Sie sind auf Seite 1von 44

Universidade Federal do Paran Curso de Engenharia Industrial Madeireira

ELEMENTOS ORGNICOS DE MQUINAS II AT-102

M.Sc. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br

EIXOS

EIXOS

DEFINIO: Elementos de mquinas utilizados para suportar componentes rotativos e/ou t ransmitir potncia ou movimento rotativo ou axial. Os eixos trabalham em condies extremamente variveis de ambiente e carregamento.

EIXOS

INTRODUO: Apresentam normalmente forma cilndrica (existem excees). Podendo apresenta perfis lisos e compostos, bem como se apresentarem com sees cheias ou vazadas, com grande variedade de tamanhos, consequentemente podendo ser utilizados em diversos campos de aplicao na engenharia.

EIXOS

INTRODUO:

Normalmente so construdos em materiais metlicos, porm em funo de no os materiais ou aplicaes especficas, materiais alternativos tem sido utilizad os.

EIXOS

INTRODUO:

Exemplo de eixos

EIXOS

INTRODUO:

Eixos utilizados em diversos equipamentos

EIXOS

INTRODUO: Eixos de transmisso ou simplesmente eixos, so utilizados em praticamen te todas as partes de mquinas que possuem algum movimento rotativo p ara transmitir o movimento de rotao e torque de um ponto ao outro. Unidade Geradora Eixo Consumidora Unidade

EIXOS

INTRODUO: O projetista de mquinas est freqentemente envolvido com a tarefa de projetar um eixo (tipo de material, comprimento e principalmente o dimetro) que atenda de forma segura todos os requisitos solicitados. Sub-dimensionado Eixos Dimensionado corretamente Super-dimensionado

EIXOS

INTRODUO:

Falha

Imagem detalhando a falha do elemento

EIXOS

CLASSIFICAO: Podem ser classificados de duas formas: Eixos propriamente ditos, Eixos-rvore.

EIXOS

CLASSIFICAO: Eixos propriamente ditos Sua caracterstica principal que nesta situao, este elemento trabalha fixo. Ex.: eix os no tracionados de veculo ou equipamento (eixo que sustenta a roda de um carrinh o de mo).

EIXOS

CLASSIFICAO: Eixos-rvore Nesta situao, o elemento est em movimento. Ex.: Eixos que compem a caixa de transmis so de um veculo, ou um eixo de uma serra circular.

EIXOS

APLICAO: Um eixo tipicamente transmite diretamente torque de um dispositivo de comand o (motor eltrico ou de combusto interna) atravs da mquina. Outras vezes, aos eixos, encontramos engrenagens, polias, transmitem o movimento rotativo para outra unidade. correntes que

EIXOS

APLICAO:

Transmisso direta e indireta atravs de correia em bombas centrfugas Cortesia Derric k

EIXOS

APLICAO:

Eixos encontrados em um diferencial

EIXOS

APLICAO: O eixo pode ser parte integral do acionador, tal como um eixo de motor (eltri co ou a combusto), ou pode ser livre conectado a seu vizinho por algum tipo de a coplamento.

EIXOS

APLICAO:

Exemplo de transmisso direta

EIXOS

APLICAO:

Transmisso realizada por dispositivos de acoplamento

EIXOS

APLICAO: Mquinas de produo automatizada freqentemente possuem eixos em linha que se esten dem pelo comprimento da mquina e levam potncia para todas as estaes de trabalh o.

10

EIXOS

APLICAO:

Eixos utilizados em diversos equipamentos

EIXOS

APLICAO:

Eixos que suportam cargas

11

EIXOS

APLICAO:

Eixo de acionamento de turbinas

EIXOS

MONTAGEM: Os eixos so montados sobrfe apoios (mancais), em duas configuraes possiveis: uma configurao biapoiada (montagem em sela) ou em balano (montagem sa liente), dependendo da configurao da mquina. Cada tipo de montagem apresenta seu s prs e seus contras.

12

EIXOS

MONTAGEM E CONEXES :

Montagem biapoiada

Montagem em balano

EIXOS

PERFIL:

s vezes possvel projetar eixos de transmisso teis que no tm variaes do de seo ao longo de seu comprimento, mas mais comum que os eixos tenham um nmero de degraus ou ressaltos onde o dimetro mude para acomodar elementos f ixados tais como mancais, catracas, engrenagens entre outros. Assim, a forma homogenia ou heterognea, depender dos elementos suportados pelo eixo ou pontos de solicitaes.

