Sie sind auf Seite 1von 25

Introduo

Gregos e romanos sempre estiveram muito prximos em nossa formao, tanto que tentamos explicar algumas de nossas atitudes pelos costumes que eles transmitiram e at mesmo consider-los como de nossa ptria, da se originam vrios erros. No h paralelo a ser traado entre gregos/romanos e nossa atual civilizao, por isso imprescindvel que, se quisermos compreender realmente essas antigas sociedades, deve-se apagar qualquer vnculo entre nossa era e a dos tempos antigos. Talvez fatos totalmente legais e enraizados nas sociedades antigas cause-nos uma certa averso ao que eles consideravam certo e errado. Mas bom lembrar-mos que as famlias gregas e romanas foram constitudas por uma religio to forte e ditatorial que era ela - e exclusivamente ela que ditava as regras dos costumes e de como devia-se agir. Foi a religio que deu incio a tudo. A prpria cidade foi to somente uma evoluo da famlia, da qual herdou seus valores. Para entender as leis dessas comunidades de 15 ou 20 sculos atrs (no possvel precisar uma data) preciso, primeiro, estudar suas crenas.

Livro Primeiro Antigas Crenas


Crenas a respeito da alma e da morte A idia que gregos e romanos tinham a respeito da alma e do que procedia a morte pode parecernos hoje um tanto ridcula, mas para eles eram crenas inabalveis e, como veremos a seguir, ainda resta ao menos um desses costumes no nosso tempo. Para os povos antigos, corpo e alma nasciam juntos e assim permaneciam aps a morte. A morte era apenas uma transformao de vida. Da a necessidade de sepultar o morto, para que a alma se fixa-se junto com o corpo, caso contrrio, esta alma errante atormentaria os vivos por sua negligncia. Rituais eram invariavelmente seguidos para dar a alma tudo que ela necessitava. Aos mortos oferecia-se roupas, comida, vinho, armas, cavalos e at escravos. O sepultamento tinha um significado to fortemente enraizado na sociedade antiga que punia-se severamente os infratores com a privao da sepultura, o que causaria-lhe sofrimento eterno. Isso explica a condenao a morte dos generais que, aps uma batalha naval, lanaram ao mar o corpo dos soldados mortos em combate, negligenciando o sepultamento. No havia, porm, castigo ou recompensa para a alma pelo que fez em vida. O seu bem estar dependia unicamente da continuao dos rituais por seus descendentes.

O culto dos mortos As crenas deram lugar a regras de conduta. Os rituais aos mortos no eram um costume, era uma obrigao. Os romanos chamavam os mortos de mans e tanto quanto os gregos acreditavam que todo morto se transformava em divindade, independente de sua vida terrena. Aps a morte, um heri ou um bandido invariavelmente transformariam-se em deuses e receberiam seus devidos cultos. Aos mortos eram feitas splicas de proteo e fartura. Porm, os deuses s existiriam enquanto houvesse o culto, caso contrrio, as almas trariam desgraas e pestes aos homens que faltaram ao culto. Talvez a idolatria aos mortos tenha sido o primeiro indcio de religio, dando a chance para os vivos de confiarem o que ia alm de sua viso a algo sobrenatural.

O fogo sagrado Toda casa de grego ou romano tinha um altar onde havia o fogo sagrado, que s se extinguia quando toda a famlia tambm se extinguia. Este fogo deveria ser alimentado com um certo tipo de madeira para que continuasse puro, do mesmo modo, nenhuma ao culposa deveria cometer-se em sua presena.

Havia verdadeiros cultos ao fogo. Fazia-se oferendas e pedia-se segurana, fartura e proteo. Ao sair, todos pediam proteo ao fogo sagrado. Ao voltar, antes de ver e abraar a famlia, agradecia-se ao fogo. Toda prece dirigida a um deus, fosse qual deus fosse, principiava e acabava por uma prece ao fogo. Os cultos ao fogo e aos mortos estiveram intimamente ligados, ocorreram na mesma poca e quem adorava um, jamais esquecia do outro. H indcios de que o fogo era, representativamente, a energia das almas dos antepassados. Apesar de to antiga, essa religio no esmoreceu facilmente, como veremos adiante, nem mesmo o Olimpo grego foi capaz de substitu-la. Essa religio s foi dominada pelo cristianismo.

A religio domstica A religio do tempo em questo era estritamente domstica, no havia um deus para todo o gnero humano. O deus que protegia uma casa jamais protegeria outra casa, outra famlia. O culto aos mortos tambm tinha particularidades. Era obrigao do filho fazer o culto ao mans de seu pai e todos seus respectivos antepassados. Toda famlia possua um tmulo, em tempos remotos o tmulo encontrava-se no centro da casa para que a famlia estivesse sempre rendendo-lhes oraes e pedindo proteo. Todos os cultos e deuses eram exclusivamente domsticos, o fogo sagrado sequer saia de casa. Se um estranho apenas olhasse o culto de uma famlia, a cerimnia era considerada perturbada. O pai era o maior poder para a famlia, ningum tinha direito de julg-la a no ser ele. Todo esse poder vinha da religio. O pai era o nico sacerdote do culto, e este passaria os rituais de cerimnia para o filho mais velho que substituira-o aps sua morte. A linhagem era nica e exclusivamente masculina. Essa doutrina traz conseqncias para as mulheres na constituio da famlia e no direito privado, como veremos mais adiante.

Livro Segundo A Famlia


A religio foi a norma constitutiva da famlia antiga Na famlia antiga, pertencer a mesma linhagem no diz respeito gerao, tampouco ao afeto natural. Pertencer ao mesmo culto do fogo sagrado e render homenagens aos mesmos antepassados que formava a famlia. A mulher s se tornava casada aps o culto, o filho s se tornava herdeiro aps sua aceitao na cerimnia. Assim como um filho adotivo, ligado cerimnia era mais legtimo que o filho natural que foi emancipado.

O casamento A mulher, durante toda a vida, estava subordinada a um homem. Quando criana, seguia o culto e os antepassados do pai, depois de casada, o marido tornava-se seu tutor. Da toda a cerimnia que devia realizar-se muito parecida em Roma e na Grcia em que a mulher primeiro devia desligar-se do culto do pai perante seu fogo sagrado, depois era carregada pelo marido at na sua nova residncia (significava a passagem de um culto a outro) e ento fazia-se oraes e splicas para que a esposa fosse aceita no novo culto. Tudo para a mulher era novo. Seu deus no era mais o mesmo e nem sequer aos antepassados do pai podia prestar-lhes oraes. Agora sua religio era a do marido.

Da continuidade da famlia. Proibio do celibato. Divrcio em caso de esterilidade. Desigualdade entre filho e filha. Como j vimos, o culto aos mortos tinha fortssima influncia nos povos antigos, por isso a idia de extino da famlia era abominada, pois o culto deveria prosseguir e s a famlia tinha o direito de faz-lo. Assim torna-se claro o motivo pelo qual o celibato era considerado impiedade grave e desgraa. No certo se existiram leis que proibiam o celibato, no entanto, a religio por si s, fazia-se respeitar. Se um homem decidisse no ter filhos, no desgraaria somente sua alma como a de todo seus antepassados. No entanto, somente ter filhos no era suficiente para a continuao do culto; o mesmo deveria ser legtimo, ou seja, entre um homem e uma mulher casados perante a religio. O casamento, antes de qualquer outro significado, era para perpetuao da famlia, o que explica a aceitao do divrcio caso a mulher seja estril. No caso de o homem ser estril, a mulher deveria entregar-se a um parente dele, e o filho gerado desta relao seria criado como filho do casal. Em caso de morte do marido que no deixou filhos, a viva deveria fazer o mesmo e a criana seria considerada filha do defunto.

