Sie sind auf Seite 1von 5

Bblia Sagrada

Velho Testamento Malaquias

virtualbooks.com.br

Captulo 1 1 Orculo. Palavra do Senhor dirigida a Israel por seu Mensageiro. 2 Eu vos amei, diz o Senhor. E vs dizeis: em que nos amastes? Esa no era, porventura, irmo de Jac? - orculo do Senhor. Contudo, amei Jac 3 e aborreci Esa, transformei suas montanhas em desertos solitrios e entreguei sua herana aos chacais do deserto. 4 Ainda que dissessem os edomitas: fomos destrudos, mas levantarnos-emos de nossa runa, eis o que diz o Senhor dos exrcitos: que eles construam e eu destruirei; sua terra ser chamada terra da impiedade, povo contra o qual irou-se o Senhor para sempre. 5 Vereis isto com os vossos olhos e direis: o Senhor grande, mesmo para alm do territrio de Israel! 6 O filho respeita seu pai e o servo, seu senhor. Ora, se eu sou Pai, onde esto as honras que me so devidas? E se eu sou o Senhor, onde est o temor que se me deve? - diz o Senhor dos exrcitos a vs, sacerdotes, que desprezais o seu nome e dizeis: que desprezo temos tido por teu nome? 7 Ofereceis sobre o meu altar alimentos impuros! E ousais dizer: Em que desprezamos o teu nome? E julgais que a mesa do Senhor seja de pouca importncia. 8 Se ofereceis em sacrifcio um animal cego, no haver mal algum nisto? E se trazeis um animal coxo e doente, no vedes mal algum nisto? Vai, pois, oferec-lo ao teu governador; crs que lhe agradarias, que ele receberia bem? - diz o Senhor dos exrcitos. 9 Ide agora rogar a Deus que nos perdoe! Tendo feito tudo isto com vossas prprias mos, ouvir-vos- ele favoravelmente? - diz o Senhor dos exrcitos. 10 V, antes, um de vs e feche as portas. No acendereis mais inutilmente o fogo no meu altar. No tenho nenhuma complacncia convosco - diz o Senhor dos exrcitos - e nenhuma oferta de vossas mos me agradvel. 11 Porque, do nascente ao poente, meu nome grande entre as naes e em todo lugar se oferecem ao meu nome o incenso, sacrifcios e oblaes puras. Sim, grande o meu nome entre as naes - diz o Senhor dos exrcitos. 12 Vs, porm, o profanais quando dizeis: A mesa do Senhor est manchada; o que nela se oferece um alimento comum. 13 E dizeis ainda: Ai, que cansao! E mostrais desprezo pelo altar. Trazeis o animal roubado, o coxo, o doente. Julgais que vou aceit-lo de vossas mos? - diz o Senhor. 14 Maldito seja o homem fraudulento que consagra e sacrifica ao

Senhor um animal defeituoso, tendo no rebanho animais sadios! Sou um grande Rei - diz o Senhor - e o meu nome temvel entre as naes. Captulo 2 1 A vs, sacerdotes, dou esta ordem: 2 Se no me ouvirdes, se no tomardes a peito a glria de meu nome diz o Senhor dos exrcitos -, lanarei contra vs a maldio, trocarei em maldies as vossas bnos; alis, j o fiz, porque no tomastes a peito (as minhas ordens). 3 Eis que vou abater vosso brao, espalhar-vos esterco no rosto - o esterco de vossas festas - e sereis lanados fora com ele. 4 Ento sabereis que fui eu que vos dei esta ordem para que subsista o meu pacto com Levi - diz o Senhor dos exrcitos. 5 A minha aliana com Levi foi um pacto de vida e prosperidade e tambm de temor, a fim de que ele temesse o meu nome; e ele temeume e sempre teve reverncia por meu nome; 6 sua boca ensinou a verdade, e no se encontrou perversidade nos seus lbios. Andou comigo na paz e na retido, e afastou do mal grande nmero de homens. 7 Porque os lbios do sacerdote guardam a cincia e de sua boca que se espera a doutrina, pois ele o mensageiro do Senhor dos exrcitos. 8 Mas vs vos desviastes do caminho reto e fostes causa de muitos vacilarem na lei; violastes o pacto de Levi - diz o Senhor dos exrcitos. 9 Por isso, eu vos tornei desprezveis e abjetos aos olhos de todo o povo, porque no guardastes os meus mandamentos e fizestes acepo de pessoas na aplicao da lei. 10 Acaso no um mesmo o Pai de todos ns? No foi um mesmo Deus que nos criou? Por que razo somos prfidos uns para com os outros, violando assim o pacto de nossos pais? 11 Jud cometeu uma infmia, a abominao foi perpetrada em Israel e Jerusalm; com efeito, Jud profanou o que consagrado ao Senhor, porquanto amou e desposou a filha de um deus estrangeiro. 12 Que o Senhor extermine das tendas de Jac todo culpado, o que testemunha e o que responde, e o elimine dentre os que apresentam uma oferta ao Senhor dos exrcitos. 13 Eis ainda outra maldade que cometeis: inundais de lgrimas, prantos e gemidos o altar do Senhor, porque o Senhor no d ateno alguma a vossas ofertas e no se compraz no que lhe apresentais com vossas mos. 14 E dizeis: Mas por qu?! porque o Senhor foi testemunha entre ti e a esposa de tua juventude. Foste-lhe infiel, sendo ela a tua companheira e a esposa de tua aliana.

