Sie sind auf Seite 1von 13

Dificuldades de aprendizagem em Matemtica e a percepo dos professores em relao a fatores associados ao insucesso nesta rea

Cnthia Soares de Almeida1 Resumo


Esse artigo tem por objetivo discutir aspectos relacionados dificuldade de aprendizagem em Matemtica, destacando fontes tericas relacionadas a esta dificuldade, especialmente discalculia e, apresentar resultados de uma pesquisa com 52 professores de escolas pblicas e privadas do Distrito Federal a fim de verificar junto a eles suas percepes sobre fatores associados ao insucesso em Matemtica. Para a pesquisa de campo utilizou-se um questionrio com itens que abordavam questes relacionadas a trs campos ligados ao insucesso em matemtica: o papel do aluno, o papel do professor e o papel dos mtodos e tcnicas de ensino. Palavras-chave: discalculia, dificuldade de aprendizado, educao matemtica.

1. Introduo Falar de dificuldade em Matemtica simples quando dizem que se trata de uma disciplina complexa e que muitos no se identificam com ela. Mas essas dificuldades podem ocorrer no pelo nvel de complexidade ou pelo fato de no gostar, mas por fatores mentais, psicolgicos e pedaggicos que envolvem uma srie de conceitos e trabalhos que precisam ser desenvolvidos ao se tratar de dificuldades em qualquer mbito, como tambm em Matemtica. Grande parte dos alunos apresenta baixo nvel de proficincia em relao a essa disciplina. Algumas avaliaes so realizadas em mbito nacional a fim de identificar o nvel de proficincia dos alunos nesta rea do conhecimento. Podemos citar, por exemplo, o SAEB Sistema de Avaliao da Educao Bsica. O SAEB realizado a cada dois anos e avalia o conhecimento de alunos em relao s disciplinas Portugus e Matemtica. Segundo esse sistema, dos alunos de Ensino Mdio que foram avaliados em 2003, apenas 5,99% se encontram no nvel adequado de aprendizado, conseguindo interpretar e resolver problemas de forma competente, apresentando habilidades compatveis com a srie. 26,57% demonstram um nvel intermedirio de conhecimento desenvolvendo algumas habilidades de interpretao de problemas aproximando-se da srie em que se encontra, alm de utilizar as operaes de forma adequada e 67,44% apresentam resultado abaixo do esperado para o nvel de escolaridade cursado, no conseguindo transpor para uma linguagem matemtica comandos operacionais compatveis com a srie, ou no conseguindo interpretar problemas do cotidiano que envolve habilidades essenciais para a srie. Nesse sentido, procurou-se buscar as causas dessas dificuldades na literatura da rea, relacionando-as com as suas possveis conseqncias e formas de se trabalhar para que se possa organizar o trabalho pedaggico de forma a propiciar o desenvolvimento das competncias matemticas. A fim de compreender melhor as dificuldades de aprendizagem foi elaborado um questionrio para investigar junto a professores de Matemtica a sua percepo sobre os fatores que levam ao insucesso em matemtica. Esses questionrios foram analisados no sentido de observar as
Artigo elaborado por Cinthia Soares de Almeida como trabalho de concluso de curso de Matemtica da Universidade Catlica de Braslia UCB sob a orientao do professor MSc. Cleyton Hercules Gontijo no 1 semestre de 2006.
1

percepes dos professores em relao aos aspectos que dizem respeito ao desenvolvimento cognitivo, como raciocnio lgico, deduo, entre outros, e afetivos dos alunos nos mais diversos contextos, a fim de descobrir quais as maiores dificuldades encontradas por eles e pelos prprios professores em relao ao ensino e aprendizado da matemtica.

