Sie sind auf Seite 1von 2

Resumo Tcnico

Este extracto foi preparado pelo pessoal da IASC Foundation e nao foi aprovado pelo IASB. Para conhecer os requisitos completos, referncia deve ser feita s Normas Internacionais de Relato Financeiro (IFRSs).

IAS 16 Activos Fixos Tangveis


O objectivo desta Norma o de prescrever o tratamento contabilstico para activos fixos tangveis, de forma a que os utentes das demonstraes financeiras possam discernir a informao acerca do investimento de uma entidade nos seus activos fixos tangveis, bem como as alteraes nesse investimento. Os principais aspectos a considerar na contabilizao dos activos fixos tangveis so o reconhecimento dos activos, a determinao das suas quantias escrituradas e os dbitos de depreciao e as perdas por imparidade a serem reconhecidos em relao com os mesmos. Activos fixos tangveis so itens tangveis que: (a) sejam detidos para uso na produo ou fornecimento de bens ou servios, para arrendamento a outros, ou para fins administrativos; e (b) se espera que sejam usados durante mais do que um perodo. O custo de um item de activo fixo tangvel deve ser reconhecido como activo se, e apenas se: (a) for provvel que futuros benefcios econmicos associados ao item fluiro para a entidade; e (b) o custo do item puder ser mensurado fiavelmente. Mensurao no reconhecimento: Um item do activo fixo tangvel que seja classificado para reconhecimento como um activo deve ser mensurado pelo seu custo. O custo de um item de activo fixo tangvel equivalente ao preo a dinheiro data do reconhecimento. Se o pagamento for diferido para alm das condies normais de crdito, a diferena entre o equivalente ao preo a dinheiro e o pagamento total reconhecida como juro durante o perodo de crdito a no ser que esse juro seja reconhecido na quantia escriturada do item de acordo com o tratamento alternativo permitido na IAS 23. O custo de um item do activo fixo tangvel compreende: (a) o seu preo de compra, incluindo os direitos de importao e os impostos de compra no reembolsveis, aps deduo dos descontos comerciais e abatimentos; (b) quaisquer custos directamente atribuveis para colocar o activo na localizao e condio necessrias para o mesmo ser capaz de funcionar da forma pretendida pela gerncia; (c) a estimativa inicial dos custos de desmantelamento e remoo do item e de restauro do local no qual este est localizado, em cuja obrigao uma entidade incorre seja quando o item adquirido seja como consequncia de ter usado o item durante um determinado perodo para finalidades diferentes da produo de inventrios durante esse perodo.

Mensurao aps reconhecimento: Uma entidade deve escolher ou o modelo de custo ou o modelo de revalorizao como sua poltica contabilstica e deve aplicar essa poltica a uma classe inteira de activos fixos tangveis. Modelo do custo: Aps o reconhecimento como um activo, um item do activo fixo tangvel deve ser escriturado pelo seu custo menos qualquer depreciao acumulada e quaisquer perdas por imparidade acumuladas. Modelo de revalorizao: Aps o reconhecimento como um activo, um item do activo fixo tangvel cujo justo valor possa ser mensurado fiavelmente deve ser escriturado por uma quantia revalorizada, que o seu justo valor data da revalorizao menos qualquer depreciao acumulada subsequente e perdas por imparidade acumuladas subsequentes. As revalorizaes devem ser feitas com suficiente regularidade para assegurar que a quantia escriturada no difira materialmente daquela que seria determinada pelo uso do justo valor data do balano. Se a quantia escriturada de um activo for aumentada como resultado de uma revalorizao, o aumento deve ser creditado directamente na situao lquida numa conta com o ttulo de excedente de revalorizao. Contudo, o aumento deve ser reconhecido nos lucros ou prejuzos at ao ponto em que reverta um decrscimo de revalorizao do mesmo activo previamente reconhecido nos lucros ou prejuzos. Se a quantia escriturada de um activo for diminuda como resultado de uma revalorizao, a diminuio deve ser reconhecida nos lucros ou prejuzos. Contudo, a diminuio deve ser debitada directamente na situao lquida com o ttulo de excedente de revalorizao at ao ponto de qualquer saldo credor existente no excedente de revalorizao com respeito a esse activo. Depreciao a imputao sistemtica da quantia deprecivel de um activo durante a sua vida til. Quantia deprecivel o custo de um activo ou outra quantia substituta do custo, menos o seu valor residual. Cada parte de um item do activo fixo tangvel com um custo que seja significativo em relao ao custo total do item deve ser depreciada separadamente. O custo de depreciao em cada perodo deve ser reconhecido nos lucros ou prejuzos a menos que seja includo na quantia escriturada de um outro activo. O mtodo de depreciao usado deve reflectir o modelo por que se espera que os futuros benefcios econmicos do activo sejam consumidos pela entidade. O valor residual de um activo a quantia estimada que uma entidade obteria correntemente pela alienao de um activo, aps deduo dos custos estimados de alienao, se o activo j tivesse a idade e as condies esperadas no final da sua vida til. Para determinar se um item do activo fixo tangvel est ou no com imparidade, uma entidade aplica a IAS 36 Imparidade de Activos. A quantia escriturada de um item do activo fixo tangvel deve ser desreconhecida: (a) no momento da alienao; ou (b) quando no se esperam futuros benefcios econmicos do seu uso ou alienao.

Das könnte Ihnen auch gefallen