Como j vimos, uma filha no passa o culto, pois quando casar-se, acatar a religio do marido, e o filho no precisa apenas nascer para ser considerado sucessor, preciso ser aceito no culto.

Adoo e emancipao A adoo s tinha sentido na necessidade de evitar a extino de um culto, por isso s era permitido adotar aquele que no tinha filhos homens. O filho adotado tambm devia passar por um rito parecido com de um recm-nascido para ingressar no culto religioso, para tal devia renunciar sua legtima famlia em favor ao deus e aos antepassados do novo lar.

O parentesco. O que os romanos entendiam por agnao. Assim como todos os costumes dos povos antigos, a relao de parentesco tambm era ditada pela religio. Eram considerados parentes aqueles que tinham os mesmos deuses, o mesmo lar e o mesmo banquete fnebre. O ato material do nascimento em nada valia se no houvesse a iniciao a religio domstica. Assim, um filhos adotado tornava-se um verdadeiro agnado a sua nova famlia, mas um estranho a seus pais biolgicos. As mulheres, por sua vez, no transmitiam parentesco pois estavam sempre como seguidoras da religio do pai e, aps o casamento, do marido. O que vem confirmar o parentesco ser considerado apenas entre aqueles que praticavam a mesma religio o fato do direito de herana ser concedido aos agnados.

Direito de propriedade Entre os antigos Germanos, a colheita era privada, j a terra no. Ao contrrio, na Grcia e na Itlia, a propriedade da terra sempre foi reconhecida porm, em algumas cidades, os cidados eram obrigados a reunir em comunidade suas colheitas para gastarem em sociedade. O direito de propriedade tambm foi resultado da religio. Havia trs coisas fundamentadas solidamente palas mais antigas sociedades gregas e italianas: Religio, e dela enraizou-se as outras duas: famlia e propriedade. Os deuses e os cultos como, j dissemos, eram domsticos, cada lar tinha o seu que no era compartilhado com outrem, por isso duas casas no deviam tocar-se, pois ento, o recinto sagrado dos deuses domsticos desapareceriam. Em Roma, a lei fixa em um metro a largura do espao livre a separar duas casas, e ningum atrevia-se a bulir a propriedade alheia.

Ccero nos d a idia de quo importante era o direito de propriedade naqueles tempos: Que coisa existe de mais sagrada que a morada de um homem? L est o altar, l brilha o fogo sagrado, l esto as coisas santas e a religio. Talvez a sepultura tenha dado todo esse significado a propriedade, pois se ali repousa os mans e estes no devem ser perturbados. O solo sagrado deve ser inalienvel e imprescritvel. A lei romana exige que, quando alguma famlia vende o campo onde se localiza o seu tmulo, o mesmo seja excludo da negociao e que a famlia conserve o direito de sempre poder atravessar o terreno, a fim de cumprir o cerimonial do culto. Porm, no foram as leis que a princpio, garantiram o direito de propriedade, mas sim a religio.

Direito de sucesso A religio ensina, diz-nos Ccero, que os bens e o culto de cada famlia sejam inseparveis, e o cuidado do sacrifcio cabe ao herdeiro. Assim como o filho o natural e obrigatrio continuador do culto, da mesma forma herda tambm os bens. Como o culto s era do direito do filho, a herana tambm o era. A filha s dispunha de um pequeno dote. Quanto a Roma, no temos provas que a filha estivesse excluda da herana, porem, temos a certeza de que, se casada, nada herdava de seu pai e, se solteira, jamais poderia dispor do que havia herdado. A legislao ateniense visava que a filha no sendo herdeira, devia ao menos casar-se com o herdeiro. Nem que para isso tivesse que casar-se com um irmo (desde que no fossem filhos da mesma me), um adotado do pai ou at mesmo com um tio. Mesmo se fosse casada, deveria desquitar-se e casarse com o herdeiro do pai. Todos essas regras eram amparadas na lei, por fora da religio. Em caso de um homem s ter uma filha, o fruto do casamento desta poderia ser adotado pelo av, para a continuao do culto, desde que o marido fosse alertado. A ordem de sucesso era exclusivamente masculina. Se um homem perde-se os filhos, seu herdeiro seria o filho do filho, e no o filho da filha. Na ausncia de descendentes masculinos, procuravase na ascendncia um varo masculino para continuao da herana. As leis das doze tbuas estabelecem que, quando algum homem morresse sem herdeiro prprio, a sucesso se daria ao agnado mais prximo. Nos tempos de Justiniano, o legislador j achava essas leis inquas, pois s considerava sucesso pela linha masculina, mas perante a religio torna-se o direito singular lgico: quem continuava o culto que tinha direito a herana. A mulher no podia herdar, pois seu culto no podia ser compartilhado com o do marido. O testamento tambm no existia para que o culto no fosse entregue a estranhos. O homem no tinha direito algum sobre seus bens, a propriedade era da famlia.

O primognito que tinha a responsabilidade de continuar o culto aps a morte do pai, e todos seus irmo lhe deviam a mesma submisso que existia diante do pai. Em Esparta, as terras eram indivisveis e o irmo mais novo no tinha direito a parte alguma. No tempo de Demstenes, j havia a partilha entre os irmos, mas a casa paterna e a continuao do culto ainda cabia ao primognito. O direito do mais velhos, no entanto, no depreciava os mais novos. Era apenas gozo dos bens em comum por todos os irmos, sob a autoridade do mais velho. Representava tanto a indiviso do patrimnio como o da famlia.

A autoridade na famlia As leis do direito privado no advm da cidade, mas sim da famlia. Se a cidade o tivesse estabelecido, provvel que institusse normas inteiramente diferentes daquelas aqui estudadas. O antigo direito no obra de um legislador; o direito imps-se ao legislador. Sua origem foi na famlia. A hierarquia da famlia constitui-se da seguinte maneira: O deus, o pai (autoridade mxima junto ao fogo sagrado), mulher resta ser como uma parte integrante do marido. A mulher nunca ser dona de si mesma. Se solteira obedece ao pai, se o pai morre obedece aos irmos, na ausncia destes, a um parente prximo do pai. Se casada, obedece ao marido, na sua falta so os filhos que assumem sua tutela, se no tiveram filhos, um parente prximo do marido. Entretanto, a mulher s deve obedincia ao marido aps a cerimnia religiosa, se o mesmo no ocorrer, no h subordinao. No direito primitivo, os filhos permanecem ligados ao lar paterno e, por conseqncia, submetidos sua autoridade. Enquanto o pai for vivo, os filhos so considerados menores, exceto no caso de emancipao do filho ou ento se este for bastardo, sendo assim, no aceito na religio. O pai o sacerdote do culto domstico, da todo o seu poder. Se ele no iniciar o filho (mesmo que incontestavelmente legtimo) na religio, a criana no faz parte da famlia. Se a mulher for estril, ele tem o direito de repudi-la. ele que cede a filha ao poder de outro, no caso, o marido. ele que casa o filho. Tambm tem o direito de designar um tutor, ao morrer, para sua mulher e filhos. Tudo pertencia ao pai, nem mesmo o dote permanecia com a mulher, era tambm da posse do marido. Qualquer contrato de compra e venda entre pai e filho era proibido em Roma, pois tudo pertencia ao pai. O direito de propriedade do pai se estendia at sobre seu filho, podendo vend-lo at 3 vezes, alm disso o filho era liberto do poder paterno. De toda a famlia, s o pai podia comparecer perante o tribunal da cidade, a justia pblica existia somente para o pai. Assim sendo, o pai era sempre o responsvel pelos delitos cometidos pelos seus. Aos seus submetidos era ele mesmo que aplicava a justia. Ele mesmo julgava e dava a sentena, sem ser contestado por ningum. Durante muito tempo o pai foi o posto maior na hierarquia da sociedade, adquirindo poder, deveres e obrigaes, tudo sem uso da fora ou represso, s a religio imps seus costumes.

