Sie sind auf Seite 1von 13

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE DIREITO

FILIPPE FARIAS DA ROCHA

WILLIAN LOPES DE AGUIAR

DIREITO PENAL II LEI MARIA DA PENHA- 11.340/06- INCIDNCIA TENDO A VTIMA HOMEM

Palhoa 2011

FILIPPE FARIAS DA ROCHA WILLIAN LOPES DE AGUIAR

DIREITO PENAL II LEI MARIA DA PENHA- 11.340/06- INCIDNCIA TENDO A VTIMA HOMEM

Atividade apresentada para a disciplina de Direito penal II, ministrada pela professora Patrcia Mombach, no curso de Direito da Universidade do Sul de Santa Catarina Campus Norte Unidade Pedra Branca, como requisito parcial para aprovao na disciplina.

Palhoa 2011

Sumrio

1 Introduo:.......................................................................................................................... 4 2.1 Dignidade da Pessoa Humana ........................................................................................ 5 2.2 Sistema Penitencirio Brasileiro ...................................................................................... 7 2.3 Princpio do Devido Processo Legal ................................................................................ 9 3 Concluso:........................................................................................................................ 11 4 REFERNCIAS ................................................................................................................ 12

1 Introduo:

O presente trabalho tem como fulcro apresentar o projeto integrador, que visa a aplicao dos estudos tericos na realidade atual, da terceira fase do curso de Direito, que consiste em analisar e relacionar a aplicabilidade da Lei Maria da Penha, nos casos de violncia domstica familiar, tendo como vtima o homem, em face da aplicao da analogia in bonam partem. Para o referido tem-se a pesquisa e anlise de jurisprudencial em que houve tal aceitao.

2.1 A Lei 11340

A lei 11340 Lei Maria da Penha foi criada visando criar mecanismos para coibir a violncia domstica e familiar contra mulher, com o intuito de prevenir, punir e erradicar tal atitude. Como alude o seu art 1 com a seguinte: Art. 1o Esta Lei cria mecanismos para coibir e prevenir a violncia domstica e familiar contra a mulher, nos termos do 8o do art. 226 da Constituio Federal, da Conveno sobre a Eliminao de Todas as Formas de Violncia contra a Mulher, da Conveno Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violncia contra a Mulher e de outros tratados internacionais ratificados pela Repblica Federativa do Brasil; dispe sobre a criao dos Juizados de Violncia Domstica e Familiar contra a Mulher; e estabelece medidas de assistncia e proteo s mulheres em situao de violncia domstica e familiar.

Diante da inovao da legislao, percebe-se que na esperana de proteo da parte menos favorecida, no caso originrio a Sra. Maria da Penha, o legislador pecou quando desatendeu um dos princpios de nossa constituio que a igualdade das partes. Entende-se que a lei 11.340/2006 visa igualar o agressor e a vtima, porm nem sempre a agresso domstica cometida contra a mulher, podendo sim ser tambm contra o homem, o irmo, a me ou qualquer pessoa que se consista a relao domstica. Portanto a lei visa proteger a parte hipossuficiente da relao. Neste sentido temos a definio da relao domstica conforme Ricardo de Souza: O termo violncia domstica se apresenta com o mesmo significado de violncia familiar ou ainda de violncia intrafamiliar, circunscrevendo-se aos atos de maltrato desenvolvidos no mbito familiar, residencial ou em relao a um lugar onde habite um grupo familiar, enfatizando prioritariamente, portanto, o aspecto espacial no qual se desenvolve a violncia, no deixando

expressa uma referncia subjetiva, ou seja, um conceito que no se ocupa do sujeito submetido violncia, entrando no seu mbito no s a mulher, mas tambm qualquer outra pessoa integrante do ncleo familiar (principalmente mulheres, crianas, idosos,

deficientes fsicos ou deficientes mentais) que venha a sofrer agresses fsicas ou psquicas praticadas por outro membro do mesmo grupo. (SOUZA, Sergio Ricardo de. Comentrios Lei de combate violncia contra a mulher: Lei Maria da Penha 11.340/2006: comentrios artigo por artigo, anotaes, jurisprudncia e tratados internacionais. Curitiba: Juru, 2007, p. 36) Portanto podemos perceber que a legislao, mesmo sendo taxativa ao expressamente considerar a proteo mulher, na sua essncia, visa proteger as relaes domsticas, em proteo a um bem maior, a famlia.

