Sie sind auf Seite 1von 29

A descolonizao da frica nos livros didticos: colnias portuguesas1

Genilder Gonalves da Silva genilder@yahoo.com.br Izabel Alves C. Pereira Izamar-cordeiro@hotmail.com

RESUMO: Este estudo analisa o processo de descolonizao da frica: colnias portuguesas em dois livros didticos do Ensino Mdio utilizados em escolas pblicas de Gois luz da Lei 10.639/2003 que tornou obrigatrio o ensino da histria e da cultura africana e afro-brasileira. Sendo de fundamental importncia a problematizao de termos como descolonizao, de uso generalizado e acrtico, determinando a carga ideolgica enquanto produto de uma interpretao eurocntrica da Histria que imps uma viso de frica homognea. Palavras-chave: Descolonizao da frica; Colnias portuguesas; Livros didticos. ABSTRACT: This study analyzes the process of descolonization of Africa: Portuguese colonies in two text books of the High School used at public
1 Artigo elaborado para fins de avaliao final do Curso de Ps-Graduao Formao Docente em Histria e Cultura Africanas e Afro-Americanas, orientado pela Prof. Dr. Eliesse dos Santos Scamaral.

Revista de Estudos do Norte Goiano Vol. 1, n 1, ano 2008, p. 176-204.

177

schools of Gois to the light of the Law 10.639/2003 that turned obligatory the teaching of the history and of the African and Afro-Brazilian culture. Being of fundamental importance the problem of terms as descolonization, of widespread use and uncritic, determining the ideological load while product of an interpretation eurocentrical of the History that imposed a vision of homogeneous Africa. Word-key: Descolonization of Africa; Portuguese colonies; Text books.

Este estudo tem por objetivo analisar o assunto sobre a Descolonizao da frica presente em dois livros didticos editados nos anos de 2003 e 2005 para o Ensino Mdio, utilizados em duas escolas pblicas de Gois. Tendo como foco que a generalizao do termo descolonizao acena para uma ideologia que de certa forma atribui uma interpretao eurocntrica da Histria o que consequentemente, contribui para uma viso generalizada sobre a frica. O trabalho est divido em trs partes temticas. Na primeira parte aborda o domnio colonial europeu sobre os povos africanos e os espaos de rupturas criadas pelos africanos que desdobraram na emancipao da frica. Em seguida apresenta um breve percurso sobre a educao brasileira at o momento da aprovao da Lei 10.639/03. Na ltima parte analisa os contedos dos livros didticos sobre a descolonizao das colnias portuguesas na frica e sua especificidade com o trabalho docente. Um dos livros analisados foi: MORAIS, Jos Geraldo Vinci de. Histria Geral e Brasil. Volume nico. So Paulo: Atual, 2003 - editado anterior promulgao da Lei 10.639. O outro foi: SCHMIDT, Mrio Furley. Nova Histria Crtica. So Paulo: Nova Gerao, 2005 - editado dois anos depois da promulgao da referida lei. Estes livros continuam em 2007 sendo usados por professores do Ensino Mdio da rede pblica estadual de Gois. A edio de 2003 usada no Colgio Estadual Laurentino Martins na

178

A descolonizao da frica nos livros didticos: colnias portuguesas


Genilder Gonalves da Silva / Izabel Alves C. Pereira

cidade de Goiansia-GO. O fascculo editado em 2005 utilizado no Colgio Estadual Adolfo Batista na cidade de Anpolis-GO. A escolha de uma obra editada antes e outra depois da regulamentao da Lei 10.639/03 possibilita uma comparao entre os dois livros didticos para verificar se j houve uma abordagem mais ampla sobre a descolonizao da frica aps a promulgao da dessa lei.

1) O peso colonial e a ruptura


Para melhor compreenso sobre a descolonizao das colnias portuguesas na frica fazem-se necessrio situar os sistemas coloniais que articulados nas relaes, processos, estrutura econmica e poltica justificaram a dominao. Com exceo da Etipica, o Continente Africano foi redistribudo entre os pases europeus no sculo XIX. Houve em toda frica diversos sistemas coloniais como o francs, ingls, belga, italiano, espanhol, alemo e o portugus. Desta forma, o conjunto de pressupostos do domnio variou quanto forma e intensidade diante da rica variedade de culturas pr-coloniais africanas. A dominao ficou circunscrita aos pequenos centros e seus arredores, nos espaos econmicos produtivos e ao longo do caminho de escoamento dos produtos de exportao. Nas palavras de (HERNANDEZ, 2005, p.99):
De todo modo, o processo de colonizao foi sempre marcado pela violncia, pelo despropsito e, no raro, pela irracionalidade da dominao. O confisco de terras, as formas compulsrias de trabalho, a cobrana abusiva de impostos e a violncia simblica constitutiva do racismo feriram o dinamismo histrico dos africanos.

O processo de colonizao da frica se concentrou entre 1870 e 1914. Dentro do funcionamento desse sistema colonial, destacou-se, por exemplo, a forma compulsria de trabalho. No caso portugus durante seis meses por ano obrigava todo africano adulto a se entregar ao trabalho. s

Revista de Estudos do Norte Goiano Vol. 1, n 1, ano 2008, p. 176-204.

179

vezes tambm forava s migraes como as ocorridas de Angola e Cabo Verde para So Tom e Prncipe, na qual o principal solicitante era o administrador colonial como forma de abastecimento de mo-de-obra para os plantadores e empresrios florestais. No mbito do sistema poltico, Portugal optou pela estrutura de poder fortemente centralizado, verticalizado e hierarquizado em nome da unidade do imprio. Conforme (HERNANDEZ, 2005, p.392):
A poltica colonial portuguesa foi definida de assimilao, na qual defendia os princpios tradicionais da histria do Imprio com o objetivo de converter gradualmente o africano em europeu, significava que a organizao, o direito consuetudinrio e as culturas deveriam ser transformados(grifo nosso).

Saber ler e escrever a lngua portuguesa, ter bom comportamento na rea que reside e diferenciar-se pelos usos e costumes locais eram privilgios, que, ao mesmo tempo caracterizavam o autoritarismo e a forma coerciva do sistema colonial, reforando a segregao racial. Na concepo de (FANON, 1983, p.72): o problema da colonizao abrange assim no apenas a interseo de condies objetivas e histricas, mas tambm a atitude do homem a respeito dessas condies. O encontro com o homem ocidental perturbou os horizontes e os mecanismos psicolgicos de diversas sociedades, levando-o a uma desestruturao psquica e cultural, ainda segundo (FANON, 1983, p.82):
O negro se extingue; comea a sofrer por no ser branco, na medida em que o homem branco me impe uma discriminao, faz de mim um colonizado, extorque de mim todo valor, toda originalidade... ento tentarei simplesmente tornar-me branco, isto , obrigarei o branco a reconhecer minha humanidade.

