Sie sind auf Seite 1von 18

DECAPAGEM & PASSIVAO DE AO INOXIDVEL

Decapagem & Passivao de Ao Inoxidvel


NDICE 1 INTRODUO ................................................................................................03 2 DEFEITOS TPICOS .......................................................................................04
2.1 COLORAO POR AQUECIMENTO E INCRUSTAO DE XIDO ............................. 04 2.2 DEFEITOS DE SOLDA .................................................................................................... 06 2.3 CONTAMINAO DE FERRO ........................................................................................ 06 2.4 SUPERFCIE RUGOSA ................................................................................................... 07 2.5 CONTAMINAO ORGNICA ........................................................................................ 08

3 PROCEDIMENTO DE LIMPEZA .....................................................................08


3.1 MTODOS MECNICOS ................................................................................................ 08 3.1.1 Lixamento ............................................................................................................... 08 3.1.2 Jateamento ............................................................................................................. 09 3.1.3 Escovamento .......................................................................................................... 09 3.1.4 Resumo .................................................................................................................. 09 3.2 MTODOS QUMICOS .................................................................................................... 09 3.2.1 Comparao de Desincrustao, Decapagem, Limpeza e Passivao ................. 10 3.2.2 Desincrustao ....................................................................................................... 10 3.2.3 Decapagem ............................................................................................................ 10 3.2.4 Limpeza .................................................................................................................. 13 3.2.5 Decapagem Eletroltica ou Eletrodecapagem ........................................................ 13 3.2.6 Passivao ............................................................................................................. 14

4 ESCOLHA DO MTODO ................................................................................15 5 ESPECIFICANDO DECAPAGEM E PASSIVAO ....................................... 16 6 MTODOS QUMICOS NA PRTICA .............................................................17 7 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ...18

Decapagem e Passivao de Ao Inoxidvel


Por Eng Fawler Morellato Diretor de Desenvolvimento do Grupo Humma

1 INTRODUO
A resistncia corroso do ao inoxidvel devido a um filme xido passivo, complexo rico em cromo, que se forma naturalmente na superfcie do ao. Esta condio normal para superfcies de ao inoxidvel e conhecido como estado passivo ou condio passiva. Aos inoxidveis se auto-passivaro naturalmente sempre que uma superfcie limpa for exposta a um ambiente que possa fornecer oxignio suficiente para formar a camada de superfcie de xido rica em cromo. Isto ocorre automaticamente e instantaneamente, se houver fornecimento de oxignio suficiente disponvel na superfcie do ao. A camada passiva entretanto aumenta em espessura por algum tempo aps sua inicial formao. Em condies de ocorrncia natural como o contato com o ar ou gua aerada criar e manter a condio de superfcie passiva resistente corroso. Deste modo os aos inoxidveis podem manter sua resistncia corroso, mesmo onde danos mecnicos (por ex. riscos ou usinagem) ocorrem e ento tem-se um sistema de autoreparao da proteo corroso.

O cromo nos aos inoxidveis o principal responsvel pelo mecanismo de auto-passivao. Em contraste com os aos carbono ou de baixa liga, aos inoxidveis devem ter um mnimo teor de cromo de 10.5% (por peso) de cromo (e um mximo de 1.2% de carbono). Esta a definio dos aos inoxidveis dada no EN 10088-1. A resistncia corroso destes aos cromo pode ser aumentada com a adio de outros elementos de liga como nquel, molibdnio, nitrognio e titnio (ou nibio). Isto fornece um leque de aos com resistncia corroso alm de uma larga faixa de condies de servio assim como melhora outras propriedades como conformao, resistncia, resistncia ao calor, etc.

