Sie sind auf Seite 1von 27

A CARDAO: cartografia de um breve instante na fiao

Ana Lygia Vieira Schil da Veiga


Ao cardar, completa-se o destrinamento das fibras e, posteriormente sua limpeza. Desfazendo-se ns e limpando ainda mais as fibras. Ao retirar o restante das impurezas, a cardao permite que se forme uma fita ou pasta homognea prpria para ser fiada.

Prlogo A ilha
O instante, no cronos desse artigo, se faz no momento mesmo da cardao, entre os gestos precisos do limpar a l e pente-la com a carda, formando um pequeno floco, semelhante a uma nuvem que, desprendido da carda, aguardar o momento do tornar-se fio pelo movimento giratrio do fuso. O instante, no aion desse artigo, acontecimento no momento outro da cardao, entre gestos ouvidos, silenciados, falados, memria futura de um fio por-vir. Matria-bruta, ciscada, estrumada, tentada limpa, nuvada. Aqum do fio. Alm do movimento muscular do corpo.

O instante, nesse artigo*, sentido mesmo/outro no aparente simples da sensao.


____________________________

* (Essa nota se faz justificao: explica, informa, simplifica, normaliza). Nesse artigo, a pgina branca marcada de preto impedimento. O papel torna-se fraco veculo para uma escrita que se quer fluida e impossvel. Contribui para formatar o texto

em camada nica e linear, quando de fato, a escriturao se deu em estratos variados, em tempos mltiplos, como tecido feito mo em tear de galho seco. Tecida sobre um textourdidura ingnuo e primeiro, a trama constituiu-se em mesclas coloridas, com fios de fibras e texturas variadas. A composio grfica diz das camadas e do tempo. A diagramao do textourdidura em itlico com capitulao negritada, quer indicar a posio da primeira escrita: crnica descritiva da etapa pioneira de um fazer simples e corriqueiro: a arte-manual da fiao, repetida outra vez no texto como refro, ritornelo na voz do coro. Depois de urdido esse fio inicial, a navete se enche de cor outra, emprestada, citada. Atravessando o texto inocente, o dizer de Deleuze, com Nietzsche e a filosofia, buscando aproximar-se do sentido-sensao. Fibra forte, gramatura alta, tambm com Foucault, em rodaps, formando franjas que brotam do movimento da escritura. Tingindo de aspereza o tecido, o negrito traz o rugido-balido-fio que irrompe o discurso com urros irnicos ou conformados e mostra ora uma voz-rouca-outra-mesma ora o questionamento dessa. A ligadura une duas colunas que dizem do mesmo em vozes outras, uma traz a cor-texto para mais prximo da educao, a voz-fio de Larrosa, delicada fibra levemente torcida, moldandose na trama em camada fina e ligeira. Outra, de Certeau, urde a experincia-silncio da fabricao com a cultura do discurso de tudo que impera no contemporneo. Quadros aplicados como bordados em patchwork completam a composio com tecidos outros, j prontos, transpostos aos pedaos sobre a trama tecida. Formando a bainha, outro artigo, debrum comprado por metro, vis de um outro material, acabamento costurado mquina, arremata fora o tecido feito mo que se quer incompleto.
Estamos, ento, capacitados a extrair das palavras, frases e proposies os enunciados, que no se confundem com elas. Os enunciados no so as palavras, frases ou proposies, mas formaes que apenas se destacam de seus corpus quando os sujeitos da frase, os objetos da proposio, os significados das palavras mudam de natureza, tomando lugar no "diz-se", distribuindo-se, dispersando-se na espessura da linguagem (DELEUZE, 2008, p. 29).

Parte 1 Na ilha: a crnica da cardao


ietzsche no acredita em grandes acontecimentos ruidosos, mas na pluralidade silenciosa de sentidos de cada acontecimento...

S entada na cadeira, fralda branca no colo, uma


p de carda em cada mo, penteia e separa a l em pequenos montes nuvados. Uma a uma, as pequenas nuvens de l vo se amontoando ao lado sobre outro tecido alvejado, prontas para serem torcidas, para girarem na roda viva do fuso. uma escuta. Um ouvir a l e a carda. A intensidade do gesto depende desse ouvir. Ele regula a ao, ampliando o sentido do fazer. H uma escuta. Ela mais que ouvir. O ouvido ativo promove o gesto. Gesto da mo, do brao, aes de superfcie, visveis, reguladas pelo invisvel da escuta. fralda suja de ciscos. Pedaos de mato, carrapichos, espinhos, estrume. A fralda branca tingida de escuros. A l compacta, se abrindo ao ar e luz, ganha volume e leveza. corpo continua a gestuar, a ouvir, a regular a fora da ao, sentidos abertos ao material, ao rudo da carda, textura e densidade da l. fibra bruta se solta da carda, voo leve de nuvem at o monte cardado. H um silncio. Uma calma na superfcie do gesto. A continuidade desse gesto, sua repetio, invoca o silncio. Ele regulariza a ao, ampliando o sentido do fazer repetido. H um silncio. Ele mais do que no-barulho. cardao continua. O monte de l aumenta. Logo chegar o fio. H uma voz.

O A

voz do fio regula o gesto da carda. A voz inaudvel e invisvel. A voz imaterial, futural, amplia o sentido da nuvem de l. H uma voz. Ela mais do que fala. o corpo, os gestos agenciados no fluxo da cardao, sentidos atentos e abertos ampliam o sentido do fazer. H uma escuta. H um silncio. H uma fala. Gestos na superfcie invisvel da fiao.

Fio no presente, feito da nuvem de l. Feito no cisco do nofio, no rudo da carda que move e penteia preenchendo de ar e luz a l.

G estos que repetem no devir do fio. Fio futural.

