Sie sind auf Seite 1von 49

Instalao e configurao do Xampp, e Xoops, criando e editando blocos, manipulao de mdulos (Xoops 2.0.13.

2)
Por Eduardo Menck

http://www.rhodesul.com.br
A idia de desenvolver esse tutorial nasceu da grande importncia desses temas para os iniciantes em xoops, que enfrentam diversas dificuldades correlacionadas. Neste tutorial vamos tratar de instalao do xoops verso 2.0.13.2, xampp 1.4.14 e manipulao dos mdulos bsicos. Para comear do zero, preciso baixar o xoops verso 2.0.13.2 e o xampp verso 1.4.14 que sero utilizados para a seguinte tarefa. Segue abaixo os links dos mdulos:

(xoops 2.0.13.2) (xampp 1.4.14 ou superior) Colaborao Beduno Izzy Acris Diego Desus Idia Fcil

http://lingo.xoopsbr.org http://www.apachefriends.org

Todos Colaboraram muito, com ajuda para correes e dicas para a melhoria do tutorial.
1

ndice
Capitulo I Instalao xampp .............................................................3 a 4 Configurando xampp........................................................5 a 7 Capitulo II Instalao xoops ...............................................................8 a 11 Configurao xoops..........................................................12 a 14 Capitulo III Transferindo instalao local para o Host.....................15 a 16 Capitulo IV Manuteno.......................................................................17 Protector (proteo)..........................................................18 Instalando Mdulos..........................................................19 a 21 Editando e criando blocos................................................22 a 24 Trabalhando com mdulos Frum........................................................25 Parceiros/ SmartSection (noticias)..........26 Polls (Enquetes).........................................27 Wf-Downloads (downloads).....................28 a 29 Myalbum (lbum de Fotos)......................30 a 34 BlocksAdmin (Permisses).......................35 a 37 Multimenu + Xt_conteudo.......................38 a 40 Capitulo V Instalando xoops com Cpanel...........................................41 a 48

O primeiro passo instalar o xampp. Para retornar ao ndice clique aqui Clicando no instalador do xampp, seguiremos passo a passo as seguinte telas.

Aps feito isso, aparecer a opo terminar.

Clique em terminar e reinicie o computador.

Bom agora vamos configurar o xampp: Para retornar ao ndice clique aqui Vamos entrar em iniciar>>programas>>apachefriends>>xampp e vamos criar um cone do xampp control panel, para facilitar o acesso ao xampp. Aps a instalao, notamos que aparecer um cone do xampp, no canto direito do pc, como mostra a fig. abaixo.

Vamos clicar no cone e aparecer a seguinte tela:

Vamos iniciar o apache e o mysql como mostra a fig. abaixo

Bom vamos agora verificar o Firewall do Windows, Norton ou quaisquer programas que possuam Anti-virus, pois os mesmos bloqueiam o Apache e Mysql. Pode desbloquear os Firewall sem problemas. Com relao segurana, fique tranqilo, a no ser que voc deixe sua mquina aberta, ou seja, seu modem adsl com as portas liberadas. Para maiores informaes sobre o assunto, consulte o site http://www.abusar.org. Agora vamos abrir o nosso navegador e digitar o seguinte endereo http://localhost/xampp Aparecer a seguinte tela:

Bom, agora vamos selecionar o idioma, ingls, na parte inferior da pgina. Depois disso, na parte superior, vamos clicar em Security, fazendo aparecer a seguinte tela:

Ento vamos clicar no link como mostrado na figura acima, para criar a nossa senha do banco de dados, lembrando que o nome de usurio root. Clicando no link ir aparecer a seguinte tela:

Como mostrado acima, vamos criar nossa senha de banco de dados. E vamos clicar em password changing. Bom, agora vamos verificar a verso do nosso php, que deve ser 4. Para isso, temos que parar o apache e o mysql, e entrar no seguinte diretrio C:\apachefriends\xampp Aps entrar, vamos localizar o seguinte arquivo, como mostra fig. Clicando nele teremos a seguinte tela

