Sie sind auf Seite 1von 48

Seminrio ENADE Braslia - DF junho/2011

INEP-ENADE
O ENADE no contexto do SINAES ENADE - Legislao - Operacionalizao - Banco Nacional de Itens - Instituto de Avaliao e Anlise de Resultados

INEP-ENADE
ENADE - Constituio Federativa do Brasil de 1988 - Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional n 9394/96 - Lei do SINAIS Lei 10.861, 14 de abril de 2004 - Portaria Normativa MEC n 40, de 2007 Eixo dos SINAIS - Avaliao Institucional - Avaliao dos cursos de graduao - Avaliao do desempenho dos alunos

INEP-ENADE
Comisso Nacional de Avaliao da Educao Superior CONAES Submete anualmente aprovao do Ministrio de Estado da Educao a relao dos cursos a cujos estudantes ser aplicado o ENADE Prope e avalia dinmicas, procedimentos e mecanismos da avaliao institucional, de cursos e de desempenho dos estudantes

INEP-ENADE
ENADE Objetivos Bsicos Contribuir com a avaliao dos cursos de graduao; Aferir o desempenho dos estudantes no que se refere ao uso, sntese e integrao de conhecimentos adquiridos ao longo do curso; Possibilitar aos cursos o acompanhamento dos resultados de suas aes pedaggicas; Avaliar comparativamente a formao oferecida pelas IES aos estudantes das respectivas reas avaliadas.

INEP-ENADE
Em 2011 o ENADE ser censitrio. ENADE constitui-se componente obrigatrio dos cursos de graduao. curricular

Ser escrito no histrico escolar do estudante somente sua situao regular em relao ao ENADE, atestada por sua efetiva participao ou dispensa oficial pelo MEC, na forma estabelecida em regulamento.

INEP-ENADE
vedada a identificao nominal de resultado do estudante avaliado. O resultado individual fornecido exclusivamente ao estudante.

INEP-ENADE
A inscrio dos estudantes habilitados ao ENADE responsabilidade do dirigente da IES. O ENADE no faz inscrio. A IES quem tem conhecimento de quem so seus estudantes habilitados. A no-inscrio de estudantes pela IES poder ensejar a aplicao das sanes previstas na legislao, como, por exemplo, a suspenso temporria de abertura de processo seletivo de cursos de graduao.

INEP-ENADE
Instrumentos de Avaliao e Questionrios Aplicados
- 10 questes de Formao Geral: 8 questes de mltipla

escolha e 2 questes discursivas. - 30 questes do componente especfico da rea avaliada: 27 questes de mltipla escolha e 3 questes discursivas. - Questionrio de percepo sobre a prova.

INEP-ENADE
Questionrio do Estudante Preenchido pela internet. Busca levantar, junto aos estudantes informaes socio econmicas e acadmicas. Questionrio destinado ao Coordenador Busca reunir informaes que contribuam para a definio do perfil do curso (coletado nos quinze dias subsequentes prova via internet).

INEP-ENADE
ENADE OPERACIONALIZAO 1. Elaborao de diretrizes para a prova e matrizes de avaliao; Elaborao das provas (imprensa, distribuio e recolhimento das provas); Aplicao e correo.

INEP-ENADE
CONCEITO ENADE Conceito 1 Desempenho Inferior Conceito 5 Desempenho superior Os cursos podem ainda ter SC (SEM CONCEITO) como resultado final.

INEP-ENADE
RELATRIOS de IES de Cursos Sntese de rea Boletim de desempenho do estudante De regularidade junto ao ENEDE E outros

INEP-ENADE
Cursos que sero avaliados mesmo de 2008 As instrues e os instrumentos necessrios s IES para o enquadramento dos cursos e inscrio eletrnica dos estudantes habilitados no ENADE est disponvel no endereo eletrnico http://enade.inep.gov.br - Manual do ENADE

INEP-ENADE
ALUNOS APTOS AO ENADE Estudante ingressante: estudantes que tenham iniciado o curso com matrcula no ano de realizao do ENADE Concluinte: quem vai concluir o curso de graduao em 2011 ou ter cursado 80% da carga horria do curso

INEP-ENADE
Estudantes dispensados (inscrio) do ENADE -2011 Estudante de curso no avaliado em 2011 Estudante que colar grau at 31 de agosto de 2011

INEP-ENADE
Estudante oficialmente matriculado e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data do exame, em instituio conveniada com a IES de origem Alunos ingressantes e irregulares no vo participar da avaliao, mas devem se inscrever. Sero avaliados os concludentes.

