Sie sind auf Seite 1von 28

Anatomia e Fisiologia da pele

Dourocabe

Anatomia e fisiologia da pele

Formadora_Snia Valente

Pgina 1

Anatomia e Fisiologia da pele


Anatomia da pele

Dourocabe

A pele o maior rgo do corpo humano e encontra-se em constante mudana, contendo muitas estruturas e clulas especializadas.

A pele composta por 3 camadas: -epiderme -estrato crneo -estrato lcido -estrato granuloso -estrato espinhoso -estrato germinativo -derme -derme papilar -derme reticular -hipoderme

Epiderme
A epiderme a camada mais superficial da pele, ou seja, a que est directamente em contacto com o exterior. Tendo uma espessura que varia entre os 0,05 e os 0,5 mm conforme as partes do corpo, a epiderme essencialmente constituda por clulas unidas entre si que no apresentam qualquer substncia intercelular entre elas. De facto, estas clulas encontram-se dispostas em camadas sobrepostas de modo a constiturem 5 camadas.

Formadora_Snia Valente

Pgina 2

Anatomia e Fisiologia da pele

Dourocabe

Camada basal. a camada mais profunda, sendo composta por uma nica fila de clulas de forma prismtica situadas sobre uma membrana basal que separa a epiderme da derme e atravs da qual essas clulas recebem os elementos necessrios para a sua nutrio. Estas clulas esto em constante diviso, ou seja, medida que se multiplicam, as novas vo empurrando as mais antigas em direco superfcie, de modo a que estas passem a pertencer a outras camadas. Camada espinhosa. formada por vrias clulas provenientes da camada basal que, medida que as novas clulas profundas vo nascendo, se vo deslocando para o exterior. As mais profundas so as arredondadas, enquanto que as que esto mais prximas da superfcie so mais planas. Camada granulosa. formada por uma ou duas filas de clulas muito planas em que possvel apreciar alguns grnulos, nos quais elaborada a queratina, a protena fibrosa que garante pele a sua peculiar consistncia. Embora estas clulas, durante a sua maturao, produzam queratina, em simultneo vo igualmente perdendo o seu ncleo e os restantes elementos intracelulares, o que proporciona a perda da sua vitalidade. Camada lcida. Apenas presente na pele das palmas das mos e na planta dos ps, constituda por uma ou duas filas de clulas planas e praticamente transparentes que, embora ainda conservem o ncleo, no desempenham qualquer actividade essencial. Camada crnea. a camada mais externa da epiderme, sendo formada por vrias filas de clulas repletas de queratina que entretanto j perderam o seu ncleo e que no desempenham qualquer actividade vital, sendo por isso clulas mortas.

Derme
A derme a camada subcutnea que se encontra por baixo da epiderme, separadas por uma fina membrana basal, sendo constituda por protenas e vrias substncias qumicas e por inmeras pregas cutneas. De facto, possvel observar a existncia de proeminncias cnicas da epiderme viradas para a derme, denominadas papilas drmicas, intercaladas com outras proeminncias da epiderme viradas para a derme, designadas sulcos interpapilares, o que proporciona um considervel aumento da superfcie de contacto entre ambas as camadas, algo muito importante, j que a nutrio da epiderme depende dos vasos sanguneos que apenas chegam derme. A derme formada por tecido conjuntivo, composto por vrios tipos de clulas e fibras e por uma substncia fundamental que preenche as fendas entre esses elementos. Entre as clulas, importante destacar umas muito especiais, os fibroblastos, que se encarregam da produo das fibras e da matriz extracelular, embora existam outras
Formadora_Snia Valente Pgina 3

Anatomia e Fisiologia da pele

Dourocabe

igualmente muito importantes, como os histicitos ou macrfagos, clulas dotadas de mobilidade pertencentes ao sistema imunitrio com a misso de eliminarem os microorganismos, que eventualmente possam ter chegado derme, e devorarem as restantes clulas mortas e resduos. Para alm disso, existem vrios tipos de fibras: as fibras de colagnio, as mais abundantes e que se encontram em paralelo superfcie cutnea; as fibras elsticas, que tm a capacidade de se distenderem e de imediatamente recuperarem as suas dimenses anteriores; e, por fim, as fibras reticulares, as mais finas, que formam um septo com a aparncia de uma rede. a derme que acolhe as glndulas sudorparas, as glndulas sebceas e os folculos pilosos e atravs dela que circulam os vasos sanguneos que nutrem as clulas superficiais da pele e as fibras nervosas responsveis pela sensibilidade cutnea.

A Derme composta por 2 camadas, uma superior (papilar) e uma inferior (reticular), e existem 3 tipos de tecidos que no esto dispostos em estratos: colagnio fibras elsticas fibras reticulares

Tal como na epiderme, existem clulas especializadas na derme: Folculos pilosos Glndulas sebceas (sebo, associadas aos folculos pilosos) Glndulas apcrinas (odor, associadas aos folculos pilosos) Glndulas crinas (suor, no associadas aos folculos pilosos) Vasos sanguneos e nervos Receptores vrios

Formadora_Snia Valente

Pgina 4

Anatomia e Fisiologia da pele

Dourocabe

Hipoderme
A hipoderme a camada mais profunda da pele, apesar de ter limites muito pouco definidos com a derme e de ser composta por elementos comuns. A espessura da hipoderme varia de pessoa para pessoa e tambm conforme as vrias regies do corpo, j que esta camada bastante espessa em vrias reas e praticamente inexistente noutras, como por exemplo nas plpebras. Os principais componentes da hipoderme so os adipcitos, clulas especializadas na sntese e acumulao de gorduras. Estes adipcitos, que constituem a principal reserva de energia do organismo, encontram-se agrupados em pequenos lbulos separados entre si por finos septos de tecido conjuntivo atravs dos quais circulam os vasos sanguneos e as fibras nervosas.