2. Dificuldade no aprendizado em Matemtica Atualmente o tema dificuldade no aprendizado em Matemtica tem sido objeto de pesquisas, palestras, encontros, com o objetivo de descobrir as origens de tantos problemas no ensino. Algumas questes so recorrentes nestes debates e pesquisas, tais como: A deficincia est no prprio sistema de ensino? Os professores no esto conseguindo lidar com o processo? Os alunos no estariam desmotivados? O que leva o aluno a no conseguir aprender Matemtica e/ou outras disciplinas? Alm dessas, muitas outras questes vm sendo levantadas a fim de buscar uma resposta e possveis solues para os problemas enfrentados atualmente na educao. Todavia, o primeiro passo para discutir essas questes, a compreenso do que vem a ser dificuldade de aprendizagem em Matemtica. Ao tratar da questo da etiologia das dificuldades de aprendizagem em Matemtica (DAM), observa-se que existem muitas interrogaes e, com freqncia, no existe uma nica causa que possa ser atribuda, mas sim vrias delas conjuntamente. As causas das dificuldades podem ser buscadas no aluno ou em fatores externos, em particular no modo de ensinar a Matemtica. Quanto a aspectos referentes aos alunos, so considerados a memria, a ateno, a atividade perceptivo-motora, a organizao espacial, nas habilidades verbais, a falta de conscincia, as falhas estratgicas, como fatores responsveis pelas diferenas na execuo matemtica (Smith e Strick, 2001). Uma questo importante para compreender essas dificuldades refere-se investigao que busca conhecer se o aluno com dificuldade de aprendizagem possui sintomas diferenciados no modo de processar os dados numricos, ou se o processamento semelhante ao de um aluno normal, existindo, no caso, um atraso significativo. Por isso o diagnstico deve tentar identificar se os alunos com dificuldades de aprendizagem de matemtica diferem quanto aos conceitos, habilidades e execues em relao aos seus companheiros de igual ou menor idade, sem dificuldades de aprendizagem. Trata-se de determinar se os que apresentam dificuldades de aprendizagem alcanam seu conhecimento aritmtico de maneira qualitativamente distinta daquelas sem essas dificuldades, ou pelo contrrio, adquirem esse conhecimento do mesmo modo, porm com ritmo diferenciado. Sanchez (2004) destaca que as dificuldades de aprendizagem em Matemtica podem se manifestar nos seguintes aspectos:
Dificuldades em relao ao desenvolvimento cognitivo e construo da experincia matemtica; do tipo da conquista de noes bsicas e princpios numricos, da conquista da numerao, quanto prtica das operaes bsicas, quanto mecnica ou quanto compreenso do significado das operaes. Dificuldades na resoluo de problemas, o que implica a compreenso do problema, compreenso e habilidade para analisar o problema e raciocinar matematicamente. Dificuldades quanto s crenas, s atitudes, s expectativas e aos fatores emocionais acerca da matemtica. Questes de grande interesse e que com o tempo podem dar lugar ao fenmeno da ansiedade para com a matemtica e que sintetiza o acmulo de problemas que os alunos maiores experimentam diante do contato com a matemtica.

Dificuldades relativas prpria complexidade da matemtica, como seu alto nvel de abstrao e generalizao, a complexidade dos conceitos e algoritmos. A hierarquizao dos conceitos matemticos, o que implica ir assentando todos os passos antes de continuar, o que nem sempre possvel para muitos alunos; a natureza lgica e exata de seus processos, algo que fascinava os pitagricos, dada sua harmonia e sua necessidade, mas que se torna muito difcil pra certos alunos; a linguagem e a terminologia utilizadas, que so precisas, que exigem uma captao (nem sempre alcanada por certos alunos), no s do significado, como da ordem e da estrutura em que se desenvolve. Podem ocorrer dificuldades mais intrnsecas, como bases neurolgicas, alteradas. Atrasos cognitivos generalizados ou especficos. Problemas lingsticos que se manifestam na matemtica; dificuldades atencionais e motivacionais; dificuldades na memria, etc. Dificuldades originadas no ensino inadequado ou insuficiente, seja porque organizao do mesmo no est bem seqenciado, ou no se proporcionam elementos de motivao suficientes; seja porque os contedos no se ajustam s necessidades e ao nvel de desenvolvimento do aluno, ou no esto adequados ao nvel de abstrao, ou no se treinam as habilidades prvias; seja porque a metodologia muito pouco motivadora e muito pouco eficaz. (p. 174)

Dentre os cinco aspectos supracitados, esse trabalho se concentrar nos tpicos que se referem s dificuldades de ordem intrnsecas ao indivduo. Todavia, abordar essas dificuldades considerando apenas uma de suas dimenses, uma vez que podem ser consideradas sob duas perspectivas: o estudo das acalculias e o estudo das discalculias. A acalculia, segundo Johnson e Myklebust (2006), refere-se a:
um transtorno em relao ao aprendizado em matemtica gerado a partir do momento em que o indivduo sofre leso cerebral, como um acidente vascular cerebral ou um traumatismo crnio-enceflico e perde as habilidades matemticas j adquiridas. A perda ocorre em nveis variados para a realizao de clculos matemticos (p. 8).

