Sie sind auf Seite 1von 4

Universidade Lusada do Porto - Faculdade de Arquitectura e Artes

Introduo ao Desenho Estudo da forma tridimensional

ESTUDO DA FORMA TRIDIMENSIONAL (CADEIRAS)

ndice

Dados e histria dos modelos ....................................................................................................... 2 Anlise estrutural .......................................................................................................................... 3 Anlise crtica ................................................................................................................................ 4 Bibliografia ...................................................................................... Erro! Marcador no definido.

Universidade Lusada do Porto - Faculdade de Arquitectura e Artes

Introduo ao Desenho Estudo da forma tridimensional

Dados e histria dos modelos


Modelo 3 - RedBlue Chair (1917) Autor - Gerrit Thomas Rietveld (1888-1964, Holanda) Movimento: De Stijl Materiais: Contraplacado, faia. Concebida como sendo uma abstracta composio de planos e linhas no espao, esta cadeira a viso tridimensional de Rietveld do minimalismo das pinturas de Piet Mondrian, um colega do movimento De Stijl. Rietveld desenhou esta cadeira para a produo em massa e feita com as medidas standard de madeira, consumindo assim poucos recursos na sua construo. Originalmente acabada em madeira natural, foi pintada depois nas suas cores actuais (Azul e vermelho) por Rietveld em 1921.

Modelo 6 - The Hill House Chair (1903) Autor - Charles Rennie Mackintosh (1868-1928, Esccia) Materiais - Madeira, seda. O arquitecto e designer escocs, Charles Rennie Mackintosh, considerou o espao dentro e fora da cadeira, to importante como a madeira e o assento. Inicialmente pintada de branco, a cadeira Hill House, foi pensada apenas como sendo um elemento decorativo. Foi desenhada em 1902/3 para uma publicao W.W. Blackie. A cadeira original ainda se encontra num quarto da casa Hill House (projectada pelo prprio Mackintosh) de Walter Blackie.

Modelo 10 - Wiggle Side Chair, (1972) Autor - Frank Owen Gehry (1929) Movimento Desconstrutivismo Materiais Papelo endurecido Uma das cadeiras Easy Edges de Frank Owen Gehry, a Wiggle Side Chair, composta por sessenta camadas de papelo endurecido juntas e aparafusadas. Gehry usou um material de uso comum o papelo com que as suas maquetas eram feitas numa forma escultural slida. Eu comecei por brincar com aquilo, depois colei aquilo tudo e recortei as suas formas com uma serra e com uma navalha. disse Frank.

Universidade Lusada do Porto - Faculdade de Arquitectura e Artes

Introduo ao Desenho Estudo da forma tridimensional Anlise estrutural


A cadeira Hill House, de Charles Rennie Mackintosh, a mais antiga das trs cadeiras e talvez por isso seja das mesmas trs, a que mais se aproxima do nosso conceito inconsciente de cadeira. A sua estrutura compe-se na sua base, por quatro pernas (que formam um trapzio) unidas entre si, por ligaes estabilizadoras (estreitas ripas de madeira), e na retaguarda essas ligaes tomam uma maior intensidade desde a base, e essa intensidade prolonga-se at ao topo da cadeira, percorrendo quase todo o encosto da mesma. No topo do encosto, as ligaes estabilizadoras terminam, e do lugar a uma malha reticular formada tambm por estreitas tiras de madeira. O assento desta cadeira, moldado pelas pernas da mesma, logo este ser um trapzio. Devido s dimenses da cadeira, nomeadamente a grande altura, e a sua reduzida largura, esta pode tornar-se pouco prtica na sua utilizao, da, Mackintosh ter informado logo aps a sua finalizao, que a cadeira no teria como principal funo ser cadeira, mas sim ser apenas um elemento decorativo na casa. Apesar de ter uma estrutura comum, esta cadeira marcou a diferena na sua poca, pois, as suas propores so completamente diferentes do que se tinha visto at altura.