Formadora_Snia Valente

Pgina 5

Anatomia e Fisiologia da pele


Fibroblastos Clulas especiais que produzem:

Dourocabe

Colagnio Elastina

O colagnio

Colagnio a maior classe de protena fundamental insolvel, presente no tecido conjuntivo. proveniente da matriz extracelular. Essa protena representa 30% total de protenas presente no corpo humano, fazendo com que seja considerada a mais presente em nosso organismo. Esta protena encontrada apenas em clulas de origem animal, no est presente nos vegetais.

Funes: manter as clulas dos tecidos unidas e fortalece-las responsvel tambm pela cicatrizao e/ou regenerao em caso de corte ou cirurgia acredita-se que seja um dos responsveis pelo envelhecimento humano e o aparecimento de rugas.

Formadora_Snia Valente

Pgina 6

Anatomia e Fisiologia da pele

Dourocabe

Elastina
Responsvel : Pela capacidade que a pele tem para voltar sua forma original aps ter sido esticada ou deformada. Composta pelos aminocidos: glicina valina alanina prolina.

O aparecimento da RUGA

Formadora_Snia Valente

Pgina 7

Anatomia e Fisiologia da pele

Dourocabe

O Envelhecimento cutneo Existem 2 tipos de envelhecimento: Intrnseco (interno, gentico) Extrnseco (externo, factores ambientais)

Envelhecimento Intrnseco: -Processo contnuo que comea +/- aos 25 anos; h uma diminuio da produo de colagneo e elastina o que permite que a pele volte ao lugar. A substituio das clulas mortas superfcie (turnover celular) progressivamente mais lenta O que comea a acontecer nossa pele quando comeamos a envelhecer: Rugas finas Pele fina e transparente Perda de tecido adiposo subcutneo, levando a covas no rosto e nos olhos, assim como clara falta de firmeza nas mos e pescoo
Pgina 8

Formadora_Snia Valente

Anatomia e Fisiologia da pele


Dourocabe

Perda de massa ssea, levando ao seu progressivo afastamento da pele, tornando-a mais relaxada e sem suporte As ligaes entre as clulas epidrmicas e a membrana basal comeam a enfraquecer, e esta falta de contacto resulta em alteraes funcionais e estruturais, normalmente associadas com o envelhecimento. Durante este processo, algumas das caractersticas da Juno Dermo-Epidrmica so alteradas, e os queratincitos perdem adeso. Enquanto isto, menos elastina produzida, fazendo com que haja cada vez mais falta de contacto entre a derme e a epiderme.

Resultado: Perda de elasticidade e firmeza, aspecto mais cansado e menos nutrido (contacto insuficiente entre a derme e a epiderme resulta num deficiente aporte de oxignio e nutrientes, assim como numa deficiente desintoxificao. Envelhecimento Extrnseco: -Inmeros factores externos actuam em conjunto com os factores internos para envelhecer precocemente a pele. -O principal factor externo a exposio solar, mas outros h que contribuem muito: - expresses faciais repetitivas, - gravidade, - posies durante o sono/almofada, - tabaco, - poluio

Stress Oxidativo
O stress oxidativo o desequilbrio entre o nvel de substncias oxidantes, capazes de provocar leses a nvel celular, e as defesas do organismo. As substncias oxidantes, na sua maioria radicais livres, so inevitavelmente produzidas j que so o resultado do metabolismo celular normal.

Formadora_Snia Valente

Pgina 9

Anatomia e Fisiologia da pele

Dourocabe

Conselhos para aumentar a resistncia ao stress oxidativo - Faa uma alimentao saudvel e equilibrada. D preferncia a fruta e vegetais frescos - Beba pelo menos 2 litros de agua diariamente; - Beba mais ch e menos caf; - Modere o consumo de acar e sal; - Evite o consumo de lcool; - Substitua leos alimentares e margarina por azeite ou leos vegetais; - Siga um cuidado programa de exerccio adaptado sua condio fsica; - Durma o suficiente; -Use protetor solar todo o ano.

Formadora_Snia Valente

Pgina 10

Anatomia e Fisiologia da pele


pH da pele
A pele saudvel apresenta pH levemente cido (4,6 5,8), que contribui para que ocorra proteco bactericida fungicida na sua superfcie. Alm disso, as secrees cutneas apresentam aprecivel capacidade tamponante, importante propriedade, uma vez que o pH da pele frequentemente alterado em consequncia da utilizao de produtos tpicos inadequados, expondo a pele a uma srie de agentes agressores, em especial microrganismos

Dourocabe

O equilbrio fisiolgico da pele est relacionado com seu manto protetor conhecido como Manto Hidrolipdico, que formado por gua, sal e gordura, resultantes da secreo das glndulas sebceas e sudorparas. O manto protege a pele da evaporao excessiva da gua, evitando seu ressequimento mantendo assim a sua lubrificao, alm de garantir a sua plasticidade e hidratao. Funciona como uma pelcula protetora, e a manuteno das suas caractersticas est diretamente relacionada ao equilbrio fisiolgico e pH da pele.