Percebe-se, pela definio apresentada, que no se pode controlar os fatores que levam acalculia. Estudos e pesquisas devem ser desenvolvidos a fim de subsidiar o trabalho com a Matemtica a ser realizado com aqueles que, por motivos diversos, podem passar a apresentar este tipo de dificuldade. Este artigo se concentrar no estudo da discalculia que um transtorno de aprendizagem na rea de matemtica, caracterizada pela alterao na capacidade de realizao de operaes matemticas abaixo do esperado para a idade cronolgica, nvel cognitivo e escolaridade. Ressalta-se que no existe uma causa nica que justifique as bases das dificuldades com a linguagem matemtica, que podem ocorrer por falta de aptido para a razo matemtica ou pela dificuldade em elaborao do clculo. Essa dificuldade no se relaciona com a ausncia das habilidades bsicas de contagem, mas sim com a capacidade de relacion-las com o mundo. Espera-se que o aluno consiga desenvolver, alm de outras aptides, a capacidade de resoluo de problemas e de aplicar os conceitos e habilidades matemticas para desenvolverem na vida cotidiana, o que muitas vezes no ocorre quando so avaliadas habilidades e competncias adquiridas pelos alunos em relao a esta disciplina. De acordo com Johnson e Myklebust (2006), a dificuldade de aprender matemtica pode ter vrias causas, como desordens e fracassos em aritmtica. Existem alguns distrbios que poderiam interferir nesta aprendizagem. Sendo eles: 3

Distrbios da memria auditiva: O aluno no consegue ouvir os enunciados que lhes so passados oralmente, sendo assim, no conseguem guardar os fatos, isto lhe incapacitaria para resolver os problemas matemticos. Problemas de reorganizao auditiva, o aluno reconhece o nmero quando ouve, mas tem dificuldade de lembrar do nmero com rapidez. Distrbios de leitura: Os dislexos e pessoas com distrbios de leitura apresentam dificuldade em ler o enunciado do problema, mas podem fazer clculos quando o problema lido em voz alta. bom lembrar que os dislexos podem ser excelentes matemticos, tendo habilidade de visualizao em trs dimenses, que as ajudam a assimilar conceitos, podendo resolver clculos mentalmente mesmo sem decompor o clculo. Podem apresentar dificuldade na leitura do problema, mas no na interpretao. Distrbios de percepo visual: O aluno pode trocar 6 por 9, ou 3 por 8 ou 2 por 5 por exemplo. Por no conseguirem se lembrar da aparncia elas tm dificuldade em realizar clculos. Distrbios de escrita: Aluno com disgrafia tem dificuldade de escrever letras e nmeros (p. 15).

Estes problemas dificultam a aprendizagem da matemtica, mas a discalculia impede o aluno de compreender os processos matemticos. A discalculia um transtorno de aprendizagem que causa a dificuldade em matemtica. Este transtorno no causado por deficincia mental, nem por dficits visuais ou auditivos, ou por m escolarizao, por isso importante no confundir a discalculia com os fatores acima citados. Para Johnson e Myklebust (2006), o aluno com discalculia incapaz de visualizar conjuntos de objetos dentro de um conjunto maior, co aluno onservar quantidades, fazendo comparaes entre maior ou menor massa, sequenciar e classificar nmeros, compreender os sinais das operaes bsicas, montar operaes, entender os princpios de medida, lembrar as seqncias dos passos para realizar as operaes matemticas, estabelecer correspondncias ou contar atravs dos cardinais e ordinais. O portador de discalculia comete erros diversos na soluo de problemas verbais, nas habilidades de contagem, nas habilidades computacionais, na compreenso dos nmeros. Kocs (apud Garcia,1998) classificou a discalculia em seis subtipos, podendo ocorrer combinaes diferentes entre eles e com outros transtornos. As classificaes so: discalculia verbal, practognstica, lxica, grfica, ideognstica e operacional. Uma breve descrio de cada uma destas discalculias ser apresentada a seguir. 1. Discalculia verbal: dificuldades para nomear as quantidades matemticas, os nmeros, os termos, os smbolos e as relaes. 2. Discalculia practognstica: dificuldades para enumerar, comparar e manipular objetos reais ou em imagens matematicamente. 3. Discalculia lxica: dificuldades na leitura de smbolos matemticos. 4. Discalculia grfica: dificuldades na escrita de smbolos matemticos. 5. Discalculia ideognstica: dificuldades em fazer operaes mentais e na compreenso de conceitos matemticos. 6. Discalculia operacional: dificuldades na execuo de operaes e clculos numricos. 4

Os processos cognitivos envolvidos na discalculia referem-se a dificuldades na memria de trabalho, na contagem e em tarefas no verbais e escritas. O indivduo com discalculia geralmente no apresenta problemas fonolgicos, mas possui dificuldade nas habilidades visuo-espaciais, e nas habilidades psicomotoras e perceptivo tteis. O transtorno na Matemtica caracteriza-se da seguinte forma (Sanchez, 2004, p. 177):
A capacidade matemtica para a realizao de operaes aritmticas, clculo e raciocnio matemtico, capacidade intelectual e nvel de escolaridade do indivduo no atinja mdia esperada para sua idade cronolgica. As dificuldades da capacidade matemtica apresentada pelo indivduo trazem prejuzos significativos em tarefas da vida diria que exigem tal habilidade. Em caso de presena de algum dficit sensorial, as dificuldades matemticas ultrapassem aquelas que geralmente est associada. Diversas habilidades podem estar prejudicadas nesse Transtorno, como as habilidades lingsticas (compreenso e nomeao de termos, operaes ou conceitos matemticos, e transposio de problemas escritos ou aritmticos, ou agrupamentos de objetos em conjuntos), de ateno (copiar nmeros ou cifras, observar sinais de operao) e matemticas (dar seqncia a etapas matemticas, contar objetos e aprender tabuadas de multiplicao).