Aos inoxidveis no podem ser considerados resistentes corroso sob todas as condies de servio. Dependendo do tipo (composio) do ao haver certas condies de exposio onde o estado passivo quebrado e difcil de se reformar. Aqui a superfcie se torna ativa, resultando em corroso. Condies ativas de aos inoxidveis podem ocorrer em pequenas reas privadas de oxignio, como em juntas mecnicas, cantos apertados ou em soldas incompletas ou mal acabadas. O resultado pode ser formas localizadas de ataque por pitting ou fenda. Uma superfcie de ao inoxidvel deve aparecer limpa, nivelada e sem defeitos. Isto bvio quando o ao usado para propsitos como fachadas ou em aplicaes com exigncias sanitrias rigorosas, mas um fino acabamento de superfcie tambm crucial para resistncia corroso. O ao inoxidvel protegido da corroso por uma fina, impermevel e invisvel camada de superfcie a camada passiva que consiste principalmente de xido de cromo. O teor de oxignio da atmosfera ou as solues aquosas aeradas so normalmente suficientes para criar e manter a camada passiva. Infelizmente, defeitos e imperfeies de superfcie introduzidas durante as operaes de fabricao podem drasticamente atrapalhar este processo de auto-defesa e reduzem a resistncia a vrios tipos de corroso localizada. Isto significa que um processo de limpeza final ser sempre exigido para restaurar uma qualidade de superfcie aceitvel com relao a sanitariedade e corroso. A extenso e os mtodos para o tratamento ps-fabricao sero determinados pela corrosividade do ambiente, a resistncia corroso do grau do ao, exigncias de sanitariedade (p. ex. nas indstrias farmacuticas e de alimentos) ou por consideraes puramente estticas. Devem ser consideradas tambm as exigncias ambientais da regio. Tanto os mtodos de limpeza qumica quanto mecnica esto disponveis. Bons projetos, planejamento e mtodos de fabricao podem reduzir a necessidade de trabalho de acabamento e assim reduzir custos. A influncia de defeitos, e finalmente sua remoo, devem ser considerados ao fabricar dentro das especificaes que relacionam certas exigncias de qualidade de superfcie.

2 DEFEITOS TPICOS
2.1 COLORAO POR AQUECIMENTO E INCRUSTAO DE XIDO Oxidao de alta temperatura causada por processos como tratamento trmico ou soldagem produz uma camada de xido com propriedades protetivas inferiores, comparadas com aquelas da camada passiva original. Um esgotamento de cromo correspondente no metal imediatamente abaixo do xido tambm ocorre.

A colorao por calor o resultado do espessamento da camada de xido transparente que ocorre naturalmente na superfcie do ao. As cores formadas so semelhantes s coloraes de tmpera vista em outras superfcies de ao seguindo o tratamento trmico e variando de matiz de palha plida azul escuro. A colorao por calor sempre vista em reas afetadas por calor de fabricaes de ao inoxidvel soldados, mesmo onde boas prticas de proteo ao gs foram usadas (outros parmetros de solda como velocidade da soldagem podem afetar o grau da colorao por calor formada envolta do cordo de solda).
Nveis de colorao por calor em soldas no interior de tubo de ao inoxidvel austentico UNS S31603 (ao nmero 1.4404, Tipo 316L) mecanicamente polido.

Os Nmeros da Amostra se referem quantidade de oxignio no gs de purgao N 1 10 ppm N 2 25 ppm N 3 50 ppm N 4 100 ppm N 5 200 ppm N 6 500 ppm N 7 1000 ppm N 8 5000 ppm N 9 12500 ppm N 10 25000 ppm Nota: Soldas no ao inoxidvel UNS S30403 (ao nmero 1.4307, Tipo 304L) no mostraram diferena significativa na colorao por calor do UNS S31603 (ao nmero 1.4404, Tipo 316L).

Quando as coloraes por calor so formadas na superfcie de ao inoxidvel, cromo projetado para a superfcie do ao, j que o cromo oxida mais rapidamente que o ferro no ao. Isto deixa uma camada na superfcie e logo abaixo com um nvel de cromo mais baixo que no ao principal, e portanto uma superfcie com reduzida resistncia corroso. Colorao por calor de soldagem visvel em superfcies de ao inoxidvel reduz a resistncia corroso disponvel da superfcie. uma boa prtica remover todas as coloraes por calor visveis. Para aplicaes de construo, isto no s melhora a aparncia esttica das fabricaes de ao inoxidvel soldadas, como tambm restaura completamente a resistncia corroso do ao nestas regies.

Pea de ao inoxidvel soldada na condio como soldada: a incrustao de xido provavelmente dar caminho corroso se no removida adequadamente.