Fica preconizado de uma forma clara e objetiva como o colonizador injeta mecanismos de submisso no qual o colonizado submetido e ex-

180

A descolonizao da frica nos livros didticos: colnias portuguesas


Genilder Gonalves da Silva / Izabel Alves C. Pereira

tirpado como se fosse um verme hostil e contagioso para a sociedade. como se no existisse o ser humano, mas um mero espectro de homem negro o qual prejudicial a todos. Neste sentido (FANON2, 1983) esboa o preconceito racial do branco para com o negro ao demonstrar que o processo de branquecimento se configura no medo biolgico da sexualidade. Segundo Ele basta observar como a igreja europia condenava a sexualidade do europeu em relao ao negro, culminando em grande genocdio no decorrer dos sculos. Ainda nas palavras de (FANON, 1983, p.84): no psicolgico a dormncia do psquico do negro em assimilar esta negao de si prprio, que vem arrolando por vrios sculos de real inconscincia como parte integrante do Continente Africano. Percebe-se dessa forma o porqu da presena de tantos estereotpicos na nossa sociedade perante as dimenses culturais dos africanos. Todavia, o povo africano nunca se curvou de bom grado a outros povos, no aceitando a idia de ser governado por gente de fora. nessa vertente que se verifica a ruptura colonial, termo cunhado por descolonizao. Uma leitura histrica bastante pertinente sobre a ruptura - descolonizao africana pode ser encontrada em (HERNANDEZ3, 2005) que em linhas gerais, traou uma metodologia qualitativa acerca do continente africano e por isso viabiliza aos educadores uma viso sen-

Dr. Frantz Fanon (1925-1961) nasceu na Martinica (Caribe) e estudou Medicina na Frana, onde sentiu na pele a discriminao contra quem no fosse branco. Foi para a Arglia e tornou-se diretor de um hospital; denunciou o racismo e o colonialismo. Defendeu abertamente a luta armada contra o imperialismo.

A obra : HERNANDEZ. Leila Maria Gonalves Leite. A frica na sala de aula: visita histria contempornea. So Paulo: Selo Negro, 2005. A professora Leila ministrou na UEG - Unidade Universitria de Cincias Scio-Econmicas e Humanas no Curso de Ps-Graduao Formao Docente em Histria e Cultura Africanas e Afro-Americanas no perodo de 11a 15 de Julho de 2006. O tema do mdulo foi: Histria e Historiografia das fricas II.

Revista de Estudos do Norte Goiano Vol. 1, n 1, ano 2008, p. 176-204.

181

sitiva das fricas no que se refere, principalmente, sobre a sua contemporaneidade. A autora realizou uma investigao passo a passo sobre a Histria africana por meio de vrias pesquisas acadmica. As suas reflexes sobre essa contemporaneidade reconstituem a dinmica dessa sociedade. A obra um referencial porque os esteretipos e as imprecises transplantados no raramente pelos livros didticos so esfalecidos. A frica que a autora (Hernandez, 2005) apresenta permeada por uma visvel diversidade cultural, com uma singularidade real de nao extremamente bela. Sofrida sim, mas concreta nas particularidades faz repensar e evidenciar a cada instante uma frica magnfica que se abre de forma coesa a todos que dela se configura como sendo sua ptria. Como corolrio o continente africano experimentou a escravido e a subordinao de seus sistemas tradicionais e de organizao social s leis da valorizao do capital. Testemunhou a constituio de ordenamentos polticos internacionais, nos quais desempenhava o simples papel de rea de influncia e reserva estratgica disposio dos poderes coloniais embarcados na prepotncia europia. Pode se imaginar o difcil caminho percorrido pelos povos africanos na luta por sua emancipao. Com a ecloso da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) a centralidade europia no sistema de poder mundial declinou. At ento, as potncias do velho continente haviam exercido supremacia sobre as demais regies do mundo, principalmente nos aspectos econmico, poltico, diplomtico e militar. Com o trmino dessa Guerra as experincias histricas de resistncia dos povos africanos que at ento eram praticamente isoladas, adquiriram novos ingredientes que possibilitou avanos por uma luta na busca de emancipao das regies sob a tutela dos pases europeus. Um elemento integrador dessa unio girou em torno da realizao de congres-

182

A descolonizao da frica nos livros didticos: colnias portuguesas


Genilder Gonalves da Silva / Izabel Alves C. Pereira

sos, que ficaram conhecidos de pan-africanos4. Da iniciou-se o percurso da resistncia organizada intracontinental buscando foras no mbito dos interesses dos vrios povos colocados sob a tutela europia e que agora se viam na possibilidade de lutar pela emancipao de maneira coletiva. O primeiro congresso foi realizado em Paris, 1945 - Manchester - com a participao de polticos, sindicalistas e estudantes, que reivindicavam a independncia imediata e incondicional, enfatizado s massas, condenavam entre outros, o Apartheid. Enfim, o congresso assumiu a condenao global do capitalismo europeu nos territrios africanos. A dominao passou a fazer parte dos centros de debates refletindo o iderio e a postura de alguns lderes como: Amlcar Cabral (Cabo Verde e Guin-Bissau), Agostinho Neto, Mrio Pinto de Andrade e Viriato (Angola) e Samora Machel (Moambique). No que se refere s organizaes de resistncia dentro do continente africano formaram-se nos anos de 1950 orientadas para constituir uma estratgia de luta baseada em apoio aos movimentos e partidos polticos resultando na formao de centros coordenadores de lutas nacionais. Entre 1953 e 1958 aconteceram vrios congressos comprometidos com a descolonizao, inseridos no mbito da bipolaridade5 influenciando a constituio de duas formas de pan-africanismo: a minimalista6 e a maximalista7. Em 1954 foi lanada a proposta de realizao de um encontro cabendo a Sukarmo, presidente da Indonsia, preparar o evento que resultou

5 6 7

um movimento poltico-ideolgico centrado na noo de raa, noo que se torna primordial para unir aqueles que, a despeito de suas especificidades histricas, so assemelhados por sua origem humana e negra. O movimento pan-africano surgiu como um mal estar generalizado que ensaia o tema da resistncia opresso, pensando na libertao do homem negro (Hernandez, 2005: 144). Disputa poltico-ideolgica aps a Segunda Guerra Mundial entre URSS e os Estados Unidos que ficou conhecido como Guerra Fria. Aceitava as fronteiras traadas pela Conferncia de Berlim e incentiva a constituio dos Estados Nacionais com soberanias internas e externas, tinha interesses comuns defendidos pela Organizao da Unidade Africana (OUA) (atuou entre 1963-2002). Propunha uma estratgia de recomposio da geopoltica instaurada na Conferncia de Berlim. Propunha a fundao dos Estados Unidos da frica, com unidade poltica e militar, antecipou a natureza da recm fundada Unio Africana (9/7/2000).

Revista de Estudos do Norte Goiano Vol. 1, n 1, ano 2008, p. 176-204.