Com o avanar da idade o pH da pele torna-se cada vez mais neutro ficando assim mais suscetvel ao crescimento de bactrias devido acidez reduzida. A pele enfraquece e como consequncia surgem as deficincias que levam s rugas, flacidez e manchas

Formadora_Snia Valente

Pgina 11

Anatomia e Fisiologia da pele


Vascularizao da pele

Dourocabe

A pele composta por uma vasta rede de vasos sanguneos, que lhe proporcionam os elementos nutritivos, recolhem as substncias residuais e contribuem, igualmente, para o controlo da temperatura do corpo, e por inmeras artrias, que transportam o sangue rico em oxignio e nutrientes, que penetram pela hipoderme e permanecem adjacentes superfcie cutnea no limite com a derme . A partir da surgem, verticalmente, pequenas arterolas que, ao unirem-se s papilas drmicas, se transformam em finos capilares, que se encarregam das trocas entre o sangue e a pele. Estes capilares vo posteriormente unir-se e transformar-se em vnulas que se alastram a um plexo de veias dispostas em paralelo com a rede arterial. importante referir que como os vasos sanguneos apenas chegam at derme, as clulas da epiderme apenas podem manter as suas trocas com o sangue atravs da membrana basal que a separa da camada subjacente.

Melancitos
Para alm das clulas epiteliais, a epiderme constituda por outras clulas muito especficas com a misso de sintetizarem melanina, um pigmento escuro cuja concentrao proporciona o fenmeno do bronzeado. Os melancitos encontram-se localizados na profundidade da epiderme, intercalados entre as clulas da camada basal, e tm uma forma arredondada com inmeros prolongamentos que se estendem at s clulas vizinhas, dando-lhe o aspecto de uma estrela. Os melancitos so constitudos por pequenos corpsculos denominados
Formadora_Snia Valente Pgina 12

Anatomia e Fisiologia da pele

Dourocabe

melanossomas, que sob a influncia de determinados factores hormonais e dos raios ultravioleta do sol comeam a fabricar melanina. A principal funo da melanina consiste em absorver as radiaes solares e em impedir a passagem destas para o interior do organismo, onde teriam efeitos nocivos, sendo por isso que a elaborao de melanina aumenta com a exposio ao sol. Todavia, tanto a quantidade de melancitos como o seu grau de actividade dependem de factores genticos, o que explica a diferente colorao cutnea das pessoas de diferentes etnias e tambm a variabilidade entre os prprios indivduos de uma mesma etnia.

Funes da pele
Tem diversas funes: Barreira (proteco contra agentes externos) Regulao Trmica (contraco e dilatao de vasos sanguneos, regulao da produo de suor) Capacidade Sensorial Resposta imunitria Metablica (produo Vitamina D)

Funo protectora Em primeiro lugar, a pele desempenha uma funo protectora que impede, at certo ponto, a passagem de microorganismos, substncias qumicas e agentes fsicos nocivos para o interior do organismo, contraria as perdas excessivas de lquidos e outras substncias do corpo e ajuda igualmente na manuteno do meio interno. Esta funo proporcionada tanto pela constituio das diferentes camadas cutneas como pelo manto cido e gordo que reveste a sua superfcie, essencialmente formado pelas secrees produzidas pelas glndulas sudorparas e sebceas situadas na profundidade da pele. A primeira barreira corresponde precisamente a esta membrana gorda e ligeiramente cida (Manto hidrolipidico) que, por um lado, impede a passagem da gua e, por outro lado, exerce um efeito anti-sptico que dificulta a aglomerao de microorganismos. Todavia, convm sublinhar que a superfcie da pele permanentemente habitada por milhes de micrbios por centmetro quadrado, sobretudo bactrias e fungos microscpicos que encontram na superfcie da pele condies favorveis para se alimentarem e sobreviverem. Contudo, em condies normais, so microorganismos no patognicos, ou seja, a sua existncia acaba por ser benfica, j que impedem a unio e aglomerao de outros microorganismos perigosos. No entanto, esta funo defensiva apenas eficaz quando se procede a uma limpeza regular da pele, de modo a eliminar as impurezas e os resduos, sem
Formadora_Snia Valente Pgina 13

