Sie sind auf Seite 1von 12

FERROGRAFIA E ESPECTROMETRIA APLICADAS A MANUTENO PREDITIVA DE TURBOCOMPRESSORES FERROGRAPHY AND SPECTROMETRY APPLIED TO THE PREDICTIVE MAINTENANCE OF TURBOCOMPRESSORS HIERROGRAFA

Y EXPECTROMETRIA APLICADAS A LA MANUTENCIN PREDICTIVA DE TURBOCOMPRESSORES

Luciano de Andrade Granja1

RESUMO
A ferrografia uma tcnica de manuteno preditiva que consiste no acompanhamento do desgaste do equipamento por meio de anlise das partculas presentes no leo lubrificante. Foi aplicada em trs turbocompressores das plataformas da Bacia de Campos, visando avaliao de sua eficincia na previso de falhas. De maneira similar, tambm pode ser utilizada a absoro atmica (AA). A diferena que a AA mede o teor dos elementos na amostra (como cobre, ferro, silcio), ao passo que a ferrografia analisa o teor e o formato das partculas. O acompanhamento dos compressores evidenciou que nenhuma das tcnicas foi capaz de antever as falhas ocorridas. A AA mostrou que o teor de metais permaneceu extremamente baixo durante todo o acompanhamento, indicando que dificilmente qualquer tcnica baseada na captura destas partculas teria sucesso na predio da falha desses turbocompressores. Concluiu-se que a implantao, em mquinas similares, de acompanhamento por estas tcnicas deve ser precedida de pesquisas como a efetuada neste projeto, evitando-se, assim, gastos desnecessrios. Este estudo foi apresentado Tribolab - representante no Brasil da tcnica de ferrografia - para anlise, cujos comentrios so apresentados no apndice.

ABSTRACT
Ferrography is a predictive maintenance technique consisting of monitoring equipment wear by analyzing the particles present in the lubricating oil. It was applied to three turbocompressors on platforms in the Campos Basin, in order to evaluate its efficiency in predicting failures. In a similar way, atomic absorption (AA) can also be used. The difference is that AA measures the content of elements in the sample (such as copper, iron, silicon), whilst ferrography analyzes the content and format of the particles. Monitoring the compressors demonstrated that neither of the techniques was capable of predicting the failures that occurred. AA demonstrated that the metal contents remained extremely low during the monitoring, indicating that it is unlikely that any technique based on capturing these particles would be successful in predicting the failure of the turbocompressors. It was concluded that the implementation of monitoring using these techniques on similar machines should be preceded by research such as was carried out in this project, thus avoiding unnecessary expenditure. This study was submitted to Tribolab - representative in Brazil of the ferrography technique - for analysis and this company's comments are resented in complete form at the end.

RESUMEN
La hierrografa es una tcnica de manutencin predictiva que consiste en el acompaamiento del desgaste del equipo por medio de anlisis de las partculas presentes en el aceite lubricante. Fue aplicada em tres turbocompressores de las plataformas de la Cuenca de Campos, visando a la evaluacin de su eficiencia en la previsin de fallas. De manera similar, tambin puede ser utilizada la absorcin atmica (AA). La diferencia es que la AA mide el tenor de los elementos en la muestra (como cobre, hierro, silicio), al paso que la hierrografia analiza el tenor y el formato de las partculas. El acompanmiento de los compresores ha evidenciado que ninguna de las tcnicas fue capaz de anteveer las fallas ocurridas. La AA demostr que el tenor de metales ha permanecido extremamente bajo durante todo el acompanmiento, indicando que

Setor de Lubrificantes (SELUB), Diviso de Tecnologia de Produtos (DIPROD), Centro de Pesquisas (CENPES). Bol. tc. PETROBRAS, Rio de Janeiro, 42 (1/4): 52-63, jan./dez. 1999

52

dificilmente cualquier tcnica con base en la captura de estas partculas tendra suceso en la prediccin de la falla de esos turbocompresores. Se ha concluido que la implantacin, en mquinas similares, de acompaamiento por estas tcnicas debe ser precedida por investigaciones como la efectuada en este proyecto, evitndose, de esa forma, gastos innecesarios. Este estudio fue presentado a la Tribolab representante en el Brasil de la tcnica de hierrografa para anlisis, cuyos comentarios son presentados al final.

(Originais recebidos em 10.03.1999).