A antiga moral da famlia Certamente a famlia e sua moral foram fundadas na religio. Nenhum ato material ou moralmente impuro devia cometer-se vista do lar. Essa religio conhece a misericrdia, tem ritos capazes de limpar as impurezas da alam e sabe aliviar do homem seu sofrimento por suas prprias faltas. Essa religio vela pela pureza da famlia. A seus olhos a falta mais grave o adultrio, o que dava ao marido o direito de mat-la, ou a obrigao de, no mnimo, repudi-la. Essa moral domstica que da a ambos o dever de se respeitarem mutuamente tambm prescreve outros deveres. A mulher tem direitos, sendo encarregada de olhar para que no se extinga o fogo sagrado. Onde a mulher no estiver, o culto domstico torna-se incompleto. Se a mulher no tem autoridade igual a do marido, tem, pelo menos, igual dignidade. O pai e o filho tem um forte vnculo segundo a religio. Aps a morte, o descanso do pai depende das ofertas do filho, que, por sua vez, ter no pai um deus para ser invocado. Sentimento do dever, afeio natural, ideal religioso, tudo se confundia e se exprimia pela mesma palavra. Tudo na famlia era divino. O deuses esqueciam da caridade para os estranhos ao culto, mas prescreviam a pureza e proibiam o derramamento de sangue. Se a noo de justia no brotou dessa crena, pelo menos fortaleceu-se por seu intermdio.

A gens em Roma e na Grcia A gens formava um corpo de constituio inteiramente aristocrtica. Quando o partido popular subiu ao poder combateu fortemente esta instituio, que s no desapareceu por completo por estar enraizada nos costumes. Havia gens em Roma e em Atenas. Cada gens tinha um culto especial, que devia perpetuar-se. O deus de cada gens protegia apenas os seus respectivos invocadores. Os membros so os prprios herdeiros da gens, assim como a dvida de um tambm de todos. contra a religio testemunhar contra um membro da mesma gen. Cada gens possua um chefe, um culto em comum, assemblias e promulgavam decretos. No se sabe ao certo o que verdadeiramente significava a gens, uns diziam ser apenas semelhana dos nomes, outros falam da relao entre uma famlia de patronado e outra de clientes, e ainda falam de um parentesco artificial. No entanto, o mais provvel que eram famlias que tinham um antepassado em comum e, por isso, deviam render culto juntos ao deus em comum. Todas palavras que representam uma gens trazem a idia de filiao, de uma origem comum. Idia essa que talvez tenha se perdido quando a gens se alterou, mas a palavra permaneceu. Assim, acredita-se que a gens era uma famlia de ramos numerosos.

Com uma formao como essa, a famlia pode ter atrapalhado, de certa forma, o aparecimento da sociedade de como conhecemos hoje. Nota-se que as duas sociedades subsistiram juntas durante certo tempo. Mas essa famlia do mundo antigo no se reduzia s propores da famlia moderna. Nas grandes sociedades a famlia desmembra-se e diminui, mas na ausncia de qualquer outra sociedade estende-se se dividir. Muitos ramos mais novos ficam agrupados ao redor do ramo mais velho, junto do lar nico e do tmulo comum. Com a famlia numeroso, precisava-se de escravos, que eram adotados pela religio. Estes poderiam ser tratados como homens livre, chamados de liberto ou cliente, mas continuavam em obedincia ao culto e a seu patrono. A clientela vnculo sagrado e como tal no pode separar-se, at porque hereditrio, de pai para filho. O cliente era mais importante que o cognato (parente materno), pois este ltimo no fazia parte do culto.

A fratria e a cria. A tribo O nico tipo de sociedade entendido era a famlia, que logo tornou-se pequena demais para suprir a necessidade de todos. Como era impossvel a unio de duas famlia por causa do culto domstico, resolveram criar um outro culto que zelasse por todos. Deram-lhe um altar, acenderam o fogo sagrado e instituram-lhe o culto. Na frataria ou cria (que eram essas reunies de famlia em torno de um culto comum) havia um deus, um sacerdote, uma justia e um governo. Era uma pequena sociedade nos mesmos moldes da famlia. A sociedade continuou naturalmente a crescer, e segundo o mesmo sistema. Muitas crias ou fratrias se agrupavam, formando-se, assim, as tribos. Essa nova assemblia teve tambm a sua religio; em cada tribo tinha um altar a uma divindade protetora. O culto seguia os mesmos costumes da fratria e da famlia, com o deus, a assemblia e as leis.

Novas crenas religiosas Alm do culto que estudamos at aqui, houve tambm outra religio, cujas principais figuras foram: Zeus, Era, Atena, Juno, a do olimpo grego e do Capitlio Romano. O homem dos tempos primitivos achava-se contnuo em presena da natureza, tendo por ela amor, terror e venerao. Como no havia conscincia de que toda a natureza trabalha em conjunto, o homem acreditou, por muito tempo, que cada elemento era um deus. Assim, nessa raa, surgiram duas formas distintas de concepo religiosa: uma do oculto, da alma, ao que sentia de sagrado em si. A outra do visvel, dos agentes fsicos. No se sabe qual foi a 1 a existir,

o que se sabe que enquanto o culto dos mortos se extinguiu passo-a-passo, o da natureza fsica apresentou progresso e desenvolveu-se. Assim como os elementos da natureza, os deuses no seriam incontveis, mas como esta foi uma religio progressiva, onde cada tipo de inteligncia formava seu deus, era comum que de um elemento originava-se vrios, dando uma espcie de independncia de culto, onde, assim como no caso dos manes, cada famlia venerava seus deus, talvez juntamente com o fogo sagrado. Mas, com o tempo, a prosperidade de uma famlia fez despertar o interesse de outras famlias em receber a graa do mesmo deus, tornando o culto pblico. Mas como a religio era de posse da famlia, a mesma mantinha o direito de sacerdcio. Para o progresso da humanidade, esse culto era mais hbil, Estando de acordo com o estado social do homem. Com o desenvolvimento dessa segunda religio, a sociedade cresceu. O deus ganhou um templo, o fogo perdeu importncia, os deuses no so mais individuais, agora multides vo aos templos para exercerem em conjunto o que outrora foi individual.

