Sie sind auf Seite 1von 4

DICAS DE PORTUGUS PARA CONCURSOS SOBRE USO DA VRGULA

Veja, nesta seo de Dicas de portugus para concursos, importante lio sobre o emprego da vrgula, sem mistrios.

Origem: www.mundotexto.com.br Srie: Dicas de portugus para concursos em pgina especializada sobre sinais de pontuao.

Veja, abaixo, os casos de uso da vrgula.


1. Uso da vrgula em palavras ou oraes justapostas assindticas:

2.

3.

4.

5.

6.

A moblia, os utenslios domsticos, os pertences de toda a famlia, tudo foi levado para a nova casa. As moas saram, danaram, namoraram e voltaram. Uso da vrgula em oraes intercaladas e outras que manifestam comentrio ou explicao: Conforme indicam as pistas, eles rumaram para o norte. O salrio-mnimo, declarou o presidente, no ter aumento neste ano. O homem, como alguns o consideram, o nico animal racional. Pelo que me disseram, ela chegou embriagada esta manh. Em oraes adjetivas explicativas, d-se o uso da vrgula, obrigatoriamente: Os trs gols* foram marcados pelo centroavante Quequ, o qual estava sempre sem marcador.. No dia 5, que era sempre esperado por todos, recebamos o pagamento e amos nos divertir na cidade. Expresses de carter explicativo ou retificativo requerem o uso da vrgula: O equilbrio do relacionamento,isto , a harmonia, o maior problema dos casais de hoje. Se ele ligar, diga que estou no banho, ou melhor, diga que j sa. D-se o uso da vrgula na separao de apostos e alguns predicativos: Pedro das Coves, homem dado a cantorias em finais de semana, resolveu criar juzo. Rpido e atento, o garom servia a todos. Na separao de vocativos, ocorre o uso da vrgula: Veja, Joo, os trabalhadores j concluram a obra.

7. Tem-se o uso da vrgula para separar oraes adverbiais reduzidas:

Serenados os nimos, retornamos ao jogo. Ele entrou, sem ser convidado, na festa de 15 anos da Fabola. A moa tmida, contrariando todas as expectativas, levantou-se e discursou brilhantemente. 8. Exige-se o uso da vrgula para separar oraes adverbiais desenvolvidas: Depois que o chefe saa, os funcionrios iam para a internet. 9. O uso da vrgula para separar adjuntos adverbiais: a. exigido nos de longa durao: A ortografia, lentamente, desde que a escrita se formou, vem sendo modificada. L pelos idos dos inesquecveis anos cinquentas, ocorreram as mais expressivas descobertas cientficas. b. dispensvel nos de breve durao: No campo a vida mais agradvel. 10. Em frases de estruturas semelhantes de um provrbio sempre ocorre o uso da vrgula: Casa de ferreiro, espeto de pau. Vero bem trabalhado, inverno tranquilo. 11. obrigatrio o uso da vrgula para assinalar a elipse do verbo ou de um termo mais extenso: Eu comprei um carro. Ela, uma moto. Tem dias que sinto vontade de esgan-la; noutros, de am-la. 12. Exige-se o uso da vrgula para separar algumas conjunes pospositivas, como contudo, entretanto, pois, porm, portanto etc.: Disseram-me, porm, que ela j havia sado. Anuncie, pois, a palavra de Jesus a toda criatura. Aqueles que estudarem esta lio, portanto, no vacilaro no uso da vrgula. 13. Para separar datas do nome do lugar, o uso da vrgula obrigatrio: So Paulo, 11 de maio de 2009. 14. O uso da vrgula necessrio para separar termos invertidos na orao: Para separar datas do nome do lugar, o uso da vrgula obrigatrio. A fim de convencer a todos, o orador subiu mesa. Se os termos, acima, estivessem na ordem direta, no haveria necessidade de vrgula: O uso da vrgula obrigatrio para separar datas do nome do lugar. O orador subiu mesa a fim de convencer a todos.
15. O uso da vrgula necessrio para separar objeto pleonstico que queremos

evidenciar: Um grande amor, todos j o viveram na imaginao. 16. (Este item uma cortesia para reforar o aprendizado.) S no deve ocorrer o uso da vrgula diante das conjunes "e", "nem", quando o verbo se referir ao mesmo sujeito, e "ou". Diante das demais conjunes necessrio: Pedro foi ao colgio e fez a prova de portugus. No falarei nem escreverei sobre esse assunto. Os trabalhadores devem aceitar a proposta ou sero demitidos.

***
Leia, abaixo, as observaes importantssimas referentes a temas muito exigidos em concursos pblicos, vestibulares e, sempre que for necessrio, escrever em bom portugus.

NO SE ADMITE O USO DA VRGULA:


a. entre o sujeito e o seu verbo, desde que entre eles no ocorra termo ou orao

com valor de adjunto: Meu corpo comeou a tremer. (Sem uso da vrgula, pois no h elemento intercalado entre o sujeito e o verbo.) Meu corpo comeou a tremer por causa do frio. Meu corpo, por causa do frio, comeou a tremer. (O uso da vrgula ocorre devido presena do adjunto por causa do frio intercalado entre o sujeito e o verbo.) Os animais voltaram a viver normalmente depois que os caadores foram embora. Os animais, depois que os caadores foram embora, voltaram a viver normalmente. Cuidado! H questes traioeiras que trazem somente uma vrgula, quando ocorre adjunto, tentando causar confuso: Entre o sujeito e o verbo, quando juntos no se aceita o uso da vrgula. (ERRADO!) Entre o sujeito e o verbo, quando juntos, no se aceita o uso da vrgula. (CORRETO!)
b. entre o verbo e seus complementos, desde que, como no caso acima, no haja

elemento intercalado: Carlos disse namorada que a amava eternamente. Dei um relgio de presente ao meu sobrinho pela sua formatura em Letras.
c.

antes de orao adverbial consecutiva, como: Ela danou tanto que chegou a perder o salto do sapato gols*, o plural, segundo o padro culto, "gois" e "golos"; entretanto, reconhece-se que o barbarismo "gols" est se consagrando na preferncia do portugus falado no Brasil. 0o0-0o0-0o0

Prxima lio: USO DO PONTO-E-VRGULA

Tpicos relacionados a este tema: PONTUAO PASSO A PASSO - INTRODUO USO DO PONTO-E-VRGULA USO DO PONTO FINAL USO DOS DOIS PONTOS USO DAS RETICNCIAS USO DO PONTO DE EXCLAMAO USO DO PONTO DE INTERROGAO USO DO TRAVESSO USO DAS ASPAS USO DOS PARNTESES USO DOS COLCHETES EXERCCIO DE SINAIS DE PONTUAO RESPOSTAS DO EXERCCIO DE SINAIS DE PONTUAO QUESTES DE CONCURSOS PBLICOS SOBRE SINAIS DE PONTUAO RESPOSTAS DAS QUESTES DE CONCURSOS PBLICOS SOBRE SINAIS DE PONTUAO

Origem: www.mundotexto.com.br Srie: Dicas de portugus para concursos em pgina especializada sobre
sinais de pontuao.

Das könnte Ihnen auch gefallen