15 Porventura no fez ele um s ser com carne e sopro de vida? E para que pende este ser nico, seno para uma posteridade concedida por Deus? Tende, pois, cuidado de vs mesmos, e que ningum seja infiel esposa de sua juventude. 16 Quando algum, por averso, repudia (a mulher) - diz o Senhor, Deus de Israel -, cobre de injustia as suas vestes - diz o Senhor dos exrcitos. Tende, pois, cuidado de vs mesmos e no sejais infiis! 17 Vs sois pesados ao Senhor com vossos discursos. E perguntais: O qu? Ns o cansamos? - Sim! Porque dizeis: Aquele que faz o mal bem visto aos olhos do Senhor, que nele se compraz; ou: Onde est Deus, para julgar? Captulo 3 1 Vou mandar o meu mensageiro para preparar o meu caminho. E imediatamente vir ao seu templo o Senhor que buscais, o anjo da aliana que desejais. Ei-lo que vem - diz o Senhor dos exrcitos. 2 Quem estar seguro no dia de sua vinda? Quem poder resistir quando ele aparecer? Porque ele como o fogo do fundidor, como a lixvia dos lavadeiros. 3 Sentar-se- para fundir e purificar a prata; purificar os filhos de Levi e os refinar, como se refinam o ouro e a prata; ento eles sero para o Senhor aqueles que apresentaro as ofertas como convm. 4 E a oblao de Jud e de Jerusalm ser agradvel ao Senhor, como nos dias antigos, como nos anos de outrora. 5 Virei ter convosco para julgar vossas questes e serei uma testemunha pronta contra os mgicos, os adlteros, os perjuros, contra os que retm o salrio do operrio, que oprimem a viva e o rfo, que maltratam o estrangeiro e no me temem - diz o Senhor. 6 Porque eu sou o Senhor e no mudo; e vs, filhos de Jac, no sois ainda um povo extinto. 7 Desde os dias de vossos pais vos apartastes de meus mandamentos e no os guardastes. Voltai a mim, e eu me voltarei para vs - diz o Senhor dos exrcitos. Vs, porm, dizeis: Mas voltar como? 8 Pode o homem enganar o seu Deus? Por que procurais enganar-me? E ainda perguntais: Em que vos temos enganado? No pagamento dos dzimos e nas ofertas. 9 Fostes atingidos pela maldio, e vs, nao inteira, procurais enganar-me. 10 Pagai integralmente os dzimos ao tesouro do templo, para que haja alimento em minha casa. Fazei a experincia - diz o Senhor dos exrcitos - e vereis se no vos abro os reservatrios do cu e se no derramo a minha bno sobre vs muito alm do necessrio.

11 Para vos beneficiar afugentarei o gafanhoto, que no destruir mais os frutos de vossa terra e no haver nos campos vinha improdutiva diz o Senhor dos exrcitos. 12 Todas as naes vos felicitaro, porque sereis terra de delcias - diz o Senhor dos exrcitos. 13 Tendes proferido palavras violentas contra mim - diz o Senhor. E perguntais: O que que dissemos contra vs? 14 Dissestes: trabalho perdido servir a Deus. Que ganhamos com a obedincia s suas ordens e com as procisses de luto diante do Senhor dos exrcitos? 15 Agora, temos por ditosos os arrogantes e prosperam os que cometem a iniqidade; ousam, at, tentar a Deus e escapam ao castigo. 16 Assim falavam os que temem o Senhor. Mas o Senhor ouviu atento: diante dele foi escrito o livro que conserva a memria daqueles que temem o Senhor e respeitam o seu nome. 17 Eles sero para mim um bem particular - diz o Senhor dos exrcitos no dia em que eu agir; trat-los-ei benignamente como um pai trata com indulgncia o filho que o serve. 18 E vereis de novo que h uma diferena entre justo e mpio, entre quem serve a Deus e quem no o serve. 19 Porque eis que vem o dia, ardente como uma fornalha. E todos os soberbos, todos os que cometem o mal sero como a palha; este dia que vai vir os queimar - diz o Senhor dos exrcitos - e nada ficar: nem raiz, nem ramos. 20 Mas, sobre vs que temeis o meu nome, levantar-se- o sol de justia que traz a salvao em seus raios. Saireis e saltareis, livres como os bezerros ao sarem do estbulo. 21 Pisareis aos ps os mpios, os quais sero p, sob a planta de vossos ps, no dia em que eu agir - diz o Senhor dos exrcitos. 22 Lembrai-vos da Lei de Moiss, meu servo, a quem prescrevi ordenaes e mandamentos para todo o Israel no monte Horeb. 23 Vou mandar-vos o profeta Elias, antes que venha o grande e temvel dia do Senhor, 24 e ele converter o corao dos pais para os filhos, e o corao dos filhos para os pais, de sorte que no ferirei mais de interdito a terra.

Das könnte Ihnen auch gefallen