183

na Conferncia Governamental Afro-Asitica que ficou conhecida como Conferncia de Bandung. Nessa Conferncia foi escolhida uma estratgia retrica que denunciava a existncia de relaes assimtricas entre os espaos geogrficos afro-asiticos e os blocos dos pases aliados das duas superpotncias da Segunda Guerra Mundial. Propunha a constituio de um espao de manobra buscando romper as relaes de dominao e explorao existente sobre os dois continentes. Formou-se um movimento pela interveno das Naes Unidas para regulamentar os conflitos por meios pacficos, tais como: as negociaes, a conciliao e a arbitragem jurdica. A estratgia vinculada Conferncia de Bandung celebrava o compromisso tcito entre grupos de diferentes tendncias poltico-ideolgicas e definio dos limites do exerccio no mbito das relaes internacionais, por meio de princpios, como: respeito aos Direitos do Homem e a Carta das Naes Unidas; no ingerncia nos assuntos internos de outros pases; absteno de recorrer a acordos de defesa coletiva que tenha em vista servir aos interesses particulares de uma grande potncia. Assim, Bandung se transformou em um marco na luta pela independncia dos pases africanos e asiticos, de uma poltica de no alinhamento que se propunha ser uma terceira fora de equilbrio num mundo bipolarizado. De toda essa movimentao resultou os Princpios da Carta do Atlntico e a Declarao sobre a concesso da Independncia dos Pases e Povos das Colnias, aprovada pela ONU em 1960. Seguiram outras reunies de cpula do movimento no alinhado: Belgrado (1961), Cairo (1964), Leusaka (1970), Argel (1973), SiriLanka (1976), Itavana (1979) e Nova Deli (1983). Quanto s Colnias portuguesas as conferncias realizadas em Casablanca em 1961 originaram dois centros de luta: Frente Revolucionria Africana para a Independncia Nacional (FRAIN), fundado em janeiro de 1960 em Tunis e a Conferncia das Organizaes de Libertao das Colnias Portuguesas (CONCP) sede em Rabat. O objetivo dessas conferncias era tornar permanentes as lutas nacionais contra toda manifestao colo-

184

A descolonizao da frica nos livros didticos: colnias portuguesas


Genilder Gonalves da Silva / Izabel Alves C. Pereira

nialista em Angola, Cabo Verde, na Guin Portuguesa, Moambique, So Tom e Prncipe e Goa. A Organizao Unidade Africana (OUA), criada em Adis Abeba em 1963, forneceu apoio aos movimentos de independncia tanto aos processos de descolonizao como na ps-independncia. Essas organizaes foram importantes, pois, atuaram como facilitadoras entre pases independentes e no dependentes possibilitando a criao de instituies no continente africano, fornecedoras dos suportes materiais e logsticos para os movimentos de independncia e condies para que estabelecesse uma articulao poltica entre os prprios partidos dirigentes das lutas pela independncia. Ambas as formas de resistncias tinham como objetivo empunhar bandeira por uma frica que deixasse de ser um amontoado de pases atrasados, estagnados e marginalizados; uma frica sem fronteira, fome e sem epidemias; uma frica que se tornasse livre e soberana, lutando pela paz, pelo crescimento econmico, social e ainda, pela constituio de governos democrticos e sociedades participativas em mbito continental. Em suma, era um processo lento, mas que colaborava com o surgimento coletivo de formas concretas contra a violncia que foi a conquista colonial. Esses movimentos de independncia impulsionaram um conjunto de prticas polticas capazes de remover a ordem social como tambm organizar politicamente a sociedade no seu contexto social e econmico. Promoveram a ruptura com o colonialismo. O desafio posto criar uma nova sociedade igualitria, justa e livre, que deve ser colocada como objeto de estudo nas escolas, desde o Ensino Fundamental at o Superior, para que as anlises e questionamentos sejam fontes de conhecimentos, para a transformao dos preconceitos hoje existentes em nossa sociedade.

Revista de Estudos do Norte Goiano Vol. 1, n 1, ano 2008, p. 176-204.

185

2) A educao formal brasileira


A educao escolar brasileira sempre foi marcada pela preferncia de modelos importados de educao, desfavorecendo a grande maioria do povo. No Brasil Colnia idias e pensamentos foram transplantados e fundamentados na obra dos Jesutas. A Companhia de Jesus muito contribuiu para que a educao se tornasse aristocrtica, sendo possvel verificar pelo ideal de instruo permitida aos filhos homens ou aos primognitos, que seriam os sucessores administradores do pas. Neste perodo a base da educao no Brasil era a Metrpole, que por sua vez constituiu-se no dogma, na autoridade, na traduo literria, no descaso com a cincia, com a atividade tcnica e artstica. A misso catequtica foi aos poucos se tornando uma educao de elite direcionada para quem detinha o poder econmico e poltico instituindo uma sociedade capitalista, embora colonizada pelos portugueses. Com a expulso da Companhia de Jesus, por volta de 1579, o Marqus de Pombal, ento Ministro de Estado de Portugal, empreendeu uma srie de reformas no sentido de adaptar o pas e suas colnias s transformaes econmicas, polticas e culturais que ocorriam na Europa. No entendimento de (GHIROLDEH Jr., 2006) tais reformas significavam a entrada do Estado na educao. O que no significou avanos educacionais, e sim, uma proposta autoritria e dogmtica que permeou todo o perodo Colonial e Imperial com influncia significativa no Perodo Republicano. Com a vinda da Corte portuguesa para o Brasil, em 1808, o ensino sofreu algumas transformaes culturais, sociais, econmicas, dentre outras, o ensino foi estruturado em trs nveis: primrio, secundrio e superior. Em 1821 a Corte voltou para Portugal e, um ano depois D. Pedro I liderou a Independncia, outorgando a primeira Constituio, de 1824, que estabelecia a instruo primria gratuita a todos os cidados. O Imprio deveria possuir escolas primrias, ginsios e universidades, todavia na prtica,

186

A descolonizao da frica nos livros didticos: colnias portuguesas


Genilder Gonalves da Silva / Izabel Alves C. Pereira

manteve-se o descompasso entre as necessidades e os objetivos propostos. Um dos pontos de destaque foi a criao do Colgio Pedro II, em 1838, que serviu como modelo de instituio do ensino secundrio. A Constituio de 1891 reservou Unio o direito de criar instituies de ensinos secundrios e superiores nos Estados. Aos Estados foi outorgado o dever e a competncia do ensino primrio. Contudo, a falta de verba gerada pelo catico sistema de tributao e arrecadao da poca no permitiu que as provncias criassem escolas, ficando nas mos do ensino privado; j o ensino primrio ficou sob o mais completo descaso. Com uma poltica nica de educao por parte de intelectuais da educao, o quadro no se alterou at a dcada de 1930. Na dcada de 1930, o Brasil se encontrava em pleno desenvolvimento e a educao precisava perceber essa realidade. De um lado, a elite pretendia controlar o ensino, do outro havia a presso social por uma educao mais democrtica, resultando no Manifesto dos Pioneiros da Educao em 1932, que defendia idia de uma educao pblica, gratuita e laica para todos os cidados brasileiros. Na Constituio de 1934 o Poder Central outorga o ensino superior e delega aos Estados o direito de legislar sobre a instituio pblica. parte das idias do Movimento da Escola Nova, incorporada Constituio de 1934, estabelecia a gratuidade e a obrigatoriedade do ensino primrio. Desse perodo at o presente, vrias lutas foram travadas por educadores que resistem educao elitista e lutam por uma educao que corresponda aos anseios mais populares. A educao brasileira, pela sua historicidade e pelos seus efmeros avanos parece ter pautado numa ideologia educacional elitizada que se afirma igualitria, mas na realidade se exime da sua funo social. Sobre a ideologia (CHAU, 2003, p.15) observou:

Revista de Estudos do Norte Goiano Vol. 1, n 1, ano 2008, p. 176-204.