Forma-se a cidade A tribo, tanto quanto a famlia e a fratria, constitui-se em corpo independente, com culto especial de onde se exclua o estranho. Uma vez constituda, nenhuma nova famlia poderia nela ser admitida. Duas tribos de modo algum podia fundir-se em uma s, porque a religio a isso se opunha. Mas assim como muitas fratrias se haviam unido em uma tribo, muitas tribos puderam associar-se entre si, com a condio de que o culto de cada uma delas fosse respeitado. No dia em que se fez essa aliana nasceu a cidade. No importa o motivo da unio entre as tribos. O interessante que as tribos, mesmo formadas em cidades, jamais deixavam de acender o fogo sagrado e de instituir um religio em comum. Famlia, fratria, tribo, cidade so, portanto, sociedades semelhantes entre si, nascidas umas das outras atravs de uma srie de federaes. Mesmo assim, nenhum culto perdeu sua individualidade ou sua independncia. Pequenos cultos subsistiam a um grande culto comum, assim como pequenos governos a um comum. A cidade, assim, funciona como uma federao. Progressivamente, cada pessoa fazia parte da famlia, da fratria, da tribo e da cidade. O processo pelo qual a pessoa passa foi o mesmo da sociedade. A cidade, ento, era uma confederao de grupos constitudos antes de sua formao. No se sabe dizer se foi o progresso religiosos que provocou o progresso social, o certo que ambos apareceram ao mesmo tempo e com notvel concrdia. A antiga crena ordenava ao homem que honrasse os antepassados; o culto dos antepassados agrupou a famlia ao redor do altar. Da a primeira religio, as primeiras oraes, a primeira concepo do dever e a primeira moral; da tambm a instituio da propriedade, a fixao de ordem de sucesso e,

enfim, todo o direito privado e todos os estatutos da organizao domstica. Depois essa crena progrediu e, ao mesmo tempo, ampliou-se a associao. Os homens, medida que sentem que h para eles divindades comuns, vo-se associando em grupos cada vez maiores. As mesmas regras descobertas e aplicadas na famlia, aplicam-se sucessivamente fratria, tribo e cidade. Havia lugares onde os homens viviam sem leis e sem ordem. Mas se alguma legislador quisesse por os homens sob determinadas ordens, jamais comeava por instituir fratrias e ou tribos. Institua, sim, o heri epnimo, institua sacrifcios e inaugurava tradies.

A cidade A religio estava presente tambm na formao de uma cidade. O local deveria ser indicado pelos deuses. Ao chegarem no local da nova cidade, faziam os devidos rituais e lanavam em uma fossa um torro da terra de origem, porque junto dela estava seus antepassados, assim podendo dizer: Essa terra continua sendo a de meus pais, aqui minha ptria porque aqui esto os mans de minha famlia. No mesmo lugar do fosso, erguia-se um altar e o fogo sagrado era acendido. Ao redor do fogo a cidade era erguida. Toda a cidade era considerada um santurio, cada elemento dela era sagrado. O sulco que a rodeava, as muralhas que a protegiam, os portes de entrada, tudo na cidade tinha uma conotao religiosa. Toda cidade podia chamar-se santa.

Os deuses da cidade Apesar de na Grcia o culto ter se enfraquecido cedo, em Roma, o respeito demonstrado s vestais prova da importncia de seu sacerdcio. O cnsul, ao passar por uma vestal, abaixava suas armas. No entanto, se esta deixasse o fogo extinguir ou faltasse com o dever de castidade, o castigo seria ser enterrada viva. Quanto aos sacrifcios, eram estritos aos cidados, nenhum estrangeiro podia assistir aos sacrifcios. Os mortos eram considerados os guardas do pas, a segurana da cidade era correspondida com os cultos. Alm desses heris, havia os deuses de outras espcies como Jpiter, Juno e Minerva, que a princpio tambm pertenciam a famlias individualmente. Cada cidade tinha seu sacerdote que no revelava o culto aos estrangeiros. O culto de duas cidades era para deuses e com ritos diferentes. Em caso de batalhas, acreditava-se que se a cidade fosse vencida, os deuses seriam aprisionados pelos conquistadores. Por isso, para a tomada de uma cidade, acreditava-se que era preciso primeiro tomar-lhe os deuses com ritos de invocao. Na Grcia, costumava-se raptar habilmente a esttua do deus

da cidade. Algumas cidades atacadas prendiam seus deuses para que no desertassem. Os romanos mantinham em segredo o nome de seu principal deus para que o inimigo no o convoque.

A religio da cidade A principal cerimnia d culto da cidade um banquete de natureza anloga; devia realizar-se em comum em honra das divindades protetoras, estando presentes os cidados. O costume dos banquetes pblicos no sofreu exceo na Grcia, onde se acreditou depender da sua realizao a salvao da cidade. Entre as cerimnias mais importantes na religio da cidade havia a chamada festa da purificao. No qual nenhum estrangeiro devia estar furtivamente entre os cidados, e todos os cidados deviam estar presentes, sob a pena da cidade continuar impura. Assim, fazia-se o cuidadoso recenseamento da populao. O censor era a figura mxima neste dia. Era ele que dispunha as pessoas conforme ela o merecia. Se ele colocasse um cidado entre os senadores, este o seria at a prxima cerimnia, assim acontecia tambm com o cidado que no fosse reconhecido como tal, perderia a cidadania. Apesar de s os cidados participarem da celebrao, tudo que era de sua dependncia era considerado purificado. A religio estava presente em cada momento da cidade. As reunies do senado s eram consideradas vlidas se acontecessem dentro dos templos. Para a guerra eram os deuses que diziam se devia ou no combater. No caso de vitria, o exrcito direcionava-se ao templo principal cantando hinos religiosos para imolar uma vtima como agradecimento da conquista. Estado e religio achavam-se to fundidos que se tornava impossvel no s fazer-se idia de conflito entre ambos, como at distingu-los.

O ritual e os anais A relao entre os homens e os deuses eram diferentes da que estamos acostumados. Os homens no gostavam dos deuses e os deuses no gostavam dos homens. O homem vivia a apazigu-lo com ritos e oferendas que deviam ser perfeitos quanto a sua apresentao. Era inadmissvel que um sacerdote mudasse o culto por mnimo que fosse, pois essa desonra podia irritar os deuses. Os livros e os cantos dos rituais eram escondidos at dos prprios cidados, somente o sacerdote sabia o local. Revel-los a um estranho era um crime contra o culto e seria o mesmo que entregar o deus da cidade ao inimigo. A histria da cidade declarava ao cidado tudo o que ele devia acreditar e tudo o quanto lhe era prprio adorar.

Com todo o mistrio em torno dos livros que ressaltavam os deuses, muitos fatos talvez tenham sidos alterados na passagem dos anos em que a histria era contada de gerao em gerao. Mais tarde, os anais foram divulgados, os sacerdotes cantaram seus hinos e ficou-se conhecendo melhor o que ocorreu naquele tempo, apesar de ser quase certo que houveram alteraes nos fatos para ressaltar a vangloriao dos deuses.

O governo da cidade O Rei As instituies polticas da cidade brotaram com a prpria cidade e prprio dia em que a cidade nasceu, cada membro da cidade as trazia consigo, porque elas germinavam nas crenas e na religio de cada homem. O sacerdote do lar pblico usava o nome de rei, prtane ou arconte, pois era ele o chefe do culto, que era a fonte de sua dignidade e poderio. Assim comeou a desenvolver uma realeza, como no podia deixar de ser, atravs da religio. Assim como ocorreu com o pai na famlia, o sacerdote tinha o poder de legislar e julgar, nada de surpreendente, pois j vimos como toda a sociedade foi desenvolvida atravs da famlia. Como a religio se envolvia com o governo, com a justia e com a guerra, resultou necessariamente ter sido o sacerdote, ao mesmo tempo, magistrado, juiz e chefe militar. Assim como o prprio poder o sacerdcio foi hereditrio. No rei-sacerdote se via, no um deus completo, mas pelo menos o homem mais poderosos para conjurar a clera dos deuses o homem sem cuja assistncia nenhuma prece seria eficaz. Tanto na Grcia como na Itlia, esse poder do sacerdote no foi ideado pela ambio de alguns, mas nasceu da necessidade de todos. Mesmo aps instituir a repblica, os reis no foram expulsos ou odiados, eram respeitados e venerados mesmo sem o poder poltico nas mos.

