Sie sind auf Seite 1von 2

Condutores de ciclomotores com at 50 cilindradas tero que dirigir com habilitao

Detran-PB

Foto: Divulgao

Os condutores de ciclomotores de at 50 cilindradas s podero pilotar os veculos com carteira de habilitao. A deciso foi da Terceira Cvel do Tribunal de Justia da Paraba, que manteve sentena de primeiro grau. A deciso unnime veio na sesso da manh desta tera-feira e teve como relator do Agravo de Instrumento, com pedido de liminar, o desembargador Saulo Henriques de S e Benevides. A ao foi movida pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Prestadoras de Servio Gerais (Sinteg) contra o diretor do Departamento Estadual de Trnsito da Paraba (Detran-PB).

O recurso foi manejado depois que o Juzo da 4 Vara da Fazenda Pblica da Capital indeferiu liminar, em Mandado de Segurana, impetrado em face do diretor do Detran ter publicado a Portaria n 155/2011, com o objetivo de apreender os ciclomotores quando seus condutores no

estiveram portando autorizao ou habilitao para a conduo desse tipo de veculo. A portaria ainda prev multa e proibio de circular. Conforme os advogados do Sinteg-PB, o Cdigo de Trnsito Brasileiro no autoriza o Departamento de Trnsito a exigir, na conduo de ciclomotores de at 50 cilindradas, o porte obrigatrio da autorizao para conduo. A respeito da apreenso do veculo a defesa alega que essa matria reservada lei ordinria e, assim, pediu a suspenso da referida portaria editada pelo Detran. Contudo, o relator do processo destacou que o artigo 141 do Conselho Nacional de Trnsito (Contran) afirma que: O processo de habilitao, as normas relativas aprendizagem para conduzir automotores e eltricos e autorizao para conduzir ciclomotores sero regulamentados pelo Contran. Depois de citar farta jurisprudncia, Saulo Benevides ainda arrimou sua deciso no artigo 2 da Resoluo n 168/2004 do Contran, que dispe: O candidato obteno da Autorizao para Conduzir Ciclomotor (ACC), da Carteira Nacional de Habilitao (CNH), solicitar ao rgo ou entidade executivo de trnsito do Estado ou do Distrito Federal, do seu domiclio ou residncia, ou na sede estadual ou distrital do prprio rgo ou entidade, a abertura do processo de habilitao para qual dever preencher os seguintes requisitos: I) ser penalmente imputvel; II) saber ler e escrever; III) possuir documento de identidade) e IV) possuir cadastro de pessoa fsica (CPF). O pargrafo 1 desta resoluo diz que o processo de habilitao do condutor de que trata o caput deste artigo, aps o devido cadastramento dos dados informativos do candidato no Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), dever constar de avaliao psicolgica, exame de aptido fsica e mental, curso terico-tcnico, exame terico-tcnico, curso de prtica de direo veicular e exame de prtica de direo veicular, nesta ordem.

Das könnte Ihnen auch gefallen