Anatomia e Fisiologia da pele

Dourocabe

contudo exagerar na repetio das lavagens nem utilizar produtos muito alcalinos ou agressivos, pois podem deteriorar a camada protectora. A resistncia e elasticidade da estrutura da pele tambm proporcionam uma certa proteco contra os agentes bacterianos e qumicos e tambm contra os golpes, atritos e presses. A hipoderme, dada a sua acumulao de adipcitos, amortece os traumatismos ligeiros enquanto que a derme, rica em fibras conjuntivas, garante uma suficiente elasticida- de. Contudo, a melhor barreira contra os agentes externos a epiderme e sobretudo a camada crnea, graas ao seu contedo em queratina, uma protena dura e impermevel. Absoro Deve-se ter em conta que a camada crnea no completamente contnua, pois apresenta pequenas fendas e aberturas, como por exemplo os poros, atravs dos quais as glndulas sudorparas e sebceas transportam as suas secrees para a superfcie, e os orifcios das unidades pilossebceas. Para alm disso, dado que as substncias solveis em gordura conseguem atravessar o manto superficial e chegar facilmente a estas camadas contnuas, existem determinadas substncias que conseguem ser absorvidas e chegar s camadas profundas da pele ou passar para a circulao sangunea, um princpio aproveitado para a administrao de vrios medicamentos. A absoro cutnea varia consoante as vrias zonas do corpo, pois depende sobretudo da espessura da camada crnea e da maior ou menor abundncia de glndulas sebceas. As reas mais impermeveis da superfcie cutnea correspondem: s palmas das mos e s plantas dos ps, tronco, braos e pernas, enquanto que existem vrias zonas, como por exemplo o escroto, que so muito permeveis. Todavia, preciso referir que a absoro cutnea maior nos bebs e nos idosos e propicia um aumento da humidade e do calor. Funo reguladora da temperatura A principal funo da pele, realizada atravs de vrios mecanismos diferentes, consiste em controlar a temperatura interna do organismo, j que esta tem de ser constantemente mantida perto dos 37o C, independentemente das oscilaes no ambiente exterior. Dado que o corpo produz continuamente calor, necessrio eliminar o excesso, o que pode ser obtido atravs da participao dos elementos cutneos. De facto, por
Formadora_Snia Valente Pgina 14

Anatomia e Fisiologia da pele

Dourocabe

um lado, a ampla rede de vasos sanguneos que chegam derme, cujo grau de contraco ou relaxamento automaticamente alterado pelo sistema neurovegetativo, consegue gerir a afluncia de sangue superfcie corporal, eliminando uma parte do calor atravs das irradiaes (emisso de raios infravermelhos), outra parte por conveco (perda de calor por contacto directo da pele com o ambiente) e outra atravs da evaporao do suor. O aumento da temperatura do corpo favorece a dilatao dos capilares sanguneos, o que proporciona a chegada de mais sangue superfcie do corpo para se arrefecer: este mecanismo nico suficiente para manter os nveis da temperatura interna aceitveis, quando se permanece numa temperatura ambiente moderada. Caso a temperatura interna seja mais elevada, por exemplo em caso de febre, no se deve praticar exerccio fsico nem permanecer despido em locais com temperatura ambiente elevada, uma vez que isso no s agrava a doena subjacente, como pode conduzir a um golpe de calor, desidratao grave e colapso cardiovascular. Por outro lado, caso a temperatura externa seja baixa, os capilares cutneos contraemse para que o sangue no arrefea, como perceptvel na tpica "pele de galinha" quando se passa de um ambiente quente para um frio. Resposta imunitria A pele alberga diversos tipos de leuccitos. H linfcitos que regulam a resposta imunitria e desenvolvem respostas especficas; clulas apresentadoras de antignio (histicitos ou clulas de Langerhans) que recolhem molculas estranhas (possveis invasores) que levam para os gnglios linfticos e mastcitos envolvidos em reaces alrgicas e luta contra parasitas.

Funes metablicas
As funes metablicas da pele so importantes. l que fabricada, numa reaco dependente da luz solar, a vitamina D, uma vitamina essencial para o metabolismo do clcio e portanto na formao/manuteno saudvel dos ossos.

Formadora_Snia Valente

Pgina 15

Anatomia e Fisiologia da pele

Dourocabe

Renovao da epiderme
Dado que a epiderme se encontra exposta ao desgaste provocado pelo contacto com o exterior e, consequentemente, a mltiplas agresses, passa por um constante processo de renovao, iniciado na camada basal, nomeadamente no limite entre a epiderme e a derme, onde as clulas da superfcie que continuamente so afectadas pela erupo cutnea so substitudas por outras provenientes da parte mais profunda. De facto, as clulas da camada basal multiplicam-se praticamente sem cessar, j que as novas empurram as que esto em cima para a superfcie, que acabam por atravessar as diversas camadas, at chegarem camada crnea, e enquanto se alteram, vo-se carregando de queratina e perdendo a sua vitalidade, o que, ao fim de determinado perodo de tempo, provoca a sua libertao. Este processo decorre ao longo de um perodo que oscila entre os 20 e os 30 dias, o que nos pode levar a dizer que mudamos de epiderme todos os meses.

Colorao cutnea
A colorao da pele depende essencialmente de dois factores: por um lado, do sangue que circula atravs da rede de capilares da derme e que transparece para a superfcie cutnea proporcionando-lhe uma tonalidade rosa e por outro lado, pelo contedo, quantidade e distribuio de melanina, um pigmento escuro elaborado pelos melancitos da epiderme. A quantidade de melancitos existentes na epiderme, determinada por condicionantes
Formadora_Snia Valente Pgina 16

Anatomia e Fisiologia da pele

Dourocabe

genticos e pela sua capacidade de produo de melanina, controlada por uma hormona especfica produzida pela hipfise (hormona estimuladora do melancito ou MSH) so os dois elementos que proporcionam a diferente colorao cutnea dos indivduos de diferentes etnias e as evidentes variaes existentes entre os indivduos da mesma etnia. Por outro lado, a cor da pele de uma pessoa pode, igualmente, variar consoante o grau de exposio ao sol, j que as radiaes solares estimulam a produo da melanina, produzindo um efeito caracterstico denominado bronzeado.