Vamos digitar 4 e dar enter, que ele ir configurar o seu php para a verso 4; depois d enter novamente para sair. Pronto! O nosso xampp est configurado!
7

Bom, agora vamos para a instalao do xoops Primeiro vamos, entrar em C:\apachefriends\xampp\htdocs Aqui vamos criar uma pasta, com nome definido por ns mesmos, e dentro dessa pasta vamos copiar todos arquivos que esto dentro da pasta html do xoops. Lembrando que esse nome ser o nome que vamos digitar o nosso navegador para acessar o nosso site em localhost. Por exemplo : nome da pasta xoops http://localhost/xoops Aps criarmos a pasta e copiar todos os arquivos, d permisso de escrita no arquivo mainfile.php (maiores informaes na pgina XX). O prximo passo entrar novamente no nosso navegador e digitar o seguinte endereo: http://localhost/nomedasuapasta/install Feito isso, aparecer a seguinte tela: Para retornar ao ndice clique aqui

Escolhida a linguagem e clicando em next, aparecer a seguinte tela:

Vamos clicar em prosseguir e teremos a seguinte tela:

Vamos novamente clicar em prosseguir e teremos a nova tela (note na figura as observaes sobre o preenchimento do formulrio):

Vamos novamente dar prosseguir, confirmar os dados, e dar prosseguir novamente, e clicando 2 vezes em prosseguir, ir aparecer a seguinte tela:
9

E vamos clicar em prosseguir novamente 3 vezes, at aparecer a seguinte tela:

Vamos clicar em continuar

Vamos novamente clicar em continuar, mais 2 vezes, e aparecer a seguinte tela:


10

Acima vamos preencher os dados pedidos, lembrando que esse nome de usurio e senha, so os que vamos usar para acessar a nossa pg. como administrador do xoops. Clicando em continuar mais 2 vezes, ser mostrada a tela de apresentao:

Bom antes de logar no site, vamos entrar dentro do seguinte endereo: C:\apachefriends\xampp\htdocs\nomedasuapasta Vamos localizar o arquivo mainfile.php e dar somente permisso de leitura para o mesmo, e vamos localizar a pasta install e vamos apagar a mesma.

Parabns o seu Xoops esta instalado! Para retornar ao ndice clique aqui
11

Agora vamos configurar o nosso xoops Vamos entrar no site, com a nossa senha de administrador, entrar em administrao e seguir os passos como mostram as figuras abaixo

Ir aparecer a seguinte tela

12

Entrando em configuraes gerais, voc pode mudar opes como: Nome do site Slogan do site E-mail administrador Fuso horrio Themes

Como mostra na Fig. Abaixo.

Entrando em Configuraes de usurios, temos as seguintes opes: Tamanho mximo e mnimo das senhas dos usurios cadastrados Tamanho mximo do nome de usurio Modo de ativao de cadastro do usurio Para retornar ao ndice clique aqui

13

Entrando em Meta-dados e ropad, temos as seguinte opes:

Parabns seu xoops esta configurado! Lembrando que a configurao, pode ser utilizada tanto na instalao local, como na instalao em Host, sendo que so as mesmas configuraes para ambas. Clique aqui, pra aprender como instalar alguns mdulos Clique aqui, para aprender a transferir seu site de local para Host