INEP-ENADE
CRONOGRAMA 20 a 30 de junho de 2011 Inscries de estudantes irregulares de anos anteriores 18 de julho a 19 de agosto de 2011 Inscrio de alunos avaliados pelo ENADE 2011 22 a 31 de agosto de 2011 Consulta pblica lista de inscritos pgina do INEP 22 a 31 de agosto de 2011 Ajustes nas inscries (insero e correo)

INEP-ENADE
CRONOGRAMA 22 a 31 Alterao de localizao de prova At 20 de setembro de 2011 Divulgao dos estudantes obrigados ao ENADE 7 de outubro a 6 de novembro de 2011 Respostas ao questionrio do estudante e consulta local de prova 6 de novembro de 2011 Aplicao das PROVAS

INEP-ENADE
7 a 21 de novembro de 2011 Respostas ao questionrio do coordenador de curso 6 de dezembro de 2011 Previso de divulgao do relatrio de presena

INEP-ENADE
PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS Enquadramento dos cursos de graduao nas respectivas reas de abrangncia do ENADE em 2011 ser responsabilidade da Instituio de Educao Superior, a partir das informaes constantes do Sistema e-MEC.

INEP-ENADE
Perodo de enquadramento: 6 de junho a 19 de agosto. Estudantes em situao irregular de anos anteriores, inscritos no ENADE 2011, sero dispensados da prova a ser aplicada em 2011. Data da prova: 6 de novembro de 2011, s 13h horrio de Braslia.

INEP-ENADE
Alunos Ingressantes - Estudantes que tenham iniciado o curso com matrcula no ano de realizao do ENADE. Ex: ingressou agora via vestibular, ENEM e Quota. Alunos Concluintes - Estudantes que j tenham realizado 80% da grade curricular do curso.

INEP-ENADE
EFETIVAO DO PROCESSO DE INSCRIO Informaes preliminares A Comisso de rea vai definir se as provas de Bacharelado e Licenciatura sero iguais, ou se sero nicas. As IES devero enquadrar os cursos de acordo com o PPP. Caso no consiga se enquadrar em nenhuma rea, estar automaticamente dispensado pelo MEC.

INEP-ENADE
Irregularidades de anos anteriores Quaisquer cursos avaliados pelo ENADE em anos anteriores, no inseridos nas reas de 2011 que ainda tenham estudantes em situao irregular no ENADE sero inscritos. Lembretes: - 20 a 30 de junho inscrio de irregulares de anos anteriores. - A partir de 18 de julho regulares de 2011

INEP-ENADE
Quem no ingressante e nem concluinte no far prova do ENADE. Os alunos do curso de Letras sero inscritos,e o INEP decidir quem participar, por ocasio da lngua estrangeira.

INEP-ENADE
e-MEC e ENADE e-MEC: Sistema que regula o ENADE Se o curso aparece no e-MEC e no aparece no ENADE, isso se configura como um problema. Se realizar alterao no cadastro de qualquer natureza da IES, essas s sero visualizadas no dia posterior, aps atualizao do sistema. As atualizaes no Sistema e-MEC sero incorporadas ao Sistema ENADE.

INEP-ENADE
As atualizaes no Sistema e-MEC ser0 incorporados ao sistema ENADE e-MEC: Precisa de dirigentes IES, Pesquisador Institucional-PI e endereos eletrnicos. Sem e-MEC no fao ENADE!

INEP-ENADE
AMBIENTE INSTITUCIONAL ENADE 1. Logar como ( ) Coordenador (X) PI Cdigo da IES: CPF: SENHA: (mesma senha de acesso ao e-MEC) Entrar

INEP-ENADE
Funes do PI Enquadrar e acompanhar o trabalho dos coordenadores. Como realizar o enquadramento? O enquadramento define a prova a ser aplicada ao aluno. O processo de enquadramento consiste em: abrir a lista das reas que esto contempladas na lista do ENADE, selecionar uma das reas. Logo em seguida enviada pelo sistema uma mensagem comunicando ao coordenador acerca do enquadramento realizado pelo PI. (Importante: Manter anti-spam liberado)

INEP-ENADE
Com o enquadramento o Coordenador convocado a trabalhar, ficando o PI informado quando do incio dos trabalhos. O PI tem acesso as informaes relativas ao nmero de alunos irregulares inscritos, alunos regulares inscritos, questionrio do Coordenador (verifica se ele j respondeu) e a listagem de enquadramento.

INEP-ENADE
O PI pode visualizar: LISTAGEM DE ENQUADRAMENTO IES: CURSO: REA: DIPLOMA CONFERIDO: SAIR Aqui termina o trabalho do PI no que diz respeito ao enquadramento.

INEP-ENADE
2. Procedimentos do Coordenador de Curso Necessita de senha. Quando no tem deve criar sua senha de acesso. O PI no recebe senha do Coordenador. Ele apenas recebe o cdigo de acesso para o Coordenador criar sua senha.