Colorao por calor em fabricaes de ao inoxidvel pode ser removida usando pastas ou gis de escovamento cido, decapagem por spray, decapagem por tanque de imerso ou mtodos de limpeza eletroqumica, seguindo desengraxamento cuidadoso da rea afetada. Uma combinao de tcnicas de acabamento pode ser necessria, quando tratamentos com cidos no podem ser confiveis para remover metal suficiente da superfcie. Isto pode incluir tratamentos mecnicos (lixamento ou abraso) seguidos por descontaminao com cido ntrico. importante que a colorao por calor seja removida das faces escondidas das soldas nas fabricaes, onde estas faces provavelmente sero expostas ao ambiente de servio.

As instrues do fornecedor para preparao da decapagem devem ser cuidadosamente seguidas ao remover colorao por calor por conterem cidos nocivos sade. Pitting na superfcie tambm pode resultar na superfcie do ao inoxidvel, se excessivo tempo de contato for usado.

Colorao por calor deixada em reas soldadas de uma fabricao complexa pode ser removida efetivamente por decapagem ou decapagem por imerso. A resistncia corroso de toda fabricao foi restaurada por decapagem.

2.2 DEFEITOS DE SOLDA Penetrao incompleta, subcorte, poros, incluses de escria, respingo de solda e ps de galinha so exemplos tpicos de defeitos de solda. Estes defeitos podem ter efeitos negativos nas propriedades mecnicas, resistncia corroso localizada e torna difcil a manuteno da superfcie limpa. Os defeitos devem por isso serem removidos, normalmente por lixamento, embora algumas vezes o reparo da solda tambm necessrio.

2.3 CONTAMINAO DE FERRO Partculas de ferro podem originar da usinagem, moldagem a frio e ferramentas de corte, granas/areia de jateamento ou discos de lixamento contaminados com materiais de ligas mais baixas, transporte e manuseio em fabricao mista, ou simplesmente de p contendo ferro. Estas partculas corroem na umidade do ar e danificam a camada passiva. Partculas maiores podem tambm causar fissuras. Ambos os casos resultaro em reduzida resistncia corroso. Este tipo de corroso produz descolorao e pode tambm contaminar o meio usado no equipamento em questo. Para tima resistncia corroso, superfcies de ao inoxidvel devem ser limpas e livres de contaminao e resduos orgnicos (graxa, leo, pintura, etc.) e metlicos, particularmente ferro ou ao carbono. Ao inoxidvel fornecido por fabricantes, armazenadores ou fabricantes honrosos sero normalmente limpos e livres de contaminao. Itens cuidadosamente fabricados a partir de aos inoxidveis apropriados com um acabamento de superfcie adequado para a aplicao, no apresentaro manchas de ferrugem, a menos que a contaminao tenha sido introduzida.

Contaminao de ao inoxidvel por ferro: o exemplo mostrado um caso tpico de contaminao por ferro causada pelo uso misturado de ferro (ou ao) e ao inoxidvel na mesma fbrica sem segregao de materiais apropriada. No processo de descontaminao, importante que os traos de ferro sejam realmente removidos e no apenas dispersados.

Contaminao por ferro, como normalmente chamado, pode ser caro para remediar aps manuseio. fcil evitar com manuseio cuidadoso e procedimentos e controles de fabricao apropriados, mas podem ser removidos com tratamentos adequados. Fontes comuns de contaminao por ferro nas fabricaes de ao inoxidvel incluem: O uso de ferramentas, equipamentos de processamento e manipulao de ao carbono (cortadores, suportes, ces e correntes de elevao, etc.) sem limpeza adequada. Corte, fabricao ou montagem de metal em lojas de fabricao de metal misturado, sem a devida segregao ou precaues de limpeza.

Se houver suspeita de contaminao, h uma srie de testes que podem ser utilizados. As normas americanas ASTM A380 e A967 descrevem testes de contaminao por ferro. Alguns destes testes simplesmente procuram por manchas de ferrugem do contato com gua ou ambientes de alta umidade, aps tempos de exposio especificados, porm para detectar o ferro livre que a causa subseqente da mancha de ferrugem, o teste de ferroxyl deve ser usado. Este teste sensvel detecta tanto contaminao por ferro livre quanto por xido de ferro. A seo 7.3.4 da ASTM A380 especifica o procedimento detalhado no qual uma soluo de teste de cido ntrico, gua destilada e ferricianeto de potssio usada. Se a contaminao por ferro for detectada, todos os traos devem ser removidos. Qualquer processo de descontaminao que possa remover completamente o ferro embutido pode ser usado, mas importante que toda contaminao seja removida e no espalhada para outras reas das superfcies da fabricao de ao inoxidvel.