O magistrado A repblica, porm, no veio para dividir poderes. O magistrado que substituiu o rei tambm foi sacerdote e chefe poltico, representou a cidade, que era uma associao pelo menos to religiosa quanto poltica. Ele era considerado o intermedirio entre os homens e os deuses. O sacerdote, como j sabemos, era escolhido pelo nascimento. Quando as revolues suprimiram a realeza, buscou-se outra forma de se fazer a escolha com a aprovao dos deuses. Na Grcia optou-se pelo sorteio e em Roma os nomes eram dados aos deuses para um magistrado e este se pronunciava a favor de tal pessoa. O homem que ia dispor da religio e da fortuna da cidade devia ser revelado pela voz divina. Se mesmo depois de 3 ou 4 meses da escolha, fosse constatada alguma irregularidade no rito, o eleito deveria abdicar do cargo.

Aps a escolha, o eleito era submetido a um teste, no de aptido fsica ou mental, mas um teste religioso.

A lei Como j se sabe, a lei veio da religio. As normas do direito de propriedade e do direito de sucesso achavam-se dispersas entre as regras relativas aos sacrifcios, sepultura e ao culto dos mortos. A relao entre direito e religio era to estreita que os pontfices eram, de fato, os jurisconsultos. As leis se apresentavam como algo muito antigo, imutvel e venervel. To velhas quanto a cidade, o fundador estabeleceu-as ao mesmo tempo que estabeleceu o lar. Instituiu-as junto com a religio, e foi esta que ditou as leis. Mesmo quando j se admitia uma lei por vontade do homem ou sufrgio, o pontfice tinha que aprovar e os deuses declararem-se de acordo. Com o tempo, houve a necessidade de criar-se novas leis, porm, a antiga no podia deixar de existir, pois era sagrada. Da surgiram vrias leis antagnicas, mas que subsistiram durante muito tempo. Durante muito tempo as leis foram orais, transmitidas de pai para filho junto com os cultos. At que comearam a ser escritas nos livros sagrados. Porm, s mais tarde, passou a ser escrita a parte e, mesmo assim, era guardada em um templo e o sacerdote era seu depositrio. As frmulas da lei, assim como as do culto, no eram reveladas nem ao estrangeiro nem ao plebeu. Suas leis s tinham valor e ao entre os membros de uma mesma cidade. A lei no existia para o escravo, nem para o estrangeiro. Sem comunidade de religio no podia haver comunidade de lei.

O cidado e o estrangeiro Reconhecia-se como cidado todo o homem que participava do culto da cidade, e dessa participao provinha todos os seus direitos. O estrangeiro aquele que no tem acesso ao culto, a quem os deuses da cidade no protegem e que nem sequer tem o direito de invoc-los. Demstenes fala sobre a xenofobia: que devemos pensar nos deuses e conservar a pureza dos sacrifcios. Um estrangeiro faltoso era punido como se fosse um escravo. Quando se verificou a necessidade de haver justia para o estrangeiro, teve de criar-se um tribunal de exceo. Roma tinha pretor para julgar o estrangeiro. Em Atenas, o juiz dos estrangeiros era o polemarco, isto , o mesmo magistrado encarregado dos cuidado de guerra e de todas as relaes com o inimigo. O escravo talvez fosse melhor tratado que o estrangeiro, pois este tinha parte no culto da famlia do seu senhor. Para o estrangeiro gozar de alguns benefcios e direito, era necessrio que ele se submetesse como um cliente a um patrono.

Negando a qualidade de cidado a algum faltoso, tirava-lhe os direitos polticos, religio e os direitos civis. Tornava-se estrangeiro na prpria cidade

O Patriotismo. O exlio Ptria para os povos antigos tinha um sentido singular. Ptria era onde encontrava-se os deuses, onde os antepassados foram sepultados. A pequena ptria era a famlia, o fogo sagrado e o tmulo dos antepassados. A cidade era a grande ptria, com o pritaneu e seu territrio, seus deuses e territrio. O exlio, portanto, era um dos mais cruis castigos dados a algum, pois quem recebesse essa sentena teria que abandonar o lar de seus antepassados, no faria mais cultos e nem seria aceito nas assemblias. Tornava-se um excludo, um estrangeiro. No tinha direitos sobre sua famlia e, quando morto, nem sequer podia ser enterrado no tmulo da famlia. Era to terrvel o exlio que os condenados a morte podiam escapar da pena capital se fugissem da cidade.

Do esprito municipal Da religio domstica veio a individualidade, e assim se fez nas cidades. Cada uma devia ser totalmente independente da outra, com outras leis, outras festas religiosas e outros cultos. Durante muito tempo foi at mesmo considerado ilegtimo o casamento entre duas pessoas de cidades diferentes. A Grcia jamais conseguiu formar um s Estado. Entre duas cidades havia algo mais intransponvel que as montanhas, era a barreira da religio. Era mais fcil uma cidade submeter-se a outra do que unir-se a ela. Uma cidade quando conquistada, no se unia a conquistadora. Quem vencia tinha o direito de destru-la ou devolver-lhe a soberania. Onde houvesse um culto, deveria haver um governo. Essa independncia rigorosa das cidades s pode cessar-se quando a sociedade encontrou outros princpios alm do religioso.

Relaes entre as cidades. A guerra. A paz. A aliana dos deuses. Em tempos de guerra, os antigos acreditavam que no s os soldados combatiam, mas os deuses tambm tomavam partido a favor de seus respectivos povos. O vencedor de uma batalha podia usar a sua vitria como melhor lhe aprouvesse. Para o vencido no havia direito. O rei Agesilau disse certa vez: Desde que uma ao til a ptria, nobre pratic-la. Quando o vencedor no exterminava os vencidos, podia arrasar-lhe a cidade, destruindo seus templos e dispersando seus deuses. Os vencidos ficavam a deriva, sem religio, sem um deus que os protegesse, at mesmo a famlia se dissolvia.

Se na hora da guerra os deuses estavam presentes, o mesmo acontecia na paz. Para concluir um tratado de paz, efetuava-se um ato religioso, convocando-se os deuses individuais e comuns. A aliana devia ser feita tanto entre os homens como entre os deus. Segundo os antigos, os deuses que ditavam a paz ou guerra, pois cada cidade tinha sua religio, se elas fossem concordantes, as duas cidades seriam amigas. Entretanto, se os deuses fossem inimigos, a guerra seria fatal.

As confederaes. As colnias. Desde muito cedo na Grcia, as cidades formaram federaes que, como sempre, tinham seu deus, sem templo, suas cerimnias e banquetes e jogos sagrados. O jogos olmpicos eram solenidades religiosas onde, pouco a pouco, todos os gregos se reuniram. Mas a confederao no era feita ao acaso, era necessrio um fogo sagrado e uma pessoa capaz de oficiar os ritos da fundao. Os vnculos religiosos existentes entre as colnias e as metrpoles conservaram-se muito poderosos, at o sculo V antes da nossa era. Quanto a haver entre metrpole e colnia qualquer vnculo poltico, os antigos deixaram decorrer muito tempo antes de pensarem em estabelec-lo.

