Sie sind auf Seite 1von 5

OAB 1 FASE-EXTENSIVO VESPERTINO Disciplina: Direito Administrativo Prof. Alexandre Mazza Data: 23.11.2009 Aula n.

05

TEMAS TRATADOS EM AULA LICITAO 1. Conceito o procedimento administrativo pelo qual o Estado convoca interessados em fornecer bens ou servios, estabelecendo uma competio para celebrar um contrato com quem oferecer a melhor proposta. 1.1. Tipos de Licitao a) Melhor tcnica: baixa complexidade b) Melhor tcnica: alta complexidade c) Tcnica e preo: complexidade intermediria d) maior lance ou oferta: somente para o leilo e) menor lance ou oferta: exclusivo do prego 1.2. Objetivos da Licitao a) Busca da melhor proposta (competitividade) b) Isonomia 1.3. Princpios especficos a) Princpio da vinculao ao instrumento convocat rio: o edital a lei da licitao. b) Julgamento objetivo: a administrao dever decretar o vencedor segundo o critrio do edital, e no por caractersticas pessoais. 1.4. Modalidade de licitao 1) Concorrncia 2) Tomada de preos 3) Convite Lei 8.666/93 4) Concurso 5) Leilo 6) Prego Lei 10.520/02 1. Concorrncia: grande vulto econmico; quaisquer interessados que preencham os requisitos do edital e ampla publicidade. - obrigatria: a) outorga de concesso de servio pblico b) licitao internacional c) contratao do regime de empreitada integral d) concesso de direito real de uso 2. Tomada de preos: contratao de objetos de vulto intermedirio, aber ta a interessados previamente cadastrados. 3. Convite: contratao de objetos de pequeno vulto, entre int eressados convidados em n. mnimo de trs. O instrumento convocatrio deste a carta convite. possvel utilizar outra modalidade alm daquela prevista na lei? Sim, desde que seja adotada modalidade mais rigorosa, no lugar da tomada de preo possvel usar a concorrncia, mas no o convite.

CURSO OAB EXTENSIVO VESPERTINO Direito Administrativo Alexandre Mazza 23.11.2009 Aula n. 05

4. Concurso: para premiar trabalhos artsticos culturais e arquitetnicos. 5. Leilo: para venda de bens pblicos inservveis. Ex. viaturas velhas da polcia. 6. Prego (Lei 10.520/02) Modalidade vlida para todas as esferas federativas. Pode ser de dois tipos: a) Prego Presencial: realizado com a participao das empresas em sesso pblica b) Prego Eletrnico: realizado com o apoio da internet. Deve haver uso preferencial do prego eletrnico. O prego a modalidade de uso facultativo para contratao de bens e servios comuns, so aqueles que podem ser objetivamente definidos no edital, segundo as especificaes do mercado (interessa a qualidade do objeto, no sua quantidade). 6.1 Procedimentos de Prego Inspirado em modelo italiano, o rito do prego obtm grande economia de tempo e dinheiro, principalmente por uma inverso nas fases naturais do procedimento. Fases da licitao normal a) instrumento convocatrio b) habilitao c) classificao d) homologao e) adjudicao No prego o julgamento das propostas antecede a habilitao. Analisa-se a documentao s de quem ganhou. Significa uma grande significao no processo. 6.2 Resumo do rito: Convocados os interessados, eles comparecem a uma sesso pblica, levando um envelope de documentos e outro com a proposta. A documentao fica lacrada e so apuradas as propostas. Analisando qual a mais baixa. Vo para a fase final, a autora da proposta paradigma e todas as outras com o valor at 10% acima do mais baixo. Ento, as finalistas podem oferecer lances verbais e sucessivamente mais baixos. Ganha o prego quem d menos. 6.3 Contratao direta Regra: limitao Exceo: contratao direta, sem limitao. As hipteses de contratao direta so divididas em 3 categorias. Vedao (casos emergenciais em que a licitao proibida, como compra de armas durante guerra e vacinas durante epidemia), Dispensa Art. 24 da Lei 8666 Rol taxativo possvel, mas contrria ao interesse pblico. Objetos muito baratos Deciso discricionria Inexigibilidade Art. 25 da Lei Rol exemplificativo Competio invivel Contratao por notria especializao ou contratao de artista para show da prefeitura Deciso vinculada

2. Contratos Administrativos 2.1. Conceito So aqueles celebrados pela Administrao Pblica e regidos pelos princpios e normas do Direito Administrativo. Adoo do critrio formal.

