Sie sind auf Seite 1von 2

confiabilidade em vlvulas capa

PrinciPais modelos de VlVulas de Bloqueio


Prezados leitores, nesta edio falaremos sobre as vlvulas esferas. PrinciPais comPonentes da VlVula esfera sede elemento de vedao fixada na carcaa. o acabamento externo superficial da esfera com as sedes compe o conjunto de vedao da vlvula. as sedes podem ser construdas de trs formas: modelos de sede

sede resiliente

22 Manuteno y qualidade

vlvula esfera uma evoluo da vlvula macho, seu obturador uma esfera com um orifcio passante, o obturador gira entre sedes resilientes ou metlicas ou uma composio de ambas. uma das caractersticas da Vlvula esfera a rapidez na operao, sendo necessrio apenas um quarto de tempo para operar este modelo. outra caracterstica a tima estanqueidade, mesmo em altas presses, e perda de carga desprezvel. Vantagens

das sedes resilientes para as sedes so: teFlon ReFoRado com 25% de CaRBono para classes 150, 300, 600 e 800 com limitante de presso conforme norma iSo 17292, para classes 800, 900 e 1500 com o oring em Buna n, somente so utilizados em servios com temperaturas de trabalho inferiores a -20C at 121C. o material top dos elastmeros o KalReZ utilizado em servios com temperatura de faixa de trabalho entre -18C at 204C.

sede resiliente o material padro

sede metlica os materiais metlicos empregados possuem alto ponto de fuso, utilizados em servios com temperatura acima de 200C em servios com fluidos que possuam slidos em suspenso e que deixem sedimentos no interior da vlvula.

sede metlica

aplicveis em ampla gama de

presses. abertura e fechamentos rpidos. Baixa perda de carga, quando construda em passagem plena. acionamento suave. desVantagens

sede resiliente

molas que asseguram estanqueidade constante da vedao, mesmo sob baixas presses. o projeto das sedes permite vedao bi-direcional e atende construo double Block and Bleed. Com a vlvula fechada a vedao ocorre nas duas sedes. a cavidade do corpo pode ser aberta para atmosfera utilizando a vlvula de alvio/ dreno.

sede flutuante energizadas por

no so indicadas para trabalhos

com fludos que possuam particulado slido em suspenso. Sedes de material resiliente limitam a utilizao de vlvulas esfera.

confiabilidade em vlvulas
as sedes so projetadas para permitir automaticamente o alvio da presso do fluido retido entre a esfera e o corpo, quando esta atinge nveis superiores a do fluido a montante ou a jusante. Sede Flutuante esfera o obturador, executa a abertura e fechamento da vlvula. estes podem ser: na prxima edio, se deuS quiser, continuaremos a falar a respeito das Vlvulas esferas. Gostaria de citar o lanamento do meu livro Vlvulas industriais editado pela qualitymark, atravs do Programa de editorao de livros tcnicos da universidade Petrobras. inclusive nesta edio da manuteno y qualidade tem uma matria mais completa sobre este livro.

esfera flutuante quando a fora de presso do fluido a montante, aplicada sobre a esfera, faz com que a mesma flutue ao encontro da sede, ocasionando a vedao a jusante. a esfera flutuante um tipo de montagem cuja esfera suportada pelas sedes, com bloqueio na sede a jusante do sentido de fluxo .

efeito Pisto So vlvulas em que a presso entre corpo e a esfera atua no sentido de afastar o anel sede da esfera, permitindo alvio de presso para as extremidades da vlvula. efeito Pisto duPlo (double piston effect) So as vlvulas em que a presso na cavidade atua no sentido de aproximar o contato das sedes contra a esfera.

esfera flutuante

fera fixada por eixos, quando a fora da presso do fluido sobre o anel sede faz com que o mesmo flutue ao encontro da esfera que suportada pelos eixos, ocasionando a vedao. toda vlvula esfera com montagem trunnion deve ser duplo bloqueio (double block and bleed).
esfera montagem trunnion

esfera montagem trunnion es-

as melhores prticas de Manuteno para aumento da confiabilidade planejamento, dimensionamento, tipos de inspeo e anlises de falhas so citadas como condies particulares existentes no Brasil. este livro uma ferramenta de trabalho para todos os envolvidos no projeto de fabricao, instalao, planejamento, confiabilidade e manuteno de vlvulas de segurana, controle e bloqueio.

O AUTOR Osmar Jose Leite da Silva


Especialista em Vlvulas pela Comunidade de Equipamentos Estticos da Petrobras.
efeito Pisto duplo

osmarvalvula@yahoo.com.br

23 Manuteno y qualidade

Das könnte Ihnen auch gefallen