O romano. O ateniense. A casa para um romano era como um templo para ns, era onde residia seu deus e onde seus cultos eram realizados. Todos os dias oferece sacrifcios em sua casa, todos os meses na sua cria, e muitas vezes no ano, realiza o sacrifcio na sua gens. H em Roma mais deuses que cidados. Alguns dizem que a religio dos romanos era uma religio para poltica. Porm, fica difcil de aceitar essa tese tendo em vista o tempo que durou esse culto e o nmero de pessoas envolvidas. No havia um homem apensa que pregava a religio e dizia o que era certo e o que era errado. Cada cidado tinha seu poder, o que torna quase impossvel um compl entre todos eles para manterem-se poderosos. Atenas tem suas colees de antigos orculos para vaticinarem o futuro. Qualquer sinal de mau pressgio era o suficiente para interromper todo um empreendimento. Para toda ao, um ateniense pede a opinio dos deuses, o que influencia diretamente na vida da populao.

Da onipotncia do Estado. Os antigos no conheceram a liberdade individual Nada de independente havia no homem. Ele vivia para o Estado. Tudo que o Estado necessitava, eram os indivduos que proviam. As leis manipulavam a vida das pessoas de tal forma que aquele que tivesse um filho com feies disformes deveria mat-lo. O Estado chegou a ordenar as mes que tiveram seus filhos mortos em batalha que aparecessem em pblico alegres, sorridentes e agradecendo aos deuses. To forte era a dominao do Estado sobre os indivduos que no havia sequer liberdade de fato.

Livro Quarto As Revolues


Nada era mais slido que a famlia de antigamente. No entanto, ela sofreu uma srie de revolues. No pode-se precisar uma data em que as revolues iniciaram. O que certo que a antiga organizao passou a ser discutida e atacada por toda parte a partir do sculo VII a. C. As revolues aconteceram por dois motivos: a evoluo do esprito humano e a existncia de uma camada a margem da sociedade. Tendo Grcia e Itlia as mesmas convices, ambas tambm passaram pelas mesmas revolues. Os homens foram gradualmente se afastando dessa antiga organizao, no para decarem, mas para avanarem.

Patrcios e clientes Desde a formao das famlias as desigualdades estiveram presentes, quando o primognito tinha direito a tudo e os mais novos eram seus subordinados. Os clientes viviam hereditariamente sob o poder do pater. Os clientes sequer tinham direito ao culto, apenas assiste. O sacrifcio tambm oferecido por inteno dele, mas no pode oferecer por si mesmo. Para o cliente religio de emprstimo. Para os clientes, a religio pode ser usufruda, mas no podem ter uma prpria. A distino de classes, surgida na famlia, esteve presente em toda a sociedade. Nas assemblias, como era de se esperar, o pater representava toda sua gens. Cada gens tinha direito a apenas um voto, independente do quo numerosa fosse. Se havia algum vnculo entre o cliente e a sociedade, esta se dava pelo pater.

Os plebeus Os plebeus no eram clientes. Os historiadores da antigidade nunca confundiram essas duas classes. O povo abrangia os patrcios e seus clientes, mas a plebe permanecia de fora. No sabe-se ao certo porque essa populao era desprezada pelo resto da cidade. Acredita-se que se tratavam de habitantes de cidades conquistadas e subjugadas, porm, h indcios de que tambm pode ser um povo sem religio. As razes para que a plebe no apresentasse uma religio podem ser vrias: por falta de poder espiritual para criar uma; ter perdido o culto por alguma falha; ter sido expulsos da famlia ou abandonado-as; ou ainda ser filho bastardo. Os cidados censuravam os plebeus por no terem um culto. Os filhos respeitavam o pai por causa do poder de fora ou do sentimento natural, mas aquele dever com a religio no existia.

A plebe no tinha direito a lei, a justia, a propriedade e nem direitos polticos. A religio considerava o cliente e at mesmo o escravo, porque esses assistiam aos atos religiosos. Mas o plebeu, no tomando parte alguma no culto, no era considerado em aspecto algum. Mas nenhuma das formas sociais imaginadas e institudas pelo homem, imutvel. E esta trazia consigo o germe da doena e da morte: a sua grande desigualdade. Muitos homens tinham interesse na destruio de uma organizao social que para eles no representava benefcio algum.

Primeira revoluo O rei tinha concentrado em suas mos toda a soberania do Estado, mas os chefes de famlia formavam uma aristocracia muito forte. O rei no era o nico rei, mas cada pater tinha seu mesmo poder perante a sua famlia. Os reis queriam ser poderosos e os pater no o queriam assim. Em todas as cidades se travou, portanto, acesa luta entre a aristocracia e os reis. A realeza, ento, foi vencida. Mas devido as atribuies religiosas do rei, este no perdeu o sacerdcio, s sendo privado do poder poltico.

A aristocracia governa a cidade Essas revolues fizeram que o governo da cidade passasse a pertencer a aristocracia. A aristocracia baseava-se no nascimento e, ao mesmo tempo, na constituio religiosa das famlias. Durante muitas geraes nunca ocorreu aos homens a injustia dessa desigualdade. No se pensou em constituir a sociedade humana de acordo com outras regras. As grandes e ricas famlias agora tomam conta do poder. Apenas os patrcios administravam a justia e conheciam as frmulas das leis. Esse regime durou pouco em Roma. J na Grcia, manteve-se por um longo tempo.

Segunda revoluo. Transformaes na constituio da famlia. Desaparece o direito de primogenitura. A gens se desmembra. Quem promoveu a revoluo no foram as classes mais baixas, porm, a prpria aristocracia a fez para conserv-la. A aristocracia s trabalhou na revoluo poltica, a fim de impedir uma revoluo social e domstica. A gens e a cidade subsistiriam por um bom tempo. A famlia, indivisvel e numerosa, era bastante forte e muito independente para no sofrer a tentao de enfraquecer o poder da cidade. Ou a cidade ou a famlia devia deixar de existir.

Houve uma queda natural no poder do pater, pois este tornou-se subordinado da cidade. Com a dignidade do pater diminuda, os inferiores comearam a perceber sua fora e o desejo de melhor sorte tomou conta dessa classe. Alm disso, as famlias comearam a disputar entre si, desgastando seu poder. A gens durou enquanto durou o estado de isolamento e enquanto no existiu outra sociedade. Porm, quando o soberano da famlia teve que subjugar-se cidade, seu poder diminuiu e seus inferiores tambm o perceberam, entendendo, assim, a importncia da fora que possuam. Pouco a pouco foi-se deixando de lado aquela regra da indiviso fortalecedora da famlia antiga. O direito de primogenitura desapareceu. Toda essa revoluo aconteceu progressivamente, sem que disso se dessem conta. Este desmembramento da gens trouxe consigo graves conseqncias. A antiga famlia sacerdotal, que formara um grupo To bem unido, to fortemente constitudo, to poderoso, assim se enfraqueceu para o futuro. Essa revoluo preparou e tornou mais fceis outras transformaes.