Para retornar ao ndice clique aqui


14

Transferindo seu xoops para Host Clicando aqui, veremos como instalar, e configurar o Dbtools Vamos entrar em Administrao, e vamos acessar o mdulo Dbtools, e vamos acessar a opo de salvar banco de dados, como mostrado no tutorial, e vamos fazer o backup do nosso Bd (banco de dados). Aps feito isso, vamos instalar o xoops no Host, para isso, precisamos de: Host com suporte a php e mysql Usurio de banco de dados Mysql Senha do banco de dados Banco de dados Vamos copiar todo contedo da pasta Html do xoops, como mostrado no tutorial em localhost acima, e vamos digitar o seguinte, no nosso Browser: http://www.seusite.com.br/install Lembrando que em Host temos que dar permisso de acesso total aos arquivos listados abaixo. Essa permisso em servidores linux chmode 777 Clicando com o boto direito em cima do arquivo voc consegue dar essa opo Os arquivos so: Uploads Cache Templates_c Mainfile.php Bom, aps instalar o xoops, vamos instalar todos os mdulos usados em localhost, antes de subir o banco de dados. Instalados os mdulos, o prximo passo o seguinte: Verificar os links das tabelas mysql, para no ocorrer erros no site em Host Para essa verificao vamos utilizar o Notepad++, lembrando que podemos utilizar qualquer editor de texto para a tarefa seguinte. O notepad++ voc pode encontrar no seguinte endereo: http://prdownloads.sourceforge.net/notepad-plus/npp.3.0.Installer.exe?download Abaixo a fig. que indica como mudar os links:

Agora sim voc pode voltar o seu backup sem problemas com os links todos corretos.
15

Agora voc vai acessar o seu cpnel do host, que normalmente um dos abaixo: http://www.seusite.com.br/cpanel http://mysqladmin.seuprovedor.com.br Acesse o banco de dados criado para a instalao do seu xoops, aps feito isso, teremos a seguinte tela (obserque que rdsul aqui e o nome do banco de dados no meu exemplo):

Vamos clicar em arquivo, localizar o arquivo na sua mquina e clicar em executar, aparecendo ento a seguinte mensagem: Seu comando SQL foi executado com sucesso: O contedo do seu arquivo foi inserido (rdsul.sql: 324 instrues) Se a mensagem dada foi essa, tudo certo, seus xoops est pronto para ser usado em Host. Lembre que os caminhos citados acima podem variar de instalao para instalao. Ex. http://www.seusite.com.br/install/html Prontinho, j podemos navegar na nossa pgina ! Essa parte do Tutorial mostrada acima, desenvolvi com base no tutorial desenvolvido pelo nosso amigo Hostmarx. Sendo que, os Crditos so todos dele, apenas reescrevi o mesmo, de outra forma, para deixar o tutorial completo, usando o tutorial do mesmo.

BlocksAdmin (Permisses) Clique Aqui

http://lingo.xoopsbr.org
16

Manuteno Dbtools (Backup)

Para retornar ao ndice clique aqui

Instalando o Database Tools, entrando em administrao e passando o cursor sobre o mdulo teremos 2 opes: Otimizao das Tabelas Salvar banco de dados Clicando em Otimizar as tabelas, todas as tabelas sero otimizadas. Clicando em Salvar banco de dados teremos a seguinte tela:

Devemos fazer o backup do site, frequentemente, para a segurana e integridade de dados do mesmo Lembrando que, usando o mtodo acima, estamos salvando apenas as tabelas de mysql. Para fazermos o backup de fotos, musicas, vdeos, e outros dados, devemos salvar todas as pastas do site. Localmente, dentro da pasta onde forem colocados, e em Host, via ftp

17

Protector (Proteo ao site)

Para retornar ao ndice clique aqui

Clique aqui, para exemplos de Instalao de mdulos Vamos instalar o mdulo e entrar em administrao, em Protector e vamos acessar preferncias, obtendo a seguinte tela:

18

Agora vamos para a parte de instalao dos mdulos

Para retornar ao ndice clique aqui

Entrando em administrao/painel de controle>>mdulos teremos a seguinte tela:

Clicando em instalar, vamos ter a seguinte tela:

Vamos clicar em instalar, e no final da instalao, surgir a seguinte mensagem:


O mdulo Frum foi instalado corretamente. Retornar pgina de administrao dos mdulos

Para desinstalar mdulos vamos entrar em system admin>>mdulos e obter a seguinte tela:
19

Aps feito isso, vamos ter a tela de confirmao para desativar o mdulo:

Vamos clicar em prosseguir e desativar o mdulo, e depois disso vamos voltar para a tela dos mdulos, obtendo a seguinte tela:

Aps clicar na opo para desinstalar o mdulo, vamos ter a seguinte tela:

Para instalar novos mdulos que no vem com o xoops vamos fazer o seguinte:
Vamos entrar em C:\apachefriends\xampp\htdocs\nomedoseuxoops\modules
20

Vamos copiar o nosso novo mdulo dentro da pasta modules, lembrando que essa pasta tem que ser a pasta com o nome correto do modulo, contendo admin, language etc do mdulo pois, se ela estiver dentro de outra subpasta, o xoops no vai conseguir encontrar o mesmo. Lembrando que o caminho citado acima pode variar de acordo com o usurio, pois podem conter a pasta html tambm. Exemplo: C:\apachefriends\xampp\htdocs\nomedoseuxoops\html\modules E lembrando tambm que todo o contedo sobre os mdulos acima vlido para quaisquer mdulos, sem excees. Sempre verifiquem se os mdulos que pretendem instalar so compatveis com a verso de xoops utilizadas para os mesmos.

Suporte Oficial Xoops Brasil http://www.xoopsbr.org

Suporte Oficial do Xoops do Paran http://www.xoops.pr.gov.br/

O Theme feito para voc http://www.themes.whbrasil.com/site/

Para retornar ao ndice clique aqui


21

Editando e criando blocos Vamos entrar em administrao/painel de controle>>system admin>>blocos, obtendo a seguinte tela:

Clicando em editar temos as seguintes opes (Fig. abaixo):

Para retornar ao ndice clique aqui


22

Agora vamos criar um novo bloco. Entrando em blocos novamente, e indo at o final da tela, teremos a seguinte figura:

Quando trabalharmos com figuras nos blocos temos que usar o seguinte procedimento: Exemplo de Dreamweaver : Vamos clicar em inserir, imagem, e teremos a seguinte tela:
23

Bom agora vamos citar um exemplo de bloco personalizado com flash. Vamos repetir o procedimento de criar um novo bloco e vamos inserir o seguinte cdigo: <p align="center"> <object classid="clsid:D27CDB6E-AE6D-11cf-96B8-444553540000" codebase="http://download.macromedia.com/pub/shockwave/cabs/flash/swflash .cab#version=6,0,29,0" width="130" height="91"><param name="movie" value="http://localhost/caminhodoflash.swf"> <param name="quality" value="high"> <embed src=" http://localhost/caminhodoflash.swf " width="130" height="91" quality="high" pluginspage="http://www.macromedia.com/go/getflashplayer" type="application/x-shockwave-flash"> </embed> </object> Aqui definimos a largura do aquivo flash </p> Aqui definimos a largura do arquivo flash.

Para retornar ao ndice clique aqui


24

Trabalhando com Mdulos Frum (verso 1 ou superior) Primeiramente vamos instalar o mdulo e, aps instalar, entramos em administrao e veremos o frum abaixo de system admin. Passando o cursor por cima teremos a seguinte tela:

Entrando em preferncias, temos opes de: Avisos que podem ou no ser mostrados para os usurios Eventos que pode ser utilizados pelos usurios Para criar o nosso frum primeiramente temos que criar uma categoria. Clicando em incluir categoria, teremos a seguinte tela:

Vamos dar um nome para a nossa categoria e clicar em incluir! Agora j temos nossa categoria criada. Lembrando que podemos criar quantas categorias desejarmos. Depois vamos clicar em Incluir frum para criar o nosso frum. L temos opes tais como: Nome do Frum Descrio Frum Categoria usada pra Frum Moderadores do Frum Permitir uso de assinaturas Permitir Html Nvel de acesso Mensagens por pagina Na parte geral do frum temos opes de editar, reordenar, frum e categorias etc.
25

Partners (Parceiros) Vamos repetir o processo, citado acima, entrar em administrao e, aps feito isso, vamos entrar em partners. Vamos ter a opo de incluir parceria, clicando nela teremos a seguinte tela:

Temos algumas configuraes em preferncias, como mostra a figura abaixo:

SmartSection (Notcias) Vamos repetir o processo, citado acima, entrar em administrao e, aps feito isso, vamos entrar em Smartsection e vamos criar uma categoria:

Lembrando que podemos criar sub categorias na mesma opo de criar categoria. Aps feito isso, vamos entrar em artigos e criar um artigo. Como podemos ver, acima, temos opes de permisses, de blocos e grupos, e de formatos.
26

Polls ( Enquetes)

Para retornar ao ndice clique aqui

Vamos instalar o mdulo, entrar em administrao, em Polls e vamos acessar preferncias, obtendo a seguinte tela:

Clicando em incluir Enquetes, teremos a seguinte tela:

Bom, agora que nossa enquete est criada, temos a opo de listar enquetes, em que possumos outras opes tais como:

Editar ou Excluir uma enquete Ver log da enqute Para retornar ao ndice clique aqui
27

Wf-Downloads (Downloads) Primeiramente vamos instalar o mdulo e, aps instalar, vamos entrar em administrao e ver o mdulo abaixo de system admin. Passando o cursor por cima teremos a seguinte tela:

Clicando em preferncias temos opes tais como:

Nmero de downloads da lista Ordenar por ttulo, data, popularidade etc Mostrar ou no sub categorias Mostrar ou no Screenshots Definir altura e largura da Imagem Relgio Liberar ou no comentrios Ativar ou no avisos Termos de uso, de upload Plataformas Utilizadas Etc

O Prximo passo adicionar uma categoria, em administrao de Categorias. Feito isso, vamos adicionar os nossos downloads (ficheiros), clicando em adicionar ficheiros para obter a seguinte tela:
28

Opes de data, e hora do download, offline, status etc

Para retornar ao ndice clique aqui


29

Myalbum (lbum de Fotos) Para retornar ao ndice clique aqui Apos instalados os mdulos, vamos entrar em Painel de controle (Administrao), onde veremos o myalbum abaixo do Systen admin, como mostrado na figura abaixo; passando o mouse por cima dele logo veremos algumas opes tambm mostradas na figura abaixo:

Vamos comear pelas preferncias para determinarmos as configuraes de acordo com as necessidades de cada um. Aps clicarmos na opo de preferncias aparecer a seguinte tela:

30

31

Como citado acima, segue abaixo figuras mostrando a visualizao por tabela ou por lista Lembrando que a visualizao no muda a escolha de nmero de fotos por pgina: se o usurio determinar que sero 20 fotos por pgin, sero 20 fotos por pgina, independentemente da escolha do tipo de visualizao. Vamos comear com a visualizao por tabela

Lembrando do detalhe j citado acima, as colunas podem ser configuradas de acordo com suas necessidades, sendo que por padro, vem com 4 , como mostrado na figura acima. Agora visualizao por Lista:

32

Bom, antes que me perguntem sobre essas fotos, elas so do site de um parceiro que tem um site de eventos bem maneiro, bem massa, chamado Bigmania. Voc pode acessar o site atravs do link http://www.bigmania.com.br Agora que o Myalbum j esta configurado, vamos para a parte de criao e edio de categorias, para isso vamos repetir o primeiro passo, l em cima, e vamos entrar em Painel de controle (administrao), em myalbum, mas dessas vez vamos clicar na opo de Adicionar/Editar Categorias, aps entrar aparecer a seguinte figura:

Aps feito isso teremos a seguinte tela

Podemos criar inmeras categorias. Quem quiser ver um site pronto, com vrias categorias, basta entrar no link, citado acima, do site Bigmania, que l tem inmeras criadas. Bom, agora vamos adicionar as fotos: Depois de criada a Categoria, vamos ter a seguinte tela:

33

Aps clicarmos no cone para adicionar fotos nossa categoria, vamos ter a seguinte tela:

Aps feito isso, caso ocorra algum erro que no consiga identific-lo, temos uma opo para testar o nosso myalbum. Vamos novamente em Administrao/painel de controle, em myalbum, e vamos clicar em Verificar Configuraes&Ambientes. Clicando nele surgir a seguinte tela:

34

Blocksadmin (permisses de blocos)

Para retornar ao ndice clique aqui

Aps instalados os mdulos, vamos entrar em Painel de controle. Entrando l, logo veremos, abaixo do Systen admin, o blocksadmin, como mostrado na figura abaixo. Passando o mouse por cima dele logo veremos algumas opes tambm mostradas na figura abaixo.

