Sie sind auf Seite 1von 7

PENEIRAMENTO

A classificao e o peneiramento tm como objetivo principal a separao de um material em duas ou mais fraes com partculas de tamanhos distintos. As operaes unitrias de separao e classificao so quase todas comuns em todas as instalaes industriais de tratamento mecnico, o que muda de uma para outra a ordem de realizao das operaes e o seu ajuste aos diferentes tipos de minrios ou de produtos formados. No peneiramento tem-se uma separao apenas segundo o tamanho geomtrico das partculas, enquanto que na classificao a separao realizada tomando-se como base a velocidade com que os gros atravessam um meio fluido, onde este meio fluido em processamento mineral normalmente a gua, e aplicada para partculas muito finas. As operaes de separao podem ser divididas em duas grandes classes: Separao de partculas por tamanho Separao slido/lquido A separao das partculas por tamanho, industrialmente, se faz com dois objetivos especficos: 1 - Controlar a fragmentao, retirando da alimentao dos equipamentos de fragmentao as partculas j fragmentadas, seja para evitar fragmentao excessiva, ou para aliviar o equipamento de fragmentao, aumentando sua capacidade. 2 obter de produtos que atendam s especificaes do consumidor, ou para adequar o produto aos processos subseqentes.

Separao de partculas por tamanho: A separao de partculas por tamanho feita por peneiramento. O peneiramento pode ser a mido ou a seco. A mido adiciona-se gua ao material com o propsito de facilitar a passagem dos finos atravs da tela da peneira. Industrialmente, o peneiramento a mido normalmente aplicado para material at 0,4mm e para o material seco para fraes granulomtricas at 6 mm. Contudo, pode-se peneirar a seco com eficincia razovel, fraes at 1,7 mm. Tipos de Equipamentos usadas no Peneiramento Grelhas - Constitudas por barras metlicas dispostas paralelamente, mantendo um espaamento entre si. Crivos - formados por chapas metlicas planas ou curvas perfuradas por um sistema de furos de vrias formas e dimenses determinadas.

Tela - constituda por fios metlicos tranados geralmente em duas direes ortogonais, de forma a deixar entre si malhas ou aberturas de dimenses determinadas, podendo estas serem quadradas ou ortogonais.

Quanto ao movimento, estes equipamentos podem ser classificados em fixos e mveis. Fixos - a nica fora atuante a fora da gravidade e por este motivo alguns desses equipamentos possuem inclinao, com o caso das grelhas fixas DSM. Alm das grelhas fixas DSM, temos ainda as grelhas e crivos.

Grelhas fixas: So constitudas por um conjunto de barras paralelas espaadas por um espaamento pr - determinado e inclinadas na direo do fluxo da ordem de 35 a 45.

Representao esquemtica de uma grelha fixa

Grelhas fixas DSM: As peneiras fixas DSM, introduzidas pela Dutch State Mines, so utilizadas para desaguamento de suspenses e para separao precisa de suspenses de partculas finas. Recentemente, vm sendo empregadas em circuito fechado de moagem e em circuitos de CIP (carbon in pulp), na separao do carvo carregado da polpa.

Representao esquemtica de uma peneira DSM

Grelhas Mveis: So semelhantes aos fixos, com a diferena que as superfcies esto sujeitas a vibraes. Citamos como exemplo as peneiras vibratrias trommel - as grelhas vibratrias - as peneiras reciprocativas. Peneiras vibratrias trommel: Estas peneiras diferem das peneiras mveis por terem a superfcie de peneiramento cilndricas ou ligeiramente cnica, que se movimenta atravs de um movimento de rotao em torno de eixo longitudinal, com inclinao que varia entre 4 e 10. Pode ser operada a seco ou a mido e a velocidade de rotao fica em torno de 35 - 40% da velocidade crtica.

Grelhas vibratrias: So semelhantes s grelhas fixas, mas sua superfcie est sujeita a vibrao.

Grelha Vibratria

Peneiras vibratrias: As peneiras vibratrias podem ser divididas em duas categorias: aquelas em que o movimento vibratrio praticamente retilneo, num plano normal superfcie de peneiramento (peneiras vibratrias

horizontais); e aquelas em que o movimento circular ou elptico ( peneiras vibratrias inclinadas)

Eficincia de Peneiramento Eficincia de peneiramento definida como a relao entre a quantidade dessas partculas mais finas que a malha e que so separadas, e a quantidade total delas presentes na alimentao. Industrialmente, a eficincia de peneiramento, como definido ,situa-se entre 80 a 90%, e, em casos excepcionais, alcana 90%.

P x100 axA

E = eficincia P = passante A = alimentao a = % de material menor que a malha da alimentao 9.3 - Dimensionamento dos Equipamentos de Peneiramento Os dados necessrios para seleo e dimensionamento dos equipamentos de peneiramento so: 1 - Caracterstica do material a ser peneirado: densidade

tamanho mximo da alimentao distribuio granulomtrica formas das partculas umidade e presena de materiais argilosos

CETEP CENTRO TCNICO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE

PENEIRAMENTO

Trabalho

apresentado

ao

Curso

Tcnico em mineraao do Primeiro Mdulo, como parte dos requisitos da disciplina de bebeficiamento mineral. Professor: Adamastor. Alunos: Gilsomar Martins

IPIA - BAHIA 2011

Das könnte Ihnen auch gefallen