espanta (RN), alm da dupla Dirceu Andrade & Amaury Juc e Joo Cludio Moreno (PI).

[editar] Literatura
O pernambucano Gilberto Freyre representa um marco na histria do Brasil devido ao seu livro Casa-Grande & Senzala que demonstra a importncia dos escravos para a formao do pas e que brancos e negros so absolutamente iguais. Na Bahia nasceu um dos primeiros escritores de destaque no pas, trata-se de Gregrio de Matos, integrante da escola barroca. No Romantismo destacaram-se na primeira gerao Gonalves Dias (MA), na segunda Jos de Alencar (CE) e na terceira Castro Alves (BA) e Sousndrade (MA). Na chamada Gerao de 30, um resgate do romantismo, surgiram Rachel de Queiroz (CE), Graciliano Ramos (AL), Jos Lins do Rgo (PB) e Jorge Amado (BA).

O maranhense Alusio Azevedo foi um dos principais autores do Realismo/Naturalismo. Augusto dos Anjos (PB) e Graa Aranha (MA) foram precursores do Modernismo, escola que posteriormente revelou Joo Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira (PE), alm de Jorge de Lima (AL). Os piauienses H Dobal, Assis Brasil, O G Rego e Torquato Neto. O paraibano Ariano Suassuna criou na dcada de 70 o movimento armorial, uma iniciativa de reunir elementos da cultura nordestina em prol da formao de uma arte erudita genuinamente brasileira. Dessa iniciativa surgiram obras como O Auto da Compadecida e O santo e a porca, ambos de Suassuna. No Cear, Patativa do Assar surpreendeu por seus versos complexos que seguiam formas metrificadas semelhantes aos versos de Cames. A literatura de cordel bastante difundida na regio, sendo o pernambucano Leandro Gomes de Barros um dos maiores autores do gnero.

Das könnte Ihnen auch gefallen