1. HISTRICO E OBJETIVO
Criada na dcada de 70, a ferrografia tem sido utilizada como tcnica auxiliar na manuteno preditiva de mquinas de grande porte, cujas paradas implicam grandes perdas financeiras. A tcnica baseia-se no acompanhamento do desgaste do equipamento, mediante anlise das partculas no leo lubrificante. Na dcada de 80, a Diviso de Produtos (DIPROD), do Centro de Pesquisas da PETROBRAS (CENPES), adquiriu um equipamento de ferrografia objetivando obter informaes que pudessem subsidiar a deciso de investir ou no nesta tcnica para os equipamentos da Companhia. No perodo de julho de 1996 a novembro de 1998, por solicitao da rea de Explorao e Produo (E&P) da Companhia, a tcnica de ferrografia foi aplicada em turbocompressores de plataformas da Bacia de Campos, tendo-se aplicado, tambm, a tcnica de AA (*) em uma das mquinas selecionadas. Os resultados esto sintetizados neste trabalho.

A adoo desses critrios provocou certo atraso no projeto, j que algumas opes foram modificadas. Assim, os primeiros acompanhamentos foram iniciados em outubro de 1996 e o ltimo, em maro de 1997, tendo-se selecionado os turbocompressores Solar-Centaur A da plataforma P-VII; SolarCentaur A da P-XV; e Solar-Mars D da PNA-I.

2.2. Critrios de Amostragem


De incio, as plataforma P-VII, P-XV e PNA-I foram visitadas para se apresentarem aos empregados envolvidos um resumo do trabalho a ser realizado, seus fundamentos e objetivos, enfatizando-se, mediante palestras e material escrito, os cuidados necessrios na coleta de amostras, que ficou a cargo do pessoal embarcado. Os pontos de recolhimento de amostras foram identificados, prepararam-se os procedimentos, e foram feitas demonstraes prticas. Novas visitas foram efetuadas no decorrer do projeto, nas quais se conferiu a qualidade da amostragem. Com este procedimento, criou-se uma condio excepcionalmente boa, difcil de ser reproduzida no restante do parque produtivo, em que o nmero de mquinas bem maior.

2. PREPARATIVOS INICIAIS
Na fase inicial do projeto, foram selecionados os equipamentos que seriam acompanhados, e feito o treinamento das equipes responsveis pela coleta de amostras.

3. CARACTERSTICAS DAS MQUINAS


As trs mquinas selecionadas constituem conjuntos de turbocompressores, que usam como combustvel o gs natural (GN), e so empregados para comprimir o prprio GN. Estas mquinas so lubrificadas com Marbrax TR-32 - um leo da PETROBRAS Distribuidora que atende s especificaes DIN 51515/TD-L e DIN 51524/HL, recomendado para esse tipo de equipamento, e pertencente classe de leos de turbina R&O - com aditivao contra ferrugem e oxidao (rust and oxidation protection). As mquinas operam com elevada circulao de leo, uma vez que este, alm de lubrificar, age como refrigerante e selante do sistema.

2.1. Escolha dos Equipamentos


Os equipamentos a serem acompanhados deveriam atender aos seguintes requisitos: estar em boas condies, sem problemas que exigissem manuteno; ser mquinas de grande porte ou que movimentassem quantidades substanciais de produto, em que os custos da aplicao da ferrografia fossem coerentes com o volume de capital a proteger; ser representativos do parque industrial, de forma que os resultados obtidos se aplicassem s demais mquinas das plataformas; e estar situados em locais onde o controle das etapas do projeto fosse facilitado.
(*)

3.1. Turbocompressor "A" da P-VII


Trata-se de um TC Solar-Centaur, que gira a, aproximadamente, 20 000 rpm, cujo sistema de leo fornece fluido para lubrificao, selagem e acionamento de servovlvulas. A bomba principal de lubrificao de deslocamento positivo, acionada pela turbina, e composta de trs pares de engrenagens em paralelo, capaz de extrair 560 L/min do reservatrio
53

A absoro atmica (AA), tambm utilizada em manuteno preditiva, mede o teor dos elementos (como cobre, ferro, silcio) ao passo que a ferrografia analisa o teor e o formato das partculas.