Sensibilidade cutnea
A pele composta por uma grande inervao sensitiva que lhe permite registar uma ampla variedade de estmulos provenientes do exterior e proporcionar informaes muito importantes sobre o mundo que nos rodeia. De facto, graas pele que podemos sentir atritos e presses, muito delicadas, que nos permitem identificar a forma, a textura e as restantes qualidades palpveis dos objectos atravs do tacto. A pele ajuda-nos, igualmente, a reconhecer as variaes trmicas, o frio e o calor, independentemente destas se manifestarem globalmente em todo o corpo ou em sectores bem localizados, podendo tambm detectar vrios tipos de agresses mecnicas, trmicas ou qumicas, que gerem estmulos dolorosos. Como bvio, existem inmeras sensaes, como por exemplo o ardor ou o prurido, que correspondem combinao de vrios estmulos, por vezes difceis de definir, mas que todos podemos compreender. A superfcie cutnea , em toda a sua extenso, uma privilegiada fonte de informao sobre o meio externo mais prximo, j que como a pele o elemento que est imediatamente em contacto com o nosso corpo, fornece informaes to importantes como as dadas por sectores mais distantes como a viso ou a audio, sendo por isso que, a pele , entre outras coisas, um rgo sensorial.
Formadora_Snia Valente Pgina 17

Anatomia e Fisiologia da pele

Dourocabe

A pele desempenha esta funo sensorial, graas a uma srie de formaes nervosas especficas que actuam como receptores e registam os vrios estmulos, enviando esta informao sob a forma de impulsos elctricos atravs de complexas vias nervosas para o crebro, onde so interpretados.

Receptores cutneos

Ao longo da superfcie da pele, possvel encontrar distribudos, embora com uma concentrao desigual conforme as vrias regies do corpo, urna srie de elementos receptores que respondem a determinados estmulos, ao enviarem informaes para o sistema nervoso central de modo a que possam ser devidamente interpretados. Embora esta funo seja, essencialmente, desempenhada pelas ramificaes finais dos nervos sensitivos que se encontram em contacto com a pele, existem igualmente determinados receptores intimamente ligados a estes nervos, cuja especfica constituio lhes permite captar com maior preciso os diversos tipos de estmulos. Receptores de Krause Receptores de Ruffini Discos de Merkel Corpsculos de Vater-Paccini Corpsculos de Meissner Terminaes nervosas livres Frio Calor Tacto e Presso Presso Tacto Dor

Formadora_Snia Valente

Pgina 18

Anatomia e Fisiologia da pele

Dourocabe

Terminaes nervosas livres. So as ramificaes finais das fibras nervosas sensitivas que chegam derme, formando uma rede volta dos folculos pilosos e tendo a tendncia para penetrarem na epiderme. Esto distribudas ao longo de toda a superfcie do corpo e embora respondam aos estmulos tcteis, so mais sensveis aos estmulos dolorosos. Corpsculos de VatePacini. So receptores de forma ovide constitudos por uma camada de clulas concntricas que envolve uma terminao nervosa sensitiva. Dado que se situam nas zonas profundas da derme, costumam detectar, sobretudo, as alteraes de presso, as vibraes produzidas sobre a pele e os seus estiramentos. A sua presena mais abundante nas zonas do corpo sem plos, como as palmas das mos. Corpsculos de Meissner. So receptores formados por uma fina cpsula de tecido conjuntivo composta por uma srie de clulas sobrepostas, de modo a constiturem uma pilha, por onde circulam as terminaes nervosas sensitivas, encontrando-se localizados nas papilas drmicas e respondem essencialmente aos estmulos tcteis. So particular mente abundantes nas polpas dos dedos, nos lbios e na regio genital. Corpsculos de Krause. So receptores em forma de bulbo com uma rede de terminaes nervosas sensitivas no seu interior, estando situados na derme, prximos da epiderme e respondem aos estmulos trmicos, j que so sensveis ao frio. Corpsculos de Ruffini. So receptores de forma plana com terminaes nervosas sensitivas ramificadas como se fossem uma rvore, estando situados na zona profunda da derme, na hipoderme, e registam estmulos trmicos, pois so sensveis ao calor.

Formadora_Snia Valente

Pgina 19

Anatomia e Fisiologia da pele


Vias sensitivas

Dourocabe

Os estmulos mecnicos, trmicos e dolorosos registados na pele so conduzidos pelos nervos sensitivos que desaguam na medula espinal e circulam ao longo de um percurso ascendente atravs de fibras nervosas que constituem cordes especficos de acordo com o tipo de sensibilidade que transmitem. As informaes alcanam o encfalo e aps vrias paragens, sobretudo no tlamo, chegam ao crebro, nomeadamente circunvoluo parietal ascendente do crtex cerebral, onde os estmulos so interpretados e as sensaes so consciencializadas. Nesta rea, existe uma representao das vrias zonas do corpo, semelhante a um "mapa" da sensibilidade corporal que permite identificar com preciso os vrios estmulos.

