Sie sind auf Seite 1von 3

PS RELATORIO (PRATICA 3)

ENSAIO DE COLORAO DE CHAMA ESTRUTURA ATOMICA

Higor Barbosa de Souza Allana Pryscylla

RESUMO Nesse experimento so utilizadas diversas solues qumicas que so levadas a chama do Bico de Bunsen. O objetivo principal observar a colorao da chama de elementos qumicos diferentes. Que resultado do salto do eltron nas camadas de um tomo.

INTRODUO Niels Bohr foi um cientista que, desde 1911, trabalhava para resolver os problemas da instabilidade dos tomos no modelo atmico de Rutherford. Seus estudos dois anos mais tarde renderam uma soluo bem razovel para esse problema. Bohr ento props alguns postulados de acordo com suas experincias. Primeiro Postulado Um eltron, em um tomo, se move em uma rbita circular estvel em torno do ncleo sob a influencia de atrao coulombiana entre o eltron e o ncleo. Esse movimento esta de acordo com as leis da fsica clssica. (MORTIMER, Eduardo Fleury) Quando um tomo est de acordo com o Primeiro Postulado, dizemos que ele est em seu estado fundamental. Ao receber energia (calor, eletricidade, etc.) o tomo entra num estado excitado. Ele absorve essa energia e salta para camadas mais externas do tomo. Ao deixar de absorver energia eles voltam ao seu nvel de origem. Porem quando o eltron retorna ao seu nvel de origem ele libera energia na forma de luz, calor ou outra radiao eletromagntica, como ultravioleta ou raios x (da no nome de fton).

Cada elemento qumico tem uma quantidade de energia que prpria. por esse motivo que o teste da chama usado para identificar os tipos de tomos presentes numa determinada soluo apenas observando-se a cor que a chama adquire.

METODOLOGIA Materiais Cabo de Kole Bico de Bunsen Vidro de relgio Ala de Ni-Cr Soluo de cido clordrico 6M Soluo de NaCl, KCl, CaCl2, SrCl2, BaCl2 e CuCl2. Todas 0,1M Procedimentos Mediu-se 3 gotas de cido clordrico(HCl) com um conta-gotas e colocou-se no vidro de relgio. Acendeu-se o Bico de Bunsen e regulou-se a entrada de oxignio para que a chama ficasse com um colorao azul. Em seguida mergulhou-se a ala de Ni-Cr no HCl e levou-se o fia at a chama do Bico de Bunsen para a eliminao de qualquer impureza que pudesse estar presente. Repetiu-se esse procedimento at que no houvesse variao na cor da chama do Bico de Bunsen em contado com a ala de NiCr. Aps a limpeza mergulhou-se a ala de Ni-Cr na soluo de Cloreto de Potssio (KCl) e logo em seguida no Bico de Bunsen para observar a cor emitida pela chama. Em seguida fez-se a limpeza da ala de Ni-Cr em HCl e no Bico de Bunsen novamente. Repetiu-se esses procedimentos com todas as soues e analisou-se a cor que cada uma emitia. Deixando-se o NaCl por ultimo.

RESULTADOS E DISCUSSO Durante a realizao do experimento pode-se observar as seguintes cores: Substncia qumica Cloreto de potssio (KCl) Cloreto de clcio (CaCl2) Cloreto de brio (BaCl2) Cloreto de estrncio (SrCl2) Cloreto de cobre (CuCl2) Cloreto de sdio (NaCl) Cor visualizada Lils Laranjado claro Verde amarelado Vermelho Verde Laranjado escuro

Pode-se observar que cada substancia emitiu uma colorao diferente durante os testes. Isso acontece pela diferena de energia nas eletrosferas dos diversos elementos analisados.

CONCLUSO Com a diferena de colorao entre os elementos podem-se confirmar os postulados propostos por Bohr e concluir que o fornecimento de energia, nesse caso em forma de calor, excita os eltrons e quando eles retornam a suas camadas de origem emitem as diferentes coloraes de chama.

REFERENCIAS MORTIMER, Eduardo Fleury; MACHADO, Andra Horta. Qumica para o ensino mdio. So Paulo, 2003. Pg. 105 Relatrio Cientico. Disponvel em: <http://www.unifev.edu.br/graduacao/arquivos/upload/quimica/Livro_de_r esumos_X_Semana_de_Qumica_www_unifev_edu_br.pdf#page=31 > Acesso em: 16 Set. Pg:30

Das könnte Ihnen auch gefallen