2.2 JURISPRUDNCIAS

Segundo Jos Alfredo de Oliveira Baracho, As vrias tentativas de conceituao de dignidade da pessoa humana se valem, sobretudo, da etimologia do termo dignitas, que significa respeitabilidade, prestgio, considerao, estima ou nobreza.1

Direito Processual Constitucional. Frum: Belo Horizonte, 2006, p. 105

2.2 Sistema Penitencirio Brasileiro

Segundo o ilustre Dr. Alexandre Karazawa Takashima, dissertou em sua palestra no V simpsio da AACRIMESC a seguinte afirmativa: Este sistema funciona assim mesmo, ele foi feito para no funcionar a inteno da sociedade excluir o autor de um fato criminoso. Csar Roberto Bitencourt traz seu conceito a cerca da priso:
Ao lado da misria, a priso talvez a maior lacra da humanidade nesta virada de sculo e de milnio. Na dcada de 50, particularmente no continente europeu, acreditava-se que o crime tinha sua origem primordialmente em causas individuais. Passava-se ao largo das causas sociais. Imaginou-se ento que submetendo o recluso a um tratamento (ideologia do tratamento ressocializador) no haveria reincidncia. Logo se constatou, no entanto, a absoluta inviabilidade de se ressocializar o 2 condenado dentro da priso.
2

Bitencourt, Cezar Roberto. Falncia da pena de priso: causas e alternativas, p. XIX

A Lei de Execues Penais LEP, visa o respeito dignidade do aprisionado que se fosse corretamente aplicada conseguiria, ao menos em parte, seguir os preceitos fundamentais constitucionais. Um dos exemplos o artigo 83, e a Constituio Federal em seu Art. 5 inciso III, versa que ningum ser submetido a tortura e nem a tratamento desumano ou degradante; assim como o inciso X garante a inviolabilidade da intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas.
LEP

Art. 83. O estabelecimento penal, conforme a sua natureza, dever contar em suas dependncias com reas e servios destinados a dar assistncia, educao, trabalho, recreao e prtica esportiva.

1 Haver instalao destinada a estgio de estudantes universitrios. (Renumerado pela Lei n9.046, de 18/05/95) 2 Os estabelecimentos penais destinados a mulheres sero dotados de berrio, onde as condenadas possam cuidar de seus filhos, inclusive amament-los, no mnimo, at 6 (seis) meses de idade. (Redao dada pela Lei n 11.942, de 2009) Citado por 4 3 Os estabelecimentos de que trata o 2o deste artigo devero possuir, exclusivamente, agentes do sexo feminino na segurana de suas dependncias internas. (Includo pela Lei n12.121, de 2009). 4 Sero instaladas salas de aulas destinadas a cursos do ensino bsico e profissionalizante. (Includo pela Lei n 12.245, de 2010) 5 Haver instalao destinada Defensoria Pblica. (Includo pela Lei n 12.313, de 2010)

O Dr. Alexandre Karazawa Takashima menciona em sua dissertao que temos visto constantemente que o autor de um fato criminoso (na maioria dos casos, contravenes penais), sai do sistema prisional como um profissional do crime, pois o cio e o contato direto com os mais diversos tipos de agentes criminosos, promovem uma coero social (uma faculdade do crime) invertendo completamente o que deveria ser o sentido da pena (ressocializao). Pessoas so amontoadas em celas em situaes precrias, com sua capacidade extremamente excedida, a alimentao precria, h uma total falta de higiene e suas famlias so expostas a revistas e situaes humilhantes. No h como, em curto prazo, nosso sistema prisional funcionar com eficincia, em relao ao principio da dignidade da pessoa humana.