Reconhecimento tctil
A capacidade de reconhecer estmulos tcteis varia consideravelmente consoante as vrias partes do corpo, j que depende, sobretudo, do nmero de receptores que compem cada sector da pele. Por exemplo, a sensibilidade tctil muito elevada na polpa do dedo, sendo muito menor na parte de trs do mesmo. Existem dois factores extremamente importantes para se comparar o potencial tctil entre os diferentes sectores da superfcie cutnea, ou seja, o grau de intensidade do estmulo necessrio para desencadear a sensao e a capacidade para reconhecer, consoante a sua separao, os dois estmulos simultaneamente aplicados. Relativamente ao primeiro factor, a percepo , obviamente, maior nas regies onde a pele mais fina, como na ponta dos dedos. No que diz respeito ao segundo, depende da quantidade de receptores presentes em cada zona, j que em alguns sectores das costas, os dois diferentes estmulos aplicados em simultneo, so perceptveis, a dois centmetros de distncia, como uma nica sensao, enquanto que na polpa do dedo, possvel distinguir vrios estmulos diferentes separados apenas por um milmetro, em algumas partes podem estar separados apenas por uma dcima de
Formadora_Snia Valente Pgina 20

Anatomia e Fisiologia da pele


milmetro.

Dourocabe

Todavia, preciso referir que a capacidade de anlise em relao ao reconhecimento de estmulos tcteis pode ser amplamente desenvolvida com a prtica, como ocorre em inmeras profisses (os mdicos que conseguem detectar as mnimas diferenas ao palpar o corpo dos seus pacientes, os escultores e os artesos para quem o tacto uma ferramenta fundamental, os operrios que manipulam peas muito pequenas...) e como bem evidente em caso de pessoas cegas, que tentam compensar com o tacto o seu dfice visual, por exemplo, ao aprenderem a ler no sistema Braille.

Desenvolvimento do sentido do tacto


O sentido do tacto proporcionalmente o mais desenvolvido no recm-nascido, j que o que fornece ao beb uma maior informao sobre o mundo que o rodeia, sendo por isso que o beb responde to bem aos carinhos, mostra-se tranquilo quando est seco ou num ambiente quente ou, por outro lado, chora ao notar que est molhado. fundamental ganhar conscincia de que o tacto extremamente importante para o beb, j que lhe proporciona o contacto com as coisas, o que condicionar a sua forma de perceber o mundo.

Leses cutneas evidentes


Generalidades Entre as manifestaes de praticamente todas as doenas cutneas, destaca-se o aparecimento de vrios tipos de leses que alteram o aspecto da pele e que podem ser observadas a olho nu ou com a ajuda de uma lupa e da devida iluminao. Para alm disso, como a observao destas leses sempre constituiu um dos passos essenciais para o diagnstico das doenas cutneas, actualmente, possvel distinguir as vrias patologias mediante as caractersticas das suas leses. De facto, as leses cutneas so muito distintas. Algumas delas, as mais frequentes e tpicas, so consideradas evidentes, pois correspondem a alteraes da pele mais ou menos circunscritas e muito comuns, que podem ser causadas por vrios problemas e por se destacarem pela uniformidade dos seus traos mais relevantes, como o seu aspecto e o das camadas que costumam ser afectadas. De qualquer forma, deve-se referir que, apesar desta relativa uniformidade, alguns dos sinais e sintomas destas leses, como o nmero em que se apresentam, a sua localizao ou o seu tamanho ou extenso, podem variar consideravelmente de acordo com o problema responsvel, o
Formadora_Snia Valente Pgina 21

Anatomia e Fisiologia da pele

Dourocabe

que constitui um dos factores preponderantes para o diagnstico das vrias doenas da pele. Em seguida, apresentamos as leses que, embora no sejam as nicas, so as mais frequentes.

Mculas Uma mcula uma mancha ou alterao circunscrita da cor da pele, apenas detectada atravs da viso, j que, como plana e no possui qualquer relevo, no pode ser localizada atravs do tacto. Todavia, o tamanho, a cor, a forma, a localizao e a evoluo das mculas variam de acordo com a origem de cada caso. Dado que a cor da pele essencialmente proporcionada pela presena de um pigmento escuro, a melanina, e pelo sangue que circula atravs dos capilares cutneos, o aparecimento de mculas costuma estar relacionado com problemas que, de uma ou outra forma, perturbam a produo de melanina ou a circulao sangunea cutnea.

As mculas pigmentares so manchas provocadas pela acumulao circunscrita de melanina ou outros pigmentos na pele. Existem algumas leses cutneas muito frequentes, como os nevos, manchas de cor mais ou menos escura produzidas pela acumulao de melanina nas camadas superficiais da pele. A acumulao do pigmento nas camadas mais profundas da pele faz com que alguns dos nevos adoptem uma cor azulada.

Formadora_Snia Valente

Pgina 22

Anatomia e Fisiologia da pele

Dourocabe

Outro tipo especial de manchas so as mculas acrmicas, que evidenciam uma cor mais clara do que a pele circundante, sendo normalmente provocadas pela ausncia de melanina em sectores bem delimitados, o que justifica o facto de serem, por exemplo, tpicas do vitiligo.

