Sie sind auf Seite 1von 5

Estudos dirigidos de Anatomia

Anatomia Humana
1. Conceituar anatomia em sentido amplo e em sentido restrito; Anatomia a cincia que estuda macro e microscopicamente a constituio e desenvolvimento dos seres organizados. A Anatomia (Ana = em partes; tomia = cortar) em suma, o estudo pela dissecao de peas previamente fixadas por solues apropriadas. E Anatomia em sentido restrito em nosso caso, trata-se principalmente do estudo anatmico do ser humano pelas cincias radiolgicas. 2. Citar os sistemas e os aparelhos do organismo; O corpo humano composto pelos sistemas tegumentar, esqueltico, muscular, nervoso, circulatrio, respiratrio, digestivo, urinrio, endcrino e sensorial que, agrupado convenientemente, formam os aparelhos locomotor e urinrio. 3. Conceituar normal em Anatomia, variao anatmica, anomalia e monstruosidade; Para o anatomista, normal puramente uma conceituao estatstica, j para o mdico, o que sadio ou com sade, no doente. Variao anatmica, so as diferenas morfolgicas que podem se apresentar externamente ou em qualquer dos sistemas do organismo sem que isto, traga prejuzo funcional para o indivduo. Anomalia, uma perturbao funcional do padro anatmico que perturba a funo de indivduo ou de um sistema. E a monstruosidade, quando a anomalia e muito acentuada, incompatvel com a vida. 4. Citar os fatores gerais idade, sexo, raa, bitipo e evoluo. de variao anatmica: Bitipo:

5. Definir So caracteres herdados ou adquiridos pelo indivduo.

6. Definir longilnio, brevelnio e mediolnio e citar suas caractersticas morfolgicas:

Os brevelnio so magro, com pescoo longo, trax achatado Antero posteriormente e membros longos em relao ao corpo. Os brevilnios so atarracados em geral baixos, pescoo curto, grande dimetro do trax Antero-posteriormente e membros curtos em relao ao corpo. Os brevilnios normalmente apresentam caracteres intermedirios. 7. Definir nomenclatura Anatmica: o termo empregado para descrever e designar o organismo e suas partes. 8. Citar os princpios fundamentais da nomenclatura Anatmica usado para designar estruturas do corpo humano, exemplificando: Ao designar uma estrutura, a nomenclatura procura adotar termos que no sejam apenas sinais para a memria, mas, tragam tambm informao ou descrio sobre a estrutura. Ex. a forma: (msculo trapzio), a sua posio ou situao (nervo mediano), o seu trajeto ( artria circunflexa da escpula) e etc.. 9. Citar as abreviaturas utilizadas em Anatomia, para os termos gerais: a. - artria; aa. - artrias; fasc. - fascculo; gl. - glndula; lig. ligamento; ligg. - ligamentos; m. - msculo; mm. - Msculos; n. - nervo; nn. - nervos; r. - ramo; rr. - ramos; v. - veia; vv. - veias. 10. Citar as partes constituintes Cabea, pescoo, tronco e membros. do corpo humano:

11. Descrever a "Posio de Designao Anatmica" no homem e nos mamferos quadrpedes: posio bpede ou ortosttica, face voltada para frente, olhar dirigido para o horizonte, membros superiores estendidos e aplicados ao tronco com as palmas da mo voltada para frente, membros inferiores unidos com as pontas dos ps voltadas para frente. E nos animais, sua posio ordinria em p. 12. Descrever os "planos de delimitao e seco" do corpo humano e dos mamferos quadrpedes: Planos verticais: ventral ou anterior, dorsal ou posterior, frontal ou coronal e lateral direito e esquerdo. Planos horizontais denominados transversais: cranial ou superior, podlico ou inferior e caudal. Nos animais, temos planos ventral, dorsal, laterais direito e esquerdo, cranial e caudal. Sendo que, as denominaes anterior e posterior, no tem aplicao devido a sua condio de quadrpede.