2.4 SUPERFCIE RUGOSA Cordes de solda desuniformes e lixamento ou jateamento muito pesado resultaro em superfcies rugosas. Uma superfcie rugosa coleta depsitos mais facilmente, dessa forma aumentando o risco tanto da corroso como da contaminao do produto. Lixamento pesado tambm introduz fadiga de alta tenso, o que aumenta o risco de quebra de corroso por fadiga e corroso por pitting. H um mximo permitido de rugosidade de superfcie (valorRa) para muitas aplicaes, e mtodos de fabricao que resultam em superfcies rugosas devem geralmente serem evitados.

2.5 CONTAMINAO ORGNICA Contaminao orgnica na forma de graxa, leo, tinta, pegadas, resduos de cola e sujeira podem causar fissura de corroso em ambientes agressivos, atividades de decapagem de superfcie oferecidas ineficientes, e produtos poluentes manuseados no equipamento. Os contaminantes orgnicos devem ser removidos usando um agente de pr-limpeza/desengraxante apropriado (livre de cloro). Em casos simples um jato de gua de alta presso pode ser usado.

3 PROCEDIMENTO DE LIMPEZA
Diferentes mtodos qumicos e mecnicos, e algumas vezes a combinao de ambos, podem ser usados para remover os defeitos mencionados. Geralmente, limpeza baseada em mtodos qumicos so esperados resultados superiores j que a maioria dos mtodos mecnicos efetivos tendem a produzir uma superfcie mais rugosa enquanto os mtodos de limpeza qumica reduzem o risco de contaminao de superfcie. Regulamentaes locais a respeito de segurana industrial e ambiental bem como problemas de descarte podem, entretanto, limitar sua aplicao.

3.1

MTODOS MECNICOS

3.1.1 Lixamento O lixamento normalmente o nico mtodo que pode ser usado para remover defeitos e riscos profundos. Um disco de lixamento geralmente adequado pra tratar defeitos desta natureza. Os mtodos de lixamento usados nunca devem ser mais rugosos do que o necessrio, e uma roda de abraso sempre suficiente para remover colorao de solda ou contaminao de superfcie. Os seguintes pontos devem sempre ser considerados: Usar as ferramentas de lixamento corretas discos livre de ferro, auto cortantes devem sempre ser usados para ao inoxidvel e nunca use discos que j foram usados para lixar aos de ligas mais baixas. Evite produzir uma superfcie muito rugosa. Lixamento com rugosidade de disco grana 40-60 deve sempre ser seguido por lixamento mais fino usando, por exemplo, uma cinta ou esfrego mais alto para obter um acabamento de superfcie correspondente grana 180 ou melhor. Se as exigncias de superfcie so muito exatas, polimento pode ser necessrio.

No superaquea a superfcie. Aplique menos presso ao lixar pra evitar a criao de mais colorao por calor. Sempre verifique se todos os defeitos foram removidos.

3.1.2 Jateamento Jateamento de areia e granalha (peening) pode ser usado para remover xido de alta temperatura assim como contaminao de ferro. Entretanto, cuidado deve ser tomado para assegurar que a areia (preferencialmente do tipo olivina) ou granalha esteja perfeitamente limpos. O material de jateamento no deve por isso ter sido previamente utilizado por ao carbono; a areia ou granalha no deve estar muito velha, j que se torna muito poluda, mesmo tendo sido usada apenas para jatear superfcie de ao inoxidvel contaminada. A rugosidade da superfcie o fator limite para estes mtodos. Usando baixa presso e um pequeno ngulo de aproximao, pode ser alcanado resultado satisfatrio para a maioria das aplicaes. Para a remoo de colorao por aquecimento, jateamento usando esferas de vidro produzem um bom acabamento de superfcie e introduz fadiga de compresso que melhora a resistncia quebra de corroso por fadiga e resistncia fadiga.