Observa-se, pelo exposto, que as dificuldades de aprendizagem em matemtica podem ser diversas e que no existe uma forma nica de solucion-las em funo de suas peculiaridades. Todavia, conhecer essas dificuldades possibilitar aos profissionais da educao, especialmente aos professores de matemtica, condies de melhor analisar o desempenho de seus alunos a fim de propor alternativas para melhor conduzir o trabalho pedaggico com eles. 3. Mtodo A fim de analisar os problemas evidenciados na literatura encontrada e subsidiar professores no trabalho com alunos com dificuldades de aprendizagem em Matemtica, especialmente com discalculia, foi aplicado um questionrio a 52 professores de ensino fundamental e mdio de escolas pblicas e particulares do DF, que trabalham nesta rea, com o intuito de observar as suas percepes sobre fatores relacionados ao insucesso em Matemtica. O instrumento aplicado era relacionado escala Likert, proposta por Rensis Likert em 1932 em que os respondentes so solicitados a concordarem ou no com as afirmaes contidas no questionrio, e principalmente informarem o grau de concordncia/discordncia desta. A cada clula de resposta atribudo um nmero que reflete a direo da atitude do respondente em relao a cada afirmao. A pontuao total da atitude de cada respondente dada pelo somatrio das pontuaes obtidas para cada afirmao (Omote, 2002). A resposta do professor a cada item indicada atravs de cinco possibilidades. A concordo totalmente, B concordo parcialmente, C indiferente, D discordo parcialmente e E discordo totalmente, efetuando uma converso de valores para: A = 1, B = 2, C = 3, D = 4 e E = 5. A mdia calculada de acordo com esses valores fazendo referncias concordncia no pelo item. No instrumento aplicado nesse artigo houve 40 de itens e estes foram agrupados em trs categorias, que refletem aspectos relacionados s dificuldades de aprendizado. Estes trs grupos refletem aspectos relativos a: (a) conduta dos alunos; (b) conduta dos professores e, (c) mtodos e tcnicas de ensino utilizados em Matemtica. 5

4. Resultados Dos professores entrevistados, 33% esto na faixa etria entre 20 e 25 anos, 46% esto entre 26 e 35 anos e 21% tem idade superior a 36 anos, sendo que 21 professores so sexo masculino e 31 do sexo feminino. Estes lecionam para Ensino Fundamental (71%) e Ensino Mdio (29%), sendo que 53,8% trabalham em escolas pblicas e 46,2% em escolas particulares. Foi observado que todos os professores terminaram ou esto concluindo a graduao e que apenas 8% esto realizando cursos de especializao na rea. Os dados coletados por meio do questionrio so apresentados por meio das freqncias relativas com a qual apareceram nas respostas dos professores participantes deste estudo. A mdia ser apresentada a fim de mostrar com maior clareza as respostas apresentadas em cada item, no sentido de evidenciar o nvel de concordncia/discordncia de cada item. O desvio padro foi acrescentado para mostrar as possveis variaes entre erros e possveis respostas. 4.1 O insucesso em Matemtica e os mtodos e tcnicas de ensino O primeiro grupo de itens que ser apresentado referem-se s percepes dos professores em relao ao insucesso em matemtica como decorrente dos mtodos e tcnicas de ensino utilizados no cotidiano escolar. Tabela I: O insucesso em Matemtica e os mtodos e tcnicas de ensino (%)
Desvio Padro Concordo Totalmente Mdia N Proposio Discorodo Totalmente 7,7 31,4 7,8 32,7 19,2 1,9 9,8 41,2 7,8 17,6 Indiferente 13,5 11,8 13,7 3,8 19,2 36,5 19,6 7,8 11,8 25,5 Concordo Discordo 30,8 27,5 13,7 25,0 26,9 13,5 15,7 13,7 21,6 15,7

02 06 07

11 12

14 19

20

22

31

Os mtodos de ensino so adequados realidade do aluno. A tabuada est fora de moda. Os programas curriculares so insuficientes para concretizao no processo ensinoaprendizagem A Matemtica dada nas escolas no tem aplicao na vida real. A Matemtica o principal instrumento de seleo dos alunos para o ingresso do Ensino Superior. Os programas de matemtica esto em processo de transformao. Os programas de Matemtica esto fora da realidade dos alunos provocando desinteresse. A disciplina de matemtica vista como uma matria que traz maus resultados perante a sociedade. H controvrsia entre a Matemtica exigida no Curso Superior a que aplicada no Segundo Grau. Abuso na utilizao da calculadora na sala de aula.