Parte 2 - Na ilha: o indizvel do sentido-sensao da cardao


A inocncia a verdade do mltiplo. Deleuze Nietzsche e a filosofia Eis porque Nietzsche no acredita em grandes acontecimentos ruidosos, mas na pluralidade silenciosa de sentidos de cada acontecimento (DELEUZE, 2001, p. 3).

entada na cadeira, fralda branca no colo, uma p de carda em cada mo, penteia e separa a l em pequenos montes nuvados. Uma a uma, as pequenas nvens de l vo se amontoando ao lado sobre outro tecido alvejado, prontas para serem torcidas, para girarem na roda viva do fuso. Uma cena simples, ingnua, buclica. Ensima repetida num fazer pastoril multimilenar. Um fazer leve e calmo, pacfico e pacificador. Impregnado no cronos de um comum e bom senso. Porta aberta para um ir e vir no tempo. Deslocamento de espaos. Diluio de formas. Indefinio de uso e fim. Fazer de verbo no infinitivo.

Gesto confundido, misturado entre o sujeito e seu predicado. Prolongamento e tentculo de substantivo. Memria (1) curva, incerta, incesta. Narrao impossvel. uma escuta. Um ouvir a l e a carda. A intensidade do gesto agencia esse ouvir. Ele regula a ao, ampliando o sentido, a sensao do fazer.
Ns nunca encontraremos o sentido de alguma coisa (fenmeno humano, biolgico ou mesmo fsico), se no sabemos qual a fora que se apropria da coisa, que a explora, que dela se apodera ou que nela se exprime. Um fenmeno no uma aparncia (imagem), nem mesmo uma apario, mas um signo, um sintoma que encontra o seu sentido numa fora atual (DELEUZE, 2001, p. 23).

H uma escuta. Ela mais que ouvir. O ouvido


ativo promove o gesto. Gesto da mo, do brao, aes de superfcie, visveis, reguladas pelo invisvel da escuta.
[...] porque estamos no impensvel, no no nomeado, no indescritvel, no disforme, no no visvel, e ento, o que sobra? Uma escuta da sensao, algo que se passa entre uma cor, um gosto, um toque, um odor, um rudo, um peso e implica em misturas, em zonas de indiscernibilidade, coagulada, que passam de uma ordem outra numa elasticidade de foras invisveis que atravessam os corpos (DELEUZE, 2007, p. 24).

[...] O intelecto como lugar, por exemplo, da memria, no passa de um engano, uma vez que o corpo guarda uma fora muito maior de lembrana: todos os nervos, por exemplo, na perna, lembram-se de experincias anteriores. Cada palavra e cada nmero so resultados desse processo fsico e se tornou firme em algum lugar dos nervos. Tudo o que se organizou nos nervos continua vivendo neles (NIETZSCHE, 1988, vol. 9, p. 4). Alm disso, o intelecto a ferramenta do nosso instinto e nada mais [...] (Idem, p. 229). Ou seja, para a memria, o corpo e seus nervos tm um papel preponderante em relao conscincia, ela mesma entendida como um instrumento dos instintos (OLIVEIRA, 2009, p.177).

A fora que se apropria da cardao fora de corpo? Corpo-cardao? Que pode um corpo-cardao? Fazer de um simples gesto motivo de expresso? Que passa no corpo-cardao? Que flui no corpo-cardao? Movimento? Memria? Saber indizvel, inominvel. Sensao. Sentido?

O corpo educado na cardao. Corpo dcil. Esse corpo educado para o fio percebe. Seus sentidos e sensaes compem um todo estvel e permanente. H meio, pois o comeo e o fim so claros. Da matria-bruta, suja, inicia-se o processo de limpeza, movimentos tranquilos e estveis proporcionam o realizar da tarefa. O que no serve ser posto fora (2). O trabalho continua silencioso e dinmico. A mo educada aciona a carda que penteia a fibra. Logo, no ser mais bruta, se far limpa. Luz, leveza, arejamento. Qualidades venerveis de um fazer correto e exato. Em breve, um futuro certo. O fio vir como destino de fibra trabalhada e limpa. Ajustada. fralda suja de ciscos. Pedaos de mato, carrapichos, espinhos, estrume. A fralda branca tingida de escuros, a l compacta, se abrindo ao ar e luz, ganha volume e leveza. Resto. O que vazou da natureza ideal. Erva-daninha, capim. Espinho: intensidade vibrando sobre ele mesmo. Fragmentos expostos e excludos sobre a superfcie branca e imaculada do fim. Finalidade exterior do fio.
2 Seria esse lanado fora uma rachadura no ato mesmo singelo e tranquilo da cardao? Uma abertura para uma tempestade de foras por vir? O fora da fibra, cisco no-estratificado, informe, um espao outro, espao de irregularidades, singular, fora do domnio das formas. Aqum do fio, alm do saber do tecido. Como em Foucault dito por Deleuze, relaes de fora, resistncia, devires, singularidades, potncia, entre outros, so termos que designam o Fora e que afirmam nele um profundo vitalismo. A fora vinda do lado de fora no uma certa idia da Vida, um certo vitalismo, em que culmina o pensamento de Foucault? A vida no seria essa capacidade da fora de resistir? (DELEUZE, 2008, p. 99). O cisco negado no diria tambm do devir do fio? Seria no-dito na vida do fio? Desutilidade no futural fio?

O resto deixando marcas. Impossibilidade higinica. Mistura de l e resto que no deixa claro o limpo e o no-limpo, o antes e o depois, o dentro e fora do campo. Superfcie viva do pasto no colo. corpo continua a gestuar, a ouvir, a regular a fora da ao, sensao, sentidos abertos ao material, ao rudo da carda, textura e densidade da l. Vem da o carter irredutivelmente sinttico da sensao. Nos perguntamos de onde vem tal carter sinttico pelo qual cada sensao material tem mais de um nvel, mais de uma ordem ou domnios. O que vem a ser este nvel, e o que torna sua unidade sentinte ou A cardao - gesto aparentemente simples - corpocardao sentinte permeado por foras. Que estratifica sentires e sensaes reguladoras do ato mesmo de cardar? Que sensaes outras atravessam o corpo que carda? Corpo educado pelo fazer objetivo do fio. Corpo-motor coordenado para o fazer adequado. Que sensaes outras atravessam o corpo que carda? Que educao se d no corpo que carda? O que diz o corpo que carda? O que diz a carda no corpo? Que fala a carda? sentida? (DELEUZE, 2007, p. 20). fibra bruta se solta da carda, voo leve de nuvem at o monte cardado. H um silncio. Uma calma na superfcie do gesto. A impossibilidade de dizer no silncio. grito. Urro. crime. O indizvel crime hediondo, inafianvel. Todo o tudo tem de ser narrado, argumentado, explicado, interpretado, opinado, virado notcia, pensado crtica. O