3.1.3 Escovamento Para a remoo de colorao por calor, escovamento usando escovas de ao inoxidvel ou nylon geralmente produzem resultados satisfatrios. Estes mtodos no causam qualquer enrugamento srio da superfcie, mas no garante a completa remoo da zona esgotada de cromo. Assim como os outros mtodos mecnicos, o risco de contaminao alto, e por isso importante que ferramentas limpas que no tenham sido usadas para processamento de aos carbono sejam utilizadas.

3.1.4 Resumo Uma limpeza mecnica final seguindo um tpico programa de fabricao poderia ser o seguinte: Remoo de defeitos de solda por lixamento; Remoo de material afetado por altas temperaturas e, se possvel, remoo de impureza de ferro. A superfcie no deve se tornar de rugosidade inaceitvel; Remoo de contaminantes orgnicos; Um tratamento cido final descontaminao/passivao largamente recomendado. Um completo enxge com gua fresca, preferencialmente usando um jato de gua de alta presso deve seguir ao tratamento cido. Em casos excepcionais, entretanto, enxge por jato de gua de alta presso pode ser adequado no tratamento final.

3.2

MTODOS QUMICOS

Os mtodos qumicos podem remover xido de alta temperatura e contaminao de ferro sem danificar o acabamento de superfcie. Aps a remoo dos contaminantes orgnicos, os seguintes procedimentos so normalmente utilizados.

Desincrustao qumica Decapagem qumica Decapagem eletroltica ou eletrodecapagem Passivao

3.2.1 Comparao de Desincrustao, Decapagem, Limpeza e Passivao Os termos desincrustao, decapagem e passivao so sempre confundidos, mas so processos distintos. importante estar clara as diferenas entre estes processos de tratamento de superfcie quando aplicados aos aos inoxidveis.

3.2.2 Desincrustao Desincrustao a remoo de uma incrustao de xido de espessura visvel da superfcie. Este xido geralmente cinza escuro. Este processo feito rotineiramente na fabricao de aos laminados antes do ao ser entregue. Desincrustao laminar geralmente um processo de duplo estgio, um para mecanicamente soltar a incrustao laminar, o segundo para levantar a incrustao solta clara da superfcie do metal. A superfcie do metal exposto ento normalmente decapada para remover a camada de metal que fica imediatamente sob a incrustao. Este estgio do processo deve ser considerado como um processo separado, entretanto. Embora alguma leve incrustao possa ocorrer na alta temperatura da zona afetada por calor de soldas ou durante alta temperatura de processos de tratamento trmico em peas fabricadas de ao inoxidvel, operaes de desincrustao adicionais no so normalmente necessrias.

3.2.3 Decapagem Decapagem a remoo de uma fina camada de metal da superfcie do ao inoxidvel. Misturas de cidos ntrico e fluordrico so normalmente usadas para decapar aos inoxidveis. Decapagem o processo usado para remover camadas coloridas por calor de solda da superfcie de fabricaes de ao inoxidvel, onde o nvel de cromo da superfcie do ao foi reduzido.

Superfcies de ao inoxidvel formam uma incrustao cinza/preta durante laminao a quente ou conformao. Esta incrustao de xido tenaz removida na laminao por desincrustao.

Um cinza fosco deixado nos produtos recozidos laminados seguido de desincrustao e decapagem.

10

Incrustao leve deixada nas soldas e colorao por calor nas superfcies dos tubos em conjunto podem geralmente ser removidos por decapagem cida.

H um leque de mtodos de decapagem que podem ser usados em fabricaes de ao inoxidvel, componentes construdos e trabalhos de metal arquitetnicos. Os mais importantes constituintes de produtos de decapagem de ao inoxidvel so cidos ntrico e fluordrico. Os principais mtodos, usados por especialistas de decapagem, para decapar fabricaes completas ou grandes reas so:
Tanque de imerso decapando: Se as dimenses da pea fabricada estiverem dentro das dimenses do tanque, a pea inteira pode ser imersa em um tanque para decapagem. Temperatura de imerso e durao afetam o resultado do processo de decapagem.

Decapagem em tanque de imerso Decapagem por spray Tanque de imerso geralmente envolve decapagem fora do site na planta do fabricante ou especialistas de decapagem. A decapagem por spray pode ser feita no site, mas deve ser feita por especialistas com os apropriados equipamentos e procedimentos de segurana e descarte de cido. Tanque de imerso tem a vantagem de tratar todas as superfcies de fabricao para tima resistncia corroso e uniformidade do acabamento de decapagem. Tambm a melhor opo em termos de sade e segurana j que sempre feito fora do site. Decapagem feita na planta de quem faz o acabamento ou fabricante especialista de ao inoxidvel, onde o processo pode ser cuidadosamente controlado tambm minimiza o impacto ambiental do processo.