187

de grande importncia a afirmao de Marx e de Engels acerca da ideologia como algo que no tem histria. Por qu. Porque a ideologia burguesa (em qualquer de suas formulaes) tem o culto da histria entendida como progresso das naes, dos estados, das cincias, das artes, das tcnicas. que o historiador burgus aceitou a imagem progressista que a burguesia tem de si mesma, na medida em que a burguesia considera um progresso, seu modo de dominar a Natureza e de dominar os outros homens. Com esse culto do progresso, a burguesia e seus idelogos justificam o direito do capitalismo colonizar os povos primitivos ou atrasados para que se beneficiem dos progressos da civilizao.

A educao deve ser configurada como um dos elos transformadores da sociedade na busca por igualdade de direitos, de respeito e cidadania, que foram esquecidos ao longo do tempo. Nesse sentido a Lei 10639/03 visa abrir espaos para uma maior considerao e insero dos afro-descendentes, ao mesmo tempo, reabre caminhos para uma interlocuo sobre o papel do Estado diante da educao. A Lei n 9394 de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educao Nacional, alterada pela Lei 10.639/038 que inclui no currculo oficial da Rede de Ensino a temtica Histria e Cultura Afro-Brasileira, estabelece:
Art. 26-A nos estabelecimentos de ensino fundamental e mdio, oficiais e particulares, torna-se obrigatrio o ensino sobre Histria e Cultura Afro Brasileira. 1 - O contedo programtico a que se refere o caput deste artigo incluir o estudo da Histria da frica e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formao da sociedade nacional resgatando a contribuio do povo negro nas reas social, econmica e poltica pertinentes Histria do Brasil. 2 - Os contedos referentes Histria e Cultura Afro-Brasileira sero ministrados no mbito de todo o currculo escolar, em especial nas reas de Educao Artstica e de Literatura e Histria Brasileira.

A Lei 10.639 foi sancionada pelo Presidente Lula em 9 de janeiro de 2003.

188

A descolonizao da frica nos livros didticos: colnias portuguesas


Genilder Gonalves da Silva / Izabel Alves C. Pereira

Art. 79-B O calendrio escolar incluir o dia 20 de novembro como Dia Nacional da Conscincia Negra.

Essa lei deixa clara a obrigatoriedade do ensino sobre a matriz negra africana presente na constituio da nossa sociedade. Sendo o livro didtico uma das ferramentas mais utilizadas em sala de aula pelos professores da Educao Bsica, assuntos como descolonizao da frica, necessariamente, esto evidenciados nessa obrigatoriedade. E isso que ser analisado.

3) O livro didtico e a atuaao docente


O professor atuante em sala de aula deve estar atento s edies didticas as quais mudam a capa do livro, colocando imagens bem conhecidas e, s vezes, incrementa o ttulo e a capa da obra na tentativa de afirmar que algo de novo sobre a Histria da frica est sendo abordado. Isso parece acontecer frequentemente. O livro didtico no pode ser desconectado e o que encontramos muitas das vezes uma reproduo ideolgica dominante. A ideologia no desconectada do nosso dia a dia, ela tem o seu papel e o cumpre. O que ocorre que a ideologia preponderante considera a produo intelectual autnomo e desconsidera a base material como instncia dominante. Ento, expressa atravs de valores universais da burguesia e justifica a converso das relaes de produo existente da classe dominante, ignorando os interesses das classes menos privilegiadas. Por isso, torna-se um papel fundamental do professor ter a preocupao com a forma pela qual o contedo histrico exposto nos livros didticos, na medida, que possa contribuir para combater as abordagens incompletas e estereotipadas, principalmente sobre a frica.

Em uma publicao recente (WEDDERBUM, 2005, p.160) sugere como deve ser a atuao do professor em sala de aula: O

Revista de Estudos do Norte Goiano Vol. 1, n 1, ano 2008, p. 176-204.

189

professor incumbido da misso do ensino da matria africana se ver obrigado durante longo tempo a demolir os esteretipos e preconceitos que povoam as abordagens sobre essa matria.
O livro didtico continua sendo o principal portador de conhecimentos bsicos das diversas disciplinas que compem o currculo no interior das escolas brasileiras. Ele o recurso mais usado em sala de aula, sendo, um instrumento pedaggico extremamente difundido. Apesar das enfticas e insistentes crticas que tem recebido nas ltimas dcadas, o livro didtico parece ser a principal fonte de estudo e consulta para educando e muitos educadores tambm. Por isso, configura-se como instrumento privilegiado no cenrio educacional nacional. Inegavelmente, como principal instrumento que os professores utilizam em sala de aula o livro didtico emprega uma srie de termos que so uma verdadeira armadilha para alguns profissionais que atuam com a disciplina Histria no Ensino Mdio. Por exemplo, o prprio termo descolonizao em si j carrega uma ausncia do enfrentamento entre colonizador e colonizado. Esse termo foi cunhado ideologicamente no plano da expanso e da globalizao econmica, conforme entendimento em aula ministrada pelo professor Dr. Eugnio Rezende Carvalho9. Posicionamento semelhante pode ser notado em (LINHARES, 2000, p.41 apud MORAES, 2003, p.399):
A palavra descolonizao j vem carregada de ideologia, parecendo definir um destino histrico dos povos colonizados: depois de ter colonizado, o europeu descoloniza, estando implcita, a vontade do pas colonizador de abrir mo de pretensos direitos adquiridos.

O professor Dr. Eugnio Rezende Carvalho ministrou aula na UEG - Unidade Universitria de Cincias Scio-Econmicas e Humanas no Curso de Ps-Graduao Formao Docente em Histria e Cultura Africanas e Afro-Americanas nos dias 16 e 17 de setembro e no dia 07 de outubro de 2006. O tema do mdulo foi: Estudos Ps-Colnias.

190

A descolonizao da frica nos livros didticos: colnias portuguesas


Genilder Gonalves da Silva / Izabel Alves C. Pereira

Alm de termos que podem muito bem esconder problemticas acerca da Histria africana, tambm h outras evidncias que de longas datas enraizadas na sociedade brasileira dificultam o trabalho do professor, conforme lembra (CUNHA Jr., 2006) ao expor sobre o exerccio difcil de aprender histria, no qual o real e o imaginrio contracenam: O principal problema encontrado no processo de ensino e aprendizagem da Histria Africana no relativo histria e sua complexidade, mas com relao aos preconceitos adquiridos num processo de informao desinformada sobre a frica. (Histria Net. A Nossa Histria) < http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=499> Acesso em 30/11/06>). Analisar os assuntos abordados nos livros didticos como a descolonizao pode suscitar reflexes que levem os professores e os alunos a terem um novo olhar e redirecionamento crtico sobre a histria africana, principalmente, quela que melhor (CUNHA Jr.,1999, p. 34): possibilite a compreenso do Brasil. Aquela que explique os aportes significativos dos africanos e dos afro-descendentes para a construo da sociedade Brasileira. Historicamente e culturalmente a formao brasileira possui um grande nmero de aportes da matriz africana. Alm da proximidade nos aspectos sociolgicos que ligam o Brasil frica, tambm h os aspectos polticos. Pois, assim como o Brasil vrios territrios africanos foram colonizados por Portugal e que mesmo considerando as vrias especificidades em cada processo, principalmente, nas categorias de tempo e espao, a explorao e a herana preconceituosa deixada pela colonizao para ambos os territrios foi similar: dependncia econmica externa, preconceito de cor, de pertencimento tnico e religioso, dentre outros presentes na histria africana e brasileira. No Brasil existe um paradoxo, pois, sendo o pas com o maior nmero de afro-descendente tem sua histria renegada e desconhecida por grande parte da sociedade brasileira. .