Libertam-se os clientes Das duas classes subordinadas ao pater, os ramos mais novos da famlia e os clientes, somente a 1 conseguiu a liberdade. A clientela evoluiu, mas acabou por desaparecer. Os clientes no podiam separar-se do patrono nem escolher outro. Nada lhe pertencia, se cultivava a terra, era o patrono o proprietrio do terreno. Nem seus bens pessoais pertenciam a ele de fato. Pode-se facilmente presumir que logo tenha surgido dio entre patrono e cliente. Com a cidade fundada, os clientes puderam sentir a existncia de uma outra sociedade alm da famlia, o que despertou neles o desejo de liberdade. A situao da clientela melhorou progressivamente. Inicialmente, os clientes viviam na casa do senhor, mais tarde, ganhou um lote de terra prprio, ainda de propriedade do patrono, mas criou-se o vnculo entre a terra e o cliente. Posteriormente surgiu um tributo. O cliente comeou a obter lucro com seu trabalho. Mas quanto mais direitos adquiridos mais eles queriam. Agora buscavam participao poltica e jurdica, liberdade e verdadeira propriedade da terra. Apesar de todas as mudanas, no houve guerra civil. Foi uma guerra domstica, em cada casa. Surgiram os libertos, que muito se assemelhavam aos clientes. Ainda eram submissos ao patrono e, se este decidisse, o liberto deveria voltar a escravido em caso de ingratido. O que diferencia que a condio de liberto cessava em 2 ou 3 geraes. Houve sucessivos progressos, o lote de terra tornou-se vitalcio, o direito de transmitir seus bens para o filho e de fazer testamento foram conquistados. Essa revoluo foi lenta e progressiva. O rei Srvio deu um importante passo quando modificou a organizao do exrcito. Antes, cada chefe ficava a frente de seus clientes, agora o exrcito dividido em

centrias, cada soldado teve um lugar de acordo com sua riqueza. Do mesmo modo aconteceu na assemblia. Ao separar os clientes do patrono no momento de combate e do voto, o cliente desejou a liberdade completa. Em 372, no havia mais clientes, que acabaram por se incorporar a plebe.

Terceira revoluo. A plebe passa a fazer parte da cidade. Foi difcil para a plebe impor suas vontade de incio. Enquanto a aristocracia era organizada, a plebe no tinha o menor conceito de sociedade. Restou-lhe apoiar a monarquia. Nas cidades onde a classe popular estava j organizada no tempo dos antigos reis, a classe popular apoiou os reis com quanta fora dispunha, encorajando-os a aumentarem o seu poder. Quando, por toda a parte, os reis foram vencidos e a aristocracia veio firmar-se soberanamente, o povo no se limitou a lastimar a queda da monarquia; tentou mesmo restaur-la dando-lhe nova constituio. Na Grcia, como no podiam chamar de rei, pois indicava o sacerdote religioso, resolveram cham-lo de tirano. At ento no tinha havido outros chefes de Estado alm dos chefes de religio. Porm, o povo no procurava a monarquia por gostar dela, mas sim porque odiavam a aristocracia. Nomeavam um tirano para a necessidade da luta, mas, passados alguns anos, o tirano caia. A monarquia foi usada enquanto o partido popular procurava melhor regime ou junta foras para governar a si prprio. E mais transformaes vieram. Cunhou-se a moeda e o dinheiro apareceu. O dinheiro no estava sujeito a religio, assim o plebeu tinha acesso. Surgiu o artesanato, comrcio e os primeiros ricos comearam a aparecer. Enquanto os plebeus enriqueciam com a moeda, a aristocracia se empobrecia com a propriedade. Uma vez que a classe inferior conquistou esses diferentes progressos, quando, no seu seio, houve ricos, soldados e sacerdotes, ao ter tudo quanto d ao homem o sentimento do seu valor e da sua fora, quando, enfim, forou essa classe superior a consider-la, tornou-se impossvel conserv-la fora da vida social e poltica, no podendo a cidade continuar-lhe fechada por mais tempo. A justia foi alterada, as leis antigas deixaram de ter vigncia, e leis estranhas substituram-nas. O homem de ascendncia nobre casa com a filha do plebeu rico e o casamento confunde as raas. Da antiga religio algumas famlias preservaram o culto e a lembrana dos antepassados, mas isso tudo. Assim, a cidade antiga foi se transformando gradualmente. Em sua origem, era uma associao de centenas de chefes de famlia. Mais tarde, o nmero dos cidados aumentou, porque os ramos mais novos obtiveram igualdade. Mais tarde ainda, os clientes libertos, a plebe, todo esse vulgo que durante sculos ficara margem da associao religiosa e poltica, algumas vezes fora do prprio recinto sagrado da cidade, derrubaram as barreiras que se lhe opunham e penetraram na cidade, onde imediatamente se apoderaram do governo.

Modificaes no direito privado. O cdigo das Doze Tbuas. O cdigo de Slon. Aqui marca-se um importante acontecimento na transformao da cidade. A lei deixa de ser religiosa, atestada pelos deuses, para condizer com a verdade do ser humano. Slon no foi incumbido de legislar pelos deuses, mas pela vontade dos homens. Essas mudanas na elaborao das leis trouxe duas conseqncias importantes: a primeira que a lei deixou de ser imutvel, e a segunda que a lei no sendo mais sagrada, podia ser invocado por todos. O plebeu passou a ter direitos tambm. As Doze Tbuas foram feitas em meio a uma evoluo social: os patrcios que a fizeram, mas a pedido e uso da plebe. A lei das Doze Tbuas se encontra entre o direito primitivo e o direito pretoriano. As grandes alteraes em relao ao direito primitivo so: Os bens so igualmente separados entre os filhos; o pai no pode vender o filho por mais de 3 vezes; o testamento torna-se comum, ou seja, a propriedade deixa de ser da gens e passa ao indivduo. Outro fato importantssimo foi a aceitao da famlia plebia, que no tinha cerimnia de qualquer espcie para celebrar o casamento, portanto, no eram legais perante os olhos dos patrcios. O interessante que esse avano tornou-se um problema, porque o poder do homem exercido sobre a mulher era estranho ao plebeu e se o casamento se consumasse, a mulher perderia o direito de herana do pai. Como a leis das Doze Tbuas esclarecia que em caso de convivncia conjunta durante um ano, um casal era considerado casado, a soluo encontrada foi que a mulher se ausentasse por trs noites antes de completar um ano para que o enlace no se consumasse. O cdigo de Slon corresponde a uma grande revoluo social. As leis so as mesmas para todos. Slon orgulhava-se de ter feito mesmas leis para os grande e pequenos. Assim como as leis das Doze Tbuas, as leis de Slon assemelhavam-se em certos pontos com as leis primitivas, enquanto em outros pontos so distintas. Desse modo, tanto em Atenas como em Roma, o direito comeou a transformar-se. Com cada novo estado social nascia um novo direito. Uma vez modificadas as crenas, os costumes e as instituies, as leis que anteriormente tinham parecido justas e boas cessaram de parec-lo e, pouco a pouco, caram no esquecimento.

Novo princpio de governo. O interesse pblico e o sufrgio. A cidade conservou, ainda, aspectos exteriores. O regime republicano subsistiu e as cerimnias de religio pblica continuaram. normal do ser humano, quando rejeita velhas instituies, querer conservar pelo menos as aparncias. Mas, no perodo em que entramos agora, da religio sobraram apenas resqucios daquilo que j regeu a sociedade por muito tempo. O homem descobriu como bom fazer o que ele pode aproveitar,

sem ter obrigaes que no traz melhoras concretas para a sociedade. O homem despertou para o que bom para ele, e no para os deuses. O governo mudou tambm de natureza. Sua funo essencial j no era mais o cumprimento regular das cerimnias religiosas, mas principalmente manter a ordem e a paz internas, a dignidade e o poder no exterior. O que ficara outrora em segundo plano passou para o primeiro. A poltica passo frente da religio, e o governo dos homens tornou-se negcio humano. Por conseqncia, criaram-se novas magistraturas ou pelo menos as antigas tomavam novo aspecto.