11

Decapagem por spray: Este processo oferece a vantagem da execuo no local, mas necessita apropriados procedimentos de descarte de cido e segurana.

reas mais pequenas, especialmente envolta de reas de solda, podem ser decapadas por: Escovamento com pastas ou gis Limpeza eletroqumica Estes mtodos podem ser usados no site e exigem conhecimento de especialistas para execuo efetiva e segura da operao. importante que percia adequada e superviso estejam disponveis para minimizar riscos de sade, segurana e ambiente enquanto fornece uma superfcie corretamente decapada. Pode ocorrer corroso nas reas tratadas se o tempo de contato com cido e os procedimentos de enxge final no forem adequadamente controlados conforme instrues do fornecedor. Os tempos de contato para as diferentes classes (tipos) de aos inoxidveis podem variar. importante que os operadores estejam atentos classe especfica do ao a ser decapado, e os perigos dos produtos a serem usados, assim resultados satisfatrios e seguros podero ser obtidos. importante que todos os traos de produtos de decapagem, resduos da decapagem e contaminao sejam completamente enxaguados da superfcie das peas de ao para alcanar uma superfcie completamente resistente corroso e livre de manchas. Limpeza de ao inoxidvel competente, e especialistas em restaurao, normalmente usam gua deionizada (destilada) para o enxge final para obter os melhores resultados nos trabalhos.

Peas pequenas de ao inoxidvel podem ser efetivamente decapadas com escovamento com gel.

12

3.2.4 Limpeza Tratamentos cidos sozinhos podem no ser confiveis para remover leo, graxa ou contaminantes inorgnicos que podem tambm evitar a formao da camada passiva apropriadamente. Combinaes de tratamentos de desengraxamento, limpeza, decapagem e passivao podem ser necessrios para preparar completamente superfcies de ao inoxidvel usinados ou fabricados para usas condies de superfcie pretendidas. Se peas de ao inoxidvel so contaminadas com graxa ou leo, ento uma operao de limpeza antes do tratamento cido deve ser realizada.
Superfcies decapadas manchadas e desuniformes podem resultar se superfcies no forem limpas antes do tratamento cido.

3.2.5 Decapagem Eletroltica ou Eletrodecapagem A Eletrodecapagem se baseia em um processo de limpeza eletroltica controlada, obtida atravs da passagem de corrente eltrica retificada entre um ctodo e a pea (anodo) atravs de um eletrlito, a qual provoca a limpeza da superfcie metlica pela remoo profunda de xidos complexos e partculas que se alojam nos sulcos superficiais. Processos de decapagem andica atacam o componente usando Corrente Direta. Assim, solues decapantes com baixa agressividade qumica so usadas em instalaes especiais. Este processo permite qualquer grau de remoo de metal desejado sem prejudicar o resultado. O efeito decapante alcanado apenas quando aplicada uma corrente eltrica e pode ser facilmente ajustado variando a densidade de corrente e o tempo de aplicao. No h perigo de hiperdecapagem (liberao de hidrognio).

Recipiente qumico decapado interna e externamente.

13

A aplicao da limpeza eletroltica em superfcies de aos inoxidveis resulta na formao de um filme polarizado sobre a mesma ocorrendo a liberao de oxignio ativo no anodo (pea) proporcionando a passivao acelerada da superfcie (eletropassivao). As Figuras abaixo ilustram o comportamento descrito anteriormente sobre a superfcie metlica durante a aplicao do processo.

A eletrodecapagem influenciada por vrios fatores, tais como, a rugosidade original da superfcie, a composio e temperatura do eletrlito, a voltagem e a densidade de corrente, bem como o tempo de execuo do processo. A maioria dos aos inoxidveis das sries 300 normalmente utilizados na prtica podem ser eletrodecapados como por exemplo: 301, 302, 303, 304, 309, 310, 316, 317, 347 e 321. Alm desses mais comuns, os demais tipos de ao inox tambm podem ser eletrodecapados, inclusive as ligas especiais.