Revista de Estudos do Norte Goiano Vol. 1, n 1, ano 2008, p. 176-204.

191

O entendimento histrico das mazelas herdadas pelo processo colonizador levou promulgao da Lei 10639/03 que trazida sob a gide das reparaes do povo negro necessita ser percebida pela sua diversidade, e por que no dizer, tambm, pela sua singularidade. Retratar a heterogeneidade um importante mecanismo para a reconstituio do processo histrico sujeitado pela homogeneidade, o que implica contribuir para que a frica seja vista pelos alunos no como um Pas, mas sim, como um continente tal qual a Amrica e a Europa. A Lei 10.639/03 que tornou obrigatrio o ensino da Histria da frica parece gerar nos meios escolares e acadmicos algumas inquietaes e dvidas. Apesar de ser uma medida justa colocar em prtica a 10639/03 no fcil. Isso pode ser percebido pelos pouqussimos professores que tiveram em suas graduaes contato com disciplinas afins sobre a Histria da frica. Quase no h espao editorial reservado frica no mercado brasileiro. Soma-se a tal elemento a constatao de que a grande maioria dos livros didticos de Histria no reserva para a frica espao adequado. O imaginrio preconceituoso e deturpado que circula na mdia e em nossas referncias que a histria da escravido, dos africanos e dos afro-descendentes se confunde com os nossos olhares para o passado. Os africanos chegam at os bancos escolares brasileiros como escravos e impregnados pelos esteretipos e pelas leituras acadmicas realizadas sobre a escravido no pas. Caso os livros didticos continuem a reproduzir pinturas de Rugendas e Debret, e apresentar textos meramente descritivos a acerca da Histria da frica, da escravido, da colonizao e descolonizao, a tarefa de modificar significativamente o imaginrio que possumos da frica provavelmente tornar impossvel de ser bem sucedida. Os livros didticos segundo (Oliva, 2003, p.442) ganham status de serem representaes da Histria porque os textos e os recursos imagticos presentes no livro didtico so produtos da interpretao e da representao de uma certa realidade pelos seus autores. Ou seja, no (re) construes do real. Segun-

192

A descolonizao da frica nos livros didticos: colnias portuguesas


Genilder Gonalves da Silva / Izabel Alves C. Pereira

do Horta (1995, p.189 apud Oliva, 2003, p.432): A representao aqui, a traduo mental de uma realidade exterior que se percepcionou e vai ser evocada oralmente, por escrito, por um cone estando ausente. Certamente os livros didticos foram escritos (pintados) a partir de uma srie de referencias ou categorias culturais daqueles que estiveram em frica ou procuraram interpretar as notcias que l chegaram. Chamados por alguns pesquisadores de manuais, esses livros guardam uma larga possibilidade de entendimento a partir do contexto no qual foram fabricados, do momento histrico vivenciado, das diversas demandas e influncias ideolgicas ou mentalidades circulantes. Na observao de (OLIVA, 2004) ao escrever um texto, ao utilizar imagens o autor est fazendo uso de uma srie critrios: sua formao acadmica, suas convices ideolgicas, seu contexto histrico, o pblico para quem est elaborando o material, a inteno das editoras, as limitaes de sua formao para tratar os assuntos e as presses do mercado editorial. O texto final do autor o resultado de mltiplos olhares cheios de significaes e interpretaes, resultando num tipo de representao da histria. A entra o papel dos professores com as suas crticas pontuais, no sentido de intervir e mostrar outras possibilidades. Tentaremos realizar um exerccio - estudo de caso - sobre o contedo da descolonizao abordado pelos respectivos autores dos livros didticos editados em 2003 e 2005. Assim, esperamos contribuir para a discusso em torno de como a histria e a cultura africana est sendo abordada em sala de aula. Pois, se continuarmos a reproduzir leituras e falas deturpadas, certamente as distores, as simplificaes e generalizaes de sua histria e de suas populaes tambm perpetuaro. O livro editado em 2003 aborda em volume nico a Histria Geral e do Brasil reservando somente um captulo dos setenta existentes no livro para tratar da descolonizao de toda a frica. O captulo contm apenas

Revista de Estudos do Norte Goiano Vol. 1, n 1, ano 2008, p. 176-204.

193

quatro pginas, sendo que o assunto das colnias portugus foi tratado em menos de uma pgina, o que muito inviabiliza uma melhor anlise, inclusive. Podemos imaginar que essas poucas informaes em sala de aula no oferecem uma aprendizagem significativa! Por falta de conhecimento ou de interesse por parte do autor do livro didtico nota-se um grande desequilbrio de nmero de pginas que tratam das colnias portuguesas se comparados a outros assuntos do livro, principalmente os fatos ligados Europa. O livro iniciou o assunto com a afirmao (MORAES, 2003, p.401): As antigas colnias portuguesas na frica foram as ltimas a conquistar autonomia e em seguida j aponta que as foras de rupturas do domnio portugus concentraram-se, sobretudo, a partir dos anos 1960 com a mobilizao da Frente de Libertao de Moambique (Frelimo) e do Movimento de Libertao de Angola (MPLA), que iniciaram a luta por um territrio livre de Portugal. Os territrios de Moambique, Angola, Guin-Bissau, Cabo Verde, So Tom e Prncipe chegaram independncia entre 1974 e 1075. Contudo, (MORAES, 2003, p.401) escreve que: Um fator que colaborou diretamente para o processo de descolonizao foi a Revoluo dos Cravos em Portugal. Ora, essa abordagem no leva em conta a articulao histrica dos africanos em torno dos vrios movimentos apontados anteriormente. Tambm desconsidera, por exemplo, a importncia dos princpios da Carta do Atlntico e a Declarao de independncia dos Povos das Colnias aprovada pela ONU (Organizao das Naes Unidas). Nem observa a importncia da Conferncia realizada em Casa Blanca em 1961 e da Conferncia das Organizaes de Libertao das Colnias Portuguesas (CONCP) em Rabat na mesma poca. Esses movimentos de independncia impulsionaram um conjunto de prticas polticas e sociais que promoveram a ruptura como o colonialismo portugus. No sendo, portanto, um fato isolado ocorrido em Portugal que levou ruptura, conforme o autor demonstra.

