Sie sind auf Seite 1von 4

JOS SARNEY Retira as leis do regime militar: Entulho autoritrio. Liberdade de imprensa, de expresso e pensamento, de organizao partidria e sindical.

l. Legalizao dos partidos comunistas. Reata relaes com Cuba. Iniciativa com Argentina para a formao do Mercosul (que ser fundado em 1991) Dvida externa de 200% ao ano. Em 87, Sarney decreta moratria. Apresenta planos de estabilizao econmica atravs de choques econmicos O Plano Cruzado (1986) Ministro Dilson Funaro; congelamento de preos e salrios; mudana da moeda;

Os fiscais do Sarney; Desabastecimento e gio provocam o fracasso do plano.

Plano Cruzado II: Reajuste de preos e tarifas; Gatilho salarial. Plano Bresser (1987) do Ministro Bresser Pereira: Novo congelamento de preos por dois meses; Aumento de impostos e tarifas pblicas; Extino do gatilho salarial. Plano Vero (1989) do Ministro Malson da Nbrega: Corte no gastos pblicos, Criao do Cruzado Novo, Congelamento de cmbio, salrios e 175 produtos. Superinflao: 933% em 1988 e 2.751% em 1989/1990.

Decretao de Moratria (crise das contas externas);

Ulisses Guimares = Presidente da Constituinte, do Congresso Nacional e do PMDB. Constituio de 1988 A Constituio Cidad onde vrios artigos faltam ser regulamentados e que vem sendo continuadamente reformada. novos direitos sociais Habeas Data, racismo como crime inafianvel, terra com funo social. novos direitos trabalhistas 44 horas semanais, licena paternidade, licena maternidade de 4 meses, seguro desemprego. reforma eleitoral voto facultativo para analfabetos e para pessoas entre 16 e 17 anos. O governo termina com uma grave crise econmica. Eleies Diretas para a Presidncia da Repblica: Luis Incio Lula da Silva x (PT) Fernando Collor de Melo (PRN)

FERNANDO COLLOR Plano Collor ou Brasil Novo da Ministra Zlia Cardoso de Mello: Instituio do Cruzeiro, Congelamento de preos e salrios, Confisco das contas correntes, poupanas e aplicaes do que excedesse 50 mil cruzeiros que seriam devolvidos em 18 meses. Incio efetivo no Brasil do neoliberalismo: Abertura do mercado nacional aos produtos importados. Incio da privatizao de estatais, comeando pela Usiminas. Corrupo (desvio de verbas da LBA, suborno Magri, esquema PC Farias, ...):

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO Recesso e aumento da inflao; Corrupo no Oramento da Unio (Os Anes do Oramento Joo Alves):

Uma CPI cassou o mandato de 18 parlamentares, sendo que nenhum foi preso Plano Real do Ministro Fernando Henrique Cardoso: Adoo da URV (Unidade Real de Valor). Criao do Real. Estabilidade Econmica Eleies Presidenciais: sendo eleito Fernando Henrique Cardoso do PSDB em primeiro turno. Utilizando o Plano Real como poltica de campanha Fernando Henrique foi eleito e reeleito (pela primeira vez na Histria do Brasil), em primeiro turno, presidente do pas; Aumento dos juros, queda do consumo e baixa inflao; Aumento da violncia no campo (MST) e nas cidades (crime organizado); Aceleramento das privatizaes (auge do neoliberalismo), sob o argumento de estimular a modernizao e saldar a dvida pblica; Instituio da CPMF e da Lei de Responsabilidade Fiscal; A dvida externa quadruplicou; Adoo do Cmbio Flutuante; Emenda da reeleio: presidente, governadores e prefeitos poderiam ser reeleitos; Racionamento energtico; Destaque internacional para o Programa brasileiro de combate a AIDS (Min Jos Serra);

LULA No fugiu orientao econmica do governo anterior, atravs do Presidente do BC Henrique Meireles, ex-PSDB (manuteno de juros altos e poltica monetria ortodoxa). Privatizaes suspensas, papel do Estado reforado, incentivos financeiros para a pesquisa cientfica retorno poltica nacional-estatista. Poltica externa com nfase no cenrio mundial. Reforo do Mercosul e aumento das relaes com a Unio Europeia.

Projetos sociais para combater a pobreza e reajuste do salrio mnimo reduziu em 19% a misria no pas (8,6 milhes). Denncias de corrupo. Reeleio.

Investimento em vrios setores da economia, crescimento da renda da populao e expanso do crdito incentivaram o crescimento industrial. Reforma Tributria e Previdenciria, recebendo crticas da extrema esquerda e do PFL e PSDB. Denncias do mensalo: por meios indiretos, o governo pagava Deputados para que aprovassem matrias de interesse do Executivo. Segundo mandato com altos ndices de aprovao nas pesquisas pblicas.

Das könnte Ihnen auch gefallen