As mculas eritematosas so manchas de cor avermelhada, provocadas pela dilatao dos capilares sanguneos de zonas circunscritas da pele. Algumas costumam desaparecer quando so pressionadas, j que a compresso dos capilares subjacentes trava o fluxo sanguneo. Uma das causas mais frequentes de mculas eritematosas extensas a excessiva exposio aos raios solares, ou eritema solar, j que o aquecimento da pele provoca a dilatao dos vasos sanguneos subjacentes. As mculas eritematosas costumam ser passageiras, j que normalmente desaparecem quando a circulao sangunea local recupera a sua normalidade.

Ppulas
Uma ppula uma elevao circunscrita da pele, de consistncia slida, na maioria dos casos com menos de 1 cm de dimetro. Ao contrrio das mculas, as ppulas so perfeitamente perceptveis ao tacto, caso se proceda palpao da zona afectada. As ppulas so provocadas pela acumulao de vrios tipos de elementos nas camadas superficiais da pele, podendo tratar-se, por exemplo, de clulas defensivas, como acontece em alguns processos inflamatrios, de clulas da prpria epiderme, como no caso das ppulas, ou at de lpidos, no caso dos denominados xantomas. Um tipo muito particular de ppula a baba, uma elevao cutnea plana e de cor rosada, caracterstica da urticria, que origina um intenso prurido. Em algumas doenas, o crescimento das ppulas leva sua confluncia, o que proporciona a formao de placas que revestem uma superfcie mais extensa.

Formadora_Snia Valente

Pgina 23

Anatomia e Fisiologia da pele


Perda de tecido

Dourocabe

Algumas leses cutneas evidentes caracterizam-se pela perda de uma parte dos tecidos superficiais da pele. Uma destas leses mais comuns a escoriao, ou seja, a desunio de um pequeno sector da epiderme, independentemente de ser provocada por um corte ou pela aco de vrios tipos de parasitas, como na sarna ou na pediculose. Em caso de fenda ou fissura, habitualmente provocadas por pequenos traumatismos, embora tambm possam aparecer espontaneamente, na maioria dos casos localizadas nas zonas de pele espessa ou nas pregas da pele, a perda de tecido adopta uma forma linear. Para alm disso, algumas doenas cutneas, como o herpes, provocam pequenas eroses da superfcie cutnea que no produzem hemorragias e no deixam cicatrizes. Por outro lado, caso a eroso seja mais profunda e atinja a derme, ou mesmo, a hipoderme, como acontece em alguns traumatismos, infeces ou tumores, pode provocar uma lcera, o que proporciona pequenas hemorragias e o aparecimento de uma cicatriz depois de a leso estar curada.

Vesculas, bolhas e pstulas


As vesculas so pequenas elevaes circunscritas da pele, com menos de 5 mm de dimetro, repletas de lquido, proveniente de um processo inflamatrio ou, com menor frequncia, de sangue. Embora o lquido se possa acumular na epiderme, entre esta e a derme ou no interior desta ltima, por cima dele costuma existir uma fina camada de tecido que, na maioria das vezes, acaba por romper-se, permitindo a sada do lquido. As vesculas so provocadas por uma grande variedade de problemas, tais como picadas de insectos, dermatite de contacto e atpica, herpes. As bolhas so semelhantes s vesculas, mas maiores, no mnimo com 5 mm de dimetro, embora por vezes possam ser muito mais extensas. Ainda que sejam, na maioria dos casos, provocadas por repetidos traumatismos num determinado sector da pele, tambm podem ser originadas por queimaduras ou como consequncia de determinadas doenas. As pstulas so elevaes circunscritas da pele repletas de pus. Embora, por vezes, se manifestem num sector de pele saudvel, normalmente so originadas pela transformao de uma vescula ou bolha infectada, como ocorre com alguma frequncia em caso de furnculos, na psorase e na acne.

Formadora_Snia Valente

Pgina 24

Anatomia e Fisiologia da pele


Crostas

Dourocabe

As crostas so massas de consistncia e cor variveis, formadas a partir da dessecao de sangue, lquido inflamatrio ou pus proveniente de uma leso subjacente, acabando por se desunirem com a reparao do tecido cutneo. Normalmente, aparecem aps o rompimento ou secura espontnea de vesculas, bolhas ou pstulas.

Acne A verdade e a crena


O acne vulgar , provavelmente, a mais frequente doena da pele, que afecta 85 a 100 % da populao a qualquer momento das suas vidas. caracterizado por ppulas foliculares no inflamatrias e por ppulas inflamatrias, pstulas e ndulos nas suas mais severas formas. O acne tem habitualmente um efeito psicolgico de curto prazo mas com potencialidade de se manter e que pode tornar-se grave. No tratado o acne severo ou ndulo-qustico pode dar origem a cicatrizes inestticas ou mesmo desfigurantes, as quais so difceis de tratar. A acne doena to comum que poderemos dizer que quase universal durante a adolescncia. Doze por cento das mulheres e 3% dos homens continuam com a afeco at aos 45 anos. Trata-se de uma doena crnica do folculo pilossebceo, que se desenrola habitualmente na adolescncia sob influncia hormonal prpria da idade. Os 4 factores fisiopatolgicos primrios so os seguintes: 1. Hiperplasia sebcea com correspondente hipersseborreia sob influncia hormonal androgentica. 2. Anomalias na diferenciao e adeso queratinocitria a nvel do folculo piloso, que condiciona entupimento do folculo e formao de comedes. 3. Colonizao do folculo piloso por microorganismos principalmente o Propionibacterium acnes. 4. Reaco inflamatria/imunitria responsvel pelas leses inflamatrias.
Formadora_Snia Valente Pgina 25