194

A descolonizao da frica nos livros didticos: colnias portuguesas


Genilder Gonalves da Silva / Izabel Alves C. Pereira

Os alunos ao terem contato com uma leitura simplista como essa, passam a reproduzi-la, perpetuando a histria da descolonizao como sendo um prmio que o colonizador depois de despojar toda a riqueza da colnia a devolve de bom grado. Essa tendncia do livro didtico de eleger os europeus como bozinhos impede uma leitura mais crtica por parte do aluno, inclusive de Ensino Mdio. O autor se equivoca, ou pelos menos no atualiza seu acervo ao afirmar (MORAES, 2003, p.401): Nesses pases independentes, porm, no chegaram paz. Opondo inmeras correntes locais, as superpotncias apoiaram sangrentas guerras civis, que s terminaram na dcada de 1980. A informao de que as lutas somente terminaram na dcada de 1980 incorreta, pois, no caso de Angola, por exemplo, bem sabido que as disputas sangrentas ultrapassaram a dcada de 1990. Percebe-se quase sempre uma disposio para a generalizao da Histria africana. No foi apresentada pelo referido livro nenhuma abordagem quanto aos valores culturais, sociais e religiosos dessas colnias emancipadas de Portugal. Na condio de libertos da opresso colonial, esses valores deveriam merecer ateno nos livros didticos favorecendo uma representao positiva desses povos por parte dos alunos. Assim como a ausncia de uma abordagem sobre os valores, o livro no fez utilizao de nenhuma imagem, mapa ou texto complementar. A anotao mais significativa foi a apresentao de Poemas de Angola do Agostinho Neto, lder popular que tornou presidente de Angola nos anos 1970: (NETO, 1976, p. 49 -50 apud Moraes, 2003, p.401).
Outros viemos. Lutar para ns ver aquilo que o povo quer realizado. ter terra onde nascemos. sermos livres para trabalhar. ter para ns o que criamos.Lutar para ns um destino; uma ponte entre a descrena e a certeza do mundo novo (...) Lutar para que. Para dar vazo ao dio antigo ou para ganharmos a liberdade e ter para ns o que criamos?

Revista de Estudos do Norte Goiano Vol. 1, n 1, ano 2008, p. 176-204.

195

Nota-se nesse poema a presena de um clamor ao povo para a luta em busca de liberdade contra os impostores portugueses. O livro didtico ao fazer uso deste belo poema, porm, no primou por uma atividade que pudessem instigar a curiosidade dos alunos em torno deste fato. Somente realizou uns poucos questionamentos. Na sesso atividades o livro apresentou cinco questes que englobam todo o assunto sobre a descolonizao africana tratado nas pginas do livro. E, para a descolonizao das colnias portuguesa foi formulada somente uma nica questo de carter generalizante. No foi contemplada nenhuma construo de noes e ou conceitos sobre o fim do imprio colonial portugus. Nas referncias bibliogrficas do livro no h nenhuma indicao de obra que abordasse a Histria da frica, nem mesmo aquelas publicadas at a dcada de 1970, como Ki-Zerbo; e nem outras referncias mais recentes como por exemplo Alberto da Costa e Silva. Com todas essas evidncias, confirma-se assim a idia de que o manual ganha o status de serem representaes da Histria. Com relao ao outro livro, editado em 2005, contm mais de seiscentas pginas. Tratou da descolonizao da frica e da sia num mesmo captulo. Mais uma vez o espao reservado para o assunto foi restrito se comparado aos assuntos que envolvem a Europa. Em apenas oito pginas toda a histria sobre a descolonizao da frica foi registrada em forma de textos bastante resumidos e por meio de imagens contendo bombardeiros, armas de fogo, chacinas, desfiles militares e grupos guerrilheiros. Observa-se que as imagens apresentadas no livro revelam a forte presena de muita violncia nesse processo. Nas palavras de (FANON, 1983, p.121):
A descolonizao sempre um fenmeno violento, pois, ao tornar-se violento, o colonizado abandona a vida de carneiro: mata tanto o colo-

196

A descolonizao da frica nos livros didticos: colnias portuguesas


Genilder Gonalves da Silva / Izabel Alves C. Pereira

nizador como o colonizado (dentro dele). A violncia mostra aos dois lados que a luta sincera e irreversvel.

Uma leitura desatenta das imagens expostas no livro pode induzir o leitor, principalmente o aluno, a permanecer com uma viso generalizante sobre a frica, aquela mesma dos tempos de Hegel, citado por (HERNANDES, 2005, p.21) como sendo: Identificada por um conjunto de imagens que resulta em um todo indiferenciado, extico, primitivo, dominado, regido pelo caos. O nico complemento que o autor do livro didtico apresentou foi uma foto de Frantz Fanon com breve biografia. Sendo este o ponto mais relevante, devido a forte militncia que ele teve no processo de luta dos pases africanos. Para tratar do fim do imprio portugus na frica o autor utilizou menos de duas pginas do livro, demonstrando assim, a sua pouca preferncia pelo assunto e a tendncia eurocntrica de reservar menos espao para os assuntos africanos. Ao referir-se a essas colnias (SCHMIDT, 2005, p.607) disse:
A luta dos povos coloniais foi fundamental para sua emancipao, mas no h dvida de que a Revoluo dos Cravos (1974), em Portugal, que derrubou a ditadura de Salazarista, facilitou a independncia.

Colocada nesses termos, o texto do autor evidencia a incapacidade do prprio povo em gerir a sua emancipao, ficando em ltima anlise, dependente do outro, do estrangeiro, do europeu. O que no verdade. O Autor no foi capaz de registrar que o africano nunca aceitou de bom grado a dominao. Ao dizer que as prprias lutas desses povos foram fundamentais o que pertinente - porm, o livro no faz meno a nenhum embate e nem os meios e como se deu essas lutas. Fica mais uma vez a idia vaga de luta do povo africano frente ao processo descolonizador. Mesmo denominado de livro crtico a comear pela capa: Histria Crtica, Mrio Furley Schmidt demonstrou pouco crtico ao usar termos

Revista de Estudos do Norte Goiano Vol. 1, n 1, ano 2008, p. 176-204.

197

atualmente superados ou pelos menos bastante discutidos na historiografia e na Antropologia, como a palavra tribo (SCHMIDT, 2005, p.607):
A FNLA (Frente Nacional de Libertao de Angola) e a UNITA (Unio Nacional para a Independncia Total de Angola), s atuavam em algumas reas e ligados a algumas tribos.

O livro tambm no identifica nem cita os lugares e os povos onde ocorreram essas lutas. A idia que permanece de que o embate pela emancipao desses povos ocorreu somente em torno dos movimentos guerrilheiros. O autor ao justificar os embates entre grupos guerrilheiros prefere priorizar mais uma vez a histria por meio de tragdias (SCHMIDT, 2005, p.607):
Angola vive os problemas de destruio econmica causada pelas guerras (de libertao e civil) e enfrenta o movimento separatista de Cabinda. Em 2005, comeou a se espalhar uma sria doena mortal ( o vrus Marbunrg).