CURSO OAB EXTENSIVO VESPERTINO Direito Administrativo Alexandre Mazza 23.11.2009 Aula n. 05

2.2. Espcies de contratos Administrativos 1. Concesso de Servio Pblico: o contrato pelo qual o estado (Poder Concedente) transfere a pessoa jurdica privada (concessionria) a prestao de servio pblico, mediante remunerao (tarifa) paga pelo usurio. 2. Parcerias Pblico Privada (PPPs): so tipo de concesso, com distribuio de riscos entre o parceiro pblico e o privado, com durao acima de 5 anos e valor superior a 20 milhes. Para administrar a parceria, a lei prev uma sociedade de propsito especfico, deve ter maioria de capital com a iniciativa privada. So de 2 tipos: a) concesso administrativa b) concesso patrocinada*: alm da tarifa paga pelo usurio existe contra prestao pecuniria do parceiro pblico ao privado 2.3. Caractersticas 1. verticalidade: a administrao ocupa posio de superioridade Contrato privado horizontalidade, as partes esto no mesmo nvel. Contrato administrativo verticalidade, as partes no esto em posies iguais. 2. mutabilidade: a administrao pode alterar unilateralmente o contrato por razes de interesse pblico 3. clusulas exorbitantes: disposies que conferem poderes especiais na Administrao. Tais clusulas valem ainda que no escritas, pois decorrem da Supremacia do Direito Pblico. As mais importantes so: a) aplicao de sanses administrativas so penas que a Administrao aplica sem necessita de ordem judicial. b) resciso unilateral por razes de interesse pblico Resciso unilateral em contratos de concesso de servio pblico encampao ou resgate Caractersticas indispensveis para a encampao: - razes de enteresse pblico; - depende de autorizao legislativa - necessria prvia indenizao - retomada do servio c) alterao quantitativa do objeto (fixa um limite mximo de 25%) d) dever de continuar cumprindo o contrato por 90 dias, mesmo que a administrao pare de pagar. A exceo do contrato no cumprido s vale aps 90 dias sem receber. 4. equilbrio econmico - financeiro: uma garantia do contratado de que haver preservao do lucro, diante de situaes excepcionais que aumentem o custo da prestao, tais como: a) fato do prncipe: o evento externo ao contrato e provocado pelo Estado. b) fato da administrao: evento interno ao contrato e provocado pelo poder pblico contratante. c) lea extraordinria: o acontecimento externo ao contrato e provocado pela natureza. d) circunstncias imprevistas: so dificuldades de ordem material que oneram o contrato 3. Bens pblicos So aqueles que pertencem a PJ de direito pblico Trs atributos: a) inalienabilidade (alienabilidade condicionada): em princpio bens pblicos no podem ser vendidos. b) impenhorabilidade: bens pblicos no so sujeitos a constrio judicial (Art. 100 da CF). c) imprescritibilidade: bens pblicos no se sujeitam a prescrio Trs categorias de bens pblicos: a) bens de uso comum do povo: so aqueles abertos a uma utilizao gratuita e universal. b) bens de uso especial: destinao certa.

CURSO OAB EXTENSIVO VESPERTINO Direito Administrativo Alexandre Mazza 23.11.2009 Aula n. 05

c) bens dominiais ou dominicais: no tem nenhuma utilidade: so bens estaduais, mas pertencem a unio quando indispensveis para defesa das fronteiras. 4. Agentes pblicos Prazo de validade de concurso: at 2 anos prorrogveis por igual perodo. Acumulao de Cargos: a CF autoriza a acumulao somente nas seguintes hipteses se houver compatibilidade de horrios: Estatutrios - Concurso pblico; - Administrao direta + autarquias e fundaes pblicas; - Cargo pblico; - Vinculao no contratual; - Estgio probatrio 3 anos Empregados Pblicos - Empresas e SEM - Emprego Pblico - Relao contratual (CLT) - Perodo de experincia (trs meses)

CURSO OAB EXTENSIVO VESPERTINO Direito Administrativo Alexandre Mazza 23.11.2009 Aula n. 05

QUESTES SOBRE O TEMA: 1 (OAB.CESPE/2008.1) No que se refere acumulao remunerada de cargos pblicos, assinale a opo correta. A) As excees regra da vedao de acumulao de cargos pblicos, previstas na Constituio Federal, so taxativas. B) permitida a acumulao de, no mximo, trs cargos pblicos de profissionais de sade. C) permitida a acumulao de dois cargos pblicos de professor, quando houver compatibilidade de horrios e desde que ambos os cargos pblicos sejam de professor do ensino fundamental. D) A regra da vedao de acumulao de cargos pblicos se estende a empregos e funes e abrange as sociedades de economia mista, mas no as sociedades controladas indiretamente pelo poder pblico. 2. (OAB.CESPE/2008.1) Relativamente estabilidade no servio pblico, assinale a opo correta. A) O servidor pblico estvel pode perder o cargo mediante processo administrativo. B) O servidor pblico adquire estabilidade com dois anos de efetivo servio. C) So estveis os servidores pblicos que se encontravam, na data da promulgao da Constituio de 1988, em exerccio, no servio pblico, por quatro anos continuados. D) O servidor pblico estvel est sujeito perda do cargo em virtude de sentena judicial publicada em jornal oficial. 3. (OAB.CESPE/2008.1) As modalidades de licitao previstas na Lei n. 8.666/1993 no incluem A) leilo. B) tomada de preos. C) prego. D) concurso.

GABARITO: 1.A 2.A 3.C

CURSO OAB EXTENSIVO VESPERTINO Direito Administrativo Alexandre Mazza 23.11.2009 Aula n. 05

Das könnte Ihnen auch gefallen