13

EIXOS

PERFIL:

Exemplo de eixos

EIXOS

CONEXES E TRAVAMENTO: Chavetas, anis retentores ou pinos transversais so freqentemente usados ara segurar elementos fixados ao eixo a fim de transmitir o torque requerid o ou para prender a parte axialmente. p

14

EIXOS

MATERIAIS PARA OS EIXOS: Normalmente se utiliza materiais metlicos resistentes na prod uo de eixos tais como: Ao de baixo ou mdio carbono laminados a frio ou a quente: so os mais usuais, d evido ao falo de apresentar elevado mdulo de elasticidade. Quando utilizado s com mancais de deslizamento, devem ser endurecidos superficialmente (total ou parcial);

Ferro fundido nodular: empregado principalmente quando h engrenagens ou junes in tegralmente fundidas ao eixo; Bronze e ao inoxidvel: utilizados em ambientes corrosivos ou martimos

EIXOS

MATERIAIS PARA OS EIXOS:

ABNT DESIGNAO TENSO DE e coamento e (N/mm) Dureza Brinell DB (N/mm) 1025 ST 42,11

TENSO DE RUPTURA (N/mm)

1035 60 140/170 1045 70 1060 85 195/240 Ao Ao Ao Ao ABNTABNTABNTABNT-

15

50 23

120/140 ST 50,11 27 ST 60,11 30 170/195 ST 70,11 35 1020; 1025; 1045; 2340 (Cromo Nquel); 4143; 4140 (Cromo Molibdnio); Ao ABNT- 6115; 6120; 6140 (Cromo Vandio); 8640; 8660 (Cromo Nquel Molibdnio); Ao ABNT- 51210; 51410 (Ao Inoxidvel).

EIXOS

MATERIAIS PARA OS EIXOS:

EIXOS

CONSTRUO DE EIXOS:

Torneamento a partir de barra Trefilada : at 60 mm Laminada : de 60 mm a 150 mm Forjada : acima de 150 mm Fundio Extru o

redonda

16

EIXOS

CONSTRUO DE EIXOS: O eixo de um modo geral, que em funo do dimen ionamento po urem dimetro de me nor do que 150mm, podem er con trudo atrav de proce o como torneamento ou tre filao a frio. Em ca o mai e pecfico , e te podem er produzido por mtodo de fun dio e po terior retificao por meio de u inagem.

EIXOS

CONSTRUO DE EIXOS:

Reparao de parte danificada podem e o de eletrodepo io e po terior retfica.

er realizada a partir de proc

Podem er utilizado tratamento tncia ao de ga te.

trmico e reve timento para aumentar a re i

17

EIXOS

CONSTRUO DE EIXOS: O e tudo e dimen ionamento do eixo relativamente complexo. I t o acontece porque, normalmente h uma grande quantidade de o licitae que e te elemento pode ofrer. Por exemplo, tore , flexe , e fo ro cortante e e foro normai . No h de forma contundente uma nica rotina que pode er empregada para tal trabalho. Me mo a im alguma ero propo t a , porem um bom conhecimento na rea de Mecnica (e ttica e dinmica) e Re i tncia d o Materiai indi pen vel.

EIXOS

CONSTRUO DE EIXOS:

Solicitae

18

EIXOS

CONSTRUO DE EIXOS: Uma metodologia empregada a de calcular a olicitae por eparado e, ap , omar o re ultado para identificar a fora re ultante. No dimen ionamento do elemento de mquina ou e trutura , como o eixo , vrio o o critrio que podem er utilizado para o e tabelecimento de ua dimen e mnima , compatvei com a propriedade mecnica do materiai uti lizado .

EIXOS

CONSTRUO DE EIXOS: Tai critrio urgem quando e bu ca a re po ta do ponto onde ocorrer a deteri orao do material, por ruptura, por pla tificao, por er ultrapa ado o limite de proporcionalidade, ou de e coamento etc, dependendo de eu u o). A im o di men ionamento do eixo deve er realizado con iderando que o material el t ico e linear, (Lei de Hooke).

19

EIXOS

CONSTRUO DE EIXOS:

EIXOS

CARGAS EM EIXOS:

20

EIXOS

CARGAS EM EIXOS:

ten o, momento fletor, modulo de re i tncia, fator de forma

O dimen ionamento de eixo teriai

e ba eia na teoria de viga , de Re i tncia do Ma

A carga em eixo de tran mi o de rotao predominantemente uma de doi ipo : Toro devido ao torque tran mitido Flexo devido carga tran ver ai em engrenagen , polia e catr aca . Calculando- e a carga re ultante. E a carga normalmente ocorrem em combinao, porque, o torque tran mitido pode e tar a ociado com fora no dente da engrenagen ou de catraca fixada ao eixo . O carter de amba a carga pode er fixo (con tante) ou variar no tem po.

