Sie sind auf Seite 1von 3

A teoria das ideias no Fdon

Ronaldo Moreira de Souza Embora j nos dilogos de juventude se perceba, a inteno de Plato em querer investigar a natureza ontolgica das coisas que se apresentam ao mundo das aparncias, na sua maturidade que isso realmente ter na sua conjuntura maior apreo, e isso, se d justamente, devida necessidade de resolver um velho problema herdado de Herclito e Parmnides, os quais j haviam tentado explicar essa problemtica, quando puseram sob investigao, questes do Ser e das aparncias. O desenvolvimento da teoria que por em discurso, essa questo, desenvolver-se- com mais enfase no dialogo o Fdon, quando Plato, poe na boca de Scrates a sua tese ...admitamos pois --- o que me servir de ponto de partida e de base --- que existe um Belo em si e por si, um Bom, e um Grande, e assim todas as coisas... Fdon 100b. Surge portanto, uma nova forma de empregar a investigao filosfico. Plato formula a sua sntese filosfica partindo da investigao das partes ao todo, ou seja, do objeto sensvel, dado ao conhecimento atravs dos sentidos, para conhecer a sua existncia real que subsiste no mundo inteligvel, cujo conhecimento somente adquiri permeado pelo o uso do emprego delicado da inteligencia. Trata-se da Teoria das Ideias tambm denominada teoria das Formas. Nessa teoria portanto, Plato desenvolvera a estrutura metafisica do seu pensamento filosfico. Assim ele buscar desenvolv-lo sob a pressuposio de que existe uma Ideias suprema da qual todas as outras participam, com efeito afirma:
... afirmaremos a existncia do justo em si, () do belo em si, e a do bom em si, no verdade? --- Como no ? --- Ora, certo que jamais viste qualquer ser desse gnero com teus olhos? --- Jamais. --- Mas por que os aprendeste por qualquer outro sentimento que no por aqueles de que o corpo instrumento? Ora, o que eu disse a pouco para todas os seres, tanto para a grandeza, a saude, a fora, como para as demais --- , numa s palavra e sem exceo ---, sua realidade: aquilo precisamente, que cada uma dessas coisas ... (Grifo nosso) Fdon 65d-e.

Plato afirma, como dito a existncia de uma Ideia superior e emanente da qual

todas as outras ideias participam. Essa Ideia que a causa principio de todas as outras, por visto Una e isolada em si mesma, mas que se comunica com todas as outras ideias por intermdio da participao. Plato admite no Fdon, uma ideia Una e mltipla, ou seja, h uma Ideia por si e em si, e uma multiplicidade de outras que dessa participa, por exemplo, existe uma Forma (usaremos tambm essa palavra no seu sentido original, Ideia) de Belo que faz com que tudo aquilo que aparncia desse Belo em si seja de fato belo, e assim tambm o Igual. H, uma ideia de igualdade, que no se reduz mera concepo provinda da semelhana de determinados objetos, que possua essa propriedade, mas to somente por participar da Ideia suprema de Igual. As ideias, como afirma, o nosso autor so invisveis, intocveis e no esto suscetveis a qualquer alterao de natureza sensvel, elas so inteligveis pois s podem ser captadas ou empreendidas pelo pensamento refletido, pois que os seres desse gnero no esto subtrados ao mundo visvel, justo porque so seres que conservam a sua identidade. Doutro modo os objetos que so corruptveis,
....como homens, cavalos, vestimentas e quaisquer outros do mesmo gnero, e que so iguais, ou belos --- so sempre os mesmos ou apostos s essncias pelo fato de nunca estarem no mesmo estado nem em relao a si, nem em relao aos outros ? --- E dessa maneira --- atalhou Cebes --- eles nunca se comportam da mesma forma... Fdon 78c.

Como se apresenta as ideias do mundo sensvel, no conservam a sua identidade, pois esto dadas mutabilidade, so temporais, destrutveis e no podem subsistir, de modo que so suscetveis a alterao. Com efeito, para Plato tudo aquilo que so consoante s ideias so consideradas verdadeiras, quer se trate de uma causa ou de outra qualquer coisa, mas aquilo que no lhe consoante so rejeitveis ao erro, por no estarem em consonncia com as ideias perfeitas. Em suma a Teoria das Ideias de Plato, representa um novo sistema de conceber o conhecimento dedutivo, das coisas do mundo inteligvel, consegui assim avanar amplamente o pensamento filosfico, saindo do mundo das aparncias para investigar e empregar o episteme a outras dimenses, isso que antes estivera to arraigado da terra, a cincia filosfica, empregada quase na sua totalidade ao conhecimento das coisas da natureza perceptvel, por toda uma escola filosfica, que centrava a sua investigao na tentativa de descobrir a arch do mundo.

Referencia Bibliogrfica. PLATO, Fdo. Trad. Jos Cavalcante, Jorge Paleikat & Joo Cruz costa. So Paulo. VICTOR CIVITA , 1983.

Das könnte Ihnen auch gefallen