Bol. tc. PETROBRAS, Rio de Janeiro, 42 (1/4): 52-63, jan./dez. 1999

de leo de 1 050 litros. A descarga direcionada para um trocador de calor, cuja funo resfriar o leo, mantendo-o prximo a 60 C. Em seguida, o fluido direcionado aos filtros duplos, que permitem a troca de elementos sem interrupo do fluxo, e possuem capacidade de filtragem nominal de 5 micra e absoluta de 25 micra. A partir da, o fluido dirigido ao prprio sistema de lubrificao e aos sistemas de selagem e de servo-leo (para as servovlvulas). O sistema de selagem dispe de outra bomba de engrenagem com vazo de 68 L/min, que direciona o leo para um filtro de 10 micra. Na P-VII, a extrao de petrleo cria condies operacionais difceis para o TC-A. As vazes e presses do fluxo de GN variam substancialmente, ultrapassando as condies iniciais de projeto, refletindo diretamente no sensvel sistema de selagem, do tipo labirinto, que funciona mal e permite vazamentos. Por esta razo, o consumo de leo elevado. O sistema de servo-leo proporcionalmente pequeno e de pouca importncia para este projeto.

nas mquinas da P-VII e da P-XV, proporcionalmente pequeno e de pouca importncia para este projeto.

3.4. Consumo de leo


O consumo de leo das mquinas durante o perodo de acompanhamento est discriminado na tabela I. TABELA I CONSUMO DE LEO DOS TURBOCOMPRESSORES TABLE I TURBOCOMPRESSOR OIL CONSUMPTION
Data Consumo (Litros) TC-A Da P-VII * 1 200 1 000 1 000 1 600 4 800 2 000 1 600 350 350 550 * * * 2 500 2 600 1 000 1 000 1 650 1 050 800 1 120 1 450 1 050 TC-A da P-XV 200 400 0 200 200 100 200 150 100 100 200 50 300 400 200 200 200 300 150 0 200 150 181 1 050 TC-D da PNA-I * 1 200 * 400 400 200 800 300 200 800 1 100 1 300 400 1 900 2 800 400 600 * * * * * 850 5200

3.2. Turbocompressor A da P-XV


As caractersticas deste equipamento so idnticas s do TC-A da P-VII, mas as condies operacionais so bem menos severas, o que no gera sobrecargas no sistema de selagem. Conseqentemente, o consumo de leo bem menor.

3.3. Turbocompressor D da PNA-1


Este turbocompressor composto por uma turbina Solar-Mars e um compressor rotativo Elliott. A turbina gera potncia motora em um eixo que entra em uma caixa de engrenagens helicoidais, cuja sada move o compressor de GN, que gira a 12 000 rpm. Os acoplamentos so todos de engrenagens. O lubrificante utilizado nos sistemas de lubrificao e de selagem - os quais nesta mquina so separados -, que dispem de reservatrios, bombas e filtros diferentes, alm dos demais acessrios. O consumo de leo de selagem bem expressivo, sendo estimado em, aproximadamente, 1 700 L/ms para um reservatrio de 4 000 litros. O trabalho foi limitado ao sistema de lubrificao que tem menor consumo, em torno de 900 L/ms para um reservatrio de 5 200 litros. Uma bomba de parafuso promove a circulao do leo, vazo de 1 500 L/min, que passa por um trocador de calor, no qual a temperatura controlada a cerca de 60 C e, em seguida, por filtros dplex de 10 micra. Este lubrificante utilizado tambm no sistema de servovlvulas, o qual, do mesmo modo que
54

Out. 96 Nov. 96 Dez. 96 Jan. 97 Fev. 97 Mar. 97 Abr. 97 Mai. 97 Jun. 97 Jul. 97 Ago. 97 Set. 97 Out. 97 Nov. 97 Dez. 97 Jan. 98 Fev. 98 Mar. 98 Abr. 98 Mai. 98 Jun. 98 Jul. 98 Mdia mensal Reservatrio * No informado.

Observa-se que o consumo do TC-A da P-VII proporcionalmente bastante elevado, fazendo com que a carga de lubrificante seja trocada em menos de um ms. Nas outras duas mquinas compressoras a carga dura em torno de seis meses.

4. FERROGRAFIA 4.1. Procedimento


No acompanhamento por ferrografia, foi utilizado o procedimento recomendado pela Tribolab, representante da tcnica no Brasil, conforme detalhado a seguir.

