Sie sind auf Seite 1von 3

1.

(Pucrj 2010) Um processo de reflorestamento pode contribuir diretamente para a diminuio do efeito estufa porque as plantas em crescimento a) consomem gs carbnico durante sua respirao. b) fixam nitrognio atmosfrico em suas folhas. c) liberam oxignio durante sua respirao. d) sequestram carbono durante a fotossntese. e) absorvem metano durante a fotossntese. 2. (Pucrj 2010) A digesto de celulose nos ruminantes realizada por bactrias celulolticas presentes em um de seus estmagos. Essas bactrias encontram abrigo e alimento nos estmagos dos ruminantes, e, em contrapartida, digerem a celulose em molculas menores, capazes de serem aproveitadas por esses animais. Essa relao pode ser classificada como a) comensalismo. b) competio. c) mutualismo. d) parasitismo. e) predatismo. 3. (Pucrj 2010) Os pssaros a seguir so de espcies diferentes e coexistem na mesma floresta. Cada um deles se alimenta de insetos de espcies diversas que vivem em diferentes locais da mesma rvore.

Isto possvel porque: a) apresentam protocooperao. b) competem entre si. c) ocupam nichos ecolgicos diferentes. d) ocupam diferentes habitats. e) apresentam parasitismo. 4. (Pucrj 2010) Foram introduzidas em dois frascos, que continham um mesmo meio de cultura, quantidades idnticas de um tipo de bactria. Aps algum tempo de incubao, adicionou-se a apenas um dos frascos um antibitico estvel, de uso frequente na clnica e cuja concentrao no se modificou durante todo o experimento. O grfico a seguir representa a variao do nmero de bactrias vivas no meio de cultura, em funo do tempo de crescimento bacteriano em cada frasco.

Pgina 1 de 3

A observao do grfico permite concluir que, no frasco em que se adicionou o antibitico, ocorreu uma grande diminuio no nmero de bactrias e em seguida um aumento do seu crescimento. Segundo a teoria de evoluo neodarwiniana, o fato observado nos frascos com antibitico tem a seguinte explicao: a) a dose usada de antibitico eliminou a maioria da populao selecionando uma minoria resistente que voltou a crescer. b) a dose usada de antibitico eliminou a grande maioria das bactrias e a minoria sobrevivente se adaptou s condies, voltando a crescer. c) a dose usada de antibitico provocou uma lentido no crescimento das bactrias que, aps algum tempo, adaptaram- se e voltaram a crescer. d) a dose usada de antibitico inibiu o crescimento da maioria das bactrias, mas, aps a sua degradao, essas bactrias comearam a crescer novamente. e) a dose usada de antibitico estimulou a adaptao de bactrias, que demoraram mais a crescer. 5. (Pucrj 2010) O Governo Federal do Brasil anunciou que esto disponveis doses de vacinas contra o vrus do tipo A (H1N1), conhecido popularmente como o vrus da gripe suna. At o momento, os indivduos que contraem a gripe causada por este vrus esto sendo medicados com antivirais. Qual a diferena entre a ao da vacina e dos medicamentos antivirais? a) A vacina uma imunizao ativa enquanto os antivirais fazem uma imunizao passiva. b) Os antivirais fazem uma imunizao ativa enquanto a vacina uma imunizao passiva. c) A vacina deve ser ministrada aps o contato do indivduo com as partculas virais, enquanto os antivirais devem ser ministrados preventivamente. d) Os antivirais agem estimulando a produo de anticorpos contra os vrus, enquanto a vacina j contm anticorpos contra as partculas virais. e) Tanto as vacinas quanto qualquer medicamento antiviral devem ser ministrados preventivamente.

Pgina 2 de 3

Gabarito:
Resposta da questo 1: [D] As plantas sequestram o carbono durante a fotossntese, ou seja, ao fazer fotossntese, os vegetais absorvem o dixido de carbono (CO2) atmosfrico e sintetizam compostos orgnicos (principalmente a celulose) que so incorporados em suas estruturas celulares. Dessa forma as plantas contribuem para diminuir a concentrao de CO2 na atmosfera e consequentemente diminuir o efeito estufa. Resposta da questo 2: [C] O mutualismo uma relao interespecfica harmnica em que as duas espcies envolvidas so beneficiadas. Nesse caso, os ruminantes se beneficiam ao ter a celulose que ingere digerida e as bactrias tambm se beneficiam, pois encontram no estmago dos ruminantes condies ideais de temperatura e umidade, alm de alimento e abrigo. Resposta da questo 3: [C] Esses pssaros podem coexistir na mesma floresta porque, embora dividam o mesmo habitat (mesma rvore) ocupam nichos ecolgicos diferentes (cada um se alimenta de insetos diferentes que vivem em diferentes locais da mesma rvore). Resposta da questo 4: [A] A teoria da evoluo Neodarwiniana ou Neodarwinista tem como base o princpio da seleo natural dos indivduos melhores adaptados s condies do ambiente, como, nesse caso, a presena de antibiticos. No grfico apresentado nota-se, num dos frascos, uma diminuio no nmero de bactrias logo aps a adio dos antibiticos. Isso porque o antibitico eliminou a maioria da populao bacteriana, selecionando as resistentes ao antibitico, que no morreram e, ao se reproduzir, fizeram a populao voltar a crescer. Resposta da questo 5: [A] As vacinas contm anticorpos que estimulam a resposta imunolgica do organismo que, por sua vez, criar anticorpos especficos Por isso considerada uma imunizao ativa, devendo ser tomada como meio de preveno, antes do contato com o agente causador da doena. Os antivirais no estimulam a resposta imunolgica e, por atuarem sobre a ao do vrus, so considerados como uma imunizao passiva, devendo ser ministrados aps o contato com o agente causador da doena.

Pgina 3 de 3

Das könnte Ihnen auch gefallen