Sie sind auf Seite 1von 6

1. verbo com sujeito simples O verbo concorda em nmero e pessoa, no interessando a posio. Ex.: Ele chegou tarde.

Ns voltaremos logo. Chegaram os alunos. 2. sujeito composto antes do verbo a) o verbo vai para o plural: Exemplo: Recife e Jaboato dos Guararapes so as principais cidades do litoral pernambucano. b) o verbo poder ficar no singular:

Se os ncleos do sujeito forem sinnimos. Exemplo: A decncia e honestidade coisa rara nos dias atuais.

Quando os ncleos formam uma gradao. Exemplo: A angstia, a solido, a falta de companhia levou-o ao vcio da bebida.

Quando os ncleos aparecem resumidos por tudo, nada, ningum. Exemplo: Diretores, gerentes, supervisores, ningum faltou. A ameaa, o terrorismo, a agresso, nada o assustava. 3. sujeito composto depois do verbo a) o verbo vai para o plural Chegaram ao estdio os jogadores e o tcnico. Cambaleavam na rua Do Carmo e Dirceu. b) o verbo concorda com o ncleo mais prximo Chegou ao estdio o tcnico e os jogadores. 4. sujeito composto de pessoas diferentes a) quando aparece a 1 pessoa do singular o verbo vai para o plural Exemplo: Jorge e eu jogaremos amanh. O professor e eu fotografamos vrios tipos de pssaros.

b) se o sujeito for formado de segunda e terceira pessoas do singular, o verbo pode ir para a 2 ou 3 pessoa do plural. Exemplo: Tu e ele ficareis atentos. Tu e tua esposa viajaro cedo. 5. ncleos do sujeito ligados por OU

a) se houver idia de excluso ou retificao, o verbo fica no singular ou concordar com o ncleo do sujeito mais prximo. Exemplo: Paulo ou George ser o novo gerente. O marginal ou os marginais no deixaram nenhuma pista para os policiais. b)se no houver idia de excluso o verbo vai para o plural. Exemplo: A bebida ou o fumo so prejudiciais sade. 6. ncleos do sujeito ligados por COM O verbo ir para o plural, mas admite-se o singular quando se quer destacar o primeiro ncleo do sujeito. Exemplo: O marceneiro com o pintor terminaram o servio combinado. O marceneiro com o pintor terminou o servio combinado. 7. sujeito coletivo Quando o sujeito um coletivo, o verbo concorda com ele. Exemplo: A multido aplaudiu o discurso do diretor. As boiadas seguiam seu caminho pelo pantanal. Observao: se o coletivo vier especificado o verbo pode ficar no singular ou ir para o plural. Exemplo: A equipe de cinegrafistas acompanhou o protesto dos professores pelas ruas do Recife. A equipe de cinegrafistas acompanharam o protesto dos professores pelas ruas do Recife. 8. sujeito substantivo que s tem plural. Quando o sujeito um substantivo usado somente no plural, h duas possibilidades: a) se o substantivo no vier precedido de artigo fica no singular. Exemplo: Estados Unidos a maior potncia econmica do mundo. b) se o substantivo for precedido de artigo, o verbo vai para o plural. Exemplo: As Minas Gerais possuem grandes paisagens naturais. 9. sujeito um pronome de tratamento. Quando o sujeito um pronome de tratamento, o verbo vai para a 3 pessoa. Exemplo: Vossa Excelncia agiu corretamente. Vossas Excelncias votaram a nova lei. 10. sujeito so os pronomes relativos QUE e QUEM a) se o sujeito for o pronome relativo QUE, o verbo concordar em nmero e pessoa com o antecedente do pronome. Exemplo: Fui eu que liguei o rdio.

Fomos ns que consertamos a TV. b) se o sujeito for o pronome QUEM, o verbo fica na 3 pessoa do singular. Exemplo: No sou eu quem faz o jantar. Fui eu quem pagou o jantar. Observao: Popularmente comum o verbo concordar com o antecedente do pronome QUEM. Exemplo: No sou eu quem fao o jantar. 11. o sujeito uma orao Quando o sujeito for representado por uma orao, o verbo fica na 3 pessoa do singular. Exemplo: Ainda falta comprar vrios livros. No adianta vocs ficarem parados na fila. 12. os ncleos do sujeito so infinitivos O verbo vai para o plural se os infinitivos forem determinados por artigos. Caso os infinitivos no aparecerem determinados o verbo poder ficar no singular. Exemplo: Correr e caminhar um timo exerccio. O cantar e o danar divertem qualquer pessoa. 13. Verbo com a partcula apassivadora SE O verbo normalmente concorda com o sujeito. Exemplo: Vende-se uma geladeira. Vendem-se carros. 14. Verbo com ndice de indeterminao do sujeito. O verbo fica na 3 pessoa do singular e a partcula a SE est ligada a um verbo transitivo indireto ou intransitivo. Exemplo: Precisa-se de pedreiros. Trabalha-se muito em Braslia. 15. Sujeito formado por expresses

Um ou outro O verbo concorda no singular com o sujeito. Exemplo: Um ou outro jogador merecia crticas. Um ou outro levava a irm ao colgio.