EIXOS

DIMENSIONAMENTO: Torque no eixo T, E foro na tran mi o Ft, Fr, Fn, Momento Fletor Re ultante Mr(max), Mc Momento Fletor Ideal Mi, Coeficiente de Bach a, Fator de Forma b, Dimetro do Eixo d.

21

EIXOS

DIMENSIONAMENTO:

Polia

Engrenagen

EIXOS

TORQUE NO EIXO: T = T = P = T = = 60 = N = P Torque( N .m) Potncia(W ) Torque( N .m) = x1000 = N.mm 2. .N Vel.angular(rad / s) Rotao(r m)

22

EIXOS

TORQUE NO EIXO: Calcule o torque em N.m e N.mm que um motor transmite a um eixo. Motor trifsico de 3KW e 1750 r m. Calcule o torque em N.m que um motor 1.4 (50KW) transmite ao eixo quando este trabalha num regime de 5000 r m.

EIXOS

POTNCIA NO EIXO: A otncia transmitida or um eixo ode ser encontrada a artir de rinc ios bsicos. A otncia instantnea ara um sistema rotativo o roduto do torq ue ela velocidade angular: SI = W Onde a velocidade angular ex ressa em radianos or unidade de tem o (rad/s) e o torque em N.m

23

EIXOS

ESFOROS NA TRANSMISSO: Como visto anteriormente, existe elementos de transmisso (engrenagens, oli as, correntes, rodas entre outros) aco lados ao eixo. Nesses ontos onde ocorr em os aco lamentos dos elementos e onde este eixo est a oiado (mancais) d

eve-se realizar ionamento.

o levantamento dos esforos ara que se

EIXOS

ESFOROS NA TRANSMISSO: Fora Tangencial (Ft) - Engrenagem Ft = 2.T d =T/r Ft = d = ou Ft = v v = =P/ .r F.Tangencial(N) D. rimitivo(m) P V . erifrica(m / s)

v = .d .n 60.1000

24

EIXOS

ossa efetuar o dimens

Ft

ESFOROS NA TRANSMISSO: Fora Radial (Fr) - Engrenagem Fr = Ft. tan Fr = F .r di l(N) Fr = ng. presso engren gens(o )

EIXOS

ESFOROS NA TRANSMISSO:

Fn = Ft 2 + Fr 2 Fr Fn = Ft cos ou Fr sen Fn = F.resul t n te(N)

Fr Ft

For Result nte (Fn)

Engren gem

25

EIXOS

ESFOROS NA TRANSMISSO:

dp=50mm

Motor P=3KW N=1730rpm T=? Ft=? =20 Fr=? Fn=?

EIXOS

ESFOROS NA TRANSMISSO:

P=3KW N=1730rpm Ft=662N Fr=240N Fn=704N

Determin r Fn p r

seguinte situ o:

Determin r Fn p r

seguinte situ o:

26

EIXOS

ESFOROS NA TRANSMISSO: For Result nte (Fn) Poli P r c lculo d for result nte em poli s, existe necessid de de se re liz r som vetori l de du s for s (F1 motor e F2 resistiv ). Est som igu l Ft. Ft F1 Fn F2 Ft dp F2 F1

EIXOS

ESFOROS NA TRANSMISSO:

Ft = 2.T dp Ft = F .T ngenci l(N) dp = D.poli (m) Ft

27

EIXOS

ESFOROS NA TRANSMISSO: For Result nte (Fn) Poli S bemos que: F1 F 2 = Ft F1 = e . r d F 2 r d = 180o . o Onde: =coeficiente de trito ( dimension l)

For T ngenci l (Ft)

Poli

EIXOS

ESFOROS NA TRANSMISSO:

Fn = F12 + F 22 + 2.(F1.F 2. cos )

28

EIXOS

ESFOROS NA TRANSMISSO:

dp=65mm

173 Motor P=735,5W N=1730rpm F1

T=?

Determin r Fn p r

seguinte situ o:

For Result nte (Fn) Poli Dest form c lcul mos Fn:

Ft=? Fn r d=? F2 F2=? Fn=?

=0,25 F1=?