O prximo passo ser escolher a forma em que iremos dar as permisses. Escolhendo uma das opes mostradas acima, todo o bloco ou individualmente, este tutorial mostrar a maneira como mostraremos todos os blocos customizveis, como mostrado na figura abaixo.

35

Agora vamos escolher uma das opes mostradas acima, neste caso vamos mostrar como exemplo o multimenu e o xt-conteudo. Comeando com o multimenu Clicando nele teremos as opes de modificar nomes dos menus e mostrar em que partes do site sero mostrados os menus, mostrado na figura 1 como segue no outro tutorial postado no frum do xoopsbr, em que mostrei como trabalhar com o multimenu + Xtconteudo, que podem baixar clicando aqui. A outra parte que mostraremos nesse tutorial est mais abaixo com a seguinte Fig2:

36

Essa foi a parte do multimenu. Aps feito, vamos clicar na opo enviar e pronto! Agora vamos para a parte do Xt-conteudo Vamos repetir o procedimento citado no comeo e entrar na administrao dos blocos do xt-conteudo. Agora vocs podem ficar na dvida, por que est sendo mostrada a mesma coisa do multimenu e do xt-conteudo? R: Como esses 2 mdulos so muito utilizados em conjunto e no liberamos opes do xtconteudo, achamos que basta apenas liberar do multimenu. Portanto, no vou colocar figuras novamente sobre coisas repetitivas, mas somente alert-los que as permisses so feitas individualmente por mdulos, mesmo que um modulo esteja vinculado ao outro (linkado), temos que liberar isso de mdulo em mdulo. Para entender melhor, basta ler o tutorial do Multimenu+xtconteudo, disponvel no frum do xoops (ou clique aqui). Caros amigos, lembrem-se que este tutorial serve para administrao de permisses de acesso, para qualquer mdulos, no somente para os mdulos mencionados acima.

Para retornar ao ndice clique aqui


37

Multi menu Xt-conteudo

Para retornar ao ndice clique aqui

Aps instalados os mdulos, percebemos que ir aparecer na tela principal um menu com o xt-conteudo e com o multiMenu. Assim, aps sua instalao, podemos ir em Painel de controle>>system admin>>blocos e habilitar para no mais mostrar os mesmos na tela. Entrando em Painel de controle, vamos logo ver o xt-conteudo e, passando o mouse por cima dele, veremos a seguinte tela:

Usaremos aqui o adicionar contedo, onde teremos o nome do contedo, o contedo, e abaixo, 2 opes que so: Desabilitar converso de quebra de linha. (Ativo quando usar HTML) Desativar Comentrios Vamos marcar as duas. Lembrando que nosso contedo deve ser um cdigo html, com localizao exata da figura etc, mas podemos usar qualquer editor de html para isso. Apos feito isso, vamos enviar e criar nosso contedo e, em seguida, vamos voltar ao painel de controle>>xt-conteudo>>editar/deletar, fazendo aparecer a seguinte tela:

38

Vemos na fig. acima que temos a nossa id, que a id do nosso link, o qual ser sempre assim: http://www.seusite.com.br/modules/xt_conteudo/index.php?id="iddoarquivo" como mostrado acima, sem as aspas.E assim sucessivamente com quantos contedos desejar acrescentar. Agora vamos parte do Multimenu Entrando em Painel de controle, vamos logo ver o multimenu, passando o mouse por cima dele aparecer a seguinte tela.