Nesse mesmo sentido, Csar Roberto dispe que, todas as reformas de nossos dias deixam patente o descrdito na grande esperana depositada na pena de priso, como forma quase que exclusiva de controle social formalizados. Pouco mais de dois sculos foram suficientes para constatar sua mais absoluta falncia em termos de medidas retributivas e preventivas.3

2.3 Princpio do Devido Processo Legal

O devido processo legal um direito fundamental do homem, consagrado na Declarao Universal dos Direitos Humanos, no seu art 8 e 10: Art 8 Toda pessoa tem direito a receber dos tributos nacionais competentes remdio

efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituio ou pela lei. Art 10 Toda pessoa tem direito, em plena igualdade, a uma audincia justa e pblica por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir de seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusao criminal contra ele.

Bitencourt, Cezar Roberto. Falncia da pena de priso: causas e alternativas. P. 2

10

Nas palavras de Patcia Salomo, o princpio do devido processo legal garante a eficcia dos direitos garantidos ao cidado pela nossa Constituio Federal, pois seriam insuficientes as demais garantias sem o direito a um processo regular, com regras para a prtica dos atos processuais e administrativos. No sentido de que possibilita o maior e mais amplo controle dos atos jurdico-estatais, nos quais se incluem os atos administrativos, gerando uma ampla eficcia do princpio do Estado Democrtico de Direito, no qual o povo no s sujeita-se a imposio de decises como participa ativamente delas. A autora ainda especifica que o respeito a este princpio serve para a manuteno do Estado Democrtico de Direito e efetivao do princpio da igualdade, o Estado deve atuar sempre em prol do pblico, atravs de um processo justo e com segurana nos tramites legais do processo, proibindo decises voluntaristas e arbitrrias.4 No entendimento da professora Gisele Leite, so manifestaes do devido processo legal, o princpio da publicidade dos atos processuais, a impossibilidade de utilizar-se em juzo de prova obtida por meio ilcito, bem como o postulado do juiz natural do contraditrio e do procedimento regular.5 A nossa carta magna preserva a liberdade e os bens, colocando-os sob a guarda do Poder Judicirio, uma vez que os respectivos titulares no podem deles ser privados por ato no jurisdicional do Estado no Art. 5, inciso LIV. Todo processo tem um caminho, um trmite a ser percorrido, e este caminho deve ser respeitado s partes. Um dos motivos para ineficincia do sistema prisional brasileiro so os presos indevidos, os que no tm o direito do devido processo legal respeitados, aqueles que poderiam responder seu processo em liberdade, e que no representam risco a sociedade, (ex: os que possuem residncia fixa e emprego com carteira assinada), ocasionando superlotao dos nossos presdios. Citamos aqui o livro Descasos, que uma compilao de casos reais em que a advogada Alexandra Lebelson Szafir, atuou em defesa de presos, que ela caracteriza como excludos sociais. Trazendo luz a histria de Carnegundes, um cidado que ficou preso sem que houvesse processo em andamento, que j estava havia meses na cadeia, sem entender muito bem o que se passava e por que, diferente dos outros, no era levado a presena de um Juiz. O fato que Carnegundes infringiu uma conduta social que estava sendo tipificada como um crime no momento da ao, e o Estado tem o dever da proteo
4

O princpio do devido processo legal. Disponvel em: http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=866. Data de acesso: 08/06/11; 5 O significado do princpio do devido processo legal. Disponvel em: http://www.giseleleite.prosaeverso.net/visualizar.php?idt=442810. Data de acesso:08/06/11.

11

dos bens jurdicos, o ru pode vir a sofrer uma sano, mas somente aps o devido processo legal, o que no acontecera de fato.