EIXOS

ESFOROS NA TRANSMISSO:

P=735,5W N=1730rpm T=30.P/ .N=4,06N.m Ft=2.T/d =125N =0,25 r d=(/180).173=3,02rad Sistema de equaes: F1/F2=e.r d F1 F2=Ft 2 F1/F2=2,71820,25.3,02 F1=2,13F2 Subst. 1 em 2 = F2=110N e F1=235N Fn=345N

29

EIXOS

MOMENTO FLETOR:

Determin r Fn p r

seguinte situ o:

Fx Fy F + M + M Fn

Determin o do momentos fletores nos pontos de poio. = 0 = 0 = F = M = 0 = (anti horrio) = (horrio)

Apoio A

Apoio B

MOMENTO FLETOR: Fn

Apoio A FC MF

Mr(max)

EIXO

Apoio B +

30

MOMENTO FLETOR: Exemplo: Ma = 0 180.Rb = 704.60 Rb = 235N Fy = 0 Ra + Rb = 704 Ra = 469N 704N 60mm 120mm

Ra

MOMENTO FLETOR: Exemplo: Parte1 A Fn 0 < x < 60 Fc = 469 N , M = 0 N .mm X = 0 Fc = 469 N , M = 28140N .mm X = 60 Parte2 Fn B 60 < x < 180 Fc = 235N , M = 28140N .mm X = 60 Fc = 235N , M = 0 N .mm X = 180

EIXO

Rb

EIXO

31

MOMENTO FLETOR: V Exemplo: 704N 60mm 120mm H

Ra FC MF +

Mr(max)

MOMENTO FLETOR: Calcule 400N o momento fletor mximo encontrado no diagrama:

EIXO

Rb

EIXO

20mm

80mm

Mancal A Engrenagem Mancal B

32

MOMENTO FLETOR: Condio bi apoiada. Para calcular de maneira rpida o momento fletor mximo, deve se identificar a maior carga concentrada aplicada (P) no eixo e algumas distncias.

Onde: Mr(max)=(P.a.b)/L a=Distncia da carga P e o ponto a b=Distncia da carga P e o ponto b L=comprimento do eixo ou viga

EIXO

MOMENTO IDEAL: Para calcular o momento ideal: Mi = Onde: Mr(max)2 + 2 2 .T a V

H a=Coeficiente de Bach

33

COEFICIENTE DE BACH: Para calcular o Coeficiente de Bach:

(Normalmen e

Onde: a = tadm flexo oro Tenses admissveis

EIXO

fornecidas)- N/mm, N/m (Pa)

EIXO

EIXOS

COEFICIENTE DE BACH:

r = Ten o de ruptura, e = Ten o de e coamento, t = Ten o admi vel trao c = Ten o admi vel compre o, f = Ten o admi vel flexo, = Tenso admiss

34

EIXOS

FATOR DE FORMA:

Para calcular o fa or de forma (b): b = 1 macio 1 b = 4 d d vazado 1 D b = 1,065 vazado d / D = 0,5

DIMETRO DO EIXO: Para calcular o dimetro do eixo:

d 2,173 b. Mi tadm flexo

35

EIXO

EIXOS

DIMETRO DO EIXO:

ro.

Por exemplo: 32. f d .(Mr 2 + T 2 )1/ 2 1/ 3 . tadm flexo ou Soderberg con ervadora f =Fator de egurana, adimen ional ex.:1,2-2,5

(max)

EIXOS

DIMETRO DO EIXO:

Calcule o dimetro do eixo (Utilizar a informae Material: ABNT 1035 =50N/mm =40N/mm

j calculada ).

Exi tem diver a outra forma citada

em bibliografia de e calcular o dimet

36

EIXOS

DIMETRO DO EIXO: Calcule o dime ro mnimo do eixo (macio) a ser roje ado.

80N 120N 20mm 50mm 30mm

Ma erial: ABNT 1025 =40N/mm =30N/mm fs=2,8 Mancal A Mancal B

EIXOS DIMETRO DO EIXO: Calcule o dime ro mnimo do eixo (macio) a ser roje ado.

Mo or: 2,6KW

Ma erial: =35N/mm =30N/mm

37

EIXOS

DIMETRO DO EIXO:

5KW

EIXOS DIMETRO DO EIXO: Ma erial: ABNT 1035 =50N/mm =40N/mm Fn=1,1KN

A 7,2 KW A>F=35mm B>F=20mm ngulo=30 graus

38

Das könnte Ihnen auch gefallen