2,88 3,49 2,33 3,50 3,17 2,50 2,67

1,18 1,41 1,28 1,34 1,34 1,02 1,19

9,6 11,8 31,4 1,9 13,5 19,2 13,7

38,5 17,6 33,3 36,5 21,2 28,8 41,2

3,41

1,60

17,6

19,6

2,53 2,84

1,30 1,43

25,5 25,5

33,3 15,7

4.2 O insucesso em Matemtica e a conduta dos professores O segundo grupo de itens refere-se aspectos relacionados s prticas docentes, envolvendo o planejamento de ensino, a avaliao da aprendizagem e a prpria formao profissional para organizar o trabalho pedaggico com a Matemtica.. Tabela II: O insucesso em Matemtica e a conduta dos professores
Concordo Totalmente (%)

05 09 15 17 21 23 25 27 29 30 32 34

O professor de Matemtica no desafia o aluno com tarefas adequadas. H pouca exigncia por parte dos professores. Falta mais preparo na formao pedaggica dos professores de Matemtica. O professor de Matemtica no apresenta situaes que despertem o interesse dos alunos. O professor de Matemtica no utiliza uma metodologia fcil para o entendimento dos alunos. Os professores desvalorizarem os aspectos afetivos e emotivos na aprendizagem de conceitos matemticos. Pouca atividade grupal realizada pelos professores de Matemtica. Falta na formao cientfica dos professores de Matemtica. Programas no diversificados em funo das reas correspondentes aos interesses dos alunos. Os professores no utilizam formas de avaliao diferenciada (relatrios, trabalhos, ....). Programas de formao de professores so adequados em quantidade e qualidade. O professor consegue identificar a discalculia no aluno que apresenta dificuldade.

Mdia

Proposio

2,58 2,92 2,15 2,69 3,15 2,92 2,76 2,77 2,47 2,83 3,08 2,81

1,30 1,10 1,06 1,28 1,29 1,23 1,32 1,17 1,05 1,34 1,25 1,24

23,1 8,0 28,8 17,3 9,6 12,0 20,0 11,5 17,6 17,3 9,6 13,5

36,5 34,0 44,2 40,4 28,8 30,0 30,0 38,5 37,3 32,7 30,8 34,6

7,7 22,0 11,5 5,8 15,4 24,0 14,0 19,2 29,4 13,5 15,4 21,2

25,0 30,0 13,5 28,8 28,8 22,0 26,0 23,1 11,8 23,1 30,8 19,2

4.3 O insucesso em Matemtica e a conduta dos alunos O terceiro grupo de itens reflete as percepes dos professores quanto ao desempenho, motivao, envolvimento e habilidades dos alunos em relao Matemtica.

Discorodo Totalmente (%)

Indiferente (%)

Desvio Padro

Concordo (%)

Discordo (%)

7,7 6,0 1,9 7,7 17,3 12,0 10,0 7,7 3,9 13,5 13,5 11,5

Tabela III: O insucesso em Matemtica e a conduta dos alunos


Condordo Totalmente (%) Mdia N Proposio Discorodo Totalmente (%) 0 3,8 0 0 1,9 0 5,8 1,9 1,9 1,9 3,8 17,6 1,9 0 0 1,9 0 1,9 0 Indiferente (%) 5,8 23,1 7,7 7,7 9,6 21,6 9,6 23,1 9,6 15,4 18,2 25,5 7,7 5,8 Desvio Padro Concordo (%) Discordo (%) 5,8 15,4 7,7 9,6 7,7 7,8 0 23,1 11,5 9,6 9,6 15,7 3,8 7,7 5,8 3,8 3,9 3,8 3,8

01 03 04 08 10 13 16 18 24 26 28 31 33 35

36 37 38 39 40

M preparao nos primeiros anos de escolaridade. Alunos fazem pouco trabalho A dificuldade de os alunos raciocinarem perante uma situao problema. H dificuldades de abstrao por parte dos alunos. H ausncia de conhecimentos prvios necessrios aprendizagem de novos conceitos Matemticos. H dificuldade na compreenso do processo dedutivo H baixo rendimento no desempenho dos alunos em relao matemtica. Ausncia de processos cognitivos relacionados com a memorizao e aplicao de problemas. Falta de organizao e de mtodos de trabalho por parte dos alunos. Falta de atitude crtica por parte dos alunos (apresentao de exemplos, de contraexemplos, ...). Insuficiente desenvolvimento do clculo mental. Abuso na utilizao da calculadora na sala de aula. Falta por parte dos alunos a curiosidade e a motivao para querer aprender. Existem alunos com dificuldades para nomear as quantidades matemticas, os nmeros, os termos, os smbolos e as relaes. Existem alunos com dificuldades para enumerar, comparar e manipular objetos reais ou em imagens matematicamente. Existem alunos com dificuldades na leitura de smbolos matemticos. Existem alunos com dificuldades na escrita de smbolos matemticos Existem alunos com dificuldades em fazer operaes mentais e na compreenso de conceitos matemticos. Existem alunos com dificuldades na execuo de operaes e clculos numricos.