indizvel resto (3). O no-dito , estrume, sobra, deixado inerte sobre a alva capa. A educao do corpo educado para a carda do dito, do explcito, do sabido. A matria-bruta cardada, limpada, penteada. Destinada ao fio. Fio futural se incerto, desregular, deseducado, tornado refugo ou arte. Quando comea a estudar, o Pensava-se em ganhar a estudante descobre que as confiana no dilogo, para palavras no deixam um que aflorassem aos lbios silncio. As palavras cobrem lembranas, receios, todo o silncio e no so, reticncias, todo um no elas prprias, silncio. As dito dos gestos de mo, palavras esto rfs desse decises e sentimentos que silncio em que o estudante presidem em silncio ao poderia encontrar seu cumprimento das tarefas do espao (LARROSA, 2003, p. cotidiano (CERTEAU, 2009, 55). p. 25). continuidade desse gesto, sua repetio, invoca o silncio. Ele regulariza a ao, ampliando a sensao, o sentido do fazer repetido. H um silncio. Ele mais do que no-barulho.

A sensao vibrao. Sabemos que o ovo apresenta justamente este estado do corpo antes da representao orgnica: eixos e vetores, gradientes, zonas, movimentos cinemticos e acessrios. Nada de boca. Nada de lngua. Nada de dentes. Nada de laringe. Nem esfago. Nem estmago. Nem ventre. Nem nus. Toda uma vida no orgnica, pois o organismo no a vida, e a aprisiona. O corpo inteiramente vivo, e portanto no orgnico. Assim a sensao, quando atinge o corpo atravs do organismo, toma um movimento excessivo e espasmdico, rompe os limites da atividade orgnica. Em plena carne ela diretamente 3 Em As palavras e as coisas, Foucault afirma que por mais que se diga o que se v, o que se v no se aloja jamais no que se diz, e por mais que se faa ver o que se est dizendo por imagens, metforas, comparaes, o lugar onde estas resplandecem no aquele que os olhos descortinam, mas aqueles que as sucesses da sintaxe definem (FOUCAULT, 2007, p. 25). Palavras e coisas no coincidem nunca.

levada pela onda nervosa ou emoo vital (DELEUZE, 2007, p. 24).

Objetivo. O objetivo dessa escrita revelar o invisvel da cardao-educao-no-do-corpo. Corpo que se quer preciso, atento, vidente, ouvido. Regulador de ao externa. Constituidor de superfcie plana, passada, vincada, sem dobras. O objetivo da cardao o fio. Regular, preciso, contnuo. O objetivo da educao dono corpo se quer regular, preciso, contnuo (4). O impossvel do escrito o resto, o cisco, o estrume, o capim seco, o espinho. O impossvel da cardao o no-fio. O impossvel da educao o oco.

A cardao continua. O monte de l aumenta. Logo chegar o fio.


A potncia do fazer supera a utilidade do fazer. O ato mesmo do fazer da cardao ato de afirmao da cardao. Da constituio do sentido-sensao no corpocardao. A cardao ovo, espao antes da representao do fio. Possibilidade aberta de nuvem. Momento exato de vida viva, plena de intensidade incerta, de morte certa. Vibrao oca e vital. Antes do fio, fora do fio, l e cisco, cisco e l. Fibra-bruta-suja-devida. uma voz. A voz do fio regula o gesto da carda. A voz inaudvel e invisvel. A voz imaterial, futural, amplia o sentido da nuvem de l. H uma voz. Ela mais do que fala.

4 O futurouma arte do corpo humano, que visa no unicamente o aumento [...] nasce fio regula a cardao. Todo gesto, todo

das suas habilidades, mas ao no atouma relao que mesmo movimento, toda a formao de de cardar no mecanismo o torna tanto mais obediente quanto mais til . Forma-se ento, voltada para esse objetivar. A nuvem que voa uma poltica de coeres que consiste num trabalho sobre o corpo, numa preenchendo o ar com l no nada. seus gestos, manipulao calculada dos seus elementos, dos antes do dos seus comportamentos. vigora. disciplina fabrica assim corpos submissos e fio. S o fio [...]. A A sensao da mo na l, a exercitados, os chamados "corpos dceis". A disciplina aumenta as foras do gordura da econmicos de utilidade) e diminui calor da corpo (em termosl na pele, a lembrana do essas mesmas foras, ela dissocia me que atravessa a por um lado do calor mo da o poder do corpo faz dele sensao uma "aptido", uma "capacidade" que ela procura aumentar; e inverte por outro lado a energia, a potncia que poderia resultar disso, e faz dela uma relao de sujeio estrita (FOUCAULT, 2004, p. 119).

O futuro (5) da educao do corpo o fio. til. Movimento preciso do fuso na formao linear de corpos. O futuro do escrito a pgina. Preta-brancalinear-sequencial. O futuro do sentido a compreenso, o entendimento do escrito pelo educado que pageia de c para l as folhas do livro. O futuro do fio a educao, movimento preciso na conformao da matria-bruta, sem restos, limpa, higinica, precisa. Novelo pronto para o uso na teia. Tecido til para roupa civil. O estudo todavia no Desde o Renascimento, Deus possvel. Com todo o tempo, se retirou do mundo e a com todo o silncio. Com escritura no mais a toda a ateno intrprete do sentido oculto de concentrada, o estudo ainda sua Palavra. Assim ela se assim no possvel. Com tornou a grande fabricante, toda a melancolia, com toda fonte de todo poder. Desta a aspereza, o estudo ainda figura da histria, Michel O movimento da cardao no explica a sensao da assim no possvel. No Certeau encontrava a cardao. O marcas do espao sem movimento da cardao uma mquina em expresso mtica perfeita que agencia estares labirinto aqui e no tempo outros, sentires outros. ele Robinson Cruso, texto que sem intervalos do alvorecer jamais se cansava de Explorao regida por sensaes diretas. Por ao ler e agora, o estudo ainda assim comentar: questiona a de foras invisveis. A prpria cardaoagora "o sujeito da no possvel. O estudante, escritura o senhor, existncia do fio. A mesma cardao insiste na e o para estudar, precisa trabalhador que maneja outra permanncia da nuvem. A cardao se afirma encontrar um lugar para se ferramenta que no a momento, para aqum e almlinguagem serfio. do destino de Sexta-Feira"

o corpo, os gestos agenciados no fluxo da cardao, sentidos atentos e abertos ampliam a sensao do movimento, a repetio do fazer. H uma escuta. H um silncio. H uma fala. Gestos na superfcie invisvel da fiao.