Ao resumir o contedo em demasia sobre esses fatos o livro no deixa claro quem comeou a espalhar o vrus. Se foi o Movimento separatista ou se foi o acaso, o destino? Refora a imagem da prevalncia do caos. Para traar o perfil ps-colonialista, emancipatrio das colnias portuguesas, a crtica bem vinda seria o reconhecimento da sobrevivncia de alguma forma de cultura desses povos. Mas isso no mencionado. O que ocorre uma relativizao dos assuntos sempre com tendncia ao caos reforado com a utilizao das imagens de milcias e suas armas. Diante da situao parece que o autor tende a demonstrar a histria da emancipao a partir da atitude herica mediada por salvadores da ptria. Mais uma vez a imagem do povo congelada. Quanto a Angola, foi citada a sua importncia econmica, mas preferiu dar relevncia e ressaltar a violncia e as dificuldades geradas pela

198

A descolonizao da frica nos livros didticos: colnias portuguesas


Genilder Gonalves da Silva / Izabel Alves C. Pereira

ingerncia da riqueza natural local. O ponto mais relevante sobre as poucas imagens empregadas pelo autor, foi mais uma vez segundo a sua metodologia, inserir uma foto do lder Agostinho Neto e sua breve bibliografia. Com essa metodologia, Schmidt parece redimir-se da sua falta de abrangncia e insuficincia de articular os fatos sobre a descolonizao dessas colnias. Em relao s outras colnias portuguesas o descaso ou desconhecimento e os limites do livro foram ainda maiores, se considerado abordagem feita a Angola. Quanto a Moambique reservou-se uma brevssima informao sobre os movimentos de luta por independncia em confronto com grupos de guerrilhas, deixando entender que os problemas foram superados por haver uma tendncia de revezamento dos grupos opositores no controle poltico de Moambique. Para Guin-Bissau e Cabo Verde foram reservados os adjetivos: pequenas e simpticas colnias, referindo-se aos seus territrios. No sendo acrescentado nada mais do que nomes de polticos que lideraram o processo das lutas anticoloniais. Quais representaes os alunos tero de um assunto tratado de forma to restrita? O que os bancos escolares aprendero com abordagens insuficientes e imprecisas? Ser que algum dia partindo dessas relativizaes esses assuntos iro parar em algum vestibular, pelo menos? Era esperado nesta anlise que este livro didtico - SCHMIDT, 2005 - realizasse uma abordagem mais abrangente e completa em relao aos assuntos africanos. Primeiro porque se intitula de histria crtica e principalmente, porque se tratar de uma edio posta em circulao dois anos aps a promulgao da Lei 10639/03. Anteriormente foi ressaltado sobre as limitaes de elaborao dos manuais (livros didticos). Mesmo assim seria oportuno que esses livros ressaltassem a dvida que, principalmente, a Europa tem para com o Con-

Revista de Estudos do Norte Goiano Vol. 1, n 1, ano 2008, p. 176-204.

199

tinente africano, conforme bem expressou a professora (HERNANDES, 2005, p.69):


muito difcil discordar que a Europa tem uma enorme dvida para com a frica pela escravido atlntica, pela partilha do continente e pelo colonialismo e suas heranas que constituem obstculos para a construo de uma longa estrada de combate misria e s extremas desigualdades, assim como de enfrentamento dos vrios conflitos presentes no continente.

Nos volumes analisados a tendncia foi clara de se dedicar um nmero significativamente menor de pginas aos assuntos sobre a frica, se considerado ao grande espao dedicado s temticas oriundas da viso eurocntrica da Histria. Na maioria das vezes a abordagem sobre a descolonizao nos livros didticos deixa transparecer que a luta do africano contra o domnio europeu no aconteceu. E que a emancipao foi uma ddiva dos europeus cansados de dominar e, ou por piedade outorga ao povo africano o direito de ser livre numa espcie de progresso eurocntrico. Seria plausvel se as construes e interpretaes influenciassem os alunos a verem os africanos de forma positiva frente ao processo emancipatrio. evidente a pouca abrangncia dos contedos sobre a Histria da frica presente nos livros didticos analisados. Fica o alerta para os professores, em especial, os de Histria, Literatura e de Arte para que discuta as produes e representaes presentes nesses manuais no sentido de diminuir o fosso existente entre as representaes exticas, sofridas e dominadas do continente africano por outras mais positivas. Tambm seria muito interessante que os pesquisadores e as universidades se empenhassem mais na tarefa de contribuir para com o livro didtico. Discusses sobre o livro foram apresentadas pelo jornal Folha de So Paulo e disponibilizadas na revista eletrnica <http://www.sobenh.org. br/artigos.htm> onde vrios especialistas mostraram suas opinies sobre

200

A descolonizao da frica nos livros didticos: colnias portuguesas


Genilder Gonalves da Silva / Izabel Alves C. Pereira

o assunto. Segundo a professora Vnia Leite Fres (2001) da UFF (Universidade Federal Fluminense) que presidiu o 21 Simpsio de Histria da Anpuh (Associao Nacional dos Historiadores) a universidade falha na divulgao de suas pesquisas para os professores e autores de livro: a universidade fica fechada como um gueto. Para o historiador da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Manolo Garcia Florentino (2001): existe uma praga do politicamente correto nos livros didticos que, muitas vezes, acaba provocando efeito inverso ao pretendido pelo autor. Ele concorda que a questo do livro didtico ser alvo de tantas crticas relaciona-se problemtica em torno dos pesquisadores que preferem publicar teses a trabalhar com livros didticos. Para o historiador Luiz Felipe de Alencastro (2001), a superficialidade com que os livros didticos tratam da histria da frica e suas influncias sobre o Brasil, no pode ser creditada apenas aos autores dessas publicaes: h um desinteresse geral da academia pelo tema e isso acaba refletindo nos livros didticos, afirmou. Em torno das opinies acima apontadas pode-se afirmar que mais recentemente aps a publicao da Lei 10.639/03, os assuntos inerentes s influncias africanas esto sendo mais discutidos. mais notrio na faculdade o interesse dos acadmicos em trabalhar temas de monografias relacionados a essas temticas propostas pela lei. So notveis tambm as preocupaes institucionais em atender Lei 10639/03 e ampliar essa discusso. Um exemplo claro disso pode ser encontrado na UEG (Universidade Estadual de Gois) que est oferecendo Curso de Ps-Graduao Formao Docente em Histria e Cultura Africanas e Afro-Americanas para os seus professores de Histria e para o pblico em geral interessado nessas temticas. H tambm o interesse de outros setores da sociedade em estar apoiando a iniciativa dessa lei, como caso da SEE (Secretaria Estadual de Educao de Gois) em promover a capacitao docente. Outra iniciativa que merece ser destacada em torno dessa motivao de discutir e apoiar aes em torno das questes Afro foi a criao do CIE-

Revista de Estudos do Norte Goiano Vol. 1, n 1, ano 2008, p. 176-204.

201

AA10 (Centro Interdisciplinar de Estudos frica-Amricas) que tem como objetivo: reunir grupos e trabalhos interdisciplinar de pesquisa e extenso e se destina ao estudo de temas que conduzam ao aprofundamento da compreenso sobre as relaes diaspricas entre frica/Amrica/Brasil. Este centro de estudo coordenado pela professora Doutora Eliesse dos Santos Scamaral11 e um bom exemplo de como a academia ultimamente tem voltado seus olhares para uma concepo de poltica afirmativa e positiva em relao aos assuntos Afros. Certamente, esses esforos culminaro em professores mais qualificados para efetuarem uma leitura mais adequada, coerente e sbia sobre os fatos histricos envolvendo o continente africano e a sua especificidade com o Brasil.