Tenta-se constituir uma aristocracia da riqueza. Estabelecimento da democracia. Quarta revoluo. Era preciso de uma liderana, mas agora que a religio no define mais os eleitos, que critrio usar? Optou-se pela riqueza, pois era o nico diferencial conhecido at ento. A riqueza se aliou ao poder militar. Os mais ricos faziam parte da cavalaria. Quanto mais rico, maior o risco. Mas essa atitude tinha o objetivo de deixar a elite mais forte ainda. Os ricos no conseguiram manter-se tanto tempo no poder quanto a velha aristocracia hereditria. Enquanto com os chefes sagrados havia respeito por parte dos sditos, com os ricos o nico sentimento era de inveja. Enquanto os ricos participavam de guerras para mostrarem seu poder, tambm perdiam muitas vidas. Em algumas cidades morreram tantos ricos que a democracia se estabeleceu por fora da falta de cidados. A guerra preencheu o espao entre a aristocracia e os pobres, levando a uma inevitvel busca da igualdade de condies. Uma boa parte das cidades viu formarem-se, assim, assemblias verdadeiramente populares, e estabelecer o sufrgio universal.

Ricos e pobres. A medida que se afastavam do antigo regime, formava-se uma classe pobre. Aquele que antes era alimentado pelo patrono que, em troca, recebia seus trabalhos, viu-se diante de todas as necessidades sozinho e sem ningum para ampar-lo. Enquanto uns enriqueceram, outros tornaram-se miserveis, e assim era em toda sociedade que no queria conservar-se no estado patriarcal. A democracia no suprimiu a misria; pelo contrrio, tornou-se mais acentuada. A igualdade dos direitos polticos tornou mais evidente ainda a desigualdade de condies.

Livro Quinto Desaparece o Regime Municipal


Novas crenas. A filosofia altera as normas da poltica. A runa do regime poltico que a Grcia e a Itlia haviam criado pode ser atribuda a duas causas principais. A primeira pertence ordem dos atos morais e intelectuais; a segunda, ordem do atos materiais; a primeira consiste na evoluo das crenas, a segunda, na conquista romana. Esses dois fatos so contemporneos; desenvolveram-se e concluram-se juntos, durante os cinco sculos que precederam a era crist. O conceito de divindade modificou-se pouco a pouco. No incio o homem considerava divino o poder invisvel que sentia em si prprio, depois descobriu que a fora da natureza era infinitamente maior, para ento chegar ao ponto que todo ser racional descobriu a existncia de algo alm da natureza. A evoluo do esprito humano levou a velha crena ao desuso. O fogo ainda havia, mas ningum entendia seu significado, a religio antiga foi substituda. Descobriu-se que os deuses eram nicos para todo gnero humano. Com as crenas em desuso, a filosofia veio para questionar a poltica que, como j sabemos, veio da religio. Os sofistas passavam andavam de cidade em cidade pregando a necessidade de uma nova justia, mais humana e racional. Scrates, mesmo achando que os sofistas eram muito radicais no seu discurso, foi considerado culpado por corromper a juventude e no reverenciar os antigos deuses. Sua sentena foi a morte, que no conseguiu parar o que os gregos pouco a pouco conseguiram: a liberdade das antigas crena e das velhas instituies. Aristteles prega que as leis devem ser revisadas de tempos em tempos, conforme o que bom para o momento, e no o que seus antepassados pregaram. A evoluo da independncia do culto pode ser sentida na evoluo dos discursos. Scrates ainda se sentia obrigado a adorar os deuses do Estado. Plato no concebia outro governo seno o da cidade. Zeno passa por cima de to acanhados limites da sociedade humana. Despreza as divises estabelecidas pela antiga religio. Como concebe o Deus do universo, concebe o Estado para todo o gnero humano. Idias mais elevadas conclamavam os homens a formar sociedades mais amplas. Os homens tenderam para a unidade; foi essa a aspirao geral dos dois sculos que precederam a poca crist.

O cristianismo muda as condies de governo A vitria do cristianismo assinala o fim da sociedade antiga. A nova religio termina a transformao social que vimos iniciar-se seis ou sete sculos antes do seu advento. Enquanto o antigo culto foi-se deteriorando, revolues aconteceram, a sociedade modificou-se e as transformaes ocorreram de acordo com a deteriorao da religio. Chegou um dia em que o sentimento religioso retomou a vida e adquiriu vigor, e ento, sob forma crist, a crena reconquistou o

comando sobre a alma. No iria, no entanto, reaparecer a antiga confuso entre governo e sacerdcio, entre f e lei? Com o cristianismo a religio tomou uma expresso mais elevada e menos material. O cristianismo transformou no homem a natureza e a forma de adorao; o homem no voltou mais a dar a Deus alimento e bebida. A alma passou a manter outras relaes com a divindade: o temor aos deuses foi substitudo pelo amor a Deus. O cristianismo trouxe, tambm, algo impensvel para os antigos. Um Deus universal, que no protegia apenas uma famlia, mas todo o gnero humano, no importando a raa que fosse. No havia mais estrangeiro, o templo ficava aberto quele que acreditasse em Deus. Agora o estrangeiro no devia mais ser excludo. Todos advinham de um mesmo pai, at mesmo os inimigos. O Estado tambm foi modificado pelo cristianismo, exatamente porque no se ocupou dele. Jesus Cristo proclama que a religio no mais o Estado e obedecer a Csar j no o mesmo que obedecer a Deus. O cristianismo ensinou que sociedade s cabe uma parte do homem. Sua alma ser livre e s a Deus pertence. Uma vez que a alma se libertou, realizou-se o mais difcil, e a liberdade tornou-se possvel na ordem social. A mulher tornou-se moralmente igual do homem. A propriedade deixou de derivar da religio para provir do trabalho. Assim, s porque a famlia no possua sua religio domstica, sua constituio e seu direito foram modificados; do mesmo modo, s porque o Estado no tinha mais sua religio oficial, as regras do seu governo entre os homens modificaram-se para sempre. Nosso estudo no deve ir alm do limite que separa a poltica antiga da poltica moderna. Apresentamos a histria de uma crena. Estabelece-se a crena: constitui-se a sociedade humana. Modificou-se a crena: a sociedade atravessa uma srie de revolues. A crena desaparece: a sociedade muda de aspecto. Esta foi a lei dos tempos antigos.

Concluso
Nos dias atuais, para ns que no vivemos num regime teocrtico, quase impossvel imaginar que a sociedade teve to forte influncia da religio. Mas assim como o livro adverte, realmente no devese tentar traar um paralelo entre duas sociedades to distintas. A cidade antiga no evoluiu, se extinguiu. Todas as modificaes ocorridas e detalhadas no livro pode dar a impresso de nossa cidade ser derivada daquela, o que um engano. As leis antigas, os antigos costumes, as antigas crenas foram, ao longo dos anos, depreciando-se at a chegada do cristianismo, que deu o golpe fulminante para a morte da antiga sociedade. O interessante, porm, que como uma sociedade como a nossa veio a herdar conceitos da antiga sociedade, que eram regidas pela religio e por nenhuma outra base de formao. Estuda-se o direito romano porque nosso direito civil derivado dele, no entanto, as sociedades eram antagnicas e, alis, muito antagnicas, assim como o livro A Cidade Antiga mostra. Um livro muito interessante que passa a noo exata do que foi A Cidade Antiga, dando-nos embasamento ao direito romano e uma dose de cultura. Um bom livro, a respeito de uma sociedade to antiga quanto estranha, mas que, sem percebermos, ainda deixou resqucios para que sua memria se torne eterna.

Das könnte Ihnen auch gefallen