Penso que o futuro somos ns que fazemos. O futuro a maneira como reagimos ao que se passa, a maneira como transformamos em verdade um movimento (FOUCAULT apud LEITE, 1973, p. 147).

10

A cardao se quer presena. A cardao-sexta-feira no se diz, o dito da escritura que interpreta a cardao, que d cardao sentido. Seria possvel na cardao criar outra palavra para dizer do sentido-sensao? Como dizer o indizvel? Que corpo-escrita preciso inventar? Que corpo-leitor preciso criar?
O movimento no explica a sensao, pelo contrrio, ele se explica pela elasticidade da sensao, sua vis elastica. Seguindo a lei de Beckett ou de Kafka, existe imobilidade para alm do movimento; para alm do estar em p existe o estar sentado, e para alm do estar sentado, estar deitado, para se dissipar enfim. O verdadeiro acrobata aquele da imobilidade no crculo (DELEUZE, 2007, p. 22).

O movimento da escrita no explica a cardao da escrita. ilisvel. Faz da cardao algo impossvel. O tecido da pgina desnarra o sentido da cardao impossvel do escrito. Ato mesmo-outro da educao. Corpo-escrita da experincia. Abrir a l, exp-la ao ar e luz. Alvej-la. Dar-lhe forma, utilidade. Realizar a tarefa. Pensar sensao como um nico. Pensar educao como o mesmo. Fazer do sentido um mltiplo paradoxal e inexato. Fazer escrito-fiao de pgina. Fazer de corpo-outro. O cisco na pgina branca, estrume, espinho. No cheiro-toque leitor que folheia. Experincia de corpo-leitor. Possibilidade de composio de fluxos(6). Rapto da cardao. Inveno de sentido.

6 Uma experincia algo que se faz completamente s, mas que somente se


pode fazer plenamente na medida em que escapa pura subjetividade e em que outros possam, no digo retom-la exatamente, mas ao menos cruz-la e reatravess-la (FOUCAULT, 2001, p. 47). [...] Se, de fato, a linguagem s tem seu lugar na soberania solitria do eu falo, por direito nada pode limit-la nem aquele a quem ela se dirige, nem a verdade do que ela diz, nem os valores ou os sistemas representativos que ela utiliza; em suma, no mais discurso e comunicao de um sentido, mas exposio da linguagem em seu ser bruto, pura exterioridade manifesta, e o sujeito que fala no mais a tal ponto o responsvel pelo seu discurso (aquele que o mantm, que atravs dele afirma e julga, nele se representa s vezes sob uma forma gramatical

11

Sensao invisvel. O corpo-escrita que olha o corpoleitor com olhos cansados. Onde a cardao?

Entre ler e escrever, algo (se) passa. Buscando-se a si mesmo, o estudante encontrar, no estudo, sua prpria inexistncia. Buscando o lugar no qual fixar-se, o estudante encontrar o no-lugar do estudo, ali onde no poder estabelecer-se, onde saborear o gosto cido da metamorfose. Buscando o centro, se encontrar lanado a um espao aberto, sem marcas, infinito. Buscando o repouso, perder o p, se perder e encontrar movimento, a errncia infinita. Buscando a permanncia no tempo, a continuidade e a estabilidade no tempo, encontrar no tempo mesmo o elemento da dissimilitude, da distncia e da diferena. Buscando uma lngua transparente, prpria, estvel e sem falha, encontrar uma linguagem inaproprivel e em movimento. (LARROSA, 2003, p. 111)

[...] a nossa sociedade canceriza a vista, mede toda a realidade por sua capacidade de mostrar ou de se mostrar e transforma as comunicaes em viagens do olhar. uma epopia do olho e da pulso de ler. [...] O binmio produo-consumo poderia ser substitudo por seu equivalente geral: escrituraleitura. A leitura (da imagem ou do texto) parece alis constituir o ponto mximo da passividade que caracterizaria o consumidor, constitudo em voyeur (troglodita ou nmade) em uma sociedade do espetculo. [...] [O leitor] insinua as astcias do prazer e da reapropriao do texto do outro: a vai caar, ali transportado, ali se faz plural como os rudos do corpo. Astcia, metfora, combinatria, esta produo igualmente uma inveno da memria. Faz das palavras as solues de histrias mudas. [...] (CERTEAU, 2009, p. 48).

preparada para esse efeito) [...] (Idem, p. 220).

12

A cardao como silncio. A cardao no se diz. muda. Sexta-Feira. O dito da cardao tarefa. vontade de uso outra da cardao. justificativa da cardao na educao da escola. Necessidade de dizer do corpo cardador para gritar cabea estos que repetem no devir do fio. Fio futural. Fio no presente, feito da nuvem de l. Feito no cisco do no-fio, no rudo da carda que move e penteia preenchendo de ar e luz a l.

Os nveis de sensao seriam verdadeiramente domnios sensveis remetendo aos diferentes rgos dos sentidos; mas cada nvel, cada domnio teria uma maneira de remeter aos outros, independente do objeto comum representado. Entre uma cor, um gosto, um toque, um odor, um rudo, um peso, existiria uma comunicao existencial que construiria o momento pathico (no representativo) da sensao (DELEUZE, 1981, p. 22).

No ato mesmo da cardao, cronos especfico no fazer gestual do corpo, a matria-bruta da l suja se purifica, se otimiza, se organiza em funo e fim. No ato mesmo da educao de corpos, a metfora exige sentido e confeco. Sentido para a escrita que urra. Sentido impossvel para uma intensidade que se faz resto. Incesta. Ato vil de sujar as pginas do escrito com intensidade sem sentido. Inutilidade por vcio incompreensvel.