Bol. tc. PETROBRAS, Rio de Janeiro, 42 (1/4): 52-63, jan./dez. 1999

Foram criados pontos especiais de coleta, com tubos de pequeno dimetro (6 mm) e uma vlvula, ambos em ao inoxidvel (fig. 1). O local escolhido nas trs mquinas foi o mesmo: na descarga da bomba principal de lubrificante. Na primeira fase, de modo a caracterizar cada mquina, foram coletadas cerca de dez amostras em um perodo de um ms, as quais foram ensaiadas por ferrografia direta no aparelho DR III, usando o mtodo opaco e sem diluio (1:1). Os resultados dos ensaios foram sempre mdia de duas determinaes.

A varivel utilizada para o acompanhamento foi o WPC (wear particle concentration), obtida da soma de Dl e Ds, que so as leituras do DR III. Estas leituras se referem, respectivamente, a partculas grandes (Dl = deposit large) e pequenas (Ds = deposit small). A partir destes valores de WPC e considerando-se a informao da E&P de que no foi observada qualquer anormalidade nas mquinas, estabeleceram-se os limites de alerta, mediante clculo estatstico, para grau de confiana de 95%.

Reservatrio Tubulao Introduzida

Mquina

Filtro fino

Bomba Filtro grosso (>100 micra)

Fig. 1 - Local dos pontos de amostragem. Fig. 1 - Location of sampling points.

Limite de alerta = WPC + t . DP

WPC = mdia dos valores de WPC


WPC = Dl + Ds t = fator t de Student DP = desvio-padro dos valores de WPC D=

{ (WPC ) [( WPC) / n]}/


2 2

n 1

do aparelho. Nessa tcnica, possvel elevar os valores obtidos mediante aumento do volume de amostra em cada ensaio, mtodo chamado concentrao. Este artifcio no foi adotado porque, segundo a Tribolab, no era necessrio pois, em caso de falha do equipamento, os nmeros sobem expressivamente. Esta informao resultou de tentativas anteriores, em que se experimentou esta concentrao em outras mquinas, verificando-se que a repetibilidade do DR III ficara em torno de 35%, valor bem pior do que a expectativa da Tribolab, de 10%. Aps o clculo dos limites de alerta, as mquinas foram acompanhadas pela ferrografia direta por meio de amostras mensais, sempre com o mesmo procedimento empregado nas primeiras. A ferrografia analtica foi empregada quando o WPC ultrapassava o limite, ou caso houvesse alguma suspeita.

n = nmero de valores (em torno de 10)

Aplicou-se a ferrografia analtica nas amostras mais representativas - isto , as que no apresentassem valores extremos - dentre as primeiras coletadas para caracterizao inicial. A mesma tcnica foi utilizada, tambm, para aquelas de WPC mais elevado, a fim de verificar a ocorrncia de alguma anormalidade no observada pela E&P. Assim, no foi detectada nenhuma anormalidade. Observou-se que os resultados da ferrografia direta ficaram muito baixos, prximos do limite inferior

4.2. Evoluo do WPC


Nas tabelas de II a IV, apresenta-se a evoluo do WPC relativamente aos equipamentos das P-VII, P-XV e PNA-I, com seus respectivos grficos de 1 a 3.
55

Bol. tc. PETROBRAS, Rio de Janeiro, 42 (1/4): 52-63, jan./dez. 1999

TABELA II EVOLUO DE WPC NO TC-A DA P-VII TABLE II WPC DEVELOPMENT FOR TC-A OF P-VII
Coleta 09/10/96 12/10/96 15/10/96 18/10/96 21/10/96 24/10/96 27/10/96 30/10/96 03/11/96 06/11/96 09/11/96 Hormetro 53 255 53 330 53 402 53 455 53 527 53 593 53 660 53 708 53 796 53 867 53 945 Dl 4,2 0,9 12,8 5,8 4,1 3,4 5,1 4,5 2,8 3,7 0,4 DS 0,9 0,5 1,5 0,8 0,8 0,6 0,5 0,5 0,6 0,7 0,3 WPC 5,1 1,4 14,3 6,6 4,9 4,0 5,6 5,0 3,4 4,4 0,7 5,0 3,5 12,8 0,8 8,2 0,2 0,5 0,6 2,2 2,1 2,8 2,4 1,9 1,5 7,3 1,5 3,5 0,9

