Sie sind auf Seite 1von 9

RESISTNCIA DOS MATERIAIS Conceito de clculo estrutural Professor: Reginaldo Winther

A idia de calculo estrutural pode ser dividida em trs frentes de trabalhos no independentes:

1 fase) Ante-projeto da estrutura

Nesta fase uma concepo criada. A estrutura pode ser: * um edifcio; * um avio; * um navio; * uma prtese ssea; * uma ponte, etc.

2 fase) Modelagem

Modelar um fenmeno fsico descrever seu comportamento atravs de equaes matemticas. No caso, por exemplo, das estruturas, o conhecimento de seus elementos e os tipos de carregamento envolvido so determinadas as deformaes e tenses a que a estrutura submetida.

3 fase) Dimensionamento das peas

Nesta fase necessrio o conhecimento de informaes especficas de cada material que constitu a estrutura: * Ao; * Alumnio; * Madeira; * Concreto, etc.

Aes

So todas as causas de tenses e/ou deformaes e/ou movimento de corpo rgido em uma estrutura. As aes inerentes prpria estrutura e aos materiais utilizados na sua execuo so: peso prprio pr-tenses pr-deformaes planejadas recalques de apoio planejados conformao mecnica deformao lenta do concreto.

Aes decorrentes da finalidade da estrutura:

QUANTO A VARIABILIDADE > Aes permanentes > Aes variveis

QUANTO AO MODO DE ATUAO

> Aes externas: Provocam tenses e deformaes em qualquer estrutura. > Aes internas: Variao de temperatura, pr-tenso, retrao e deformao lenta do concreto

REAOES DE APOIO Conceito de Viga a estrutura formada por uma barra, de eixo plano submetida a esforos contidos no plano da estrutura.

As estruturas so classificadas em funo do n de reaes de apoio. Cada reao constitui uma incgnita a ser determinada.

Viga simples

Uma viga articulada nas duas extremidades. Sendo os apoios articulados de um lado fixo, e do outro mvel: > Articulado fixo A reao uma fora que passa pelo apoio. > Articulado mvel A reao da fora cuja direo perpendicular ao plano de deslocamento do apoio.

Viga simples

Articulado fixo

impede movimento na direo do apoio; impede movimento na direo paralela ao plano de apoio; Permite rotao. Articulado mvel impede movimento na direo perpendicular ao plano de apoio; permite movimento na direo paralela ao plano do apoio; permite rotao.

Conceito de Balano Quando a viga apoiada s em uma extremidade, de tal forma que, neste ponto, no possam girar quer o eixo, quer a seo transversal (viga engastada).

Vigas simples com balanos

Quando a viga, simplesmente apoiada, prolonga-se alm de um ou de ambos os apoios.

Converses para reaes de apoio:

Momento:

Sentido anti-horrio

Sentido horrio

Foras verticais:

CALCULE AS REAES DE APOIO Exercicios -1

Exercicios -2

Exercicios -3

Exercicios -4

Exercicios -5

Exercicios -5

Exercicios -6

Exercicios -7

Exercicios -8

Exercicios -9

Exercicios -10

Exercicios -11

Exercicios -12

Exercicios -13

Exercicios -14

Exercicios -15

Das könnte Ihnen auch gefallen