Um e outro, nem um nem outro, nem... nem... O verbo concorda preferencialmente no plural. Exemplo: Um e outro permaneciam aguardando a chamada.

Nem um nem outro quiseram tomar banho.

Um dos que, uma das que O verbo vai, de preferncia, para o plural. Exemplo: Antnio um dos que mais estudam matemtica.

Mais de, menos de O verbo concorda com o numeral a que se refere. Exemplo: Mais de um aluno apresentou a pesquisa de campo. Mais de cem menores fugiram do presdio.

A maior parte de, grande nmero de

Essas expresses seguidas de substantivos ou pronome no plural, o verbo pode ir para o singular ou para o plural. Exemplo: Grande nmero de empresrios se revoltou contra o governo. A maioria das pessoas protestaram contra o aumento da energia eltrica.

plural.

Quais de vs, quantos de ns, alguns de ns O verbo concordar com os pronomes ns ou vs ou concordar na 3 pessoa do Exemplo: Alguns de ns chegaram hoje. Muitos de ns no conhecemos as leis. Observao

Se o pronome indefinido ou interrogativo estiver no singular, o verbo ficar na 3 pessoa do singular. Exemplo: Nenhuma de ns ouviu a notcia. 16. Haja vista Podem ocorrer as seguintes concordncias:

A expresso fica invarivel Exemplo: Haja vista aos livros da escola. (atente-se) Haja vista os livros da escola. (por exemplo)

A expresso vai para o plural Exemplo: Hajam vista os livros da escola. (vejam-se) 17. Concordncia dos verbos DAR, SOAR, BATER

Esses verbos concordam regularmente com o sujeito, a no ser que sejam usadas outras palavras como sujeito.

Exemplo: Batiam cinco horas quando o alarme tocou. Deu quatro horas e ningum foi visto. 18. Concordncia dos verbos impessoais Ficam na 3 pessoa do singular, pois no possuem sujeito. Exemplo: Havia cinco anos que moravam em Portugal. Chovia muito naquela noite. Faz dois meses que recebemos a carta. Observao

Quando acompanhado de verbo auxiliar, esse fica invarivel na 3 pessoa do singular. Exemplo: Devia haver cinco anos que no falvamos com Rita.

Verbos que exprimem fenmenos da natureza usados em sentido figurado deixam de ser impessoais. Exemplo: Choviam lgrimas de seus olhos.

Popularmente comum usar o verbo TER como impessoal no lugar de haver ou existir. Tem cinco anos que moravam em Portugal. 19. Concordncia do verbo SER O verbo SER ora concorda com o sujeito ora concorda com o predicativo.

Quando o sujeito for um dos pronomes QUE ou QUEM o verbo SER concordar obrigatoriamente com o predicativo. Exemplo: Que so homnimos? Quem foram os vencedores do campeonato?

O verbo SER concordar com o numeral na indicao de tempo, dias, distncia. Exemplo: uma hora da madrugada. So dezenove horas em ponto.

Quando o sujeito for os pronomes tudo, o, isso, aquilo, isto o verbo SER concorda, preferencialmente, com o predicativo, mas poder concordar com o sujeito. Exemplo: Tudo so flores no incio da relao. Isto so fenmenos da natureza.

Quando aparece nas expresses muito, pouco, bastante o verbo SER fica no singular, quando indicar quantidade, distncia, medida. Exemplo: Quatro reais pouco para irmos ao cinema.

Seis quilos de feijo mais do que pedi. 20. Concordncia do verbo PARECER O verbo PARECER antes de infinitivos admite duas concordncias:

O verbo PARECER se flexiona e o infinitivo no varia. Exemplo: As paredes do prdio pareciam estremecer.

No varia o verbo PARECER e o infinitivo flexionado. Exemplo: Os alunos parecia concordarem com o diretor da escola.

O verbo PARECER concordar no singular, usando-se orao desenvolvida. Exemplo: As paredes parece que esto estremecidas.

CONCLUSO
Como se pode notar concordncia verbal um assunto bastante extenso e requer muito estudo e concentrao, pois apresenta vrias regras e algumas se diferenciam por pequenos detalhes. Vimos que quando o sujeito simples o verbo concorda em nmero e pessoa, estando o sujeito antes ou depois do verbo. Se o sujeito for composto, h vrios casos de concordncia, tais como o sujeito anteposto ao verbo (o verbo vai para o plural, ou poder ficar no singular); sujeito posposto ao verbo (o verbo vai para o plural ou pode concordar com o ncleo do sujeito mais prximo); sujeito representado por coletivo e assim por diante. Tambm foi mencionado casos de concordncia em que o sujeito uma orao; os seus ncleos so constitudos por infinitivos e at por expresses como um ou outro, um e outro. Enfim, acreditando que a linguagem usada neste tutorial clara e objetiva, suponho ter alcanando meu objetivo que foi dar conta de uma parte to importante da gramtica que a concordncia verbal.

Das könnte Ihnen auch gefallen