Sie sind auf Seite 1von 4

Antes de comear quero o relatrio da semana passada! Hoje vamos comear a segunda parte do curso primeiros passos.

CONCLUA SEU PASSADO 9 1 Co 6.9-11 - 9

Ou no sabeis que os injustos no herdaro o reino de Deus? No vos enganeis: nem impuros, nem idlatras, nem adlteros, nem efeminados, nem sodomitas,

10 nem ladres, nem avarentos, nem bbados, nem maldizentes, nem roubadores herdaro o reino de Deus. 11 Tais fostes alguns de vs; mas vs vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Esprito do nosso Deus.

Primeiramente, quero que a gente veja o significado de algumas dessas palavras... injusto -Pessoa que permanece no erro, no pecado; impurodesavergonhada idlatra dolos adltero -Relao sexual e/ou emocional de pessoa casada com outra que no seja o legtimo cnjuge efeminado- Homem que adota a aparncia feminina, ou dado a modos, maneiras, etc., femininas, adamado sodomita homossexuais masculinos ladro avarentobbadosobriedade maldizenteroubadorPessoa que costuma falar mal de outras Pessoa que se apropria de propriedade de outrem -Conjuno sexual anal, entre homem e mulher, ou entre Pessoa dada imundcia, indecncia aberta e

-Pessoa que pratica adorao, venerao, dependncia de

Pessoa que roubou ou rouba habitualmente Pessoa que vive em funo de acumular bens materiais Alcolatras, usurios de bebidas que tiram sensatez e

Uma vez que voc nasceu de novo e uma nova criatura, voc precisa concluir as coisas de sua velha vida. absolutamente indispensvel que voc declare encerradas todas as suas prticas e costumes anteriores que so incompatveis com a Palavra de Deus. Mas o que so essas coisas que precisam ser tratadas? Precisamos concluir completamente quatro categorias de coisas: I COISAS LIGADAS A DOLOS DEVEM SER CONCLUDAS: 1 Tessalonicenses 1.9
1.1. Na Palavra de Deus a converso est relacionada a deixar os dolos 1 Ts1.9 pois eles mesmos, no tocante a ns, proclamam que repercusso teve o nosso ingresso no 9 vosso meio, e como, deixando os dolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro Alm disso, Deus probe que se faa imagem de qualquer coisa nos cus, na terra ou no mar. At mesmo ir aos dolos por curiosidade Deus probe (Deuteronmio 5.8 - No fars para ti imagem de escultura, nem semelhana alguma do que h em cima no cu, nem embaixo na terra, nem nas guas debaixo da terra) 1.2. Portanto, uma vez que voc nasceu de novo a maneira de tratar com os dolos : Evite ficar mencionando o nome de qualquer dolo Salmo 16.4 No tenha nenhum tipo de superstio em sua vida como nmero de sorte, horscopo, cor de roupa, dia do ms, etc. Sua dependncia a partir de agora deve estar nica e exclusivamente na ao de Deus em sua vida. Jamais divida o espao que de Deus em sua vida. Todo objeto de idolatria usado por voc antes de sua converso deve ser destrudo. No venda, no d a ningum, no guarde. Destrua. Se algum pacto ou aliana foi feito em terreiros de macumba ou outras seitas malignas devem ser renunciados (orao de renncia). Pea a Deus para mostrar a voc se em sua casa h alguma coisa que precisa ser removida como livros, incensrios, vdeos, amuletos, enfeites como cristais, pirmides, budas, patus, imagens, chama (nota de $1), trevos de quatro folhas, sementes de rom, figas, etc.

II COISAS MALIGNAS E IMPURAS PRECISAM SER DESTRUIDAS: 1 Tessalonicenses 1.9


2.1. Qualquer coisa que tenha uma conexo clara com pecado tambm deve ser destruda como, por exemplo, CDs com msicas lascivas, garrafas de bebidas alcolicas, objetos que eram usados em cultos malignos, lembrancinhas de coisas ou locais consagrados a dolos. 2.2. Outro tipo de coisa que precisa ser destruda, so as roupas que exaltam a sensualidade ou usadas para o pecado, bem como presentes recebidos de amante (extraconjugal). Algumas roupas suas podero ser aproveitadas se

puderem ser aumentadas ou consertadas; outras no devero ser reaproveitadas e devero ser queimadas, porque a velha vida parece estar impregnada nos traos, detalhes e nuances. O Esprito Santo falar ao seu corao e mostrar o que fazer. Livre-se de tudo que ligava sua vida velha diretamente ao pecado. Faa uma devassa tambm em seu lbum de fotografias e veja se existem algumas fotos que exaltam sua vida de pecado, e elimine-as. Pode parecer radical a principio, mas na verdade no se devem fazer concesses ao pecado, pois o salrio do pecado a morte (Rm 6.23). Tudo que puder ser usado facilmente por Satans para atrair voc velha vida deve ser eliminado.