Mdia de WPC Desvio-padro t=2,23 03/01/97 09/05/97 08/07/97 02/08/97 04/09/97 01/10/97 11/11/97 03/12/97 19/12/97 06/01/98 09/03/98 17/03/98 22/04/98 30/06/98 29/07/98 55 219 57 074 58 316 58 858 59 641 60 259 61 170 61 656 62 023 62 373 63 565 63 757 64 600 65 770 66 442 0,7 7,5 0,1 0,4 0,5 1,7 1,6 0,8 1,6 1,3 1,1 6,5 0,8 2,7 0,5 Limite de alerta 0,1 0,7 0,1 0,1 0,1 0,5 0,5 2,0 0,8 0,6 0,4 0,8 0,7 0,8 0,4

16 14 12 10 WPC 8 6 4 2 0 52 500
Grfico 1 - TC-A da P-VII. Graphic 1 - TC-A of P-VII.

Limite de alerta=12,8

55 000

57 500

60 000 Hormetro

62 500

65 000

67 500

56

Bol. tc. PETROBRAS, Rio de Janeiro, 42 (1/4): 52-63, jan./dez. 1999

TABELA III EVOLUO DE WPC NO TC-A DA P-XV TABLE III WPC DEVELOPMENT FOR TC-A OF P-XV
Coleta 13/10/96 16/10/96 19/10/96 22/10/96 03/11/96 06/11/96 09/11/96 12/11/96 15/11/96 18/11/96 Hormetro 33 248 33 323 33 395 33 465 33 592 33 665 33.735 33 805 33 890 33 965 Mdia de WPC Desvio-padro Limite de alerta 34 700 34 881 35 689 36 166 36 680 37 632 38 000 38 665 40 062 40 684 41 364 42 062 42 870 44 249 45 000 45 540 46 358 47 118 47 768 DL 1,1 0,7 0,3 0,5 0,3 0,4 1,0 0,7 0,3 0,4 DS 0,6 0,1 0,2 0,2 0,3 0,2 0,2 0,1 0,2 0,1 WPC 1,7 0,8 0,5 0,7 0,6 0,6 1,2 0,8 0,5 0,5 0,79 0,38 1,6 0,4 0,2 0,7 0,5 1,1 0,3 0,3 0,2 0,4 2,0 0,9 1,2 0,8 0,9 0,9 0,7 0,9 0,8 1,3

t = 2,26 26/12/96 03/01/97 05/02/97 16/03/97 07/04/97 06/05/97 22/06/97 03/07/97 05/09/97 01/10/97 30/10/97 30/11/97 02/01/98 01/03/98 01/04/98 25/04/98 29/05/98 30/06/98 31/07/98

0,3 0,1 0,6 0,1 1,0 0,2 0,2 0,1 0,3 1,3 0,5 0,9 0,5 0,4 0,5 0,4 0,6 0,5 0,9

0,1 0,1 0,1 0,4 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,7 0,4 0,3 0,3 0,5 0,4 0,3 0,3 0,3 0,4

2,5 2,0 WPC 1,5 1,0 0,5 0,0 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49


Hormetro (em 1 000 horas) Limite de alerta = 1,6

Grfico 2 - TC-A da P-XV. Graphic 2 - TC-A of P-XV

Bol. tc. PETROBRAS, Rio de Janeiro, 42 (1/4): 56-63, jan./dez. 1999

57

TABELA IV EVOLUO DE WPC NO TC-D DA PNA-1 TABLE IV WPC DEVELOPMENT FOR TC-D OF PNA-1
Coleta 06/03/97 09/03/97 12/03/97 15/03/97 18/03/97 21/03/97 24/03/97 27/03/97 30/03/97 02/04/97 Hormetro 69 959 70 029 70 103 70 176 70 250 70 325 70 395 70 465 70 537 70 607 DL 0,1 0,1 0,1 0,8 0,2 0,8 0,1 0,1 0,3 0,1 Mdia de WPC Desvio-padro t = 2,26 25/05/97 27/07/97 25/08/97 06/10/97 01/12/97 09/03/98 31/03/98 71 766 73 264 73 958 74 950 76 240 78 247 78 756 Limite de alerta 0,6 1,8 1,0 0,7 1,3 0,4 2,1 0,1 0,1 0,1 0,4 0,4 0,3 1,5 DS 0,1 0,4 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 WPC 0,2 0,5 0,2 0,9 0,3 0,9 0,2 0,2 0,4 0,2 0,40 0,28 1,0 0,7 1,9 1,1 1,1 1,7 0,7 3,6