4) Consideraes finais
Considera-se que diante das discusses tomadas neste trabalho foi possvel identificar nos livros didticos a presena pouco significante dos contedos, caracterizando uma ideologia eurocntrica e dominante da Histria que inviabiliza a construo de uma representao positiva sobre a frica. Caso os conhecimentos sobre a frica a serem ensinados aos alunos partam somente destes livros didticos, os estudantes pouco sabero sobre essa Histria. Possivelmente as suas convices sero de reafirmar que realmente os povos africanos no passavam de tribos nmades, atrasadas, brbaras, imbecis e que, realmente mereciam sofrer o desgnio civilizador dos europeus. A histria da frica precisa e deve ser compre-

10 11

Endereo eletrnico do CIEAA: http://www.unucseh.ueg.br/cieaa A professora Doutora Eliesse dos Santos Scamaral, professora na UEG e tambm ministrou aulas na UEG - Unidade Universitria de Cincias Scio-Econmicas e Humanas no Curso de Ps-Graduao Formao Docente em Histria e Cultura Africanas e Afro-Americanas no perodo de 10 11 de Novembro de 2006. O tema do mdulo foi: Culturas Africanas nas Amricas. A professora, Inclusive se props prontamente a fazer a leitura desde trabalho.

202

A descolonizao da frica nos livros didticos: colnias portuguesas


Genilder Gonalves da Silva / Izabel Alves C. Pereira

endida a partir do olhar do colonizado e no apenas do colonizador. Faz-se necessrio que os docentes busquem alternativas para as variadas situaes de aprendizagem onde os alunos tornem capazes de construir uma postura mais crtica sobre a frica, no atendendo a respostas pr-determinadas presente nos livros didticos. Somente assim poder construir cidados crticos capazes de perceberem a Histria africana na sua magnitude. Tambm foi constatado que existe a necessidade de uma abordagem mais ampla sobre a frica nos livros didticos da Educao Bsica. Tratar da descolonizao, por exemplo, pode favorecer a criao de uma postura que esboce ruptura tambm com a forma pejorativa de ver os povos africanos. Os alunos merecem e precisam adquirir uma viso mais ampla sobre a histria desse continente, pois h uma necessidade gritante e urgente em abordar a frica no contexto global das demais sociedades. importante considerar que o continente africano se encontra numa construo social e que a carga histrica negativa sofrida ao longo do tempo no o redime de reconstruir sua autonomia e descortinar novos horizontes. Por fim, os pesquisadores e as Universidades tm o papel e possuem as condies necessrias para contriburem na elaborao de acervos didticos que favoream uma abordagem mais justa sobre a frica. Diante das limitaes desta anlise, a inteno foi a suscitar reflexes que levem os professores/pesquisadores a terem um redirecionamento crtico sobre a histria africana contada nos livros didticos.

REFERNCIAS
ALENCASTRO, Luiz Felipe. frica ignorada. Jornal Folha de So Paulo. So Paulo, set. 2001. disponvel em: <http://www.sobenh.org.br/artigos.htm>. Acesso em: 02 mar. 2006. BRASIL, Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003. D.O.U de 10/01/2003. BRASIL, MINISTRIO DA EDUCAO. Diretrizes Curriculares Nacionais

Revista de Estudos do Norte Goiano Vol. 1, n 1, ano 2008, p. 176-204.

203

para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Braslia-DF: Secretaria Especial de Poltica de Promoo e Igualdade Racial, 2005. CHAU, Marilena de Souza, O que ideologia. Coleo primeiros passos. So Paulo: Editora Brasiliense, 2003. CUNHA JR., Henrique. Histria Africana na Formao dos Educadores: Resenha do Curso. Maring: Cadernos de Apoio ao ensino, nmero 6, 1999. ______O ensino da Histria africana. Histria Net. A nossa Histria. Disponvel em: < http://www.historianet.com.br/conteudo/default. aspx?codigo=499> Acesso em: 30 nov. 2006. FARIA, Ana Lcia G. de. Ideologia no livro didtico. Coleo Questes da Nossa poca, v.37. 14 ed. So Paulo: Editora Cortez, 2002. FLORENTINO, Manolo Garcia. Livros didticos distorcem histria do pas. Jornal Folha de So Paulo. So Paulo, set. 2001. disponvel em:<http:// www.sobenh.org.br/artigos.htm>. acesso em: 02 mar. 2006. FRANTZ, Fanon. Pele Negra: mscaras brancas. Coleo Outra Gente, V.1. Traduo: Adriano Caldas. Rio de Janeiro: Fator, 1983. FRES, Vnia Leite. Livros didticos distorcem histria do pas. Jornal Folha de So Paulo. So Paulo, set. 2001. disponvel em:<http://www.sobenh.org.br/artigos.htm>. acesso em: 02 mar. 2006. GHIROLDEH JUNIOR, Paulo. Histria da Educao Brasileira. So Paulo: Cortez, 2006. HERNANDEZ, Leila Maria Gonalves Leite. A frica na sala de aula: visita histria contempornea. So Paulo: Selo Negro, 2005. HORTA, Jos da Silva. Entre histria europia e histria africana, um objeto de charneira: as representaes. Actas do Colquio Construo e Ensino da Histria da frica. Lisboa: Linopazez, 1995. LINHARES, Maria Yedda. Descolonizao e lutas de libertao nacional. In: __________. O sculo XX: o tempo das dvidas. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2000. NETO, Agostinho. Poemas de Angola. Rio de Janeiro: Codecri, 1976. OLIVA, Anderson Ribeiro. A frica, imaginrio ocidental e os livros didticos Reflexes de uma pesquisa acerca do ensino da Histria da

204

A descolonizao da frica nos livros didticos: colnias portuguesas


Genilder Gonalves da Silva / Izabel Alves C. Pereira

frica. In: PANTOJA, Selma.; ROCHA, Maria Jos. (Org). Rompendo silncios: Histria da frica nos currculos da educao bsica. Braslia-DF: DP Comunicaes, 2004. p. 24-29. ______ A Histria da frica nos bancos escolares. Representaes e imprecises na literatura didtica. Estudos afro-asiticos, Rio de Janeiro, v. 25, n.3, p. 421-461, 2003. Disponvel em: < http://www. scielo.br/scielo.php?pid=S0101-546X2003000300003&script=sci_ arttext&tlng=enandothers > acesso em 19 ago. 2006. WEDDERBUM, Carlos Moore. Novas bases para o ensino da Histria da frica no Brasil. In: Educao anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal n. 10.639/03. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade. Coleo Educao para todos. Braslia, 2005. 1) LIVROS DIDTICOS MORAIS, Jos Geraldo Vinci de. Histria Geral e Brasil. Volume nico. So Paulo: Atual, 2003. SCHMIDT, Mrio Furley. Nova Histria Crtica. So Paulo: Nova Gerao, 2005.

Das könnte Ihnen auch gefallen