3.2.6 Passivao A Passivao normalmente ocorre naturalmente nas superfcies de aos inoxidveis, mas pode algumas vezes ser necessrio auxiliar o processo com tratamentos oxidantes cidos. Diferente da decapagem, nenhum metal removido da superfcie durante a passivao auxiliada por cido. A qualidade e espessura da camada passiva porm rapidamente desenvolvida durante os tratamentos de passivao cida. Pode haver circunstncias que os processos de decapagem e passivao ocorrem seqencialmente (no simultaneamente), durante tratamentos cidos envolvendo cido ntrico. cido ntrico sozinho apenas passivar superfcies de ao inoxidvel. No um cido efetivo para decapar aos inoxidveis. A camada passiva nos aos inoxidveis no um simples xido ou incrustao, que formaria pelo aquecimento do ao. Durante o aquecimento a camada passiva transparente natural cresce em espessura formando colorao por calor e eventualmente uma incrustao de xido cinza. O resultado destas camadas de xido visveis geralmente uma reduo da resistncia corroso em temperatura ambiente. Componentes de ao inoxidvel, como peas de forno, projetadas para servio em alta temperatura, fazem uso destas coberturas de incrustao de xido mais espessas, porm tenazes por sua proteo contra oxidao em alta temperatura.

14

Em contraste, componentes pretendidos para ambientes com servio temperatura ambiente confiam na sua camada passiva fina e transparente para sua proteo contra corroso. Embora este processo de passivao normalmente ocorre naturalmente, o processo de formao da camada passiva de xido rica em cromo pode ser promovido por condies de oxidao poderosas. cido ntrico extremamente til para isto e largamente usado em tratamentos de passivao de ao inoxidvel disponveis comercialmente. cidos oxidantes mais fracos, como cido ctrico, podem tambm ajudar na formao da camada passiva. A passivao por cido deve ser considerada como a exceo, do que a regra para componentes e fabricaes de ao inoxidvel. Ao entregue de laminaes de fabricao e estoques honrosos estaro completamente passivos. O tratamento pode ser necessrio porm em partes trabalhadas com geometria complexa. Nestes casos especiais o suprimento de oxignio para todas estas superfcies recentemente formadas pode ser restrito, resultando no processo de passivao natural tomando mais tempo para se completar, do que em superfcies expostas e abertas. H um perigo que se peas como estas so colocadas diretamente em servio em um ambiente normalmente considerado adequado para a classe de ao particular usado, elas podem no estar completamente passivas e sofrer corroso inesperada. Os tratamentos de passivao feitos sob estas circunstancias eliminam estes riscos de corroso desnecessrios. Antes dos tratamentos de passivao cida serem feitos, importante que as superfcies do ao: Estejam livres de qualquer incrustao de xido (desincrustadas) Tenham camadas de superfcie de metal desnudas em cromo proveniente da formao de camadas de xido ou colorao por calor removidas por decapagem Estejam limpas (livre da contaminao orgnica, lubrificantes, leos e graxas de usinagem)

4 ESCOLHA DO MTODO
A escolha do mtodo e o tempo de limpeza final exigidos dependero da necessidade para resistncia corroso, consideraes sanitrias (farmacuticas, alimentos) ou se a aparncia visual o nico critrio. A remoo de rotina de defeitos de soldagem, xidos de soldagem, substncias orgnicas e contaminantes de ferro normalmente uma exigncia bsica e geralmente permite uma escolha comparativamente livre do tratamento final. Dado que tal rugosidade de superfcie permite, tanto mtodos mecnicos como qumicos podem ser usados. Entretanto, se um mtodo de limpeza inteiramente mecnica considerado, o estgio de fabricao tem que ser muito bem planejado para evitar contaminao de ferro, j que a descontaminao qumica, ser por outro lado necessria.

15

5 ESPECIFICANDO DECAPAGEM E PASSIVAO


Tratamentos de decapagem por imerso em tanque, spray e passivao por cido ntrico devem ser confiados fabricantes competentes ou especialistas em acabamento de ao inoxidvel. A seleo e controle destes processos potencialmente perigosos so crticos para garantir que sero obtidos acabamentos resistentes corroso satisfatrios. Onde apropriado, o processo e acabamento de superfcie final devem ser acordados e especificados. Acordo contratual de acabamento de superfcie pode ser alcanado usando parmetros de medio de superfcie incluindo rugosidade de superfcie (Ra), reflexo e brilho, mas sempre deve ser confirmado por amostras representativas, produzidas pela contratada para acabamento de superfcie.