4.0 Limite de alerta = 1,0 3.0


WPC

2.0 1.0 0.0 69 500 71 500 73 500 75 500 77 500 79 500

Hormetro
Grfico 3 - TC-D da PNA-I. Graphic 3 - TC-D of PNA-1

58

Bol. tc. PETROBRAS, Rio de Janeiro, 42 (1/4): 52-63, jan./dez. 1999

5. OCORRNCIAS
As mquinas das P-VII e P-XV foram acompanhadas por, aproximadamente, dois anos, e a da PNA-I, por um ano. No TC-A da P-VII, nenhuma anormalidade foi observada. A mquina operou bem, sem apresentar problemas. O TC-D da PNA-1 foi retirado de operao em 15 de abril de 1998, em funo da eroso trmica nas palhetas (blades) da turbina, com previso de retorno em janeiro de 1999. Esta pea no tem contato com o lubrificante, de maneira que no se espera encontrar partculas desprendidas pela eroso. Se o lubrificante viesse a ser contaminado por fragmentos derivados desta anomalia, provavelmente o seria por algum mancal que, no agentando as novas condies operacionais, passasse a sofrer desgaste anormal. O TC-A da P-XV por trs vezes apresentou desgaste anormal em um de seus mancais axiais, cuja composio metal patente (Babbit). A primeira substituio do mancal ocorreu em 17 de maro de 1997; a segunda, em 31 de agosto de 1997; e a terceira, em 1 de novembro de 1997. Em todos os casos, o problema foi detectado por sensores trmicos que acusaram elevao da temperatura local, prevendo, assim, a ocorrncia da falha.

Brasil pela Tribolab - foi aplicada neste projeto seguindo exatamente as recomendaes dessas empresas. A Absoro Atmica, diferentemente, uma tcnica de qumica analtica desenvolvida para medio de teores de elementos, e seu emprego em manuteno preditiva apenas uma das formas de sua utilizao. Embora seus resultados no tenham sido teis na previso das falhas, demonstraram que os teores de metais nas amostras colhidas do TC da P-XV so extremamente baixos, o que conduz concluso de que qualquer tcnica, baseada na anlise de fragmentos de desgaste carreados pelo leo, dificilmente poderia antever as anomalias ocorridas. Como o mancal avariado em P-XV lubrificado, as partculas de desgaste certamente foram introduzidas no leo, apesar de no terem sido detectadas pelas tcnicas. Em reunio entre CENPES e E&P, foram levantados os pontos a seguir, considerados possveis explicaes para este fato: a) o consumo de leo dos TC elevado, fazendo com que a carga do reservatrio seja reposta freqentemente; b) a taxa de filtragem bastante elevada, pois as bombas de lubrificante circulam a carga do reservatrio vrias vezes por hora atravs dos filtros; e c) a rotao dos eixos dos turbocompressores expressiva, da ordem de 8 000 a 20 000 rpm, provavelmente fazendo com que uma eventual falha de mancal progrida com extrema rapidez, impossibilitando, assim, a deteco prvia com os perodos de amostragem normalmente empregados. Observe-se, porm, que os pontos mencionados so apenas possveis explicaes, ou hipteses, baseadas na experincia dos profissionais que atuaram no projeto. Destaque-se, entretanto, o fato comprovado, que neste caso foi a falha das tcnicas na previso dos defeitos ocorridos.

6. ESPECTROMETRIA
Na fase final do projeto questionou-se se a espectrometria teria previsto as sucessivas falhas no mancal do TC-A da P-XV. As amostras foram, ento, submetidas a espectrometria na Diviso de Qumica (DIQUIM), do CENPES, utilizando-se AA. Foram medidos os elementos ferro, cobre e chumbo, por serem os principais constituintes do mancal avariado. Os limites inferiores de deteco destes so, respectivamente, 100, 50 e 300 g/kg (o mesmo que parte por bilho, ou ppb), e o mtodo utilizado foi o de aspirao direta, sem digesto da amostra. Os resultados so apresentados na tabela V e nos grficos 4 e 5.