INEP-ENADE
Coordenador de Curso Acessa como: (x) Coordenador ( ) PI Cdigo do Curso: CPF: SENHA: Senha de 2010 no vale para o ENADE 2011

INEP-ENADE
A senha idntica para o mesmo CPF e funciona apenas para cursos enquadrados. A senha pode ser alterada pelo Coordenador de Curso. A senha combina com o CPF no e-MEC. Observao: Cada vez que o PI enquadra um curso, ele recebe uma mensagem.

INEP-ENADE
Tela do Coordenador Dados do Curso IES: Curso: Diploma: Localidade da prova: rea de abrangncia: ( ) Declaro no possuir concluintes ( ) Declaro no possuir ingressantes Clicar na situao em que seu curso se enquadra

INEP-ENADE
TIPO DE INSCRIES Existem trs tipos: 1. Individualizada 2. Lote 3. Estrangeiros

INEP-ENADE
Inscrio de Estudantes Irregulares - Carteira de Identidade, nmero de telefone e CEP. Carteira de estudante no vale para realizao de cadastro. - Observao: A aluna que casou e no alterou o nome para o de casada, dever no dia da prova do ENADE apresentar a Certido de Casamento e a Identidade. - A aluna em estado de amamentao no est dispensada da prova. Na ocasio ela realizar a prova numa sala separada dos demais alunos, podendo assim, com a ajuda de um acompanhante (fiscal-ENADE), amamentar o beb.

INEP-ENADE
Tela de Cadastro Dados Escolares Polo: Polos que esto cadastrados no e-MEC sero indicados para realizao da prova. Perodo: 18.08.2011 Tipo de inscrio:

INEP-ENADE
Inscrio em Lote Opo que permite a inscrio de vrios estudantes. Aparece:
Campo 1 Cdigo da IES Tamanho 6 Obrigatrio Campo 2 Cdigo do Curso-Tamanho 7- Obrigatrio
Campo 3 Condio do Estudante Tamanho 1 Obrigatrio Campo 4 CPF do Estudante Tamanho 11- Obrigatrio Campo 5 Nome do estudante (Conforme dados da Receita Federal) Campo 6 N C.I Tamanho 20 Obrigatrio Campo 7 Indicador de Necessidades Especiais Tamanho 1 Obrigatrio

INEP-ENADE
Depois teclar ENTER para indicar o fim da 1 linha. Exemplo de cadastro de Lotes: Oo3;23456;9867;;
Observaes: 1. Utilizo ponto e virgula seguido (;;) quando no tenho a informao seguinte. 2. No esquea de gravar o arquivo e nunca interrompa o processamento do arquivo. Ao concluir o Sistema emite mensagem informando se o processo foi realizado com sucesso. 3. # indicao de comentrio. A linha no processada pelo Sistema ENADE. Pode continuar trabalhando.

INEP-ENADE
Inscrio de Estrangeiro Dados necessrios CPF Cpia do Passaporte ou Carteira de Estrangeiro junte a imagem e envie para o arquivo disponvel na pgina de cadastro. Endereo residencial no Brasil O INEP no aceita residncia temporria). Dados escolares

INEP-ENADE
Quando o aluno estrangeiro cadastrado, ele no aparece logo em sua lista. Aguarde cinco dias e, caso no aparea, entre em contato com o INEP. Se o INEP indeferir a inscrio, a comunicao feita via email para o Coordenador.

INEP-ENADE
CONTROLE DOS ALUNOS INSCRITO No final do processo, faa downloand dos estudantes inscritos e grave em seu arquivo. RECOMENDAO Imprima a lista contendo os nomes dos estudantes cadastrados e divulgue entre os estudantes.

INEP-ENADE
Estudante no selecionado pelo INEP para realizar o ENADE: Caso deseje participar da prova, pode se cadastrar. Porm sua situao ser configurada como VOLUNTRIO.

INEP-ENADE
ALTERAO DE LOCALIDADE DA PROVA Atendimento de aluno que esteja fora da cidade. Aluno em situao de estgio, desde que comprovado. Quem est fora do pais tem dispensa prvia e nem precisa ser inscrito. De 22 a 31 de agosto de 2011 Alterao de localidade de prova

INEP-ENADE
O local da prova ser informado pela IES. O aluno tem que responder o QUESTIONRIO, que se encontra na pgina do INEP, para poder conhecer o local da prova. Observao: Somente os alunos convocados para a PROVA devero responder o questionrio. Encerrando as Inscries Isso gera um PROTOCOLO/RECIBO quantitativo. uma resposta do Coordenador ao PI.

INEP-ENADE
Endereo para contato INEP/ENADE Setor de Rdio e TV Sul Quadra 701, Bloco M Ed. Drio Macedo, 4 Andar CEP: 70340-909 Braslia DF Telefone: (61) 2022.3450 enade@inep.gov.br http://enade.inep.gov.br

Das könnte Ihnen auch gefallen