Um Bin fabricado antes da limpeza & decapagem da superfcie mostra sujeira, marcas de nmero da pea, reas pintadas e colorao por calor de solda. Se as superfcies no forem adequadamente tratadas antes do hopper entrar em servio, resistncia corroso inadequada poderia resultar em falha prematura de sistema

A passivao coberta pela Norma Europia: EM 2516:1997 Passivao de aos resistentes corroso e descontaminao de ligas base de nquel. As vrias famlias de ao inoxidvel so Classes de Processos alocados que definem tanto um quanto dois estgios de tratamentos de passivao usando solues de cido ntrico ou dicromato de sdio. As Normas Americanas cobrem um escopo maior de processos incluindo limpeza, decapagem e passivao. As principais normas so: ASTM A380 Prtica para Limpeza, Desincrustao e Passivao de Peas, Equipamentos e Sistemas de Ao Inoxidvel ASTM A967 Especificao para Tratamentos de Passivao Qumica para Peas de Ao Inoxidvel Sua associao nacional de desenvolvimento de ao inoxidvel mais prxima deve ser capaz de aconselhar sobre empresas que forneam assistncia especializada no desenvolvimento de normas para acabamento de superfcie para projetos especficos.

16

Aps tratamentos de limpeza, decapagem e passivao um acabamento perfeito e consistente produzido. A aparncia boa e oferece uma superfcie com tima resistncia corroso para a classe particular de ao inoxidvel utilizado.

6 MTODOS QUMICOS NA PRTICA


O uso de prtico de reagentes de limpeza est exigente, e certos procedimentos de trabalho necessitam ser seguidos. A escolha do processo de limpeza qumica depende principalmente do tipo de contaminantes e xidos a serem removidos, o grau de limpeza exigido e o custo. Este captulo d orientaes para a aplicao de procedimentos de limpeza qumica apropriados. Para evitar perigos sade ou problemas ambientais, decapagem deve ser realizada em uma rea fechada especial de decapagem. Neste contexto, as seguintes recomendaes devem ser obedecidas: Instrues de manuseio, informao essencial do produto, como marcas do produto, e folhas de dados de segurana para os vrios produtos devem estar disponveis. Regulamentaes locais e nacionais devem tambm estar disponveis. A equipe responsvel deve estar familiarizada com os perigos sade associadas com os produtos e como estes devem ser manuseados. Equipamento de segurana pessoal, incluindo roupas protetivas apropriadas e mscaras faciais devem ser usados. Ao decapar em ambientes fechados, o local de trabalho deve ser separado de outras operaes de trabalho para evitar contaminao e perigos sade e para assegurar uma temperatura controlada. A rea deve ser ventilada e fornecida com aparelho de extrao de fumos. Paredes, pisos, tetos, vasos, etc. que esto sujeitos respingos devem ser protegidos por material resistente cido. Uma instalao de lavagem deve estar disponvel, preferencialmente incluindo um jato de gua de alta presso. Uma instalao para a coleta e neutralizao de gua de enxge deve estar disponvel. Se a gua de enxge for reciclada, cuidado deve ser tomado para assegurar que o enxge final seja feito usando gua deionizada. Isto particularmente importante no caso de superfcies e aplicaes sensveis. Uma instalao de armazenamento deve estar disponvel.

17

7 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
AvestaPolarit Welding Pickling handbook Handbook for the pickling and cleaning of stainless steel; Anders Bornmyr and Bjrn Holmberg, First Edition, 1995 Pickling and Passivating Stainless Steel - Materials and Applications Series; Roger Crookes, Sheffield (UK), adapted from "Beitsen en passiveren van roestvast staal by Drs. E. J.D. Uittenbroek, Breda (NL); Volume 4, Euro Inox 2004. Poligrat Pickling Cleaning Passivating Eletrodecapagem Humma Tecnologia EPD-H; Eng Fawler Morellato; Grupo Humma, 2006.

18

Das könnte Ihnen auch gefallen