13

O impossvel do dizer se d no impossvel da descrio do fazer. Antes do fio... constitui-se o labirinto. Paredes de sensaes, vielas de sentimentos, muros de sentido, idas e vindas de um texto-experincia. A experincia da cardao como fluxo expe a ferida da educao do corpo. Corpo educado para o fazer objetivo, utilitrio. Escrita educada para o dizer lgico, racional. A arte-manual sendo empregada para um fim: o fio. Linearidade regular de um movimento de corpo. H um pensar? O corpo sensvel pensa para alm do fio? O ato mesmo do cardar traz em si a potncia do fazer? Fazer outro? Pensar outro? Pensar mesmo? Fazer mesmo?

Parte 3 O resgate
Falou-se nesse escrito de muitas coisas, surgidas no instante mesmo do cronos da cardao. O instante, no cronos desse artigo, se fez no momento mesmo da cardao, entre os gestos precisos do limpar a l e pente-la com a carda, formando um pequeno floco, semelhante a uma nuvem que, desprendido da carda, aguardar o momento do tornar-se fio pelo movimento giratrio do fuso. No entanto, esse simples gesto de cardar a l promove sensaes outras que levam a cardao a domnios outros, a cor da l, o toque da fibra, o odor de estrume e leo, o rudo da escova, o peso da carda, instituram um tempo outro. Instante impreciso e disperso. O instante, no aion desse artigo, foi acontecimento no momento outro da cardao, entre gestos ouvidos, silenciados, falados, memria futura de um fio por-vir. Matria-bruta, ciscada, estrumada, tentada limpa, nuvada. Aqum do fio. Alm do movimento muscular do corpo. Agora, o instante, na presena desse artigo, torna-se o sentido mesmo/outro no aparente simples da sensao. A sensao-carda mltipla, elstica, abarca o fora e o dentro da cardao. A sensao-carda no pode ser descrita, escrita. muda. O pensar do fazer mudo. A escrita do pensar do fazer no fala do pensar do fazer.

14

Robinson Cruso recebe o castigo do destino e naufraga. No sobreviver da ilha, escreve. Aprisiona o fazer vivo e mudo na escritura. Resgatado, abandona o silncio de SextaFeira e traz consigo somente o escrito. No futuro, o plano: voltar ilha, fazer da ilha um lugar prspero, educado e feliz, livre de toda a selvageria. A partir de agora, nesse artigo, artigo outro, a escrita legvel, possvel. O que Cruso trouxe da ilha.

*******

Parte 4 Continente

A vs, intrpidos exploradores, pesquisadores, e a todos quantos alguma vez embarcaram com velas astutas em mares terrveis ... (NIETZSCHE, 2008, p. 171).

O CORPO-ESCRITA DA CARDAO: cartografias de um fluxo de linguagem sobre um breve instante de cardao Ana Lygia Vieira Schil da Veiga 15

O discurso no simplesmente aquilo que traduz as lutas ou os sistemas de dominao, mas aquilo por que, pelo que se luta, o poder do qual nos queremos apoderar. Michel Foucault, 2000.

Resumo: A presena desse artigo uma tentativa de cartografia do corpo-escritura na experincia-acontecimento do corpo-cardao. Partindo de uma ao primeira de observao do gesto de cardar, a escriturao avana para a discusso da linguagem atravs do relato de um ato aparentemente simples, o limpar e pentear a l. O corpo-cardao-escrita se apresenta mltiplo, atravessado por fluxos de foras que levam problematizao da educao do corpo que gestua e escreve do gesto. A doutrina das coisas prximas e a cognio do corpo com Nietzsche, a escrita-leitura ordinria junto de Certeau, a no coincidncia entre palavras e coisas em Foucault, so olhares que ajudam a pensar a ao mesma de um corpo-ttil que escreve na educao. Palavras-chave: Educao, arte-manual, linguagem, corpo, experincia.

ANTES DO FIO... o labirinto-experincia da escrita.


....a vs, brios de enigmas, amigos das penumbras, almas atradas por flautas a todos os labirintos... (NIETZSCHE, 2008, p. 171). O que movia o instante mesmo do incio desse escrito era uma vocao manual. Sensao ttil que se queria expressa em corpo-pensamento-linguagem. Desde a redao do projeto de pesquisa para o doutorado, uma inquietao perpassava a forma desse abordar o fazer manual: fazia-se querido afirmar o corpo-fazedor no meio acadmico e escolar. Na trajetria dessa afirmao, a doutrina das coisas prximas,

16

com Nietzsche, onde o corpo considerado como sendo o mais prximo, porm permanece desconhecido e desprezado diante da apologia fico idealista; a tese, "fazer pensar", a partir de Sennet; e a inventividade das aes ordinrias e cotidianas junto a Certeau. Desde l, o mapeamento do fazer manual pela cartografia teve a inteno de tornar visvel para a educao escolar, especialmente para o alfabetizador de crianas, a potncia de um corpo-ttil. Mostrar o tato no fazer manual como possibilidade de derivao de uma pluralidade de perspectivas que captam a realidade. Valorizar o tato como mediador direto entre o corpo e o mundo e porta da memria (Nietzsche). Nesse cenrio, inaugurado pelo projeto de pesquisa, a cardao, presena nesse artigo, seria um primeiro movimento. No entanto, a escriturao se fez impossvel. Fluxos de vozes brotaram da descrio do fazer manual da fiao, impondo um ritmo outro proposta inicial. A escritura surgida se fez corpoexperincia, atravessamento que marca o papel com a tinta da intensidade do ato mesmo que o fazer manual da escrita produz. Ato de fazer com mo que leva a um outro fazer e implica em estar outro de corpo-experincia numa experincia de corpo muscular e oco.

O FIO, promessa incumprida


...a vs, que no quereis tatear em busca de um fio com mo covarde... (NIETZSCHE, 2008, p. 171) Antes do fio, o labirinto a constituir-se. O fio-artigo, escritura sobre um instante da cardao promessa incumprida. Fio futural que faz o artigo naufragar na voz rouca de uma linguagem-marinheiro incerta, sem banho, escorbtica, exausta de marejamento. Linguagem mesma-outra que nada tem de racional, mas vcera que exala gases. O artigo fale na sua misso de exaltao de um fazer manual limpo e produtivo, disposto a solucionar as mazelas da educao escolar, na promessa-fio de uma arte-manual colaborativa e aplicvel.