1,65 2,44 1,60 1,88 1,94 2,00 1,81 2,63 2,12 2,62 2,29 2,84 1,75 1,62

0,84 1,11 0,93 0,92 0,98 0,96 1,03 1,03 1,00 3,31 1,04 1,43 0,90 0,91

51,9 21,2 63,5 38,5 36,5 37,3 46,2 11,5 26,9 38,5 21,2 25,5 46,2 59,6

36,5 36,5 21,2 44,2 44,2 33,3 38,5 40,4 50,0 34,6 46,2 15,7 40,4 26,9

1,50 1,46 1,41 1,40 1,31

0,78 0,87 0,70 0,87 0,70

61,5 69,2 66,7 75,0 78,8

32,7 23,1 29,4 17,3 15,4

0 1,9 0 1,9 1,9

5. Discusso Os resultados encontrados sero analisados a seguir, conforme as categorias construdas para mostrar as respostas que foram dadas nos questionrios, isto , sero analisados 8

separadamente os dados referentes aos mtodos e tcnicas de ensino utilizados em Matemtica, conduta dos professores e, conduta dos alunos. Quanto aos mtodos e tcnicas de ensino e sua relao com o insucesso em matemtica, podeser observar que 38,5% dos professores discordam da afirmao que diz que os mtodos de ensino que esto sendo utilizados esto adequados realidade do aluno. Isso demonstra que os professores esto percebendo que a forma com a qual esto conduzindo o trabalho no est sendo suficiente para despertar o interesse e motivar os alunos para a atividade matemtica. Todavia, os professores convergem em alguns aspectos, por exemplo, ao se referirem ao uso da tabuada, a maior parte discorda que o seu uso esteja fora de moda. Houve convergncia para o discordo totalmente e parcialmente, com 58,9% dos questionrios apontando para os dois pontos. Em sua maioria, acreditam que no desafiam os alunos com tarefas adequadas, apesar de as exigirem. Segundo as respostas ao questionrio, no tm formao pedaggica adequada e no apresentam situaes motivadoras para os alunos se sentirem interessados em aprender matemtica. Para eles, em grande parte, os trabalhos grupais no so muito realizados pelos professores. Boa parte dos professores tambm acredita que falta a formao cientfica na rea. Quanto a questo da dificuldade de aprendizagem, mais da metade respondeu que consegue identificar a discalculia naquele com esses problemas. Segundo os professores, os primeiros anos de escolaridade dos alunos no esto sendo bem desenvolvidos. Para eles os alunos fazem poucos trabalhos e no conseguem raciocinar perante alguma situao problema. Quanto abstrao e compreenso dos contedos, acreditam que os alunos tm dificuldades na compreenso, o que faz com que tenham baixo rendimento em relao disciplina. Para estes, a dificuldade se encontra na falta de interesse, curiosidade, raciocnio lgico por parte dos alunos. A dificuldade de raciocinar matematicamente influencia em grande parte dos itens do questionrio, onde a maioria dos professores foi concordou em um mesmo sentido. Na pesquisa foi evidenciado que o sistema de ensino tem falhas, assim como os prprios professores em sua formao e didtica em sala de aula. Eles se sentem de certa forma, despreparados em relao a sua formao pedaggica e cientfica. Segundo os professores, os alunos no esto conseguindo raciocinar de maneira coerente em relao a problemas do cotidiano e sentem dificuldades quanto a leitura e escrita de smbolos matemticos, chegando a uma dificuldade maior nas operaes mentais e na compreenso e interpretao de conceitos e problemas do cotidiano. A falta de organizao e mtodos de trabalho faz com que as habilidades e competncias que deveriam ser adquiridas pelos alunos no aconteam de acordo com os objetivos. Isso se deve tambm ao fato de que os primeiros anos de escolarizao no foram bem trabalhados e que no haja a contextualizao dos contedos pra que o aluno consiga adquirir habilidades para o raciocnio lgico e resoluo de problemas do cotidiano. Todos esses problemas evidenciados fazem que com se pense em alguma maneira de trabalhar a questo da dificuldade de aprendizagem em matemtica e os problemas enfrentados pelos professores em relao a formao e adaptao a currculos e mtodos de ensino.