Anatomia e Fisiologia da pele

Dourocabe

CLASSIFICAO DA ACNE A acne constituda por um conjunto de leses, as quais, isoladas ou em conjunto, definem o tipo e gravidade da acne. Comedo Que pode ser fechado microquisto e aberto ponto negro. Ppula eritema e edema em redor do comedo, com pequenas dimenses (at 3 mm); Pstula (ou borbulha) por inflamao da ppula e com contedo purulento; Ndulo ppula, de maiores dimenses, podendo atingir 2 cm; Quisto grande comedo com contedo pastoso; Cicatriz depresso irregular coberta de pele atrfica Da associao destes tipos de leses, do predomnio de cada uma delas, possvel definir 3 tipos bsicos de acne: comednica, ppulo-pustulosa e ndulo-qustica. IMPACTO PSICO-SOCIAL DA ACNE A acne est sujeita aos ditames de todas as doenas cutneas: forte impacto no indivduo que se v fortemente afectado no seu estado psicolgico, actividades quotidianas e relaes sociais. Concorrem para este facto duas ordens de factores: de ndole interna como a imagem corporal e a auto-estima e de ndole externa, como o estigma e a rejeio sociais de que estes doentes so vtimas, fruto de crenas, mitos e preconceitos que envolvem as doenas cutneas (impureza, castigo, culpa, moral e conduta desviantes).

Formadora_Snia Valente

Pgina 26

Anatomia e Fisiologia da pele

Dourocabe

Em concluso: A acne afecta os indivduos que dela sofrem nos planos emocional, psicolgico e relacional em grau semelhante ao verificado em outras doenas crnicas; Tem repercusses negativas no funcionamento social, incluindo taxas mais elevadas de insucesso escolar e de desemprego; A co-morbilidade psiquitrica particularmente significativa incluindo depresso e ansiedade; A avaliao clnica do impacto real da doena difcil, exigindo uma relao mdicodoente de qualidade e/ou a aplicao de questionrios de qualidade de vida; MITOS E REALIDADES Na sociedade actual, vrios conceitos errneos sobre a acne esto amplamente difundidos. Transmitem-se de pais para filhos, circulam entre amigos e colegas e so veiculados atravs de publicaes no cientficas.

Dieta
De uma maneira geral, a comunidade dermatolgica no valoriza a relao entre a acne e alguns tipos de alimentos, como o chocolate, os frutos secos, os fritos e a fast-food. Nos ltimos trinta anos, a ausncia de estudos cientficos credveis sobre este assunto no permite, com segurana, afirmar ou refutar o efeito da dieta na etiologia ou agravamento da acne. No entanto, o contraste entre a prevalncia desta patologia nas sociedades ocidentais comparada das sociedades menos desenvolvidas sugere que o tipo global de dieta pode ser um factor a investigar.

Actividade Sexual/ Estilo de Vida


As alteraes das hormonas sexuais prprias da puberdade esto implicadas na patognese da acne, mas no a prtica sexual. O estilo de vida do adolescente (discotecas, poucas horas de sono, falta de actividade ao ar livre) muitas vezes invocado pelos pais e utilizado para penalizar estes comportamentos.

Perodo Menstrual
O dimetro de abertura do folculo sebceo diminui dois dias antes do incio de perodo menstrual, condicionando a reduo do fluxo do sebo para a superfcie, o que pode explicar o agravamento pr-menstrual da acne. Este efeito parece ser mais frequente nas mulheres com mais de 33 anos .

Stress
Recentemente, dois estudos mostraram uma correlao fortemente positiva entre o agravamento da acne e a existncia de nveis elevados de stress durante o perodo dos exames escolares.
Formadora_Snia Valente Pgina 27

Anatomia e Fisiologia da pele

Dourocabe

Higiene e Cosmticos
Ainda persiste a ideia de que a acne est associada a higiene deficiente. Os estudos existentes no permitem concluir sobre a influncia da falta de higiene ou da utilizao de produtos de limpeza especficos na evoluo da acne. A utilizao de hidratantes est indicada nos casos de secura cutnea ou irritao resultante dos tratamentos. O recurso, a maquilhagem e a tcnicas de camuflagem, desde que os produtos sejam no comedognicos e sem leo, no est contra-indicado.

Exposio Solar
Apesar de alguns doentes referirem melhoria transitria das leses da acne aps exposio solar, no existe evidncia cientfica convincente do benefcio da radiao ultra-violeta. No entanto a experincia pessoal mostra que o acne melhora habitualmente no dorso mas no na face.

Formadora_Snia Valente

Pgina 28

Das könnte Ihnen auch gefallen