17

O artigo revela um outro monstro maldito minotauro rebelde e tricoteiro, monstrengo que faz do fio seu abrigo, cobertor. O artigo, esse mesmo que se fala, constrange projetos de pesquisa, sabota o conserto pela arte e declara o impossvel da escritura-experincia. Corpo-experincia paradoxal, escrita movida como alvo e arma. Ao mesmo tempo apontada para algo (a arte-manual) e voltada para si (a escrita) com violncia. Violncia que violenta o modo mesmo do fazer social da carda-escrita. Que faz estar fora e dentro da escritura.

A NAU DERIVA?
H bssola? preciso perder-se? H porto? A experincia da escrita sempre "sobre"? possvel escrever "com"? O fazer manual sempre indizvel? As artes manuais so sempre dceis? Onde a potncia do fazer? Perguntas que atravessam e desestabilizam o ato-vontade da escrita primeira, movida por pensares sobre a importncia da arte manual e a necessidade de sua insero efetiva nos currculos escolares. Na escrita outra que surge atravessando o ritornelo da crnica descritiva, o estribilho que volta e se repete dentro do texto-tecitura, diz-se da coisa com palavra outra. Constitui-se um territrio habitado por coisas e palavras que no coincidem nunca, como na nota quatro do artigo-primeiro, inserida em "O indizvel resto":
Em As palavras e as coisas, Foucault afirma que por mais que se diga o que se v, o que se v no se aloja jamais no que se diz, e por mais que se faa ver o que se est dizendo por imagens, metforas, comparaes, o lugar onde estas resplandecem no aquele que os olhos descortinam, mas aqueles que as sucesses da sintaxe definem (FOUCAULT, 2007, p. 25).

Palavras e coisas no coincidem nunca. Dizer da cardao-coisa possvel? A cardao no seria indizvel? Matria-bruta na cardao se quer limpa e dita. Ou seria o fio que quer calar a cardao? O objetivo da cardao o fio? E a potncia mesma da cardao? Pergunta: o objetivo do artigo

18

falar sobre? E a potncia mesma da escrita do artigo? Tambm, se pensarmos nas inquietaes primeiras com a escolarizaoeducao na alfabetizao, podemos indagar: o objetivo da alfabetizao a aprendizagem da leitura-escrita? Mas e a potncia mesma da alfabetizao? Ser que o porto o objetivo da navegao? E a potncia mesma da viagem? Se lemos o artigo apenas para saber da cardao, no estaremos perdendo cardao e artigo? Se cardamos apenas pensando no fio, no estaremos vivendo um tempo outro fora da presena da carda? Se metodologizamos a alfabetizao de tal forma que as crianas se privem de um presente em funo de uma aquisio futural, no estaremos negando vida e infncia? Seria o tempo presente, esse momento da presena na ao, o "antes" do objetivo-porto? O lanado fora, como em "O que no serve ser posto fora" da nota dois?
Seria esse lanado fora uma rachadura no ato mesmo singelo e tranquilo da cardao? Uma abertura para uma tempestade de foras por vir? O fora da fibra, cisco no-estratificado, informe, um espao outro, espao de irregularidades, singular, fora do domnio das formas. Aqum do fio, alm do saber do tecido. Como em Foucault dito por Deleuze, relaes de fora, resistncia, devires, singularidades, potncia, entre outros, so termos que designam o Fora e que afirmam nele um profundo vitalismo. A fora vinda do lado de fora no uma certa idia da Vida, um certo vitalismo, em que culmina o pensamento de Foucault? A vida no seria essa capacidade da fora de resistir? (DELEUZE, 2008, p. 99). O cisco negado no diria tambm do devir do fio? Seria no-dito na vida do fio? Desutilidade no futural fio?

Lanar fora a presena do presente, pensar somente no objetivo, descartar toda a rachadura, todo acontecimento que possa vazar do ato mesmo e por em risco o objetivo mesmo. Constituir um outro, perder o rumo abrir-se barbrie? No seria to somente sentir a brisa, olhar o por do sol, ver o jato do vmito sobre a murada, perder o equilbrio no vai-vem das ondas. Isso tudo eliminaria o porto? Tudo isso que corpo e

19

prximo se faz desutilidade no objetivo do porto? A utilidade da ao que regula a ao? Como na nota quatro "O objetivo da educao do-no corpo se quer regular, preciso, contnuo".
O momento histrico das disciplinas o momento em que nasce uma arte do corpo humano, que visa no unicamente o aumento das suas habilidades, mas a formao de uma relao que no mesmo mecanismo o torna tanto mais obediente quanto mais til . Forma-se ento, uma poltica de coeres que consiste num trabalho sobre o corpo, numa manipulao calculada dos seus elementos, dos seus gestos, dos seus comportamentos. O corpo humano entra numa maquinaria de poder que o esquadrinha, o desarticula e o recompe. A disciplina fabrica assim corpos submissos e exercitados, os chamados "corpos dceis". A disciplina aumenta as foras do corpo (em termos econmicos de utilidade) e diminui essas mesmas foras. Ela dissocia o poder do corpo, faz dele por um lado uma "aptido", uma "capacidade" que ela procura aumentar; e inverte por outro lado a energia, a potncia que poderia resultar disso, e faz dela uma relao de sujeio estrita (FOUCAULT, 2004, p. 119).

A RODA DA NAU( )
7

Na condio de sensao, a escuta aciona uma lngua estranha para criar matrias de expresso neste sentido que a escuta potica: compe e inventa. E ento, as linhas fugidias da escuta se dobram e atraem a percepo para dar voz aos trajetos produzindo dizibilidades (COELHO, 2002, p. 35).

O mostrengo que est no fim do mar/Na noite de breu ergueu-se a voar;/A roda da nau voou trs vezes,/Voou trs vezes a chiar,/E disse: Quem que ousou entrar/Nas minhas cavernas que no desvendo,/Meus tetos negros do fim do mundo?... (Fernando Pessoa, O monstrengo).

