Sie sind auf Seite 1von 3

O desafio do momento: atrair, formar e reter talentos

Guilherme Baldacci (guilherme@gsmd.com.br), scio-diretor da GS&MD Gouva de Souza

Estamos vivenciando um cenrio muito diferente no mercado de trabalho brasileiro. O momento de pleno emprego. Isso significa que estamos vivendo um equilbrio entre oferta e demanda de empregos no mercado e que os salrios oferecidos satisfazem os candidatos s posies ofertadas. A taxa de desemprego estabilizada em baixos ndices comprova essa situao em setembro de 2011 a taxa de desemprego ficou em 6%, 0,2 pontos percentuais abaixo do ndice apresentado no mesmo ms do ano anterior, segundo o IBGE. O que isso realmente significa? Temos motivos para comemorar a estabilidade econmica e o momento de prosperidade latente dos prximos anos ou devemos nos desesperar pela perspectiva de um apago de mo de obra qualificada? A resposta depende do grau de proatividade que cada um tem (ou teve) com o tema Gesto de Pessoas nos ltimos anos. Quem saiu na frente e investiu num sistema de gesto de talentos com certeza est comemorando a possibilidade de ampliar os resultados neste momento aquecido sem se preocupar com falta de mo de obra qualificada. Quem no acordou para o apago de pessoas, porm, ter que reagir. O primeiro sintoma de quem no despertou a perda de talentos para outras empresas. Outros sintomas so a maior dificuldade e o longo prazo para a reposio das vagas abertas. A reao acaba acontecendo na reviso dos valores de salrios para cima, tornando as oportunidades existentes na empresa mais competitivas. Ainda assim as empresas correm riscos, pois outro ndice de sucesso que nossa economia apresenta o rendimento mdio real, que acumulou crescimento de 20,3% no perodo de 2005 a 2010. Reagir com uma poltica de salrios mais gordos pode no ser suficiente para reter e atrair pessoas para seu negcio.

fato que os profissionais esto cada vez mais exigentes e entendem que um salrio competitivo, compatvel com o atual patamar do mercado, obrigao do contratante. Querem mais! O pacote de benefcios pode aumentar a atratividade, mas o fator que mais pode contribuir para trazer bons candidatos a possibilidade de promover uma carreira bem sucedida. Isso significa convergir os interesses dos profissionais com os interesses da organizao. Profissionais que buscam carreira possuem viso de relacionamento de longo prazo. Empresas que oferecem carreira, por sua vez, aumentam o engajamento de seus colaboradores e tendem a reduzir o turnover. O desafio grande. Como oferecer carreira para todos? fato que a base da pirmide tende a ser sempre maior na estrutura de cargos de uma organizao. Tambm verdade que a gerao Y mais imediatista e quer novidades a todo momento. O desafio muito grande! A soluo pode estar em uma carreira multidisciplinar, que desafie os profissionais a desenvolver diversas faces e habilidades profissionais. Um profissional que atue majoritariamente em atividades relacionadas ao cargo que atua, mas que deva se dedicar a desenvolver habilidades e conhecimento sobre outras atividades, em reas diferentes da empresa. Que sejam estimulados a pensar e contribuir para o aprimoramento da organizao. Uma carreira paralela dentro da prpria empresa pode revelar talentos e estimular as pessoas a ampliar a longevidade da relao com a corporao. Algumas consideraes importantes sobre essa carreira multidisciplinar de longo prazo: * A empresa deve oferecer um programa formal de desenvolvimento para cada rea em que o profissional trabalhar. * O profissional deve ter seu desempenho constantemente medido por um sistema de avaliao (e os feedbacks devem ser constantes). * A remunerao deve ter parte varivel e atrelada a desempenho, visando melhor desempenho na funo de domnio do profissional e desenvolvimento nas atividades da outra rea de atuao. * Os bons desempenhos devem ser reconhecidos e considerados para a movimentao de profissionais entre reas.

O desafio muito grande mesmo. Trata-se de repensar o modelo de gesto de talentos da empresa em todas suas dimenses atrair, formar e reter. Para complicar, h uma gerao de novos profissionais pensando diferente, em um cenrio econmico que nunca vivenciamos. Realmente loucura pensar que conseguiremos gerar resultados satisfatrios (e maiores) se continuarmos fazendo tudo da mesma maneira como fazamos h pouco tempo.

Das könnte Ihnen auch gefallen