III COISAS INJUSTAS DEVEM SER CONCLUDAS (resolvidas): Lucas 19.8


3.1. Tudo o que voc obteve no passado por meios injustos e ilegais, como fraude, furto, apropriao pela fora, herana mal dividida, no devoluo de coisas emprestadas, precisar ser resolvido e encerrado com uma concluso justa e legal (leia agora Lucas 19.8-10). 3.2. Da mesma forma, questes de dvidas precisam ser resolvidas. Mesmo que Deus j tenha perdoado a voc, voc precisa pagar aos seus credores. Como cristo voc precisa sustentar o testemunho de Deus em sua vida. Lembre-se que o verdadeiro arrependimento inclui a confisso, o abandono do pecado e a restituio (cf. Pv 28.13).

IV COISAS IMPRPRIAS A CRISTO/ DEVEM SER CONCLUDAS (abolidas): Filipenses 3.13


4.1. Coisas imprprias so diferentes de coisas ilegais ou injustas. H coisas que so permitidas legalmente, mas so imprprias para um filho de Deus (1 Co 6.12 e 1 Co 10.23). 4.2. Viver amasiado, por exemplo, algo imprprio para cristo/. Tambm imprprio a cristos a bebida alcolica, o cigarro, os jogos de azar (como loterias), comrcio de bebida alcolica, trabalhar em botequim, bingos, casas noturnas, etc. Ns metodistas, por exemplo, somos abistmios do lcool enquanto bebida. Recuse qualquer coisa que comprometa o seu testemunho de cristo/. Lembre-se, agora voc nasceu de novo. E para avanar na nova vida, no pode haver pendncias, no pode haver coisas inconclusas. Portanto, faa um check-up em cada rea de sua vida e conclua o que precisa se concludo. Isso fortalecer o seu testemunho como cristo/ junto sua famlia e a todos/as que conheceram sua vida antes do seu novo nascimento.

Uma vez concludo o passado, esquea-o!


Em Filipenses 3.13-14 o apstolo Paulo afirma:
Irmos, quanto a mim, no julgo hav-lo alcanado; mas uma coisa fao: esquecendo-me das coisas que para trs ficam e avanando para as que diante de mim esto, prossigo para o alvo, para o prmio da soberana vocao de Deus em Cristo Jesus.

Esse o padro que Deus coloca para ns. O padro do mundo e da psicologia lembrar, mas o padro de Deus esquecer. Deus no tem lembrana dos pecados confessados. Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgresses por amor de mim e dos teus pecados no me lembro (Isaas 43.25). Por isso, uma vez feita a concluso do seu passado esquea-o e no torne a viver em funo dele.

DICAS PRTICAS
1) Juntamente com a pessoa designada para ser seu Barnab, vasculhe sua casa e ajunte tudo o que estiver ligado idolatria, Nova Era, superstio, magia, ocultismo, benzeduras, esoterismo, espiritismo e pornografia. Pode ser imagem, escultura, livros, discos, vdeos ou qualquer outro objeto. Leve tudo para um local separado e queime-os. No d de presente a ningum queime-os. Depois de queimar faa uma orao de renncia com a ajuda do seu Barnab. 2) Avalie todas as suas roupas, discos e vdeos e observe se h algo ligado ao pecado. Seja de sensualidade ou espiritismo. Tudo deve ser queimado. Faa a orao de renncia rejeitando toda ligao com o passado pecaminoso, com a ajuda da pessoa designada para ser seu Barnab. 3) Faa um levantamento de objetos ou bens que foram adquiridos de forma ilegal. Veja tambm se h objetos no devolvidos. Resolva isso. O que pode ser devolvido, devolva. O que pode ser pago ou restitudo, faa-o. Aquilo que no pode mais ser corrigido confesse diante de Deus junto com a pessoa designada para ser seu Barnab. 4) Veja se existe algo pendente na sua vida como amasia, separao no legalizada, trabalho ilegal, prtica imprpria para um/a filho/a de Deus ou algo assim. Conclua tudo isso diante de Deus. 5) O resultado dessa concluso do passado vida e paz como est em Romanos 8.5-6. Quando o Senhor trouxer paz ao seu corao ser porque a concluso foi consumada. Depois disso esquea seu passado sem Deus, pois ele no ter mais poder sobre a sua vida.

Das könnte Ihnen auch gefallen