7. EFICINCIA DAS TCNICAS


Os resultados evidenciam que nem a tcnica de ferrografia nem a de espectrometria foram capazes de prever as falhas ocorridas no mancal do TC da P-XV durante o perodo de acompanhamento. A ferrografia ferramenta preditiva desenvolvida e patenteada pela Standard Ohio na dcada de 1970, e representada no

Bol. tc. PETROBRAS, Rio de Janeiro, 42 (1/4): 56-63, jan./dez. 1999

59

TABELA V TEOR DE FERRO, COBRE E CHUMBO MEDIDO POR AA NO TC-A DA P-XV TABLE V IRON, COPPER AND LEAD CONTENTS BY AA FOR TC-A OF P-XV
Amostra Coleta 13/10/96 16/10/96 19/10/96 22/10/96 03/11/96 06/11/96 09/11/96 12/11/96 15/11/96 18/11/96 26/12/96 03/01/97 05/02/97 16/03/97 07/04/97 06/05/97 22/06/97 03/07/97 05/09/97 01/10/97 30/10/97 30/11/97 02/01/98 01/03/98 01/04/98 25/04/98 29/05/98 - amostra extraviada Hormetro 33 248 33 323 33 395 33 465 33 592 33 665 33 735 33 805 33 890 33 965 34 700 34 881 35 689 36 166 36 680 37 632 38 000 38 665 40 062 40 684 41 364 42 062 42 870 44 249 45 000 45 540 46 358 Ferro 640 655 645 655 640 635 630 615 640 645 610 625 635 625 620 630 655 620 640 630 610 635 625 650 615 630 Teor (ppb) Cobre 54 90 50 92 87 90 98 62 82 92 59 79 69 83 83 65 59 <50 <50 83 <50 79 68 100 57 61 Chumbo <300 <300 <300 <300 <300 <300 <300 <300 <300 <300 <300 <300 <300 <300 <300 <300 <300 <300 <300 <300 <300 <300 <300 <300 <300 <300

60

Bol. tc. PETROBRAS, Rio de Janeiro, 42 (1/4): 52-63, jan./dez. 1999

660 650 640 PPB 630 620 610 600 Out. 96 Nov. 96 Nov. 96 Mar. 97 Jul. 97 Nov. 97 Abr. 98

Grfico 4 - Ferro por AA no TC-A da P-XV. Graphic 4 - Iron content by AA for TC-A of P-XV

190 170 150 PPB 130 110 90 70 50 Out. 96 Nov. 96 Nov. 96 Mar. 97 Jul. 97 Nov. 97 Abr. 98

Grfico 5 - Cobre por AA no TC-A da P-XV. Graphic 5 - Copper content by AA for TC-A of P-XV.

8. CONCLUSO
Trs turbocompressores (TC) das plataformas da Bacia de Campos foram acompanhados pela tcnica de ferrografia por, aproximadamente, dois anos por meio de amostragens peridicas do leo lubrificante. Em uma destas mquinas foi aplicada, tambm, a Absoro Atmica (AA), e ficou evidente que nenhuma das tcnicas de manuteno preditiva foi capaz de antever as falhas ocorridas. A AA, efetuada nas amostras do nico TC que apresentou falhas capazes de gerarem partculas no lubrificante, mostrou que o teor de ferro, cobre e chumbo continuou extremamente baixo durante todo o acompanhamento, indicando que dificilmente

qualquer tcnica baseada na captura destas partculas teria sucesso na predio da falha. Foram listados o consumo de leo, a taxa de filtrao e a rotao dos equipamentos como as caractersticas dos compressores que podem ter impedido a ferrografia e a AA de atingirem os objetivos pretendidos. A recomendao resultante do projeto que a implantao, em mquinas similares, de acompanhamento por estas tcnicas deve ser precedida de pesquisas como a efetuada neste projeto, cujos resultados evidenciaro onde tero ou no aplicao, o que evitar o dispndio desnecessrio de recursos.

Bol. tc. PETROBRAS, Rio de Janeiro, 42 (1/4): 56-63, jan./dez. 1999

61

APNDICE

A PETROBRAS no se responsabiliza pelas opinies emitidas pela empresa TRIBOLAB, representante no Brasil da tcnica de Ferrografia.
Comentrios da empresa Tribolab sobre o Compressor TCA da Plataforma P-XV que apresentou falhas nas partes lubrificadas. Eng. Tarcsio DAquino Baroni e Eng. Guilherme Faria Gomes. e-mail: tribolab@huno.com.br