13. Citar os eixos do corpo humano descrevendo seu trajeto: Eixo hteropolar sagital (antero-posterior) unindo o centro do plano ventral ao centro do plano dorsal onde, suas extremidades, no tocam em pores correspondentes e eixo longitudinal (crnio-caudal) unindo o centro do plano cranial ao centro do plano podlico (ou caudal nos quadrpedes) sendo tambm hteropolar; e eixo homopolar transversal (latero-lateral) unindo o centro do plano lateral direito ao esquerdo onde, suas extremidades se tocam em pontos correspondentes do corpo. 14. Definir os termos de posio e direo: medial, lateral, mediano, superior, inferior, anterior, posterior, ventral, dorsal, caudal, mdio, intermdio, distal, proximal, interno, externo, cranial, superficial, e profundo: Mediano - algo que esta prximo ao plano mediano ou em local medialmente em relao a outro rgo prximo (mais a direita ou mais a esquerda); Lateral - algo que se encontra mais prximas das laterais direita ou esquerda ou em relao a outro rgo; Mediano - algo que se encontra medianamente colocado na mesma linha mediana ou seja, no plano mediano ou sagital; Superior - algo que pode estar em alinhamento transversal mais prxima do eixo cranial (superior) em ralao ao eixo caudal (inferior) no alinhamento longitudinal ou crniocaudal; Inferior - algo que pode estar em alinhamento transversal mais prxima do eixo caudal (inferior) em ralao ao eixo cranial (superior) no alinhamento longitudinal ou crnio-caudal; Anterior - algo que se encontra situada prxima ao plano ventral ou anterior em relao ao plano dorsal ou posterior; Posterior - algo que se encontra situada prxima ao dorsal ou posterior em relao ao plano ventral ou anterior; Ventral e Dorsal - Ver anterior e posterior; Caudal - algo que pode estar em alinhamento transversal mais prxima do eixo caudal (inferior) em ralao ao eixo cranial (superior) no alinhamento longitudinal ou crnio-caudal; Mdio - estrutura que se situe entre duas outras em outros planos; Intermdio - Algo que se situe entre dois pontos referenciais localizados lateralmente ou transversalmente; Distal - parte que se encontre mais distante da raiz do membro; Proximal - parte que se encontra mais prxima da raiz do membro; Interno - parte de algo que se encontra voltada para dentro ou situado internamente em relao a outra; Externo - parte de algo que se encontra voltada para fora ou situado externamente em relao a outra; Cranial - algo que pode estar em alinhamento transversal mais

prxima do eixo superior (cranial) em ralao ao eixo inferior (caudal) no alinhamento longitudinal ou crnio-caudal; Superficial - parte mais externa; Profundo - parte mais interna; 15. Definir os princpios de construo do corpo humano: estratificao, antimeria, metameria e paquimeria, e citar exemplos: Estratificao - o princpio segundo o qual, o corpo humano constitudo por camadas (extratos) que se superpe reconhecendo-se uma estratimeria ou estratificao (Ex.: a pele a camada mais externa, a tela subcutnea mais internamente e etc.;) Antimeria - so as metades bilaterais (direita e esquerda) do corpo humano que so semelhantes e denominadas de antmeros; Metameria - Trata-se da superposio no sentido longitudinal de segmentos semelhantes e cada segmento sendo um metmero (Ex.: coluna e arcos costais); Paquimeria - o princpio no qual o segmento axial do corpo humano dividido esquematicamente de dois tubos ou paqumeros (ventral e dorsal). 16. Demonstrar, com exemplos, que a simetria bilateral apenas aparente: As hemifaces de um indivduo no so idnticas; a altura dos ombros e o comprimento dos membros inferiores e superiores a direita e esquerda nem sempre so idnticas e etc...

Pgina Inicial Pgina Anterior


h t t p : / / w w w . g o o g Digite os termos da sua pesquisa Enviar formulrio de pesquisa

l e . c o m /
Web www.nuclear.radiologi a.nom.br

Este Site foi includo na Biblioteca Virtual de Energia em 2001

../../../../premios/premios.htm

Das könnte Ihnen auch gefallen