20

E a leitura da escrita? No deveria trazer potncia mesma da escrita? A leitura, ela mesma, no deveria afirmar de si? "Quando eu fico a idealizar a imagem de um leitor perfeito, acaba surgindo sempre um monstro de coragem e curiosidade, e alm disso, algo flexvel, cheio de manhas, precavido, um aventureiro nato, um descobridor" (Nietzsche, 2003, p. 76). A leitura tambm cardao? Se lemos com um determinado objetivo, no estaremos perdendo o ato mesmo da leitura? Nesse sentido, a leitura no pareceria constituir "o ponto mximo da passividade" (CERTEAU, 2009, p. 48)?
De fato, a atividade leitora apresenta, ao contrrio, todos os traos de uma produo silenciosa: flutuao atravs da pgina, metamorfose do texto pelo olho que viaja, improvisao e expectao de escritos, dana efmera. [...]. [O leitor] insinua as astcias do prazer e de uma reapropriao no texto do outro: ai vai caar, ali transportado, ali se faz plural como os rudos do corpo. Astcia, metfora, combinatria, esta produo igualmente uma "inveno" de memria. Faz das palavras as solues de histrias mudas (idem, p. 48).

A escrita-experincia-ilisvel que faz esquecer o rumo, que inverte a bssola, que neblina o porto, faria o leitor esquecer-se, incomodar-se, permitir-se outro. Como o cardador de trs salas de l, no contnuo da segunda sala, o fio futural est esquecido, resta o barulho da carda, resta o resto do cisco, resta o sentindo-sensao do fazer-experincia-outra. Navio esquecido do porto, viagem longa no cubo do tempo. Presena, portal de memria no-do corpo. Do que se trata mesmo a escrita? Texto-escrita-leitura que leva a paragens outras, vaza do texto num fora repleto de textos outros, portal de memria do corpo que l. "Memria curva, incerta, incesta" como dita na nota um:
[...] O intelecto como lugar, por exemplo, da memria, no passa de um engano, uma vez que o corpo guarda uma fora muito maior de lembrana: todos os nervos, por exemplo, na

21

perna, lembram-se de experincias anteriores. Cada palavra e cada nmero so resultados desse processo fsico e se tornou firme em algum lugar dos nervos. Tudo o que se organizou nos nervos continua vivendo neles (NIETZSCHE, 1988, vol. 9, p. 4). Alm disso, o intelecto a ferramenta do nosso instinto e nada mais [...] (idem, p. 229). Ou seja, para a memria, o corpo e seus nervos tm um papel preponderante em relao conscincia, ela mesma entendida como um instrumento dos instintos (OLIVEIRA, 2009, p. 177).

A conscincia, o intelecto querendo o porto. O corpo mareado, olhando o horizonte, esquecido, perdendo tempo, incapaz de manter o rumo, garantir o futuro do porto (8). O vmito posto fora pela murada, comida de peixe, em outro devir. Prtica desviacionista. Sucata. Finalidade outra, vazada do objetivo mesmo. Cardao como escritura outra do fio. Cisco utilizado pelo corpo-memria. Texto habitvel em prtica comum, fazer simples, no intelectual. Fazer de corpo em desuso. Descolado da metodologia significativa do fio. Resistncia. Pensar outro.
[...] No terreno da pesquisa cientfica (que define a ordem atual do saber), com suas mquinas e graas a seus resduos, pode-se desviar o tempo devido instituio; fabricar os objetos textuais que significam uma arte e solidariedades; jogar esse jogo do intercmbio gratuito, mesmo que castigado pelos patres e pelos colegas, quando no se limitam a "fechar os olhos"; inventar os traados de convenincias e de gestos; responder com um presente a outro dom; subverter assim a lei que, na fbrica cientfica, coloca o trabalho a servio da mquina e, na mesma lgica, aniquila progressivamente a exigncia de criar e a "obrigao de dar". [...] Tratar assim as

8 ...De quem so as velas onde me roo?/De quem as quilhas que vejo e


ouo?/Disse o mostrengo, e rodou trs vezes,/Trs vezes rodou imundo e grosso./Quem vem poder o que s eu posso,/Que moro onde nunca ningum me visse/E escorro os medos do mar sem fundo?... (Fernando Pessoa, O monstrengo).

22

tticas cotidianas seria "ordinria", achar-se na fazer da escritura uma "sucata" (CERTEAU, 2009,

praticar uma arte situao comum e maneira de fazer p. 85).

Essa escrita menor, acontecida dentro do artigo mesmooutro, uma escrita do tato, escrita-cardao, viagem esquecida de porto. Escritura tateada, pensada por corpo-prximo. O distante porto, ideal, longe do corpo-nau. O corpo mareado, vomitado, repleto de ciscos. Resistente ideia de finalidade outra que no o marear. O corpo como o prximo mais prximo, o convs. A leitura-cardao como o mais prximo do corpo. O fio distante, incerto, futural. A escrita-cardao como memria de corpo, como resistncia ao fio, como tatoexperincia, como experincia de corpo.
O conhecimento no mais caracterstica de um sujeito predeterminado e a ao no mais resultado de uma inteno moral desse sujeito, mas articulaes das foras que se efetivam no corpo em suas relaes com o mundo, a partir da afeco primeira da sua grande razo em direo ao exterior e viceversa. Atrs desses impulsos, insiste Nietzsche, no necessrio mais pensar a idia de um sujeito dono do corpo: evidentemente o intelecto apenas um instrumento, mas nas mos de quem?, certamente dos afetos: e estes so uma pluralidade, atrs da qual no necessrio colocar uma unidade; basta apreend-la como regente (NIETZSCHE, 1988, vol. 11, p. 647). [...] Nietzsche recupera, assim, um valor cognitivo para o corpo, como aquilo que muito mais antigo do que as formas cognitivas da conscincia (como sinnimo da ideia de alma). A esse respeito, em outro fragmento pstumo de 1885 (idem, p. 643), Nietzsche explicita a maior relevncia das sensaes do tato, enquanto reconhece como secundrias as da viso da linha e das guras: que possamos pensar sob a forma de imagens e sons, sobre isso no resta dvida: e tambm possvel sob a forma de sensaes de presso. O acesso a essas impresses e

23

impulsos faz com que o corpo aparea como merecedor de maior ateno por parte dos lsofos, o contrrio do que ocorreu at ento, quando a alma (conscincia) ganhou mais importncia. Sendo o tato a mediao mais direta entre o corpo e o mundo externo, por ele que se manifesta e dele mesmo deriva a pluralidade de perspectivas que captam a realidade (OLIVEIRA, 2009, p. 177].

