Sie sind auf Seite 1von 7

A fruta e os legumes so fundamentais numa alimentao saudvel e devem ser consumidos diariamente.

Estes alimentos fornecem vitaminas, minerais, diferentes fibras alimentares, compostos protectores (flavenides) que ajudam a regular o organismo.

O grupo dos frutos e produtos hortcolas , na roda dos alimentos, o grande fornecedor de vitaminas e sais minerais

Um legume a parte comestvel dos vegetais. Os legumes podem ser consumidos frescos ou secos Os legumes secos so aqueles que so consumidos quando as sementes so colhidas na maturidade. Estes legumes secos so representados principalmente por leguminosas: feijo, lentilha, ervilha, gro-de-bico, soja.

Os legumes frescos ou verdes podem ser distinguidos de acordo com o rgo da planta em que so colhidos: Legumes folhas - A alface, por exemplo, um legume no qual se come a folha, mas existem outros como o espinafre, a couve, o aipo. Legumes - Caule, comem-se partes do tronco, exemplos so: os espargos, alho, cebola, etc. Legumes flores, so exemplos a couve-flor, brcolos, alcaparras e a alcachofra. Legumes - Razes: beterraba, cenoura, nabos, rabanetes, etc. Legumes de fruto, comidos como um vegetal, mas o fruto no sentido botnico: beringela, abacate, pepino, picles, abbora, abbora , quiabo, melancia, azeitona, melo, pimenta, pimento, tomate etc. Para esta categoria pertencem tambm as vagens so colhidas antes da maturidade: ervilhas, feijo verde ... As ervas de cheiro ", utilizadas como condimentos: cebolinho, estrago, louro, salsa, etc.

A Conservao de Frutas e Legumes corresponde ao conjunto de normas ou processos que prolongam a durabilidade do produto, mantendo as caractersticas organolpticas ( cor, sabor, cheiro ). Objectivos da Conservao
Inibir ou retardar o desenvolvimento de microrganismos Destruir os microrganismos

A conservao permite
Prolongar o tempo de utilizao Melhorar as caractersticas higinicas e organolpticas Aumentar o nmero de produtos disponveis para a alimentao Diminuir custo dos produtos

Conservao de Legumes
Alguns vegetais, como os tubrculos, podem ser armazenados facilmente no seco e no frio. Este o caso da cebola, alho e batatas. Estes devem ser protegidos da luz para evitar o crescimento de germes. As abboras tambm podem ser armazenadas por vrios meses.
Processos de conservao A Fermentao lctica, que a base para a conservao em vinagre (picles). A secagem feita para alguns legumes, incluindo os tomates. Tomates secos ao sol, tomate em conserva e em leo so uma especialidade italiana. A conserva (conservas em lata ou garrafa) aplica-se a muitos vegetais, incluindo feijo, ervilha e feijo. Este processo inclui a esterilizao por 15 a 20 minutos a 110-120 C, necessria para eliminar os germes. Armazenamento refrigerado, realizado no frigorifico - entre 5 e 10 C mantm as verduras por alguns dias. Armazenamento de congelamento - a uma temperatura igual ou inferior a -18 C

Azeitona
A azeitona um fruto produzido pela rvore conhecida

como oliveira.

Sua cor pode variar, podendo ser verde, preta ou rosada.

Alm de ser consumida ao natural utilizada para a produo do azeite de oliva.

A azeitona possui um leo que rico em cidos gordos

insaturados, excelente para aumentar o bom colesterol no organismo.

A azeitona possui as seguintes vitaminas: A, C, B1 e B2.

Possui tambm sais minerais, tais como, fsforo, potssio, sdio e silcio.

Conservao da Azeitona em Salmoura

1. Aps serem colhidas quer por processos mecnicos ou


manuais a azeitona so retalhadas.

2. Seguidamente cobrem-se com gua que se muda


diariamente at perderem a acidez, o que demora de 15 a 4

30 dias, conforme o tamanho, o nmero de golpes e o grau de maturao. Por ultimo, azeitona colocada em gua qual adicionando sal gradualmente, promovendo a fermentao.

3. No so adicionados reguladores de acidez ou conservantes


porque este processo faz com que a salmoura atinja naturalmente um pH inferior a 4,5, ideal para a conservao da azeitona em boas condies microbiolgicas, sabor e consistncia.

Cenoura

A cenoura uma raiz de cor alaranjada. Este legume riqussimo em betacaroteno, um elemento importante para a viso, para a pele e para as mucosas. Possui tambm as seguintes vitaminas: A, C, B2 e B3. Fsforo, potssio, clcio e sdio so os sais minerais presentes na cenoura. A cenoura possui tambm uma boa quantidade de fibras. Embora encontramos a cenoura durante todo o ano, o perodo de apanha vai de Julho a Janeiro.

A Laranja
A cristalizao tem como objectivo: conservao e evitar alteraes na fruta aumentar o tempo de

PROCESSO DE CRISTALIZAO DA CASCA DE LARANJA

1- Pr-lavagem da laranja por meio de imerso das frutas em gua em agitao para retirar a sujidade mais grosseira. 2- Corta-se a laranja em quatro partes iguais e separa-se a casca da polpa. A remoo da polpa realizada manualmente. 3- Coloca-se as cascas em banho-maria com temperatura em torno de 90C, por tempo suficiente, at que todas as cascas estejam a essa temperatura. A quantidade de gua deve corresponder, pelo menos, ao dobro da quantidade de casca. 4- Aps o escaldo a gua deve ser trocada imediatamente por gua fria para devolver a consistncia original fruta. 5- Seguidamente leva-se a casca a cozer numa soluo de gua e acar em partes iguais at a casca estar cozida. 6- Segue-se a fase da secagem que, pode ser temperatura ambiente e baixa humidade. 7

Das könnte Ihnen auch gefallen