Os mtodos de ensino e o currculo escolar devem atender s necessidades dos alunos, estando de acordo com a realidade por eles vivida. A disciplina pode estar mais ligada a questes do cotidiano para que possa fazer sentido ao aluno e este se sinta mais motivado em aprender e lidar com problemas enfrentados habitualmente. Os mtodos de ensino devem ser diferenciados de acordo com a necessidade de cada grupo, envolvendo os aspectos abordados nos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1998) como o uso da historia da Matemtica, utilizao de tecnologias como instrumento facilitador para o ensino da disciplina, a resoluo de problemas e contextualizao dos contedos como forma de facilitar o aprendizado do aluno e o trabalho do educador. O professor precisa vivenciar a licenciatura desde o incio da graduao com projetos que envolvam trabalhos com alunos de escolas pblicas e particulares. Por meio da experincia e de projetos nessa rea, torna-se mais harmoniosa a passagem do professor pela sala de aula, uma vez que este j conviveu com alunos de diversas realidades e o auxilia a pensar em maneiras de lidar com a criatividade e o raciocnio dos alunos. A formao pedaggica do professor tambm influencia na sua adaptao e trabalho em sala de aula, portanto imprescindvel que haja disciplinas e trabalhos voltados para a parte pedaggica, no esquecendo da questo tcnica que tambm e de extrema importncia para a formao adequada do professor de Matemtica. O investimento na pesquisa cientfica auxilia o educador na busca de mais informaes e maiores experincias. O trabalho envolvendo resoluo de problemas e raciocnio lgico faz com que os alunos possam desenvolver habilidades para o aprendizado de Matemtica e a utilizao da criatividade para resolver problemas de forma mais dinmica e eficaz. Segundo os PCNs, as tecnologias constituem um dos principais agentes de transformao da sociedade, pelas modificaes que exercem nos meios de produo e por suas conseqncias no cotidiano das pessoas (PCNs, 1998, p. 43). A utilizao da calculadora deve ser feita como instrumento facilitador do aprendizado, desde que o aluno consiga identificar e interpretar o que realiza com a mquina. O seu uso indiscriminado das tecnologias ou qualquer outro mtodo prejudica o desenvolvimento de habilidades e competncias adquiridas pelos alunos.
A resoluo de problemas, na perspectiva indicada pelos educadores matemticos, possibilita aos alunos mobilizar conhecimentos e desenvolver a capacidade para gerenciar as informaes que esto a seu alcance. Assim, os alunos tero oportunidade de ampliar seus conhecimentos acerca de conceitos e procedimentos matemticos bem como de ampliar a viso que tm dos problemas, da Matemtica, do mundo em geral e desenvolver sua autoconfiana. (PCNs, Matemtica, 1998, p.40)

necessrio que os alunos possam manipular materiais concretos nas sries iniciais, fazendo uso de atividades ldicas que propiciam para o aprendizado significativo da criana, principalmente em relao matemtica. O trabalho com materiais ldicos e concretos auxilia na visualizao de possveis alternativas para um determinado problema, fazendo com que aos poucos a criana comece a abstrair conceitos e compreenso do processo dedutivo.
Os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaborao de estratgias de resoluo e busca de solues. Propiciam a simulao de situaes problema que exigem solues vivas e imediatas. (PCNs, Matemtica, 1998, p.46)

10

Para que sejam amenizadas as dificuldades dos alunos e professores em relao ao processo de ensino aprendizagem necessria que seja trabalhado com os alunos situao problema que fazem parte da sua realidade, alm de projetos que envolvam o desenvolvimento de hbitos de estudos, e o uso da criatividade, fazendo com que os indivduos se tornem cidados participativos e atuantes na sociedade e na resoluo de problemas do cotidiano.

6. Como enfrentar as dificuldades de aprendizagem em matemtica As dificuldades de aprendizagem em matemtica podem ser trabalhadas com xito a partir de um trabalho conjunto com professores, pais, alunos e o apoio do sistema de ensino. O relacionamento dos alunos com as pessoas que o cercam pode influenciar bastante no desenvolvimento das atividades requeridas para eles, bem como a formao, mtodo de ensino e avaliao podem auxiliar ou prejudicar o processo de ensino-aprendizagem do indivduo.

6.1. Relacionamento entre Professor-Aluno O papel do professor no processo de aprendizagem do aluno de extrema importncia, pois sua postura e atitudes podem auxiliar o aluno em seus objetivos ou prejudicar ainda mais, caso haja algum transtorno de aprendizagem.
O professor deve estar sempre atento s etapas do desenvolvimento do aluno, colocando-se na posio de facilitador da aprendizagem e calcando seu trabalho no respeito mtuo, na confiana e no afeto (Drowet, 1995).