Na roda da nau (9) o resgate da ilha. A inquietao da terra firme, a lembrana do ido, tempo outro na roda da nau. No continente, frente ao mar, o sem-corpo quer enfrentar novamente as ondas, quer constituir viagem colonizante, quer fazer dizvel sua ilha de silncio e fora. Encontrar na ilha o reconhecvel e identificado. Codificar sentido, aquietar sensao. Mesmificar ilha e continente. Mas da ordem dos afetos suas atraes e repulsas, movimentaes outras no corpo-agora-vibrtil. Corpo-agora-oco. A matria intensa e no formada da ilha invade o continente, partculas soltas e nmades, dissolvendo formas, impossibilitando ncoras, impossibilitando falas e planos. O plano antigo tornado impossvel: voltar ilha, fazer da ilha um lugar prspero, educado e feliz, livre de toda a selvageria. O que resta agora diante do falido? Lanar-se ao mar?
Escrever no tem outra funo: ser um fluxo que se conjuga com outros fluxos todos os devires-minoritrios do mundo. Um fluxo algo de intensivo, de instantneo e de mutante, entre uma criao e uma destruio. s quando um fluxo est desterritorializado que chega a fazer sua conjugao com outros fluxos, que o desterritorializam por por seu turno e inversamente (DELEUZE; PARNET, 2004, p. 66).

9 Trs vezes do leme as mos ergueu,/Trs vezes ao leme as reprendeu,/E


disse no fim de tremer trs vezes:/Aqui ao leme sou mais do que eu:/Sou um povo que quer o mar que teu;/E mais que o mostrengo, que me a alma teme/E roda nas trevas do fim do mundo,/Manda a vontade, que me ata ao leme...(Fernando Pessoa, O monstrengo).

24

FELIZ NAUFRGIO
"Feliz naufrgio" teria dito Surin, esta inscrio da vida na morte, da morte na vida, imagem dos dias ordinrios da multido inumervel cuja astcia incansvel d vigor a estas pginas (CERTEAU, 2009, p. 31).

O navegador destemido e solitrio que naufraga no no-dito, castigo do destino na ilha muda. O fio-manta no tecida. A urdidura frouxa esquecida. O naufrgio eminente. O acaso da onda no casco. O plano falido. O que sobra? O que resta do plano desbravador e aventureiro? O que pode a escrita na ilha? O que pode a leitura da ilha? O que pode a ilha no longe da ilha? A ilha de longe ilisvel. S de perto, muda, a ilha possvel. Fora da ilha, longe da ilha s a angstia da incompreenso textual. O que pode? Arrebatamento do prximo. Presena na ilha-muda.
como se apenas hoje tivesse olhos para o que prximo. Admira-se e ca em silncio: onde estava ento? Essas coisas vizinhas e prximas: como lhe parecem mundanas! de que magia e plumagem se revestiram! (NIETZSCHE, 2000, p. 11). Temos que novamente nos tornar bons vizinhos das coisas mais prximas e no menosprez-las como at agora zemos, erguendo o olhar para nuvens e monstros noturnos (NIETZSCHE, 2008, p. 174).

A multido inumervel carda, fia, borda, l, tece, costura, escreve nos ordinrios dias da vida. Na aula, as crianas copiam letras do quadro-negro. Entre os dedos, vozes, pensares, memrias de lanches, balanos, afagos. Nas pernas, tremores, coceiras, dormncias. As crianas outras nos mesmos-mesmos do quadro-negro da escrita- leitura. Na praia, ps afundados na areia, o nufrago escreve.

25

"Meus escritos falam somente de minhas superaes"(10) Ser?

a vida no fala, ela escuta e aguarda(11) Ser?

__________________

10 Nietzsche, F. em Humano, demasiado humano II, prefcio, 1, 1886/2008. 1 Deleuze e Guattari em Mil Plats: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 2 So Paulo: Ed. 34, 2008.

REFERNCIAS CERTEAU, Michel de. A inveno do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrpolis, RJ: Vozes, 2009. COELHO, Lilian M. Engelmann. Escuta em Musicoterapia: a escuta como espao de relao, 2002. Dissertao (Mestrado em Comunicao e Semitica). Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo, SP. DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a Filosofia. Portugal: Res Editora, 2001. ______. Francis Bacon: lgica da sensao. So Paulo: Zahar, 2007. ______. Foucault. So Paulo: Brasiliense, 2008. ______; Guattari, Flix. Mil Plats: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 2 So Paulo: Ed. 34, 2008. ______; Parnet, Claire. Dilogos. Portugal: Relgio D'gua, 2004. FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. So Paulo: Loyola, 2000.

26

______. Ditos e escritos 2: arqueologia das cincias e histria dos sistemas de pensamento. So Paulo: Martins Fontes, 2001. ______. Vigiar e Punir. Vozes: Petrpolis, 2004. ______. As palavras e as coisas. So Paulo: Martins Fontes, 2007. LARROSA, Jorge. Estudar Estudiar. Belo Horizonte: Autntica, 2003. LEITE, Ricardo Gomes. O mundo um grande hospcio, In Revista Manchete, nmero 1104, 1973. NIETZSCHE, Friedrich. Humano, demasiado humano II. So Paulo: Cia. das Letras, 1879/2008. ______. Friedrich. Assim falava Zaratustra: um livro para todos e para ningum. So Paulo, Editora Escala, 2008. OLIVEIRA, J. R. Nietzsche e a doutrina das coisas mais prximas. Filosofia Unisinos, v. 10, p. 174-187, 2009.

27

Das könnte Ihnen auch gefallen