Sie sind auf Seite 1von 4

SESI Paratibe Paulista, 09 de novembro de 2011 Aluna: Cinthya Rachel Prof Paulo Santiago Srie: 2 ano B Disciplina: Educao

o Fsica

Boxe
Boxe um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, quanto para o ataque.

Histria
Remontando aos sculos XVIII e XIX, quando de seu nascimento na Inglaterra, o boxe era praticado com as mos nuas. Essas lutas com as mos descobertas eram frequentemente brutais, de modo que o boxe acabou sofrendo intensas mudanas em 1867, com a formulao das Regras de Queensberry, que previam rounds de trs minutos, separados por um intervalo de um minuto, alm do uso obrigatrio das luvas. Essas regras entraram em vigor em 1872. O boxe foi primeiramente considerado um desporto olmpico em 688 a.C., na 23 olimpada da antiguidade; seu vencedor foi Onomastus de Esmirna, que foi quem definiu as regras do esporte. Posteriormente, quando houve o ressurgimento dos Jogos Olmpicos da Era Moderna, nas Olimpadas de 1896, em Atenas, o boxe no foi includo como uma das modalidades da competio. O boxe ento somente retornou nas Olimpadas de 1904, a terceira da Era Moderna, em St. Louis, e desde ento foi praticado em todas suas edies posteriores, com exceo s Olimpadas de 1912, em Estocolmo. O muay thai (lit. boxe tailands) descende de uma arte marcial tailandesa chamada muay boran (lit. boxe antigo), que incorporou regras e movimentos do boxe ingls. Os golpes dados com os punhos so praticamente os mesmos, porm em uma luta de muay thai permitido usar os cotovelos, os joelhos e as canelas para golpear os adversrios.

Golpes

Jab ou jabe: golpe frontal com o punho que est a frente na guarda. Embora seja geralmente usado para afastar o oponente ou para medir a distancia, ele pode nocautear; Direto: golpe frontal com o punho que est atrs na guarda. um golpe muito rpido e forte; Cruzado (cross): to potente quanto o direto, porm o alvo a lateral da cabea do adversrio. O cruzado termina seu movimento com o brao flexionado, diferentemente do direto; Hook ou gancho: desferido em movimento curvo do punho, atingindo lateralmente a cabea ou abdome, dificultanto a defesa do oponente. Difere do cruzado pela distncia que aplicado, prximo e contornando a guarda adversria;

Uppercut: golpe desferido de baixo para cima visando atingir o queixo do oponente. Jab-direto: desfere-se socos com ambas as mos ao mesmo tempo.

NOCAUTE

O nocaute, ou knockout (KO) na lngua inglesa, ocorre quando um dos lutadores aplica um golpe que derruba seu adversrio no cho, incapacitado-o de terminar o combate. Caso o lutador esteja visivelmente atordoado pelos golpes do adverrio, mas ainda permanea de p, o juiz pode interromper a luta, o que configura um nocaute tcnico, no ingls technical knockout (TKO).

GOLPES BAIXO

Os golpes baixos so os aplicados abaixo da cintura e no so permitidos no boxe. Se o outro adversrio bater em uma dessas partes, o mesmo ser advertido e, na reincidncia, poder ser eliminado, a critrio do rbitro. Os golpes permitidos so os aplicados na parte frontal do adversrio, como no rosto e no abdome.

Sparring
Sparring o pugilista que ajuda no treinamento de um outro pugilista. Muitos lutadores profissionais comeam suas carreiras como sparring, antes de se profissionalizarem. Alguns exemplos de sparrings, que depois vieram a se tornar campees incluem: Larry Holmes, sparring de Muhammad Ali; Oscar de la Hoya, sparring de Julio Cesar Chavez; e Riddick Bowe, sparring de Evander Holyfield.

Categorias
Os pugilistas so divididos em categorias, de acordo com seus pesos. Atualmente existem dezessete categorias reconhecidas no boxe profissional e onze no boxe amador.

Organizao das Lutas


As entidades de boxe so as responsveis pela organizao das lutas desde 1910, quando foi criada a Unio Internacional de Boxe (UIB), em Paris. Posteriormente, outras entidades surgiram, outras deixaram de existir ou se fundiram a novas entidades, at que nos dias atuais temos em vigor quatro grandes entidades:

Associao Mundial de Boxe (AMB), fundada em 1921. Conselho Mundial de Boxe (CMB), fundado em 1963. Federao Internacional de Boxe (FIB), criado

em 1983. Organizao Mundial de Boxe (OMB), criado em 1988. Federao Mundial de Boxe Profissional (FMBP), criado em 1998.

Alm dessas, existe ainda a Associao Internacional de Boxe Amador (AIBA), que regulamenta as lutas olmpicas. No Brasil, existe a Organizao Desportiva Boxista Brasileira (ODBB).

Campees de Mundo
Os campees mundiais de boxe remontam at os primrdios de sua criao no sculo XVIII, na Inglaterra, quando o boxeador James Figg foi reconhecido como o primeiro campeo de boxe. Os campees mundiais de boxe modernos foram divididos por categorias de peso, prximo ao final do sculo XIX, sendo que inicialmente os boxeadores encontravam-se distribudos em apenas cinco categorias: peso-pesado, peso-mdio, peso-leve, peso-pena e peso-galo. Mais tarde, ao longo do tempo, novas categorias de peso foram sendo acrescentadas. Posteriormente criao das entidades mundiais de boxe, j durante o sculo XX, os campees mundiais tambm passaram a ser divididos por diferentes cintures mundiais. O boxe amador disputado nas Olimpadas desde 1904, com exceo de 1912.

Pugilistas Famosos
Os maiores boxeadores de todos os tempos esto imortalizados no "Hall da Fama" de duas instituies reconhecidas internacionalmente. Entre tantos outros renomados pugilistas, o "Hall da Fama do Boxe" contempla nomes como os de Muhammad Ali, Jack Johnson, Sugar Ray Robinson, Jake LaMotta, Joe Louis, Jack Dempsey, Max Baer, James Braddock, Joe Frazier, George Foreman, Rocky Marciano, Sonny Liston, Julio Csar Chvez, Lennox Lewis e Mike Tyson. Somente um pugilista brasileiro figura no "Hall da Fama" - der Jofre, o "galinho de ouro". No entanto, ao longo dos anos, outros pugilistas brasileiros tambm se tornaram notrios, tais como Servlio de Oliveira, Adilson Maguila Rodrigues, Miguel de Oliveira, Acelino Freitas (Pop) e Valdemir Pereira, o "Serto".

Concluso
Boxe uma arte marcial que se utiliza apenas dos punhos, tanto para defesa como para o ataque. No boxe no so permitidos os golpes baixos, aplicados abaixo da cintura. Os golpes admitidos so os aplicados na parte frontal do oponente, como no rosto e no abdome. Atualmente, o boxe internacional organizado por quatro entidades: a Associao Mundial de Boxe, o Conselho Mundial de Boxe, a Federao Internacional de Boxe e a Organizao Mundial de Boxe. O boxe um esporte as vezes descriminado por sua violncia, mas um dos mais vistos e praticados.

Das könnte Ihnen auch gefallen