O professor no dever forar o aluno a fazer as lies quando estiver nervoso por no ter conseguido. Tentar no mostrar impacincia com a dificuldade expressada pelo aluno ou interromp-la vrias vezes ou mesmo tentar adivinhar o que ela quer dizer completando sua fala, so atitudes que fazem com que o aluno no se sinta mais seguro em relao aos colegas, ao professor e sua prpria dificuldade de aprendizagem, como tambm no corrigir o aluno freqentemente diante da turma e procurar sanar as dificuldades encontradas pelos alunos com relao disciplina. Para ajudar seus alunos o professor poder explic-los sobre suas dificuldades e tentar ajud-lo sempre que precisar, procurando utilizar situaes-problemas que envolvam o cotidiano do aluno, para que o contedo faa sentido para o indivduo e que este se sinta motivado ao trabalhar com a disciplina. 6.2. Papel da famlia A compreenso da famlia frente s dificuldades encontradas pelo indivduo de extrema importncia, uma vez que nesse ambiente que ele vai buscar conforto para os seus possveis problemas. Procurar observar e estar ao lado acompanhando os processos que a criana passa at chegar ao seu desenvolvimento pleno um dever da famlia, principalmente se esta se encontra com dificuldades em qualquer mbito, necessitando de maiores auxlio e ateno. Deixar a criana se sentir segura no ambiente em que vive notando o carinho e dedicao da famlia auxilia no trabalho com alunos com esse tipo de transtorno e at atenua possveis problemas que se desencadeiam por conta desses problemas como baixa auto estima, depresso e rejeio por parte de colegas e pessoas do convvio em geral. 11

7. Concluses As dificuldades de aprendizagem em Matemtica podem ocorrer por diversos fatores, sejam eles afetivos, cognitivos ou mesmo fsicos. imprescindvel que haja uma preocupao maior com relao educao do indivduo na sociedade. Lidar com o aprendizado em Matemtica se torna complexo a partir do momento em que no so sanados problemas que advm de muito tempo ou pelo menos que se trabalhe para a melhoria da qualidade do ensino. importante que o sistema de ensino esteja adequado realidade do aluno e que busque alternativas para desenvolver o cidado de forma ntegra e participativa. O trabalho conjunto entre escola, pais, professores e alunos so imprescindveis para que os problemas possam ser mais bem tratados e acompanhados ou at mesmo com que se evitem possveis transtornos. No sentido de discutir as possveis causa dos problemas relacionados ao ensino-aprendizagem do aluno, foi observado que o sistema de ensino pode ser melhorado, tanto em relao aos professores, como participao da famlia, comunidade e melhoria da qualidade de ensino em geral. A discalculia precisa ser diagnstica por equipe competente em relao ao aluno e acompanhada de acordo com a dificuldade encontrada por cada indivduo. Cabe ao professor, buscar mtodos de ensino que facilitem a absoro do aprendizado e motive o aluno a aprender e utilizar a criatividade a fim de resolver problemas que envolvem sua realidade e da sociedade como um todo. Para que as habilidades em relao ao ensino da Matemtica sejam alcanadas, faz-se necessrio o empenho e envolvimento de todos, englobando mudanas de mtodos de ensino, formao e trabalho do professor e hbitos de estudo e interesse dos alunos. Pode ser tratada futuramente tambm questo relacionada s percepes dos alunos quanto a esse processo de ensino aprendizagem, pois com uma viso de vrios ngulos em relao ao assunto, se torna melhor e de mais qualidade a questo da discusso sobre o assunto, bem como proposta de melhoria na qualidade de ensino mais realista e palpvel.

8. Referncias bibliogrficas
DROWET, Ruth Caribe da Rocha. Distrbios da aprendizagem. So Paulo: tica, 1995. GARCIA, Jesus Nicassio. Manual de dificuldades de aprendizagem: linguagem, leitura, escrita e matemtica. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1998. JOHNSON E MYKLEBUST. Enciclopdia livre: Discalculia. Disponvel em

<http://pt.wikipedia.org/wiki/Discalculia> . Acesso em: 21/04/2006.

OMOTE, Sadao. Medida de Atitudes Sociais em Relao a Incluso. Universidade Estadual Paulista: So Paulo, 2002.
PARMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Matemtica. Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/ SEF, 1998. RUDIO, Franz Victor. Introduo ao projeto de pesquisa cientfica. 27. ed. Petrpolis: Vozes, 2000.

12

SANCHEZ, Jess Nicasio Garcia. Dificuldades de Aprendizagem e Interveno Psicopedaggica. Porto Alegre: Artmed, 2004. SISTEMA NACIONAL DE AVALIAO DA EDUCAO BSICA SAEB. Resultados do SAEB 2003. Braslia, 2004. SMITH, Corine, STRICK Lisa. Dificuldades de aprendizagem de a a z. Porto Alegre: Artmed, 2001.

13

Das könnte Ihnen auch gefallen