Sie sind auf Seite 1von 9

ELETRONICS WORKBENCH / EXPERINCIA INICIAL LEI DE OHM

ELETRONICS WORKBENCH (EWB) Eletronics Workbench (EWB) um software que permite desenvolver e simular projetos de circuitos eletrnicos usando componentes e instrumentos virtuais, sem necessidade de dispositivos reais. Durante a simulao, possvel modificar valores e ver formas de onda e, portanto, chegar ao objetivo final mais rapidamente, facilitando, desta forma, a execuo do projeto real.
(1) MENU

(4) CAIXA DE COMPONENTES

(2) BARRA DE FERRAMENTAS (3) CHAVE LIGA/DESLIGA

(5) REA DE TRABALHO

Novo Abrir Salvar Imprimir Recortar Copiar Colar Girar Girar Horizontal Girar Vertical Criar Subcircuito Mostrar Grfico Propriedade de Componentes Diminuir Zoom Aumentar Zoom
(2) Barra de Ferramentas

(1) Menu

(3) Chave Liga/Desliga

(4) Caixa de Componentes

ELETRONICS WORKBENCH / EXPERINCIA INICIAL LEI DE OHM

Escala de Zoom

Ajuda

ELETRONICS WORKBENCH / EXPERINCIA INICIAL LEI DE OHM

O Eletronics Workbench fornece doze diferentes caixas de componentes, para que seja possivel construir diversos circuitos.

CIs Analgicos

Transistores

Portas Lgicas

CIs Mistos CIs Digitais

Para selecionar uma caixa, clique sobre ela uma vez, e para inserir a parte selecionada dentro da rea de trabalho, arraste-a da caixa de componentes e solte o boto do mouse quando o componente desejado estiver sobre a rea de trabalho. Para apagar o componente, clique sobre ele uma vez e pressione Delete. EXPERINCIA LEI DE OHM Introduo Quando temos uma corrente eltrica em qualquer material, as cargas em movimento colidem com os tomos do material, restringindo o movimento das cargas. A quantidade de restrio varia para diferentes matrias, sendo que esta propriedade restritiva, a qual produz uma oposio ao fluxo de corrente, chamada de resistncia R e medida em ohms (). A resistncia do material diretamente proporcional ao comprimento do material (L) e inversamente proporcional rea da seco transversal do material (A). Portanto, a resistncia de um material particular pode ser representada matematicamente por; R=.L/A Onde: : resistividade do material em ohm-metro ( . m), e depende do material, L : comprimento em metros (m)

Instrumentos

Favoritos

Indicadores

Controles

Miscelnea

Fontes

Bsicos

Diodos

Digital

ELETRONICS WORKBENCH / EXPERINCIA INICIAL LEI DE OHM A : rea da seco transversal, em metros quadrados (m) Temos ento que um material com valor de resistividade muito alto chamado de isolante, e com valor de resistividade muito baixo chamado condutor. Componentes que so especificamente fabricados para apresentar um certo valor de resistncia so chamados de resistores. Os resistores podem ser classificados em duas categorias principais; Resistores fixos: apresenta um valor constante, definido pelo fabricante e no pode ser alterado; Resistores variveis: so fabricados de modo que seus valores de resistncia possam ser alterados facilmente. A Lei de Ohm fornece a relao entre a tenso sobre um elemento que apresenta resistncia linear e a corrente que o atravessa. A Lei de Ohm estabelece que a tenso sobre um elemento com resistncia linear proporcional corrente, e a constante de proporcionalidade o valor da resistncia do elemento resistivo. A lei de Ohm pode ser expressa matematicamente como: V=R.I

Onde: V : tenso sobre o elemento resistivo em volts (V) R : resistncia em ohms () I : corrente que atravessa o elemento resistivo em amperes (A)

ELETRONICS WORKBENCH / EXPERINCIA INICIAL LEI DE OHM Prtica Figura 01

Figura 02

ELETRONICS WORKBENCH / EXPERINCIA INICIAL LEI DE OHM 1. Montar o circuito da Figura 1, no Eletronics Workbench, clique sobre a chave On-Off e inicie a anlise. Anote o valor da resistncia de R1 medido no multmetro, e em seguida substitua pela resistncia R2, repetindo a medio.

R1 ()

R2 ()

2. Monte o circuito da Figura 2, no Eletronics Workbench, clique sobre a chave On-Off e inicie a anlise. Anote o valor da tenso sobre o resistor R1 (Vab) e o valor da corrente que o atravessa (Iab).

Vab (V)

Iab (mA)

3. Baseando-se nos valores medidos de Vab e Iab, e no valor de R1 medido no item 1, verifique a Lei de Ohm para uma resistncia linear, V = R . I.

4. Substitua R1 por R2, inicie a anlise novamente. Anote Vab e Iab, calcule o valor de R2 usando a Lei de Ohm.

Vab (V)

Iab (mA)

Pergunta: Como podemos comparar o valor calculado de R2 com o valor medido de R2, obtido no item 1?

ELETRONICS WORKBENCH / EXPERINCIA INICIAL LEI DE OHM 5. Para uma tenso constante do item 2 ao item 4, o que ocorreu com a corrente (Iab) quando a resistncia foi incrementada? Explique.

6. Altere o valor da Fonte de Tenso V para cada valor de Vab apresentado na Tabela 01. Inicie a anlise, e anote cada valor de corrente (Iab) no resistor R2. Vab (V) 0 2 4 6 8 10 Pergunta: Para uma resistncia constante no item 6, o que aconteceu com a corrente Iab quando o valor de tenso foi incrementado? Explique. Iab (mA)
Tabela 01

ELETRONICS WORKBENCH / EXPERINCIA INICIAL LEI DE OHM

7. Substitua o resistor R2 pelo resistor R1, repita o item 6 e anote os resultados na Tabela 02. Tabela 02

Vab (V) 0 2 4 6 8 10

Iab (mA)

8. Coloque no grfico os valores de Iab para cada tenso (Vab) da Tabela 01 do item 6 e desenhe a curva caracterstica V x I.
Iab (mA)
12 10 8 6 4 2 0 0 2 4 6 8 10 12

Vab (V)

ELETRONICS WORKBENCH / EXPERINCIA INICIAL LEI DE OHM 9. Repita o item 6 para os valores da Tabela 02 do item 7.
Iab (mA)
12 10 8 6 4 2 0 0 2 4 6 8 10 12

Vab (V)

10. A curva caracterstica I x V construda nos itens 8 e 9 indicam se os resistores so lineares ou no lineares? Explique.

11. Concluso.

Das könnte Ihnen auch gefallen