"Honrados por termos sido convidados a comentar o trabalho conduzido pela PETROBRAS/CENPES, na figura do Eng. Luciano Granja, passamos a expor alguns pontos que julgamos os mais importantes, a ttulo de colaborao. Concentremo-nos no Compressor TCA da Plataforma P-XV uma vez que os demais no apresentaram falhas conhecidas nas partes lubrificadas. As amostras coletadas em 16/03/97 e 30/10/97, analisadas por ferrografia e espectrometria, antecederam em um e dois dias, respectivamente, as inspees e trocas do mancal axial, mostrando claramente que o problema ocorreu dentro desses intervalos. verdade que os nveis de partculas encontrados no estudo, tanto por ferrografia como por espectrometria, foram muito baixos. Discordamos, porm, da concluso quanto a ser este o motivo que impediu a deteco dos problemas. Seno, vejamos: a) A grande incidncia de reposies de volume de leo , normalmente, um fator que prejudica o monitoramento das concentraes de partculas. Todavia, em sendo constantes, so encaradas como uma caracaterstica do sistema e, portanto, administrveis. b) Acertadamente observado pelo Cenpes e E&P, a alta rotao do eixo implica em progresso muito veloz de um defeito em caso de roamento e consequente falha. c) De acordo com o Cenpes e E&P, a causa mais provvel do defeito foi a variao de presso dos poos, que pode gerar desbalanceamento no conjunto rotativo e gerar empuxos axiais variveis. O fato de ter ocorrido o disparo do alarme de temperatura e a parada praticamente imediata para reparos indicador claro de um defeito repentino. Isto um fato, e no uma hiptese.

Ora, no h tcnica de monitoramento, exceto online, que seja capaz de detectar defeitos repentinos de rpida evoluo (intempestivos). Tais defeitos nem sequer so objetivo da manuteno preditiva, cuja principal meta detectar defeitos incipientes para corrigi-los, antes que se agravem. Defeitos intempestivos devem ser tratados como deficincias de projeto de sistema. Outros defeitos h em mquinas com mancais de metal patente que podem ser monitorados por ferrografia com suficiente antecipao para disparar aes preventivas ainda no incio. Trata-se de problemas relacionados com leves roamentos na partida ou instabilidade de filme de leo, deslocamento do metal patente, por fadiga ou deficincia na aderncia, roamentos axiais causados por incorrees de montagem, etc. No comungamos da observao quanto a limitao do escopo do estudo em no se buscar as causas da no deteco dos defeitos. Nossa viso que, sem o entendimento das causas no se pode considerar um fato como certo ou fortuito. Dentro da linha adotada para as concluses, seria possvel inferir que apenas o monitoramento da temperatura seria capaz de antever os defeitos. Mas tal concluso esbarra numa inconsistncia tribolgica pois, para haver aumento da temperatura essencial a presena do atrito. Ora, para que a temperatura de uma massa to grande se eleve lgico se esperar um atrito tambm considervel. E na presena de um atrito razovel, natural encontrarmos um desgaste com consequente gerao de partculas. No nosso caso tais partculas seriam visveis a olho nu, posto que fato a inspeo visual ter indicado a necessidade de troca do mancal. Tal nvel de particulado jamais poderia ser considerado baixo para a ferrografia ou para a espectrometria. Portanto, mais uma vez nos direcionamos para a concluso de que as partculas (o evento) no estavam presentes no momento das coletas.

62

Bol. tc. PETROBRAS, Rio de Janeiro, 42 (1/4): 52-63, jan./dez. 1999

Parece-nos, ento, que uma outra forma de concluir o estudo do Cenpes seria a no capacidade das tcnicas de detectar problemas repentinos, pelo menos no com periodicidades de exames tcnica e economicamente aceitveis. Quanto recomendao final do estudo, julgamola absolutamente correta e ela acrescentaramos que, para qualquer que seja o equipamento a ser monitorado, devem ser considerados:

o tipo de problema mais importante e seu comportamento temporal (incidncia, velocidade de progresso etc). que tipo de fenmeno fsico (sinal emitido) est relacionado com o problema identificar as tcnicas sensveis ao fenmeno fsico e suas freqncias de amostragem avaliar os custos envolvidos.

Eng. Tarcsio D' Aquino Baroni e Eng. Guilherme Faria Gomes e-mail: triobolab@huno.com.br

Bol. tc. PETROBRAS, Rio de Janeiro, 42 (1/4): 56-63, jan./dez. 1999

63

Das könnte Ihnen auch gefallen