Na opo de preferncias temos opes de renomear nossos menus, esses que aparecem na figura acima. Estes menus vo aparecer na nossa pgina, portanto, aps renome-los, vamos escolher um dos menus e clicar nele, para criar o nosso menu.

39

O prximo passo :

Depois de feito isso, verifique se as permisses esto corretas, como desejarem. Usando o multimenu podemos no mostrar o menu principal, configurando nos blocos para que no aparea e utilizando o multimenu para fazer tudo. Deste modo podemos padronizar os menus com link dos mdulos de contatos, frum, pg inicial etc e criar um menu s para eles. Bom, tenho como exemplo o meu site, em que fiz exatamente o mostrado acima http://www.rhodesul.com.br Na parte de Solues tenho o conjunto xt-conteudo + Multimenu trabalhando juntos, e nas demais partes utilizo o multimenu para fazer tudo, como citei.

40

Para retornar ao ndice clique aqui Instalando Xoops pelo Cpanel Bom primeiramente vamos acessar o nosso cpanel Normalmente os endereos so: http://www.seusite.com.br/cpanel http://mysqladmin.nomedohost.com.br

Bom agora vamos acessar o bando de dados atravs do cone Mysql (bando de dados Mysql) Aps acessar temos a seguinte tela:

Aps feito isso teremos a seguinte tela, j com o usurio e senha e bd criados Agora vamos indexar o User criado ao Banco de dados criado, como mostra a fig. abaixo

41

Em seguida, vamos para a parte de envio da pasta do xoops para o Host via ftp Lembrem-se que precisamos dar as permisses Chmod 777 (ou read only se for no Windows) para os seguintes arquivos: Uploads Cache Templates_c Mainfile.php

Acima exemplo de como liberar permisses total para um dos arquivos citados Primeiro enviamos os arquivos, e aps feito isso, damos as permisses aos arquivos. Aps a cpia de todos os arquivos no host, vamos para a instalao do xoops. Vamos digitar o seguinte endereo http://www.seusite.com.br/install
42

Este endereo ser usado se jogarmos apenas os arquivos que esto dentro da pasta html No caso de mandarmos a pasta html o endereo seria o seguinte: http://www.seusite.com.br/html/install Em ambos os caso teremos a seguinte tela:

Vamos escolher o nosso idioma e clicar em NEXT e teremos a seguinte tela:

43

Vamos clicar em Prosseguir e teremos a seguinte tela:

Notem que as permisses esto todas ok, vamos novamente clicar em prosseguir

Vamos clicar em prosseguir, novamente completando os campos, como mostra a fig. acima.

44

Vamos novamente clicar em prosseguir

Vamos novamente clicar em prosseguir

Vamos outra vez clicar em prosseguir


45

Vamos novamente clicar em prosseguir...

Vamos novamente clicar em prosseguir...

46

Vamos novamente clicar em prosseguir...

Acima vamos preencher os dados pedidos, lembrando que esse nome de usurio e senha, so os que vamos usar para acessar a nossa pg.como administrador do xoops.

47

Clicando no local indicado acima, vamos acessar o nosso site, como mostra a figura abaixo

Bom antes de acessar o site, vamos acessar o nosso ftp, e dar permisso apenas de leitura para o arquivo mainfile.php chmod 644 e vamos apagar a pasta install. Pronto o nosso xoops esta instalado!

Lembrando que, todas explicaes sobre mdulos, manuteno, e criao de blocos personalizados, podem ser usadas tambm em host.

Sites De Suporte e Downloads

http://www.xoopsbr.org http://lingo.xoopsbr.org http://docs.xoopsbr.org http://demo.xoopsbr.org

Suporte Oficial Xoops Brasil Site de reposio de mdulos Xoopsbr Site de Documentao Xoopsbr Site de Testes do Xoopsbr

Para retornar ao ndice clique aqui http://www.xoops.pr.gov.br Suporte Oficial Xoops Brasil Paran
48

http://www.xoops.org

Site Oficial do Xoops no Mundo

49

Das könnte Ihnen auch gefallen