A RedBlue Chair de Gerrit Thomas Rietveld, foi criada 14 anos depois da Hill House e apesar da aparente proximidade temporal entre as duas criaes, elas conseguem ser muito diferentes uma da outra. A composio da RedBlue Chair, um pouco mais complexa que a de Hill House. Esta, contm uma estrutura mais trabalhada, j que a de Hill House uma estrutura mais padronizada e de compreenso mais fcil. A base da RedBlue Chair assenta em quatro pernas e quatro elementos estabilizadores que se apresentam na perpendicular s pernas, e que contornam toda a base da cadeira. Uma das grandes diferenas em relao Hill House, que a RedBlue Chair apresenta braos e estes tm uma consequncia em toda a sua estrutura. Estes so sustentados por duas das quatro pernas e por mais dois elementos paralelos s pernas, e que esto ligados aos elementos estabilizadores horizontais. Outra diferena crucial o encosto e o assento da cadeira, estes ao contrrio da Hill House, no so paralelos s pernas nem paralelos aos eixos estabilizadores. Formam assim um elemento de destaque em relao ao resto da estrutura, e ao mesmo tempo deixa consequncias na mesma. Esta cadeira apesar de ter quase um sculo de existncia, ainda uma referncia no design contemporneo, pois a sua estrutura foi uma inovao que inspirou toda uma vaga de novas criaes at aos dias de hoje.

A Wiggle Side Chair de Frank Gehry uma criao muito mais recente em relao aos dois ltimos modelos, da fcil de compreender a mudana brusca de conceito para esta cadeira.

Universidade Lusada do Porto - Faculdade de Arquitectura e Artes

Introduo ao Desenho Estudo da forma tridimensional


Enquanto as cadeiras de Mackintosh e de Rietveld apresentam uma estrutura formada por mltiplos elementos, a de Frank Gehry apresenta uma estrutura formada por uma nica massa. Esta diferena crucial, e leva toda estrutura para um lado completamente diferente das cadeiras anteriormente analisadas. Esta massa, estrutura e d forma cadeira. Desde a base do modelo, este elemento nico, faz um percurso serpenteado at dar forma ao assento da cadeira, que de seguida continua e d tambm forma ao encosto. A Wiggle Side Chair a mais orgnica das trs criaes aqui analisadas, que mesmo no o sendo, d uma sensao de ser um elemento de carcter aleatrio.

Anlise crtica
Estas trs cadeiras tm nas suas estruturas as suas maiores singularidades, e todas elas conseguem obter a sua harmonia tambm de uma maneira muito singular. A Hill House Chair, consegue com as suas propores desenhar um efeito invulgar, e ao mesmo tempo destacar-se do meio envolvente e at na nossa mente, ferindo o nosso conceito de cadeira. Depois esta criao causa tambm um sentimento de dualidade, pois parece ser formada por dois elementos, distintos que so o encosto e o assento. Estes chocam entre si, e destacam-se mutuamente. Assim a parte esttica da cadeira est conseguida, ao contrrio da parte funcional, pois devido s suas propores, a cadeira, no consegue desempenhar qualquer funo com eficcia. A RedBlue Chair, tem na sua estrutura o seu ponto forte, que com a sua aparente complexidade, gera confiana pessoa e ao mesmo consegue servir muito bem a sua funo a de cadeira. Depois nas suas cores (as cores do movimento De Stijl) este modelo cria um balano entre a sua seriedade estrutural e a descontraco. Nesta cadeira a posio do assento e encosto para com o resto da cadeira, apela a uma posio mais descontrada, mas esta acaba por se tornar completamente impossvel, devido dureza do material utilizado, a madeira. A Wiggle Side Chair, tem na suavidade das suas linhas o seu principal ponto de destaque. Depois toda a massa que a forma, d uma sensao de unidade e tambm de segurana. Toda a cadeira contnua, no existem quebras ou ligaes, existe apenas a cadeira, e a sua funo. Assim esta simplicidade torna esta criao perfeitamente acessvel, no existe complexidade, no existem dvidas.

Das könnte Ihnen auch gefallen