3 Concluso:

Diante de todo o exposto, nos paira no ar uma dvida, o apenado deve ser excludo da sociedade, ou este indivduo de fato j estava excludo desta no momento em que cometeu este ato criminoso? No seria mais digno que ele fosse includo na sociedade buscando reeduc-lo, profissionaliz-lo de forma que ele saia do sistema prisional capacitado a ter emprego, a gerar renda para sua famlia e para sociedade? So interrogaes que so feitas no s por ns, acadmicos, mas tambm por outros operadores do direito. A constituio Federal Brasileira em seu art.1, inciso III, dispe que um dos princpios da nossa sociedade a dignidade da pessoa humana, porm no temos visto a

12

aplicabilidade desse fundamento em nosso sistema prisional atual, podemos tambm perceber que h uma incompatibilidade de objetivos no ordenamento jurdico, pois a legislao s informa como punir, mas no diz o porqu da punio. Punio esta meramente vingativa, que visa somente a retribuio do mal pelo mal. No existem duas categorias de cidados, os presos, e os livres, existe apena o ser humano, o cidado, a nica coisa que os diferencia o direito de ir e vir e o sufrgio. Todos os demais so idnticos, no havendo distino de direitos e deveres. O apenado deveria continuar igual a ns, sendo obrigao do estado seu acesso sade, educao e segurana. H tambm que considerar o fator poltico, que corrompe o sistema, desviando verbas necessrias e remunerando indevidamente os agentes prisionais. A sociedade apoia e legitima a ao de retirar do convvio social os cidados autores de fatos criminosos, querendo esconder a sujeira debaixo do tapete. Os investimentos no sistema penitencirio e no sistema judicirio devem ser constantes, de modo que um juiz no seja sobrecarregado com diversos processos, gerando morosidade e desrespeitando o princpio do devido processo legal. preciso, antes de tudo, uma mudana da mentalidade da sociedade em geral, uma reciclagem social, educando e proporcionando oportunidades para que os apenados possam ser ressocializados de acordo com os princpios constitucionais proporcionando de veras que cada um tenha sua dignidade humana respeitada.

4 REFERNCIAS

BARACHO, Jos Alfredo de Oliveira. Direito Processual Constitucional. Frum: Belo Horizonte, 2006; BITENCOURT, Cezar Roberto. Falncia da pena de priso: causas e alternativas. 3 ed. So Paulo: Saraiva, 2004; BRASIL, Constituio da Republica Federativa do Brasil de 1988, disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm data de acesso: 04/06/11;

13

_______,

Lei

de

Execues

penais,

Lei

7210-84.

Disponvel

em

<http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/109222/lei-de-execucao-penal-lei-7210-84> data de acesso 04/06/11; CARVALHO, Kildare Gonalves. Direito Constitucional. 15. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2009; DELPRE, Francis. O direito Dignidade Humana. In: BITENCOURT, Cezar Roberto. Falncia da pena de priso: causas e alternativas. 3 ed. So Paulo: Saraiva, 2004; LEITE, Gisele. O significado do princpio do devido processo legal. Disponvel em: http://www.giseleleite.prosaeverso.net/visualizar.php?idt=442810. Data de acesso:08/06/11; MAGNOBOSCO, Danielle. Sistema penitencirio brasileiro: aspectos sociolgicos. Disponvel em: <http://jus.uol.com.br/revista/texto/1010/sistema-penitenciario-brasileiro-aspectos-

sociologicos> data de acesso 04/06/11; Organizaes das Naes Unidas - ONU. Declarao Universal dos Direitos Humanos, 10/12/1948. Disponvel Data de em: acesso:

http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm. 08/06/11
SALOMO, Patrcia.

princpio

do

devido

processo

legal.

Disponvel

em:

http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=866. Data de acesso: 08/06/11; SARLET, Wolfgang Ingo. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituio da Repblica de 1988. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2002; SILVA, Jos Afonso da. A dignidade da pessoa humana como valor supremo da democracia. Revista de Direito Administrativo, v. 212, abr./jun. 1998; SIMPSIO A.ACRIMESC, V, 2011, Florianpolis, A crise no sistema prisional brasileiro Realidade e alternativas.

Das könnte Ihnen auch gefallen